25 abr 10
tricô e crochê
DIY: Como tingir lã com suco em pó
por Andrea

Tingindo com suco

Preparadas para saber o que aconteceu na semana passada ? Eu tingi lã em casa pela primeira vez ! Sempre tive curiosidade de testar a famosa técnica do suquinho em pó. Pausa para o “coooomo assim, tingir lã com suco ?”. Hehe, é isso mesmo, acreditem ! Bom, eu ficava mesmo só na vontade, afinal, onde é que eu iria achar lã 100% e sem tingimento pra colocar em prática minhas experiências ? O destino bateu na minha porta quando eu recebi estas amostras de lã pura da minha xará Andrea, da La Roca ! Merino, gente! E fiado artesanalmente ! Apesar da cor natural ser bem digna eu não pensei duas vezes: queria testar a técnica do suco. Na verdade eu aproveitei a oportunidade pra testar no memo dia tanto o método do suco como o tradicional, usando aqueles corantes de tecido em tubo. E depois, dar o meu veredito!
Lembre-se que, pra dar certo, o fio a ser tingido deve ser 100% lã, ok ? Se for sintético ou misto, não dá. Aqui vai o PAP do tingimento :
meada na cadeiraDSC07457
1.A primeira coisa a ser feita é enrolar a lã numa meada bem soltinha. Recomendo usar os encostos de duas cadeiras como base. Se for tingir muita lã sugiro fazer várias meadas não muito grossas, a minha meada tem 100 gramas.
2. Enrole toda a lã e finalize juntando começo com o final com um nó. Corte quatro pedacinhos da lã e amarre em volta de cada lado da meada, deixando bem frouxo, conforme mostra a foto em ângulo aéreo (hahah).
Tingindo com sucoTingindo com suco
1. Eu queria uma lã vermelha-rosada (ou algo parecido) então usei 4 pacotes de suco Clight de morango bem dissovido em pouco menos de 1 litro de água. Acho que qualquer marca serve, contanto que seja suco artificial. Li em algum lugar que é melhor usar a versão light/com adoçante (faz algum sentido ?). Reserve o suco.
UPDATE: Uma leitora anônima deixou com comentário avisando que esta etapa de encharcar com água é importante sim, e que é legal colocar sal na água, pois facilita a absorção da cor pela fibra :)
2. Deixe a meada de molho num pirex com na água por uns 20 minutos, para encharcar. Na boa ? Não sei não se esta etapa é imprescindível no resultado final. Em todo caso, tava lá recomendado no livro que eu usei como referência, então achei melhor seguir.
Tingindo com sucoTingindo com suco
3. Jogue a água fora e dê uma apertada de leve para tirar o excesso. Coloque a meada de volta no pirex.

4. Derrame todo o suco por cima da lã, cobrindo-a uniformemente. Use luvas para manusear a lã. Coberta com suco de morango ela fica esta coisa ‘bunita’, um look ensanguentado ! E preparem-se porque o cheiro de suco artificial é meio forte.

Tingindo com sucoTingindo com suco

5. Cubra com filme plástico e deixe um buraco nas laterias para sair o calor (ou fure o plástico com um garfo).

6. Coloque a carne moída, ops, a lã no microondas em potência alta por 3 minutos. É bom dar uma olhada a cada minuto pra não passar do ponto. Pra saber se está bom veja se a lã absorveu quase toda a cor do suco. O pouco de suco que sobrar terá uma cor mais clara, de água suja.

Tingindo com sucoTingindo com suco

7. Deixe esfriar e quando estiver morno jogue fora o que sobrar de suco. Neste ponto vai clarear um pouco, ok ? Pode espremer de leve para tirar o excesso de suco. Enxague com água morna até parar de soltar cor. Não jogue água corrente em cima da meada, encha uma bacia com água morna limpa e jogue a lã dentro dela.
8. Esprema a lã (sem torcer) para tirar o excesso de água e deixe secar na sombra em cima de uma toalha. Tá quente aqui em São Paulo então a minha demorou 24 horas pra secar. Eu não acho uma boa ideia pendurar a lã no varal pra secar, ok ? Eu só fiz isso para ‘efeito de foto’ :P.
A lã coral foi tingida com suco Clight de morango e a lã roxa foi tingida com corante Tingecor para tecidos na cor azul marinho.

