29 maio 08
outros bla bla blas
Zakka & Shinzi Katoh
por Andrea

Zakka - Shinki Katoh

Vocês sabem o que é ZAKKA ?
Com certeza quem costuma folhear revistas japonesas de crafts como nós já esbarrou com esta palavra em algum momento. ZAKKA é um temo japonês que ao pé da letra significa “muitas coisas”. Mas o significado vai bem mais além destas duas palavinhas.

ZAKKA é um termo usado que se usa para traduzir aquele visual artesanal limpo e clean que começou no japão e invadiu o ocidente nos últimos anos. Mais que um conceito, o ZAKKA reflete um estilo de de vida regado a formas simples, cores suaves e design sem muitas firulas. Pense naquele seu novo livro japonês de crafts….. Sabe aquela foto bem minimalista de uma bolsinha feita de composê xadrex e linho e com um bordadinho fofo num canto ? Isso é ZAKKA. Pense em tecidos de alta qualidade com desenhos meigos em cores neutras. Também é ZAKKA. O ZAKKA é um estilo fundamentalmente simples mas que não é de jeito nenhum simplório. Ela sabe ser minimalista e bonito na medida certa, sem exageros.

Mas olhar é melhor que falar. Um dos designers que melhor expressam o estillo ZAKKA e que já conquistou o mundo é Shinzi Katoh. Ele é um designer e ilustrador japonês com um traço bem característico e que desenvolveu uma linha extensa de produtos lindos, para uso pessoal e para a casa, todos no estilo ZAKKA. A linha atual de Katoh San tem inclui bolsas, garrafas, cadernos, louças, estojos, produtos para o lar muito mais.

Conheci Shinzi Katoh pela primeira vez há um ano atrás quando me deparei com os tecidos exclusivos criados com ilustrações de seus personagens. Imediatamente me apaixonei pelo traço minimalista e meio retrô. As estampas são daquelas que dá vontade de guardar e ficar só admirando, sem cortar !
Minha nova paixão são a nova linha de bento boxes e bolsas. A minha sacola de compras da personagem Sheri já é meu xodó mas com tantos modelos lindos já tenho planos para aumentar a minha coleção.

Se cuida Hello Kitty, Shinzi Katto e a turma do Zakka vêm aí :) !

******************************
Quer conhecer mais e babar um pouco mais ?
* Shinzi Katoh, o site oficial internacional
* ShinziKatoh, o site oficial japonês
* Grupo de fãs do Shinzi Katoh no Flickr

********************************
Também no Superziper: Se você curte design japonês confira o nosso post sobre as pose dolls vintage. Citamos a designer Ayumi Uyama, outra ilustradora/ designer contemporânea de grande destaque no mercado japonês e que está alcançando fama mundial.

26 maio 08
casa craftoutras técnicas
DIY: Prateleira de régua de madeira
por Claudia

Prateleira de metro .1

Sabe quando você está em uma loja, vê uma coisa legal, mas ao invés de comprar, você pensa “ah…. mas isso eu sei/posso fazer!”. Tive este momento em uma lojinha em East London chamada Shelf. O problema é que normalmente entre pensar e executar passam-se meses – ou pior, muitas vezes a gente acaba nem indo atrás. Mas dessa vez, a opção de comprar não existia – o que vi não estava à venda, era apenas uma prateleira para expor produtos. O interessante é que era feita a partir daquelas réguas de 1 metro de madeira. Pela própria natureza do material, são prateleiras bem estreitas, da largura da régua, feitas para expor coisas leves, de papel, como cartões e postais. Se você tiver o Adobe Shockwave Player instalado no seu micro, clicando neste link você pode fazer uma visita virtual 360 graus pela loja e ver as prateleiras originais.

Fiz a prateleira que vocês vêem na foto acima, instalada numa parede próxima ao criado-mudo daqui de casa. Adorei o resultado, assim posso deixar fotos e pequenos objetos queridos perto da minha cama.

O tutorial que vocês verão a seguir é a minha ‘releitura’ desta prateleira – inclusive já está em uso há mais de uma semana e não caiu, hehehe, continua firme e forte :-) Os passos a seguir são apenas uma recomendação – a execução pode variar conforme os materiais e ferramentas que você tem em casa. Eu mesma tinha planejado fazer de uma forma, mas acabei adaptando a receita, usando o que eu tinha em mãos.

Você vai precisar de:
. 1 régua de um metro de madeira
. tubo de alumínio de 2 ou 3mm de diâmetro
. lixa
. cola para madeira
. gancho com rosca (‘pitão de ferro com rosca para madeira‘ é o nome oficial ;-)
. pregos pequenos
. lápis
. serrinha
. martelo

Prateleira de metro .2 Prateleira de metro .3

Vamos ao passo-a-passo!

