08 fev 10
ateliê craftoutros bla bla blas
Como você guarda seus tecidos?
por Andrea

Organizando tecidos

Organizando tecidos Organizando tecidos

Já não sei mais se existe *a* melhor maneira de organizar cortes de tecidos em casa. Só sei que, depois de tentar muitas estou testando este método, e que  tem funcionado bem.

Eu costumava guardar tecido empilhado. Dobrado em quadrados, empilhava e colocava dentro de caixas bonitinhas. Mas é dificil manter arrumado por muito tempo pois quando eu tirava um tecido que estava debaixo do monte na pressa acabava desarrumando todo o resto. Resultado: perdia um tempão arrumando tudo de volta. Foi aí que abandonei as pilhas e resolvi aderir aos rolinhos. Muito mais fácil de visualizar o que eu tenho e manter tudo relativamente organizado.

Outra coisa que funcionou pra mim foi usar estas caixas organizadoras de plástico. A minha tem o 50 X 37 cm. É da Sanremo e você acha em qualquer hipermercado. É grande mas eu enfio embaixo da mesa de costura e pronto. E acho mais fácil lidar com uma caixa grande do que gerenciar várias pequenas.

E você, como guarda seus tecidos ? Dobra e empilha  ? Enrola?

62 ZigZags
  1. ***TATTY* disse:
    08 de Fevereiro de 2010 às 23:31

    Affff…eu faço exatamente igual! Sem tirar nem uma vírgula!!!
    XOXO

    Responder
  2. Dudis disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 00:56

    Olá, eu empilho tudo, mas essa ideia é excelente, acho que vou copiar, lol. Bjos doces

    Responder
  3. Ana Luisa disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 07:20

    Faço igualzinho também!

    Até os bodys e calças da minha baby guardo assim também. Fica muito mais fácil de pegar quando estou com ela no colo!

    Beijinhos
    Ana

    Responder
  4. 09 de Fevereiro de 2010 às 07:36

    Eu também enrolo, mas guardo eles deitados, o que dá no mesmo é uma confusão para procurar um, no final tiro tudo e a bagunça está feita.

    Agora aproveitando sua ideia vou coloca-los em pé.

    Obrigada.

    Beijos no coração….

    Responder
  5. Andreia disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 08:39

    Adorei a idéia. Realmente em pilhas é bem mais chatinho.
    Sem contar, que se fica em caixas, você tem que tirar tudo para saber o que está lá embaixo.
    Assim, todos ficam á vista.
    Beijo

    Responder
  6. 09 de Fevereiro de 2010 às 08:54

    Noooooossa! Excelente sugestão. Maravilha! Vou adotar.
    Abraço da Cecilia.

    Responder
  7. Pink Pig disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 08:59

    Eu coloco em uma caixa igual, mas dobradinhos… o que acaba "desmoronando" tb…. vou copiar a idéia dos rolinhos!!! Bjs, Camila

    Responder
  8. Samanta disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 09:10

    Putz, uma idéia simples e brilhante assim e eu aqui no escritório… se estivesse em casa já estava enrolando os tecidos! Excelente idéia!

    Ah, e tem uns tecidos liiinnndos aí, hein? Fiquei até feliz de ver! hehehehe

    Responder
  9. 09 de Fevereiro de 2010 às 09:18

    Eu ainda empilho, separo por cores:

    cores quentes: vermelhos, laranjas e amarelos

    Frias: verde, azul, lilás

    Outras muitas… do rosa , brancos e pretos e marrons

    Lisos… todos coloridos

    Eu tinha visto assim na Rio Patchwork Design, eles vendiam os rolinhos, ficam fofos demais, vou deixar minha preguiça de lado e aproveitar meus dias de folga pra rearrumar as caixas de tecido.
    Eu uso caixas de Policarbonato grandes com tampas, ótimas, as minhas são brancas leitosa.
    Estas aí são maravilhosas…
    bjs
    Danny

    Responder
  10. andrea mello disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 09:22

    minha caixa de tecidos é a maior confusão do planeja. jogo tudo e quando preciso vou lá vasculhar.

    mas achei a idéia de vcs ótima!

    Responder
  11. 09 de Fevereiro de 2010 às 09:50

    Comprei uma cesta de lavanderia, das de plástico, e dobro um a um os tecidinhos. Fiz uma "capa" para colocar em cima e evitar o pó. Pra mim funciona, mas como são muitos tecidos e eu uso sempre, ficar dobrando e desdobrando é meio trabalhoso!

