21 dez 07
nhac
Banana de Forno da Cláudia
por Andrea

Meninas, hoje a minha tarefa é difícil, me desejem sorte. Vou passar uma receita que é da Cláudia e que eu a vi fazer apenas uma vez, quando nos encontramos na casa dela em Novembro. É aquela tipo de receita vapt-vupt e que sempre fica boa, uma sobremesa ótima pra se fazer rapidinho, meter no forno e ir papear com as visitas enquanto fica pronta!

Banana “Inglesa” de Forno da Cláudia

Banana de Forno

INGREDIENTES:
2 bananas por pessoa (eu gosto mais da prata, mas fica a seu critério)
1/2 pacote de biscoito italiano Cantucci* esmagado (acho que dá pra substituir por cookies ou bolacha champagne)
1 colher de sopa de manteiga e mais um pouco para untar a forma
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1/2 dose de rum
creme de leite (opcional)

Banana de Forno

1. Unte um refratário com manteiga. Descasque e pique as bananas na diagonal conforme a foto. Não faça rodelinhas! Faça pedaços generosos…

 

Banana de Forno

2. Espalhe as bananas pela forma e salpique açúcar mascavo por cima. Salpique também pedacinhos de manteiga (o equivalente a 1 colher de sopa)

Banana de Forno

3. Jogue meia dose de rum por cima! Imagino que ficaria legal flambar isso, alguém quer tentar e nos contar ? ;-)

Banana de Forno

4. Chegou a hora de apelar para a força bruta! Esmigalhe os biscoitos. Vale qualquer técnica para conseguir migalhas, a gente bateu com uma pedra no saquinho até eles se esfarelarem (ouch!). Jogue tudo por cima das bananas.

Banana de Forno

5. Leve o refratário ao forno médio por aproximadamente 20 minutos. Depois de assado, complete com creme de leite (misturado com soro, para ficar líquido) por cima. Isso é opcional, tá? Deve ficar muito bom também com um pouco de mel por cima se você quiser se aventurar, o que eu aconselho.

Banana de Forno

6. Tchã-rãaaaa!!! A Nigela mostrando em primeira mão o resultado segundo antes da gente atacar, hehe.

Vão por mim, é uma sobremesa fácil e deliciosa. Fica ótima com uma bola de sorvete de creme acompanhando.

Se você estava sem idéias sobre o que fazer para a sobremesa do jantar/almoço de Natal taí a nossa dica, bem a tempo ;-)

Post-scriptum da Cláudia (4/1/08):
. A Andrea tem uma ótima memória, a receita é essa mesma. Aliás, agradeço por ela ter descoberto as medidas, eu fazia tudo no olho.
. O grande truque dessa receita é o jeito de cortar as bananas. Em rodelas, ao assar, elas diminuem. Cortadas em pedaços generosos, depois de assadas elas ficam molinhas no meio e com uma casquinha mais sequinha por fora (ou até crocante, dependendo da quantidade de açúcar utilizada)
. Se preferir acompanhar com sorvete, não coloque o creme de leite. Fica exagerado. É um ou outro ;-)
. A receita eu aprendi com meus landlords (os donos do imóvel que alugo) que, muito simpáticos, uma vez me convidaram para jantar. A mesa de jantar era na cozinha e acompanhei atenta o preparo da sobremesa. Só precisei perguntar o nome da bebida alcóolica que ela usou – era rum! Agora não me peçam para dizer qual usar, o transparente ou o amarelado, porque não entendo de bebidas.
(*) O cantucci é um tradicional biscoito italiano feito a base de amêndoas. A Dani descobriu que vende online no site do Pão de Açúcar. Taqui o link! Se você usar qualquer outro biscoito como substituto, então eu sugeriria complementar jogando umas nozes ou amêndoas picadas por cima. Para as mais insistentes, aqui está a receita!

* * * * * * * * * *
Também no Superziper: Sem tempo para crafts? Aqui tem um tutorial de broche pra se fazer em 2 min!

18 ZigZags
  1. Anonymous disse:
    22 de dezembro de 2007 às 08:18

    Cheguei aqui pela 1a. vez agora e vi seu vídeo do pompom. Gostaria de lhe dar uma dica que aprendi em criança. Fica perfeito sem precisar aparar as pontas. Corte dois discos de papelão(com buraco no meio) do tamanho desejado. Imagine um cd, mas com o buraco central maior. Coloque os dois discos juntos e com a lã em uma agulha vá contornando-o. Vá fazendo o contorno até preencher o buraco central. Corte a lã na parte de fora entre os dois discos e passe outra lã para dar o nó. Tire os dois discos e voilá… um pompom perfeito.
    Eliete

    Responder
  2. Monica disse:
    23 de dezembro de 2007 às 13:55

    Meninas, vou testar a receita, parece ótima mesmo, estou pensando em experimentar com cookies.
    Aproveito para desejar um Feliz Natal e 2008 de muito sucesso e realizações.

