29 jan 09
outros bla bla blas
Boas compras handmade
por Andrea

Vocês curtem comprinhas de coisas handmade online ? Eu A-M-O e hoje em dia meu lugar favorito é, sem duvida nenhuma, o Etsy . Não tem pra nenhum outro. Mesmo em época de crise e dólar alto não, consigo evitar. E ter a minha própria loja lá também é mais um incentivo para me envolver mais com a comunidade etsiana e consumir mais produtos handmade, é claro.Vejam só a encomenda que chegou ontem em casa, direto de Ontário no Canada :

IMG_2743

Trata-se da minha boina da Yarn Over Movement , toda feita com tricô ponto trança na cor beringela, que diga-se de passagem é o novo “preto” da estação. A lã é super macia e pode ser lavada a máquina, facilitando a vida. Quem está por trás desta belezura e tricota on demand, de acordo com o seu pedido, é a Tara Lynn – não deixem de visitar o blog dela em inglês, ela tem uma queda forte por moda vintage, filmes obscuros e bonecas, ou seja, é das minhas. Eu gostei tanto que já estou com uma outra boina Yarn Over Movement a caminho, desta vez na cor verde oliva ! (Vou ficar devendo a minha foto usando a boina porque minha cara hoje de manhã não estava ajudando nada. Poupo vocês de um susto em plena sexta-feira, mas garanto que ela fica super bem na cabeça :P)

Vocês com certeza lembram da campanha do I Buy Handmade Brasil que rolou no final do ano retrasado né ? A gente não quer ser disco riscado e ficar repetindo comprefeitoamão….. comprefeitoamão…. comprefeitoamão…… mas fazemos questão de continuar a prestigiar e promover quem faz produtos artesanais de qualidade. Acreditamos que o boca a boca virtual é a melhor guerrilha para fazer a roda da economia craft girar. Então vou aproveitar a deixa para indicar algumas lojinhas do Etsy que são minhas favoritas, onde eu compro e recomendo. Elas enviam para qualquer parte do mundo, inclusive o Brasil, por um custo bem bacana:

* Monjojo ( no Brasil): Prints das ilustras da Andrea, cadernos artesanais, cartões e pingentes feitos de peças de scribble recicladas.
* Yarn Over Movement ( no Canadá) : Tricô manual. Boinas, cachecóis e golas feitas on demand pela Tara Lynn.
* Shop 66 ( nos EUA) : Um paraíso para quem gosta de brinquedinhos antigos e coisas japonesas da era showa. Brinquedos, papelaria, bonecas, enfeites para o lar garimpados pela Gretchen.
* Rosie Music ( no México): Posters, gravuras e bolsas ilustradas pela Rosie. Um must !
* Wing and Wendy (nos EUA): Roupas e acessórios garimpados pelas irmãs.
*Rainy Day Good Stranger (nos EUA) : Chapéus de lã feltrada para bonecas Blythe. Peças únicas feitas pela Jamie.

E outra grande vantagem é que você negocia e compra direto da pessoa que fez a peça, um crafter como você. E evita de ir ao shopping para receber tudo via correio, no conforto do lar.

****************
Também no Superziper: Fevereiro vem aí . E o que isso significa ? Em três palavras: ANIVERSÁRIO DO SUPERZIPER !!!! Sim, vamos completar dois anos online :D
Estamos bolando um mês especial, com muita coisa bacana. A festinha online começa na semana que vem, apareçam ok ?

28 jan 09
outros bla bla blas
Hello Kitty: Trinta e cinco anos de fofura
por Claudia

Hello Kitty

Hoje li a notícia de que a Hello Kitty está fazendo 35 anos em 2009. Tá, a data exata é dia 1 de Novembro, mas no Japão a festa já começou. Fiquei pasma ao descobrir que a Hello Kitty tem a mesma idade que eu e a Andrea. Inconscientemente acho que eu sabia este tempo todo que nós tinhamos isso em comum, heheh. Mas, cadê as rugas e os fios de cabelo branco da gatinha?