    Mas a idéia de vcs vou usar para os retalhinhos =)

    Responder
  12. Claudia disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 09:53

    Até hoje exatamente eu guardava empilhados… rsrsrs… agora, com essa ideia, vou tentar enroladinhos! com certeza vai funcionar melhor!!
    obrigada pela dica!!

    Responder
  13. Fabiana disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 09:53

    Ótima idéia. Vou mudar pra uma casa que não terei nem uma quinta parte do espaço que tenho hoje. Essa dica caiu do céu.

    Responder
  14. 09 de Fevereiro de 2010 às 09:56

    Assim enroladinhos ficam lindos não só por ficar bem organizado, mas tbm enfeitam o ateliê..
    Os meus eu enrolo em cartelas, assim coloco no armário que é menos chance de eu fazer a maior bagunça.
    Os divido em poá, floridos, xadrezes e por aí vai..
    Valeu a dica, a tem um armarinho que tem tecidos para vender em poucas metragens aqui que faz assim, a loja ficou linda!!
    bjokss a todas Sabrina

    Responder
  15. Anonymous disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 10:15

    eu coloco meus tecidinhos todos dentro de saquinho. Queria colocar assim enroladinhos, iam ficar lindos, mas tenho alguns pedaços bem pequenos que não iam ficar de pé euheuheuheuhe

    bejooos

    Responder
  16. Débi disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 10:15

    eu coloco meus tecidinhos todos dentro de saquinho. Queria colocar assim enroladinhos, iam ficar lindos, mas tenho alguns pedaços bem pequenos que não iam ficar de pé euheuheuheuhe

    bejooos

    Responder
  17. Florencia disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 10:29

    Sei que este não é um post relacionado, porém… Como sei que a Claudia morou em Londres, vocês tem alguma dica de blog, site e até mesmo um livro com mapinhas legais pra não ficar perdida na cidade? Eu planejo ir dentro de um ano pra morar e estudar design lá!

    Responder
  18. Thiara Ney disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 10:40

    Eu dobro e empilho, mas a partir de hoje acho que vou enrolar. Ótima ideia. Obrigada!
    http://tutytanamoda.blogspot.com/

    Responder
  19. 09 de Fevereiro de 2010 às 13:29

    Obrigada pela dica a dias venho me estressando com meuis tecidos dobrados tradicionalmente, agora já sei como fazer uma bela dica…obrigadaaaaaaaa
    http://ateliemilcores.blogspot.com/
    bjos Tânia

    Responder
  20. Lina disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 13:51

    Olá
    Achei esta idéia muito boa. Acho que irei organizar os meu tecidos assim. Além de ocuparem menos espaço, dá para vermos logo as cores.
    Lina

    Responder
  21. 09 de Fevereiro de 2010 às 14:27

    Oie!!!

    Eu os guardo dobradinhos, dentro de caixas plásticas como essa sua, mas para evitar esse probleminha de tirar os de baixo e bagunçar tudo, resolvi dispor os tecidos como um arquivo, sabe? Melhora na visualização e na organização!!!

    Bjim

    Dani Pimenta

    Responder
  22. 09 de Fevereiro de 2010 às 14:28

    potimaaaa idéia…eu vivo arrumando os meus tecidos, mas na hora da pegar..sempre vira uma bagunça…vou aderiri aos rolinhoss!!

    Responder
  23. Natty disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 16:12

    eu organizo os meus…?
    Tenho duas caixas grandes de madeira onde guardo os tecidos maiores – para roupas e assim. Numa guardo os estampados e noutra os lisos. Depois tenho uma caixa para os tecidos de forro, outra para os de "chiffon" e outra para as kapulanas (tecidos africanos). Os restinhos eu guardo noutra caixa na organização do "tudo ao molho e fé em deus" rsrs
    Beijo
    natty

    Responder
  24. Caroline disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 16:16

    Nossa…
    eu separo por cores por saquinhos, prinpalmente aqueles que tem botões de pressão, qdo se compra roupa de bebê ou aqueles com ziper que se compra roupa de cama… acho que são os melhores.

    e tb tenho um bauzinho que guardo os retalhinhos bem pequeninhos… este tb separado por cores!

    Responder
  25. 09 de Fevereiro de 2010 às 16:19

    Adorei a dica!!!