Tingindo com suco

9. TINGIMENTO COM CORANTE DE TECIDO: Também testei e deu certo! Não fiz PAP porque simplesmente e segui as instruções da embalagem. Na hora do enxague diluí uma colher de vinagre branco para cada 2 litros de água. Li que no tingimento com suco o vinagre não é necessário pois o suco já é ácido o suficiente para fixar a cor.
A master tricoteira Solange resgatou um post antigo mostrando como tingiu lã ‘vintage’ da Santista usando corante pra tecidos. Reparem que ela ousou tingir a mesma meada com três cores e o resultado ficou ótimo!
O que eu aprendi na prática:
* O primeiro mantra do tingimento é * não variar a temperatura da água, senão vai feltrar*. Esquentar aos poucos no microondas e fever na panela pode. Dar aquele choque do quente pro frio ou vice versa , não.
*O segundo mantra é *não esfregar e não atritar, senão vai feltrar*. Manuseie a lã o mínimo possível e com delicadeza. Vou confessar que a minha lã coral feltrou levemente porque eu fiquei mexendo nela demais. Quase um #fail :/.
* Luvas descartáveis (de borracha ou plástico) são suas amigas na hora da tintura ! Minha mão ficou vermelha por dois dias.
* Não dá pra criar grandes expectativas com relação a saturação da cor. Eu quis testar os dois métodos porque achava que o corante de tubo me daria uma cor mais forte, mas nem. O marinho virou um roxinho e o vermelho acabou num rosado um coral. Achei bonito, mas se a sua praia é lã de cor forte como a industrial este método não é pra você.
* Se você quiser tingir lã de azul o jeito é usar o corante de tecido. Até onde sei não existe suco artificial desta cor no Brasil.
* A lã tingida com suco, mesmo depois de bem exaguada e seca, ficou com um leve cheirinho de morango. O corante de tubinho não deixou cheiro nenhum.
* Dá pra tingir meadas com sucos de várias tonalidades, veja este video no Youtube (em inglês).
* Pra tingir bem a lã tem que ser 100% pura, sem mistura. A Mônica Sacai tingiu a lã Paratapet nacional com suco de morango, vejam como ficou no Eu Tricoto.
Pessoalmente achei mais legal tingir lã com suquinho. É mais rápido, faz menos sujeira na cozinha (se você usar luvas, claro) e é menos óbvio ! Nas vou confessar que depois desta experiência fiquei com um pé atrás em tomar estes suquinhos artificias. É muito corante, socorro !!
Brincadeiras a parte eu até já usei a minha lã tingida. Tricotei luvas sem dedos. Luvas sabor morango. Logo mais mostro como ficaram e coloco a receita pra vocês, ok ?
61 ZigZags
  1. Sunset disse:
    26 de Abril de 2010 às 23:02

    Esse blog quer me deixar looouca, tingir lã com suco? Lógico que vou tentar, mas fiquei com uma dúvida: pode ser qualquer lã branca/crua?

    Sobre a parte de tingir a lã de azul, eu pensei no pó de gelatina de tuti-fruti da "não lembro a marca agora", que é um pó azul. Será que dá certo tingir com pó de gelatina também?

    Vou fazer o teste qq hora.

    Bjos

    Responder
  2. andrea disse:
    26 de Abril de 2010 às 23:25

    Oi Sunset
    O que eu sei é que pra tingir com suco tem que ser 100% lã, sem mistura. Acho que a lã artesanal tinge melhor pois as fibras de lã industrializada passam por processos químicos que podem dificultar o tingimento caseiro. A Monica Sacai consegui tingir a Paratapet na cor cru, veja aqui http://eutricotosp.blogspot.com/2005/10/colorindo-fios-ii.html
    Ficou um tom bem suave mas pegou, né ? Se quiser mais saturado na lã industrializada eu pessoalmente tentaria o corante de tubinho.

