30 dez 09
blogueira convidadaoutros bla bla blas
Mensagem de ano novo no quadro negro
por Claudia

Antes que 2009 se vá de vez, queríamos dedicar o último post do ano pra vocês que sempre passaram por aqui e acompanharam o Superziper. As visitas, os comentários e os emails fizeram*toda* a diferença. Então, a gente quer aproveitar este para desejar que 2010 seja um ano ótimo para todo mundo, cheio de crafts, ideias e inspiração – sem falar nos além dos clássicos paz, saúde e amor :-)

 

Feliz 2010

Lousa é tão legal, né? Lembra infância, o apagador, o pó de giz colorido… Nesse ano que está acabando, a Andrea e eu tivemos vontade de usar a lousa que eu pintei na porta da cozinha pra algum projeto aqui do blog. Até rascunhamos duas ou três idéias para projetos, mas não ainda evoluíram do jeito que a gente gosta e por enquanto não temos nada para mostrar. Então, com o fim do ano chegando veio também a nossa última chance. E inspiradas na centenária ‘arte de escrever em lousas‘ fica a nossa mensagem para um 2010 super craft.

******************
Também no Superziper: No ano passado, a gente resgatou uma bonequinhas dos anos 70, que eram embalagens de um perfume sólido da Avon, para fazer o nosso cartão de Natal e Ano Novo. Quem se lembra? Até eu já tinha me esquecido – dá para rever aqui.

29 dez 09
fashion
Colar de renda, em mais uma versão
por Andrea

Sabe quando você termina um projeto mas não fica completamente satisfeita, tipo, sabe que dá pra melhorar mas não tem os materiais certos ? Quando fiz o meu primeiro colar de tule a la Vera Wang a sensação era exatamente esta. A idéia tinha potencial mas devido aos materiais, achei que o resultado final ficou meio grosseiro. Fiz, bloguei mas lá no fundo eu continuei com a idéia de fazer uma versão melhorada do colar. Com calma, fui atrás dos materiais ideais e nada me tirava da cabeça que faltou algo fundamental – a renda, que aliás está super na moda ! Depois que vi alguns acessórios em renda na Anthropologieme senti mais confiante quanto ao tipo de material para fazer meu próximo colar. Ficou assim:

IMG_9951_1_3
O que mudei na segunda versão:
1. Concluí que eu estava usando os materias errados. O tule nacional, sintético, fica meio grosseiro se usado sozinho. O colar tem que levar renda para criar um desenho de base.
2. É legal dar um contraste entre brilhos/canutinhos e pérolas na hora de bordar. O meu colar anterior estava ‘brilhoso’ demais.
3. É melhor usar uma fita, de outro material no pescoço. O tule sozinho fica duro e pinica.

Colar de renda

Não segui nenhum um PAP, fui improvisando na hora de fazer e deu certo. Usei os seguintes materiais:
– Goma líquida sintética da marca Gomaflor (frasco de 500 ml custa R$ 11,00 no Bom Retiro);
– Peça recortada de renda de algodão;
– Pedacinho de tule branco para fazer a ‘base’;
– Perolinhas, canutilhos;
– Tira de fita de organza, para amarrar no pescoço;
– Linha e agulha;
– Tesoura e pincel.

Colar de renda

Eu usei uma renda antiga, de algodão, que garimpei na feira de Hammersmith. Se você procurar na gaveta da sua avó pode achar uma igual, hehe. Cortei um motivo da renda e deixei um pouco de borda. Foi super no olhômetro mesmo.

Como a minha renda era bem molinha e fina, decidi engomar. Passei a goma líquida com um pincel. Fiz isso próxima a uma janela pois o cheiro é bem forte – a goma é soluvel em álcool. Umedeci bem e deixei secar de um dia para o outro. Fica toda durinha ! Aparei as bordas com a tesoura.

Colar de renda

Eu ainda costurei a renda numa base de tule por trás, só pra dar mais suporte ao bordado e o colar não ficar molengo. Se a sua renda for grossa e firme acho dá para pular esta parte.

Bordei mini perolinhas e canutilhos à mão. Não tem posição certa, é só ir pregando onde você acha que fica legal, acompanhando ou preenchendo os motivos da própria renda.
Por fim, costurei em cada ponta uma tira de fita bem leve e transparente. Ficou assim ó:

IMG_9955_1_3

Este colar não saiu tão baratinho, tive que comprar a goma, renda, fita então investi no mínimo uns R$ 30,00 em material, que pode ser dividido em vários colares.
Mas eu desta vez eu fiquei super contente com o resultado. Aliás quem está modelando na primeira foto é a minha cunhada Kátia, que também amou o colar ! Cai bem até pra compor um look festivo para a virada de ano novo, né ? Vai bem com tudo, e renda é sempre luxo.
**********************
Também no Superziper: Também fizemos um colar de renda mais simplezinho, com material da 25 e em duas versões. Este sim, saiu bem baratinho !
26 dez 09
outros bla bla blas
Nossa Retrospê 2009
por Andrea
mosaic637263fd3380aeb623a00f381c0163f07e50d0b2

Acho meio cliché fazer retrospectiva no final do ano mas também acho que é um exercício legal para quem tem blog. Dá pra colocar em balanço tudo o que foi feito e escrito, o que deu certo e o que nem tanto, se programar para o próximo ano e dar risada com os próprios #fails. A gente teve vários momentos legais em 2009 e vou tentar resgatá-los aqui neste post. Se você lembrarem de algum outro ou acharem que a nossa escolha foi injusta é só gritar daí, ok ?