    O pior, é que eu não arranjei um lugar certo para os tecidos, então eu dobro e deixo tudo em sacolas ainda… aff (trabalheira…)

    Mas agora vou copiar essa idéia… hehehe

    Beijos

    Responder
  26. Carolina disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 17:10

    Eu empilhava tudo! Agora com essa dica vou fazer esses rolinhos super práticos!

    Beijos,
    Carol

    Responder
  27. Anonymous disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 17:12

    Olá, aprendi a fazer isto com as toalhas e banho, mas agora, com certeza farei com os tecidinhos. Obrigada mais uma vez. Vcs são tudo de bom. Bjs.
    Tânia – De Pato Pra Ganso

    Responder
  28. Teka disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 17:58

    Eu arrumo exatamente assim, mas em gavetas. Nas caixas eu organizo tecidinhos cortados para patchwork, os separo por cor.
    Beijos

    Responder
  29. Karina disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 19:19

    Eu dobro exata,emte na mesma largura todos os tecidos e empilho separadamente por cores e tons.
    A minha forma dá um pouco de trabalho, pois, as veze quero o tecido que está embaixo e tenho que tirar os de cima, nossa!! E quando cai tudo??
    A sua idéia é mais prática, pois evita o pó sobre os tecidos.

    Abraços
    http://entretecidoslinhaseagulhas.blogspot.com/

    Responder
  30. Rosi disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 20:03

    Oi! Eu empilhava, agora com essa idéia maravilhosa já estou fazendo igualzinho!!!!!

    Responder
  31. Rosi disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 20:05

    Oi! Eu empilhava tudo, agora depois dessa idéia MARAVILHOSAAAAAAAAAAAAAAAA comecei a enrolar tudinho.Bjs enluarados no coração.

    Responder
  32. Kelly disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 20:52

    Eu guardo em caixinhas…

    Faço as pilhas de acordo com as cores, e estilos (estampas, lisos…)

    Mas bate um desespero quando preciso pegar um tecidinho que tá lá no fundão… bagunça tudinho…

    Adorei a idéia
    bjo grande
    Kelly
    http://www.melmaria.wordpress.com

    Responder
  33. FraN disse:
    09 de Fevereiro de 2010 às 22:02

    realmente, parece mais fácil essa sua técnica…
    vou tentar!! hehehhehe

    Responder
  34. 09 de Fevereiro de 2010 às 23:21

    Eu enrolo igual nas lojas que vendem tecidos , começei com papelão dobrando no meio pra ficar firme , mas como a coleção tecidos aumentou muito , fui na Leroy merlin e comprei uma placa grande de madeirite e pedi pra cortar em retangulos de 15×30 , acho que custou uns 30 reias e rendem quase 80 plaquinhas dai enrolo como nas lojas de tecidos e coloco um elástico no meio pra não soltar , empilho por cor e pronto.

    Pra mim foi a melhor solução

    Responder
  35. adriana saboia disse:
    10 de Fevereiro de 2010 às 00:32

    adorei a idéia! estava essa semana pensando em uma melhor forma de organizar minha pequena bagunça de paninhos. obrigada, adriana

    Responder
  36. Helissa. disse:
    10 de Fevereiro de 2010 às 03:10

    Oieee, eu costumo empilhar!!!!
    Há uns meses comprei um organizador só para os tecidos, mas faltou para os feltros. Foi um ótimo investimento.
    Mas agora, é certo que vou fazer rolinhos. Se eu já fazia rolinhos arrumando malas para viajar, como não tive essa idéia antes???
    Ah, adoro passear pelo Superziper. Sempre tem coisas interessantes!
    Beijocas e obrigada por compartilhar com a gente muuitas idéias!
    Parabéns pelo níver do Blog!
    Helissa.

    Responder
  37. Dona Bella disse:
    10 de Fevereiro de 2010 às 09:35

    Eu empilho tudo…Mas, a sua idéia é melhor pq não fica com marca de dobra!

    Responder
  38. Flávia disse:
    10 de Fevereiro de 2010 às 10:35

    Andrea
    Eu ainda tenho poucos tecidos, na verdade, uma amiga me deu um monte de retalhos e separei dentro de saquinhos transparente, por cores.
    Coloquei (ainda cabe) numa caixa de sapatos, que encapei para esse fim. Ficou fofo, só que já começou a ficar pequeno. As linhas tenho arrumadas numa caixinha, própria para linhas e meadas. Ajuda muito na hora de procurar a cor. Vou fotografar e mando, junto com a foto da promoção claro rs porque aquela linda máquina de costura já é minha hehehe. Beijos

    Responder
  39. 10 de Fevereiro de 2010 às 13:19

    Tá um barato esse fundo novo!! Fofinho que só!

