23 set. 09
nhac
Fazendo sorvete em casa
por Claudia

Sabiam que hoje, 23 de setembro, é o dia do sorvete ? Como esse é um blog craft, vou falar da minha versão DIY desta sobremesa. Vou começar pela história da minha máquina de sorvete, e termino com links interessantes e dicas básicas no final.

Sorvete caseiro

Essa aí em cima é a minha nova (velha) máquina de sorvete, gostaram ? Vou contar como cheguei a ela.

Com a chegada do verão no hemisfério Norte, começaram a aparecer muuuitas receitas de sorvetes, gelados, sorbets e frogurtes no Chucrute com Salsicha, da Fernanda Guimarães Rosa, um blog de culinária que acompanho sempre. Isso sem contar nas fotos que acompanham os textos, sempre super bem produzidas e caprichadas. Apesar do frio nas bandas de cá, comecei a lembrar que uma máquina de sorvete sempre esteve na minha wishlist de gadgets de cozinha. Tudo bem que nunca esteve entre os top 10 – ela aparecia lá no finzinho da lista. Mas com essa enxurrada de ideias no Chucrute, minha vontade de fazer sorvete em casa aumentou, mesmo com o friozinho do inverno de São Paulo.

Daí que um dia fui na Liberdade procurar uma peça de reposição para a minha panela de arroz japonês. Acabei indo a uma assistência técnica que parece cena de filme do Tarantino. Corredores com prateleiras e prateleiras de panelas de todos os tipos esperando sua vez de serem arrumadas. Na vitrine pequena, algumas panelas abandonadas esperando um novo dono. E um balcão que só comporta um cliente de cada vez. Enquanto esperava minha vez de ser atendida, fiquei xeretando as coisas que estavam a venda na loja. Me chamou a atenção um pote de tampa amarela, com um adesivo muito fofo de bonequinhos tomando sorvete. Perguntei do que se tratava e a vendedora respondeu era uma máquina de sorvete usada dos anos 70, japonesa, da marca National. Funcionava perfeitamente, mas estava sobrando porque ninguém sabia onde estava o manual. Fiquei encantada. Ela estava bem suja e meio melecada, mas eu vi potencial. Não comprei de impulso – preferi chegar em casa e procurar na internet informações sobre como funcionavam as máquinas de antigamente. Da marca original não encontrei nada, mas no final, via Ebay, achei alguns produtos equivalentes e fui atrás do manual em inglês. Como não tinha muito mistério, achei que valia a pena arriscar. Dois dias depois voltei na lojinha pra comprar – ufa… ela ainda estava lá!

Dei uma limpada geral, por dentro, por fora, desinfetei, deixei ela brilhando. Voltei para o Chucrute, escolhi uma receita e fui brincar de fazer sorvete caseiro. Já experimentei o de morango e o de damasco. Fazer sorvete é bem versátil: dá para fazer com a fruta natural, em polpa ou em calda. Dá para combinar sabores, inventar e usar iogurte.

Como sou iniciante nesta arte, não me aventurei a experimentar receitas de vários sites. Por enquanto sou fiel as da Fezoca. Compartilho com vocês as receitas que estão para entrar no freezer:
. frogurt de amora
. gelado de banana flambada ao rum
. frogurt de limão & manjericão
. gelado de abacaxi
. sorbet de cereja & amêndoa

Uma dica valiosa que eu encontrei por lá foi de colocar sempre uma colher de sopa de vodka na receita, para deixar a massa macia. Nos comentários, alguém ainda deu a idéia de deixar uma fava de baunilha dentro da garrafa, para ficar com um sabor especial.

Ah, se você não tem sorveteira, também dá para se aventurar. O processo do preparo da massa é o mesmo, depois leva ao freezer, e de tempos em tempos precisa bater bem com uma batedeira ou colher de pau e levar novamente para gelar até chegar na consistência. É mais trabalhoso, mas funciona.

Quem souber de mais receitas caseiras, divida as dicas com a gente. Já ouvi dizer de gente que coloca a massa em um saco plástico tipo zip, bem vedado. Depois enche um saco maior com gelo, coloca o zip no meio e fica sacudindo até a chegar na consistência de sorvete. Alguém já tentou? Deixem seus comentários. Logo mais chega mais o verão e aí sim é que vamos precisar de mais inspiração.

******************
Também no Superziper: A Dri Simizo, do Kanten – outro blog de culinária que a gente adora – já foi nossa blogueira convidada e em sua passagem por aqui deixou uma receita de palha italiana com castanhas. Eu já fiz, foi um sucesso! Quer experimentar?

