09 abr 07
fashiontricô e crochê
Casaco raglã infantil
por Andrea

Cardigan/ photo1

Esfriou um pouco, né ? Então agora é o momento ideal pra se começar um casaco de tricô.

Eu não sou adepta da linha “siga a receita à risca” então o que vou mostrar aqui fica bem longe de uma receita de tricô tradicional. Encarem como um guia ou uma referência sobre como fazer o meu modelo de casaco raglã. E por questões práticas, escrever instruções aqui vai ser útil para quando eu quiser repetir o projeto – sou péssima para organizar receitas num caderno de papel, então resolvi compartilhá-las neste blog.

Eu adoro deste projeto porque não é tricô “automático”, aquele que você faz ao mesmo tempo que assiste um filme na tv – mas também não vai dar nenhum nó no cérebro. É, digamos assim, um desafio na medida certa. Nesta casaco você vai exercitar diversas técnicas – casas, aumento de ponto, jacquard, tricotar com agulha de 4 pontas – que são bem simples em sí mas que colocadas todas juntas deixam o projeto mais elaborado.

E um casaquinho tamanho infantil é um projeto ideal – rápido e econômico – para a introdução à maravilha que é o decote raglã.

 

cardigan/ photo 2

Casaquinho de tricô com manga raglã do Superzíper – tam.4 infantil

Materiais:

– Agulha de tricô reta # 3.5
-Agulha de tricô circular ou reta # 4.0 (ideal é usar a circular de 60 cm)
-Conjunto de 4 Agulhas de duas pontas # 4
– 1 e ½ novelo de Clipper da Pinguin na cor azul claro
– 1 novelo de Clipper da Pinguin na cor branca
– marcadores (se não tiver use clipes de papel)
– Agulha auxiliar ( pode ser um pedaço de lã)
– 6 botões pequenos
– Agulha de tapeçaria e tesoura

Referências úteis:
* guia de pontos básico de tricô
* Vídeo: jacquard (em inglês) – How to knit with 2 colors at a time
* Como tricotar com agulhas de ponta dupla: veja a técnica do tricô tubular

Faça a Gola: Parte muito importante pois será a base para todo o casaco, que irá se formando a partir daí.
Montar 84 pontos na agulha reta 3.5 e fazer ponto barra (1m/1t) por 6 carreiras.
Troque por agulha 4.0 ( de prefência circular) e comece a fazer os aumentos para gerar a base do raglã. Visualize que você vai estar tricotando na seguinte ordem: metade da frente – manga- costas- metade da frente. Com isso em mente fica tudo mais fácil – veja o meu post sobre proporções do raglã. Outra coisa importante é fazer sempre os 4 últimos e 4 primeiros pontos de cada carreira em meia- isso vale tanto para o lado direito como o avesso, pois serão as duas tiras onde irão os botões e as casas.
Carreira 1 frente: 4 m/ 16 m/ colocar marcador/ 13m/ colocar marcador/30m/ colocar marcador/ 13 m/ colocar marcador/ 16 m/4 m
Carreira 2 verso: 4m/ tudo em tricô/ 4 m
Carreiras frente: Idem a Carreira 1, mas desta vez ir aumentado 1 ponto antes e 1 ponto depois de cada marcador – estes aumentos irão criar as manga raglã
Todas as Carreiras verso: 4m/ tudo em tricô/ 4 m

Cardigan/ photo 4

Não esqueça de fazer as casas para os botões. A cada 9 carreiras, faça um “buraco” usando a técnica da laçada por cima da agulha sem dar o ponto.
Prosseguir assim por 46 carreiras, totalizando 236 pontos na agulha. A proporção do raglã deverá ficar assim:
4 m/ 34m/marcador/ 48m / marcador/ 68m/ marcador/ 48m/ marcador/ 43 m/ 4m.

A esta altura as mangas já deve estar no tamanho certo para se unirem nas axilas. Experimente. Se estiver no tamanho certo, a etapa seguinte é separar os pontos de cada manga em uma agulha auxiliar – você irá trabalhá-las de novo no final com as agulhas de ponta dupla, de forma a criar um tubo, sem costura !

