20 ago 09
outras técnicas
DIY: Lip balm caseiro
por Andrea

DIY Lip balm
Voltei pra mostrar passo a passo como foi minha experiência de fazer lip balm em casa.
Depois de pesquisar um bocado e resolvi usar como base as receitas da Not Martha(em inglês) e a da Fabiana Martins. Ambas levam os mesmos ingredientes porém em proporções levemente diferentes. A receita da Not Martha é muito boa, cheia de detalhes, mas é meio confusa na hora de indicar as quantidades de cada ingrediente. Eu adaptei e fiz a minha versão, para uma quantidade pequena:

DIY Lip balm DIY Lip balm


1. Ingredientes que usei para encher 3 a 4 potinhos de lip balm:
1 colh sopa manteiga de karité (4g)
1/2 colh sopa manteiga de cacau (3g)
1 colh sopa de cera de abelha em flocos (4g)
1 colh de sopa (ou 40 ml) de óleo vegetal de amêndoas (não é de amêndoas doces ! ) ou de semente de uvas
2 a 3 gotas de Óleo Essencial (usei de Litsea Cubeba) OPCIONAL
1 cápsula de Vitamina E (em cápsulas, não é ampola de cabelo)
Utensílios: Colher de sopa, becker, panela, palito de churrasco (Marina me disse que é melhor usar um bastão de vidro!), alfinete e potinhos com tampa.
Opcionais: balança digital e filme plástico
2. Primeiro lavei bem todos os ustensílios (becker, funis, panelas e recipientes), limpei com álcool e deixei secar. Já deixei os potinhos na mesa, limpos e abertos para receber o balm. Separei um palitinho descartável, para churrasco.
Depois fracionei os ingredientes. Pesei os sólidos na balança (com auxílio de um filme plástico) e coloquei no becker. Se você não tiver becker pode-se usar uma jarra de vidro refratário.
DIY Lip balm DIY Lip balm
3. Coloquei uns 3 dedos de água numa panela e levei ao fogo baixo em banho maria.
4. Fiquei segurando o becker na água e mexendo com o pauzinho até os sólidos derreterem completamente. Levou uns 4 minutos e a cera foi a última a derreter.
DIY Lip balm DIY Lip balm
5. Acrescentei o óleo de amêndoas e mexi bem. Retirei o becker do banho maria e rapidamente acrescentei a cápsula de vitamina E , furando a pontinha com um alfinete.
6. Pinguei duas gotas de óleo essencial (no máximo três, pois o óleo essencial é bem concentrado). Como ele evapora em temperaturas altas é importante acertar o momento exato de pingar – tem que ser com o becker fora da água, mas antes do balm começar a endurecer. Misturei bem com o palito.
DIY Lip balm DIY Lip balm
7. Transferi o lip balm para os potinhos plásticos. Jogo rápido, senão a mistura endurece dentro do becker. Como o dia estava frio, o meu balm endureceu rápidinho em temperatura ambiente. Acho que num dia quente poderia colocar por uns 2 minutos na geladeira. Tampei bem e tchararan !
8. Delírio extra. Consegui fazer também um balm em formato de batom ! Neste caso usei um mini funil para despejar o líquido dentro do tubinho. Não ficou perfeito porque esqueci de tapar o furo no fundo do tubo e o bastão ficou curto. Se você não quer complicar muito o processo, vá de mini potinho que não tem erro.
DIY Lip balm
Meu veredicto
Estou usando o balm caseiro há exatos seis dias e, até agora, gostando muito. Tenho lábios bem secos e os produtos de farmácia não duravam nada em mim. O balm caseiro permanece nos lábios por um bom tempo e dá uma sensação bastante hidratante. A consistência ficou bem firme, como eu queria, pois não curto balm cremoso. Na hora de usar eu dou uma aquecida com o calor do dedo (ou dos lábios) por alguns segundos e o deslize fica perfeito. Dizem que pra fazer balm mais cremoso é só aumentar a proporção de óleos vegetais na receita.
Ah o cheiro ficou muito bom, o óleo essencial de Litsea é suave e bem gostoso, lembra a erva cidreira. Ficou também com um aroma de chocolate de fundo, por causa da manteiga de cacau. Eu aplico o balm a noite antes de dormir, é ótimo, relaxante. Também deve ser legal para se usar em viagens longas de avião e no escritório, onde o ar condicionado seco maltrata a pele.
Já usei o mesmo balm como creme hidratante de cutículas, funciona muito bem e deixa um cheiro bom nas mãos.
***************