29 ZigZags
  1. 24 de setembro de 2009 às 03:18

    postei umas receitas de sorvete deliciosas lá no meu blog! se quiser pode copiar, bjs!

    Responder
  2. 24 de setembro de 2009 às 07:38

    Oi amiga, bom dia.
    Adorei as receitas.
    bjtos.Nile.

    Responder
  3. Edil Pontes disse:
    24 de setembro de 2009 às 08:56

    Hummmmmmmm deliciaaaa peguei as receitas
    Aqui fazemos sorvete de bocaiuva,tamarindo,jabuticaba,banana,mamão,gariroba e aívaii cada um mais delicioso que outro
    Delicie virtualmente rsrsrs
    Beijos
    Edil Pontes

    Responder
  4. Camila disse:
    24 de setembro de 2009 às 08:59

    Claudia! Já testei quase todas as receitas do Chucrute e são aprovadíssimas! Experimente também as receitas da Cinara (http://www.cinarasplace.blogspot.com/) e do technicolor Kitchen (http://technicolorkitchen.blogspot.com/) são maravilhosas também!

    =) Camila

    Responder
  5. Dri Simizo disse:
    24 de setembro de 2009 às 09:09

    oi meninas!
    sorvete é tudo de bom mesmo!! ontem (dia do sorvete) o pessoal ficou falando tanto dele no twitter, que antes de chegar em casa passei em uma mercearia e comprei aquele sorvete-peixe com anko (pasta de feijão)..eu adoro!
    em casa temos uma sorveteira tb..e no lugar da vodka, colocamos a mesma medida de pinga. fica bom tb!
    Bjs!

    Responder
  6. 24 de setembro de 2009 às 10:27

    Claudia, adorei esse seu espaço, principalmente a tag de costura ( queria muito saber fazer isso!!!) vou levar seu link pra passar sempre por aqui.

    Inté.

    Responder
  7. Pil disse:
    24 de setembro de 2009 às 10:43

    Fazer sorvete em casa sempre foi o sonho de toda criança, não? Eu fazia aqueles em copo de aluminio e que no final ficava o leite em cima e o chocolate todo no fundo, mas eu adorava. hahaha.

    Tem o site o David Lebovitz que sempre ensina receitas incríveis de sorvete, como essa de Bacon:
    http://www.davidlebovitz.com/archives/2008/03/candied_bacon_i_1.html

    entre tantas outras. Confesso que fiquei babando aqui pra ver o resultado.

    Bjocas

    Responder
  8. luciana disse:
    24 de setembro de 2009 às 13:14

    amei a história da sorvteira! A minha é uma Hamilton Beach, comprada sem tanto charme pela Internet, mas uma ótima aquisição!
    bom, eu ia sugerir os links do Technicolor Kitchen e do David Leibovitz, já mencionados.
    De qualquer forma, sugiro o livro dele, The Perfect Scoop.
    E minha próxima receita será o sorvete de abacaxi lá do Chucrute.
    Estou só esperando esquentar um pouquinho…

    Responder
  9. Márcia disse:
    24 de setembro de 2009 às 14:01

    Ai que bacana, uma meaquininha de sorvete vintage! Eu AMO sorvete e sempre quis fazer os cremosos em casa, mas só dá certo mesmo o sacolé, aquele do saquinho, com tang dentro ahahaha. Vou tomar coragem e tentar uma destas receitas!

    Responder
  10. Fefa disse:
    24 de setembro de 2009 às 16:38

    SORVETE! SORVETE! SORVETE!!!! Ai que delícia!!!! Pena que eu não sabia que ontem era o dia do sorvete, pq senao teria comprado um sorvete beeeeem gostoso e o saborado sem culpa (afinal a dieta está ai).
    Mas outro dia eu vi uma receita que é super simples e muito gostosa!
    sorvete de creme + creme de amendoin ou nutella + amassador de batata= sorvete bem gostoso

    Responder
  11. 24 de setembro de 2009 às 17:08

    Oi Também sou fã da Fezoca, mas ainda não fiz nenhum sorverte. Dê uma olhada no Lacucinetta, lá também tem receitas ótimas da Ana Elisa, incluindo sorvertes e frogurtes.

