07 out 09
fashionoutras técnicas
Um colar de renda em duas versões
por Claudia

Sábado acordamos cedo e fomos na 25 de Março. Loucas ? Acho que sim, mas por pura falta de opção, já que não conseguimos ir garimpar durante a semana. Saímos de lá com, entre outras coisas, apliques de renda ( apenas R$ 1,00, na Sheila Aviamentos – R Abdo Schain) e a ideia de fazer um desafio craft. Cada uma teria que bolar um colar diferente usando o mesmo aplique. E teria que ser algo simples, barato e usável no dia a dia.

Renda tingida com chá
Versão da Andrea – Off white natureba e com metal

Minha amiga Danny confirmou: renda foi moda no Inverno e continua em alta no Verão 2009. Eu sempre gostei de renda. É algo que, independente da moda, eu aprovo desde criança. Lembro que uma das minha brincadeiras preferidas era fingir que toalhinhas rendadas de mesa da minha mãe eram os meus xales. Acho que eu fui uma criança fashion.
Voltando ao desafio, a renda que a gente comprou na 25 era fofa mas era tão branca quanto mouse de iMac. Resolvi usar chá preto para deixar a minha renda off white, com uma cara usada. E não é que o tingimento natureba funcionou bem ?
Renda tingida com chá Renda tingida com chá
1. Tudo o que usei foram 3 saquinhos de chá preto, água e vinagre. Qualquer marca baratinha de chá serve. Eu usei o chá preto da Oetker porque tem gosto de Early Grey, ou seja, parece que você está bebendo talco.
2. Fervi um copo de água e coloquei os saquinhos lá dentro. Tem que ficar um chá bem forte. Joguei a renda no chá e deixei afogada por 2 horas.
Renda tingida com chá Renda tingida com chá
3. Tirei a renda do chá. Bebi o ch…, oppsss, usei o chá pra regar as plantas. Enxaguei a renda com água e vinagre branco (uma colher de chá para um copo de água). Deixei secar.
4. Ouvi dizer que a renda de algodão puro tinge fácil. A minha era sintética (não dá pra querer muito de renda de R$ 1,00) , mesmo assim consegui tirar o tom branco giz e deixa-lá off white.
Renda tingida com chá

Cortei dois pedaços de 18 cm de uma corrente fina e costurei cuma em cada ponta da renda. Os fechos também são da 25, claro. Ah, é legal ter um alicate para colocar fechos e cortar a corrente.

E eis o meu colar fofo e que custou no máximo R$ 2,00. Oi Topshop ?
**************

Versão da Cláudia – Branco e com pérolas

Na minha versão, optei por deixar a renda branca com a cor original. Quando a gente estava na 25 a procura de bijus e correntes, o branco chegava a assustar – porque era tão brilhante que parecia não combinar com nenhuma cor de corrente. Por sorte, achei em casa um colarzinho de pérolas que eu quase não usava. Por causa das pérolas (fakes, é claro), ele tirou a atenção do branco e deu uma neutralizada no conjunto.

Colar de renda e pérolas

Achei que ficou bem legal. Dá para usar tranquilamente no dia-a-dia, com uma blusa que tenha um pouco de decote. Mas também vai tranquilo em um jantar, com um casaquinho delicado. Não vejo a hora de usar de novo. Pra quem gostou, vejam meu passo-a-passo.

Materiais para colar de renda Cortando o colar

1. Materiais: um colar, alfinetes para marcação, linha e agulha para costurar, a renda e apliques de strass e pérola (opcional).
2. Momento crucial. E a coragem para cortar ao meio um colar? Mesmo estando largado na caixinha, deu dó!

Marcando o ponto com alfinete Costurando a corrente

3. Antes de costurar, com alfinetes, eu fiz vários testes, tanto de comprimento como de posição da renda. Trocava de lugar e me olhava no espelho até achar o ponto certo.

4. Por último, costurei a corrente na renda usando linha branca. Uns pontinhos e estava feito!
5. Quem gosta de um visual mais frufru, pode incrementar a renda com apliques. Eu coloquei dois strass e uma perolinha de cada lado. Na primeira foto, se olharem com muita atenção, dá para ver!
E então, meninas ? Gostaram da ideia do desafio do colar ? A gente também comprou fivelas e rendas em metro pra fazermos cintos em duas versões. Esperem e verão !
***********************
Também no Superziper: Não é de hoje que a gente curte de uma renda. Já demos um up em uma blusinha bem básica, usando apenas pedaços de renda vintage e apliques de cristais.
61 ZigZags
  1. Salto 15 disse:
    07 de outubro de 2009 às 14:08

    Adorei a versão com pérolas, lindo e delicado!!!