Se você leu até aqui talvez esteja realmente pensando em fazer lip balm. Yes ? Então aqui vão mais algumas dicas:

Ingredientes

* Cheque bem a validade e a qualidade das matérias primas que usar. Peça referências pra quem conhece. Meio óbvio dizer isso. Quando você faz um bolo vai usar ingredientes bons e dentro da data de validade, certo ? A mesma coisa com lip balm. Mas eu sei que vocês são espertas e só falei pra lembrar.

* Atenção na hora de escolher o óleo essencial. Eu usei o de Litsea e gostei. Já a Faby usa o óleo de canela (anti-séptico e anti-inflamatório, aquece a pele e ajuda na circulação). É legal pesquisar as propriedades de cada óleo antes de comprar (alguns são contra indicados para grávidas). Este site tem as propriedades dos óleos essenciais .

* Não use óleos essenciais cítricos como Limão, Laranja e Bergamota pois podem provocar queimaduras na pele. Pesquise a tabela de óleos antes de comprar.

Custo

* Eu gastei ao todo em torno de R$ 60,00, sem contar a balança. Comprei tudo na R Silveira Martins, exceto a vitamina E que está a venda em farmácias. Os ingredientes mais caros da lista são o óleo essencial e a vitamina E , em torno de R$20,00 /cada.

*Com pacotes de 100 g de sólidos e dá pra fazer MUITO lip balm. Se você achar que é muita coisa uma boa idéia é dividir os ingredientes com uma amiga.
* Vale a pena investir em óleos essenciais de boa qualidade. A Faby me indicou as marcas brasileiras by Samia e Bioessencia.

Variações

* Usar óleo essencial é legal mas não é obrigatório. Sem ele o seu balm vai ficar com cheiro de chocolate, devido a manteiga de cacau.

* Se você quer dar uma corzinha no seu lip balm coloque uma lasca de batom vermelho. Eu preferi deixar o meu com a cor natural.

* Eu fiz balm com óleo de amêndoas e óleo de semente de uvas. Ambos ficaram ótimos. Você pode tentar usar outros óleos vegetais como o de jojoba.

* Descobri que lá fora as veganas substitutem a cera de abelhas por candelilla wax. Não sei qual seria o equivalente aqui no Brasil. Quem souber por favor avise.

UPDATE 21/08: A querida Anaí avisou que existe sim a cera de candelila aqui no Brasil e que ela já é usada em alguns cosméticos nacionais. Ela tembém levanta a possibilidade de usar a cera de caranaúba como opção vegana.

Cuidados
* O balm caseiro não possui filtro solar então não use se for se expor ao sol. Eu costumo passar um bom filtro solar nos lábios antes de aplicar o balm pela manhã.

* Se você não sabe se é alérgica a algum ingrediente do balm faça um teste aplicando uma quantidade no pulso e aguarde por 24 horas. Ouvi dizer que existem pessoas alérgicas à manteiga de cacau. Se for o seu caso elimine-a da receita ou substitua por outro ingrediente.

* Não é uma boa idéia fazer uma porção grande de uma vez e guardar para usar depois. Melhor fazer em pouca quantidade e usar logo, para não perder a validade.

* Guarde o balm bem fechado, em local seco e fresco. Descarte caso note alguma mudança na aparência.

* Se você for dar o balm para alguém, identifique na embalagem os ingredientes usados.

Outras receitas (em inglês)

* DIY Desodorante em creme, via Angry Chicken

* DIY Perfume sólido, via Instructables

Agradecimentos

* Faby Martins que também faz balm em casa (e outros cosméticos) e que, com uma super paciência, deu dicas muito boas para a balm newbie aqui.

