19 ago 09
outras técnicas
Fazendo lip balm: Em busca dos materiais (Parte I )
por Andrea

loja r silveira martins

Vocês lêem a composição dos cosméticos que usam regularmente? Eu não ligava muito pra isso. Até que recentemente tive uma forte alergia por causa um certo creme da Nivea e isso me fez ficar mais criteriosa sobre cosméticos. Porque pode ser que atrás das propagandas e dos potinhos bonitos existam ingredientes causadores de alergias e até danos. Isso sem contar corantes, perfumes e conservantes, que todos os cosméticos industralizados têm. Não que eu tenha virado hippie, mas quero tentar fazer escolhas melhores e mais naturais em matéria de cosméticos. Shampoos, por exemplo, niguém vive sem. Mas existe gente pregando que o que mais reseca o cabelo a longo prazo é o próprio shampoo. O que fazer ? Lá fora já virou corrente e se chama to go no poo (um relato legal da Andrea, em português ) . Em poucas palavras as pessoas param de usar shampoo e lavam o cabelo com bicarbonato de sódio em pó e enxaguam com vinagre de maçã. Tá, no poo é controverso e pode virar assunto pra outro post e de outro blog. Vamos nos reter ao lip balm caseiro, por hoje, ok ? Fica aí a deixa pra vocês pensarem.
Bom, fato é fiquei com vontade de tentar fazer alguns produtos de beleza simples em casa. Com a ajuda do oráculo, descobri que não era um delírio hippie. Me animei com a possibilidade de criar meu balm com ingredientes hidratantes 100% naturais, aromatizado com óleos essenciais e textura no ponto que eu gosto. Hummm.
Até aí tudo lindo, na teoria. Na prática, eu precisava de ingredientes e tinha que começar do zero. Graças a dicas lá do pessoal do twitter e do blog da Faby decidi ir até a R Silveira Martins, no centro de São Paulo, que é quase uma 25 de Março dos cosméticos. Notem que eu nunca tinha ido lá, apesar de morar na cidade.
loja r silveira martins loja r silveira martins

Dá pra ir de metrô. Desci na Estação Sé e caminhei em direção ao Poupatempo. Logo avistei a plaquinha. A rua é relativamente curta e tem uma lojinha atrás da outra. As maiores e mais completas ficam logo no começo da rua. Lá vocês encontram de tudo para fazer cosméticos. Eles vendem tanto as matérias primas individuais como bases prontas para cremes, loções, perfumes e velas.

loja r silveira martins loja r silveira martins

Embalagens de todos os tamanhos e formatos é o que não falta por lá. Achei até tampinhas de metal com estampadas xadrez picnic. Ah, o esquema em várias lojas é vender as tampas separadas dos vidros, pra você fazer um mix ‘n match. Eles também vendem instrumentos de laboratório de química como tubos de ensaio, beckers de vários tamanhos, recipientes medidores e funis. Levei alguns.
Parece que fazer lip balm caseiro não é algo muito popular no momento. Demorei um bocado para achar as embalagens em tubos, tipo batom. No dia que a Ana Maria Braga ensinar como se faz a demanda aumenta, né ?
Por outro lado achar matérias primas não foi difícil. Pesquisei o preço nas lojinhas menores mas notei que algumas tinham estoque velho, com a prazo de validade prestes a expirar. Acabei comprando tudo nas lojas grandonas, a Casa da Essências e a Paraíso das Essências. Acho que as lojas grandes têm maior rotatividade e portanto produtos mais novos. Achei matérias primas em saquinhos de 100 g e vidrinhos de 100 ml. Tamanho ideal para quem, como eu, quer fazer pequenas porções.
Depois de pouco mais de uma hora, de sacola cheia, tomei o metrô de volta pra casa. Acho que estou ficando expert em explorar ruas comerciais muvucadas sem me dipersar muito e achar o que quero rapidamente.
IMG_8312
O saldo da missão: pote de manteiga de karite, saquinho de manteiga de cacau, saquinho de cera de abelhas em flocos, óleo de amêndoas, óleo de semente de uva, vidro com óleo esencial de Litsea (lembra o cheiro de erva cidreira), mini becker, mini funil e até uma mini balança digital de precisão (não é fundamental, mas achei útil).
Interessante que, variando as proporções dos ingredientes básicos do lip balm, dá pra fazer outras coisas como creme para cutículas ressecadas e perfume sólido. Acrescentando bicarbonato de sódio e amido de milho você faz desodorante em creme.
Amanhã eu volto pra contar como fiz o lip balm, ok ? Não explodi a cozinha não ! Adianto que deu certo e eu já estou usando.
35 ZigZags
  1. Marlene disse:
    19 de agosto de 2009 às 17:20

