10 set 07
inspiração
Livros e mais livros
por Andrea

Adoro livros em geral mas recentemente confesso que não tenho tido tempo de ler nenhum livro que não seja de costura. Recentemente ando de olho grande nestes aqui:

Bend the Rules

O livro Bend the Rules Sewing eu não aguentei e comprei assim que saiu, encomendado na Livraria Cultura. Eu adoro o Blog da Amy Karol, o Angry Chicken -um dos primeiros que eu descobri na web e que sigo lendo até hoje. Esta moça costura que é uma beleza e tem MUITAS idéias que se voce não vai fazer ao pé da letra com certeza vão servir de inspiração para seus crafts e é isso, no fundo, o que mais vale . Meu veredicto: gostei do livro, principalmente as dicas básicas – segundo ela na costura e como tudo na vida você tem que primeiro conhecer as regras de costura para poder quebrá-las – esperta ela hum ? E ela faz tudo parecer simples, com um estilo de escrever como se fosse aquela sua amiga costureira. Apenas uma coisa que senti falta são mais fotos dos projetos. Os projetos são lindos e tem instruções em texto mas as fotos não mostram detalhes o que me deixou encafifada várias vezs. Indico para quem está a fim de fazer coisas legais para decorar o lar e acessórios infantis.

SEW U

SEW U é o próximo da minha lista e é pra quem quer costurar as próprias roupas. Recentemente ouvi comentários ótimos sobre ele que me animaram ainda mais. É publicado pelo Builty By Wendy, um grupo bárbaro de costura de NY ! Trata-se de um guia de técnicas de costura e adaptação na linha do Grande livro da Costura do Readers Digest sobre o qual já falamos aqui. Ele vem com três moldes bacanas, de saia, calça e camisa. Este livro não é tão báscico então acho que valeria pro meu estágio atual no mundo da costura.

Simple Sewing

Faz um tempo que estou de olho no Simple Sewing, da designer escandinava Lotta Jansdotter , mas inda não comprei. Ele está divindindo algumas opiniões. Vem com moldes prontos e reutilizáveis de projetos para casa e um bolso para guardá-los dentro do próprio livro – isso por si só já é uma idéia excellente. A parte negativa é que ouvi dizer que alguns projetos estão fora do padrão – ekkk , sinal vermelho aí . E que são bastante básicos – isso pode ser positivo, dependendo da sua habilidade atual na costura. Acho que devem ser projetos simples para serem feitos com um tecido maravilhoso. Digamos que é simplicidade sofisticada, como tudo que esta designer faz- soube que ela faz um super sucesso no Japão e lá o estilo minimalista domina.

Confesso que dá um certo trabalho ler livros de craft em inglês. Por melhor que o seu inglês seja sempre vai pintar dúvidas nos termos técnicos. Seria maravilhoso poder comprar livros brasileiros de costura tão bons ou interessantes quanto estes mas enquanto isso não acontece, o jeito é apelar para as publicações gringas. E vocês ? Compraram algum dos livros acima ? O que acharam ?

******************

Também no Superziper: Atualizamos a página do ” Quem somos nós” com um Q&A rapidinho sobre nós, yay! Satisfaça a sua curiosidade e saiba um poquinho mais sobre quem vos escreve ;-)

13 ZigZags
  1. Anonymous disse:
    10 de setembro de 2007 às 19:45

    Ainda não chegaram os meus de crochê mas hoje (como postei lá no flickr) arranjei o GRANDE LIVRO DA COSTURA!

    Já tô feliz!!!! hahaha

    Responder
  2. Anonymous disse:
    10 de setembro de 2007 às 19:45

    Ainda não chegaram os meus de crochê mas hoje (como postei lá no flickr) arranjei o GRANDE LIVRO DA COSTURA!

    Já tô feliz!!!! hahaha

    Responder
  3. Anonymous disse:
    10 de setembro de 2007 às 19:46

    Ah, sim, aqui é o Pintinho Coloridinho (Carol)

    Responder
  4. Anonymous disse:
    10 de setembro de 2007 às 19:46

    Ah, sim, aqui é o Pintinho Coloridinho (Carol)

    Responder
  5. andrea disse:
    10 de setembro de 2007 às 19:57

    carol, que sorte, depois conta o que achou!

    Responder
  6. 11 de setembro de 2007 às 17:44

    Quanta coincidência: você postou na sua “entrevista” aqui do SuperZiper o link para http://www.apartmenttherapy.com/
    Fui conferir e lá estão cactos de crochê, no mesmo estilo dos seus!

