30 dez 08
costura
Tutorial: Faixa de cabelo dupla face
por Andrea

DSC09952
Quando comecei a pensar num projeto para o último tutorial de costura do ano eu queria duas coisas: tinha que ser de costura a máquina e também algo bem útil. A resposta veio rápido na cabeça, talvez pelo calor que está fazendo aqui em São Paulo hoje: fazer uma faixa de cabelo !

Resolvi testar vários modelos de faixa que encontrei disponíveis na web. Descobri que, por incrível que pareça, faixas não são simples tiras de tecido para amarrar na cabeça. Existem faixas de medidas e formatos variado onde um detalhe a mais (ou a menos) pode ser fatal no conforto ou visual. A faixa que vou mostrar hoje aqui foi a vencedora do meu teste por ser simples, bonita, confortável e dupla face !
Notei que a escolha tecidos  é importante para máximo efeito da sua faixa, mas isso não foi problema. Eu tinha dois cortes de algodão bem bacanas que ganhei da Vivi Hack (obrigada Vivi!), um deles com estampa de grampos de cabelo coloridos. Achei que era ideal para uma faixa de cabelo e combinei com poá de fundo roxo. Eu gostei tanto do resultado que fiz duas, uma para mim a outra para minha cunhada.
Então vambora fazer faixas coloridas e enfeitar as nossa cabeças no verão ? Você vai precisar de :
-Retalhos de tecido de algodão em duas estampas contrastantes
-Pedaço de elástico
-Máquina de costura
-Linha
-Alfinetes
-Ferro de passar
-Tesoura ou corador circular reto
-Régua
-Tesoura de picotar tecido

1. Corte 2 tiras de tecido no tamanho 7,5 X 45 cm (uma tira de cada estampa)
e 2 no tamanho  3,5 X 16 cm (uma tira de cada estampa). Corte também um pedacinho de elástico de 10 cm de comprimento e reserve.

2. A bossadesta faixa é ser um pouco mais larguinha no topo e estreitar em direção à nuca. Sendo assim, afunile levemente as tiras maiores. Veja a foto que você vai entender melhor o que eu quero dizer. Faça assim, dobre a faixa ao meio e, com ela dobrada, marque 1 cm em cada extremidade lateral, de fora para dentro. Com uma régua, marque uma linha reta em direção ao centro da faixa. Corte o excesso usando cortador circular ou então marque e corte com a tesoura. Pronto!

3. Repita o mesmo corte afunilado com a outra tira maior da segunda estampa, conforme a foto. Vê que o centro ficou mais largo que as extremidades ?
4. Passe com o ferro marcando uma margem de 0.5 cm em cada ponta da faixa. Repita a marcação com a faixa maior da segunda estampa.
5 6
5. Coloque as duas faces de cada estampa face a face, encontrando as extremidades bem direitinho. É fundamental que as duas faixas se encaixem bem, sem sobras. Para os  tecidos não ficarem saindo do lugar, passe por cima com o ferro para dar uma grudada (diquinha !). Faça o mesmo, colocando face a face as duas tiras menores.
6. Para garantir que tudo vai ficar direitinho e no lugar, alfinete tudo no lugar antes de costurar. Começe pelo centro e vá em direção as laterais. Este é o momento para deixar tudo milimetricamente certinho, assim a próxima etapa, a da costura à máquina, fica bem mais fácil.
7. Usado ponto reto, costure unindo pelo verso as duas laterais da faixa maior, formando um tubo. Repita o mesmo com a faixa menor, fazendo um tubinho. Minha dica é começar a costurar o mais próximo possível da ponta da faixa. Se a sua máquina é como a minha que “come”as pontas do tecido, muita calma ! Rode manualmente a agulha uns dois pontos, retroceda um e depois vá pisando com calma no pedal. Você consegue !

8. Se você tiver uma tesoura de picotar é legal aparar as laterais de ambos os tubos, para evitar excesso de volume de tecido dentro da faixa.

9 10
9. Vire os tubos. Eu usei um instrumento próprio para virar peças tubulares. Caso voce não tenha um, no stress, use uma agulha de tricô ou lápis para ajudar a virar.