    Até amanhã já morri de curiosidade!!!

    Responder
  2. 19 de agosto de 2009 às 17:34

    Oie Andrea, oie Cláudia.
    Muito bom as ruas especializadas de São Paulo. Eu A M O essas lojas que nos deixam enlouquecidas.
    Gostei bastante da idéia dos cremes caseiros. Como vem bastante material pra fazer é legal dividir com uma, ou umas, amigas. Quem sabe até fazer um "Chá de Cosméticos"
    Beijos

    Responder
  3. Adri disse:
    19 de agosto de 2009 às 17:51

    eu adooooooooooooooro um DIY!
    quero ver o resultado… LOGO!

    Responder
  4. Vitor Hugo disse:
    19 de agosto de 2009 às 18:02

    Oi Andrea, eu como "rato de laboratório" faço algumas ponderações:

    1) Cuidado, muito cuidado com qualquer tipo de produto químico seja ele feito de matéria-prima natural ou sintética. Muitas pessoas acreditam que sendo "100%" não possua contra-indicações, o que é falso.

    2) Analisar a qualidade deles, ou seja, o grau de pureza e são próprios para tal finalidade.

    3) Alergias: praticamente qualquer coisa pode se tornar um alérgeno para as pessoas. Até mesmo produtos naturais.

    4) Prazo de validade, este é um fator bem complicado. A durabilidade será menor pela falta de conservantes. Só precisa prestar mais atenção caso ocorra alguma mudança no produto.

    Responder
  5. andrea disse:
    19 de agosto de 2009 às 18:04

    Vitor, eu vou falar sobre isso no post de amanhã.

    Responder
  6. Camila disse:
    19 de agosto de 2009 às 18:22

    Oba! Adorei o post, tenho pesquisado muito sobre cosméticos handmade. Além de não terem conservantes vc pode personalizar. Existem vários livros legais com receitinhas na Amazon. Vou fazer um spray de ambientes com óleo essencial de lavanda. Descobri que dá pra trocal o fixador sintético por glicerina. Melhor ainda. Sobre cosméticos seguros acho legal esse site: http://www.cosmeticsdatabase.com/splash.php?URI=%2Findex.php

    Responder
  7. 19 de agosto de 2009 às 18:55

    Olá!

    Leio o blog a algum tempo mas nunca me manifestei… =P

    Fiquei curiosa pra saber um preço aproximado desses ingredientes naturais.

    Bjs!

    Responder
  8. andrea disse:
    19 de agosto de 2009 às 19:12

    Oi Damaris

    A cera de abelha, maneira de karité, cacau e óleos foram na faixa dos R$ 3,00 até 7,00 o pacote de 100 g ou 100 ml. O óleo essencial é o mais caro, custou $20,00. As embalagens redondinhas em torno de R$ 4,00 o pacote com 12.

    Responder
  9. Silvana disse:
    19 de agosto de 2009 às 19:20

    Oi Andréa,
    Acho que um post sobre perfume sólido também seria bem interessante, leio o blog sempre e adoro!
    Silvana

    Responder
  10. 19 de agosto de 2009 às 19:31

    OI
    Andrea
    Eu gostei muito da
    idéia fabricar em casa,
    cosmético.
    Eu fazia limpeza de pele,
    de porta em porta.
    Morria de medo que desse
    alergia nos clientes,
    mais é só experimentar
    atrás da orelha.
    Beijos…
    Lúcia.