São os 10 mais, sem ordem de preferência, vamos lá ?

1. Novidade do ano: O Furoshiki. A gente fez podcast com uma expert no assunto e arriscamos até um especial com videos DIY, ensinando a ‘dobrar paninho’. Depois, o furoshiki caiu na boca do povo e todo mundo falou mas a gente aqui foi um dos primeiros. Será que em 2010 a embalagem de pano dobrada vira mainstream ?

2. Evento do ano: A nossa cobertura da Mega Artesanal , devidamente identificadas pelo broche-flickeiro). A visita foi super intensa e a gente saiu de lá esgotada fisicamente mas o evento rendeu vários posts e momentos legais com crafters que a gente admira.

3. Post mais comentado: Lembra daquela enquete para saber “Como você tricota ?” Descobrimos que existem várias maneiras de segurar a linha e a agulha. No final o que vale é descobrir a maneira de tricotar que é mais confortável pra você e mandar bala.

4. Polêmica do ano: Bafo ! Comentários anônimos ! Tudo por causa de uma roupa de crochê para caneca. Teve gente que amou e fez, outras acharam o fim dos tempos… A gente ainda é do time crochê-caneca forever.

5. Momento ‘ego’: A gente dando as caras lá no site da TPM. Precisa dizer mais ?

6. Momento Link-Love-no-blog-do-ídolo: Tudo começou com uma peruca de tricô pink que eu fiz e acabou em post no Querido Leitor da super Rosana Hermann.

7. Novo xodó superziperiano: Sem dúvida o Twitter, onde já estamos com mais de 1700 seguidores. Lá a gente fez novas amizades e estreitou muitos laços com crafters do Brasil e de fora. Superziper <3 Twitter!

8. Projeto mais comentado: O colar de renda da 25, em duas versões, fez o maior sucesso.

9. #fail do ano: Eu surtando no Twitter achando que alguém tinha hackeado a nossa conta quando na verdade tinha sido a Claudia que havia postado um link para o site alemão Pundo 3000. Quando descobri fiquei com uma vergonha master. Abafa! Mas no final aprendemos que twittar a quatro mãos pode ser uma comédia de erros.

10. Participação do ano: Vocês participando com fotos dos projetos no concurso de ‘Dois Anos do Superziper’. Recebemos centenas de fotos lá no Flickr, foi tão bacana. Quem sabe a gente agita algo parecido em breve.

E ainda teve o especial de crochê básico também foi super comentadoo retorno definitivo da Cláudia para o Brasil…. a minha blusa de tricô de corujas para Hogwarts …. as experiências para chegar no lip balm caseiro idealo post colaborativo ‘Os 10 mandamentos craft’ feito com a ajuda de quem frequenta o nosso fórum no Flickr. Aliás, já que estamos falando dele, as opiniões rolaram soltas nos tópicos Porque toda crafter tem um gato e Você gostaria de ter seu produto copiado?. O pessoal soltou o verbo e altos papos polêmicos rolaram em 2009!
Muito obrigada pela participação, comentários, tweets e emails. Sem vocês tricotando e costurando aí do outro lado nada disso teria a mínima graça.
E quem venha 2010 e os três anos de Superziper em Fevereiro :)*****************
Também no Superziper: Sentiu falta de algo? No nosso arquivo de A a Z, além dos 188 posts que escrevemos em 2009, vocês encontram tudo que já publicamos por aqui.
24 dez 09
outros bla bla blas
Então é Natal….
por Andrea

Feliz Natal

E a gente aqui não podia deixar a data passar sem uma ilustra fresquinha da Cláudia para comemorar. São os gnominhos ajudantes das crafters que moram na sua máquina de costura e toda noite saem arrumando os botões, bobinas e linhas, hehe.
E como trilha sonora para a data escolhemos este video da dupla de ukelele mais craft do planeta, o U900, mandando bem no Happy Christmas (War is Over). A gente prefere bem mais esta versão que a da Simone.

*********** Um Super Feliz Crafty Natal, da Cláudia e Andrea**********

(Assistam até o final para ver a versão amigurumi do John Lennon ! #morri )

Página 1 de 41234