    Sobre gelatinas, não sei não, nunca ouvi falar…Elas têm mais ingredientes que o suco, podem endurecer demais a lã , não ? Eu já vi gente dizer que tinge lã com corante alimentício, acho que estes funcionam, pois são a base do suco em pó menos o acúcar.

    Bjs

    Responder
  3. EDY disse:
    27 de Abril de 2010 às 01:53

    Oi Andrea
    Será que esta técnica dá certo com tecido 100% algodão?Vou tentar com um pedaço de tricoline branco para lençol que tenho aqui ….Que N.Sra. dos Paninhos me ajude..rsrsrs
    Bjs!!!
    Edcléa

    Responder
    • edith disse:
      23 de Março de 2011 às 20:21

      Ahahahah, amei essa N. Sra…”dos paninhos…com a sua fé, tenho certeza que conseguirá! Fora a brincadeira, acho que vc tem razão, eu tinha tido essa idéia, pois o açucar parece que vai atrair insetos…bjs e…boa sorte!

      Responder
  4. 27 de Abril de 2010 às 03:20

    Será que dá para tingir algodão cru, com o mesmo método do suco??? Faço bonecas, e acho que calçolas, aventais e saias de baixo ficariam bem charmosas nesse tom rosa coral. Vou tentar depois conto!

    Responder
  5. Anonymous disse:
    27 de Abril de 2010 às 07:52

    Olha, na indústria têxtil, colocamos SAL para facilitar a "ida" do corante para a fibra. Quem sabe, se vc colocar , tem que ser pelo menos umas três colheres beeem cheias, a cor vai ficar mais intensa. A etapa de encharcar a lã é importantíssima, para que a cor fique igualizada, pois só vai o corante para a parte onde estiver bem molhada. Assim, deixar de molho em água, antes, é imprescindível. Sou química têxtil. Se olhar, no corante comprado, tem sal(cloreto de sódio). Eu sempre coloco mais. Bjs

    Responder
    • edith disse:
      23 de Março de 2011 às 20:23

      O vinagre faz o msm…vamos tentar!

      Responder
  6. 27 de Abril de 2010 às 09:41

    Eu moro em goiania é aqui é complicado achar variedade de cores em feltro. Será que esse método funciona em feltro? vou testar. E vocês sabem se existe algum método para tingir feltro?

    Ps. Maravilhoso o blog!

    Responder
  7. Pil disse:
    27 de Abril de 2010 às 09:56

    Andrea, adorei esse post. Sobre a etapa de umidecer,acho que a anônima disse tudo o que eu iria escrever e olha q nem sou entendida do assunto. ;-)

    Sobre os sucos, sinceramente, minha mamis foi em uma nutricionista que disse q esses sucos são um horror para o organismo. Pelo que eu entendi eles "entopem" o intestino impedindo que as vitaminas e nutrientes passem corretamente para nosso corpo. Claro que deve ser para aqueles que consomem o negócio feito água. Mas nas dúvida, eu prefiro usar eles mesmos para colorir coisas. ehheeh ;-)

    bjocas

    Responder
  8. andrea disse:
    27 de Abril de 2010 às 10:00

    Oi EDY e Vania

    O método do suco não tinge algodão, só lã. Eu nunca tentei mas tá lá no livro e nos sites que eu li. Pra tingir algodão só mesmo o corante de tubinho.

    Anônima
    Valeu pela dica do sal, vou tentar !

    Eduardo
    Só dá pra tingor com suco se for feltro 1oo% lã/wool . O mais 'comum' aqui no Brasil é o feltro pra artesanato, sintético, portanto não tinge.

