08 maio 07
costurafashionreciclagem
Viva a ecobag de pano
por Andrea

DIY shopping bag

Então vamos começar a racionalizar o uso dos sacos plásticos ? Como ? Usando sacolas de pano, reutilizáveis! Assim você evita trazer pra casa aquele montão de saquinhos. Sem contar que é muito mais legal carregar as compras numa sacola feita por você, com estampas bacanudas, do que naqueles saquinhos com logo de supermercado.

Desenvolvi este modelo de sacola pensando em várias compras que costumo fazer na rua no final de semana. Sempre volto pra casa cheia de saquinhos. É padaria, video locadora, papelaria…. Agora tudo que compro vai direto na sacola, sem saquinho plástico.

DIY_ Shopping bag

Quando pensar em fazer uma sacola de compras lembre-se de alguns pontos importantes: tem que ser bonita mas acima de tudo funcional e espaçosa. O tecido tem que ser lavável e resistente, as alças reforçadas e confortáveis, no tamanho certo para serem levadas no ombro. O ideal é que seja dobrável, e que não amasse muito, para ser carregada dentro da sua bolsa “de carteira”. São esses detalhes que diferenciam uma sacola de uma bolsa.

O meu modelo lembra muito o corte de uma camiseta regata. Aqui vão as dicas stepbystep sobre como fiz a minha, para você se basear e criar o seu próprio modelo:


SACOLA DE PANO DO SUPERZIPER

DIY1
1. Materiais:
– Aprox 1,0 m de tecido (tipo sarja), para as duas laterais, alças e o fundo
– Aprox 0,5 m de tecido para forro, em cor contrastante – usei poliéster xadrez, se você não gosta de tecido que desfia escolha outro.
– Cortador rotativo (recomendável) ou tesoura
– 2,5 m de viés largo
– Muito alfinetes
– Máquina de costura
– Linha para costura à máquina

Risque os moldes da frente e fundo no papel kraft – veja na foto cima como ficaram os meus. Corte o tecido conforme a foto: frente e trás (duas peças iguais), fundo e duas alças, do tamanho que você quer. Corte o tecido de forro conforme a foto: frente e trás da base da alça(duas peças iguais), fundo e duas alças.

2. Faça as alças: Coloque o lado inverso das tira de tecido face a face com forro e alfinete alinhando.

DIY2
3. Faça as alças: Costure unindo a tecido e forro com ziguezague bem próximo à lateral. Use uma linha clara- usei escura apenas para uma melhor visualização. Repita o processo para a outra alça. Reserve.

4. Faça o fundo: Alfinete unindo o fundo de tecido com o tecido de forro, lados inversos face a face. Costure o fundo com forro em ziguezague bem próximo as laterais, como você fez com as alças. Reserve.

DIY3
5. Faça a frente e costas: Alfinete o forro da base das alças na parte interna da frente. Faça o mesmo para o forro das costas.

6. Costure em ziguezague, bem próximo às extremidades, deixando o topo onde se encaixarão as alças em aberto. Repita para o outro lado. Reserve.

DIY4
7. Una a alça ao corpo: Encaixe uma das alças que você reservou na abertura da frente da bolsa, conforme a foto. Repita para a alça da parte de trás da bolsa.
8. Acabamento: Passe o viés com o ferro quente, dobrando-o no centro e demarcando bem.

DIY5
9. Acabamento da alça: Alfinete para fixar o viés dobrado na parte interna da alça da bolsa.
10. Passe costura reta rente a lateral interna do viés, escondendo bem todo o zigue zague do tecido.

DIY6
11. Faça o mesmo acabamento aplicando o viés na parte exterior da alça, alfinetando e depois costurando escondendo o ziguezague.
12. Una as laterais o corpo: Colocando os lados direitos do corpo face a face, alfinete as laterais das duas partes da bolsa, deixando 1 cm de folga para a costura.

DIY7
13. Passe costura reta a 1 cm da extermidade. Repita do outro lado.
14. Acabamento interno: Ainda com bolsa virada, alfinete e costure viés na parte interna das laterais. Este acabamento é essencial para deixar a bolsa resistente e evitar defiamentos.

