19 mai 07
casa craftoutras técnicas
Furando a parede
por Andrea

Bye espelho, hello quadro

Eu estava em dúvida se deveria escrever um PAP  sobre como furar a parede aqui no blog. Após uma conversa com a Cláudia me convenci que sim! Porque saber furar parede não é exatamente um craft, mas pode ser um ato necessário para pendurá-los num lugar estratégico.

A idéia de que furar parede é trabalho pesado e portanto tarefa para homem é mito. Com as ferramentas apropriadas podemos sim  furar uma parede. Eu furo. Você também pode furar. Então entrem no espírito “we can do it ” e vamos lá.

furo2 furo3

1. Você vai precisar de:
– Furadeira elétrica
– Broca correspondente ao tamanho da bucha que você vai usar
– Parafuso e bucha
– Chave de fenda
– Martelo ou fita crepe
– Metro
– Lápis
– Saco plástico

2. Marque com um lápis o local exato onde você quer furar.

furo4 furo5

3. Se for furar azulejo ou superfície lisa, faça uma “cruz” com fita crepe, centralizando exatamente no local do furo. Este macete é muito útil pois vai impedir que a ponta da broca escorregue na hora de furar.

4. Se for furar parede de concreto (o meu caso) é bom dar uma marteladinha com o parafuso até fazer um furinho para acomodar a ponta da broca antes.

furo6 furo7

5. Cole um saco plástico com a fita crepe bem abaixo do local a ser furado, para segurar o pó que vai cair. A não ser que você queira varrer o chão depois.

6. Encaixe a broca na ponta da furadeira, apertando bem. Só ligue a furadeira na tomada agora que a broca já está segura.

furo8 furo9

7. Respire fundo e segure a furadeira bem reta. Com as duas mão e fazendo pressão contra a parede insira a furadeira no ponto marcado. Vá pressionando e furando  até entrar o suficiente para inserir toda a bucha. Vai fazer um barulhão. Se quiser, use protetores de ouvido.

8. Insira a bucha no furo. Se precisar, dê batidinhas com o martelo até que ela entre por completo dentro do furo.

furo10 furo1

9. Coloque o parafuso dentro na bucha girando com o auxílio da chave de fenda. Retire  o saco que estava grudado na parecde com cuidado para não derrubar o pó. Pronto !

DICAS

# Tenha certeza que está usando a broca certa. A errada vai causar estrago na furadeira e na sua parede. Eu acho legal ter em casa um estojo de brocas de madeira e concreto. Eu tenho as de metal, mas nunca usei. Para parede, escolha sempre a de concreto.

# Eu não vivo sem a minha furadeira, uso muito. Já a Cláudia só faz furos com uma martelo e prego pois a parede da casa dela é ‘mole’ e ela nem tem furadeira. Ficamos assim, furadeira se você quer pregar coisas pesadas que requerem parafuso e bucha em paredes de concreto e dry wall. Se for pendurar algum enfeite pequeno em madeira ou parede mole,  dá pra se virar  só com o martelo e prego.

# Existe pra vender no mercado um negócio plástico sanfonado que você encaixa na furadeira e serve pra segurar o pó na hora de fazer o furo. Pra mim não funcionou, achei a sanfona muito dura . Resultado: voltei ao bom e velho saquinho pregado na parede.

 

29 ZigZags
  1. Carol disse:
    19 de maio de 2007 às 19:53

    E ainda melhor: para segurar todo o pó que cai, é ligar um aspirador bem debaixo da furadeiro, mas requer a ajudinha de outra pessoa =)

    Responder
    • anderson cardoso disse:
      12 de setembro de 2013 às 15:36

      Nossa essa dica é de ninja ein rsrs mas tem no mercado um negócio chamado guarda pó não é sanfonado não e ajuda na hora de pegar a sujeira da furadeira, eu particularmente nunca usei gastar um real e pouco cada vez que for furar é osso ne .

      Responder
  2. Michelle disse:
    20 de maio de 2007 às 04:58

    Realmente este blog é mil e uma utilidades!:) Geralmente como eu sou mais “jeitosa” que meu marido, eu peço para ele segurar o aspirador enquanto eu furo a parede. Eu gosto, antes de furar, de marcar o comprimento da bucha na broca usando um pedacinho de fita crepe. Assim, quando eu começo, eu sei até onde eu devo fazer o furo.

    Responder
    • anderson cardoso disse:
      12 de setembro de 2013 às 15:37

      olha só eu uso o olho mesmo e quase sempre a broca vai além de onde tem que ser furado, além do blog dar boas dicas a sua da fita crepe também valeu a pena ter lido valeu. farei de agora em diante.

