16 maio 08
outras técnicastricô e crochê
DIY: Feltragem
por Andrea

feltragem a mão

Feltragem é um processo que faz com que a fibra do fios de lã pura fique misturada, ou seja, uma peça tricotada ou crochetada, através da agitação, vira uma peça de lã fechada e relativamente firme, sem buraquinhos típicos da trama destas peças.

Um exemplo ‘vida real’ é aquele seu casaquinho lindo de pura lã, que você acidentalmente colocou na máquina de lavar com água quente e ficou com um tamanho infantil! Pois bem, este é um exemplo de uma feltragem acidental. Mas é possivel fazer da feltragem uma coisa proposital e é o que eu vou mostar aqui hoje!

Foi há uns dois anos atrás, quando eu era super ativa no tricô (alô meninas do grupo de tricô que lêem este blog!!) a feltragem virou moda. Toda tricoteira tinha que ter pelo menos UMA bolsa feltrada. Eu embarquei nessa, fucei tudo que era tutorial em site gringo e fiz várias peças feltradas, entre elas a bolsa que vocêm vêem aí em cima. O que me atraía, além do visual de lã mais pesada, era o processo, pois no início, cada feltragem era pra mim uma surpresa! Hoje em dia, com um pouco mais de experiêcia, prefiro feltrar apenas peças pequenas à mão. Dá um pouco mais de trabalho, mas cheguei a conclusão que feltrar à máquina não é uma atitude ecológica – você vai precisar rodar vários ciclos inteiros até que atinja o ponto exato da feltragem, ou seja, vai gastar muita água e energia. Sem contar que o controle do ponto de feltragem à mão é mais fácil.

Feltragem a mão
Vamos lá, vou mostrar como fazer a feltragem em 6 passos (em sentido horário, começando pela primeira foto à esquerda):

1. Pegue a peça que você quer feltrar, tem que ser em lã pura (100%). Pode ser feita em tricô ou crochê, como a touca da foto.
2. Encha uma bacia com água quente. Não pode ser morna, tem que ser quente, mas não ao ponto de queimar a sua mão ;). Coloque um pouquinho de sabão líquido para roupas delicadas e agite.
3. Coloque a peça na água.
4. Prepare-se para a parte mais demorada e também mais legal. Você vai ter que agitar MUITO a peça na água. Pode dar uma esfregadas também. Lá pelos 5 mintos percebi que a peça estava mudando de textura, feltrando! Como queria ela bem feltrada, continuei. No meu caso, para feltrar esta touquinha, fiquei aproximadamente 15 minutos agitando bem a peça na água. Se a água esfriar, coloque mais água quente.
5. Depois de muita agitação, cheque se ela atingiu o ponto desejado de feltragem. Voce vai saber, pois a peça vai ficar mais grossa e perder os buraquinhos. Quanto maior a peça, maior o tempo que você vai ter que agitar, ok?
6.Enxagüe bem, torcendo de leve e coloque a peça para secar de um dia para o outro a sombra. É legal colocar a peça pra secar com algo dentro, que molde o formato que você quer que ela tenha quando secar.

Notem que a qualidade da lã é algo que influencia no tempo que você vai demorar para feltrá-la à mão. A lã nacional Paratapet feltra relativamente rápido. Quanto as outras marcas, aconselho fazer uma amostrinha antes e testar.

Ah, e se você optar por feltrar à máquina, um toque: só funciona para máquinas tradicionais, aquelas com abertura na parte superior, pois agitação e o atrito são maiores. Coloque a peça junto com uma monte de calças jeans e use água quente. Rode de 3 a 4 ciclos ou o suficiente para feltrar a sua peça. Boa sorte!

UPDATE 17/05:

* A queridíssima Solange nos dá uma boa notícia: que sim é possível feltrar na máquina de abertura frontal ! Segundo ela um ciclo com água bem quente é suficiente. Aliás, visitem o blog dela o Mon Tricot, referência absoluta para tricoteiras de todo o Brasil. O blog é pioneiro e me ajudou MUITO quando comecei a levar o trico ‘a sério’ e me meti a fazer outras peças além de cachecol :P. Acho que foi no Mon Tricot que ouvi falar pela primeira vez em feltragem de peças lã !