    Parabéns!!

    bjs,

    Patty Freire
    http://saltoluiz15.blogspot.com/

    Responder
  2. 07 de outubro de 2009 às 14:10

    Nossa amei….(estou sempre dando uma olhadinha no blog)vou procurar hoje mesmo a renda.
    bjs
    Deisi

    Responder
  3. 07 de outubro de 2009 às 14:10

    Tão simples e tão lindo!!!!!
    Adorei.

    Inté.

    Responder
  4. 07 de outubro de 2009 às 14:42

    Ficarão LINDOS…
    não dá pra saber se é o primeiro ou o segundo…
    O que sei é que ficou MARA!!!!

    Responder
  5. Edil Pontes disse:
    07 de outubro de 2009 às 14:51

    Ambos ficaram chick,elegantes.
    Essa 25 de março é meu sonho de consumo,ainda farei essa loucura como você diz.
    Obrigada pela visita,volte sempre ,te espero
    Beijos
    Edil Pontes

    Responder
  6. karura disse:
    07 de outubro de 2009 às 15:57

    lol. Gostei dae parte "Bebi o chá…" Opss.. Lol. Ri sozinha em frente do computador..

    Responder
  7. Mariana disse:
    07 de outubro de 2009 às 16:06

    Usaria fácil esse colar com a renda tingida. Ficou tão diferente! Aposto que ficaria lindo com uma regatinha branca + calça jeans + sapatilha boneca.

    Responder
  8. mArCeLe disse:
    07 de outubro de 2009 às 16:52

    Os dois são lindos, meninas!
    Beijinho pra vocês!

    Responder
  9. 07 de outubro de 2009 às 17:23

    Adorei….muito boa idéia!Vcs são demais!!!Bjsss

    Responder
  10. Nêssa disse:
    07 de outubro de 2009 às 17:39

    Adorei a ideia do colar, ficaram lindos, outro dia fiz umas colagens em reaproveitamento em jeans, fiz uma bolsa, veja no meu frick http://www.flickr.com/photos/artenessa/3917334450/in/set-72157622235278135/
    só que tingi com tinta de tecido e alcool a renda e percebi que sai um poquinho de tinta depois….essa dica do chá é otima….brigadu

    Responder
  11. 07 de outubro de 2009 às 17:54

    Meninas parabéns pelos colare e pela criatividade! Ficaram realmente lindos.
    Bjinhos.

    Responder
  12. 07 de outubro de 2009 às 18:09

    que original!! adorei! bj bj

    Responder
  13. 07 de outubro de 2009 às 19:53

    Gostei demais da ideia, que gerou de filhote outra ideia ainda para uma camisa off white novinha que foi manchada com candida e já ia para o beleléu. Vou aplicar umas rendas por cima e a camisa vai ficar com um ar vintage!

    Responder
  14. Sonia disse:
    07 de outubro de 2009 às 20:49

    Olá,
    Adorei!!
    Boa dica!!
    Bjs.

    Responder
  15. 07 de outubro de 2009 às 21:37

    Amei a dica!!!!
    obrigada, achei o de pérolas super chique!!!!

    Responder
  16. Anna disse:
    07 de outubro de 2009 às 21:47

    Que ideia genial…E ainda por cima – ecologicamente correta! Adorei…

    Responder
  17. 07 de outubro de 2009 às 22:21

    Nossa, cada vez que eu entro aqui me dá vontade de correr pra 25!
    Amei a ideia do colar, se a minha almofada ampulheta der certo, esse é o meu próximo desafio!
    Super beijos,
    Néli

    Responder
  18. 07 de outubro de 2009 às 22:36

    Eu fiz um colar de renda uns tempos atrás. Mas fiz uma gargantilha de festa, usando uma tira de renda preta com alguns bordados. Ficou linda.

    Responder
  19. Camila disse:
    07 de outubro de 2009 às 22:50

    Achei bem original, nunca vi um colar com renda. Como gostei das duas ideias, faria o meu tingido com chá e com pérolas ;)

    Responder
  20. 07 de outubro de 2009 às 23:42

    Achei lindo e muito inspirado! mas fiquei com uma dúvida: a renda fica durinha mesmo? com a movimentação do corpo, ela não fica virando ou dobrando?
    beijinhos

    Responder
  21. Anonymous disse:
    08 de outubro de 2009 às 08:00

    Parabéns pela criatividade e delicadeza do projeto.
    Amei.
    Bjs
    Gisele

    Responder
  22. Le Genari disse:
    08 de outubro de 2009 às 08:17

    Lindo d+!!!!!
    Beijo
    Le Genari

    Responder
  23. Anonymous disse:
    08 de outubro de 2009 às 08:22

    Meninas,

    Ficaram lindos e fofos os colares.
    Mais uma vez vcs. mostraram talento e criatividade.