    Responder
  11. 19 de agosto de 2009 às 21:09

    Que interessante, tem bastante coisas lá que dão megas idéias e o melhor achei onde foi parar a casa das essencias :)
    Obrigada meninas

    Responder
  12. mArCeLe disse:
    19 de agosto de 2009 às 21:49

    Volto amanhã!!! hihih Ai que curiosidade…

    Responder
  13. 19 de agosto de 2009 às 22:06

    A ideia é maravilhosa! Mas meu dia continua tendo só 24 horas, mesmo que eu já tenha pedido inúmeras prorrogações :-)

    Responder
  14. 19 de agosto de 2009 às 22:25

    Imagino que vc tenha tido essa idéia por sentir falta de um bom lip balm no mercado… Moro em Brasília e aqui está super seco. Fico atrás de um bom e só o que acho são os da Nivea, que não gosto, e as manteigas de cacau nas drogarias – que deixam aqueles pedaços lindos nos lábios… nos EUA encontramos ótimos lip balms em cada esquina! O que acontece por aqui?!

    Responder
  15. andrea disse:
    19 de agosto de 2009 às 22:42

    Silvana, se eu fizer perfume solido eu mostro aqui :)

    Maria Lucia, eu tenho a pele sensivel então não é dificil eu ter alergias a cosméticos. Este creme que me deu alergia por azar, eu esqueci de testar e fui passando no rosto direto.Me dei mal !

    Marina, sim também acho que a gente tem poucas opções. Tem muita opção de gloss, cosmético, mas balm que é diferente e hidratante, existem poucos. Já usei muito balm da NIVEA mas cansei e resolvi fazer o meu. A unica coisa é balm caseiro nao tem filtro solar, então antes de sair de casa aplico filtro embaixo , bjs.

    Responder
  16. 19 de agosto de 2009 às 23:20

    Olá!
    Andrea o comentário que o Vitor Hugo colocou é de muita importância. A higiênie, material p/ manipulação destes produtos, a compatibilidade da fórmula com a embalagem e seu armazenamento na pré e pós preparação do produto e principalmente a pureza destas substâncias deverão ser minuciosamente avaliadas.
    Mesmo sendo matérias-primas derivadas de produtos naturais não quer dizer que não poderão ser nocivos a saúde.
    Outro cuidado que devemos ter é com o pH e a compatibilidade entre estas substâncias.
    Qualquer ajuda que precisarem estarei aqui disposição de vocês.
    É uma delícia fazer cosméticos e inventar novas fórmulas.
    Beijos

    Responder
  17. 20 de agosto de 2009 às 00:25

    Olá, Andrea. Já que vc tocou nesse assunto da alergia, acho que vale a pena deixar esse link aqui:

    http://www.safecosmetics.org/

    Eles fazem testes independentes nos cosméticos e já descobriram de tudo. Até arsênico. Infelizmente os relatórios deles são em inglês.

    Responder
  18. disse:
    20 de agosto de 2009 às 06:25

    Olá, meninas!
    Belas dicas. Grata por compartilhar.
    Tudo de bom e muita paz e luz no coração.
    Carinhosamente,
    Dô.

    Responder
  19. 20 de agosto de 2009 às 12:08

    Estou louca para saber como você fez!!!! Conta logo, rs!!!

    Responder
  20. tiffany disse:
    20 de agosto de 2009 às 14:43

    alguma sugestão vegana para substituir a cera de abelha?

    Responder
  21. by Faby disse:
    20 de agosto de 2009 às 15:15

    Andrea, é de muita importância falar a respeito da composição dos cosméticos. O fato de ter ido estudar aromaterapia foi pela dificuldade de encontrar produtos de natureza orgânica, sem derivados do petróleo. Vejo que hoje o mercado tem absorvido com mais frequencia este fato (ainda bem)

    Faço muita coisa aqui em casa como óleos corporais, cremes diversos, lip balm, nail balm, perfumes, home spray…

    É bom saber garimpar nestas ruas do centro. A única coisa que não compro lá são os óleos vegetais e essênciais que compro direto na BySamia ou Bioessência.

