24 ago 07
nhac
Esterilize seus potes de vidro para a geléia !
por Andrea

Este é um post-preparo para a receita que vamos dar aqui na semana que vem – a geléia de morango caseira, yummm ! Já que os morangos estão aos montes por aí, vermelhinhos e baratos porque não fazer a nossa própria geléia ? Mas antes de tudo é preciso preparar os recipientes para guardá-la. Você tem um monte de potes e potinhos de vidro, não tem ? É a hora de reciclá-los ! Se não tem faça uma “cata” de potes na casa da mãe e das amigas, um aqui outro lá e pronto !
A receita de geléia que vamos mostrar aqui leva 1,4 k de morangos ( 7 caixinhas de 200g) então você vai precisar de 4 potes de vidro tamanho médio, ou 5 pequenos. Os ideais, na minha opinião, são potes de geléia, mel ou molho de tomate, pois costumam ser bojudos. Mas os gostos variam quanto a formato de pote de geléia e você tem direito a escolher o seu ;-)

Eu esterilizo meus vidros assim:

1. Lave bem, todos os potes e tampas com água morna e detergente, retire os restos de rótulo deixando o pote de molho por algumas horas na água. Enxague.

2. Coloque uma panela grande com água no fogo ( eu usei a minha panela de pressão, hehehe).

Esterilizando potes

3. Quando estiver quase fervendo ( a parede da panela vai ficar com bolhinhas) abaixe o fogo e coloque todos os potes de vidro e tampas lá dentro. Deixe cobertos de água por uns 5 minutos. Retire-os com uma pinça que também deve ter ficado na água quente. A idéia aqui é aniquilar na água TODAS as bactérias e resíduos de cheiro que ficam nestes potes.

Esterilizando potes

4. Forre uma bandeja com um pano de prato limpo e coloque os potes pra secar, virados de cabeça para baixo. A água vai evaporar rapidinho porque o vidro estará quente !
Quando estiverem frios e secos, vire-os para cima, sem tocar nas bordas. Estão prontos para receber suas geléias e conservas.

* Outra opção que funciona é esterilizar os potes no microondas na pot. máxima por uns 3 minutos, com uns 2 dedos de água dentro. A desvantagem deste método é que as tampas são metálicas e você vai ter que praparar uma panelinha para fervê-las de qualquer jeito.

Agora você já tem potes limpinhos e esterilizados. Aguarde a receita da geléia na semana que vem, vale a pena !

Pitaco da Cláudia: Há quem esterilize os vidros assando-os no forno convencional (160oC) por 10 minutos. Mas como a Andrea falou, o problema das tampas continua. Aqui na Inglaterra, tem gente que tampa o vidro com wax paper e por cima jampot covers, o tradicional plástico preso por elástico que fica como um babado.

* * * * * * * * * *
Também no Superziper: Assista o Zipervideo de como fazer um pingente.

15 ZigZags
  1. 25 de agosto de 2007 às 17:17

    Hummmmm… estou aguardando ansiosa pela geléia =)

    Responder
  2. Claudia disse:
    25 de agosto de 2007 às 18:49

    nunca tinha pensado em fazer geleia de cenoura. uma boa ideia.

    Responder
  3. Monica disse:
    25 de agosto de 2007 às 21:47

    Hum, agora só falta a receita!!!
    bjos

    Responder
  4. Myla disse:
    26 de agosto de 2007 às 20:40

    Nhac!
    Mamãe fez geléia de morangos na sexta, comi com waffles, tão bom!! Minha irmã resolveu misturar na salada de frutas e adorou, e comeu com creme de leite tb ahaha
    Altas invenções

    Responder
  5. Paty Bello disse:
    04 de setembro de 2007 às 23:33

    Andréa, me dá mais informações sobre a sua Blythe? Pagou caro? Comprou no Ebay? É seguro? Quanto tempo demorou? Tô doida por uma… mas perdida!
    Beijinho
    Paty – Fabricando Idéias

    Responder
  6. Dabe disse:
    16 de julho de 2010 às 00:08

    Podem me ajudar, procurei muito o Levantador de Vidro “Jar Lifter” e não achei. Sabe onde posso compra-lo aqui no Brasil? Agradeço o retorno!

    Responder
  7. Eloisa disse:
    05 de setembro de 2011 às 18:47

    Ola minhas queridas acabei de fazer um post em meu blog de uma receita de geleia de laranjas e coloquei um link deste post. So para se alguem tiver alguma duvida sobre como esterelizar os potes de vidro possa vir aqui para se informar! Obrigada por este post!!! beijos a vcs!!!!

    Responder
  8. sonia disse:
    07 de Janeiro de 2012 às 18:40

    Olá meninas adorei as dicas!!!!!!!!!!