    Responder
  12. Camila disse:
    24 de setembro de 2009 às 17:13

    Outro dia fiz a de cheesecake de morango da Cinara: http://cinarasplace.blogspot.com/2009/08/strawberry-cheesecake-ice-cream.html

    Como não tenho máquina de sorvete, fiz o esquema de tirar do freezer de 3 em 3 horas. O sorvete ficou gostoso, mas muito cremoso e espesso. Acho que com a máquina ficaria melhor.

    Os sorvetes mais famosos da web são os do David Lebovitz: http://www.davidlebovitz.com/recipes/

    Nunca testei, pela falta da máquina, mas já li maravilhas!

    Responder
  13. Cristiane Vilas Boas disse:
    24 de setembro de 2009 às 18:11

    Oi meninas! Leio o superziper desde a primeira vez em que a Rosana Hermannn citou o blog, mas esse é o meu primeiro comentário! Precisava dividir uma dica pra fazer sorvete que é muito bacana! No livro "Julie and Julia: 365 days,524 recipes, 1 tiny apartment kitchen" ela cita uma maneira que o irmão usava pra fazer sorvete.Ele colocava os ingredientes dentro de uma lata fechada, colocava essa lata dentro de outra cheia de gelo, e depois rolava a lata com a namorada como se fosse uma bola. Nunca testei,mas me parece bem engenhoso! Além disso acho que as crianças iriam adorar fazer sorvete!
    Grande beijo, e parabéns pelo blog!

    Responder
    • fidalma severino disse:
      16 de fevereiro de 2013 às 22:29

      muitas conversas, mas ainda ninguem me explicou como usar a sorveteira que comprei pela tv.

      Responder
  14. Dea Balle disse:
    24 de setembro de 2009 às 18:51

    Morriiiiiii!!

    Que coisa mais linda essa sorveiteira! Eu quero MUITO uma, mas elas são tão caras!

    Por enquanto eu vou fazendo na mão mesmo ;)

    Eu tbm tenho receitinhas de sorvete no meu blog, se você quiser, mas as receitas do Chucrute são confirmadíssimas ;)

    Eu era "leitora voyeur" do SuperZiper, mas depois de ver essa fofurinha, tive que comentar, hihi.

    Beijo!

    Responder
  15. 24 de setembro de 2009 às 23:11

    Claudia, que coisa mais fofis essa sua sorveteira! Ganhou no quesito charme, ja que as que vendem hoje no mercado sao bem simples, nao tem cor nem desenho.

    Espero que todas as receitas deem certo para voce. Eu uso sempre as medidas basicas que vieram no livro da sorveteira, mas as vezes solto as asas e invento mais do que deveria. ;-)

    um beijo!

    Responder
  16. Adri disse:
    25 de setembro de 2009 às 00:47

    sou doida por uma!

    Responder
  17. Lia disse:
    25 de setembro de 2009 às 08:48

    Eu quero uma sorveteira dessas ! Tão fofa.

    Mais receitas de sorvete : http://www.dessertsmag.com/desserts-magazine/issue9/#/88/

    Responder
  18. Claudia disse:
    25 de setembro de 2009 às 09:48

    sun, vou lá ver!

    edil, onde você acha todas essas frutas pra vender? tamarindo ja vi em polpa, mas gariroba nem sei o que é… vergonha

    camila, vou bookmarkar suas dicas

    dri, bom saber que pinga dá o mesmo efeito, vou editar o post ;-)

    marcia, volte sempre!

    pil, mais um site que nao conhecia, vou acessar!

    luciana, essa de abacaxi deu agua na boca. no texto ela falou do kibon, lembrei do sabor direirinho. obrigada pela dica do livro, bom pra ler na praia ;-)

    márcia, sacolé lembra muito a infância, escorrendo pelos dedos… hehehe

    fefa, como dizia meu tio, quase uma argamassa ;-) das boas…

    guilhermino, tks vou procurar

    camila, todo esquema está valendo pra fazer sorvete em casa. eu já fiz assim também. com bons ingredientes, sempre fica bom!

    cristiane, que bom q vc apareceu nos comentários. sempre ficamos curiosas em conhecer quem nos lê. que bom que a peruca rendeu!

    dea, se voce conhece alguem que vai viajar pros eua, vale a pena encomendar. se a pessoa topar trazer (é um trambolhinho), sai bem mais em conta.

    oi fer, linda né? mas no quesito praticidade ela sai perdendo. as de hoje em dia são bem mais práticas. eu tenho que colocar gelo em cubinhos, imagina meu estoque. mas tá valendo! como a minha veio pelada, estou usando seu blog como meu manual :-)

    adri, põe na wishlist!

    lia, obrigada pelo link!