* A Lia nos conta que também consegue feltrar na máquina com abertura frontal, porém ela coloca a água quente à mão. Ela também dá uma boa dica de colocar um pouquinho de vinagre na água do enxagüe, para fixar a cor da lã ! Bem lembrado, Lia :)

UPDATE 19/05 :

* A querida Rose deu um toque muito interessante: Segundo ela a lã pura da cor branca não feltra !!!! “A clarinha(cru) feltra. A branca não, pelo tipo de lavagem que ela sofre pará ficar alva. Se tu fizeres uma bolsa com várias cores,e incluir o branco, essa parte não vai feltrar, enquanto as outras feltram normalmente. E têm várias cores que demoram mais para feltrar que outras. “

Vejam a foto da minha bolsa feltrada no começo do post. Eu usei a lã creme, não a branca, por isso feltrou bem e direitinho!

Este post está gerando muitos comentários com toques excelentes ! Muito obrigada a todas que leram e dedicaram um tempinho para mandar dicas através dos comentários . Vocês são demais :) !

**********************

Coisas legais para se fazer usando a técnica de feltragem:

* Cestinhas para mesa, bem fácil para quem é inciante no tricô ou no crochê se aventurar.

* Sacola de compras (com receita em inglês), esta é para as mais experientes! A Lia tem a versão em português desta receita :)

39 ZigZags
  1. 16 de Maio de 2008 às 20:28

    Assim que acabar o grosso das encomendas vou atrás dessa parapet e testar aqui.

    Quem sabe não sai um gato ou um pintinho feltrado? :)

    Responder
  2. 16 de Maio de 2008 às 20:28

    Assim que acabar o grosso das encomendas vou atrás dessa parapet e testar aqui.

    Quem sabe não sai um gato ou um pintinho feltrado? :)

    Responder
  3. 16 de Maio de 2008 às 20:33

    Ah, eu adoro feltrar! Faz tempo, deu saudade!
    Boa lembrança!

    Responder
  4. Helô disse:
    16 de Maio de 2008 às 21:06

    Eu lembro de você fazendo esta bolsa, lá na S. Bento. Como eram bons os encontros, né?
    ;o)

    Responder
  5. andrea disse:
    16 de Maio de 2008 às 21:21

    carola, boa idéia !!!

    helo- pedaço de amor , é uma delicia, né, também adoro !

    helô, e aí menina que saudades !!! pra vc ver eu ainda tenho esta bolsa !! e vc, tricotando muito ? bjão

    Responder
  6. Solange disse:
    16 de Maio de 2008 às 22:27

    Andréa,

    A minha máquina dom abertura frontal feltra bem, desde que tenha água quente (a minha tem, e sempre feltro de primeira!)

    Bjks

    Responder
  7. .faso disse:
    16 de Maio de 2008 às 22:31

    Tomei até um suto quando vi isso… muito interessante mesmo…

    Quem sabe um dia desses eu aprenda a tricotar e aproveito e “feltro” tudo… hehehe

    Mas o que eu quero mesmo é aprender a ter lã no tear de prego! XD Num rola um postim sobre isso não?

    Um grande abraço,

    .faso

    Responder
  8. Lia disse:
    16 de Maio de 2008 às 23:44

    Hmmm, eu adoro esse assunto!
    Eu dei um jeito de feltrar usando máquina frontal. Minha máquina era só de água fria, então eu desligava da torneira, colocava o item a ser feltrado com uma calça jeans, fechava a porta. Lascava 2 panelas grandes de água quase fervendo, uma boa esguichada de vinagre (para fixação da cor) e deixava rolar o maior ciclo da máquina. Importante: não deixava trocar a água (porque a máquina tava desligada da água, né!). Antes de trocar a água, eu voltava para o começo. Normalmente eu consigo um bom resultado com uns 30 minutos de agitação. Como não dá pra verificar a todo instante, eu fico de olho. Se precisar abrir a máquina, é outra carga de água quente.