Agora um pouco de trivia. Vocês sabiam que ela tem uma irmã gemea chamada Mimmy e namora um gatinho branco chamado Daniel ? Mas a questão é ….como saber quem é a Hello e quem é a Mimmy ? Simples, elas usam lacinhos em orelhas diferentes ! ((((EDIT: Como muitas de vocês ficaram curiosas para ver a Mimmy , olhem aqui uma foto das duas imãs lado a lado ))) Esta que está ao lado da Hello Kitty na foto é a My Melody, outra personagem fofinha que também é criação dos estúdios Sanrio. Não pensem (como eu já ouvi por aí ) que trata-se da Hello Ktty com touca de coelho.

Por causa desta data, além de toda a parafernália de papéis de carta, selinhos, objetos de decoração e afins, eu me lembrei de uma coisa que eu tinha e ficou esquecida. O meu email @hellokitty.com, que fiz há tanto tempo que achava que já tinha sido desativado. Lendo sobre o aniversário, resolvi resgatar a minha conta. Achei que o site nem existisse mais, mas para minha surpresa, ainda está lá, firme e forte. Quer dizer, como ferramenta de email é bem fraquinho, demora muito para carregar, não sei se é o mais confiável. Mas para fazer uma graça e ter uma email com final hellokity, vale a pena abrir uma conta. O visual é todo pink e vermelho, cheio de GIFs animados e Hello Kitties piscando.

Deixo os links pra vocês:
Email da Hello Kity
Calendários para fundo de tela da HK e amigos
Screenshots de games da Sanrio
Lojinha, para ver produtos da Sanrio, mas só para EUA e Canadá :(

E acabo o post com a imagem do produto mais legal da Hello Kitty, o que eu, a esta altura do campeonato, ainda gostaria de ter : a máquina de costura, fabricada pela Janome. Dizem que além de ser esta fofurice ela ainda costura muito bem.


Hello Kitty Sewing Machine, originally uploaded by willquiltforgames.

* * * * * * * * * *
Também no Superziper: Lá no comecinho de 2007 a gente tinha falado dos fundos de tela da Unazukin. Na época ningém conhecia e hoje já virou febre. Aproveite os fundos para dar um up mulherzinha no seu monitor.

26 jan 09
costuraoutros bla bla blas
Gadgets de costura
por Andrea

Eu sempre associei o termo gadgeta objetos tecnológicos, daqueles que precisar não precisa mas facilitam a vida e todo mundo quer ter. PDAs, iPods, etc e tal…

Mas pensei e cheguei a conclusão que  hoje em dia a costura e os trabalhos manuais também têm seus pequenos gadgets. Não são objetos tecnológicos mas sim apetrechos engenhosos que facilitam bastante a vida dos crafters. Eu adoro um gadget de costura  e estou sempre de olho nas novidades . Sempre que vejo uma coisa diferente corro para experimentar. Vejam só os últimos que descobri e estou usando:

Botões para encapar manualmente

Esta cartelinha de botões vem com capinha e base para serem encapados à mão, da Prym. Servem para quem quer forrar poucos botões e não quer investir numa máquina de forrar convencional. Basta cortar o tecido no tamanho , encapar e fechar a base. Com são inteiros de plástico, não correm o risco de enferrujar. São bem bacanas para aqueles projetos de customização, roupas infantis e de bonecas!

Virador de tubos e ou passador de fita Caneta marcadora e dobradora

A foto da esquerda é o meu virador de tubos, também da Prym. Ele é bem fino, de metal e com um ganho na pontinha ! Facilita também a passagem de fitas e cordões por dentro de tubos, especialmente se for um tubo comprido e fino.
A foto da direita é uma caneta que além de marcar também faz dobra em tecidos, ótimo para quem faz patchwork e origami em tecidos, como o kanzashi que já fiz aqui e mostrei o PAP. O segredo é o líquido e a caneta já vem com refil. Esta é da marca Clover.
Esta coisinha verdinha é mais uma fofura da Clover. Trata-se de um passador de agulha para linha de bordado ( aquela que vem em meadinhas).
E é claro que uma das melhores fontes para descobrir gadgets de costura novos é o  grupo do Superziper no Flickr.  É lá que eu vejo fotos das novas ferramentas que as crafters usam e recomendam. Como as matrizes para forrrar bombês quadrados no balancin,  que causou  frisson nas últimas semanas !

