30 nov 07
outros bla bla blas
Encontre seu caminho criativo
por Claudia

campbells
Peso de porta Campbell’s, por F de Feltro, feito para uso próprio

Estou lendo um livro* sobre a arte de escrever bem. E ao ler o trecho abaixo, de cara achei que, embora ele esteja falando sobre escritores e a arte da escrita, isso se aplica muito bem à critividade que usamos para fazer nossos crafts. Já vi muita gente reclamando (as vezes com e outras sem razão) que seus trabalhos foram copiados por outra pessoa. Acho que este texto serve como reflexão para estes casos:

… um motivo para se ter o hábito de ler é aprender com os outros. Inicialmente talvez você ache que está copiando outros escritores e, certamente, esse era o meu caso: o meu primeiro livro era um pastiche de vários estilos diferentes – de Jane Austen, passando por D.H. Lawrence até Kurt Voneegut. Eventualmente eu consegui me liberar das influências deles, mas logo no inicio esta influencia não foi uma coisa ruim: há muito o que se aprender em termos de sintaxe, ritmo e autoridade com esses três escritores. No final, no entando, é vital que você encontre sua própria voz. Se não, sua historia será sempre uma cópia superficial e velada de um original melhor. Aprenda com outros escritores, e com todas as letras isso significa (dentro das leis de copyright), que você até pode pegar algumas coisas emprestadas dele, mas terá que usar suas próprias palavras ….

“A poor poet imitates, a good poet steals”, T.S.Eliot

* Writing a Novel, de Nigel Watts

***************
Campanha “I Buy Handmade”: Estamos adorando ver a adesão em massa no flickr. Vamos lá ainda tem tempo de tirar uma foto com os dizeres “I Buy Handmade” e postar até a proxima sexta-feira, dia 07. Quem postar vai entrar no mosaico .

28 nov 07
outros bla bla blas
Desafio Superziper: Buy Handmade
por Claudia

A gente se inspirou numa foto que vimos ontem no Flickr pra lançar um novo desafio aqui no Superziper! A idéia é tirar uma foto criativa para apoiar a campanha mundial do “Buy Handmade” – no site dessa organização você faz sua “promessa” de comprar produtos artesanais nesse Natal e pedir que seus amigos presenteiem você dessa mesma forma. A foto tem que ter os dizeres “Buy Handmade” e serão espalhadas virtualmente mundo afora! Nós crafters brasileiras não podemos ficar fora desta campanha, não acham?

Eu já fiz a minha foto e deixei minha assinatura no site! Convidamos vocês leitoras queridas do Superziper a fazerem o mesmo, a partir de hoje. E coloquem suas fotos com os dizeres “Buy handamade” no grupo Superziper no Flickr até sexta-feira que vem, dia 7 de dezembro. Nesse mesmo dia vamos publicar aqui um mosaico com as fotos e links do pessoal aqui do Brasil que quer apoiar a causa. Vamos lá : -D!

Como escreveu a Anna do Brooklyn, NY “Screw you Amazon! I’m doing all my holiday shopping at Etsy!”

buy_handmade

A gente já escreveu sobre a opção de dar presentes artesanais aqui no Ziper esta semana, indicando alguns produtos feitos por crafters que a gente gosta. Mas não para por aí. Se a grana anda curta (e a inspiração grande) vale fazer os seus próprios presentes, é claro!

* * * * * * * * * *
Também no Superziper: já desafiamos os leitores a fazerem seus próprios mini-kits de costura para viagem. Um mini kit bem caprichado daria um ótimo presente para aquela sua amiga crafter. Que tal ?

27 nov 07
fashiontricô e crochê
Botões tricotados, hit do próximo inverno
por Claudia

Aí vai uma dica de têndencia para o inverno do ano que vem no Brasil, que já pegou forte aqui em Londres. Tricô, ou knitwear, como eles dizem por aqui, vem com a maior força, para a felicidade das tricoteiras. Tem de tudo: casaquinhos, blusas, cardigans, suéteres…. Eu, que gosto de reparar em detalhes, vi que os botões dessa temporada vêm com um toque especial: são encapados em trico, na mesma cor do fio da peca principal. Vejam só :

Botão - o hit do inverno

Comprei um casaco de mangas curtas e tirei uma foto do botão, para vocês verem – tanto por fora, como por dentro. Fica a idéa pro ano que vem. Ainda tem 6 meses para o frio chegar no Brasil, tempo suficiente para ir treinando e pensando em modelos que usem botões encapados!

Mais alguns modelos com esse botão:
. Topshop
. Asos
. Forever21
. Oli
. Witchery

Link útil:
. Aprendendo a fazer “botões tricotados (knitted buttons)

***********
Nota feliz: Saímos ontem no Apartmenth Therapy com a matéria do craft room do Tofu Studio. Felicidade de blogueiro é sair em blogs que a gente gosta ! :-D

26 nov 07
outros bla bla blas
Pensando em presentes de Natal?
por Andrea

Todo final de ano é a mesma coisa. Por mais que a gente queira escapar um pouco do consumismo natalino isso é uma tarefa muito difícil. Porque sempre tem um ou outro presente que a gente TEM que comprar. E já que temos que comprar mesmo, porque não escolher presentes handmade para este final de ano? A idéia é esta: ao invés de entregar o seu suado dinheiro para uma corporação sem rosto vamos dar presentes handmade e prestigiar o trabalho dos nossos crafters independentes, gente com talento de sobra.

Para te inpirar nós do Superziper pinçamos presentes bacanudos que podem ser comprados pela Internet, direto do artesão, e enviados para todo Brasil. Tem tanta coisa legal por aí que a escolha é difícil. Aqui vão apenas algumas sugestões:

Natal handmade

Na ordem, esquerda para a direita:

1. Bolsa Vinho da Alice Batelli: ela faz muitos outros modelos caprichados, em estampas e tamanhos variados;
2. Fofys Blythe Case, da Fofys Factory. Pra levar a sua Blythe e acessórios seguros por aí afora;
3. Gueisha, da Madame Trapo, uma especialista em personagens de tecido;
4. Bolsa Annie, uma das inúmeras fofurices criadas pelo ateliê Tofu Studio ;
5. Caixinhas em freijó e imbuia, super úteis e vistosas, da Vivá ;
6. Bolsinha watermelon, para carregar tudo o que der na telha da Ana Tuyama ;
7. Cadernetas de Anotacão Bonjour/Bonsoir, criação genial em tecido da Chez Cris;
8. Pocket travel Journal, para guardar pra sempre os detalhes das suas viagens, arte em papel da Monjojo;

É claro que não para por aí. Se quiser dar uma olhada em trabalho de crafters estrangeitos, uma boa pedida é dar uma xeretada no site Etsy – um portal onde crafters do mundo inteiro abrem as suas lojinhas virtuais. Entre lá e passe horas e horas escolhendo o seu presente handmade.
E uma última vantagem: comprando presentes pela Internet você vai evitar filas e correrias de última hora no shopping e ter mais tempo para fazer seus próprios crafts ;-)

Dar um presente artesanal é evitar a espera nas filas nas grandes lojase nos shoppings mas também é algo que possui um significado muito maior. Quem compra presentes artesanais tem a satisfação de apoiar diretamente o trabalho de um artista ou artesão. Já quem recebe, ganha algo único, feito com carinho e atenção que podem ser sentido e vistos no próprio produto. Um presente artesanal é o resultado de talento e dedicação, fatores que estão ausentes nos produtos provenientes da fabricação em massa/ industrial”.

(Tradução livre de texto do site do movimento Buy Handmade. Eu já aderi.)

Página 1 de 41234