    Responder
  7. Ana Sol disse:
    12 de setembro de 2007 às 01:34

    Meninas…não se já tem em algum lugar do blog… mas vcs poderiam dar dicas sobre onde comprar tecido… quais as lojas tem estampas legais… se tem site na net… ando comprando tecidinhos em sampa… mas já enjoei de estampas iguais…
    vcs conhecem bons lugares?

    Responder
  8. andrea disse:
    12 de setembro de 2007 às 09:57

    ana sol, vc já foi na fernando maluhy no centro e na paulinia no bom retiro em sp ? acho que são as lojas com as estampas mais diferentes que vc pode encontrar.

    fora isso se vc quer estampas diferentes a minha dica é tentar comprar pelo ebay ou em lojas de tecido na web.

    Responder
  9. lamara disse:
    12 de setembro de 2007 às 20:28

    Menina você pergunta se alguém no brasil usaria essas meias…
    SÃO a minha cara e nem imagina como procuro coisas assim na net em lojas mas no Brasil é muito difícil achar coisas assim diferentes…
    Se você puder me dar uma luz de como compra-las eu ficaria de joelhos aos seus chulés (rs rs)
    Acho que nem vou dormir hoje pensando nelas listradas black white…
    Imagina uma velhinha sem dormir por sua causa ! Pensa …
    Sua conciência tá doendo não tá?
    Búaaaaaa
    Beijão meninas!

    Responder
  10. Elisa disse:
    12 de setembro de 2007 às 22:55

    Eu tenho os dois últimos, o Sew U e o Simple Sewing. O Swew U realmente é maravilhoso, se você já está fazendo costuras retinhas (pode ser com a ajuda do guia metálico mesmo), já sabe ajustar a tensão da máquina e quer começar a fazer as suas roupas, sem compromisso.

    Já o Simple Sewing foi uma perda de dinheiro para mim. Primeiro porque nos projetos que são super-básicos como guardanapos, descanso de prato, panos de prato e afins ele não diz passo-a-passo o que se deve fazer. Já nos projetos mais, digamos “elaborados” como o chapéu e a linda bolsa que eu (depois de várias horas lendo e relendo as instruções) consegui fazer, os moldes vêm todos errados. O chapéu ficou com a cabeça pequena e as abas vieram até o queixo! Já a bolsa tem um passo a mais na hora de fazer, dizendo pra adicionar “handlings” e alças ao mesmo tempo, o que me deixou super confusa, já que na única foto do projeto pronto não tinha nada disso.

    Enfim, mas vai de pessoa pra pessoa, né? As fotos desse último são lindas, e se você está disposta a se dar um presente, ou mesmo ter livros na prateleira para inspiração eu recomendo. Minha opinião: muito complexo para uma iniciante, confuso e desgastante para costureiras intermediárias.

    Esse Bend the Rules não tenho. Alguma das duas já leu? Ando querendo comprar o 101 Skirts. Tem tido ótimos comentários na Amazon e parece que ensina a fazer saias sem moldes.

    Parabéns pelo blog, meninas!
    Beijos.

    Responder
  11. andrea disse:
    13 de setembro de 2007 às 11:15

    Elisa, foi seu comentario no flickr que me inspirou a escrever sobre estes livros ! Como te falei vou atras do SEW U pela sua indicação! Eu comprei o Bend the rules sewing. Ainda não fiz nenhum projeto dele mas já li de cabo a rabo. Olha os projetos vão de mais simpels (guardanapos) até mais complicados (bolsa). Eu acho que falta mais fotos dos projetos. Mas em geral é um livro lindo, inspirador, com fotos muito bem produzidas e um texto agradável. Mas não tema pretenção de ensinar técnicas…. Olha eu paguei R$ 56 reais por ele na Cultura, pelo preço acho que valeu. Bjs

    Responder
  12. Lia disse:
    20 de setembro de 2007 às 00:20

    Adoro o blog de vocês… :-D
    Bem, se precisar de um help, prometo tentar ajudar. Sou tradutora, entrem em contato que a gente tenta resolver junto a dúvida, tá??

    Bjos!

    Responder
  13. 04 de janeiro de 2008 às 18:25

    Olá, eu fiquei louca pelos livros que citou e faz um tempo eles estão nos meus “favoritos amazon”. Neste natal ganhei o Doodlle-Stitching da Aimee Ray, o livro é muito legal, tem projetos simples e fofos. Vale a pena.
    Sou viciada nas revistas Ideas y Puntos, Labores Del Hogar (as vezes consigo as traduzidas pro portugues) e Arte Ideias.
    É uma pena mesmo não termos livros legais em portugues. Eu me enrolo toda no inglês, apanho pacas pra entender algumas coisas.
    Parabéns pelo blog. Simplesmente genial. Virei fã e frequentadora diária.

    :)

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»