    Responder
  9. Flávia disse:
    27 de Abril de 2010 às 10:10

    Comprei umas lãs lindas, e quero fazer a luvinha. Estou ansiosa pela receita. Gostei muito da lã tingida com o suco, a cor é linda

    Responder
  10. Anonymous disse:
    27 de Abril de 2010 às 10:11

    E aquelas linhas de algodão cru? Será que tingem? Aquelas linhas que as pessoas usam para fazer tapete de crochê.
    Fiquei com vontade de experimentar algo, qualquer coisa. E usar luvas… hehehe

    Responder
  11. JOY disse:
    27 de Abril de 2010 às 10:11

    Olááá,
    faz um tempo que não passo por aqui…
    Adorei seu post, já até indiquei para algumas amigas!
    Sempre que tiver um tempinho passo para conferir suas novidades.

    http://joycebc.blogspot.com/

    Responder
  12. Eliana disse:
    27 de Abril de 2010 às 11:02

    Adorei seu tingimento Andrea! Seu método do suco foi bem inovador.
    Acho muito legal este trabalho de fiar e colorir manualmente os fios. Faz jus as tendências de um fio ecologicamente correto!
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Bjs

    Responder
  13. 27 de Abril de 2010 às 14:47

    Ai q delicia… adoooorei.
    Suco em pó…? rs Já tentaram o Kisuco… neme não tem açucar e rende 2 litros e é o que vem menos pó… Deve ser um coraaante!!!

    Responder
  14. Ana disse:
    27 de Abril de 2010 às 15:07

    cruzes, eu soh conseguia pensar no quanto de corante eu já tomei nessa vida… hahahha.
    Mas ficou uma gracinha!

    Beijos

    Responder
  15. 27 de Abril de 2010 às 17:12

    É, eu ia perguntar se serviria para linhas de algodão mas já vi que foi respondido aí embaixo.

    Suas mãos ficaram de Umpa-lumpa?
    (fiz isso uma vez, tingindo meu cabelo com papel crepom ¬¬)

    Responder
    • Tânia disse:
      25 de Maio de 2013 às 22:15

      Precisei de determinada cor para cabelo de boneca e tingi a lã crua com papel crepom, da mesma forma que você fez com o suco. Coloquei tb o sal para segurar a cor. Fica um show!
      Obrigada. Abraços.

      Responder
  16. Natty disse:
    27 de Abril de 2010 às 18:36

    Acho interessante tambem explorar as potencialidades das plantas e coisinhas que temos em casa. Tenho um liro todinho so sobre pigmentos e tingimentos com plantas, cascas de cebola dao um optimo tingimento (vai guardando! rsrs)

    Ficaram lindas as lãs :)
    beijo
    Natty

    Responder
  17. 27 de Abril de 2010 às 18:51

    Fiquei sabendo de mais uma novidade!!! Em qualquer tingimento, (lã ou tecido) o ideal, é que se utilize uma colher (sopa) de Elevador de PH (daqueles usados para corrigir o PH das piscinas (tem em potes de 500 gr), na água do banho prévio. Isso baixa o nível de cloro da água, o que resulta numa cor mais intensa. Faz sentido… já que cloro é clarificante.

    Responder
  18. Rita disse:
    27 de Abril de 2010 às 22:28

    Queria só dizer que adorei este post! depois quero testar

    eu compro lã natural da Dona Henriquieta
    http://www.cadernodeimagens.com.br/noticias/mostra.php3?id=91

    E tem também a Nara no Sul
    http://www.naraguichon.com/

    Responder
    • daisy disse:
      23 de junho de 2011 às 23:42

      ola Rita, voce poderia passar o contato da d. Henriqueta? Agradeco, abracos; Daisy

      Responder
  19. andrea disse:
    28 de Abril de 2010 às 00:10

    Vânia, boa dia, obrigada :D

    Rita, adorei ! A Dona Henriqueta fica aonde ? Ela tem email ? Vou atrás de mais esta opção ! Bjs

    Responder
  20. 28 de Abril de 2010 às 12:51

    Não faço nada com lã, mas deu uma vontadezinha de tingir também. rsrsrsr Adoro Clight de tangerina, o pó é coral e deve ficar um tom lindo de morrer! Bj e amo, amo, amo o Superziper!!!

