10 jun 08
blogueira convidadacostura
Sete mandamentos para um zíper impecável
por Andrea

Dicas da Elisa para pregar um zíper
Por Elisa Dantas, blogueira convidada especial

Já que começamos a falar de zíperes na semana passada, separei mais algumas diquinhas para um zíper bem pregado:

Alinhave: Vai demorar um pouquinho mais, porém é a garantia de que o seu tecido vai permanecer no lugar em qualquer circunstância, além de facilitar muito se você errar a costura definitiva e tiver que fazer tudo denovo. Para as iniciantes, a presença de alfinetes – principalmente aqueles de cabeça grande – pode atrapalhar o processo.
Passe, passe e passe: O zíper costuma vir um pouco amassado da loja, passe-o antes de iniciar o trabalho e após cada costura, pressionando bem. Essa dica vale também para todas as outras etapas da confecção de qualquer peça, mas para o zíper assentar bem é crucial (tomando cuidado com a temperatura, pra não queimar o tecido!).
Pesponte: Mesmo passando bastante, se você não pespontar o seu zíper ele irá se movimentar e poderá afofar o tecido próximo aos dentes, dificultando sua abertura e deixando a peça com ar desleixado. Uma dica: não pesponte muito rente ao cursor (“cabeça”) do zíper, ou ele vai ficar muito duro para abrir.
Vá devagar: Muitas vezes o zíper é o elemento principal de uma peça e se ele não ficar bem-feito todo o seu trabalho será desperdiçado.
Use o pé calcador apropriado: Dá pra costurar com o pé comum da máquina, mas com o específico para zíperes a sua costura sairá sempre retinha, à mesma distância e muito mais rapidamente. Se você tem um de plástico, experimente comprar o de metal, é bem mais resistente e dá mais estabilidade. A diferença de preço é mínima e é fácil de achar.
Não esqueça de abrir o zíper: É chato, ficar abrindo e fechando o zíper no meio da costura, mas é essencial para que os dois lados saiam idênticos, sem aquelas costuras desiguais no meio.
Comece a aprender com tecidos de algodão que desfiem pouco: Sugestões são tricoline, gorgurão, gorgurinho, percal, popeline… Pergunte a um vendedor por tecidos 100% algodão. Você pode colocar um zíper numa malha, o processo é o mesmo, mas é um pouco mais trabalhoso e pode te frustrar num primeiro momento. Para a malha, alinhave com pontos pequenos e use agulhas finas na máquina (nº 11 ou nº 9).

13 ZigZags
  1. Anonymous disse:
    10 de junho de 2008 às 10:39

    Olá!!!Como frequentadora assídua do Super Zíper e estudante de moda, eu quero falar de uma fitinha adesiva que a minha Professora ensinou a colocar no zíper para que o caimento seja REALMENTE IMPECÁVEL! Eu que (ainda) tenho medo do zíper consigo colocar o danado e ter o maior orgulho de olhar pra ele depois….

    É uma fitinha beeeeeeeem fininha, adesiva dos dois lados que vc coloca entre zíper e o tecido, é como se fosse um alinhavo a jato!
    O nome correto é Collins Quilter’s Tape 1/8″x 60 yd e aqui nos EUA vc acha em lojas como Joann’s Fabric, ou mesmo online. O tamanho menor 1/8″ funciona melhor do que o 1/4″, pois assim a fitinha não gruda no seu pedal. Depois de usada a fitinha é descartada e seu zíper está lindo!
    Eu achei imagens no google: é só digitar quilter’s tape.

    Boa sorte!!!
    Marisa Wilhelmi

    Responder
  2. Elisa disse:
    10 de junho de 2008 às 11:22

    Olá, Marisa!

    Conheço essa fita, mas não sabia que dava para usá-la para alinhavar, que idéia legal!

    A usava para fazer viés, assim ele fica fixado na peça e também facilita muito na hora de colocá-lo.

    Obrigada pela dica!
    Bjo!

    Responder
  3. Anonymous disse:
    10 de junho de 2008 às 15:02

    Aaaaaaaaaaaahhh como eu amo esse superziper!!!Mais uma ideia maravilhosa, usar a tal fitinha pra colcoar vies! CLARO! OTEEEEMO!

    Muito obrigada!

    Marisa

    Responder
  4. Anonymous disse:
    10 de junho de 2008 às 15:02

    Aaaaaaaaaaaahhh como eu amo esse superziper!!!Mais uma ideia maravilhosa, usar a tal fitinha pra colcoar vies! CLARO! OTEEEEMO!

    Muito obrigada!

    Marisa

    Responder
  5. Elisa disse:
    10 de junho de 2008 às 16:08
  6. Larissa disse:
    11 de junho de 2008 às 14:35

    Olá,

    Sou uma iniciante na arte da costura e estou em busca de dicas. Comprie uma máquina de costura, tecidos, fitas, botões, linhas… Agora preciso produzir e li muitas dicas legais aqui Super Zíper.
    Como faço para conseguir essa tal fitinha? Moro em Macaé, interior do Rio de Janeiro/ Brasil.

    Ainda não pude ver todos os posts, mas com calma chego lá.

    Vocês podem me indicar onde compro tecidos pela net, já que na minha cidade tenho poucas opções.
    E apostilas sobre corte e costura?

    Obrigada e parabéns pelo sucesso.

    Responder
  7. Elisa disse:
    11 de junho de 2008 às 18:24

    Bem-vinda ao mundo da costura, Larissa!

    Bom,eu consegui a tal “fitinha” comprando pela Ebay, mas não me lembro o nome do vendedor.

    Todas as outras dúvidas que você tem podem ser resolvidas e compartilhadas no fórum do superziper. Confira também as matérias anteriores, lá você pode encontrar bastante informação.

    Um beijo!

    Responder
  8. 11 de junho de 2008 às 22:25

    aonde eu acho o pézinho para zíper de metal? odeio esses de plástico, sempre quebram!
    beijos

    Responder
  9. Elisa disse:
    12 de junho de 2008 às 11:17

    Alice, nas mesmas casas onde você encontra as de plástico! Em algumas cidades você encontra em armarinhos, em outras, em lojas de revenda de peças de máquinas autorizadas.

    Bjo!

    Responder
  10. Elisa disse:
    12 de junho de 2008 às 11:17

    Alice, nas mesmas casas onde você encontra as de plástico! Em algumas cidades você encontra em armarinhos, em outras, em lojas de revenda de peças de máquinas autorizadas.

    Bjo!

    Responder
  11. Sheila disse:
    04 de dezembro de 2011 às 10:20

    Nossa, adorei seu blog.Mt legal, altas dicas importantes p quem já é costureira e p quem está começando!Sucesso p vcs, parabéns!

    Responder
  12. 03 de março de 2014 às 22:20

    Muito legal essas dicas, sou iniciante e curiosa nesse de mundo de costura e não sabia que precisava passar o ziper, adorei.

    Responder
  13. selma disse:
    23 de fevereiro de 2015 às 11:18

    Eu vi no site Craftsy.com um tutorial gratuito de como fazer bolsinhas com ziper e a professora usa cola em bastao comum para fixar o ziper e os tecidos para costurar. Funciona super bem. O segredo eh ficar pressionando todas as camadas de tecido e ziper por um minuto ate a cola secar (nao use muita) usando pregadores de roupa, por exemplo , e depois costurar normalmente. Se precisar desmanchar eh facil e nao deixa a agulha da maquina grudenta.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»