11 jan 10
outras técnicas
PAP: Caderninho com capa de tecido
por Andrea

IMG_9993

Chegou a hora de mostrar como se faz caderninho em casa !
Desta vez não fui eu que fiz. Contei com a boa vontade do tio .faso que me deixou invadir o estudio do Marcamaria para fotografar ele em ação, fazendo o último .fasoskine - versão jujubenta do famoso Moleskine. O caderninho é tudo – leva capa de tecido, desenho em relevo e tem 64 páginas. Ideal pra carregar na bolsa e a capa pode ser customizada como você quiser.

O processo é facil, mas tem varias etapas. Preparadas ? Simbora.

Materiais

* 8 folhas de papel A4 para o miolo (dobre cada folha na metade e depois na metade de novo)

* Papel cartão para a capa

* 1 folha de papel colorido tamanho A4

* Linha para pipa

* Agulha

* Goma arábica ou cola

* Tecido

* Cola em spray

* Tesoura, régua, estilete, pincel chato

* Pedaço de EVA (para o desenho em relevo

Cortando as folhas para o miolo

O .fasoskine é composto de capa e o miolo, formado por 4 caderninhos juntos.

A primeira coisa que o .faso fez foram os 4 caderninhos, que juntos irão formar o miolo.

Cada caderninho tem 8 folhas, sendo que cada folha tem 1/4 do sulfite original. Dobra-se cada folha ao meio e depois ao meio de novo. Assim:

1 caderno de 8 folhas = 16 páginas
1 folha de sulfite dividida em 4 = 8 páginas
1 caderno = 2 folhas de sulfite dobradas ao meio (vertical) e cortadas no centro (horizontal)

Costurando o miolo
Folhas dobradas, cortada e agrupadas ? É hora de costurar os quatro caderninhos juntos, no melhor estilo unidos venceremos. O .faso fez este esqueminha super explicativo:

costura-passo1
A primeira coisa a fazer é produzir 4 furos em nas lombadas de cada caderno. O .faso usou um prego pequeno e um martelo para furar.

costura-passo2

Feito isso, com a linha de pipa passada na agulha, dê um nó do outro lado. Não é preciso juntar as pontas. A agulha é apenas uma guia para a linha. É agora que começa a costura. Introduza a agulha no primeiro buraco do primeiro caderno (A) passe por todas a folhas e quando chegar na última, cruze por dentro e saia com a agulha no segundo buraco. Entre novamente no terceiro e por fim saia no quarto buraco. É neste que ela irá unir o primeiro com o segundo caderno. Basta seguir o esquema do desenho e no final você terá linha saindo no primeiro buraco (B) do último caderno e linha entrando no primeiro buraco do primeiro caderno (A).

costura-passo3

Sem tirar a linha da agulha, dê dois nós no segundo buraco do último caderno e puxe as linhas aparentes de pouco em pouco para deixar a costura firme. Repita os mesmos nós da linha do primeiro caderno. Deu pra pegar ? (Se tiver dúvida é so deixar comentário que peço pro tio dar um help básico.)

Abaixo estão as fotos dos quatro caderninhos, que formam o miolo, com a costura finalizada.

IMG_9977 IMG_9972

Colando o miolo
Passe um pouco de goma arábica na lombada. Se quiser colocar uma fita como marca página agora é a hora, mas é preciso costurar a fita antes de passar a cola. Com os cadernos do miolo costurados, prenda-o entre duas superfícies rígidas e planas. Deixe por algumas horas até secar bem.

IMG_9967 IMG_9982

A Capa
Se quiser fazer um caderno jujubento como este, trate-se de providenciar uma ilustra para a capa. O resolveu .faso fez uma matrioska sorridente. Primeiro faça croqui e depois corte a forma do corpo num pedaço de EVA branco – é ele que vai dar o efeito de relevo. Guarde para usar mais a diante.
Meça o tamanho da página aberta (14.5 X 10.5 cm) e acrescente o tamanho da altura da lombada. Risque no papel cartão. Marque 3 vezes a altura da lombada, para dobrar a capa e o verso com mais faciliade ( vide foto). Corte com ajuda do estilete. Nesta etapa é bem usar uma placa de corte mas, se não tiver coloque uma revista velha sob o papel cartão que também rola.