    PARABÉNS!
    liliblueberries

    Responder
  24. Sonia disse:
    08 de outubro de 2009 às 08:39

    Adorei as duas idéias. Ficaram lindo os dois colares.
    bjs
    Sônia

    Responder
  25. Mariella disse:
    08 de outubro de 2009 às 15:01

    Meninas,
    Ótimas idéias! Nas minhas andanças pela internet no site Etsy (que vende crafts do mundo inteiro) já tinha encontrado uma israelense que vende uns trabalhos lindos em renda, alguns bordados…loucura (http://www.etsy.com/shop.php?user_id=7684280&ga_search_query=littlewhitedresser&ga_search_type=seller_usernames). Já comprei minhas rendinhas e vou inventar meus colares nesse final de semana!!

    Responder
  26. Jan disse:
    08 de outubro de 2009 às 18:23

    Faço minhas as palavras da Camila: "Como gostei das duas ideias, faria o meu tingido com chá e com pérolas"

    Responder
  27. Dri Simizo disse:
    09 de outubro de 2009 às 10:23

    Ficou lindo! =)
    tenho uma renda dessas azul em casa! vou fazer um pra mim!
    bjs!

    Responder
  28. Débi disse:
    09 de outubro de 2009 às 10:27

    guriiaass!!
    adoreiiiii a idéia, supeeeer original!!

    Responder
  29. Má Abreu disse:
    09 de outubro de 2009 às 14:44

    Adoro o blog de você e de tanto que eu gosto já fiz um post sobre ele. Fiz minhas primeiras peças na máquina de costura usando os tutoriais que vocês postaram aqui. Muito obrigada por ser essa grande inspiração!!
    Beijos
    Má Abreu

    Responder
  30. lilian disse:
    09 de outubro de 2009 às 18:48

    Adoro o blog de vcs e adorei os colares. Inspirada em vcs e em vário ótimos blog , criei o meu.
    Se puderem, façam uma visitinha, ok
    beijinho e ótimo feriado
    http://www.vanillacraft.com

    Responder
  31. 09 de outubro de 2009 às 22:12

    Adorei as duas versões e os textos!
    Já fiz colares "parecidos" usando crochê. Tem fotos no flickr, acho, mas estão um lixo pq são do período "pré-W35", quando eu só tinha uma webcam boa com câmera meia-boca.

    Responder
  32. 10 de outubro de 2009 às 02:13

    Meninas,
    Uma leitora do meu blog viu, adorou e me avisou destes colares lindos.
    Escrevi um post com a dica sobre o DIY de vcs, citando o Superziper e tomei a liberdade de usar as fotos dos colares (também citando a fonte).
    Parabéns e um beijo!
    http://www.garotasmodernas.com

    Responder
  33. 10 de outubro de 2009 às 04:00

    Morri de rir pois comprei o mesmo aplique, na mesma loja, para fazer um colar. Só que não tive tempo ainda, mas ao ver o de vcs acho que vou arrumar tempo logo. Comprei uma flor de madrepérola numa loja na Ladeira Porto Geral para aplicar.
    AH! E a receita de usar o chá para tingir, dei já na loja, para uma moça que queria apliques de renda em bege! KKKKK
    Beijão.

    Responder
  34. Nfuzaro disse:
    10 de outubro de 2009 às 10:14

    Genteee, que demais! Acessem a minha versão de um colar de renda, só para darem risada, pois ficou um terror! hehe
    Beijos!

    Responder
  35. 10 de outubro de 2009 às 10:54

    q blog mais fofo!!
    parabéns!!
    já sou seguidora e vou colocar nos meus favoritos…
    me visitem:
    tudoqueadoro.blogspot.com
    beijo grande
    Jaque

    Responder
  36. brunna disse:
    10 de outubro de 2009 às 20:43

    já faz algum tempo que descobri o 'Superziper' e sempre tenho agradáveis surpresas com as postagens; parabéns. mas escrevo principalmente pq hj, ao passar por algumas lojas de tecidos, me deparei com uma explosão de cores que logo vi transformado em uma bolsa(furoshiki). comprei o metro do tecido e fui feliz pra casa, pensando se daria mesmo certo. e deu! e está aqui, pendurada na minha arara. obrigada pelas boas dicas, meninas (:

    Responder
  37. 10 de outubro de 2009 às 23:44

    Puxa, eu conheci esse blog há pouco tempo e já fã. Fico babando com tantas coisas bonitas e criativas. Parabéns a todas vocês.