1. Como você pode ver na foto lá de cima, a prateleira é em formato de U. Antes de colocar a mão na massa, a primeira coisa que você precisa saber é que tipo de objetos pretende colocar e onde você vai colocar a prateleira. O tipo de objeto vai influenciar a altura das laterais. A parede vai influenciar o tamanho da base. No meu caso, as laterais tinhas 8,5 cm e a base 70 cm (a soma não dá um metro porque descartei um pedaço da madeira). Para ajudar, segure alguns dos objetos perto da ponta da régua. Você quer a lateral da mesma altura, mais alto, mais baixo?

2. Decisão feita, pegue a serrinha e corte a primeira lateral.

Prateleira de metro .4

3. Aproxime o pedaço cortado com a outra ponta da régua e marque com um lápis o lugar do corte.

Prateleira de metro .5

4. Corte a segunda lateral.

5. Lixe todas as beiradas para tirar as rebarbas da madeira e dar um acabamento melhor. Uma superfície uniforme também vai ser útil para aplicar a cola.

6. Hora de colar as laterais com a base. Eu usei U-hu, uma cola universal que também serve para madeira. Leia a embalagem antes e certifique-se quanto tempo esperar até que a cola seque por completo.

7. Esta etapa é OPCIONAL. Além da cola, eu também coloquei dois preguinhos para reforçar. CUIDADO ao fazer isso, a madeira racha facilmente.

8. O tubinho de alumínio deve ser preso de uma lateral até a outra para servir como proteção para os objetos, para não caírem. A minha solução foi lixar um pedaço da madeira de forma arredondada para encaixar a peça (foto abaixo).

Prateleira de metro .6

9. Faça o mesmo na outra lateral, na mesma altura.

10. Cole o tubinho na madeira (eu usei Superbonder). Espere o tempo necessário para secar totalmente.

11. Prenda um pitão (gancho com rosca) em cada lateral, rosqueando a peça na madeira.

12. A prateleira está pronta, só falta pregá-la na parede. Leve-a até o local escolhido e marque com lápis os buracos para os pregos.

13. Coloque os pregos, encaixe a prateleira e coloque os enfeites!

Prateleira de metro .7

Vale a pena dar uma olhada nestas duas fotos no tamanho original:
foto 1: aqui dá para ver como a madeira rachou. Dá para ver também em detalhe o espaço lixado onde você vai encaixar o tubinho.
foto 2: resultado final, na parede, com o tubinho servindo de ‘grade de proteção’

* * * * * * * * * *
Também no Superziper: Aprenda a fazer um cabideiro de parede usando a técnica da decupagem para dar um acabamento diferenciado. Ele também pode fazer as vezes de porta-chaves :-)

 

21 maio 08
outros bla bla blas
Para marinheiras de primeira viagem no Ebay
por Claudia

Pretinha Ebay

Você já se rendeu ao Ebay? Hoje em dia, uma série de hobbies são alimentados inteiramente pela Internet – vide a febre da boneca Blythe e similares aqui no Brasil. Como ainda muita gente nos procura porque se sente insegura de fazer uma compra pelo Ebay preparamos uma lista de dicas que podem ser úteis para as Ebay-newbies, em todas as etapas do processo de compra. O site não é um bicho de sete cabeças, mas exige bastante atenção na hora da compra e uma certa dose de netiquette no contato com os vendedores online.

Aqui vão as nossa dicas, baseadas em experiência própria, depoimentos de leitoras* e um artigo sobre anúncios de produtos falsos online da revista Wired:

* * * * * * Prepare-se, pesquisa é a chave do negócio * * * * * *

1) O site é todo em inglês. Se você não é domina a língua, chame um parente ou amigo para ajudar na tradução. Em último caso, apele para sites de tradução online. Às vezes, uma palavra pode fazer toda diferença na hora de decidir por uma compra.

2) Ao fazer uma busca por produtos, brinque com as formas de ordenar (por ordem de finalização, por preço, etc). Nem sempre o menor preço é o melhor, porque vendedores cobram preços diferentes para frete. Pesquise “preço + frete”, facilita muito! Você pode ainda salvar as suas buscas e optar por receber um email de alerta sempre que um produto X ou Y for colocado à venda.

3) Se achou o produto que buscava, agora é a hora de conferir a reputação do vendedor. Tem 100% de feedback positivo? O que dizem os feedbacks negativos? Ao checar feedbacks, leve em conta que existem grandes e pequenos vendedores no Ebay – existem lojas, power sellers e pessoas físicas que têm apenas poucos itens a oferecer. Um pequeno vendedor pode ter 100% de feedback positivo, mas ter feito apenas uma dúzia de vendas. Preste atenção.