IMG_9983 IMG_9979

Depois de cortado, vinque as 4 dobras da lombada para conseguir encaixar a capa com mais facilidade.
Ops ! Se a capa do caderno ficar um pouco grande, não se desespere. É só refilar as laterais com estilete e régua.

IMG_9985 IMG_9987

Decorando a capa
Posicione o motivo em relevo na capa e cole. Depois passe uma camada bem uniforme de cola spray na capa e grude no verso do tecido que você escolheu para a capa. Dá pra usar a cola normal bem espalhada mas o tio recomenda a spray para não criar bolhas e a capa ficar bem lisa. Corte todas as sobras laterais com uma tesoura, bem rente ao papel cartão

IMG_9991IMG_9992

Recorte a folha de papel sulfite colorido no tamanho extato da capa. Cole por dentro da mesma.

Voltemos agora para a capa. Com a caneta própria para tecido, desenhe por cima do relevo. Não esqueça de acrescentar algumas jujubas , como um coração vermelho <3.

Finalizando a encadernação
Pra acabar basta colar o miolo à capa. Como é uma etapa bem importante, fiz um video para vocês verem tin tin por tin tin como é que faz a coisa:
O tio fez uma capa super girlie para o nosso PAP mas se seu estilo é mais clean, no problem. Uma capa sem desenho, só com relevo fica muito bacana também. No caderno laranja da foto acima assinatura do . faso foi recortada no papel paraná e coberta com tecido ( o faso já avisa que, para iniciantes, é mais facil usar EVA). Eu achei que deu um super efeito. Sem contar que tecido de cores fluor é super tendência de Verão 2010 !
E os fasoskines se multiplicam. Dá só uma espiada nesta versão pink, toda desenhada.


IMG_9969

**************
UPADATE DO PAP 13/01/2009

Sobre a costura: Fiz uma costura diferente para facilitar a vida de quem nunca fez, mas hoje quando fui fazer a explicação fiz a costura que normalmente faço (falha minha pois fazia duas semanas que eu havia feito o caderno e não tinhas as fotos do processo como referência)


Para as duas o princípio é o mesmo, sendo que uma os furos são nas lombadas e na outra é na página. Na última os furos atravessam verticalmente os cadernos, então basta fazer a costura no seguinte sentido:

1) a agulha atravessa todos os primeiros buracos de todos os cadernos, passando por todos os segundos, terceiros e quartos.

2) Com a sobra da linha dê os nós.

Para fazer um sketchbook com mais páginas
Cada caderno SEMPRE terá um número par de páginas, seguindo uma progressão geométrica (2, 4, 8, 16, 32…). Recomendo fazer cadernos com 8 ou 16 páginas. Se você quer fazer um caderninho com 100 páginas, mas o seu miolo tem cadernos de 16 páginas, basta dividir o número de páginas total/número de página do caderno, arredondando para cima (no nosso exemplo 100 páginas/6 = 6,25 ~ 7 cadernos para o miolo). Perceba que se você fizer apenas 6 cadernos, no final você terá apenas 96 páginas.

*************
E se você gostou da ideia mas ainda não se animou a fazer seus cadernos artesanais, no problem. Tem gente boa fazendo no capricho e colocando pra vender online:
* Monjojo, no Etsy
*Corrupiola, link pra lojinha
Ambos entregam no Brasil pelo correio.
E aí, vamos providenciar caderninhos artesanais ? Porque não é só de Moleskine que vive o mundo dos sketchbooks.
***************
Também no Superziper: Recomendo variar a decoração de capa do seu caderno. Mostramos como se faz carimbo de borracha mas esta é apenas uma das possibilidades.
56 ZigZags
  1. tio .faso disse:
    11 de janeiro de 2010 às 19:16

    Olha só um .fasoskine fastfood aí gente!

    Só vocês do SZ para me fazerem montar um caderno em 3h, quando normalmente levo 2 dias! XD

    Muito obrigado, dúvidas e sugestões e críticas são sempre bem vindas!

    abraços,

    tio .faso

    Responder
  2. Alessandra disse:
    11 de janeiro de 2010 às 20:54

    omg! vou tentar fazer um em breve. O site do corrupiola tem mais modelos lindos que no etsy, veja: http://corrupiola.com.br/

    Responder
  3. - Gabs disse:
    11 de janeiro de 2010 às 21:01

    Ei superziper! vcs sao dimais! já linkei vcs no meu blog, só que ainda nao postei um negocio lá… mas enfim
    tenho uma pergunta

    COMO É QUE FAIZ UM CADERNO DESSES GRANDE E COM 100 FOLHAS C LINHA?

    obrigada!! vcs sao d+, entro aqui todo dia!!