Craft gadgets

Da esquerda para a direita:
1) Máquina de forrar botão bombê quadrado, da Entre Retalhos
2) Um mini ferrinho de passar, super portátil, da Nana Arteira
3) Tesoura micro serrilhada que não desfia o tecido , da Divânia
4) Um gadget DIY: Binder usado como porta bobida, da Laranja Limão
Se você tem alguma outro gadget de costura interessante nós aqui queremos conhecer. Escrevam pra nós ou postem fotos lá no grupo :)
***************
Também no Superziper: Já presentamos uma leitora com um gadget super mimoso – o molde para fuxico em formato de coração ! Veja aqui o tutorial de como usá-lo.
23 jan 09
craft tournhac
Humminbird Bakery: O paraíso dos cupcakes
por Andrea

cup2

Eu morria de curiosidade de ir na Hummingbird Bakery, ou Padaria Beija-Flor, e experimentar os famosos cupcakes. Imaginei que se o local fosse tão lindo como o site eu já estaria feliz, mesmo que os bolinhos fossem ruins. Me armei de cara e coragem de enfrentar a Rua Portobello num sábado ( imaginem metrô de são paulo, linha vermelha, na hora do rush… é por aí) e saí .

Mas o que são os cupcakes e por que todo este frisson para comê-los ? Eu diria que são os primos do já conhecido muffin. Existem várias discussões sobre as diferenças mas eu acho que a diferença fundamental é que o cupcake é necessariamente enfeitado, em tamanho menor e com a massa de sabor mais delicado. Eu defini assim: o cupcake é um mini bolinho craft !

O que me atrai nos cupcakes é que eles são um ótimo exemplo comida craft. Nesta categoria, onde o visual é tão importante quanto o sabor, a graca está justamente em elaborar as cores da cobertura e enfeites que vai em cada bolinho. Acho que a idéia é fazer quem for comer sentir um apertozinho no coração na hora de dar a primeira mordida e estragar a fofura decorativa.

Sintam o drama do que me esperava no balcão Hummingbird Bakery:

Hummingbird Bakery

Todos estes cupcakes da foto levavam a massa sabor baunilha e coberturas de buttercream (um creme a base de manteiga, a mais tradicional dos cupcakes) . E decorções feitas a mão com pasta de acúçar. Hummmmm.

Decisões, decisões……Fiquei na maior dúvida na hora de escolher e ao invés de fazer uni-duni-tê resolvi fazer uma escolha racional e experimentar uma especialidade da casa, o Red Velvet cupcake, que tem massa de baunilha e uma cobertura de creeam chesse. Vejam a foto que tirei rapidamente antes de dar a primeira mordida:

cup3 cup5

Quando mordi, surpresa! A massa sabor de baunilha não era bege e sim toda vermelha, linda ( daí o nome Cupcake Veludo Vermelho) . A textura era maravilhosa, derretia na boca. A doçura, no ponto, pois a cobertura de cream cheees não leva muito açúcar. Só não consegui descobrir o que era o pozinho vermelho por cima, mas que era delicioso, ah isso era. Acompanhei meu cupcake com um capuccino bem quente e me senti feliz :)
Missão cumprida. A Hummingbird Bakery já virou um dos meus lugares favoritos de Londres !

A Hummingbird Bakery está em dois endereços em Londres, anotem aí para quando vocês planejarem uma viagem para a terra da Rainha:

* 133 Portobello Road, Kensington and Chelsea, London, W11 2DY

( Nesta filial no sábado a fila é tanta que sai para fora da porta. Tente chegar cedo, como eu fiz ! )

* 47 Old Brompton Road South Kensington London, SW7 3JP

*****************************
Crafters do mundo inteiro estão inventando versões não comestíveis dos cupcakes, deliciosas para os olhos:
* Famosos, feitos com blusas lã reciclada , da Betz White.
* De tricô, da Crazy daisy. Você compra a receita e faz o seu, no sabor que quiser.
* Versão pincushion de tecido em vários sabores, da Patchwork Pottery .

******************
Também no Superziper: Já que hoje estamos falando de doces, vou chutar o pau da barraca ! Vejam a visita que a Cláudia fez a doceira Queen of Tarts , em Dublin.

Página 1 de 41234