13 abr 07
fashionoutros bla bla blas
Schiaparelli e o rosa-choque
por Claudia

Shocking de Schiaparelli

Fui recentemente ver a exposição ‘Surreal Things’ num museu aqui em Londres chamado Victoria & Albert Museum. O que eu mais gostei foi ter descoberto as produções da estilista Elsa Schiaparelli. Não sei se vocês já tinham ouvido falar dela, mas com certeza a cor rosa-Schiaparelli vocês conhecem – talvez não com esse nome ;).

Senta que lá vem a historinha.

Elsa era um mulher super moderna para o seu tempo. Ela andava com a turma dos surrealistas e o Salvador Dalí estava na lista dos seus amigos. Ela fez coisas muito diferentes para a época, como criar um chapéu no formato de um sapato de salto alto, estampou um vestido de festa com o desenho de uma lagosta, fez bolsas, luvas e casacos usando temas e materiais diferentes e criou um perfume, em 1938, inspirado na atriz Mae West. O frasco era um torso de costureiras enfeitado com fita métrica e florzinhas de plástico. A embalagem era de uma cor rosa forte e chamativa. E ela chamou o perfume de Shocking. E foi assim que aquele tom de rosa ‘ cheguei’ passou a ser conhecido como rosa-Schiaparelli ou rosa-Shocking (rosa-choque em português) .

Eu me apaixonei de cara pelo perfume. Na exposição, eles reproduziram uma vitrine de Paris da época com o frasco exposto.

Vale a pena ler um pouco mais sobre Elsa. Separei alguns links na internet:

. o famoso chapéu-sapato
. propaganda do perfume
. algumas roupas
. texto sobre ela em português
. um livro sobre a estilista

O interessante é reparar que as criações dela que chocaram a sociedade da época parecem bem atuais hoje em dia. Mais uma evidêncvia de como a Elsa era uma mulher a frente de seu tempo.

3 ZigZags
  1. Céres disse:
    13 de Abril de 2007 às 08:29

    Gente – que bom encontrar voces! Já adicionei no meu google reader.

    Responder
  2. andrea disse:
    13 de Abril de 2007 às 10:50

    queria poder cheirar este perfume. será que era bom ?

    Responder
  3. Carol disse:
    13 de Abril de 2007 às 12:15

    ela era tuuudo!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»