    Outra coisa, eu traduzi para o português a receita da French Market Bag, tá no meu blog: http://artesbruxas.blogspot.com/2007_05_01_archive.html

    Acho que isso ajuda, né?

    Beijocas!

    Lia

    Responder
  9. andrea disse:
    17 de Maio de 2008 às 08:58

    solange e lia, que bom ver vocês por aqui :))). obrigada pelo toque sobre a letragem usando da máquina frontal, vou dar um update no post com a experiência de vocês !! bjão

    faso, eu nunca fiz tear de prego,mas se achar alguém que manje do asssunto a gente mostra :) !!!

    Responder
  10. 17 de Maio de 2008 às 11:33

    hummm, sempre quis feltrar algum trabalho mas nunca tive coragem, pela dificuldade q deve ser ficar colocando agua quente na maquina, mas agora todos os meus problemas acabaram graças ao superziper, hehehhe! meninas, mto obrigada! bjao! :D

    Responder
  11. Celly disse:
    18 de Maio de 2008 às 01:09

    Puxa vida, eu não conhecia essa tecnica, amei o resultado ! Não sei nada de tricô mas estou tentando aprender , obrigada pelas super dicas, como sempre !
    Bjs !!

    Responder
  12. andrea disse:
    19 de Maio de 2008 às 11:51

    drica, tenta feltrar sim, é bem bacana ! aconselho vc fazer uma amostrinha antes… assim voce evita surpresas desabradaveis na peça final !

    celly, obrigada pela visita, volte sempre :)

    Responder
  13. Rosi disse:
    19 de Maio de 2008 às 21:24

    Andrea,eu adoro feltrar!A French Market Bag a Lia traduziu a pedido meu,e já fiz várias delas.A Lia traduziu para o inglês a Minha Internacionalmente Famosa Bolsa Verde(criação minha batizada pela Solange C.)Também me iniciei no assunto com a Solange Camargo.Agora eu ando me embrenhando na feltragem com agulhas,a seco,e o resultado têm sido bastante encorajador.E yambém ando “estudando” outras formas de feltrar(com a Iona Loyolla).
    Ah!E lã branca não feltra,coloca ali no teu post,antes que alguém teça uma peça branca e não consiga feltrar…
    Beijoconas grandes,
    Rosi

    Responder
  14. Rosi disse:
    19 de Maio de 2008 às 21:24

    Andrea,eu adoro feltrar!A French Market Bag a Lia traduziu a pedido meu,e já fiz várias delas.A Lia traduziu para o inglês a Minha Internacionalmente Famosa Bolsa Verde(criação minha batizada pela Solange C.)Também me iniciei no assunto com a Solange Camargo.Agora eu ando me embrenhando na feltragem com agulhas,a seco,e o resultado têm sido bastante encorajador.E yambém ando “estudando” outras formas de feltrar(com a Iona Loyolla).
    Ah!E lã branca não feltra,coloca ali no teu post,antes que alguém teça uma peça branca e não consiga feltrar…
    Beijoconas grandes,
    Rosi

    Responder
  15. andrea disse:
    19 de Maio de 2008 às 21:38

    oi rosi, por que não feltra ? tem alguma explicação ? eu já felrei uma lã branca, era qualse branca, era um creme bem clarinho!

    Responder
  16. andrea disse:
    19 de Maio de 2008 às 21:38

    oi rosi, por que não feltra ? tem alguma explicação ? eu já felrei uma lã branca, era qualse branca, era um creme bem clarinho!