    Responder
  3. Érica disse:
    23 de dezembro de 2007 às 17:33

    Olá meninas!
    Olha, se eu tivesse metade do talento de vcs, eu iria me divertir à beça! Nunca tive criatividade para crafts, mas adoraria ser viciada nisso e passar horas fazendo coisinhas produtivas e fofinhas! Em lugar disso, sou jornalista… hahaha
    Enfim, navegando de blog em blog, vi uma foto super legal de uma pizza feita em tricô (acho…)! Vejam este link: http://www.jeffrubinjeffrubin.com. É o post de 10 de dezembro.
    É isso. Parabéns pelo talento!

    Responder
  4. Claudia disse:
    24 de dezembro de 2007 às 17:24

    Passei pra desejar um lindo Natal e um 2008 lotado de criações e de idéias maravilhosas!!!
    Beijos!!!

    Responder
  5. Anonymous disse:
    25 de dezembro de 2007 às 20:33

    Viradinho de Banana
    Esta receita é mineira, aprendi com uma amiga, é otimo pra matar a fome…só não sei se aí vc acha farinha de milho…
    1 banana, fatiada bem fina; 2 colheres de açucar refinado, 2 fatias de queijo meio cura ( um que dê pra derreter e ficar puxa) 2 colheres de farinha de milho.
    Reserve a farinha, e coloque os outros ingredientes numa frigideira, e deixe “juntar caldinho” e o queijo derreter..acrescente a farinha de milho, misture e pronto…comer quentinho é melhor ainda…rrss…só não pode se preucupar com calorias….rrsss
    Continue com o blog, que adoro
    Fabiana
    (fabi.valim@hotmail.com)

    Responder
  6. palpi disse:
    26 de dezembro de 2007 às 16:57

    Este blog é ótimo e já está entre os meus favoritos. Achei através do Querido Leitor.
    Um 2008 ainda mais criativo pra vcs.
    Beijo

    Responder
  7. no more lies disse:
    26 de dezembro de 2007 às 19:41

    Esse biscoito é tipo Amaretto? Parece um pouco, na foto…

    Responder
  8. no more lies disse:
    26 de dezembro de 2007 às 19:41

    Esse biscoito é tipo Amaretto? Parece um pouco, na foto…

    Responder
  9. andrea disse:
    26 de dezembro de 2007 às 22:37

    eliete, legal a sua dica vou tentar

    fabiana, obrigada pela receita!! adoramos :-)

    shabby chic, sim acho que é um tipo de amaretto !!

    Responder
  10. katia disse:
    27 de dezembro de 2007 às 08:07

    Obrigada pela receita , vou fazer hoje depoiis digo tá ,
    feliz 2008 que seja com excesso de criatividade , dedicação e amor , pra todas nós ,,,
    beijocas

    Responder
  11. katia disse:
    27 de dezembro de 2007 às 08:07

    Obrigada pela receita , vou fazer hoje depoiis digo tá ,
    feliz 2008 que seja com excesso de criatividade , dedicação e amor , pra todas nós ,,,
    beijocas

    Responder
  12. Anonymous disse:
    28 de dezembro de 2007 às 21:10

    Amei, amei o bolg!
    Não sei fazer nada, mas só de lê já me sinto mais prendada.
    Obrigada

    Responder
  13. no more lies disse:
    30 de dezembro de 2007 às 00:22

    Meninas,
    Fiquei encanadíssima com os biscoitos e descobri duas coisinhas ;o)
    A primeira é um biscoito Cantuccini (que parece ser um tipo de biscoito comum na Itália)à venda no Pão de Açúcar ( http://www.paodeacucar.com.br/detalhe.asp?categoria=catBiscoito&subcategoria=&idproduto=4310433 )e a outra é uma receita do biscoito:
    http://www.matterello.com.br/matterello/receitas.php?&acao=ver&id=20
    , que deve ser delicioso…
    Um ótimo 2008 a todas!

    Responder
  14. Claudia disse:
    31 de dezembro de 2007 às 10:04

    – Eliete, obrigada pela dica do pompom!
    – Monica, depois conta da experienca com os cookies.
    – Fabi, nao tem queijo meio cura em Londres. Essa eu anoto pra experimentar o dia que estiver em SP.
    – Shabby, o biscoito e’ esse mesmo: italiano e feito com amendoas :-)

    Responder
  15. 03 de Janeiro de 2008 às 15:40

    Adoro vir visitar este blog :) Sempre a aprender coisas fantásticas!!!!!! E hoje vou pôr mãos à obra e experimentar esta receita :) afinal de contas todos os passo-a-passo neste blog dão sempre certinhos!

    Responder
  16. Sidney disse:
    31 de Maio de 2009 às 21:37

    estou visitando pela 1 vez esse blog e vi q tem coisas muito legal.
    Eu adoro artesanato gosto de cozinhar. Parabens vou continuar nas visitas e ver no q posso contribuir… beijos Sidney

    Responder
  17. Sidney disse:
    31 de Maio de 2009 às 21:37

    estou visitando pela 1 vez esse blog e vi q tem coisas muito legal.
    Eu adoro artesanato gosto de cozinhar. Parabens vou continuar nas visitas e ver no q posso contribuir… beijos Sidney

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»