10. Passe a ferro achatando ambos os tubos. Na verdade o ideal aqui era ter aberto as costuras com o ferro antes mesmo de virar o tubo e depois passar mais uma vez à o ferro por fora. Como vocês podem notar, eu sou apressada e não fiz isso, mas indico que você faça :P
11. Estamos quase lá ! Pegue o tubo menor e enfie o elástico por dentro dele, deixando só um pedacinho pra fora, uns 2 mm é suficiente.

12. Encaixe a ponta do tubo com o elástico na ponta da faixa, bem no meio dela. Se quiser garantir, coloque um alfinete, para não sair do lugar na hora de costurar.

13 14

13. Costure unindo a ponta dos dois tubos, passando ponto reto por cima da parte embutida. Mais uma vez vale aqui a velha dica de começar o mais próximo possível da extremidade do tecido e, se for o caso, iniciar rodando a agulha manualmente.
14. Puxe o elástico na outra ponta do tubo. O excesso de tecido vai franzir, como se fosse um frufru. Fixe a ponta do elástico com um alfinete na ponta do tubo e costure embutindo o tubo menor na extremidade aberta da faixa maior (etapa 13).
DSC09949
Tcharãaa, a faixa pronta fica assim :D ! Um projeto rápido e fácil, que é bem a cara do Superziper. Fico devendo a minha foto usando a faixa. Já escureceu e não consigo mais tirar uma foto decente hoje. Mas garanto para vocês que se fizer certinha ela fica bonita na cabeça é bem confortável. Algumas dicas para quem se empolgou e quer fazer a sua:
* Escolha um tecido de algodão de textura mais grossinha, como aqueles próprios para patchwork. O algodão tricoline é muito fino para este tipo de faixa, o resultado fica muito molenga. A não ser que você coloque uma entretela colante por dentro, aí acho que ficaria legal.
* Esta faixa está no tamanho certo para uma cabeça como a minha, tamanho médio. A parte da faixa maior e o tubo são tamanho único, o que facilita a vida. Então se você tem a cabeça muito pequena ou um cabelo muito volumoso é uma boa idéia diminir ou aumentar de 1 a 2 cm no comprimento do elástico.
* Independente do tamanho da sua cabeça, experimente a faixa antes de pregar o elástico definitivamente. É mais seguro começar com um elástico de 12 cm e cortar o excesso do que usar um elástico curto e ver que vai faltar um pedaço no final, né  ?
**************
Também no Superziper: Um outro projetinho bacana para iniantes na costura à máquina é este porta lenço de papel. Acho que é até mais fácil que a faixa de hoje, pois não tem que virar e nem passar elástico. Muita gente já fez, e você ?
29 dez 08
outros bla bla blas
Calendário para esperar 2009 chegar
por Andrea

Esperando 2009

Antigamente eu não ligava muito para calendário. Ganhava vários de brinde, metia um atrás de uma porta da casa e pronto, consultava quando era necessário.
Hoje em dia eu mudei. Todo final de ano começo a ir atrás de um calendário bontinho, de mesa ou de parede, para me acompanhar durante os 12 meses ano que começa.
Este da foto é o que eu escolhi para 2009. E adivinhem só ? Achei para imprimir grátis aqui, no site da Canon. Como vocês podem ver na foto,  a toda a bossa dele é que cada mês corresponde a uma lâmina de cenário diferente. Você posiciona o mês atual na frente e os outros atrás. Ou vai compondo o cenário que quiser, fica lindo de qualquer jeito. Bacana, hum ?
A impressão e montagem têm alguns macetes:
* Imprima, se possível, num papel mais grossinho (mas não muito) que o sulfite pois a idéia deste calendário é ficar de pé, sustentado apenas por uma base de papel;
* O tamanho real dele é meio pequeno. Se você prefere numeros grandes aumente o tamanho em aproximadamente 30%;
* Paciência na hora de cortar  a parte superior pois ela é cheia de detalhes pequeninos. Recomendo usar uma tesoura pequena e de ponta fina;
O calendário pode ficar aberto (como o meu na foto) ou fechado, se você tem pouco espaço na mesa !
A designer que criou este calendário, a Eriko, tem outros projetos bacanas e gratuitos em papel para imprimir e montar. Estão disponíveis para download no mesmo site, dê uma olhada aqui !
Um 2009 muito feliz e craft para todas nós !!!
26 dez 08
inspiração
Link Love da Semana
por Andrea