    Responder
  4. Má Abreu disse:
    11 de janeiro de 2010 às 22:13

    Amei o caderninho! Já faz um tempão que to me enrolando pra fazer um, agora não tenho mais desculpas… Vou fazer com toda certeza! Beijos e adoro o blog!

    Responder
  5. Anonymous disse:
    11 de janeiro de 2010 às 22:20

    poxa ficou complicada a explicação da costura.Se fala em lombada e pensamos que o furo é na lombada de cada caderno,mas na foto já se vê que o furo é um pouco afastado da "margem" do caderno.
    Além de que o desenho tb não ajudou muito.Pelo que imaginei a costura ficaria visivel nas lombadas do caderno,mas na foto também é diferente.
    é uma pena pois gostaria muito de aprender essa técnica

    Responder
  6. Luizaab disse:
    11 de janeiro de 2010 às 22:53

    lindo mesmo!
    Eu cheguei atrasada, pq ia mandar de presente pra vcs uns caderninhos q eu faço, mas com a correria do final de ano acabou nao dando pra mandar… mas vou mandar mesmo assim, pq agora ja sei que voces adoram cadernos, ne?
    Beijinhos,
    Luiza

    Responder
  7. Mari disse:
    11 de janeiro de 2010 às 22:53

    Oi, também não entendi bem a fase da costura. Não teria como fazer um vídeo? O desenho ficou meio difícil de entender.
    Queria muito fazer um desse. Repetindo a pergunta acima tbm, tem como fazer com mais páginas?
    bj, adoro o blog de vcs!

    Responder
  8. Mi Müller disse:
    11 de janeiro de 2010 às 23:49

    Uauuu que delícia de PAP… eu tenho um corrupio e amo, mas vou tentar fazer esse pra mim, deve ter um gostinho todo especial usar um caderninho feito por nossas próprias mãos! Obrigada!
    estrelinhas coloridas…

    Responder
  9. tio .faso disse:
    12 de janeiro de 2010 às 00:00

    Quem tem dúvida sobre a costura: o tio .faso fez uma costura diferente para facilitar a vida de quem nunca fez, mas hoje quando fui fazer a explicação fiz a costura que normalmente faço (falha minha pois fazia duas semanas que eu havia feito o caderno e não tinhas as fotos do processo como referência)

    Costura

    Para as duas o princípio é o mesmo, sendo que uma os furos são nas lombadas e na outra é na página. Na última os furos atravessam verticalmente os cadernos, então basta fazer a costura no seguinte sentido:

    1) a agulha atravessa todos os primeiros buracos de todos os cadernos, passando por todos os segundos, terceiros e quartos.

    2) Com a sobra da linha dê os nós.

    Viu como é o mesmo princípio?

    Mais páginas

    Cada caderno SEMPRE terá um número par de páginas, seguindo uma progressão geométrica (2, 4, 8, 16, 32…). Recomendo fazer cadernos com 8 ou 16 páginas. Se você quer fazer um caderninho com 100 páginas, mas o seu miolo tem cadernos de 16 páginas, basta dividir o número de páginas total/número de página do caderno, arredondando para cima (no nosso exemplo 100 páginas/6 = 6,25 ~ 7 cadernos para o miolo). Perceba que se você fizer apenas 6 cadernos, no final você terá apenas 96 páginas.

    Espero ter esclarecido essas dúvidas! X)

    abraços,

    tio .faso

    Responder
  10. Táta disse:
    12 de janeiro de 2010 às 00:45

    "µм αмίgσ é αlgυéм qυє ŋυŋcα ŋσѕ đєίxα ѕó,
    мєѕмσ qυαŋđσ ŋãσ ρσđє єѕтαr ρrєѕєŋтє.,
    ρσίѕ ѕαвємσѕ qυє υм ρєđαcίŋђσ đσ ѕєυ cσrαçãσ єѕтá cσŋσѕcσ."

    вנσκαѕ, ©áтία ©єcílία

    Responder
  11. milu disse:
    12 de janeiro de 2010 às 05:25

    Nossa q maravilha, era isto q eu estava procurando!Obrigada! Bjs.