    Responder
  21. 28 de Abril de 2010 às 16:59

    nossa n é q dá certo? XD
    amei, obrigada por postar as dicas!
    puxa, como alguém já falou, bem que podia chegar mais daquelas lãs argentinas e uruguaias pra cá né…

    Responder
  22. Alehana disse:
    28 de Abril de 2010 às 21:53

    Oi Andrea, suas lãs ficaram com uma cor maravilhosa. Adorei esse tom meio… esfumaçado (desculpa não achei outra palavra para me expressar ^..^).
    Adoro tingir coisas, essa do suquinho parece ser muito legal – se antes achava este treco "química pura" agora estou convencida, não beberei mais!
    Voltando aos tingimentos, sempre usei estes tubinhos guarani – são super práticos, baratos e muda a cara de qualquer roupa. Gosto muito de usar em roupa preta, sempre dá um 'up' no visual fosquinho, fica com cara de novo.
    Mas eu sempre usei, após a tintura, o fixador da mesma marca. Antes era em água quente, agora ficou mais prático, é em água fria mesmo… mas você falou em vinagre para fixar a cor. Qual a proporção exata que você usou para a fixação? Tem alguma medida certa, dá pra usar em tecido sintético também? O vinagre parece ser mais prático e ainda higieniza ambientes.
    "Bejos"

    Responder
    • edith disse:
      23 de Março de 2011 às 20:27

      Sintético ñ tinge, Andreia, já li lá em cima…é pena!

      Responder
  23. andrea disse:
    28 de Abril de 2010 às 22:45

    Alehana, eu também já usei o fixador na Guarani mas li por aí que dá na mesma usar vinagre branco. Eu uso 1 colher de sopa por litro de água no enxague. Vinagre branco tem mil e uma utilidades mesmo !

    Eu gosto de tingir calça jeans com tubinho de corante Guarani. Calça black jeans que com o tempo vai ficando clara, se tingida em casa com corante preto fica nova. Já tentou ?

    bjs

    Responder
  24. Alehana disse:
    28 de Abril de 2010 às 23:13

    Adoro tingir com esses tubinhos guarani. Ainda semana passada tingi uma blusa que manchou com água sanitária, ficou um rosa-pink lindo! Sem falar na fitinha que ficou meio degrade.
    Puxa, obrigada pela medida do vinagre. Vou experimentar correndo.
    A calça jeans eu nunca tentei. Eu uso tanto que a coitada fica meio detonada, puída na barra e nas pernas, nem dá tempo de perder a cor, tadinha.
    Vocês são uns amores. Obrigada pela resposta.
    Muitos beijos e abraços crafter
    =^..^=

    Responder
  25. Heloisa disse:
    29 de Abril de 2010 às 09:57

    Olá!!
    Como fiquei tanto tempo sem te conhecer ????
    Como disse alguém lá em cima -"este blog vai me deixar louca, messssmo!!!!"
    Vá me visitar quando quizer, e seja muito benvinda, estou começando…. mas, estou amando.
    bjsss

    Responder
  26. 10 de Maio de 2010 às 14:38

    Gstei da idéia de tingir com suco. Mas não sai se lavar??? Bjs!!

    Responder
  27. Caro disse:
    28 de Maio de 2010 às 00:37

    Andrea
    Que legal ver essa técnica do suco. Adorei. Eu e minha mãe fizemos, há dois anos, um curso de fiação e tecelagem. Aprendemos a lavar, limpar, cardar, fiar, tingir e tecer (tear). Eu não fio mais por não ter mais infraestrutura pra isso, mas minha mãe continua.
    Sobre tingimentos, posso dar algumas dicas, ácido acético (viangre) é um ótimo fixador para tingimentos químicos (para cada 10 litros d'água – 1/2 kg de lã – coloque 5 col. sopa de sal e 10 col. sopa de vinagre). Já tingimentos naturais, como casca de cebola, carqueja, casca de árvore usa-se pedra-ume (10 litros, 1/2 kg, 2 col. sopa de pedra-ume). Confesso que adoro o tingimento de casca de cebola (fica amarelo dourado) e de carqueja (fica amarelo claro).

