16 dez 09
outras técnicastricô e crochê
Duelo de pompons: Pompom Fácil X pompom ‘de dedo’
por Claudia
bandeja-pompons

Ganhei da minha mãe um fazedor de pompons. Ela usou para terminar uma encomenda e depois repassou por mim, porque sabia que eu usaria bem mais. O Pompom fácil, que é da Pingouin, é um disquinho de plástico feito pra facilitar a vida de quem precisa fazer pompons. O meu não custou nem 3 reais. E nem deveria… Sintam a descrição da embalagem: vem em um saquinho transparente acompanhado de um mini-folhetinho, que é o manual de instruções – e só! Deve ser a mesma embalagem da época que ele foi inventado, quando nos armarinhos não tinha nada “self-service” – você pedia o que queria e o atendente dava as costas e saia para buscar o produto em uma daquelas mil gavetinhas, e é claro que ele sabia exatamente em qual delas estava. Foi bem assim que eu comprei o meu. Estava com minha mãe em Santos (SP) e demos um pulo em um armarinho bem antigo, que fica dentro de uma galeria. Foi rápido e indolor – compramos e fomos embora.

dois-pompons

Com um fazedor de pompons em mãos, resolvi tirar uma dúvida que eu sempre tive: será que ele realmente é assim tão útil? Então decidi organizar um duelo: pompom de dedo versus pompom-fácil. Marquei a data, chamei os concorrentes, organizei as armas (tesoura, centimetro e cronômetro basicamente) e depois de uma manhã tínhamos um vencedor. Acompanhem pelas fotos!

pompom-de-dedo fazedor-de-pompom

Apresentamos os concorrentes: Minha mão como instrumento, usando apenas dois dedos (ensinamos a fazer pompom neste vídeo daqui), armada com lã em tons de azul – e o famoso Pompom-fácil, armado de lã multicolorida. Quem será que vai ganhar?

pompom-quantidade-la pompons-enrolados

Primeira etapa: Quantidade de lã utilizada. Fazendo cerca de 50 voltas nos dedos, o pompom de dedo exige cerca de 5,65 metros de lã. Já para rechear o pompom-fácil foram necessários 3,25 metros.

Segunda etapa: Tempo gasto para enrolar o pompom. O azul foi no dedo e levou cerca de 1 minuto. Para o pompom fácil, precisei de uns 1:40 minuto.

pompons-cortados pompom-sobras-la
Terceira etapa: Cortar o diâmetro. Aqui não senti muita diferença. No pompom de dedo foram 53 segundos. No pompom-fácil levei 41 segundos.
Quarta etapa: Tempo de finalização (aparar as pontas). Levei praticamente dois minutos para acertar o tamanho do pompom feito no dedo. O pompom-fácil fica com fios de tamanhos mais regulares, então gastei menos tempo nesta etapa – 1:22 minutos.
Quinta etapa: Desperdício. Eu queria ter uma balancinha para pesar a quantidade de lã que sobrou e chegar em um percentual de desperdício, mas não deu. Então empilhei os restos e coloquei perto de uma fita métrica para dar uma ideia visual. O pompom de dedo perdeu feio.
comparativo-pompom pompom-pronto
Sexta etapa: Pompom pronto. Os dois ficaram muito parecidos, com boa aparência e uniformes. Empate aqui!
O veredito
O pompom fácil venceu por ser mais rápido e econômico. Ele é um ótimo instrumento para quem precisa fazer muitos pompons. Mas nem tudo é perfeito. Ele faz sempre pompons de mesmo tamanho, um problema para quem precisa de variedade. Na internet, vi que existem kits de pompons importados, com aros em diversos tamanhos, tipo P, M e G – daí resolve. Mas o pompom de dedo leva uma menção honrosa pela praticidade, afinal, basta lã e tesoura e você pode fazer em qualquer lugar.
Links
****************
Também no Superziper: * A gente já ensinou a fazer finger knitting, ou tricô de dedo, é bem facinho de fazer. Mais uma técnica que só precisa dos dedos e de um novelo de lã. Dá para por em prática já!
27 ZigZags
  1. Neli Alves disse:
    16 de dezembro de 2009 às 10:05

    Adoro pompons! Uso em várias composições e faço dos dois modos, com os dedos e com o molde de papelão. Tudo rápido e muito fácil.
    Os seus ficaram lindos e o colorido é demais.
    Bjs. Neli

    Responder
  2. karura disse:
    16 de dezembro de 2009 às 12:30

    Que máximo! Adoro os seus posts, eu nunca me lembraria de fazer um duelo de pompons!