3126080739_1aa5650872_o

* Programa legal em São Paulo: Em cartaz no MIS em São Paulo até 11 de Janeiro a expo do filme Be Kind Rewind, o último do nosso diretor favorito, o Michael Gondry. Tem um workshop onde você pode fazer o seu próprio filminho suecado usando os vários cenários disponíveis no local ( a foto acima é do set reproduzindo a fachada da locadora ) ! E se você ainda não foi ver o filme no cinema vai, mas vai agoraaaa porque é muito legal :D

*Idéia: Espiral de caderno vira porta bobinas, idéia ótima fotografada pela Laura, do Laranja Limão.

* Geek: Eu finalmente comprei o jogo Little Big Planet para o PS3. Se você também quer indicação de onde comprar, pergunte-me como :) . E olhem só o boneco do Sackboy que veio degrátis com o jogo para quem comprou LBP na pré order.

* Blogsfera: Ouvimos dizer que o tio faso do marcamaria está desenvolvendo um coelho diferente. Vai lá buzinar e dar pitacos !

* Tecnologia: Pra quem quer conhecer mais sobre as diferentes tipos de estamparia, visite o blog Fashion Bubbles. Eles falam também sobre estamparia digital, o processo que 9 entre 10 crafters estão de olho no momento.

* Ponto Cruz: Um gráfico para bordar esperando 2009 chegar. Para dowload gratuito, da AngryChicken. Ainda dá tempo de fazer pro ano novo !

* Casamento craft: A gente já postou aqui no blog sobre flor kanzashi e casamento craft. Achamos um vestido de noiva que consegue unir as duas coisas, via site do Flirty Guide.

23 dez 08
casa craftoutras técnicas
DIY: Anjinho de papel
por Claudia

Anjo - enfeitado

Estamos a menos de 48 horas do Natal. Para me arriscar a mostrar um projeto de faça-você-mesmo, precisava ser algo muito rápido e fácil senão ninguém vai fazer e o projeto ficará engavetado até o Natal do ano que vem. Pensando nisso abri um livrinho alemão que comprei no mês passado, com projetos craft infantis para as festas de fim de ano. Como eu não entendo praticamente nada da língua, tive que me guiar só pelas figuras.

Achei este anjinho de papel uma boa opção – e o mais legal é que você pode customizá-lo como quiser! Aqui está o molde que eu usei.

Fiz duas versões. Na foto de cima, eu fiz o anjo de papel craft recortado de uma sacola de loja de sapatos. Depois enfeitei com feltro, renda e lantejoulas. A foto abaixo é a versão bruta, só papel e contorno em caneta preta !

Anjo - frente Anjo - verso

Algumas dicas para quem quiser fazer:
. Fiz um molde de anjinho bem básico. Você pode e deve usar seus dotes criativos para inventar uma estampa para a roupinha, mudar o rosto e customizar o cabelo.
. Para as asas ficarem como na foto acima, você precisa fazer um picote na base das asas. Em uma, faça o picote de baixo para cima e, na outra, de cima para baixo. Depois é só encaixar uma na outra.
. … mas para garantir que não vai se soltar, cole um durex na base da saia!
. Para a cabeça do anjo ficar em pé, deixe apenas o pescoço fixo. Você precisa recortar as linhas entre o cabelo e os ombros. Por isso que o cabelo do anjinho precisa ser curto!
. Se você quiser contornar com canetinha preta, como eu fiz, não esqueça de desenhar as asinhas dos dois lados (frente e verso).
. Esse é um projeto que leva praticamente 2 minutos para fazer. Aproveite para experimentar muito: tamanhos, tipos de papéis, detalhes, tecidos.
. E finalmente, faça o download do molde aqui!

* * * * * * * * * *
Também no Superziper: Para quem perdeu a dica da semana passada, a Andrea ensinou a fazer um enfeite festivo de papel . Rápido, ainda dá tempo de fazer pro Natal !

Página 1 de 512345