* Gabriela Martins indicou um sitebem legal, o Safe Cosmetics (em inglês), que analisa independentemente os cosméticos industrializados.

* Not Martha, craft blogueira que seu sigo desde 2006, e que me inspirou a fazer o lip balm.

Obrigada meninas, amei
**************
Também no Superziper: Já que o assunto é cosmético, lembrei destas bonequinhas antigas da Avon, que eram embalagem de perfume sólido. O perfume já era mas os broches viraram item de coleção.

59 ZigZags
  1. Marina disse:
    20 de agosto de 2009 às 23:42

    Andrea, tudo bom?
    Acabei de ler seu post. Eu já frequentei muito a Silveira Martins, comecei produzindo sabonetes artesanais(em 2000)e depois velas, outros cosméticos, etc… É realmente fascinante e muito prazeroso, principalmente porque a gente tem certeza de tudo que foi usado na composição e faz com carinho e um toque pessoal… Acho que você deve substituir esse palitinho de churrasco por um bastão de vidro, que além de baratinho é mais seguro, madeira sempre traz um risco de contaminação por fungos. E se você quiser se aprofundar no conhecimento sobre os óleos essenciais, dá uma espiada no livro "Oleos que curam- o poder da aromaterapia" da Wanda Sellar, Ed. Nova Era. Ah, os perfumes sólidos ficam maravilhosos, comprei recentemente um da Stila prá comparar com os que eu fazia, os meus não deixavam nada a desejar ( a não ser a embalagem, a latinha da Stila é tudo…)E você acertou também nas lojas que escolheu. Um beijo, Marina.

    Responder
    • Fernando disse:
      26 de novembro de 2010 às 08:42

      Olá marina li seu post e percebi que vc tem bastante experiencia no ramo por favor estou querendo aprender mais sobre o assunto vc poderia me dar algumas dicas?por exemplo poronde começar!!!!AGRADEÇO

      Responder
  2. andrea disse:
    20 de agosto de 2009 às 23:45

    Marina
    Legal, boa dica do pauzinho de churrasco. Será que vende na Silveira? Eu esqueci de procurar.

    Eu já ouvi falar dos perfumes sólidos da Stilla, hehe, são lindos e que bom que os seus estão pau a pau. Posso perguntar que receita você usar pra fazer perfume sólido ? Tks e bjs

    Responder
  3. Dri Simizo disse:
    21 de agosto de 2009 às 00:03

    Bacana! Caramba, então nem lip balm q tem cera de abelha os veganos usam? =)
    Os lip balms q estão na moda dar de lembrancinha de chá de cozinha! As embalagens são bem caprichadas!
    Bjs

    Responder
  4. andrea disse:
    21 de agosto de 2009 às 00:29

    Dri
    Que fofos! Eh mesmo uma boa ideia como lembrancinha pois da pra fazer em quantidade . So fico em duvida quanto as etiquetas…. Tem que ser de adesivo plastificado para nao soltar com a oleosidade do balm.

    Responder
  5. Aline disse:
    21 de agosto de 2009 às 07:48

    Para dar uma cor, já me indicaram usar corante comestível. Gostei da idéia pq hoje no mercado existem muitas cores. Fica legal para presentear.

    Responder
  6. thais cavalcanti disse:
    21 de agosto de 2009 às 08:34

    eu achei o máximo! vou tentar fazer… e por falar em perfumes sólidos, vc já viu o da gwen stefani?? http://www.sephora.com/browse/product.jhtml?id=P219337&categoryId=B70 ameeeei!

    Responder
  7. 21 de agosto de 2009 às 08:43

    Adorei a idéia!! Vou me aventurar tbm!! Bjuss

    Responder
  8. Camila disse:
    21 de agosto de 2009 às 09:56

    Meu lip balm preferido é o swivel stick da Palmer's, que tem manteiga de cacau. Como só vende no exterior fiquei feliz em saber que essa receita deixa cheirinho de chocolate tb. Farei assim que o meu acabar.