    Responder
  9. joao b lucio disse:
    22 de agosto de 2012 às 19:57

    gostaria de saber se depois de esterelizados os vidros até qtos dias pode ser guardados e como guarda-los p ser usados… obrigado aguardo respostas

    Responder
    • Andrea disse:
      23 de agosto de 2012 às 21:48

      Acho que é melhor usar no mesmo dia que esterilizar :).

      Responder
  10. Norivaldo disse:
    08 de Fevereiro de 2013 às 22:44

    Vocês sabem me dizer como esterelizar potes de plástico?

    Responder
  11. SOROBO disse:
    12 de outubro de 2013 às 11:53

    Meus cumprimentos ao SuperZiper e as Belas Bananinha

    Geleia de Pimenta
    Ingredientes
    3 pimentas dedo de moça
    1 maçã fuji
    2 laranjas
    1 limão siciliano
    3 dentes de alho
    sal (1 pitada)
    1 xícara de açúcar.

    Modo de preparo
    Lave muito bem as pimentas. Seque com papel filtro.
    Faça um corte transversal nas pimentas e retire as sementes e pique as pimentas, bem pequenas.
    Faça suco com as laranjas e o limão.
    Lave e descasque a maçã. Rale no ralador fino. Reserve dentro do suco.
    Adicione todos os ingredientes em uma panela grande e ligue o fogo baixo. Deixe a mistura cozinhar por 20 minutos, mexendo algumas vezes para não escorrer.
    Desligue o fogo (tudo será um caldo líquido, por causa da temperatura). Retire o alho e espere esfriar. Após frio, guarde em frasco de vidro esterilizado (ensinamos aqui como esterilizar).
    Guarde em geladeira por até 1 mês (desde que o frasco tenha sido esterilizado corretamente).

    Respondendo o Norivaldo
    Como esterilizar recipientes plásticos
    Como o plástico nem sempre é estável o suficiente para ser higienizado sob altas temperaturas, não é o material mais simples de ser esterilizado. Os métodos apresentados nesse artigo são todos eficientes para eliminar as bactérias dos recipientes plásticos. Para assegurar a esterilização, tente combinar os processos.
    Nível de Dificuldade:
    Moderadamente fácil
    Instruções
    1. 1
    Lave o recipiente com detergente bactericida e água quente. O sabão irá eliminar as bactérias superficiais imediatamente, mas não garantirá uma esterilização completa. É mais eficiente combinar esse processo com os outros métodos abaixo relacionados.
    2. 2
    Limpe o recipiente com álcool não diluído. Tanto o álcool 70% quanto o álcool de cereal eliminarão as bactérias da superfície plástica.
    3. 3
    Deixe o recipiente imerso em solução alvejante (de 5 a 10% de cloro) diluída em água. O alvejante não tardará a desinfetar o plástico, logo, o tempo de imersão deve ser mínimo.
    4. 4
    Aqueça o plástico. Isso pode ser feito através do enxague em água quente do lava-louça, mas é mais eficiente no micro-ondas. Primeiramente, molhe o recipiente plástico, a interação entre o aquecimento do micro-ondas e a água provocará a esterilização. Coloque o recipiente no micro-ondas, com potência alta, por aproximadamente dois minutos. No entanto, tanto o micro-ondas quanto o lava-louça podem derreter o plástico. Os recipientes de polipropileno são mais resistentes e suportam temperaturas altas.
    5. 5
    Coloque o plástico sob uma lâmpada UV. A esterilização com ultravioleta é um método frio e seguro, usado mundialmente nas indústrias alimentícias, laboratórios e tratamento de água. Ainda que uma lâmpada UV não seja um utensílio culinário ou ferramenta de jardinagem comum, as lâmpadas são amplamente comercializadas.

    Cheguei aqui por causa da esterilização dos potes, queria aprender novos métodos para colocar minha geleia .
    Tomei a liberdade de colocar a receita para vocês, adoro cozinhar e criar receitas.
    Atenciosamente
    Grato

    SOROBO1152SAB20131012

    Responder
  12. Lazaro disse:
    25 de setembro de 2014 às 13:54

    Eu costumo esterelizar os potes no caldeirão de inox para cozinhar macarrão, no vapor (fechado com a tampa). O vapor quente envolve totalmente o vidro. Precisa de menos água, consequentemente menos tempo até ferver.

    Responder
  13. Janaina disse:
    25 de agosto de 2015 às 17:30

    Boa tarde! Alguém de vcs fazem geléias e conservas para vender? Podíamos criar um grupo no whatsap para troca de experiências e receitas. O que vcs acham?

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»