    Responder
  3. 16 de dezembro de 2009 às 12:47

    Eu amo pompons! Vou dar uma olhada no como fazer, já que sempre quis aprender!1 beijão

    Responder
  4. 16 de dezembro de 2009 às 12:56

    Eu comprei esse pompom a pouco tempo no Bazar Horizonte..baratinho mesmo..e a embalagem é exatamente como vc descreve..parece até coisa muito antiga..rsssss…mas ainda não fiz um pompom sequer..rs…mas estou feliz de saber que fiz uma boa compra!

    Responder
  5. 16 de dezembro de 2009 às 13:24

    Que delícia de presente!!

    Responder
  6. 16 de dezembro de 2009 às 13:54

    Adorei o duelo! rs Principalmente, pq eu ainda não consigo fazer um pompom decente!
    Mas, acho que após esse duelo e principalmente, com o pompom fácil, vou conseguir!

    Responder
  7. Lucyana disse:
    16 de dezembro de 2009 às 18:14

    Olá, adorei o blog de vocês! Maravilhoso!
    Vi o post do lip balm, quero muito fazer e gostaria de vender. Fiquei com dúvidas quanto a validade, que é importante constar no produto. Sabem me dizer o tempo máximo que pode ser utilizado? Ou faço uma média de cada item da receita?
    Obrigada!
    lucyanabernardin@hotmail.com (email e messenger)

    Responder
  8. tio .faso disse:
    16 de dezembro de 2009 às 21:23

    Claudia,

    Como o tio .faso é um consumidor de pompons e aprendiz do guia de "pomponeamento" do superziper, atrevo-me a dar alguns pitacos.

    Sei que o fazedor de pompons é útil, mas o problema dos tamanhos é algo que se transforma em ponto negativo para mim.

    Já fazer os pompons com os dedos eu sinto problema em deixar os dedos abertos (sim, tio .faso é espartano e aperta a lã um 'cadim) e geralmente contorno isso colocando um lápis entre os dedos… esse é o meu ponto negativo.

    Qual usar? Vou me manter no dedo por causa da "regulagem".

    Sabe… esse papo me deu uma idéia: vou tentar fazer um "pompomneador" regulável. Vamos ver no que vai dar! XD

    Abraços,

    tio .faso

    Responder
  9. 16 de dezembro de 2009 às 23:32

    Tem o "fazedor" de pompom da Telanipo também, que é um tantinho diferente e vem com três tamanhos.

    Que eu me lembre tem a embalagem tão xexelenta quanto o da pinguim. Já o preço eu não tenho idéia. :(

    Quando eu era criança pequena, lá pros lados da mata, minha mãe me ensinou (coitada, ela tentou!) a fazer no papelão, como a Neli citou.

    Responder
  10. marina disse:
    17 de dezembro de 2009 às 02:03

    Oi meninas!!!Passeio pelo Superzíper quase diariamente e fico cheia de inspiração… Agora finalmente me deu coragem e resolvi criar o meu blog, comecei a postar no último final de semana.
    Lá vocês poderão ver a minha "reforma de cadeira", não escrevi que a idéia "brotou" quando vi aqui, porque sou meio retardada ainda, não sei se preciso pedir autorização prá colocar links, enfim,superprincipiante, rsrsrs. Aí hoje vi o post dos pompons e coloquei lá o meu PAP, ficarei muito feliz se vocês derem uma espiadinha…http://pinkpimenta-marina.blogspot.com/Beijão, espero que também se tornem minhas seguidoras, rsrsrs.

    Responder
  11. maricota disse:
    17 de dezembro de 2009 às 09:20

    também tenho esse fazedor de pompom azul, mas no final, acho mais prático fazer na mão mesmo.
    Eu adorei o duelo fofo! Já até imaginei os pompons lutando sumô XD

    Responder
  12. 17 de dezembro de 2009 às 15:22

    Ola, conehci seu blog por acaso e estou amando ler seus post, vc escreve mt bem e ensino tudo maravilhoso. Gostaria que ensinasse a fazer flor de fuxico, de seda para colocar no colar e no cabelo. bjus

    Responder
  13. Ma Stump disse:
    17 de dezembro de 2009 às 18:22

    Cômico o duelo! Fofíssimo!

    Responder
  14. Sónia disse:
    17 de dezembro de 2009 às 18:41

    Adorei estes pompons! Lindos!
    Obrigada por mais esta dica.
    Sónia

    Responder
  15. 17 de dezembro de 2009 às 22:47

    Oi Colega.
    As meias estão lindas.Parabéns pela maquina de pom-pom.Mais rápido e mais facil.
    vços.Richard.