DIY8
15. Coloque o fundo da bolsa: Alfinete por dentro, unindo o fundo com as laterais (não estou mostrando esta etapa, mas vocês já sabem né ?). Costure em ponto reto, a 1 cm da lateral.

16. Acabamento: Recomendo costurar viés no fundo. Reforçada, a sua sacola vai aguentar mais peso.

DIY9
17. O acabamento final por dentro deve ficar assim, bem reforçado com aplicação de viés, nas laterais e no fundo. A aplicação do viés na parte interna também é importante para dar uma certa estrutura à sacola, assim ela não fica toda molenga.
18. Dobrada a sacola deve ficar compacta para ser carregada na bolsa. A minha ficou com 16 X 10 cm !

DICAS:

#A Internet é uma fonte inesgotável de modelos de sacolas. Se não curtiu a minha que tal tentar este modelo, que apesar de ser menor, é dobrável e muito prático ? E por que não tentar uma sacola tricotada ?Já as crocheteiras podem reutilizar as próprias sacolinhas plásticas fazendo estas sacolas de crochê , ou estas ( dica da ester)! Sacolas com fundo inteiriço como esta modelo de tote bag, podem ser uma pedida mais fácil para quem está começando a costurar.

#Se possível, evite comprar tecido para fazer a sacola de compras. Use sobras de outros projetos que você já tenha em casa. A idéia aqui é reutilizar e reciclar.

# Se você gosta de idéia da sacola de pano para compras mas não sabe costurar, não desanime. Tem gente talentosa especializada nisso e que vende pela Internet. Uma dica são as sacolas de tecido da Alice Batelli.

# Se você não ainda estiver a fim de carregar uma sacola de pano, tudo bem. Da próxima vez que você fizer compras pequenas recuse a sacolinha plástica e enfie a compra direto na bolsa.

# Para não esquecer de levar a sacola, deixe-a pendurada logo na porta de entrada !

#E você ? Já aderiu a campanha pró sacolas de pano ? Mostre a sua, a gente quer ver !

* * * * * * * * * *
Tambem no Superziper: Nao deixe de consultar nosso arquivo com tudo que ja publicamos aqui no site! Vale a pena xeretar…

32 ZigZags
  1. Monica disse:
    09 de Maio de 2007 às 00:27

    Nossa, que invejinha, da boa é claro, gostaria de ter este dom para a costura…acho que vou tricotar uma sacola também!!!
    bjos

    Responder
  2. 09 de Maio de 2007 às 10:00

    Olá! Virei fã de vocês! Adorei a bolsa, vou tentar fazer uma, mas não sei não… Não tenho esse dom todo! Continuem assim, beijos!

    Responder
  3. andrea disse:
    09 de Maio de 2007 às 14:57

    monica, faz de tricô que é o seu forte.
    artesanarte, tenta sim, não é tão difícil e depois conta pra gente como ficou.
    ester, valeu pela dica, gostei do tutorial, já coloquei no post ;-)

    Responder
  4. Anonymous disse:
    09 de Maio de 2007 às 23:44

    eu adorei esta sacola! mas sou pessima com costura… vou ver se me animo!!!
    bj paty ballarin

    Responder
  5. 10 de Maio de 2007 às 17:41

    adorei querida!!!
    obrigada!!!
    :D

    Responder
  6. sofia disse:
    11 de Maio de 2007 às 09:59

    Adorei o blog. A bolsa simplesmente é maravilhosa.Sou paulista mas faz 2 anos que estou morando em Manaus-AM. Estou iniciando a arte de costurar e durante as férias em Campinas fiz duas bolsas.
    Vocês por acaso poderiam me dizer quais as máquinas de costurar(desde a doméstica) que devo ter para confeccionar bolsas e roupas femininas? Desculpe meu atrevimento, mas estou um pouco confusa, pois aqui em Manaus o artesanato não é tão forte como deveria.

    Beijos e muito obrigada

    Responder
  7. andrea disse:
    11 de Maio de 2007 às 10:04

    sofia, entre no site da singer http://www.singer.com.br e veja a descrição dos modelos de máquinas domésticas. uma delas deve servir pra você. elas servem bem para bolsas (desde que não use tecido muito grosso) e roupas femininas.
    a minha máquina á a Inspiração, é básica e serve bem para este tipo de costura.