Faça o Corpo: Esqueça os aumento de raglan, agora você vai trabalhar reto. Primeiro continue o corpo por mais 20 carreiras assim – ligue o piloto automático, é só meia e tricô. Não esqueça de fazer as casas para os botões a cada 9 carreiras. Isso vale para área do jacquard também.

Cardigan / photo 5

Lado direito: 4 m/ 228 m/ 4m
Lado avesso: 4m /228t/ 4m
Agora é hora de fazer em jacquard. Use a técnica de jacquard com duas cores – veja o padrão no final do post. Não esqueça de continuar a fazer as casas para botões a cada 9 carreiras e isso vale para a parte em jacquard também.

Terminado o jacquard faça mais duas carreiras em azul, seguindo o esquema:
Lado direito: 4 m/ 228 m/ 4m
Lado avesso: 4m /228t/ 4m
Termine o corpo em ponto barra 1m/17 com a agulha #3.5 por 9 carreiras. Arremate.

Você já fez a parte mais difícil, as mangas são fáceis.

Faça as Mangas: Tire os pontos da agulha auxiliar e cuidadosamente distribua igualmente em três agulhas de ponta dupla. Inicialmente com 48 pontos, vá tricotando tudo em ponto meia, formando um tubo. Diminua 3 pontos distribuídos igualmente nas carreiras 3º, 38º e 46º. Você vai ficar com 39 pontos na agulha. Faça o punho em ponto barra 1m/1t por 4 carreiras e arremate. Faça o mesmo com os pontos na agulha auxiliar para formar a outra manga.

Pregue os botões na altura correspondente à cada casa.

Dicas:
# Para a parte do decote, usei uma agulha circular de 60 cm ao invés de um par de agulhas retas. Pense que você vai ter que montar 84 pontos e acabar com 236 ! Na agulha reta vai ficar bem espremido, para os eu conforto vale a pena investir em circulares.

# Não tem agulha de 4 pontas para fazer as mangas tubulares ? Faça com agulha reta mesmo, mas considere que a peça vai ter que ser emendada no final.

# Dê um acabamento profissional a esta peça blocando-a. Assim: quando a peça estiver pronta, lave à mão com água fria e sabão para roupas finas (Ola, Coquel). Torça apertando de leve e deixe secar bem esticado sobre uma toalha.

# Gostei do fio Cliper, misto de algodão e modal, tem cores bonitas e textura, bem legal para nossa meia estação. Mas achei o resultado final um tanto pesado. Para um casaquinho infantil é ok, mas eu pensaria duas vezes antes de fazer um casaco de adulto com este fio.

 

pattern

Espero que estas indicações sejam suficientes para você fazer o seu próprio casaquinho básico. Se não esqueça de me contar como ficou :-)

27 ZigZags
  1. 09 de Abril de 2007 às 11:00

    Beautiful sweater–I love the chart–thanks for sharing it!

    Responder
  2. gisele disse:
    09 de Abril de 2007 às 18:00

    Lindo o casaquinho. A didática perfeita inspira qq um começar a fazer.
    Parabéns.
    Gisele

    Responder
  3. Paty Bello disse:
    09 de Abril de 2007 às 23:54

    Andréa,
    conheci seu blog hoje e amei! Estou ha um tempão tentando aprender esse tipo de casaquinho, agora me decidi a fazer… mas estou me sentindo um pouco insegura pois queria aumentar a receita (para mim, tam 42) e trocar o fio por Sedificada… tem algum “truquezinho”?
    Beijo
    PatyBello

    Responder
  4. andrea disse:
    10 de Abril de 2007 às 14:43

    paty, infelizmente não seite ajudar. o que eu coloquei é apenas um guia, pra justamente cada uma conseguir fazer o seu próprio casaco. veja o meu post sobre as proporções mágicas do raglan e adapte para o temanho que vc quer e faça amostras com o fio que vc vai usar.

    Responder
  5. Paty Bello disse:
    11 de Abril de 2007 às 00:21

    blz Andréa,
    li e reli um monte de vezes até entrar na minha cabeça. Parece tão fácil que dá até medo de ter entendido errado! Mas agora já sei… estou apenas pensando em que ponto vou fazer, pois a lã já está aqui me esperando…
    obrigadão por dividir seu conhecimento!!!
    Beijo
    Paty

    Responder
  6. Anonymous disse:
    11 de Abril de 2007 às 11:02

    Parabems,adorei ocasaquinho,fofa!!As imagens estaõ muito bem montadas.Ficha tecnica bem explicada,serviu pra eu colocar em pratica o trico que naõ é o meu forte.O casaquino vai ter um nome….Bibia….sou proficional de moda M.O.