    Responder
  17. Rosi disse:
    19 de Maio de 2008 às 22:08

    A clarinha(cru)feltra.A branca não,pelo tipo de lavagem(química)que ela sofre prá ficar alva.Não feltra de jeito nenhum.Se tu fizeres uma bolsa com várias cores,p ex.,e incluir o branco,essa parte não vai feltrar,enquanto as outras feltram normalmente.E têm várias cores que demoram mais para feltrar que outras.Essa técnica é uma caixinha de surpresas,não só pelo numero de vezes desconhecido de lavagens para chegar ao resultado final(às vezes uma vez basta e outras mais de 5)como pelo processo de encolhimento da peça,cujo produto final sempre é uma incógnita!Talvez por isso mesmo ela desperte curiosidade.
    Tenho uma amiga blogueira que mora no Japão que feltra as peças durante o banho(rs,rs),e ela garante que dá certinho.
    Beijoconas,
    Rosi

    Responder
  18. 19 de Maio de 2008 às 22:53

    Andrea, obrigada pela dica, vou experimentar com um pedaço pequeno pra ver o resultado! bjao! :D

    Responder
  19. Lia disse:
    21 de Maio de 2008 às 23:37

    Nossa, o papo aqui tá bom! Adorei ver meu nominho por aqui… Já entrei lá na comunidade do Flickr de vcs, meninas!
    Aliás, tou tomando coragem pra customizar minha filha Blythe (a Natasha Moore) usando as dicas daqui e algumas mais. Valeu aquele tutorial, viu…
    Bitocas!! :-D

    Responder
  20. 28 de Maio de 2008 às 21:59

    Olá meninas, adorei o blog e as dicas estão sendo muuuuuito úteis. Minha mãe e eu estamos iniciando no mundinho craft, fazendo de tudo um pouco… estou adicionando vcs aos meus favoritos. Depois deem uma olhadinha no nosso blog (mas não reparem nas fotos q estão meio estranhas!! haha)

    Beijos

    Thays

    Responder
  21. bodela disse:
    29 de Maio de 2008 às 11:15

    Depois de muito tempo,tomei coragem e fiz a receita de boina feltrada que vi em seu outro blog,fiz para namorada de meu filho,ficou linda!Agora fiquei numa dúvida,quando for lavada vai encolher?E agora como fazer para não continuar a encolher?Obrigada!

    Responder
  22. bodela disse:
    29 de Maio de 2008 às 11:15

    Depois de muito tempo,tomei coragem e fiz a receita de boina feltrada que vi em seu outro blog,fiz para namorada de meu filho,ficou linda!Agora fiquei numa dúvida,quando for lavada vai encolher?E agora como fazer para não continuar a encolher?Obrigada!

    Responder
  23. andrea disse:
    29 de Maio de 2008 às 21:15

    bodela, para não encolher mais nas próxima lavagens vc temq ue usar água fria e lavar a mão, sem esfregar !
    deixe secar à sombra. o que faz a lã feltrar é o atrito e a água quente !
    bjs

    Responder
  24. LillyBraun disse:
    09 de agosto de 2008 às 17:44

    adorei o blog! parabéns por disponibilizar estas dicas e criar um ambiente tão bacana, quase como uma sala de comadres! hehe

    boa sorte com o blog!

    Responder
  25. LillyBraun disse:
    09 de agosto de 2008 às 17:44

    adorei o blog! parabéns por disponibilizar estas dicas e criar um ambiente tão bacana, quase como uma sala de comadres! hehe

    boa sorte com o blog!

    Responder
  26. sandra disse:
    12 de agosto de 2008 às 20:34

    eu gostaria de saber onde se compra lã para aquelas feltragens para colares. Fui há pouco para Buenos Aires e comprei lãs maravilhosas achando que conseguiria desenvolver a arte que eu desejava. Entretanto busco uma lã mais fina, que enrolando na mão com água quente já permite a formação de bolinhas de feltro, por exemplo. Sabe onde posso encontrar?
    Obrigada
    Sandra

    Responder
  27. sandra disse:
    12 de agosto de 2008 às 20:34

    eu gostaria de saber onde se compra lã para aquelas feltragens para colares. Fui há pouco para Buenos Aires e comprei lãs maravilhosas achando que conseguiria desenvolver a arte que eu desejava. Entretanto busco uma lã mais fina, que enrolando na mão com água quente já permite a formação de bolinhas de feltro, por exemplo. Sabe onde posso encontrar?
    Obrigada
    Sandra