    Também quero muito fazer perfume sólido. Parece que os livros de cosméticos caseiros da Mandy Aftel são bons. Achei uma receita de perfume dela aqui:http://www.bellasugar.com/2565402

    Responder
  9. Carla disse:
    21 de agosto de 2009 às 09:57

    nossa… adorei! vou testar… tenho o mesmo problema que você… esses batons hidratantes de farmácia não dá pra mim… vai um por semana…
    Obrigada mais uma vez pela dica!!

    Responder
  10. mArCeLe disse:
    21 de agosto de 2009 às 10:10

    Eu adorei!!!!!! Mas me deu preguiça de fazer (ai que feio, falei!). Pensando nos benefícios até que vale o esforço. Adorei! A aparência ficou ótima! =)
    Beijinho.

    Responder
  11. Camila disse:
    21 de agosto de 2009 às 10:15

    Ah, dá pra derreter no microondas?

    Responder
  12. andrea disse:
    21 de agosto de 2009 às 10:19

    Aline, não pensei nisso. Sabia que o corante comestivel vermelho é feito de colchonilla (pequenos besouros) e tem gente com aversão a este corante ? :P

    Camilla, se não usar o óleo essencial fica só o cheiro do chocolate porque os outros ingredeinetes não têm cheiro. Gostei da receita do perfume, vou tentar fazer amanhã usando óleo de semente de uvas ao invés do de jojoba.Acho que rola derreter no microondas sim, mas eu ainda não tentei. bjs

    Marcele, você tem que ver se vale a pena pra você. O que deu mais trabalho pra mim foi achar os ingredientes e materiais. Fazer o balm em si é bem rapidinho. Dá pra fazer muito balm, então se voce costuma usar muito balm industrializado vale a pena ter ingredentes em casa para ir fazendo em pequenas porções.

    Responder
  13. Adri disse:
    21 de agosto de 2009 às 10:42

    adoro um DIY, mas esse eu não me arrisco não… já ouvi dizer q um lip balm da forever é bem bom e nem custa tão caro…

    Responder
  14. 21 de agosto de 2009 às 10:53

    Certeza que eu vou tentar fazer aqui em casa!! Com essas super dicas fica fácil! =)

    Beijos e bom final de semana meninas!

    Responder
  15. andrea disse:
    21 de agosto de 2009 às 11:18

    Adri, a questão aqui não é economia, pelo menos pra mim. A idéia é a possibilidade de fazer algo em casa, customizado ao seu gosto, ao invés de comprar o balmpronto, industrializado. Não dá pra querer competir coma economia de escala de uma indústria de cosméticos.

    Responder
  16. by Faby disse:
    21 de agosto de 2009 às 11:22

    Andrea, o que dizer????
    Simplesmente perfeito. Todos os detalhes importantes foram ditos e você arrasou! Vou linkar lá no by Faby, tá?!

    Como eu uso o óleo de calêndula, a cor fica mais alaranjada e qdo está muito frio eu deixo ele um pouquinho no bolso da calça (rs)!

    Adorei, foi um grande prazer. Logo logo vou postar sobre o nail balm e venho te contar.
    Super Ziper beijo!
    Faby

    Responder
  17. andrea disse:
    21 de agosto de 2009 às 11:26

    Faby, que bom que você curtiu ! Não teria conseguido sem as suas dicas. Estou querendo fazer desodorante em creme, vamos ver no que dá. E louca pra ver o seu nail balm :D bjs

    Responder
  18. 21 de agosto de 2009 às 11:30

    Meninas! Adorei!
    Obrigada

    Responder
  19. Rosa Rosé disse:
    21 de agosto de 2009 às 13:00

    Olá, Andrea! Nesse caso, o oleo essencial é só para dar um cheirinho mesmo, pois para que as propriedades sejam preservadas, ele não pode ser misturado com nenhum tipo de matéria prima artificial.Abraços!

    Responder
  20. andrea disse:
    21 de agosto de 2009 às 13:10

    Rosa, ué porque perderia as propriedades ? Eu só misturei com matérias primas naturais.