      Responder
  3. andrea disse:
    20 de maio de 2007 às 10:43

    michelle, marcar o comprimento da bucha na broca é uma ótima dica ! as vezes acabo fazendo furos enormes e a bucha vai parar lá no fundo !vou colocar em prática…

    Responder
  4. Yara disse:
    21 de maio de 2007 às 09:37

    Esse post salvou minha vida :o) preciso colocar cortinas no cafofo e elas levam parafusos e buchas. Tava quase pregando a cortina com pregos mesmo, agora não preciso mais :o)

    Responder
  5. andrea disse:
    21 de maio de 2007 às 10:06

    yara, que bom que foi útil para você. furar não tem segredo não. Para cortina você vai precisar de uma boa broca porque a bucha deve ser aquela bem funda.

    Responder
  6. Anonymous disse:
    21 de maio de 2007 às 16:39

    Olá, meu nome é Ana e visito sempre o superziper, amo as idéias e dicas de vocês. Gostaria de dar uma sugestão que aprendi em uma loja de quadros: todas as vezes em que for furar a parede, após a marcação cole um X em fita adesiva sobre o local, assim você ao furar a parede evita que a tinta e o reboque ao entorno do furo quebre e fique um “rombo” na parede.bjs.ANA ROSA (anaaccennato@msn.com)

    Responder
  7. 27 de maio de 2008 às 23:14

    adorei!
    eu tava tentando dias atrás furar uma cômoda pra fixar meu balancim, mas a furadeira não gostou do serviço e recusou-se a fazê-lo… acho q ela estava velha defeituosa pq começou a ficar um cheiro danado de borracha queimada, então achei por bem desligar e deixar pra lá pq, afinal, a bichinha era emprestada. vai q eu queimo a furadeira do meu chefe!
    mas ainda pretendo comprar uma pra mim e finalizar a empreitada.

    ainda sobre paredes esburacadas: como faço pra, na hora da mudança e devolução do apê, tampar os buracos na parede? pq eles notam os mínimos detalhes! se a parede não estiver imaculada, é um bafafá! eu já tampei buraco até com gesso, mas ficou tosco demais… :/

    abraço, meninas supertalentosas!
    Verônica

    Responder
    • Elenice disse:
      04 de fevereiro de 2011 às 15:26

      Oi Verônica. Para resolver o problema de furos nas paredes, vc deve tirar o parafuso e a bucha, colocando então massa corrida no buraco. Deixe secar, lixe devagar e passe mais uma vez a massa corrida. Lixe novamente e terá a parede perfeita novamente!

      Meninas, parabéns pelo site: está cada vez melhor!
      Abs

      Responder
  8. Junior disse:
    01 de março de 2009 às 14:48

    Bonequinha linda. hahahaha

    Responder
  9. Junior disse:
    01 de março de 2009 às 14:48

    Bonequinha linda. hahahaha

    Responder
  10. Dani disse:
    10 de junho de 2009 às 12:12

    muito útil mesmo! Aliás, encontrei o post através do Google porque eu não sou crafter, não sou aprendiz, não tenho dom pra coisa, mas adooooro tudo sobre. E quero pregar umas coisas na parede da casa nova.

    Uma perguntinha, se puder dar uma "lúiz" eu agradeço:

    Quero colocar cortinas embaixo da pia, mas não sei como pendurá-las, pois a pia é de granito e onde vou colocar os ganchos?? ou, como é que posso colocar essas cortinas?? Não me ideia alguma…

    Beijos! Adoro seu blog, diga-se de passagem…

    Responder
    • Giselle disse:
      02 de outubro de 2012 às 16:10

      Eu não sei se você já arrumou a resposta (depois de tanto tempo é provável que sim. rs) mas eu vi uns blogs colocando cortina embaixo da pia com fita termoadesiva.

      Responder
  11. Dani disse:
    10 de junho de 2009 às 12:12

    muito útil mesmo! Aliás, encontrei o post através do Google porque eu não sou crafter, não sou aprendiz, não tenho dom pra coisa, mas adooooro tudo sobre. E quero pregar umas coisas na parede da casa nova.

    Uma perguntinha, se puder dar uma "lúiz" eu agradeço:

    Quero colocar cortinas embaixo da pia, mas não sei como pendurá-las, pois a pia é de granito e onde vou colocar os ganchos?? ou, como é que posso colocar essas cortinas?? Não me ideia alguma…

    Beijos! Adoro seu blog, diga-se de passagem…

    Responder
  12. Giuseppe disse:
    01 de maio de 2010 às 09:49

    Frequentemente os ladrilhadores/aplicadores e também os amantes de bricolage precisam de efectuar pequenos furos (diâmetros 5; 6; 8; 10; 12mm) em superfícies cerâmicas ou de grés porcelânico para colocar Ligações para sanitários
    Ligações para mobiliário
    Ligações para Janelas
    Ligações para Climatização
    Furos para passagem de tubos e cabos.
    bem, pose utilizar:
    http://blog.montolit.com/pt/category/diamond-tools/to-drill