    Responder
  28. Claudia disse:
    13 de agosto de 2008 às 17:53

    oi sandra, vê se acha o que procura nessa loja: http://www.ocasulofeliz.com.br/ bjs

    Responder
  29. Claudia disse:
    13 de agosto de 2008 às 17:53

    oi sandra, vê se acha o que procura nessa loja: http://www.ocasulofeliz.com.br/ bjs

    Responder
  30. Bea disse:
    16 de setembro de 2008 às 01:15

    Sandra, ví numa revista outro dia, que essas feltragens para bijouterias (que a gente consegue dá forma fazendo até bichinhos, frutinhas..), se faz com a lã cardada.

    Andrea, será que feltrando um pompom dá certo ou se desfaz? acho que tem que ser do outro jeito, com lã cardada… será?

    vou tentar e depois conto a experiÊncia.

    ;***

    Responder
  31. Bea disse:
    16 de setembro de 2008 às 01:15

    Sandra, ví numa revista outro dia, que essas feltragens para bijouterias (que a gente consegue dá forma fazendo até bichinhos, frutinhas..), se faz com a lã cardada.

    Andrea, será que feltrando um pompom dá certo ou se desfaz? acho que tem que ser do outro jeito, com lã cardada… será?

    vou tentar e depois conto a experiÊncia.

    ;***

    Responder
  32. Anonymous disse:
    09 de Abril de 2009 às 04:07

    In order to play the Cabal, I already forget I spend how much money to buy the cabal alz, in my memory, every time to buy cabal alz, I always want to search sell the cheap cabal alz website, but every time I always failed, so if has someone know the cheapest cabal gold, I hope can told me.

    Responder
  33. Anonymous disse:
    09 de Abril de 2009 às 04:07

    In order to play the Cabal, I already forget I spend how much money to buy the cabal alz, in my memory, every time to buy cabal alz, I always want to search sell the cheap cabal alz website, but every time I always failed, so if has someone know the cheapest cabal gold, I hope can told me.

    Responder
  34. maryangela disse:
    12 de dezembro de 2010 às 14:27

    será que dá certo feltrar lã mista? (60% lã 40% angora)

    Responder
  35. Katia disse:
    03 de Maio de 2011 às 13:53

    http://travessurasegostosuras-hobbies.blogspot.com/

    Oi, o seu blog esta citado no blog acima, se quiser colocar um link seria interessante, tenhos trabalhos de feltragem.

    abcs katia

    Responder
  36. Nicole disse:
    11 de julho de 2012 às 14:28

    Existe uma lã ‘genérica’ da Paratapet, Eureka, que não feltra nada, ao menos a cor qu eeu comprei. Coloquei para ferver por horas, esfreguei até com escova de cerdas de aço (daquelas de tirar tinta de móveis, mesmo!)e, depois de muit otempo, braço dolorido e paciência ligeiramente esgotada, coloquei o bicho (que era para ser um cloche) no microondas, para secar.
    Bom, o resultado dessa bagunça foi uma coisa enorrrrme, porque de uma forma misteriosa aumentou de tamanho ao invés de encolher, como dizem os tutoriais.
    Agora, ao invés de um chapéu cloche eu ganhei um troço que lembrava mais um pinico largo de lã (o que para o inverno de Curitiba vai bem).
    Acabei desmanchando o pinico. Não feltrou, só arrepiou um pouquinho…:(

    Responder
  37. Neusa do nascimento Frazao disse:
    28 de setembro de 2013 às 14:00

    Amei o superziper

    Responder
  38. anony disse:
    28 de setembro de 2013 às 17:49

    legal (y)

    Responder
  39. maria haydee disse:
    30 de setembro de 2013 às 11:32

    me encanta fieltrado pero seria bueno q pacen un video esplicando como hacer la LECHUSA

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»