    Responder
  12. Rosa Rosé disse:
    12 de janeiro de 2010 às 09:09

    Viva o tio Faso! Vivaaaaaaaaaa!

    Responder
  13. Marcia Luz disse:
    12 de janeiro de 2010 às 11:54

    amei! obrigada superziper :) vou tentar fazer 1 em breve

    Responder
  14. Bia disse:
    12 de janeiro de 2010 às 14:35

    Só para dizer que dá para comprar Corrupios pela página da Corrupiola, acho que é mais fácil que pelo Etsy

    http://corrupiola.com.br/shop

    Eu já comprei 4 e recomendo muito ;)

    Responder
  15. - Gabs disse:
    12 de janeiro de 2010 às 17:35

    Obrigada tio.faso, e claro superziper. Vou fazer o meu logo logo, só ainda tenho uma duvida, se eu eu quiser um caderno grande, do tamanho de um A4, seriam necessarias , por exemplo 100 folhas, mas como é que fica os cadernos, as lombadinhas e a costura? Obrigada pessoal!

    Responder
  16. 12 de janeiro de 2010 às 18:41

    Oie!

    Me apaixonei pelo seu blog, foi amor a primeira vista rs…
    Já virei sua seguidora!
    com certeza seu cantinho irá ser uma grande fonte de criações para mim neste ano de 2010, onde iniciei bem inspirada para aprender um pouco de que tanto gosto de fazer: artesanatos!
    Boa noite.
    Bjs

    Joyce

    Responder
  17. tio .faso disse:
    12 de janeiro de 2010 às 20:09

    @Gabs – como a costura de folhas não tem uma dobra para uní-las, basta seguir o que eu disse nesse comentário. Basta pensar que a lombada de costura será os 0,5cm de margem esquerda das folhas.

    Abraços,

    tio .faso

    Responder
  18. Lilian disse:
    12 de janeiro de 2010 às 23:13

    A parte da costura eu peguei direitinho, mas estou com dúvidas na cola: como eu faço? Passo com um picelzinho nas lombadas todas juntas?
    Que outro tipode cola posso usar senão a goma arábica? cola branca? adesivo de contato?
    Obrigada

    Responder
  19. natalya disse:
    13 de janeiro de 2010 às 09:51

    Eu fiz! Só que usei cola tenaz mesmo, e deu certinho! Pra fixar bem a cola da capa nos caderninhos, eu usei o pé da cama… ahsiudhaisuhd. Obgda por ensinar! http://estufa.ichigofields.com/2010/01/moleskine-1.html

    Responder
  20. Pao com disse:
    13 de janeiro de 2010 às 12:02

    Oi Tio….gostaria que vc me indicasse onde fazer curso de Encadernação, pois trabalho em Biblioteca e tenho muito interesse nessa área.

    Agradeço desde já sua atenção,
    Marina.

    Responder
  21. tio .faso disse:
    13 de janeiro de 2010 às 12:02

    @Lilian – a cola básica que é usada na indústria gráfica para colagem de lombadas é, se não mudou, goma arábica. Você precisa deixar tudo juntinho… TUDO PRENSADO antes de passar a cola, senão seu caderno de 60pg vai ficar com volume de um de 100g.

    Eu uso duas tábuas e sargentos (prendedores de metal rosqueados) para deixar tudo junto. Deixo um espacinho para poder passar a cola e deixo secar de um dia para outro. Olha aqui uma foto de como fica a minha garatuja (foto pela Andrea)

    A cola branca é indicada para colar o tecido na capa, mas se você for desesperada como eu, use cola spray pois o efeito é instantâneo.

    Evite fitas adesivas. Elas são ótimas para montar protótipos, mas como a cola que elas possuem é um adesivo praticamente seco, ele não tem como aderir direito nas fibras do papel ou na trama dos tecidos.

    Um super abraço,

    tio .faso

    Responder
  22. thafergui disse:
    13 de janeiro de 2010 às 13:15

    Me "super" identifiquei com esse blog. Amei 10x! rs
    Sou jornalista, cabeleireira, blogueira e artesã. Vivo inventando moda. Como minhas amigas dizem: sou prendada! Bjus. Parabéns e sucesso!

