25 abr 08
blogueira convidada
Divulgação para todos
por Andrea

Divulgação dos seus produtos
Ilustra por Cláudia, F de Feltro.

Texto por Cris Paz, blogueira convidada.

Quando pensamos em divulgação, vem logo na nossa cabeça sair com os nosos produtos na grande imprensa. Mas este é apenas um dos canais de divulgação, e nem sempre é o mais indicado. A dispersão é enorme pois falamos com milhares de pessoas, mas quais realmente são consumidores de nossos produtos? Quer um exemplo? Dia desses, uma criação da Chez Cris foi publicada numa grande revista, de circulação nacional, lida por milhares de brasileiros em todo o país. Não recebi um telefonema sequer. Porém, uma nota publicada num blog de uma moça, especializada em terapia floral, gerou vendas e clientes fiéis que adoram a marca e consomem os meus produtos até hoje. Engraçado, né? Isso acontece porque a divulgação foi mais focada, um número menor de pessoas leu, mas as pessoas que leram tinham um potencial de consumo bem maior para os meus ítens.

O mais importante de tudo, é entender que divulgar um produto, independente do tamanho da empresa, está atrelado à estratégia do seu negócio, ou seja, temos que entender direitinho nossa marca, nossos produtos e o perfil dos nossos clientes. Para isso, antes de qualquer coisa pracisamos parar para pensar:

    • Quem é o seu público-alvo? (quem compra? ou tem potencial para comprar?)

 

  • Qual é a sua área de atuação? (cidade, país inteiro, mercado internacional ?)

 

 

  • Quais são os seus objetivos em relação ao craft-business?

 

Bem, e na prática, o que eu posso fazer ?

Precisaria de muitos e muitos posts, ou talvez até um blog inteiro, para falar sobre divulgação e promoção de produtos/marcas/serviços. Portanto, vou destacar apenas algumas ações, acessíveis para gente como a gente , com orçamento curto e que dão resultado:

* Material de apoio: o primeiro passo para divulgar nossa marca é ter um bom material de apoio. Cartão de visita, queridas, é essencial. Este item não dá para ficar sem de jeito nenhum. O investimento é baixíssimo. Dá para encontrar gráfica que cobram a partir de R$ 19,90 o milheiro. Uma crafter que quer obter sucesso no mundo dos negócios não pode viver sem isso! Os meus andam na bolsa, encontrei uma amiga, antes de ir embora, cartão básico pra ela. Festa dos amiguinhos do seu filho, distribuição de cartão para as mamys e assim vai. Estas gráficas também produzem postais, flyers e catálogos. Atualmente trabalho com esta aqui, que tem bons preços e o resultado da impressão é boa.

* Use seus produtos:Outro dia numa feira de negócios, encontrei uma designer que faz uns colares maravilhosos! Mas olha só que coisa, nunca a vi usar uma peça produzida por ela mesma. Gente, a maior vitrine de nossas criações, somos nós mesmas, nossas casas, filhos, maridos, cão, gato, etc. Não importa se você faz produtos para mulher, para casa ou para criança, o importante é que você seja a primeira pessoa a prestigiá-los, só assim as demais pessoas (potenciais consumidores) irão valorizá-los.

* Parcerias locais:São fundamental para nós crafters que não temos capital para grandes investimentos. Comece com parcerias pelo seu bairro. Quer exemplo de algumas?

– Condomínios: Converse com porteiros e zeladores, peça para eles distribuirem seus flyers. Em troca, pode dar um brinde.

– Banca de jornal: Faça amizade com o jornaleiro, se a balca for legal você pode pedir para ele distribuir cartões ou flyers de sua marca. Em troca, você pode fazer algum produto para ele sortear entre a clientela.
– Salão de cabeleireiro: Se eles promovem sorteios, você pode entrar com os produtos e a dona do salão se encarrega de divulgar. Para concorrerem as clientes devem preencher um cadastro. Esses dados de mailling serão úteis tanto para você quanto para o salão, para futuras promoções e lançamentos.

* Blog: Gratuito e fácil de mexer. O segredo está na atualização do blog, de preferência diária. Nele você pode criar um elo de comunicação com suas clientes e possíveis consumidoras. Várias crafters que frequentam a comunidade do Superziper fazem blogs, tem até um tópico com os blogs no Flickr. Um detalhe que deve ser visto com muito carinho são as fotos dos produtos que vocês colocarão no blog. Uma foto feia pode destruir um produto bacana. Calma, calma… não precisa ser fotógrafo profissional para realizar boas fotos, veja algumas dicas aqui. Na Internet dá para aprender com sugestões para fotógrafos amadores, como nós. Vale pesquisar.