    No lip balm que faço uso o óleo essencial de canela, por causa de sua propriedade anti-séptica e anti-inflamatória, além de aquecer a pele e ajudar na circulação. Ficar atenta ao uso é importante, porque eles são um pouco mais complexos do que parecem. Existe sempre uma quantidade exata para cada um dos óleos, principalmente nos cosméticos. Eles variam de 0,5% a 2% de diluição. Alguns não devem ser usado por gravidas, outros por quem tem pressão alta, e por ai vai…

    A Litsea por exemplo (inalação) é muito usada contra depressão, nervosismo, ansiedade e stress e promove clareza mental. Para os cosméticos é um excelente tonificante e auxilia no controle da acne e pele oleosa. Também é bom para dores musculares e tensões relacionadas ao stress.

    Estou anciosa para ver os lip balms….. espero que tenha dado tudo certo.

    Ah! importante lembrar sobre a validade destes produts assim como foi dito pelo Vitor. Principalmente se existe contato direto com a pele!

    beijos Faby

    Responder
  22. andrea disse:
    20 de agosto de 2009 às 15:38

    Faby, tks eu comprei o óleo lá no centro mas a marca é Bioessencia. Pesquisei as propriedades dos óleos e achei que o de litsea , além de não ter contra indicações tinha um cheiro ótimo tinha boas propriedades terapêuticas. Você tem um link com a descrição de cada óleo ? Eu peguei uma folhinha mas prefiro linkar na web. Ficou ótimo o meu balm, estou usando todos os dias desde sábado. Adorei!

    Responder
  23. by Faby disse:
    20 de agosto de 2009 às 15:59

    Andrea, o próprio site da BySamia é uma ótima referência.

    http://www.bysamia.com,br

    Pôxa, tô muito feliz que tenha dado certo!

    Responder
  24. Patrícia disse:
    20 de agosto de 2009 às 17:12

    meninas, esse topico veio a calhar… quero muito aprender a fazer aqueles difusores de ambiente com as varetinhas, alguém sabe fazer? e as varetinhas, onde se encontra – já me falaram para usar palito de churrasco, mas o que fazer com a ponta? Alguém se prontifica a ajudar ??? qq coisa mandem em meu e-mail patriciaisabel79@hotmail.com
    bjks a todas

    Responder
  25. trichegege disse:
    20 de agosto de 2009 às 20:06

    Será que lá eu encontro um produto p/ fazer um xampú p/ cabelos oleosos
    que funcionem minha filha tem um cabelo que não é deste mundo e não tem dermatologista que de jeito já usamos fórmulas genéricos xampús de propaganda mas nada nada mesmo tira a oleosidade do cabelo dela ela também usa vinagre de maçã p/ enxaguar os cabelos eu moro perto dá p/ ir a pé isto é quando meu pé voltar a funcionar pois agora estou de molho, mas gostei das suas dicas obrigada.

    Responder
  26. 20 de agosto de 2009 às 20:57

    Amigos,
    Hj em dia nos preocupamos muito mais com o tipo de produto que usamos, ainda mais depois deste derramanento de produtos miraculosos que estão por aí. Sempre tive curiosidade em aprender a fazer produtos de banho, então
    Fiz o curso de sabonetes e produtos de banho com o PETER PAIVA, super bom. O que mais gostei e que o PETER só usa produtos de alta qualidade. Ele tem a preocupação de estudar os produtos que estão no mercado.
    Hj ele tem uma linha própria de produtos, muitos modifacados com a ajuda de um químico. Produtos que causem menos danos ou irritações em quem usa.
    As essências então, são de matar.
    Tem GRAMA CORTADA, TERRA MOLHADA, FUNCHO DOCE,e outras que surpreendem quando abre os frascos. Ele vende produtos frescos e entrega onde vc quiser.
    Aconcelho a quem queira começar a produzir seus produtinhos, a procurar o PETER.
    http://www.peterpaiva.com.br