    Responder
  16. Anne disse:
    19 de dezembro de 2009 às 01:01

    Oi Meninas!!!
    =)
    Eu tenho um "fazedor" de pompoms tbm, tenho um kit que comprei na viagem q fiz à Alemnaha, em Berlim num shopping super chic o KaDeWe (acho que é assim) tinha uma zona do outro lado da rua que era só a parte de coisas crafts, uma loja enorme cheias de todos os tipos de coisas e tecidos tbm, comprei lá o kit de plástico colorido com 3 ou 4 tamanhos de pompons, custou apenas € 5,00 e ainda veio com instruções de como fazer uns bichinhos de pompom, mto fofos. Comprei e nunca usei, ainda não tive ideia de onde usar, mas achei super legal ter uma coisinha daquelas, afinal nunca se sabe qdo se vai precisar de um pompom, e como foi super barato não deixei escapar.
    As vezes faço pompons com os dedos tbm, mas com menos voltas que é pra ficar tipo cachinhos para colocar na cabeça das bonecas,fazem as vezes de cabelo.
    Fica aí a minha dica.
    =)

    Responder
  17. karina disse:
    19 de dezembro de 2009 às 16:16

    Quando eu era criança, minha mãe me ensinou a fazer esse "pom-pom fácil" aí… Ela cortava dois aros em papel cartão e o resto funciona do mesmo jeito. Pra variar os tamanhos, basta variar o diâmetro dos aros. Os moldes de papelão costumavam durar bastante (mesmo considerando que eram manipulados por uma criança…) ficadica!

    Responder
  18. Anonymous disse:
    21 de dezembro de 2009 às 00:27

    Tem um outro jeito de fazer pompons de tamanhos diferentes.Vi numa destas revistas chinesas de crafts…Num papelão desenhe a letra "E" sem o traço central.A distancia entre as "barras" horizontais do "E" é que darão o tamanho do pompom.Faça as "barras" largas o suficiente para acomodar a quantidade de fios necessários p. fazer o pompom.Amarre no centro dos fios,corte de ambos os lados e está pronto! Deste jeito dá p. fazer pompons bicolores,tricolores,do jeito que quiser…Salete Duarte

    Responder
  19. 22 de dezembro de 2009 às 22:26

    Eu faço pompom usando papel cartão redondo com um furo no meio.
    Bem mais fácil e barato.
    Bjks…Aninha

    Responder
  20. suzan porto disse:
    19 de maio de 2010 às 11:16

    Eu uso cartolina pra fazer pompons e fica perfeito bjs

    Responder
  21. Turquezza disse:
    15 de novembro de 2010 às 18:08

    Conheci o blog hoje, e já estou seguindo.
    Tenho um “fazedor” de pompom azul de plástico igual ao seu de 1990, foi comprado aqui no Brasil numa lojinha chamada Casinha de Botão, em Itaipu-RJ, onde ensinavam tricot.
    Um mimo, né?
    Veja meu blog também http://turquezzavariedade.blogspot.com
    se gostar, sigaaaaaaa !!!!!!!!!
    Obrigada. Beijos.

    Responder
  22. Tessa disse:
    13 de março de 2011 às 20:40

    Olá meninas, me inspirei com os ponpons de vocês.. daí comprei o pom-pom fácil.. mas nao estou sabendo usar.. será que vocês não poderiam fazer um video tutorial de como uitilizá-lo? gostaria muito.

    obrigada e beijos

    Responder
  23. Andressa disse:
    04 de maio de 2012 às 13:18

    Quando era criança fazia muito cachecol com pompom na ponta na minha maquininha de tricô. Era muito fácil… Nessa máquina aqui: http://3.bp.blogspot.com/_xupxfUPCYUg/TE2j-r2pIeI/AAAAAAAAC7g/l81bP0M3Hr4/s320/PICT2388.JPG

    Responder
  24. 30 de agosto de 2013 às 13:27

    Ola ! Moro em Caldas Novas -Go gostaria muito de fazer os pompoms mas aqui nao tem gostaria de fazer tapetes para o quarto de minha filha sao muito delicado Boa Tarde!

    Responder
  25. thais disse:
    16 de novembro de 2013 às 13:03

    legal legal

    Responder
  26. Ane disse:
    14 de fevereiro de 2014 às 18:36

    Quanto posso cobrar por cada unidade de pom pom nos tamanhos p,m e g?

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»