22 set 09
outras técnicas
Ressuscitando o Moranguinho da Avon
por Andrea

Lip balm no morango
Sessão nostalgia, here we go. Lembram deste batom de moranguinho da Avon ? Aposto que você (ou aquela sua prima/ irmã mais velha) teve, certo ? Afinal o moranguinho era objeto de desejo de nove entre dez meninas vaidosas nos anos 80. Este aí de cima não é original mas sim uma réplica que eu achei no ano passado em uma das minhas andanças pela 25 de Março. Preço ? Meros R$ 2,50 de pura nostalgia. Joguei fora os batons originais e voilá, o moranguinho virou o recipiente perfeito para o meu lipbalm caseiro.

Lip balm no morango

Este final de semana fiz a terceira geração de balm, e mundando um tiquinho a receita, ta-dá, finalmente consegui o balm de consistência perfeita. Nas duas primeiras vezes fiquei feliz com o resultado mas achei que poderia ser um pouco mais molinho para facilitar o deslize, sem ser oleoso. Desta vez aumentei um pouco a quantidade de óleo vegetal de semente de uva e mantive a mesma medida de sólidos. Ficou naquele ponto que não é creme mas que amolece bem rápido em contato com a pele.

Será que alguém que lê este post ainda tem um moranguinho original da Avon guardado lá no fundo da gaveta ? Queria muito ver uma foto pra comparar com o meu. Se não me falha a memória a versão 25 é bem parecida com a original.

Como fiz uma porção grande de balm também enchi alguns tubos, mas não consegui resolver o problema do buraquinho no meio. Sempre aparece este maldito furo na hora que a cera se solidifica. Idem para as ‘ondas’ que aparecem na superfície do balm no morango. Deve ter algo a ver com Física, mas acho que faltei nesta aula. Alguém dá uma luz ?

*****************
Também no Superziper: Fiz desodorante natural, aproveitando os ingredientes do balm e acrescentando bicarbonato de sódio e amido de milho. Estou nuna fase DIY cosméticos naturais.

39 ZigZags
  1. 22 de setembro de 2009 às 13:40

    OI Andrea , mal me lembro do morango do avon comprei o meu nao tem muito tempo na rua famosa das compras aqui no rio de janeiro a rua da Alfandega! achei e comprei! Nao lembro se era igual, mas nao gosto da consistencia desse, vou ver se faço o meu por essa semana ja que hoje estou indo ver minha sobrinha/afilhada na casa da minha mame! vamos ver no que vai dar ne? bjbjbjbj

    Responder
  2. 22 de setembro de 2009 às 13:45

    eu também comprei recentemente o "genérico", mas queria muito o original, a avon bem podia relançar :)
    do que eu me lembro as principais diferenças eram 1) em termos de produto – os batons da avon eram cintilantes, pastosos e tinham um cheirinho característico. esse novo tem uma textura de cera e cheiro de mel, e também não tem qualquer brilho. 2)a embalagem do da avon tinha a folhinha verde, esse novo é todo vermelho.
    bjo!

    Responder
  3. andrea disse:
    22 de setembro de 2009 às 13:50

    Leandra, achoq ue a qualidade dos batons que vêm no novo moranguinho não é muito boa mas a embalagem é tão legal que vale a pena.

    Mariana, ah bem lembrado, tinha folhinha verde!! Bem que achei que estava faltando alguma coisa no visual do novo. Também não gostei muito da qualidade dos batons do novo, porém não me lembro muito bem dos batons do morango antigo ( acho que eu tinha uns 6 anos na época). Só lembro que gostava muito do brilho e tinha um cheiro bem forte e doce :)

    Responder
  4. 22 de setembro de 2009 às 14:13

    No caso do Lip Balm no potinho, vc já tentou usar um palito de sorvete para assentar o produto? Quando eu fazia sabonetes, para ele não ficar com aquelas bolhinhas nos cantos, usava esta técnica. Talvez funcione com o lip balm no potinho, não?!

    Responder
  5. Fala Mãe! disse:
    22 de setembro de 2009 às 14:33

    Tb encontrei essa preciosidade numa dessas lojas estilo "25" da minha cidade.Eu comia isso direto qdo era pequena rsrs beijos

    Responder
  6. Renata disse:
    22 de setembro de 2009 às 14:35

    hummm, eu comia o batom que vinha no moranguinho, uhauauhauhauha… como já disseram, o da Avon tinha a folha verde.

    Responder
  7. 22 de setembro de 2009 às 16:20

    ai era meu sonho de consumo!
    tinha tbm em forma de uva, e era desejo de muitas!
    andrea, desculpe a intromissão mais "ressucitação",não se esceve com o "c"?

    Responder
  8. cristiane disse:
    22 de setembro de 2009 às 16:36

    olha meninas, achei esse link que tem a foto do brilho de moranguinho :)
    http://retromotoca.wordpress.com/2008/05/15/batom-boka-loka-e-brilho-moranguinho/

    Andrea ele era duplo! você pode usar os dois lados para não sobrar muito lipbalm, né?! :)

    bjo

    Responder
  9. 22 de setembro de 2009 às 17:04

    Eu era maluca por esse batom de moranguinho! há pouco tempo, achei a versão maçãzinha e abacaxi. e montei uma fruteirinha com eles!
    Bjbj

    Responder
  10. Andrea disse:
    22 de setembro de 2009 às 17:31

    Nossa! usei vários!!!!! Que saudades!!