    Responder
  23. 13 de janeiro de 2010 às 15:56

    Não entendi nada da costura :(

    Responder
    • eu disse:
      24 de setembro de 2010 às 06:21

      mesmo!

      Responder
  24. mArCeLe disse:
    13 de janeiro de 2010 às 18:21

    Adorei o fasokine!
    Feliz ano novo, Andréa e Cláudia!
    Muitas ideias bacanas pra vcs em 2010!
    =)

    Responder
  25. 14 de janeiro de 2010 às 00:32

    Amei as dicas ! Adoro 'moleskines', 'fasoskines' e afins ! Tentarei fazer um qualquer dia desses !!
    Bjos.

    - Coisas de Meninas -

    Responder
  26. Shizuko Mimo em Papel disse:
    14 de janeiro de 2010 às 13:21

    Amei, amei, amei! Era tudo o que eu queria fazer! Uma "moleskine" só minha! rsrsrs. Obrigada pelo PAP, pelas idéias maravilhosas e tudo o mais. Sou fã, fiquei mais ainda! Espero vir em breve e mostrar a minha produção! Beijooo!

    Responder
  27. - Gabs disse:
    14 de janeiro de 2010 às 14:22

    VLW GNT!! TIO.FASO, vc é mto esperto hein? ahhahahaha, obrigada e já vou fazer o meu pro inicio das aulas!!! Cadernos unicos e originais han?! kkk Abraços!!!
    Gabs – obs: tio faso, ´já puis um linkizinho seu no meu blog!!! vlw!!

    Responder
  28. 14 de janeiro de 2010 às 21:24

    Oie! q legal tb sempre quis aprender a fazer cadernos =)
    Olha aí mais um link de cadenos lindos feitos a mão:
    http://vivamadeira.blogspot.com/
    os "vivaskines" hehe
    vale a pena até colocar em um post heim pq aqui no comentario n sei se mta gente vai ler.
    alguém sabe ou indica um pap de como fazer esses com costuras mais elaboradas/aparentes?
    bjs!

    Responder
  29. 14 de janeiro de 2010 às 21:26

    ah, esqueci de perguntar
    esse que vcs ensinaram abre em 180° tipo um moleskine msm?

    Responder
  30. Marina disse:
    21 de janeiro de 2010 às 17:52

    Adoreii!!!!
    Já havia visto essa idéia antes mas os projetos eram sempre dificeis de elaborar.
    Esse blog e um escandalo de criatividade. Bjokas

    Vou já fazer um monte. =]

    Responder
  31. 23 de janeiro de 2010 às 12:59

    Olá! Amo o site, tudo que tem nele! Pore´m, concordo com alguns comentários, a explicação do caderninho está confusa. O desenho também não me ajudou a fazer o meu, tanto que minhas costuras ficaram bem diferentes e as folhas um pouquinho amassadas. Faz um vídeo!! Vai ajudar a todas nós!Beijinhos!

    Responder
  32. 23 de fevereiro de 2010 às 22:06

    ameiiiii…ainda vou tentar fazer…agora meninas…me diz…qero esse fundo de blog…q tudo de bom!!! bjinhus e obrigada pro compartilhar….

    Responder
  33. 03 de abril de 2010 às 14:55

    qual tipo de tecido que pode ser utilizado na capa, fui tentar fazer, e não obtive sucesso. =(

    Responder
  34. Pri disse:
    27 de abril de 2010 às 13:52

    Qual o tipo de tecido mais adequado para encapar os cadernos moleskines?

    Responder
  35. Pri disse:
    27 de abril de 2010 às 13:53

    Qual o tipo de tecido mais apropiado para fazer a capa do moleskine?

    Responder
  36. tania disse:
    24 de setembro de 2010 às 06:20

    nao tens mais ideias???

    :o

    qe treta!

    Responder
    • sofia disse:
      24 de setembro de 2010 às 06:20

      mesmo, concordo!

      Responder
  37. Karine Glambert disse:
    04 de fevereiro de 2011 às 15:27

    Esse aí, voce esta ensinando a fazer o caderninho né ?
    essa tecnica serve pra fazer em caderno ja feito ? eu quero encapar o meu caderno que eu nao gostei da capa, rs ‘ queria saber se dá, e qual o tecido que voces usaram aê !
    vlw!
    Bjs e parabéns (:

    Responder
  38. Verônica disse:
    18 de março de 2011 às 02:16

    Adorei!!!
    Assim que eu comprar a linha de pipa e uns preguinhos pra fazer os furos, farei! Eu estava querendo muito aprender a encadernar pra poder fazer um trabalho com meus alunos. Espero que eles gostem tanto quanto eu!
    Obrigada pelas dicas!!!