    Responder
  27. Anonymous disse:
    20 de agosto de 2009 às 21:04

    Meninas, vocês são demais!
    Neli

    Responder
  28. Camila disse:
    20 de agosto de 2009 às 21:21

    Me empolguei e fiz ontem um desodorante caseiro adaptando aquela receita do link. Fiz um potinho pequeno pra testar e não estragar, sem a manteiga de cacau, que eu não tinha. Usei hoje e funciona!!!! Adorei, não deixa resíduo. Coloquei 1 1/2 colher de chá de manteiga de karité, 1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de maisena e 1 gota de óleo essencial de lavanda, que é antisséptico. Aprovado!

    Responder
  29. andrea disse:
    20 de agosto de 2009 às 22:35

    trichegege
    A gente não tem pretensão de fazer shampoo porque não é um cosmetico simples. Já existe uma corrente que alega que o que causa a oleosidade excessiva é o próprio uso de shampoos pois eles retiram a oleosidade natural dos cabelos e fazem com que os fios produzam mais óleo ainda, para compensar. Mais sobre isso aqui

    http://naovivosemcosmeticos.blogspot.com/2008/03/no-poo-low-poo.html

    Eu não tentei o no poo, tá ? Mas vale a pena pesquisar mais sobre isso, acho que faz sentido. abs

    Tati
    Que legal, eu conheci o Peter Paiva pessoalmente na Mega Artesanal. Gostei muito dele, uma simpatia ! Os produtos me paraceram muito bacanas mas não conheci a fundo. Ele ensina a fazer lip balm no curso ? Ou só sabonetes e cremes ? Bjs

    Camilla
    Ai que legal ! Voce usou a receita do site Angry Chicken ? Eu vou tentar fazer o meu desodorante este final de semana e pretendo usar o óleo essencial de arvore do chá (tea tree) que também é antisséptico. O seu desodorante não deixou mancha branca na roupa ? Bjs

    Responder
  30. AROMATIC disse:
    21 de agosto de 2009 às 09:15

    Andrea!
    Olá!
    Onde você achou esta mini balança de precisa…achei muito interessante e estou precisando de uma…bjs

    Responder
  31. Camila disse:
    21 de agosto de 2009 às 09:48

    Andrea, usei a receita do Angry Chicken sim, mas sem a manteiga de cacau. Resolvi aproveitar os ingredientes que tinha em casa, por acaso eu tinha manteiga de karité, que tinha comprado para hidratar os pés (não deu muito certo…). Fiz um potinho pequeno, deve ter uns 25 ml, só pra testar mesmo e não estragar. Não manchou a roupa e durou o dia inteiro. Estava pensando em fazer com Tea Tree tb, deve ficar ótimo! bjs

    Responder
  32. andrea disse:
    21 de agosto de 2009 às 10:34

    ARMOMATIC foi em uma loja grande da R Silveira Martins, acho que na Paraíso das Essencias.

    Camila, sim, acho que o Tea Tree é legal pra desodorante mas talvez um pouco forte demais pra lip balm. O de Lavanda deve ser ótimo pra desodorante. A Angry Chicken fez com laranja e ylang ylang. fiquei curiosa para saber como é este cheiro. Eu tenho um da Lush que leva ylang ylang e eu gosto bastanmte…

    Responder
  33. 25 de agosto de 2009 às 09:57

    Meninas, acreditem se quiser, mais morei na rua Tabatinguera ( a principal das essências), por quase 17 anos!
    Existem várias casas naquela região… inclusive algumas que ainda consertam máquinas de escrever!

    Responder
  34. 07 de julho de 2010 às 01:40

    Olá meninas,

    Escrevi um post insperado nesse post de vocês.

    Coloquei a indicação de fonte, vejam:

    http://cosmeticosorganicosnaturais.blogspot.com/2010/07/receitinha-lip-balm-caseiro-organico-e.html

    Espero que gostem!

    Beijinhos,

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»