20 maio 08
outros bla bla blas
Cadê meu alicate? Sumiram com minha tesoura?
por Claudia

Neste sábado fiz um programa muito legal: passei o dia visitando ateliês de design-makers de Londres. Seria uma missão praticamente impossível se eu tivesse de organizar os encontros! Mas felizmente alguém – o CraftCentral.org, no caso ;) – cuidou de tudo isso e organizou o evento “Made in Clerkenwell“. O esquema é o seguinte: essa organização sem fins lucrativos tem dois predinhos comerciais de 4 ou 5 andares em um bairro central de Londres (o tal de Clerkenwell) – e as salas são alugadas para designers, artesãos, ceramicistas e afins. Em duas ocasiões por ano, verão e Natal, esse pessoal abre as portas de seus espaços de trabalho para visitantes, compradores e interessados. Bom, não? E lá estava eu, saciando minha curiosidade e representando o Superziper.

Cada uma das paradas merecia uma história exclusiva. Todos eram muito receptivos, falavam de seus trabalhos, estavam abertos a conversa e troca de experiências. Aproveitando que faz tempo que não damos dicas de organização, seguem duas idéias fáceis de por em prática!

Porta-alicates Usando ímã

As duas fotos são do ambiente de trabalho de três joalheiros: Dorit Schnieber, Emma Burgin e Andrew English.

A primeira é simplérrima e os materiais são fáceis de achar e manipular. Basta dobrar um arame grosso em U, “enrolar” cada uma das pontas e prender na mesa com prego ou parafuso :-)

A segunda é inspirada no cantinho de vários cozinheiros (foto) – um íma horizontal para prender objetos metálicos. Em uma busca rápida na internet por porta+facas+magnetico encontrei uma versão pró na Spicy da WMF por 235 reais e uma versão mais acessível no Mercado Livre. Fica aí a dica pra quem tem várias tesouras e não sabe mais onde deixá-las ;-)

Depois volto para contar mais do evento!

UPDATE sobre eventos similares no Brasil:
. Arte na Vila (SP): fim-de-semana onde ateliês da Vila Madalena deixam suas portas abertas para visitantes verem suas obras e conhecerem os artistas. Alguns oferecem cursos, workshops e demonstrações de suas técnicas (link sobre o evento em abril de 2008)
. Arte de Portas Abertas (RJ): ateliês do bairro de Santa Tereza abrem suas portas à visitação (link sobre o evento em julho de 2007)
. Circuito das Artes (RJ): artistas com ateliês no Jardim Botânico recebem visitantes em seu local de trabalho (link sobre o evento em agosto de 2007).

* * * * * * * * * *
Também no Superziper: Em dezembro do ano passado, inspirada em uma matéria da revista Martha Stewart Living, a Andrea encapou uma caixa de Melissa e fez dela um lugar especial para guardar rolos de fitas :-) Fez sucesso!

10 ZigZags
  1. .faso disse:
    20 de Maio de 2008 às 20:38

    Esses passeios são sempre interessantes! Me lembra muito o blog On My Desk (www.onmydesk.com), onde os criativos do .mundo todo mandam fotos dos seus cantinhos.

    Aquela primeira foto lembra (de longe) como organizo algumas coisas aqui, só que eu uso cordinha de varal para segurar os meus alicates (minha terceira mão), sargentos para encadernação e meus rolinhos de stencil.

    Quem quiser se assustar, olha aqui a foto:
    http://www.flickr.com/photos/mundesign/2478809212/

    Ô! Bem que vocês poderiam fazer um post assim no super, com fotos das oficinas dos leitores!

    Um grande abraço,

    .faso

    Responder
  2. 20 de Maio de 2008 às 21:36

    Ai Cláudia assim não vale…só deu água na boca…conta mais conta!!!

    Responder
  3. 20 de Maio de 2008 às 22:24

    Cláudia, aqui em SP também tem uma coisa parecida todos os anos!
    Em abril teve o Arte na Vila, que é um fim de semana onde os ateliês da Vila Madalena deixam suas portas abertas para visitantes verem suas obras e conhecerem os artistas, alguns oferecem cursos/workshops e demonstrações de suas técnicas. É bem legal!!!! E ainda engloba todos os tipos de ateliês que têm por lá!
    Esse ano não pude ir, infelizmente, mas ano que vem não perco!!!
    Beijinhos

    Responder
  4. 20 de Maio de 2008 às 23:13

    No Rio tem isso em Santa Tereza, mais de uma vez no ano mas não sei falar quando.

    Gostei demais da idéia do imã mas eu já acumulo tanta estática que acho que tomaria choque toda hora das tesouras…

    Responder
  5. 20 de junho de 2008 às 15:00

    Bacana. Gostei do psot.
    No Rio, há também o Circuito de Artes do Jardim Botânico, que acontece em agosto.
    Sucesso!

    Responder
  6. 20 de junho de 2008 às 15:00

    Bacana. Gostei do psot.
    No Rio, há também o Circuito de Artes do Jardim Botânico, que acontece em agosto.
    Sucesso!

    Responder
  7. Claudia disse:
    29 de junho de 2008 às 14:13

    Oi Patrícia, obrigada pela dica. Atualizei o post com a informação.

    Responder
  8. Claudia disse:
    29 de junho de 2008 às 14:13

    Oi Patrícia, obrigada pela dica. Atualizei o post com a informação.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»