04 jan 10
nhac
Se a vida te dá limões, faça uma geléia
por Andrea

Geleia de Limão siciliano

Eu sou viciada em geleia, é algo que nunca pode faltar na geladeira. Vivo comprando potes de sabores diferentes quando viajo e gosto de me arriscar a fazer em casa quando acho frutas de época boas e baratas. Já fazia tempo que eu não fazia uma geleiazinha caseira então estava com vontade de tentar algo diferente. Quando vi esta receita aqui, não tive dúvidas: a minha próxima geléia tinha que ser de nada mais nada menos que de limão siciliano. Aquele limão metido a besta, grande, gordo, amarelo e cheiroso.

O queeeeeê ? Mas justo de limão ? Eu tinha minha dúvidas, claro. Será que não vai ficar azeda ? Será que vai ‘encorpar’ no cozimento ? Só fazendo pra saber. No final deu super certo, olha aí o resultado, com #juliachildfeelings:

Geleia de Limão Siciliano

Ficou ótima, sem o azedão de limão (só um azedinho gostoso) e ainda por cima perfumadíssima. E tem pedacinhos da casca, que eu adoro. Super digna em camadas finas por cima da torrada besuntada de manteiga.
Como fiz ? Adaptei esta receita do Epicurious e esta, da Delia Online. Dei uma simplificada geral e no final deu certo. Aqui vai, pra quem se animar a fazer (dá para encher aproximadamente três potes de geléia):
Ingredientes:
– 6 limões sicilianos ( de forem grandes pode usar só 5)
– 2 copos de água
– 600 g de açúcar ( pode colocar mais ou menos, a gosto)
-Espremedor, panela, gaze, barbante, faca, potes de vidro esterilizados.
Preparo:
1. Lave e seque bem os limões. Corte ao meio, esprema o suco e reserve.
2. Tire o bagaço e os caroços e reserve tudo numa tigelinha. A casca (tanto a parte branca como a amarela) deverá ser picada bem fina, em tirinhas.
3. Coloque numa panela grande a água, as cascas picadas e o suco de limão. Pegue uma gaze e faça um saquinho colocando o bagaço e as sementes. Amarre bem a boca do saco para não soltar e prenda no cabo da panela. O saco deve ficar boiando dentro do líquido. Como saiu bastante bagaço dos meu limões eu fiz dois saquinhos mas creio que um só seria suficiente. É importante ferver o bagaço para que ele solte pectina e a sua geléia não fique líquida, tipo um suco de limão.
4. Leve ao fogo até ferver. Quando começar a ferver acrescente o açúcar e mexa de vez em quando até engrossar e ficar em ponto de geléia (uns 20 minutos).
5. Para saber quando está no ponto coloque um pouco da geléia num pires gelado. Vire o pires, se a geléia escorrer ” enrugando” é porque está ok. Eu gosto de geléia mais ‘mole’ e deixei passar um pouco do ponto, então é bom fica bem de olho nesta etapa. Ou use menos bagaço no saquinho.
6. Deixe esfriar e coloque a geléia em potes (esterilize-os antes em água quente e deixe secar bem). Tampe bem e, como diria Julia Child, Bon Appetit !


*Sobre os potes: Eu por sorte tinha alguns vidros vazios de geléia Bonne Maman guardados e reutilizei como recipientes da minha geléia caseira de limão. Tem como não amar estas tampinhas em xadrez vichy ? Estes potes fazem sucesso em craft rooms, já vi muita gente usando até para guardar botões.
******************
Também no Superziper: Acho o limão siciliano, além de delicioso, perfeito para o Verão. Agora você acha fácil na feira e no supermercado. Aproveita a época e se não estiver a fim de fazer geléia, tenta fazer um açúcar aromatizado. Fica bom para adoçar um chá bem geladinho. Chá preto com limão é só o que eu ando bebendo estes dias.
33 ZigZags
  1. 04 de janeiro de 2010 às 23:01

    Hum, parece ótimo! Mas minha maior dúvida na hora de fazer geléia em casa é sobre a validade da guloseima. Alguém saberia responder? Obrigada e parabéns pelo blog! Adriana Vegas

    Responder
    • Selma Leonardo disse:
      13 de agosto de 2015 às 05:30

      As geleias podemdurar mais de um ano, desde que bem preparadas e armazenadas em lugar fresco e seco.Uma dica na hora de colocar a geleia nos vidros: coloque a geleia ainda quente. Encha o vidro até a parte que inicia a parte de fechar,tampe imediatamente e vire o vidro, deixando a tampa para baixo por 5 minutos. Você verá que a tampa ficará bem firme e não haverá ar dentro do vidro. Após esse tempo , volte o vidro a posição normal , deixe esfriar e guarde sua geleia em lugar seco e fresco.