* Networking na Internet: Mantenha bom relacionamento com outros blogueiros. Comente sempre colocando o link para o seu blog. Na Internet a o bom relacionamento contribui demais para a divulgação e gera boca-a-boca, fundamental no mundo dos negócios.

* Rede sociais: Os especialistas de marketing destacam como a última novidade em ferramenta para a divulgação e promoção de produtos pela Internet as “redes sociais”. Trata-se de Orkut, MySpace, Flickrs, Youtube, Via6 e blogs. São uma oportunidade de divulgar em larga escala e com forte poder do que eles chamam de “buzz marketing”. Um blog com qualidade editorial atrai audiência cativa e, consequentemente, vendas.

* Monte um cronograma de ações de divulgação: Assim você consegue se programar para o ano todo. Leve em consideração datas comemorativas, assim você pode se programar e decidir o que fará para divulgar em cada uma delas.

*Faça um Mailling: É muito importante montar um cadastro de clientes e atualizá-lo sempre. No meu caso quando preciso de atualização, promovo algum sorteio. Preparo um e-mail informando iremos sortear tal produto, para concorrer basta preencher os dados. Ações assim mantêm o meu cadastro de clientes sempre fresco.

***ATENÇÃO! Se estruture para atender a demanda***

Não adianta nada criar o maior esquema de divulgação se você não tem como atender aos pedidos que chegarem. A pior coisa em qualquer área de atuação é o não cumprimento de prazos de entrega. Por isso, para não “se queimar”, estruture-se!

Dicas de boa leitura

Dois livros que estou lendo atualmente, para aquelas que querem entender um pouco mais sobre divulgação, promoção e marketing:

* Plano de Marketing, de Vicente Ambrósio: Fala sobre todas as etapas para um planejamento. O negócio é entender o conteúdo e adaptar para sua realidade de crafter.

* Marketing Promocional, de João De Simoni Soderini Ferracciu: Um livro bárbaro, com mil idéias de divulgação/promoção.


Gente, para fechar minha participação aqui no Superziper, não percam o post da próxima semana: vendas! Até lá ;)

30 ZigZags
  1. 25 de Abril de 2008 às 16:54

    Eu juro que vou ler tudinho.

    Mas queria comentar o desenho que ficou ótimo!

    Responder
  2. Alessander Guerra disse:
    25 de Abril de 2008 às 19:57

    Cris arrasou, mostrou que sabe tudo de divulgação e como torná-la acessível a todos que quiserem trabalhar de verdade!

    bjs
    Alessander Guerra
    http://www.cuecasnacozinha.com

    Responder
  3. Alessander Guerra disse:
    25 de Abril de 2008 às 19:57

    Cris arrasou, mostrou que sabe tudo de divulgação e como torná-la acessível a todos que quiserem trabalhar de verdade!

    bjs
    Alessander Guerra
    http://www.cuecasnacozinha.com

    Responder
  4. Lavínea disse:
    25 de Abril de 2008 às 21:44

    Dicas de ouro!!!
    Parte delas tenho aprendido na marra. As que não me tinham passado pela cabeça ainda vão agorinha mesmo pra minha lista de prioridades.
    Amei!
    Beijos

    Responder
  5. Lavínea disse:
    25 de Abril de 2008 às 21:44

    Dicas de ouro!!!
    Parte delas tenho aprendido na marra. As que não me tinham passado pela cabeça ainda vão agorinha mesmo pra minha lista de prioridades.
    Amei!
    Beijos

    Responder
  6. 25 de Abril de 2008 às 22:41

    qFantástico Cris!!!
    Já tô com saudade de vc por aqui…
    Beijos e trabalhar é preciso!!!

    Responder
  7. 25 de Abril de 2008 às 22:41

    qFantástico Cris!!!
    Já tô com saudade de vc por aqui…
    Beijos e trabalhar é preciso!!!

    Responder
  8. 26 de Abril de 2008 às 15:15

    adorei as dicas! realmente um blog bem estruturado, um bom relacionamento virtual e o cumprimento dos prazos é fundamental! bjao! :D

    Responder
  9. Anonymous disse:
    26 de Abril de 2008 às 15:40

    wow…
    muito boa a matéria, to sem palavras, visito seu blog toda semana e fiquei surpreso com o post dos cartões de visita e agora esse…. sem comentários…

    quero te agradecer imensamente por colocar o link da gráfica, sou do interior de são paulo e por aqui as graficas são muuuuito caras.

    mais uma vez obrigado e continue postando mais nessa categoria, todos os internautas vou gostar muito e tenhoc erteza que vai atrair muita gente para seu blog.