    Responder
  7. Monica disse:
    13 de Abril de 2007 às 18:58

    Oi Andréa, adorei seu casaquinho, eu já estou com o meu começado, tomara que d~e certo!!!
    bjos

    Responder
  8. Márcia disse:
    03 de Maio de 2007 às 21:24

    Bom, Andrea em primeiro lugar o blog tá lindo! Tem peças que não consigo fazer só lendo, eu preciso de uma pessoa do meu lado me orientando. Mas, vou tentar fazer essa blusinha. Ainda estou no esquema ‘por partes e depois junta tudo’. Beijão, :o)

    Responder
  9. 27 de agosto de 2008 às 12:01

    Olá Andrea,
    Em 1º lugar adorei o seu blog, tem dicas maravilhosas, e já faz um tempão que eu queria fazer casaquinho nesse estilo, já comecei fazer e me deparei com um grande dúvida vc diz assim na sua receita Montar 84 pontos na agulha reta 3.5 e fazer ponto barra (1m/1t) por 6 carreiras, após Carreira 1 frente: 4 m/ 16 m/ colocar marcador/ 13m/ colocar marcador/30m/ colocar marcador/ 13 m/ colocar marcador/ 16 m/4 m.
    Só que fazendo assim ele dá um total de 96 pontos, será que eu entendi algo errado.
    Bjks
    Cacau

    Responder
  10. 27 de agosto de 2008 às 12:01

    Olá Andrea,
    Em 1º lugar adorei o seu blog, tem dicas maravilhosas, e já faz um tempão que eu queria fazer casaquinho nesse estilo, já comecei fazer e me deparei com um grande dúvida vc diz assim na sua receita Montar 84 pontos na agulha reta 3.5 e fazer ponto barra (1m/1t) por 6 carreiras, após Carreira 1 frente: 4 m/ 16 m/ colocar marcador/ 13m/ colocar marcador/30m/ colocar marcador/ 13 m/ colocar marcador/ 16 m/4 m.
    Só que fazendo assim ele dá um total de 96 pontos, será que eu entendi algo errado.
    Bjks
    Cacau

    Responder
  11. 08 de setembro de 2008 às 02:46

    oi adorei teu blog, visite o meu tb é sobre trico,
    http://agulhaetricot.blogspot.com/

    Responder
  12. 08 de setembro de 2008 às 02:46

    oi adorei teu blog, visite o meu tb é sobre trico,
    http://agulhaetricot.blogspot.com/

    Responder
  13. MA disse:
    04 de Fevereiro de 2009 às 08:24

    Olá!!
    Adorei o casaco e adorava faze-lo mas não consigo que os aumentos fiquem assim, como é que os faz??

    Obrigada e parabens pelo trabalho!

    Responder
  14. MA disse:
    04 de Fevereiro de 2009 às 08:24

    Olá!!
    Adorei o casaco e adorava faze-lo mas não consigo que os aumentos fiquem assim, como é que os faz??

    Obrigada e parabens pelo trabalho!

    Responder
  15. Anonymous disse:
    25 de Março de 2010 às 15:58

    Parabéns!
    Muito bem explicado, era isso que eu estava procurando, agora estou animada, quero fazer um casaco para minha filhota.
    Muitissímo obrigada!
    Alexia

    Responder
  16. Dheime disse:
    02 de novembro de 2010 às 15:52

    Olá Andréa, adorei seu blog e estou querendo sair da fase dos cachecóis e gorro direto pro raglã.. rs já assisti alguns vídeos de trico seus e muito melhor que receitas escritas pra quem está começando!! Mas tenho uma dúvida os pontos de borda vc anotou em meia mas parecem tricô. E aí qual ponto é??? Obrigada e parabéns pelo blog.