      Responder
  2. andrea disse:
    04 de janeiro de 2010 às 23:05

    Adriana, nos blogs lá fora eles dizem que a geléia caseira dura até 6 meses se bem tampada e armazenada em vidros esterilizados. Eu acho meio arriscado guardar por 6 meses, é muito tempo. Eu costumo consumir em 1 mes e deixar sempre na geladeira. Abs

    Responder
  3. Kyria disse:
    05 de janeiro de 2010 às 09:14

    Hehe, que delícia que deve ser esta geléia de limão, vou testar, bjs

    Responder
  4. 05 de janeiro de 2010 às 10:04

    Ficou com uma cara ótima!

    Agora uma dica… vcs conhecem nata? Não é aquela do leite, é esse produto aqui:
    http://www.frimesa.com.br/principal.php?linha=2&cat=11&prod=41

    É um creme de leite fresco, para bater chantily, mas bem consistente.

    Fica ma-ra-vi-lho-so comer nata com geléia (principalmente de morango) no pão!!! Eu aprendi isso em Curitiba, com uma amiga minha, descendente de alemães.

    Provem e vão amar!

    Bjs

    Responder
  5. coruja disse:
    05 de janeiro de 2010 às 14:33

    afffeeeeee….pela cara deve estar uma delíiiiicia, já vou correndo comprar os limões, depois eu conto se deu certo. bjks

    Responder
  6. 05 de janeiro de 2010 às 15:51

    This looks really yummy! If I can translate the recipe I'll happily give the recipe a try. Thanks for sharing it with us.

    Responder
  7. Rebeca disse:
    05 de janeiro de 2010 às 16:16

    Oiii tudo bem??
    vi teu blog por ai e achei demais! cada ideia linda.. eu amo artesanatos, culinárias e tudo que pode aproveitar..
    vi um post sobre porta livros de cabide, testei e ficou lindo! as fotos estao no meu blog..
    bom, passarei sempre por aqui!
    beijos, tenha um otimo dia !

    Responder
  8. Natty disse:
    06 de janeiro de 2010 às 11:09

    Ah… porque vcs chamam a esses limões de sicilianos?
    Eu chamo só limões, não conheco mais nenhum tipo de limão. Só a lima….
    Beijo
    Natty

    Responder
  9. 06 de janeiro de 2010 às 12:34

    Natty, é por causa da qualidade (tipo, categoria, essas coisas).

    Tem vários tipos: galego, tahiti (o verde, mais comum), rosa, etc.

    Olha essa matéria:
    http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/pergunta_286708.shtml

    Bjs

    Responder
  10. 12 de janeiro de 2010 às 14:05

    Olá! Sou visitante assídua do site de vocês e adoooro! Ontem resolvi colocar a mão na massa e fazer a geléia de limão siciliano. Minha casa ficou toda perfumada e a receita ficou uma delícia. Como eu não tinha gaze, acabei fervendo o bagaço junto com os ingredientes e deu super certo. Achei que não ia ficar com consistência de geléia, porque no final do cozimento tudo estava muito líquido, mas depois de esfriar deu certo! Obrigada pela dica e pela constante inspiração! Beijos!Claudia

    Responder
  11. 13 de janeiro de 2010 às 17:29

    Olá, parabéns pelo blog! Sou Alexandra da RecriarArte quadros e decoração, e lhe peço para que por gentileza adicione n006Fsso site a sua lista de links, adicionaremos o seu em nosso site e blog também! Trabalhamos com arte! Reproduzimos quadros de artistas brasileiros como Portinari e Poty Lazzarotto e molduras de reflorestamento. Muito Obrigada, http://www.recriartequadrosedecoracao.com.br
    alexandra@recriararte.com.br

    Responder
  12. cecilia disse:
    24 de janeiro de 2010 às 13:04

    Decidí fazer a geléia, mas eu acho que ficou um poquinho amarga, Não será melhor ferventar as cascas (2 veces) antes de colocar-as com o resto dos ingredientes? Outro, será que dá para fazer com adoçante para forno e fogão? Na minha casa tem 3 diabéticos e 1 normal, não dá para a maioria ficar babando

    Responder
  13. 08 de fevereiro de 2010 às 07:33

    Que delícia, eu amo limão siciliano!!!! Outro dia fiz um drink que misturava limão siciliano, suco de uva verde e manjericão, uma delícia e ultrarefrescante!!!!