    Responder
  10. 27 de Abril de 2008 às 13:37

    Agora eu li tudo! Ficou bacana demais!

    Aconselho a quem quiser saber mais coisas os cursos gratuitos, online, do SEBRAE, em particular o Aprendendo a Empreender, que pode parecer bobinho mas tem coisa boa no meio!

    Cris, você tá de parabéns pelo post!
    SZs, vocês tão de parabéns por ter chamado a moça aí!

    Responder
  11. Barbara Heliodora disse:
    27 de Abril de 2008 às 20:11

    Oi Cris,
    Estou fazendo o plano de negócios do meu craft biz, q vai se chama Maria Quitéria.
    Estive pensando em criar um blog contando essa ‘jornada’, minhas descobertas e postando dicas úteis.
    Acho que seria bom para trabalhar a parte social e talvez até para criar um burburinho e o pessoal ficar curioso em saber o que vai sair. Além de ser útil para outras pessoas.
    Mas algumas pessoas me disseram que idéia não é boa, pois pode acabar informando demais sobre os “bastidores” da empresa.
    O que vocês acham?
    BTW: AMEI o post! Uma das minhas maiores dificuldades é o marketing mesmo! Vou ver se compro os livros essa semana ainda!!!
    Beijinhos

    Responder
  12. andreia disse:
    28 de Abril de 2008 às 10:37

    Amei a materia, amei o desenho!
    parabens cris e as meninas do superziper.

    Responder
  13. arteamano disse:
    28 de Abril de 2008 às 14:55

    Cris, estou adorando as suas dicas e já comecei a colocar algumas em prática.
    Sou nova no mundo craft, e se quiserem dar uma olhada nos meus trabalhos, o endereço é: http://flickr.com/photos/arteamano

    Karla Fernanda Armond

    Responder
  14. 28 de Abril de 2008 às 23:25

    muito bom o texto!
    Inclusive minha fase deste momento é a não criativa, mas só me dei conta do pq não tô conseguindo criar agora, que li tudo que tu escreveu! meu bloqueio veio dessa minha fala de compromisso, quero trabalhar de verdade e isso exige planejamento, postura, enfins ter uma propósito e uma real intenção! será que eu quero mesmo isso?
    Valeu! vou cozinhar isso um pouco.

    Responder
  15. Celly disse:
    29 de Abril de 2008 às 10:53

    Fantástico artigo, com tudo o que a gente precisa saber sobre divulgação unindo a internet ao contato pessoal , muito bom ! Estou montando uma apostila com esses artigos maravilhosos, a equipe do Super Ziper está de parabéns e muito obrigada Cris por compartilhar conosco sua experiência !!
    Bjs !!

    Responder
  16. Celly disse:
    29 de Abril de 2008 às 10:53

    Fantástico artigo, com tudo o que a gente precisa saber sobre divulgação unindo a internet ao contato pessoal , muito bom ! Estou montando uma apostila com esses artigos maravilhosos, a equipe do Super Ziper está de parabéns e muito obrigada Cris por compartilhar conosco sua experiência !!
    Bjs !!

    Responder
  17. 29 de Abril de 2008 às 13:19

    Olá e muito boa tarde.
    Como “fã” do seu blog, é com muito gosto que me deparei com esta informação ,que muito útil será, para todoas(os) nós.~
    Obrigada.
    E aproveitando a sua deixa será muito bem recebida nas koisasKomuns.
    Um beijinho e disponha se precisar de alguma coisa.
    http://www.koisaskomuns.blogspot.com
    Cordialmente
    Helen

    Responder
  18. 29 de Abril de 2008 às 13:19

    Olá e muito boa tarde.
    Como “fã” do seu blog, é com muito gosto que me deparei com esta informação ,que muito útil será, para todoas(os) nós.~
    Obrigada.
    E aproveitando a sua deixa será muito bem recebida nas koisasKomuns.
    Um beijinho e disponha se precisar de alguma coisa.
    http://www.koisaskomuns.blogspot.com
    Cordialmente
    Helen

    Responder
  19. Ana Rosas disse:
    29 de Abril de 2008 às 21:04

    AMEI essas dicas!!!! Vou comprar os livros!!!! Brigadão!!!!
    Ah! Te linkei no meu blog (www.scrapbookingbyanarosas.blogspot.com), ok?
    Ana Paula Rosas