    Responder
  8. umpa! disse:
    17 de Maio de 2007 às 19:19

    oi!! olha só, fiz a minha bolsa sacola tb :)

    aqui está o link pra vcs verem:
    http://-umpa-.blogspot.com/2007/05/bolsa-lina-r2500.html

    vamos espalhar sacolinhas lindas de pano por aí :)

    Responder
  9. 17 de Maio de 2007 às 20:43

    Adorei estava mesmo querendo fazer uma… queria saber se por acaso vc sabe me dizer se máquina de costura normal, daquelas singer bem simples consegue fazer a alça para ser forte ou é melhor mandar alguém colcoar as alças??
    Bj

    Responder
  10. andrea disse:
    18 de Maio de 2007 às 12:35

    lili, acho que dá sim, você só não vai poder usar um tecido muito grosso porque não vai passar na máquina.

    Responder
  11. Anonymous disse:
    21 de Maio de 2007 às 08:44

    Oi amei a ideia pois adoro bolsas e sacolas ,mas sem querer abusar tem como passar o molde da sacola eu agradeço , este blog é o maxímo um abraço .SANDRA email: alimeri@uol.com.br

    Responder
  12. Anonymous disse:
    04 de junho de 2007 às 21:19

    Meninas sou super fã de vcs, obrigado por dividir suas ideias e parabens, adorei as sacolas.
    Bjos:)
    Ana_Sapeka

    Responder
  13. Anonymous disse:
    04 de junho de 2007 às 21:19

    Meninas sou super fã de vcs, obrigado por dividir suas ideias e parabens, adorei as sacolas.
    Bjos:)
    Ana_Sapeka

    Responder
  14. Anonymous disse:
    12 de junho de 2007 às 01:19

    Amei!Tinha como não gostar? Alias to adorando tudo…D+ Vou fazer uma também.

    Responder
  15. jacqueline disse:
    10 de agosto de 2007 às 05:41

    Ola,Meninas!!!
    Adorei….bom, eu amo o blog de vcs eh maravilhoso ver como ainda existem pessoas q pensam nas outras,dividindo seu conhecimentos… Vou fazer uma p mim, claro!mas, gostaria de saber todas as medidas dessa…ajuda!
    beijos
    jacque

    Responder
  16. jacqueline disse:
    10 de agosto de 2007 às 05:41

    Ola,Meninas!!!
    Adorei….bom, eu amo o blog de vcs eh maravilhoso ver como ainda existem pessoas q pensam nas outras,dividindo seu conhecimentos… Vou fazer uma p mim, claro!mas, gostaria de saber todas as medidas dessa…ajuda!
    beijos
    jacque

    Responder
  17. Ivana disse:
    15 de agosto de 2007 às 10:07

    Adorei ver como vc fez a sacola, eu ja fiz varias bolsas e apanhei muito. Vc já procurou um “aparelho” de viés? Usei na máq.Industrial.A gente pula aquela etapa de passar a ferro o viés. No meu caso eu fiz amarrilhos de viés.A gente encaixa o viés aberto no aparelho e o aparelho dobra no meio certinho e cai quase embaixo da agulha, fica perfeito.Se vc quiser pode por um tecido entre os dois lados do viés e fica tudo por conta do aparelho e da máquina. Comprei numa lojinha autorizada Singer, procure saber se dá para usar na máq. doméstica, porque ele é parafusado naquele buraquinho que tem do lado direito da agulha, na parte branca da máquina. Eu adorei, e fica muito bem feito o trabalho.

    Responder
  18. Ivana disse:
    15 de agosto de 2007 às 10:07

    Adorei ver como vc fez a sacola, eu ja fiz varias bolsas e apanhei muito. Vc já procurou um “aparelho” de viés? Usei na máq.Industrial.A gente pula aquela etapa de passar a ferro o viés. No meu caso eu fiz amarrilhos de viés.A gente encaixa o viés aberto no aparelho e o aparelho dobra no meio certinho e cai quase embaixo da agulha, fica perfeito.Se vc quiser pode por um tecido entre os dois lados do viés e fica tudo por conta do aparelho e da máquina. Comprei numa lojinha autorizada Singer, procure saber se dá para usar na máq. doméstica, porque ele é parafusado naquele buraquinho que tem do lado direito da agulha, na parte branca da máquina. Eu adorei, e fica muito bem feito o trabalho.