    Responder
  39. Carol disse:
    17 de maio de 2011 às 21:31

    Eu não entendi como faz pra o desenho virar um relevo :/
    Tem como explicar só a parte pra fazer o desenho ”estufar” pra frente ou como no caderno laranja ”estufar” pra trás? k

    Responder
    • Andrea disse:
      17 de maio de 2011 às 22:05

      é um motivo recortado em EVA que dá este efeito.

      Responder
      • Carol disse:
        17 de maio de 2011 às 23:50

        Ah tá. Eu não entendi o que é esse ”motivo”, mais mesmo assim obrigada!

        Responder
        • Andrea disse:
          17 de maio de 2011 às 23:53

          motivo no caso é o formato do bonequinho no caderno verde. ou o nome recortado, no caderno laranja.

          Responder
  40. claudia disse:
    19 de maio de 2011 às 12:22

    Eu não entendi muito a parte da costura, queria tanto aprender… :-(

    Responder
  41. Bia disse:
    19 de maio de 2011 às 15:14

    Mais como você disse aí em cima, tem que fazer alguma coisa, tipo apertar o desenho contra a capa pra o desenho estufar pra frente, ou é só colar e ele vai ficar assim? E no caso do caderno laranja? Agradecida se puder explicar, beijos :)

    Responder
    • Andrea disse:
      19 de maio de 2011 às 22:15

      É só colar o tecido por cima mesmo ! O EVA recortado é que dá o efeito ‘relevo’. bj

      Responder
      • Bia disse:
        19 de maio de 2011 às 23:03

        Muito obrigada! Vou tentar fazer o meu agora, haha.

        Responder
  42. Nátali disse:
    01 de junho de 2011 às 11:11

    Aaah, gente!

    vcs são demais.

    estou doida por um moleskine, fiquei alucinada buscando na net, aí encontrei o marcamaria, e o tio.faso dizendo que ensinou aquiii!! ah, na hora falei, aah, num creio! justo o meu site preferido tem o que eu mais preciso!! ahuahaua

    aaaadorei. lindo pap. tô ansiosa pra fazer o meu. =]

    Responder
  43. 27 de julho de 2011 às 18:32

    Já estou providenciando o meu!! Entendi direitinho.
    Bjs.

    Responder
  44. Thais Behar disse:
    02 de agosto de 2011 às 08:53

    Amei, amei, amei!!!!

    Aprendi uma vez a fazer um caderninho com o miolo amarradinho, usava apenas um bloquinho, logo, logo, vou tentar fazer um desses, obrigada ao SZ!

    Amo muito o SZ, todos os dias, já é certo, a primeira coisa que faço no dia é entrar no SZ, depois as outras coisas.

    Beijos.

    Responder
  45. Rozinha disse:
    02 de novembro de 2011 às 18:36

    Oi, meninas!
    Amo o SZ. Vocês são demais!
    Olha só, desculpa a ignorância, mas, se são 8 folhas, dobradas ao meio e novamente ao meio, não seria: 8 folhas = 32 páginas? Quero muito fazer este caderninho, mas tive dificuldade para aprender!
    Obrigada, beijos!

    Responder
  46. 25 de janeiro de 2012 às 08:54

    Meninas, procurando um passo a passo para fazer o caderno de assinatura do aniversário de 15 anos da minha filha cheguei até vcs!
    Adorei o site!
    Vou fazer o da minha filha e depois posto no blog do aniversário dela…mas só depois da festa! :)
    Estarei sempre por aqui. Estou linkando vcs no meu blog de artes.

    Grande beijo e parabéns!

    Cláudia Gimenes

    Responder
  47. Cris disse:
    29 de janeiro de 2012 às 12:55

    Que idéia genial! Parabéns pelo pap! Trabalho com scrapbook e gostei muito da alternativa de usar tecido para encapar…

    Responder
  48. Camila disse:
    23 de fevereiro de 2012 às 00:16

    Oi, que cola que usa pra colar o caderno na capa? usa a goma arabica também?

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»