03 maio 07
nhac
DIY: Niguiri, o bolinho de arroz japonês
por Andrea

Nhac/ Niguiri

Comer niguiris é um gosto adquirido. Niguém que não seja descendente de japoneses nasce gostando de triângulos de arroz frio. Até experimentar um. Como a Cláudia, que desde que provou virou fã de carterinha e não vive sem. E os descendentes de japoneses, 99% destes já nascem gostando de niguiri.

O ingrediente básico do niguiri é arroz japonês cozido só com água. Um pouquinho de sal, água e um par de mãos habilidosas – você tem que meter a mão no arroz e moldá-lo em forma de triângulo. Ou seja, o niguiri é uma comida craft.

Quer tentar ? Vou mostrar é como eu faço o meu bolinho de arroz, com um umeboshi no centro:

Para quem quiser mais detalhes, aqui vão as instruções:

Nhac/ Ingredientes niguiri

1. Umedeça as mãos com um pouco de água, para o arroz não grudar;
2. Passe um pouco (umas 2 pitadas) de sal nas palmas das mãos ;
3. Coloque um punhado de arroz na palma da mão esquerda (se você for destro), do tamanho de uma bola de tênis e aperte um pouquinho;
4. Faça um furinho no centro da bola de arroz e deposite lá dentro um umeboshi ;
5. Vá apertando o arroz para “ligar” e vá moldando com as mãos no formato de um triângulo isósceles. A mão esquerda serve de “base”, enquanto a direita, semi-fechada, vai moldando as laterais – recomendo assistir o vídeo para entender melhor esta parte !

Faça o seu primeiro niguiri – com certeza vai sair torto e grudar um bocado de arroz na sua mão. Faça o segundo. Não desista. Faça o terceiro. Melhorou, né ? Pronto, você já sabe fazer niguiri !

Nhac/ Niguiri e umeboshi

Repararam que o meu niguiri ficou branco por fora e com um círculo vermelho no centro ?Qualquer semelhança com a bandeira de um certo país é mera conicidência !

O niguiri perfeito fica assim, salgadinho por fora e com gosto de arroz por dentro. E o umeboshi vermelho no centro é o toque que faz a boca salivar – literalmente.

DICAS:

Nhac/ Formas

# Se quiser “trapacear” ou tentar niguiris com formatos inusitados use estas forminhas para arroz. Como usar ? Lembre de quando você era criança e fazia tortas de areia no playground da escola.

# O principal para fazer um bom niguiri é ter os ingredientes certos e de boa qualidade, que você encontra em lojas de produtos japoneses. Os temperinhos à gosto do freguês: umeboshi (ameixa japonesa em conserva, beeeeeem salgada), nori (folha de alga torrada) e furikakê (tempero granulado para arroz ) são os básicos.

# Niguiri se come frio e com as mãos. Bom, muito bom pra levar na sua marmita de obentô ou em piqueniques.

# Sabe aqueles dias que você está enjoada de comida gordurosa e quer comer algo substancial porém de fácil digestão ? Prepare dois niguiris com recheio de umeboshi e um chá verde para acompanhar.

 

* * * * * * * * * *
Também no Superziper: Aprenda a enfeitar um gaveteiro, usando decupagem em tecido. Uma técnica simples de executar, que rende um novo visual. E mais… confira um índice com tudo que já publicamos.

13 ZigZags
  1. Claudia disse:
    03 de Maio de 2007 às 12:25

    estou aqui salivando. o video ta’ otimo. vou passar numa loja japonesa aqui – quero comprar umeboshi :-)

    Responder
  2. Nana disse:
    03 de Maio de 2007 às 13:28

    delícia!
    tb acho lindos uns que fazem de cerâmica plástica.

    Responder
  3. Monica disse:
    03 de Maio de 2007 às 21:13

    Ai que fome, deu água na boca!!!
    bjos

    Responder
  4. Márcia disse:
    03 de Maio de 2007 às 21:28

    Eu amo oniguiri mas sem umeboshi. Gosto daqueles simplesinho que minha mãe faz. Muito gostoso. E eu só sei fazer com forminhas (risos).
    Mais uma vez, o blog tá lindo!
    Beijão, :o)

    Responder
  5. RID disse:
    04 de Maio de 2007 às 10:44

    Estupendo blog…me ha encantado. Que preciosa idea la de escribir a cuatro manos, dos amigas. Parabens! (creo que se dice así). Os seguiré visitando. Saludos desde BCN.
    Si quereis visitarme estaré encantada:
    http://filblau.blogspot.com

    Responder
  6. Anonymous disse:
    08 de Maio de 2007 às 19:58

    guando naõ tá com vontade de nada,melhor cosa do mundo é comer um ONIGUIRI.pode colocar como recheio,MISO FRITO que delixiiiaaa!!!

    Responder
  7. Rodrigo disse:
    12 de Maio de 2007 às 10:33

    aew, eu moro no japão e trampo em um Bentouya e nunca ouvi chamarem isso de NIGUIRI…. =/

    mas aew, realmente eh muito bom. Eu não sou descendente, minha esposa que é, mas gosto muito. Não são todos que vão com umeboshi, tem até com recheio de “boruchikin”, que são bolinhas de frango, parecidos com almondegas.

    Responder
  8. maria disse:
    18 de Maio de 2007 às 09:04

    Adoro oniquiri de qualquer jeito.
    Fica bom tambem,colocar kizami kombu temperado, já vende pronto,é so comprar e colocar.Provem que é uma delicia.

    Responder
  9. 28 de Março de 2009 às 16:26

    Adorei encontrar essa receita aqui. Estava pensando em levar marmita pra faculdade esse semestre e tinha até pensado em fazer uns rolinhos de maki com atum, mas pensei “isso vai dar trabalho”… O onigiri parece bem mais prático e rápido.

    Responder
  10. 28 de Março de 2009 às 16:26

    Adorei encontrar essa receita aqui. Estava pensando em levar marmita pra faculdade esse semestre e tinha até pensado em fazer uns rolinhos de maki com atum, mas pensei “isso vai dar trabalho”… O onigiri parece bem mais prático e rápido.

    Responder
  11. 09 de Fevereiro de 2012 às 02:10

    Sou louca para aprender a fazer comida japonesa. Por este vídeo fiquei com mais vontade de aprender! Obrigada por partilhar!!

    Responder
  12. Priih disse:
    06 de novembro de 2012 às 18:52

    Se faz o bolinho de arroz com arroz simples ou tem que ser o japones?

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»