4) Se o vendedor tiver um histórico pequeno e mesmo assim você quiser fazer a compra, experimente fazer uma busca do nome/ ID no Google ou Yahoo People Search. Você pode encontrar comentários sobre a pessoa em fóruns e blogs e usá-los como referência.

5) Especialmente para bonecas Blythe e afins existe uma lista de discussão em inglês chamada Bad Dolly Deals. É la que gente de todo mundo coloca infomações sobre maus vendedores e consultam sobre a idoneidade de algum vendedor suspeito. Vale a pena, principalmente se você estiver comprando uma boneca cara de um pequeno vendedor!

6) Use e abuse do sistema de perguntas e respostas, tanto para tirar dúvidas como para tentar negociar valor de frete. Se houver uma diferença muito grande de fuso horário, prepare-se para uma certa demora nas respostas.

7) Para comprar no Ebay é fundamental ter uma conta no Pay Pal, que por sua vez é atrelada a um cartão de crédito internacional. Se você não tem cartão internacional, o Banco do Brasil oferece para contas universitárias um cartão de crédito internacional sem custo adicional – a anuidade é de R$ 48.

8) Se gostou de um produto, antes de dar o lançe verifique se o vendedor entrega mesmo no Brasil e o custo do frete. Nem todos fazem entregas internacionais. Caso o valor do frete para o Brasil não esteja especificado no menu do produto, escreva para o vendedor perguntando o valor exato e a modalidade de envio que ele oferece.

* * * * * * Compre! * * * * * *

9) Existem dois tipos de modalidade de venda no Ebay: o Buy It Now (compre agora) e o leilão. No Buy It Now, como o próprio nome já diz, você clica e compra na hora. No leilão, as pessoas têm que dar lances até o final, o que pode durar vários dias. Não recomendo o leilão para as mais ansiosas, heheh. As vezes é até possível contatar o vendedor e oferecer um preço para que ele coloque o produto que você quer na modalidade Buy it Now, mas isso é meio raro. Normalmente se o produto é muito disputado ou raro, eles preferem deixar rolar o leilão até o final.

10) Ao entrar num leilãp, você insere o valor máximo que quer pagar por determinado produto. O robô do Ebay vai dar lances automáticos por você até chegar naquele valor que indicou. Se alguém der algum lance maior que o seu (outbid) você tem que aumentar o seu lance para continuar no leilão ou desencanar do produto.

11) Em leilões disputados as pessoas dão lances até o último minuto, ou até último segundo! Imagine gente de várias partes do mundo de madrugada esperando os minutos finais do leilão para dar lances em Blythes da Kenner :) . Então, se você gostou de um produto raro e não quer dar um lance por impulso, clique no botão “watch this item”. Marque na agenda o dia e o horário que o leilão terminará e quando chegar a hora fique em frente da tela do computador com uma conexão bem rápida!!!! E tome uma dose de Maracujina também :)

12) Evite os envios que não possuam rastreamento online ou seguro. Pedindo seguro (o valor varia conforme o caso, as vezes é apenas 1 dólar a mais) você recebe o dinheiro de volta caso o produto extravie. A modalidade de envio mais rapida e segura é o EMS (equivalente ao nosso SEDEX Mundi, chega em aproximadamente 5 dias úteis) – mas se quiser economizar um pouco vale também tentar um Registered Air Mail, que leva aproximadamente de 20-30 dias.

* * * * * * Pague com Paypal * * * * * *

13) Ao dar um lance num produto em leilão, você automaticamente está assumindo o compromisso de, se ganhar, pagar o produto. Normalmente o prazo para pagamento é de 3 a 5 dias após a data da finalização do leilão. Lembre-se que se você não pagar o vendedor, você corre o risco de ter a sua conta supensa. Então, pense muito bem antes de começar a dar lances num produto.

14) Se você quer comprar mais de um produto do mesmo vendedor, a dica quente é pedir um frete combinado, o “combined shipping“. Isso não significa muita economia para produtos grandes, como bonecas, mas geralmente é compensa para ítems pequenos como aviamentos e roupas de boneca.

15) O pagamento é sempre feito, ao final do leilão, antes do vendedor enviar o produto. Tem gente que recomenda conseguir o telefone do vendedor para conversar sobre os detalhes do pagamento – vale tentar se for algo de valor alto. Nunca tentamos isso, não sei se isso é algo que rola no Ebay, no Mercado Livre pode até ser.