    Responder
  19. Andr�a disse:
    03 de setembro de 2007 às 11:58

    Ammmei este Tutorial ! E os outros tamb�m!! Seu Blog � o M�ximo!! Estarei sempre passando por aqui!! Vcs s�o Show!! Beijos, Andr�a
    http://www.flickr.com/photos/x-dolly
    http://www.xdolly.com.br

    Responder
  20. Deborah disse:
    18 de Janeiro de 2008 às 10:53

    Estou na campanha desde o ano passado, só uso sacola de pano p/ compras e tb vendo sacolas que faço c/ detalhe em patchwork, são sacolas que fechadas cabem na bolsa e estão sempre a mão, estou fazendo a minha parte e voce?…..

    Responder
  21. Deborah disse:
    18 de Janeiro de 2008 às 10:53

    Estou na campanha desde o ano passado, só uso sacola de pano p/ compras e tb vendo sacolas que faço c/ detalhe em patchwork, são sacolas que fechadas cabem na bolsa e estão sempre a mão, estou fazendo a minha parte e voce?…..

    Responder
  22. Anonymous disse:
    08 de Fevereiro de 2008 às 17:52

    ADORO ESSE BLOG E SEMPRE DOU UMA OLHADINHA. COMEÇOU A ADORAÇAO QDO ACHEI AS CORUJAS. AMEI E JA FIZ IGUAIS. SÓ NAO ENCONTREI ONDE ENSINA A FAZER BARRAS DE CALÇAS. TENHO MEU JEITO DE FAZER MAS QUERIA VER O DE VOCES, MAS RODEI, RODEI O BLOG E NAO ACHEI….:(

    Responder
  23. Anonymous disse:
    08 de Fevereiro de 2008 às 17:52

    ADORO ESSE BLOG E SEMPRE DOU UMA OLHADINHA. COMEÇOU A ADORAÇAO QDO ACHEI AS CORUJAS. AMEI E JA FIZ IGUAIS. SÓ NAO ENCONTREI ONDE ENSINA A FAZER BARRAS DE CALÇAS. TENHO MEU JEITO DE FAZER MAS QUERIA VER O DE VOCES, MAS RODEI, RODEI O BLOG E NAO ACHEI….:(

    Responder
  24. Anonymous disse:
    08 de Fevereiro de 2008 às 17:53

    ah CASO QUEIRAM ME RESPONDER, NO FLICKR cbmimilk@yahoo.com.br

    Responder
  25. Anonymous disse:
    08 de Fevereiro de 2008 às 17:53

    ah CASO QUEIRAM ME RESPONDER, NO FLICKR cbmimilk@yahoo.com.br

    Responder
  26. Anonymous disse:
    16 de julho de 2009 às 23:54

    Queridas adorei tudo q vi, mas faço coro com outros pedidos: por favor passem os modes com as medidas da bolsa!!!! Beijos!

    Responder
  27. Anonymous disse:
    16 de julho de 2009 às 23:54

    Queridas adorei tudo q vi, mas faço coro com outros pedidos: por favor passem os modes com as medidas da bolsa!!!! Beijos!

    Responder
  28. Theo disse:
    03 de Fevereiro de 2010 às 23:52

    Não tem uma versão masculina não? homem também vai ao supermercado poxa :) Curto seu blog pakas.

    Responder
  29. Merces disse:
    05 de Fevereiro de 2011 às 15:17

    com obter o molde desta ecobag?
    obrigada

    Responder
  30. luciana silva disse:
    15 de Maio de 2011 às 18:37

    ei amei a dica!Aqui em Belo Horizonte/MG as sacolas de plastico foram proibidas para ajudar na conservaçao do meio ambiente entao estava atras de um modelo legal para salvar as compras! Vou fazer umas pra mim e pra dar de presente pois aq ta super na moda andar com a propria sacola a tira colo! beijos

    Responder
  31. adriele bittencourt disse:
    08 de setembro de 2011 às 14:22

    adorei esse sait(ajudor o que eu queria)<>

    Responder
  32. Dani disse:
    19 de junho de 2012 às 13:34

    queria um gatinho igual aquele pra por no berço da minha filha!!!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»