    Bjão!

    Responder
  40. Flor de Menta disse:
    10 de Fevereiro de 2010 às 15:41

    Pois é, os tecidos empilhados dão
    trabalho mesmo, principalmente quando queremos "aquele" que tá lá no fundo do guarda-roupa e bem embaixo! ¬¬
    Impossível não fazer bagunça nessa hora! Achei a idéia ótima! Se adotar a idéia terei de comprar no mínimo umas 3 caixas, tal a quantidade de tecidos que tenho!
    Minhas roupas, estão todas socadinhas num cantinho, enqto a
    pilha tecidos crescem assustadoramente.
    Acho que tenho mais tecidos do que roupas! Hehehe
    Mas é um vício, fazer o que né?!=)

    Gurias, esse método uso nos tecidinhos menores e realmente funciona que é uma maravilha!*.*
    Bjos!

    Responder
  41. Bruna M. disse:
    10 de Fevereiro de 2010 às 17:21

    Eu uso destas caixas organizadoras também, mas guardo dobrados..de lado, para conseguir ver direitinho o que tenho ;)

    Responder
  42. 10 de Fevereiro de 2010 às 20:12

    A-M-E-I a idéia. Eu também guardo empilhado, mas no final acaba virando bagunça, vou adotar essa idéia.
    Obrigada pela dica.

    Responder
  43. cristianne disse:
    10 de Fevereiro de 2010 às 22:07

    Eu guardo tudo enroladinho também… os pequeninos em saquinhos… quero colocar agora em caixas plasticas com tampa, para poder empilhar…

    Sou nova por aqui e adorei o superziper… bjos

    Responder
  44. 12 de Fevereiro de 2010 às 14:14

    Oi Andrea!

    Eu dobro e empilho e na hora de usar pra fazer minhas bolas de Natal é um porre. Vou adotar a sua técnica, que é muito inteligente.
    Abraços!!!

    Responder
  45. 13 de Fevereiro de 2010 às 13:53

    Olha tecnologia da Naza, kkkkkkkkk!!!!!! mmuito bom! é tudo que eu precisava para organizar meus tecidos ja copiei, oque é bom e funciona deve ser copiado,um xero!!!

    Responder
  46. Cristiane disse:
    16 de Fevereiro de 2010 às 13:51

    Ótima idéia, eu guardo os meus empilhados e acontece o mesmo que acontecia com vc, nunca fica organizados. Vou copiar essa idéia, achei o máximo.
    Agora, só uma dúvida, e aqueles pedacinhos pequeninos que usamos pra patchcolagem, vc guarda do mesmo jeito?
    Bjos.

    Responder
  47. Laura Varga disse:
    17 de Fevereiro de 2010 às 20:19

    Pois é, eu guardo os meus tecidos dobradinhos, enfileirados na vertical. Assim vejo tudo e bagunçomenos na hora de usar…

    Responder
  48. l_em_dobro disse:
    19 de Fevereiro de 2010 às 11:14

    Nossa, eu amei a idéia, tão simples que cheguei a pensar: Como não pensei nisso antes?
    Como sempre vcs mandam muito bem.
    Já organizei todos os tecidinhos aqui em casa, como não tinha destas caixas plásticas, fiz em caixinhas de papalão mesmo. deu super certo e a visualização é sem dúvida bem melhor. Postei lá no blog sobre isso e indiquei também o sorteio da máquina de costura janome, o que é bom, tem que ser compartilhado. Parabéns pra vcs sempre!
    http://www.misturebanaprateleira.blogspot.com

    Responder
  49. graziela disse:
    27 de Fevereiro de 2010 às 12:24

    dobro ou enrolo e ponho em saquinhos, por causa dos fios soltos. Mas amei a ideia e vou adotar, quem sabe funciona para mim…

    guardo em caixas etiquetadas.

    Responder
  50. Selmar disse:
    25 de julho de 2010 às 14:48

    ADOREI a idéia,já faço isso com minhas toalhinhs de lavabo,mas não havia pensado em fazer com meus tecidinhos!Valeu!Obrigada!

    Responder
  51. Vanessa disse:
    11 de setembro de 2010 às 10:42

    Eu enrolo como vc, mas coloco os tecidinhos enrolados dentro de rolinhos de papel higiênico, desta maneira eles não desenrolam e eu ainda reciclo os rolinhos que iriam pro lixo.