    Responder
  21. Rosa Rosé disse:
    21 de agosto de 2009 às 13:12

    Ahhh!E o corante vermelho não é feito a partir do coitado do bichinho cochonilha, e sim de algumas plantinhas…essa conversa do bichinho é lenda de e-mail…

    Responder
  22. Rosa Rosé disse:
    21 de agosto de 2009 às 13:20

    As materias primas que você usou eram 100% naturais? No rótulo, não tinha como componente algum material sintético ou conservante artificial? Nas lojas que vendem óleo 100% puro, você encontra bases próprias para diluí-los, como cremes e óleos vegetais que são diferentes daqueles que compramos em casas de essências que vendem produtos para fazer sabonetes caseiros e etc.

    Responder
  23. andrea disse:
    21 de agosto de 2009 às 13:32

    Rosa, tudo indica que são puros, eu não compratia se tivesse componente artificial. Faby, help, acho que voce sabe mais do que eu ! E o cochonilla não é lenda urbana , leia http://pt.wikipedia.org/wiki/Cochonilha

    Responder
  24. Rosa Rosé disse:
    21 de agosto de 2009 às 13:54

    Usar óleo essencial é bem chatinho, Andréa…até a conservação é especial: o produto tem que ser guardado longe da luz, usa-se muito vidros fumês para conservá-los.

    Responder
  25. by Faby disse:
    21 de agosto de 2009 às 14:16

    Rosa, esta receita não tem nada artificial e nenhum derivado mineral.

    - O "karité" é fruto de uma árvore Africana, colhida de forma artesanal, esmagada, formando uma pasta que é depois trabalhada para obter a manteiga.
    - A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau
    - A cera de abelha (nem preciso falar)
    - e os óleos são de origem VEGETAL (amendoa e uva)

    Neste caso o óleo essencial será absorvido pela pele por ter carreadores vegetais.

    Algumas "casas de essências" vendem sim os produtos vegetais. A diferença está no conhecimento de quem compra, e tenho certeza que a Andrea sabia o que estava fazendo.

    Sou totalmente contra produtos artificiais e sintéticos, não estaria aqui falando se não tivesse a certeza que a matéria prima usada no balm é natural.

    Espero ter ajudado Andrea…
    Bjs
    Faby

    Responder
  26. Rosa Rosé disse:
    21 de agosto de 2009 às 14:53

    gente, não tive a intensão de agredir,peloamordedeus, não fiquem bravas!rsrsrs !!!Meu objetivo é contribuir, informar. A Andrea sabe o que faz, claro, não to desmerecendo sua inteligência. Fiz cursos na área, só queria dar um toque. Apesar de serem vegetais, o processo de produção e conservação podem ser diferentes daqueles da bioessencia,bysamia,etc…e isto altera as propriedades sim. E o produto deve ser guardado num recipiente que bloqueie a exposição a luz, caso contrário, só vai sobrar o cheirinho bom, nada mais. Se vocês se sentem mal com dicas e opiniões construtivas, ok, fico offline.desculpem!!!

    Responder
  27. andrea disse:
    21 de agosto de 2009 às 15:23

    Rosa, não tem que se desculpar. Voce sabe que é bem vinda aqui, como sempre foi! Não me senti mal com o seu comentário (voce se sentiu ??), pelo contrário, o blog está aberto pra vocês comentarem criticarem e complementarem os posts. Só acho que do jeito que você colocou no seus textos acima deu a entender que o lip balm que eu fiz não levava matérias primas puras e/ou naturais, o que não é verdade, pois eu tive o cuidado de checar procedência, validade, ir a lojas idôneas, etc.

    Eu pedi a ajuda da Faby para exclarecer a prodedência dos materiais porque ela conhece muito mais de lip balm e óleos do que eu, e eu poderia estar falando alguma besteira. Eu sou *newbie* neste ramo, como coloquei no post, hehe. Nunca fiz curso de óleos ou cosméticos Apenas contei com pesquisa na web e informações de blogueiras amigas como referência para fazer o meu balm. Abs

    Responder
  28. by Faby disse:
    21 de agosto de 2009 às 15:45

    Amadas, não tive a menor intenção de agredir. Apenas tentar esclarecer. Percebi na hora que a Rosa sabia do que estava falando, eu mesma lhe fiz estas explicações via email qdo trocamos informações sobre o lip balm. Como já lhe disse antes a aromaterapia e os óleos essenciais não são tão simples como parecem.