16) Pague sempre peloPaypal, é seguro e garante o extorno do dinheiro caso do vendedor (toc toc toc na madeira) dar o “calote” e não entregue o produto pelo qual você pagou.

* * * * * * Receba o produto e dê seu feedback * * * * * *

17) Recebeu tudo direitinho? Que bom! Recebeu um produto errado ou que não corresponde à descrição? Contate o seu vendedor e negocie uma troca/ substituição. Os bons vendedores geralmente evitam parte do problema fazendo uma descrição bem detalhada do produto. Caso você tenha razão, o produto não corresponda à descrição e o vendedor não se prontifique a trocá-lo, contate o Ebay. Existem mecanismos próprios do site para resolver impasses entre vendedores e compadores.

18) Se a compra foi legal e você recebeu o produto direitinho marque o vendedor como seu favorito e dêe feedback positivo. Eu mesma (Andrea) já tenho a minha lista de favoritos e compro sempre que possível com as pessoas que confio.

19) Lembre-se que o Ebay é uma via de duas mãos. O vendedor também vai dar ofeedback sobre a transação que fez com você. Bom senso é a chave aqui, como em qualquer lugar.

20) Vale lembrar que todas essas dicas não são garantia absoluta de que não vão acontecer problemas. Como tudo na vida, comprar no Ebay é divertido, mas exige esforços para minimizar o risco de dor de cabeça.

E é claro que o Ebay é o verdadeiro mercado online e serve tanto para compras como para vendas. Mas vendas são assunto para um outro post, aguardem :)

*************************************
* Colaboraram neste post: Andrea, Carola, Érika, Lau e Giselle Gergelim – todas elas são ebayers assumidas e pertencem ao grupo do Superziper no Flickr.

20 maio 08
outros bla bla blas
Cadê meu alicate? Sumiram com minha tesoura?
por Claudia

Neste sábado fiz um programa muito legal: passei o dia visitando ateliês de design-makers de Londres. Seria uma missão praticamente impossível se eu tivesse de organizar os encontros! Mas felizmente alguém – o CraftCentral.org, no caso ;) – cuidou de tudo isso e organizou o evento “Made in Clerkenwell“. O esquema é o seguinte: essa organização sem fins lucrativos tem dois predinhos comerciais de 4 ou 5 andares em um bairro central de Londres (o tal de Clerkenwell) – e as salas são alugadas para designers, artesãos, ceramicistas e afins. Em duas ocasiões por ano, verão e Natal, esse pessoal abre as portas de seus espaços de trabalho para visitantes, compradores e interessados. Bom, não? E lá estava eu, saciando minha curiosidade e representando o Superziper.

Cada uma das paradas merecia uma história exclusiva. Todos eram muito receptivos, falavam de seus trabalhos, estavam abertos a conversa e troca de experiências. Aproveitando que faz tempo que não damos dicas de organização, seguem duas idéias fáceis de por em prática!

Porta-alicates Usando ímã

As duas fotos são do ambiente de trabalho de três joalheiros: Dorit Schnieber, Emma Burgin e Andrew English.

A primeira é simplérrima e os materiais são fáceis de achar e manipular. Basta dobrar um arame grosso em U, “enrolar” cada uma das pontas e prender na mesa com prego ou parafuso :-)

A segunda é inspirada no cantinho de vários cozinheiros (foto) – um íma horizontal para prender objetos metálicos. Em uma busca rápida na internet por porta+facas+magnetico encontrei uma versão pró na Spicy da WMF por 235 reais e uma versão mais acessível no Mercado Livre. Fica aí a dica pra quem tem várias tesouras e não sabe mais onde deixá-las ;-)

Depois volto para contar mais do evento!

UPDATE sobre eventos similares no Brasil:
. Arte na Vila (SP): fim-de-semana onde ateliês da Vila Madalena deixam suas portas abertas para visitantes verem suas obras e conhecerem os artistas. Alguns oferecem cursos, workshops e demonstrações de suas técnicas (link sobre o evento em abril de 2008)
. Arte de Portas Abertas (RJ): ateliês do bairro de Santa Tereza abrem suas portas à visitação (link sobre o evento em julho de 2007)
. Circuito das Artes (RJ): artistas com ateliês no Jardim Botânico recebem visitantes em seu local de trabalho (link sobre o evento em agosto de 2007).

* * * * * * * * * *
Também no Superziper: Em dezembro do ano passado, inspirada em uma matéria da revista Martha Stewart Living, a Andrea encapou uma caixa de Melissa e fez dela um lugar especial para guardar rolos de fitas :-) Fez sucesso!

Página 1 de 3123