    Ah, adoro o blog de vocês. Fiquei um tempo sem acessar, mas voltei.

    Responder
  28. lola disse:
    12 de setembro de 2010 às 22:53

    adorei esta ideia de tingimento com suco.vou acessar + este blog.

    Responder
  29. Mell disse:
    16 de setembro de 2010 às 15:04

    Andrea

    Sem palavras! Este seu blog é maravilhoso!Quero simplesmente agradecer a você pelas dicas e aulas! Que Deus a abençoe!
    Abços!!!

    Mell

    Responder
  30. Fatima Alexandrowitsch disse:
    05 de Fevereiro de 2011 às 01:20

    Vocês são o máximo. Adoro esse lança de bruxas, pesquisadoras, sei lá. Ri muito vendo a “loucura” de idéias. Alguém falou da
    Dna.Henriqueta. Ela é de São Paulo, do Brooklin. Fone:55435704.
    Ela vende lã em várias fases do processo. Inclusive sem tingir.
    Tem sem ser fiada para fazer trabalhos de feltragem como bonecos e outras coisas.
    Tem também uma moça que vende as agulhas de feltragem e lã. Chama
    Simone Marra. tem um site http://www.simonemarra.com.br Onde ela apresenta os trabalhos dela e das alunas das oficinas que ela dá.
    O trabalho dela é maravilhoso. Beijos e obrigada pelos bons momentos que tenho acompanhando vocês.

    Responder
  31. edvirges disse:
    20 de junho de 2011 às 07:48

    Obrigada pela dica. Estava a procura desse tipo de tingimento.

    Responder
  32. Emilia disse:
    25 de junho de 2011 às 23:12

    Essa lã (sem fiar) é maravilhosa pra fazer o trabalho de feltragem molhada ! Chapéus, bolsas, almofadas, tapetes, sapatinho pro frio……….ai que delícia ! Já pedi mais informações ! Parabéns, Andrea !

    Responder
  33. elisangela disse:
    11 de setembro de 2011 às 14:15

    Gostaria de saber como poderemos manter a cor tingida por mais tempo , uma vez que se trata de tingimento com suco.

    brigadim!

    Responder
    • Andrea disse:
      12 de setembro de 2011 às 21:30

      Coloque uma colher de vinagre branco ou sal no enxague da peça. bj

      Responder
  34. Marcília Gazio de Souza disse:
    20 de setembro de 2011 às 14:41

    Eu já tinji blusas de malha e calça jeans com corante Guarani.Ficaram novinhas!!!!!!!!!
    Adorei o site. Bjosssss

    Responder
  35. antonio resende disse:
    13 de novembro de 2011 às 16:33

    sou tintureiro de feltros de la e pelo de coelho,quando necessitarem de alguma informação sobre o tingimento posso tentar ajudar.

    Responder
    • Renata disse:
      02 de dezembro de 2011 às 13:57

      Antonio, queria tirar algumas dúvidas sobre tingimento de pelo, tem como você me dar um help?
      Andrea, sabe se existe alguma forma de descobrir se um material é natural ou sintético?
      Bjs!!
      Re

      Responder
      • Jorge disse:
        10 de setembro de 2012 às 17:33

        Pegue um pedacinho do fio e queime. Apague a chama e cheire a fumaça. Se o odor for de cabelo queimado é LÃ (natural) e se for de peixe podre é ACRÍLICO (sintético).

        Responder
  36. antonio resende disse:
    14 de novembro de 2011 às 19:11

    Toda a la é muito facil de tingir ou com corantes ou com pigmentos.De facto sendo com corantes devem tingir com acidos, pois é os melhores para não manchar.
    Algumas pessoas não sabem exatamente o que é o merino.
    Merino é a lã de ovelha ou carneiro,claro que esta sendo carbonizada,que é um método de a preparar para a tornar limpa de todas as impurezas que trazem.
    È um processo quimico,feito com água e acido sulfurico a 3 graus bomé,em banho de alguns minutos,e seguidamente vai secar a uma temperatura na ordem de 120 graus centigrados.
    Não me vou adentar mais fica para uma próxima oportunidade…

    Responder
  37. 21 de Fevereiro de 2012 às 13:30

    Estou me apaixonando cada vez mais por esse blog!!Aqui e tudo muito LindOOoo!!E Muitas dicas fofas!!Parabéns!