    Rosa, tive a mesma impressão que a Andrea nos seus comentários. Me desculpe, mas não me interprete mal. Sou super do bem (rs)!

    Responder
  29. Anaí M. disse:
    21 de agosto de 2009 às 21:05

    Oi, Andrea! muito legal sua inicativa, já tinha visto em sites gringos receitas de lip balm, mas achei que seria bem impossível fazer isso por aqui. Quanto a Candelila Wax, é cera e candelila. já é usada em alguns cosméticos aqui no Brasil, talvez tenha pra vender na Rua Silveira Martins. Outra substituição que eu acho que seja possível é usar cera de carnaúba. Será?

    (Aproveitando o comment, percebi que desde que eu comentei no flickr sobre lãs vegans, aumentou a preocupação de de vocês com os crafts veganos. Valeu¡)

    E só para esclarecer, alguns corantes vermelhos são mesmo feitos a base do besouro cochonilha e levam os nomes de "vermelho 4", "vermelho 3", "cochineal", "corante C.I.", "Corante natural carmim de cochonilha" e "corante ou colorizante E120".

    Abraço

    Responder
  30. 21 de agosto de 2009 às 21:35

    Achei muito legal, super util também pra quem deseja vender.
    Infelizmente sou tão "jeitosa" pra essas misturinhas que, se bobear, erro a receita de gelatina…

    Responder
  31. andrea disse:
    21 de agosto de 2009 às 21:37

    Anaí, muito obrigada pela sugestão, já atualizei no post.

    Tira uma dúvida ? É comum entre os veganos fazer em casa os seus próprios cosméticos ? Imagino que não exista no mercado nacional muitas opções de produtos que não sejam testados em animais.

    Haha, sobre a lá vegana, é verdade, estão surgindo opções. Eu queria testar a lã de soja, nunca senti a textura ao vivo, só vi a foto. http://www.soysilk.com/

    bjs

    Responder
  32. tiffany disse:
    21 de agosto de 2009 às 22:15

    oba, obrigada por se lembrar dos veganos! :D eu não uso, mas é extremamente difícil achar maquiagem que não tenha cera de abelha, mais ainda do que achar maquiagem que não seja testada.

    Responder
  33. 22 de agosto de 2009 às 00:44

    Li tudo com atenção, os comentários também… depois vou ler tudo de novo e logo vou me aventurar fazer o meu tb.
    Parabéns pelo blog… sempre dou uma passada por aqui e nunca havia comentado.
    Um beijo,
    Munira

    Responder
  34. Rosa Rosé disse:
    22 de agosto de 2009 às 09:29

    Pessoal, desculpe novamente, mas como jornalista, eu sou extremamente curiosa e gosto de buscar informações sobre aquilo que tenho dúvidas. O corante vermelho não é mais obtido pelo tal bichinho aqui citado, fiquei com dúvida realmente porque achei muito arcaico esmagar insetos pra conseguir uma cor! Dai perguntei para a Sônia Corazza, engenheira química de marcas tops como Natura, Avon, Boticário…olha o que ela respondeu: "Originalmente o carmim era obtido de partes do inseto cochonilha porem a industria sintetizou tais grupos cromoforos e atualmente a produção abastece toda industria alimenticia e cosmetica." Salve a tecnologia! Podem passar batom vermelho sem medo de ser feliz! bjos

    Responder
  35. andrea disse:
    22 de agosto de 2009 às 10:13

    Rosa, pode ser sim que as grandes marcas como Natura, Avon, etc tenham sintetizado o corante vermelho (não pesquisei tão a fundo para poder afirmar) mas até onde eu sei muitos produtos ainda levam o corante feito a partir do inseto sim, inclusiva na indústria alimentícia, do vestuário e de cométicos:

    http://www.uesb.br/sbcn/comumente.html

    Coloco na discussão na roda para as blogueiras veganas que estão acompanhando o post comentarem.