    Responder
  11. 22 de setembro de 2009 às 17:36

    dá umas batidinhas no moranguinho pra acondicionar melhor o balm. quem nem se faz com o chocolate pra nao ficar bolha. eu usei mto o de uva hehehe

    Responder
  12. Deb disse:
    22 de setembro de 2009 às 17:48

    A foto dele aberto aqui:

    http://www.terra.com.br/istoegente/320/fotos/estilop_07.jpg

    Também tive quando eu era criança, ganhei numa festa de aniversário que foi no Bob's! Hahahaha!

    Responder
  13. Marcia H disse:
    22 de setembro de 2009 às 18:23

    tem que mexer com cuidado, o buraquinho e outras bolhas sao do ar, incorporado ao bater os ingredientes.

    uma dica q recebi uma vez foi colocar o creme na geladeira, deixar esfriar e mexer outra vez com uma espátula ou bastao de vidro

    eu achava q a Avon ainda vendia o moranguinho, só que agora numa latinha rsrsrs

    Responder
  14. Barbara disse:
    22 de setembro de 2009 às 18:53

    Oi Andrea … nossa, moranguinho … me senti na máquina do tempo! rs… Bem, não sei se vai resolver, mas vão aí duas dicas: primeiro, tente dar uma batidinha para acondicionar bem o balm no bastão , quando terminar, coloque por cima uma pedacinho de filme plástico e só retire depois de algumas horas. Pode ser que o furinho não se forme pela aderência do produto ao filme. Me conta depois! Boa sorte!

    Responder
  15. 22 de setembro de 2009 às 18:59

    comprei este moranguinho para a minha filha. Ela queria o batom de balinha (que eu também dei) mas acabei "convencendo-a" a levar o moranguinho por pura nostalgia.
    Agora com lip balm caseiro, isto sim é um luxo.
    Beijo

    Responder
  16. 22 de setembro de 2009 às 20:59

    Ah…eu tinha um. Alguem me deu de presente,nao lembro quem.
    Achei este aqui,vintage na ebay,so pra voce comparar…

    http://cgi.ebay.com/VINTAGE-AVON-STRAWBERRY-%22BERRY-NICE%22-LIP-GLOSS-COMPACT_W0QQitemZ310169767252QQcmdZViewItemQQimsxZ20090921?IMSfp=TL090921166003r23391

    Responder
  17. 22 de setembro de 2009 às 21:03

    Olá!
    Ficou muito legal…tb sou desse tempo do moranguinho da Avon e quem tinha era um luxo! Pelo que me lembro um lado era rosinha cintilante e outro era um brilho na cor vermelha e era muito saboroso. Esses dias achei versão abacaxi, mas nada se comporando ao moranguinho de antigamente.
    Do buraquinho e das ondinhas do teu lip balm e como as meninas já citaram qdo tu fores colocar nas embalagens deves ir batendo de leve para o ar da embalagem e do própio veículo do lip balm que se formam na agitação na hora de fazer a formulação criam-se microbolhas de ar. Mas acho um charminho aquele furinho!!! Fiz vários lip balm e ficaram muito bons…colocarei fotos…fiz algumas alterações…não ficou tão "natural", pq coloquei filtro solar e cor, mas ficou ótimo, super hidratante e agradeço a você Andrea pela dica do lip balm…amei…bjs

    Responder
  18. 22 de setembro de 2009 às 21:51

    Nossa, me fez lembrar do cheirinho do batom de morango. Outro dia vi um parecido na farmácia perto de casa.

    Responder
  19. 22 de setembro de 2009 às 22:39

    Nossa eu tinha esse potinho original até alguns meses atrás, usava pra guardar restos de batom que eu derretia e colocava nesse pote.
    Eu ganhei da minha mãe quando era criança e desde que o batom acabou eu fiquei com dó de jogar fora o potinho e fui usando ele desse jeito, daí há alguns meses atrás eu enjoei e joguei.
    O furinho no meio do seu balm pode ser porque a temperatura da água (banho maria) estava um pouco alta. Não será isso?? Você tentou aquecer a água e quando começar a fazer bolinhas no fundo da panela você desliga o fogo e coloca os ingredientes do seu balm no bequer e fica mexendo até derreter, ao invés de deixar ele lá no fogo??
    Bjks…Aninha

    Responder
  20. 23 de setembro de 2009 às 09:13

    O original tinha uma folhinha verde também… se não me falha a memória!

    Responder
  21. 23 de setembro de 2009 às 09:50

    Olá,

    Eu ganhei um selinho muito carinhoso no meu blog e nas minhas indicações coloquei você por este maravilhoso trabalho desenvolvido aqui que acompanho a um ano e pouco!