    Responder
  14. Heloisa disse:
    23 de julho de 2010 às 21:31

    URGH!!!!Pareceu tão apetitosa! Eu fiz seguindo a receita direitinho,mas ficou horrível!!!! O gosto amargo de casca de limão dominou. Infelizmente precisei jogar tudo fora. Mesmo assim adoro esse blog. Abç

    Responder
    • Gelson Costa Lima disse:
      08 de maio de 2013 às 22:03

      No meu blog tem uma receita de Doce de Limão Siciliano em calda. Vcs não vão se arrepender. gelsonytaboray.blogspot.com

      Responder
  15. 31 de dezembro de 2010 às 16:16

    site bem humorado…hoje fiz umas conservas e vim pesquisar por aqui… adorei a foto “tricô sim!” abraços,

    Ellen Augusta

    Responder
  16. 02 de janeiro de 2011 às 16:57

    Ola, adoro o site e faz mais de um ano que o acompanho…
    Fui testar a gelei de limão e ficou super amarga….
    Há alguma maneira disso não acontecer?

    abraços

    Responder
    • Andrea disse:
      05 de janeiro de 2011 às 10:20

      Oi Kamy, na hora de fazer a geléia tenta retirar a parte branca da casca (que fica antes da casca amarela) dos limões. Não precisa retirar toda, mas quanto mais conseguir retirar, melhor. Ouvi dizer que isso evita o sabor amargo! bjs

      Responder
  17. cris disse:
    04 de abril de 2011 às 13:12

    Seu blog é ótimo, estou adorando. Parabéns!!

    Responder
  18. neide disse:
    28 de maio de 2011 às 18:38

    li a receita e achei legal fazer, mas uma dúvida tenho em casa o limão comum é o mesmo procedimento.
    obrigada pela atenção.

    Responder
  19. Cata disse:
    07 de setembro de 2011 às 21:01

    eu fiz, e ficou maravilhosa.ficou um pouco amarga, mas eu adorei! beijos

    Responder
  20. Anderson disse:
    08 de setembro de 2011 às 18:30

    Olá! Adorei este espaço! Versátil e pratico como poucos que encontramos na net! Gostaria de dar uma dica a respeito dos potes para geleia… Qualquer pote de vidro tipo “maionese” cuja tampa possa ser esterilizada em agua fervente sem danificar o lacre “parte interna que parece um selo de papel metálico) pode ser utilizado para preservar geleias, conservas e outros por meses mesmo fora da geladeira. O segredo é simples: ferva os potes com agua suficiente para cobri-los por 3 minutos, escorra bem e os coloque com a boca virada para cima em uma assadeira e leve ao forno quente (180 graus Celsius) por 5 minutos. Enquanto isso ferva as tampas dos potes. Desligue o forno e coloque as tampas para “secarem” junto com os potes dentro do forno ate que tudo esteja morno ao ponto de se poder tocar com as mãos. CUIDADO pois VIDRO QUENTE TEM A MESMA APARÊNCIA DE VIDRO FRIO!. Coloque sua geleia também morna nos potes (não pode estar muito quente para que não forme vapor d’aqua quando fechar), e tampe fechando bem. Ferva novamente os potes com geleia por 5 minutos e retire para esfriar naturalmente. Durante o esfriamento e possível escutar os “cliques

    Responder
  21. Anderson disse:
    08 de setembro de 2011 às 18:33

    Olá! Adorei este espaço! Versátil e pratico como poucos que encontramos na net! Gostaria de dar uma dica a respeito dos potes para geleia… Qualquer pote de vidro tipo “maionese” cuja tampa possa ser esterilizada em agua fervente sem danificar o lacre “parte interna que parece um selo de papel metálico) pode ser utilizado para preservar geleias, conservas e outros por meses mesmo fora da geladeira. O segredo é simples: ferva os potes com agua suficiente para cobri-los por 3 minutos, escorra bem e os coloque com a boca virada para cima em uma assadeira e leve ao forno quente (180 graus Celsius) por 5 minutos. Enquanto isso ferva as tampas dos potes. Desligue o forno e coloque as tampas para “secarem” junto com os potes dentro do forno ate que tudo esteja morno ao ponto de se poder tocar com as mãos. CUIDADO pois VIDRO QUENTE TEM A MESMA APARÊNCIA DE VIDRO FRIO!. Coloque sua geleia também morna nos potes (não pode estar muito quente para que não forme vapor d’aqua quando fechar), e tampe fechando bem. Ferva novamente os potes com geleia por 5 minutos e retire para esfriar naturalmente. Durante o esfriamento (em torno de 3 horas) e possível escutar os “cliques” dos lacres internos das tampas fazendo sua função!