    http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=131

    Responder
  36. marina disse:
    22 de agosto de 2009 às 22:31

    Oiê…Você já entrou no site de uma loja americana chamada Bramble Berry? Dei uma espiada lá ontem e pirei com as embalagens e os materiais diferentes que tem por lá. Só não consegui descobrir se dá prá comprar pela net.Ah, tem também vários links com receitas.Dá uma olhada que acho que vai gostar. Não consegui ainda localizar minha agendinha que tem a receita do perfume sólido. Como tem tempo que não faço, preciso só confirmar algumas quantidades de ingredientes prá não te passar receita errada (odeio quando fazem isso comigo!)mas estou procurando, logo envio . Beijos, Marina

    Responder
  37. Anaí M. disse:
    23 de agosto de 2009 às 00:12

    Oi, Andrea! Eu não conheço ninguém que produza os próprios cosméticos :(
    A solução mais comum mesmo é ler rótulos mesmo.

    Ainda não conhecia a lã de soja, mas entrei no site e vi que eles fabricam um "lã" de milho (segundo o site, usa um processo eco-friendly)! Bem que podiam chegar essas opções no mercado nacional. Por enquanto, vou usando as acrílicas mesmo.

    Responder
  38. AROMATIC disse:
    23 de agosto de 2009 às 00:19

    Olá!
    Ficou muito lindo e com certeza super hidratante. Parabéns Andrea uma fórmula muito fácil de fazer e super útil.
    Como farmacêutica estava pensando que esta mesma fórmula poderia ser adaptada para os pés tb como tu falastes p/ as cutículas. Pois a manteiga de Karitê é muito hidratante. Colocaria óleo essêncial de melaleuca na composição por ser antisséptica e antifúngica natural tornando-se um produto super hidratante e desodorante para os pés. Mais uma forma de aproveitar o material que comprastes e tb dá para fazer hidratante em barra com as mesmas ceras aumentando um pouquinho a quantidade de óleos p/ ficar mais molinho e daria como sugestão de óleo de rosa mosqueta que além de hidratante e clareador de manchas da pele. Com este material podes fazer três produtos bem naturais e caseiros fáceis de fazer.
    Desculpe se fui um pouco "inxirida", mas gosto de ajudar as amigas…bjs

    Responder
  39. Natty disse:
    23 de agosto de 2009 às 07:55

    http://casadeespuma.blogspot.com/ aqui um link com mais receitinhas :)

    Beijo
    Natty

    Responder
  40. Nani Veiga disse:
    23 de agosto de 2009 às 20:51

    Olá,frequento esse blog diariamente e me sinto muito inspirada,incentivada enfim o blog me ajuda e ajudou muito,e no post de hoje que cito essa ajuda.
    Obrigada
    Bjs
    Nani

    Responder
  41. disse:
    23 de agosto de 2009 às 21:01

    Andrea,

    Sou fanática por balms, não vivo sem e gostaria de parabenizá-la pela idéia de fazer o lip balm.
    Vc está vendendo o balm? Caso positivo gostaria de saber mais informações.
    Sucesso SEMPRE com o blog!!!Adoro!!!
    Beijokas

    Responder
  42. andrea disse:
    24 de agosto de 2009 às 10:06

    Marina, bacana mesmo as embalagens desta marca. Nos anos 80 O Boticario fabricava lipbalms em latinhas de metal como aquelas.

    AROMATIC, eu aproveitei alguns ingredientes e mais o óleo essencial de árvore do chá ( malaleuca) e fiz desodorante em creme. Vou colocar aqui no blog logo mais, ficou bom ! obrigada pelas dicas !

    Nattym, achei este link meio estranho, fico desconfiada come ste tipo de blog que só tem aas receita mas não tem fotos. Não dá pra saber se a pessoa testou as receitas ou se simplesmente deu copy e paste de algum lugar.

    Nani, obrigada !!

    Cá, eu não vendo balms , faço apenas para consumo próprio. Se voce quiser experimentar eu te mando um potinho da próxima vez que fizer. Voce só me paga o preço da postagem.