    Responder
  17. anna maria kuster ferreira anna disse:
    14 de agosto de 2011 às 21:48

    como sempre muit0 bom bom mesmo vou faze lo um pouco maior obrigada bjos anna

    Responder
  18. gilda disse:
    30 de setembro de 2011 às 15:31

    Oi
    Interessante que voce nao especifica que tamanho e o casaquinho.
    Gostaria de fazer um para 1 ano e meio a 2 anos mas nao tenho ideia que tamanho e esse que voce postou. Podia avisar?
    Obrigada
    Gilda

    Responder
  19. Monica Alberti da Silva disse:
    26 de outubro de 2011 às 12:52

    Andrea,
    Tenho a mesma dúvida escrita pela da Claudia (Cacau) de Agosto, 27,2008 – começar a gola com 84 pts. e já na 1ª carreira o total é de 96 pts. Você poderia me esclarecer ? Aproveito para parabenizar e agradecer por compartilharem conosco o conhecimento que vocês tem.
    bjks

    Responder
    • sonia maria de campos rodrigues disse:
      27 de Abril de 2012 às 22:35

      estou começando este casaquinho e o total de pontos não bate com a receita gostaria de uma explicação

      Responder
  20. Rafaela disse:
    31 de outubro de 2011 às 22:13

    Oi Andrea!
    Gostaria de fazer esse modelo raglan para adulto. Sabe quais seriam as medidas? com quantos pontos se começa a gola?

    Abraços!

    Responder
  21. vera lucia fontela feltrin disse:
    28 de Maio de 2012 às 16:36

    eu quero fazer um casaco p/ 12 anos quantos pontos eu começo na barra??? Eu estarei esperando á resposta.

    OBRIGADO.VERA FELTRIN.

    Responder
  22. dalva trjano disse:
    06 de agosto de 2012 às 21:09

    sabe, não sei o q esta aconteçendo comigo pois todos os casaquinhos q eu faço não consigo terminar pois não gosto ou não fica bem. estou tentando fazer esse da manga raglã mais os aumentos não ficam assim feito o seu, ja fiz de varias maneiras e não ficam assim o q fazer, por favor me explique, vai acabar o frio e não consigo fazer o casaqquinho de minha neta, estou arrasada, pois eu me considerava tão bem no tricor….para o meu neto fiz 4 e descartei todos, vc acredita, e pra minha nete esse são 2 e pelo q estou vendo tb vou descartar, estou pedindo SOS URGENTE

    Responder
  23. dalva trajano disse:
    06 de agosto de 2012 às 21:24

    assisti seus vidios sobre aumentos de pontos, mais nem um é como esse do casaco raglã, que lindo q é! eu fico olhando e admirando a perfeição, como eu gostaria de fazer um igual. vc me ajuda? diz que sim diz.

    Responder
  24. Milene disse:
    21 de Março de 2013 às 10:05

    Estou fazendo o casaco. Adaptei o problema com os pontos considerando as porcentagens da divisão que tem para 96 pontos iniciais ao invés de 84 como foi feita a manga. Estou adorando fazer. É meu segundo topdown!

    Responder
  25. Leninha disse:
    05 de Abril de 2014 às 15:33

    Gostaria de saber como você faz o aumento do raglã para ficar este trabalho lindo?
    Quero fazer um casaquinho com este raglã. Agrdecida!
    Leninha

    Responder
  26. vilma miriam disse:
    15 de agosto de 2016 às 22:28

    OLÁ, FIQUEI MUITO FELIZ EM ENCONTRAR ESTE SEU BLOG. ESTE RAGLÃ ERA TUDO QUE EU QUERIA APRENDER, ACHO QUE APRENDI, AGORA VAMOS PRÁ PRÁTICA..
    QUERIDA, SÓ UMA DÚVIDA?COMO FAÇO PRÁ FAZER ESTE AUMENTO FICAR COM ESTE PONTINHO MARCANDO BEM BONITINHO O RAGLÃ. GOSTARIA DE FAZER NÃO COM AS LAÇADAS MAS COMO ESTE EM AZUL QUE VC. POSTOU. ENTENDE? ESTE PONTO E FAZ A CAVA E FICA UM DESENHINHO BEM BONITINHO PARACENDO UM V.

    BJO GRATA POR COMPATILHAR , FICA COM DEUS…
    VILMA

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»