    Responder
  22. Suelen disse:
    28 de junho de 2012 às 11:10

    Olá Andrea!
    Tenho muitos limões em casa e gostaria de saber se posso substituir o limão siciliano desta receita por limão bergamota!?
    Tem tanto limão na minha casa que nem sei o que fazer com eles.

    Grata pela atenção!

    Responder
  23. Júlia Amorim de Freitas disse:
    12 de agosto de 2013 às 14:52

    A geléia ficou muito boa! Afinal uma receita retirada da internet que deu certo. Obrigada pelas explicações e poste mais coisas com limão. Abraço

    Responder
  24. Taís disse:
    20 de maio de 2014 às 21:28

    Pra geléia não ficar amarga, troquei o bagaço (q amarga) usado como pectina por casca de maçã, uma pra cada 500 ml do suco já dá, mas eu boto duas. Experimentei fazer uma vez com o bagaço do limão, a ideia é interessante, mas ficou mto amargo. Voltei à técnica da casca de maçã, que já conhecia. No final vc retira ela, que vai ficar meio translúcida, antes de guardar a geléia. E não interfere no gosto.
    Tirar a parte branca da casca tb é importante. Ou deixar de molho e ir trocando a água por 3 dias, ferventando uma vez por dia por 10 minutos.
    com esses cuidados fica maravilhosa, azedinha sem ser amarga.

    Responder
  25. Alice disse:
    18 de junho de 2014 às 09:11

    Adorei!!!

    Tenho alguns limões galegos em casa, quero fazer com eles, será que da certo?

    Responder
    • Andrea disse:
      23 de junho de 2014 às 16:52

      Oi Alice! O limão galego é mais azedo, mas pode testar. O Siciliano é bom para geléia pois é menos azedo e ácido. bis

      Responder
  26. Ma. Teresinha disse:
    27 de junho de 2014 às 00:11

    Minha prima ,que adora ficar no Face ,sempre manda as coisas interessantes que lê e hoje recebí a Receita da Geléia de Limão que achei mtº boa e fácil. Costumo fazer a de Bergamota que é maravilhosa e sempre fica ótima. A receita básica são : 08 bergamotas ( gosto de misturar Pokan com a comum ) .Quatro delas ,separo as cascas que corto bem fininhas e dou uma boa fervura ,trocando a água por duas X.escorrer e colocar na panela que será feita a Chimia ( aquí no Sul,é assim que chamamos este tipo de doce ).Após descascar todas as bergamotas,limpar os gomos ,tirando as sementes ,e dar uma rápida pulsada no Liquidificador,conforme vão sendo batidas. Levar ao queimador e secar ,mexendo de vez em quando,pa. que fique mais seca,diminuindo assim o líquido. Colocar o açucar ( + ou _ ) 03 xícaras e depois ir testando em um pires gelado.Ela toma consistência depois de 45 min. mais ou menos. Coloco ainda quente nos potes ,tendo o cuidado de colocar uma faca dentro ,pa. ñ estalar o pote,préviamente higienizado.Fechar ( USE um pano pa. ñ esquentar as mãos ),feche bem e vira de cabeça pa. baixo p/ 24 horas. Guardo de um ano pa. o outro qdo. tem a nova safra. Fica uma delícia ,acompanhando carnes alem do pão c/ manteiga. Espero que aproveitem a receita e ésta é a 1ª vez que participo.

    Responder
  27. Edy Arteira disse:
    27 de junho de 2014 às 16:32

    Infelizmente não deu certo!
    Ficou amarga!
    Fiz exatamente como manda a receita,aliás ,tirei bastante a parte branca da casca,mas mesmo assim ficou amarga….
    Usei 750g de açúcar.
    Que pena!

    Responder
  28. Lina marques disse:
    05 de julho de 2015 às 19:41

    Engraçado!!!!! Porque será que mesmo seguindo a receita não deu certo , experimentei antes de colocar o açúcar e estava muito amargo. Daí resolvi deixar de molho na geladeira conforme a Tais deu a dica (obrigada) e vou tentar fazer com casca de maçã . Vamos aguardar os três dias.

    Responder
  29. 11 de maio de 2016 às 17:50

    Olá, adorei a receita, maridex ama limão, mas nunca provou desse, estou querendo fazer para rechear bombom no dia dos namorados, e meu filho adora geleias, vai adorar…
    Obrigada pela receita… lindo blog!
    http://www.contatudocacau.com

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»