    Passa lá para pegar o seu presente
    http://cabiveiseincabiveis.blogspot.com/2009/09/meu-segundo-selinho.html

    Abraços fortes… e PARABÉNS

    Responder
  22. Neli Alves disse:
    23 de setembro de 2009 às 10:56

    Vou ver se minhas filhas guardaram o moranguinho. O batom elas devem ter comido!!! Vai saber!
    Bjks. Neli

    Responder
  23. 23 de setembro de 2009 às 10:58

    Nossa!!!
    Eu tive isto!!! :-)))

    Agora, adorei saber desta sua fase de cosméticos naturais… Quero aprender tb!

    beijo

    Cláudia – Bicho Fofo flickr

    Responder
  24. 23 de setembro de 2009 às 12:02

    Eu tive vários monranguinhos da avo, mas faz tempo que joguei fora as embalagens.

    Responder
  25. 23 de setembro de 2009 às 12:54

    Eu comia este batom. Tinha um de uva também ou estou sonhando??
    Acho que é igual!!

    Responder
  26. Camila disse:
    23 de setembro de 2009 às 20:33

    Fiquei com vontade de deixar meu desodorante caseiro um pouco mais cremoso. Tô pensando em colocar um pouco de glicerina no próximo que fizer, o q vc acha? O que eu fiz ainda está ótimo, funciona super bem!

    Responder
  27. 24 de setembro de 2009 às 09:58

    Ah eu adorava o morango da Avon.
    Um dia abençoado,beijos

    Responder
  28. Débora disse:
    24 de setembro de 2009 às 17:08

    Eu não tenho mais o moranguinho original, só o genérico maaaaas… tenho um que deve ser mais antigo ainda, que vinha num potinho branco, redondinho e era batom mesmo, não brilho. Vou fotografar e coloco o link aqui depois. Era um trio que minha mãe tinha, mas só sobrou um.. Beijo!

    Responder
  29. Edil Pontes disse:
    26 de setembro de 2009 às 17:12

    Ah que legal ,eu ganhei um da minha filha,ela teve a mesma idéia da ressurreição,legal mesmo

    visite http://www.arteindia.com.br
    é uma loja virtual maraviljhosa

    Beijos
    edil Pontes

    Responder
  30. 27 de setembro de 2009 às 21:53

    Eu tinha um gambazinho da Avon! Ou seria um gatinho??? hahaha!!Que bom lembrar disso!

    Responder
  31. 29 de setembro de 2009 às 09:05

    Meninas, a loja Alice Disse, no Rio Sul, estava dando de brinde esse batom no moranguinho! Uma fofura!
    beijos!
    Bruna.

    Responder
  32. Paula disse:
    02 de outubro de 2009 às 14:25

    Andrea,

    sou farmacêutica e trabalho em indústria cosmética, parei aqui por acaso e fiquei um pouco preocupada com esse post.

    Acho que é importante você saber que a fórmula do seu balm está sem conservante e que pela característica físico-química da fórmula ele é a "comidinha" favorita de muitos microorganismos de flora e microorganismos que já podem estar presentes nas matérias-primas que você está usando.

    Ele pode deixar de ser um cosmético e ser apenas um vetor de contaminação, que pode te atingir patologicamente ou toxicologicamente.

    Desculpa o alerta, mas acho importante ainda mais por que está na rede. Sou totalmente a favor da customização de cosméticos, mas em se tratando um item que tem contato com mucosa, e que portanto para itens industrializados,sofre fiscalização mais restrita da ANVISA na minha opinião é melhor que essa prática seja evitada.

    Bjs

    Paula

    Responder
    • Miss Blue disse:
      26 de Março de 2012 às 15:03

      Falou TUDO!

      Responder
  33. daniella disse:
    16 de Abril de 2012 às 22:58

    Gente…estou fazendo uma festa com tema da moranguinho e queria dar esse batom de lembrancinha…onde encontro na 25? HEEEELP!!!
    obrigada Dani

    Responder
  34. Allan disse:
    28 de Abril de 2012 às 02:22

    Só para vocês estarem cientes, o moranguinho é Brasileiro e foi inventado pela industria de Cosmético Pierre Pardon , que fica em São Paulo. A avon adquiriu os direitos de uso do produto para ser comercializado no Brasil e alguns outros países, devido a grande aceitação do mercado nacional, nesta época a Avon produzia grande parte de seus produtos no Brasil (hoje quase todos são importados e testados em animais nos EUA). Tenho ótimas recordações do batom , não que eu usasse, mas sim adorava comer ou passar entre os dentes … Dias bacanas !

    Responder
    • angel disse:
      22 de outubro de 2013 às 18:43

      A avon nao testa em animais ha milhares de anos :-P tem nem mais graça. So testam la na china/japao porque eh obrigatorio. E esse brilho foi relançado agora em 2013, a avon nos escutou!

      Responder
  35. lidia mara disse:
    08 de dezembro de 2013 às 18:42

    oi andreia , ate hoje tenho esse moranguinho , mas também procuro , uma colônia infantil q tinha na avon , era uma colônia do frasco branco e uma moranguinha desenhada a tampa era uma bolinha cor de rosa , pois sou loca por essa colônia ela lembra minha infância na década de 80 bjos

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»