    Responder
  20. Ana Rosas disse:
    29 de Abril de 2008 às 21:04

    AMEI essas dicas!!!! Vou comprar os livros!!!! Brigadão!!!!
    Ah! Te linkei no meu blog (www.scrapbookingbyanarosas.blogspot.com), ok?
    Ana Paula Rosas

    Responder
  21. 30 de Abril de 2008 às 21:17

    Olá eu sou a Helena Almeida, sou Portuguesa e há bem pouco tempo que eu ando na Net. Isso quer dizer que eu entendo muito pouco de tudo isto.No entanto como gosto muito de trabalhos manuais,criei um blog para tentar divulgar os meus trabalhos. Gostava de ter amizades com outras blogueiras e por favor se puder dê.me a sua opinião. o meu blog é http://(RE)criacoeshelena.blogspot.com

    Responder
  22. 04 de Maio de 2008 às 10:56

    Bom dia!!Quero parabenizar a todos neste execelente blog,tenho muitas dificuldades em estar fazendo atualizações em meu blog,sem que tenha sempre de depender da minha filha,uma é pela maquina fotografica que ainda não sei usar,outra é a postagem de minhas artes no blog. Tem como vocês me ajudarem,para que eu não fique sempre nesta dependencia? Preciso urgentemente saber como,pois tambem preciso aprender de como viver do meu artesanato.Sou cadeirante profissional da area da saúde e não tenho muita chance,pra estar atuando fora de minha casa.Amo artesanato,faço trico,croche,ponto cruz e pintura em tecido.Tenho 56 anos,precisaria arrumar um patrocinio pra que possa começar pois financeiramente esta muito dificil.De qualquer forma grata por todas as informações que poderem me dar.Blog;www.giovanasblog.blogspot.com

    Responder
  23. 04 de Maio de 2008 às 12:30

    Fantásticas suas dicas:pra quem esta começando é uma ajuda que sem duvida sempre muito importante.Tive um problema com vendas de chaveiros aqueles de metal com letrinhas.Vendia a um bom preço, depois descobri que quem o vendia no bazar vendia pelo triplo.Com isso não houve mais procura e simplesmente deixei de vendê-los.Sem contar que no começo comprava kitis pra montá-los me endividei e foi muito dificil terminar de pagar.

    Responder
  24. 04 de Maio de 2008 às 12:30

    Fantásticas suas dicas:pra quem esta começando é uma ajuda que sem duvida sempre muito importante.Tive um problema com vendas de chaveiros aqueles de metal com letrinhas.Vendia a um bom preço, depois descobri que quem o vendia no bazar vendia pelo triplo.Com isso não houve mais procura e simplesmente deixei de vendê-los.Sem contar que no começo comprava kitis pra montá-los me endividei e foi muito dificil terminar de pagar.

    Responder
  25. Claudia disse:
    05 de Maio de 2008 às 09:39

    oi giovana, respondi seu comentário no seu email do Hotmail, o mesmo que está no seu perfil do blogger.

    carola, andreia, obrigada pelos elogios ao desenho ^-^

    barbara, sobre a idéia do blog, a resposta é “depende”. sugiro que você pesquise como empresas que você admira usam blogs e você vai chegar na sua própria conclusão. olha esse aqui por exemplo ;-) http://heatherbailey.typepad.com/trash_ties/2007/12/index.html

    helen, helena, ana rosas, karla, voltem sempre!

    Responder
  26. Anonymous disse:
    05 de Maio de 2008 às 19:41

    Lindos os desenhos !!!!!!!Muito fofos !!!!!!
    Continuem assim meninas !!!!
    Vocês são ótimas !!!!!!!!!
    Adorei a entrevista !!!!!!!

    liliblueberrie

    Responder
  27. 09 de Abril de 2010 às 18:33

    Adorei as dicas e idéias.
    Tenho vontade de fazer algumas parcerias, mas não sabia por onde começar…
    Abraços
    Lilian

    http://exuberancelingerie.blogspot.com

    Responder
  28. Rejianne Sausen disse:
    21 de novembro de 2011 às 11:11

    Pela data dos comentários esse post está por aqui a muito tempo. Mas ainda é bem atual. Vai me ajudar bastante a divulgar meu trabalho de decoradora de casamentos. Obrigada!!

    Blog: http://www.encantosimples.blogspot.com

    Responder
  29. Luh disse:
    23 de dezembro de 2011 às 11:47

    Parabéns pelo post muito útil…

    Responder
  30. Matheus disse:
    13 de Fevereiro de 2015 às 11:20

    Para os cartões, flyers e folders , tem uma gráfica muito boa que é a gráfica K9, indico a todos …

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»