    Responder
  38. Kelly Reis disse:
    11 de outubro de 2009 às 13:30

    Os dois ficaram lindos e charmosos
    Parabéns meninas…
    bjs

    Responder
  39. Dona Nica disse:
    11 de outubro de 2009 às 14:05

    Nossa! Que idéia boa para os colares.
    Tem SELINHO pra vc lá no meu blog, passa lá pra pegar.
    Beijinhos

    Responder
  40. Hannah Sá disse:
    11 de outubro de 2009 às 17:43

    AMEI as duas versãoes vou procurar pra ontem, ou melhor pra terça xD

    Responder
  41. 11 de outubro de 2009 às 19:41

    Conheci o blog ontem e amei!!! Estou encantada!!! Já fiz as bolsas de furoshiki lendo as explicações e assistindo os vídeos. Fiz na maior facilidade porque vcs explicaram tudo muito bem. Tenho uma pergunta: vcs começaram a fazer tricô e crochê sozinhas com a ajuda de livros ou fizeram algum curso? Tenho muita, muita, muita vontade de aprender. Seria possível aprender sozinha? De que jeito?

    Muito obrigada por dividirem informações tão úteis.

    Parabéns!!!

    Beijos

    Responder
  42. Lilian disse:
    11 de outubro de 2009 às 21:20

    Adorei! Totalmente me inspirei pra tentar fazer um igual!
    Parabéns meninas.
    bjo!

    Responder
  43. Nadja G. disse:
    11 de outubro de 2009 às 23:54

    Fofo demais!

    Responder
  44. Nadja G. disse:
    11 de outubro de 2009 às 23:55

    Fofo demais!

    Responder
  45. Andréia disse:
    24 de outubro de 2009 às 17:17

    Amei, corri e fiz um p/ mim, essa renda chama guipir, é o q colocamos em golas.
    Tenho um monte q ganho como amostra, pois trabalho com roupas, essa é uma ótima forma de usa-lo ;p
    Preferi só prende-lo a corrente com uma argolinha, mas rapido e pratico.
    Otima idéia, to bolando varios agora, brigadinha =D

    Responder
  46. 05 de junho de 2010 às 20:12

    Seção Quebra-Galho: Informações e soluções grátis para problemas com chaves e instalação elétrica em http://www.eletrochave.com.br

    Responder
  47. Nisa Rego disse:
    24 de outubro de 2010 às 23:37

    O colar ficou lindo na versão pérolas. Eu costumo usar muita renda em meus trabalhos, mas cada um tem um toque diferente no que faz. Ficou muito delicado. Parabens pelo bom gosto.

    Responder
  48. leydiane Cristina disse:
    01 de dezembro de 2010 às 23:09

    Amei a criação e principalmente o jeito descontraido de ensinar.
    Parabéns..

    Responder
  49. Eunice Maria disse:
    13 de Abril de 2011 às 20:51

    Lindo o colar de renda. Vocês já tentaram fazer brincos com renda? Todos os trabalhos de vocês são lindos! Parabéns pela criatividade. Beijo, Eunice Maria.
    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
    efacilserfeliz.artesanais@gmail.com

    Responder
  50. Simone disse:
    24 de Abril de 2011 às 20:32

    Lindooooooooooooooooooooooo….
    Chic e baratissimo…..
    adorei….
    vcs estão de parabéns….

    Responder
  51. Alice Picelli disse:
    21 de Maio de 2011 às 17:04

    geente, realmente ficou muito liiindo *-*
    esses dias eu vi numa loja um quase igual, só qe no lugar das pérolas e da corrente, era uma fita de cetim.
    era liiiindo! eu fiz, e ficou uma graça! exprimentem!

    Responder
  52. 30 de Abril de 2012 às 15:13

    eu ameeeeiiiiii! gostaria de ver algo com escama de peixe. parabens amere.

    Responder
  53. Elena teixeira disse:
    24 de setembro de 2012 às 11:29

    gostei parabens

    Responder
  54. Gisele disse:
    26 de setembro de 2012 às 19:17

    Oi você sabe me dizer se essa técnica da para usar em pele sintética??Obrigada

    Responder
  55. Elizabeth disse:
    18 de outubro de 2013 às 21:33

    Boa noite,

    Gostaria de saber onde posso encontra-la essa renda do colar.

    Obrigada!

    Responder
  56. 18 de dezembro de 2013 às 13:18

    lindo!!!!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»