    Responder
  43. maria disse:
    24 de agosto de 2009 às 17:49

    Estou usando hidratante labial, uma delicia ! ! muito bom mesmo .
    Se acabar você me dá outro?

    Responder
  44. 04 de setembro de 2009 às 12:34

    AMEI!!! Adoro essas coisinhas de faça você mesmo… é tão exclusivo rsss
    Mas gostaria de saber qual a validade do balm? ele dura quantos meses, anos?

    Bjs, e sou fãnzona do seu blog rssss
    Liliane

    Responder
  45. Anonymous disse:
    10 de setembro de 2009 às 21:10

    Marina/Andreia..

    Olá meninas, quero pedir uma grande ajuda para vocês, vou começar a fazer perfume, porém moro em Artur Nogueira e não tem nenhuma loja de essência na região.
    Vou na Silveira Martins na semana que vem, como moro um pouco longe gostaria de uma indicação de qual loja é melhor para não ficar rodando. Entrei em um site de uma loja chamada Casa das essências(poly) o némero da loja 48 e 54 vocês conhece? é boa? Me ajudem por favor, quero comprar as vidrarias para os perfumes também.
    Anota ai ilza_mel@yahoo.com.br

    Abraços

    Ilza Cunha

    Responder
  46. andrea disse:
    25 de setembro de 2009 às 11:32

    Liliane

    Desculpe pela demora na resposta. O balm deve durar por volta de 3 meses poor isso recomendo que faça porções pequenas, estocar não é uma boa idéia. Dizem que a Viatamina E ajuda na duaração do balm. Bjs

    Ilza, eu comprei os materias na Casa das Essencias e os Potinhos na Paraiso das Essencias. Ambas na R Silbveira Martins . bjs

    Responder
  47. 27 de dezembro de 2009 às 11:56

    Eu já ouvir que para dar cor e sabor ao lip balm é bom colocar um pouco daqueles sucos em pó, tipo Tang, sabe? O gosto deve ser bom mas acho que isso deve acabar com a durabilidade do produto.. Vou tentar fazer!

    Responder
  48. Gaby disse:
    23 de abril de 2010 às 11:35

    Muito legal o post!!! Achei todas as matérias-primas, menos a embalagem pro lip balm! Moro em Curitiba, alguém tem alguma dica de algum lugar por aqui ou alguma loja virtual onde eu possa encontrar essas embalagens? Obrigada!

    Responder
  49. 07 de julho de 2010 às 01:41

    Olá meninas,

    Escrevi um post insperado nesse post de vocês.

    Coloquei a indicação de fonte, vejam:

    http://cosmeticosorganicosnaturais.blogspot.com/2010/07/receitinha-lip-balm-caseiro-organico-e.html

    Espero que gostem!

    Beijinhos,

    Responder
  50. nah disse:
    28 de setembro de 2011 às 21:45

    é mais facil comprar (ponto ‘-’)

    Responder
  51. Mandy Liie disse:
    13 de outubro de 2011 às 12:39

    Olá adorei sua producão, sugiro tbm que vc coloque anilina comestivel para colorir e tbm essencia de menta ou de outro sabor. Obrigado pela dica.

    Responder
  52. Cilene Camargos disse:
    27 de agosto de 2013 às 19:31

    Gostei do blog, boas receitas, e, gostaria de saber se há algum site confiável para se comprar o ingrediente Manteiga de karité?? aqui na minha cidade só encontrei na L’oocitane ( caro, inviabilizando sua utilização na receita.

    Responder
    • Andrea disse:
      28 de agosto de 2013 às 10:04

      Oi Cilene, aqui em São paulo comprei na R Silveira Martins no Centro. bjs

      Responder
  53. Paula Matos disse:
    17 de fevereiro de 2014 às 22:46

    Pesquisei pelo nome da cera e encontrei essa empresa que revende aqui no Brasil, ainda não cheguei a pedir pra fazer do balm <>, quem sabe da próxima vez você tenta. Ví que tem embalagens de 1 kg (isso vai durar muito!!).

    Responder
  54. 17 de fevereiro de 2014 às 22:49

    Vixe… parece que o site não apareceu… vamos ver agora…

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»