    Responder
    • Andrea disse:
      12 de setembro de 2010 às 21:12

      Ah boa ideia ideal para fat quarters ! bjs

      Responder
  52. Andreia Frezarim disse:
    19 de setembro de 2010 às 22:14

    Noooosa ficou muito bem organizadinho parabéns!!!Vou fazer assim tbm pois dobrava todos eles,assim fica bem mais facil de visualizar.Já faço assim com as toalhas do meu lavado,mais nunca tinha pensado nos meus tecidos.rsrsrsrsr.Agradecida pela ideia e parabéns.bjins

    Responder
  53. maria helena disse:
    16 de Fevereiro de 2011 às 22:11

    adorei a idéia, finalmente consegui arrumar os tecidos de qualquer tamanho.
    mas fiz uma divisão nas gavetas para manter as cores separadas.
    obrigada
    MH

    Responder
  54. helena disse:
    11 de Março de 2011 às 19:24

    Nossa !tõ sentada em frente do computador semi morta de um faxinão total,pensando oque fazer para organizar o meu tesouro (tecidos, paninhos) quando me deparei com esta idéia maravilhosa dos rolinhos. Como n~pensei nisso? Já faço com toalhas camisetas. oBRIGADA. H.B

    Responder
    • Andrea disse:
      11 de Março de 2011 às 22:05

      Fica muito bom mesmo, e funciona especialmente bem com panos pequenos. Na hora de usar é só dar uma passadinha, como sempre :) . bjs

      Responder
  55. 23 de Maio de 2011 às 13:56

    Gostei, atualmente estão dobrados, dividi malha de tecido plano, dobrei em quadrados, e amarrei um um tecido em volta. Coloquei numa especie de ‘baú’ que meu marido costumizou.

    Responder
  56. Michelle R. disse:
    29 de julho de 2011 às 09:58

    Eu separo.
    Os tecidos que eu vou usar num futuro próximo guardo dobrados no armário.
    Os que eu comprei na promoção (hehe) e ainda não têm destino certo, lavo e guardo naqueles sacos a vácuo. Depois tem que levar de novo, porque fica tudo amassadinho, mas economiza espaço que é uma beleza.

    Responder
  57. Maria Amélia disse:
    30 de julho de 2011 às 08:07

    Excelente idéia,facilita muito na hora de procurar…além de ficar tudo muito bem organizado!!!

    Responder
  58. Francieli disse:
    08 de novembro de 2011 às 12:47

    Eu comprei uma sapateira daquelas que vem com ganchinhos de colocar em cima da porta, e pendurei na parede do meu craft.
    Ela cabe 16 pares de sapatos, o forro dela é feito de tnt branco e as cavidades para colocar os sapatos em plástico transparente, finalizada com viés azul marinho. Bem lindinha.
    Enrolo os tecidos, e coloco nas cavidades de “sapatos” assim, ficam visíveis e bem na “fuça” rsrs
    Ah, detalhe, ela fica pendurada bem atrás da mesinha onde coloco a máquina d costura, ou seja, praticidade total. Nela além dos tecidos, também guardo tesouras, giz de alfaiate, velcro, viés, cordonet… e paguei uma micharia por ela… cerca de 16 reais no walmart da minha cidade (Joinville -SC)
    Sobre os rolinhos uso sim, só que em uma versão mais “slim” deixo eles mais achatadinhos, para que caibam mais na mesma cavidade.

    Responder
  59. 04 de Fevereiro de 2012 às 15:49

    Dobro meus tecidins no tamãe 30 x 25 cm e coloco em 4 pilhas em cada prateleira da estante.
    Separo pelas estampas (e sub separo por cor).
    Então tem pilha de floral miúdo/médio/grande; de bolinha; listrados; xadrezes/quadriculados; neutros; lisos; outros.
    Como uso mais o godão, ficam separados assim e uzôtros (laise, veludo, soft, brim, napa, couro, jeans, seda, cetim, filó, flanela, etc.) são dobrados e empilhados separados só por cor.
    Nunca compro pedaço grande de tecido e, por isso, empilhar fica mais prático do que enrolar.
    Grata por tanta ajuda que sempre me dão.
    Bjs e ficunDeus

    Responder
  60. Nara Freitas disse:
    24 de Maio de 2013 às 14:32

    Voces sabem onde se manda fazer aquelas fitinhas para enrolar os fats de tecidos.Adora o site de voces, sempre tiro minhas duvidas e ideias.Bj

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»