    Responder
  38. Adri disse:
    29 de Fevereiro de 2012 às 14:51

    tingi um colete de tricot, usando o suco de uva e ficou salmon. Só que apareceram uns três padaços de 3cm de outra cor mais escura, porque será!!

    abraços

    Responder
  39. cristiane petterim de oliveira disse:
    24 de junho de 2012 às 01:10

    Boa NOite!!!!!!!!!!
    Eu gostaria de saber se posso fazer o mesmo processo com uma blusa de frio de lã branca, eu coloquei ela de molho e ela ficou meio amarelada, essa blusa e uma das minhas preferidas, gostaria de saber o que fazer.
    Obrigada desde ja.

    Responder
  40. Bel disse:
    03 de julho de 2012 às 12:24

    Olá adorei o blog, gostaria de saber se vc conhece aqyuela tinta de tingimento a frio, Bjs

    Responder
  41. Jorge disse:
    10 de setembro de 2012 às 17:13

    Olá a todos. Ao contrário do que li no conteúdo postado e também em alguns comentários, o sal NÃO favorece a absorção de corante pela lã, muito pelo contrário. Ele RETARDA a absorção de corante. O sal serve somente para esse propósito no tingimento de algodão.
    Para o tingimento de lã, também pode ser utilizado alguns refrigerantes pois, assim como o suco-em-pó, utilizam-se corantes ácidos para colorir estas substâncias e os corantes ácidos são os responsáveis pelo tingimento da lã em processos industriais.
    Detalhe pessoal, é só para lã ou poliamida, ok? Não serve para outras fibras!
    Abraços a todos!

    Responder
  42. 14 de dezembro de 2012 às 12:00

    Oi Andreia!

    Adorei o passo a passo. Nunca tingi lã em casa, mas já fiz muitas experiências com tecidos e o melhor corante que já usei até hoje foi o da Jam Sartinge (http://jamsartinge.com.br/site/ ). Eles tem vários tipos de corante, um pra cada material, então dá pra tingir até poliéster! E as cores ficam super vibrantes! Fica a dica!

    Bjs

    Responder
  43. Natália disse:
    14 de Janeiro de 2013 às 08:14

    Oi Andréa queria saber se você sabe onde vende cones de lã industrial para maquina de trico.Minha tia faz trico na maquina e eu ajudo ela e tricoto com agulhas também. Qualquer coisa se você souber onde vende me fale por favor.Muito obrigado e adoro suas dicas e vídeos.

    Responder
  44. Malu disse:
    31 de outubro de 2013 às 13:35

    Adorei a ideia do suco! Tenho uma blusa 80% algodão e 20% cashmire e queria tingir, pena que o suco não vai servir. beijinhos!

    Responder
  45. MARIA RITA PINHEIRO DE MOURA disse:
    23 de dezembro de 2014 às 22:02

    Por favor, me dê dicas de como tingir roupa de tecido sintético.

    Responder
  46. Eliane disse:
    30 de julho de 2015 às 19:02

    coloquem 1/2 saquinho de sal de cozinha em 1/2 balde de água e deisem de molho qualquer peça que solte a tintura . Não solta mais fazendo isso,…. bjsssssss….Eliane.

    Responder
    • Eliane disse:
      30 de julho de 2015 às 19:05

      coloquem 1/2 saquinho de sal em peças que forem tingidas e que as mesma soltem a tintura fazendo isso firma a cor e não mais descora….bjsssss… Eliane.

      Responder
  47. nice disse:
    30 de Maio de 2016 às 11:47

    Bom dia, poderia me dizer com que tinta consigo tingir tule?

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»