29 out 09
tricô e crochê
Segunda meia de tricô (versão final e definitiva)
por Andrea

segunda (mesmo!) meia de tricô

Eu podia dar uma de tricoteira perfeita dizendo que esta é minha terceira meia, mas não vou. Esta ainda é a segunda. Momento confissão: eu desmanchei a segunda meia de tricô, aquela que eu havia começado a fazer meses atrás e até mostrei aqui.
Apesar da empolgação inicial eu comecei a ter sérios problemas com a adaptação da receita na parte do calcanhar. Foi #fail total. Como não acertava de jeito nenhum, deixei a meia parada por várias semanas para ver se conseguia alguma luz. É claro que nada aconteceu. Então como já estava pegando um certo bode do projeto, para acabar com o bad karma, resolvi desmanchar tudo (aaaahhh dó) e aproveitar a lã em um um modelo totalmente novo. Fazer o que né ? Deu pena de desmanchar, mas este é o meu ‘jeitinho’ :P.
A receita escolhida desta vez foi escolhida o Expressa Lane, do site The Inside Loop. É aquele tipo de receita que engana porque tem um visual meio rebuscado, mas na prática é bem simples. Uma grande área é feita em ponto meia, ou seja, no piloto automático. Mas o que dá uma graça e faz toda diferença no visual é a tirinha na vertical toda em lace, que se repete na parte anterior e posterior. Se quiser ver um close do ponto, está aqui, as repetições são fáceis de memorizar.

segunda (mesmo!) meia de tricô

Agora, se vocês me dão licença, vou colocar algumas notas para mim mesma poder consultar, quando eu for fazer o segundo pé. E é claro se alguém quiser seguir as minhas modificações, fique a vontade, eu calço 35.
* 02 novelos de 50 g de Sock it to me da Ellan na cor 44052.
* Agulha circular 2,25 e método magic loop.
* Fiz a ponta colocando os potos com o figure 8 cast on e fui aumentando até ficar com 28 pontos em cada agulha ( 4 a menos que a quantidade sugerida para a meia do TAM P), total de 56 pontos.
* Fiz o calcanhar com short rows mas ao invés de seguir as instruções meio complicadas do receita, segui estas aqui.
* Para fazer a parte do tornozelo e da canela, onde a meia engrossa eu tive que fazer mais aumentos gradativos do que manda a receita. Subindo normal por 5 repetições e depois aumentei primeiro 2 pontos atrás e depois 2 atrás e 2 na frente, e por último 2 pontos atrás. O aumentos são sempre feitos na carreira 7 .
Esta receita é a minhas segunda tentativa de meia toe up, começando pela ponta. Quem sabe da próxima vez encaro uma top down ( começando pela boca) ? Aceito sugestões de receitas desde já, mas tem que ser este tipo de meia, com lã e agulha fininha, tá ?
Ah, eu estou no Ravelry, quem quiser indicar receitas é só me add por lá.
**************
Também no Superziper: Está a fim de fazer tricô mas não tem paciência para usar agulha finíssimas e lã idem ? Uma golona com agulhas grossas e ponto arroz pode agradar as tricoteiras mais ansiosas.
12 ZigZags
  1. 29 de outubro de 2009 às 10:33

    Oi! Gosto muito do seu blog.
    Tem um Sock KAL com vídeos no fórum da comunidade KnitPicks (http://community.knitpicks.com/group/sockkal). Kelley Petkun ensina a fazer meias top down no magic loop. Consegui fazer meu primeiro par de meias seguindo as instruções dela.
    Beijos, Lílian.

    Responder
  2. Rachel disse:
    29 de outubro de 2009 às 15:30

    eu amo tricotar… quem me ensina é minha Mãe… e minha Vó tricota meias com agulhas retas fininhas, tenho a receita em imagem, de um livro bem antigo de trico.. te passo a foto por email, a meia fica linda.. mas eu me bato pra fazer… já essas meias americanas eu amooo mas não consigo fazer, por não entender nada da receita em inglês..

    beijinhos..
    Rachel

    Responder
  3. Deus'arte disse:
    29 de outubro de 2009 às 17:03

    Adorei seu blog.
    Aproveito para lhe informar do meu blog se quiser visitar, comentar e até que sabe tornar-se seguidora, fico à espera, será sempre bem-vinda!
    http://andreia-arte.blogspot.com
    Bjs e continuação de uma optima semana!

    Responder
  4. Solange disse:
    29 de outubro de 2009 às 17:17

    Se quiser dar uma olhada na minha 'listinha' (a maioria top down), espia lá: http://www.ravelry.com/people/Solange/queue?set=socks
    (Aliás, sempre tenho a melhor das intenções, mas meias p/ mim virou desestressante ou um limpador de paladar entre projetos, daí acabo fazendo uma lisona mesmo :D)

    Responder
  5. Rosana O. disse:
    30 de outubro de 2009 às 11:52

    Já tentei tricotar meias mas desisti… quem sabe me animo agora?
    beijinhos

    Responder
  6. Nana disse:
    30 de outubro de 2009 às 19:51

    meia de tricô é muuuito fofo.. pena que aqui no PI, nem sonhando!! :(

    Responder
  7. 31 de outubro de 2009 às 04:43

    murri com esse BG. LINDO!

    Responder
  8. Greyce disse:
    03 de novembro de 2009 às 13:15

    Nossa, pro inverno é ótimo. Amei a dica!

    Responder
  9. Nath disse:
    06 de novembro de 2009 às 14:11

    AMO o SuperZiper, aproveito muita coisa do que leio aqui, mas devo dizer que não entendi *lhufas* do que vc escreveu sobre a meia..

    My fault.. rs.. eu e fios só nos damos bem no que tange "embalagens e lacinhos nas peças" e uma coisinha ou outra de ponto cruz – nada muito além disso.

    Anyway, parabéns pela meia. Ficou bem linda e charmosa. Eu compraria.

    Beijo

    Responder
  10. maria jose salvador disse:
    15 de Fevereiro de 2011 às 08:38

    Ola,adorei sua meia,ficou linda parabens pois meia acho que é uma das coisas mais dificeis de fazer. Fiz uma com a receita da Claudia Maria que dá aula na tv.Tambem ficou boa e é mais facil,fiz tbm os sapatinhos de adulto,adorei e é muito rapido.Minha mãe usa muito,não aperta e nem incomoda pra dormir.
    Bjs

    Responder
  11. 15 de Fevereiro de 2011 às 16:00

    adorei a meia, acho que vou me animar em fazer uma.
    Nunca fiz meias, vou seguir os seus passos ficou linda.

    CECI ARMSTRONG

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»