    Responder
  13. Elenice disse:
    04 de fevereiro de 2011 às 15:29

    Oi Michelle. Eu fazia como vc: usava o braço do marido e o aspirador – até descobrir um “coletor de pó” na Leroy Merlin (tem tbm no Peg % Faça). Agora dou descanso pros outros 2 e faço tudo sozinha e sem sujeira!
    Adorei a idéia da fita crepe marcando o tamanho da bucha: vou aderir!
    Abs

    Responder
  14. Rossana disse:
    16 de março de 2011 às 09:31

    Olá!!
    Eu sou dauqelas que tem medo do berbequim, a sério!
    Das poucas vezes qeu experimentei os buracos ficaram ENORMES!!!!
    que desastre!
    Desisti de destruir a minha casa e abandonei o dito instrumento!
    Mas se calhar, com o entusiasmo deste post, vou voltar a experimentar…
    :-))

    Responder
  15. Nátali disse:
    09 de maio de 2011 às 16:12

    Nossa, muito úteis suas dicas!

    eu já vivo furando a parede, agora vai ser mais fácil e prático!

    valeu mesmo!

    ^^

    Responder
  16. Tania disse:
    31 de maio de 2011 às 21:15

    Morro de medo de usar a furadeira e sempre fico dependendo do meu marido pra furar pra mim. Gostaria de conseguir fazer isso sozinha. muito legal esta sugestão. Vou tentar.

    Responder
  17. Tania disse:
    31 de maio de 2011 às 21:16

    Morro de medo de usar a furadeira e sempre fico dependendo do meu marido pra furar pra mim. Gostaria de conseguir fazer isso sozinha. muito legal esta sugestão.
    Vou tentar.

    Responder
  18. Flávio Almeida disse:
    22 de agosto de 2011 às 13:09

    Antes de furar a parede veja se onde vc vai furar nao passa nenhum cano d’agua ou instalação elétrica,senao der atenção nisso os estragos podem ser grandes!

    Responder
  19. Line disse:
    20 de setembro de 2011 às 16:06

    Hoje, pela primeira vez, me arrisquei a usar uma furadeira… Porque se eu fosse pedir para o maridão, só mês que vem, né? Já viu…

    Não ficou perfeitinho, ficou um pouquinho da bucha pra fora, e tal, mas eu me senti tão realizada! E o maridão ainda ficou todo orgulhoso, rs…..

    Responder
  20. 26 de julho de 2012 às 16:21

    Adorei, esses dias eu estaav procurando uma furadeira pra comprar… é meu sonho de consumo ultimamente rsrsrsrsrs, mas tenho um medo que me pelo da danada,kkkkk.. Suas ideias são ótimas!!Bjs!!!!

    Responder
  21. liana c. vasconcelos disse:
    27 de junho de 2013 às 23:00

    Meninas, a gente tem mais é que aprender a se virar sozinha mesmo. A gente consegue! Eu agora me dei de presente uma furadeira parafusadeira. É demais!! Consegui montar sozinha um armario modulado, desses que a gente compra e vem todinho desmontado. É maravilhosa esta maquininha…

    Responder
  22. 23 de agosto de 2013 às 16:45

    Para tapar os furos dos buracos da parede, se não forem muito grandes, pode-se usar creme dental branco. Vai colocando e deixando secar, se ainda necessitar de mais, acrescenta mais um pouco, até ficar parelho com a parede. Depois de seco é só lixar com lixa fina para dar acabamento, se for preciso. Adorei o blog! O meu problema é o seguinte (o mesmo de alguém nos comentários): minha pia de granito já tem os furos sob o tampo, que pedi para fazerem quando o encomendei. Só que, agora, após comprar uns ganchinhos bonitinhos que encontrei, o parafuso que veio nele é muito longo, atravessaria o tampo.. :( Saí em busca de um mais curto e não encontro. Pretendo serrar esse mesmo, num tamanho que dê no furo que foi feito no tampo. Só que me disseram que ao colocar a bucha e o parafuso, poderia rachar o granito.. :( Será que isso procede? Alguém já testou isso? Tenho medo de rachar o tampo ao tentar.. :(

    Responder
  23. anderson cardoso disse:
    12 de setembro de 2013 às 15:41

    Site sensacional boas dicas estava procurando alguma coisa referente ao assunto aqui tratado e já curti muito, sugiro (se já não tiverem feito claro) um texto sobre decoração em prateleiras de madeira (compensado), mandei fazer uma prancha (1.60/55×4) para prendi com 2 cantoneiras(francesas) e ficou bom até só que sem graça será que tem alguma forma de colar algo ou mesmo pintar a mesma, com o que este tipo de madeira aceita ou fica melhor etc…

    Se souberem ou já tiverem feito algo parecido gostaria de ler e saber

    obrigado e sucesso sempre .

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»