    Responder
  19. Anonymous disse:
    30 de setembro de 2009 às 22:56

    A máquina de fazer sorvete é realmente muito fofa.

    Mas a criatividade da Claudia não fica atrás na hora de fazer o sorvete.

    Por sinal os sorvetes ficaram deliciosos e cremosos.

    Aguardamos ansiosos os próximos, principalmente os de frutas vermelhas!

    liliblueberries

    Responder
  20. Sinhazinha disse:
    08 de outubro de 2009 às 15:11

    Também faço minhas experiências com sorvetes, embora ainda não tenha atingido a consistência ideal (mesmo na máquina, ficam micro-pedacinhos de gelo). Mas uma dica bacana é visitar a loja "Central do Sabor", na Rua Paula Souza, 190.
    São caldas, pastinhas de frutas, coberturas, copos coloridos, confeitos, tuuuudooo para sorvetes (além de doces e chocolates). A loja é uma tentação.

    Responder
  21. Bianca Ladyhawke disse:
    12 de outubro de 2009 às 22:58

    Sorvete sempre é bom, né? Minha vó faz a msm receita de sorvete a 20 anos. Pra variar o sabor é só trocar o chocolate por outra coisa, tipo passas ao rum, banana, suco de laranja, de uva… Leva 3 ovos, 1 xic de açucar, 1 xic de chocolate em pó, 1 col de essencia de baunilha, 2 xic de leite fervente e 1\2 pacote de gordura hidrogenada vegetal. Tem que bater no liquidificador os ovos, o açucar e o chocolate até misturar bem, depois acrescentar a gordura vegetal cortada em cubinhos, alternando com o leite fervente e a baunilha. Depois colocar no freezer por 5 horas, tirar e bater na batedeira por 10 a 15 minutos. (eu, particularmente, gosto de comer nessa hora, fica igual a musse)Colocar denovo no freezer por mais 40 minutos e bater por mais 10 na batedeira. Depois é só levar pro freezer até endurecer. Se for usar suco de alguma coisa, tem que diminuir a quantidade de leite porque senão fica muito liquido. Se for usar banana é só bater junto no liquidificador. E como todo sorvete normal, tem que tirar uns minutinhos antes do freezer porque senão não dá pra servir, né? Garanto que fica uma delícia!! Beijão

    Responder
  22. Flávia disse:
    20 de outubro de 2009 às 02:05

    essa do zip eu já tentei, dá semi-certo; a receita era a seguinte: suco de laranja gelado dentro de um saco zip, muito gelo e muuuuito sal em um outro saco zip maior, com o saco de suco dentro.
    se tudo der certo, não estiver de dia e deus gostar muito de você, fica um sorvete de textura fina que derrete muito rápido, mas é bem gostoso

    Responder
  23. Anonymous disse:
    21 de janeiro de 2010 às 21:28

    Oi amigos.. Tenho uma sorveteira caseira (DINASTY) mas, as receitas do manual não deram certo. Alguem pode me ajudar? obrigada…

    Responder
  24. Sidney disse:
    21 de janeiro de 2010 às 21:29

    Oi amigos.. Tenho uma sorveteira caseira (DINASTY) mas, as receitas do manual não deram certo. Alguem pode me ajudar? obrigada…

    Responder
  25. sheila disse:
    18 de novembro de 2010 às 14:46

    oi pessoal gotaria de saber qual a quantidade de geleia de omega eu uso para fazer sorvete na maquina antiga?

    Responder
  26. Guel Lima disse:
    15 de maio de 2011 às 22:50

    Boa noite Cláudia,
    Ainda bem que mesmo cansada e a esta hora da noite resolvi dar uma olhada nos sites sobre sorvetes caseiros.Moramos numa cidade muito quente no sudeste e pensei em fazer algumas experiências com sorvetes caseiros e tentar comercializar em casa mesmo,pois,tenho um bebezinho e estou com muita pena de deixá-lo pra voltar a trabalhar fora por enquanto…Adorei ter achado seu site e todas as suas dicas.Vou fazer um levantamento de custo e ver se consigo desenvolver este meu pequeno projeto :-)
    Muito sucesso pra você!
    Guel Lima

    Responder
  27. lenilva disse:
    24 de setembro de 2013 às 15:56

    adoro cozinhar coisas diferentes e estou com uma ideia demfazer sorvete para ajudar nas contas de casa para terminar logo minha casa.mas nao consigo fazer meu sorvete ficar bem cremoso.como faço?

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»