20 abr 10
outras técnicas
Help: o que eu faço com esse tronco?
por Claudia
a mulher do tronco, twin peaks ;-)

Antes que alguém pergunte, eu não sou a mulher do tronco do Twin Peaks, tá? Mas hoje de manhã eu acordei com o barulho de motosserra em pleno centro de São Paulo. E quando fui ver pela janela, era o pessoal da prefeitura podando uma árvore que tem bem aqui na frente. Quando saí pra trabalhar, me falaram que alguém tinha ligado para o 156 pedindo o serviço. Nem sei qual era o problema – a árvore nem era tão grande assim que atrapalhava os fios. Mas tinha muitas pombas e passarinhos que voavam por lá. Vamos ver amanhã o que acontece, se eles voltam…

Mas aproveitando que eu parei pra ver o que acontecia, perguntei que fim levariam os galhos que se acumulavam no chão. Um dos moços me disse que logo mais passaria um caminhão recolhendo tudo pra jogar no lixão. Então me adiantei e pedi um pedaço do tronco pro outro moço que mexia com a motosserra. Escolhi um pedaço e ele cortou uma “fatia” pra mim.

tronco da árvore corte da madeira

Eu bem que poderia procurar no Google o que fazer para tratar a madeira. Mas queria antes disso aproveitar a network de crafteiros e crafteiras que circulam por aqui para saber se alguém tem experiência com tratamento de madeira bruta. Sempre que apelei aos leitores, apareceram ótimas dicas.

A propósito, ainda não me decidi o que fazer com o tronco. Se fosse do grandão eu faria um apoio de cozinha que nem o que eu vi pela revista na casa do Olivier Anquier (foto aqui). Estou pensando em um suporte para vasos de plantas. Alguém tem outra ideia?

Já agradeço por antecipação :-)

UPDATE: Pra quem não tem a árvore ‘in natura’, a Andrea achou este PAP de aparador de tronco ‘fake’, de feltro.

*******************
Também no Superziper: Falando em Olivier Anquier, lembrei que a gente deu uma dica bem legal para quem está (ou planeja visitar) em BH. A padaria Bonomi é tudo de bom! Aliás, a decoração é toda rústica – praticamente uma casa de fazenda no meio da cidade. Uma graça, mas os preços são meio salgados, tô avisando…

63 ZigZags
  1. 20 de abril de 2010 às 10:05

    Hmmmm
    O que eu sei que o povo costuma fazer é passar uma demão de óleo queimado para evitar bichos.
    :-)
    E eu já fiquei aqui tenho que respirar e meditar pra não ficar com raiva deste povo que tem mania de mandar cortar árvore por causa de qualquer coisa! Se mandássemos cortar gente que atrapalha o bom andamento da nossa vida, daríamos origem à série "o massacre da serra elétrica"! rsrsrs

    Ufa…

    Ommmm ;-)

    beijos

    Responder
    • 02 de novembro de 2010 às 18:41

      Quero saber da resposta tecnica.

      Responder
    • zete santos disse:
      17 de novembro de 2013 às 16:44

      adorei as ideias, tenho um tronco e pretendo transformar em uma linda mesa de centro. brigada pelas dicas! bjs.

      Responder
  2. 20 de abril de 2010 às 10:06

    Sabe o que eu me dei conta hoje? Que eu não estava seguindo vcs, eu venho tanto aki que pra mim já seguia vcs há um tempão, já consertei o engano… Segundo, eu acho que vc deve descascar a madeira, e acho que este pedaço, depois de limpo e tratado daria um ótimo apoio de panelas, por exemplo: um prato de bolo no café da tarde, bem no meio da mesa, em destaque sobre o apoio. Mas seria interessante se vc encontrasse alguém para deixá-lo plano. Um grande abraço….

    Responder
  3. 20 de abril de 2010 às 10:40

    Tb acho que tinha que deixá-lo bem plano primeiro. Depois de tratá-lo (talvez descacá-lo se tiver soltando a casca, lixá-lo e passar um produto para selar) uma opção seria usar como base de mesinha baixa, com um vidro temperado bem grosso e redondo, de uma tamanho que fique equilibrado com a base, a ser usado com aquelas bolinhas de silicone entre o vidro e a base. Uma opção de uso de madeira abandonada que gosto, é este cabideiro feito de galho da foto que tirei de algum site de decoração(mas não lembro qual!).

    Responder
  4. 20 de abril de 2010 às 10:46

    Não sei porque, não consegui colcoar o link pra foto, vou tentar de novo: bit.ly/cgOVNL

    Responder
  5. Sunset disse:
    20 de abril de 2010 às 11:22

    Oi
    Eu não descascaria.
    Leiga que sou, acho que um inseticida, uma lixada nas partes cortadas e uma seladora resolveriam o problema.
    Eu vou perguntar pro meu vizinho que é marceneiro, com certeza ele deve ter alguma dica, daí volto aqui e posto.

    Em tempo: adoro o blog!
    Bjos

    Responder
  6. ligadona disse:
    20 de abril de 2010 às 11:41

    Nossa! Super legal o que você fez hein! Por que você não tenta pôr num cantinho da casa em cima de um suporte que segure umidade? Aí todo dia você põe um pouquinho de água. Acho que seria mais ou menos a mesma lógica de uma árvore normal, né…Não sei muito bem, posso estar falando besteiras pq n conheço à fundo de árvores..hehe..Mas cuide com muito carinho! ^^
    =1

    Responder
  7. Admin disse:
    20 de abril de 2010 às 11:58

    Olá!
    E que tal usar o tronco como vaso/suporte de cactos?
    Espreite aqui: http://100layercake.com/blog/archives/5854
    Espero ter ajudado.
    Sou leitora assídua do seu blog.
    Gina
    macadentada.blogspot.com

    Responder
  8. 20 de abril de 2010 às 12:28

    O artista Bryan Nash Gill usa troncos como carimbos pra fazer impressões incríveis em papel. Vale conferir, o link mostra o processo.
    Abraço!

    Responder
  9. 20 de abril de 2010 às 12:31

    O artista Bryan Nash Gill usa troncos pra fazer impressões incríveis em papel. Vale conferir, o link mostra o processo.
    Abraço!
    vidalisboa.tumblr.com

    Responder
  10. Hannah Sá disse:
    20 de abril de 2010 às 15:18

    Menina, se fosse mais grosso eu usaria como base para um centro de mesa… xDD

    estou ansiosa para saber no que vai dar

    Responder
  11. Anonymous disse:
    20 de abril de 2010 às 17:32

    O tutorial não é sobre isso mas o tronco aparece na imagem, então talvez sirva de inspiração: http://bit.ly/9FGqJ2. Meu twitter sobre crafts: http://twitter.com/PortalCraft

    Responder
  12. Samia disse:
    20 de abril de 2010 às 18:00

    Ola! conheci faz pouco o tempo o blog, por meio de outro blog, mas nao lembro qual! sorry! assim q eu lembrar eu falo! mas sobre o tronco, eu nao sei como trata-lo, pra evitar q apodreça, mas como arranjo, vc podeira fazer tipo um cachepô (acho q eh assim q escreve) ou ate mesmo um porta retrato, deve da pra colocar umas4 fotos em torno dele!
    eh isso! rs
    Beijos!

    Responder
  13. lansucci disse:
    20 de abril de 2010 às 18:08

    Que tal descascar, lixar, deixar secar muito bem, mandar fazer uns cortes profundos e paralelos na superfície(com furadeira ou outro instrumento próprio para isso) inclinado mesmo como está, e depois selar. Daí usá-lo como sepo para todas as facas de trabalho na cozinha?
    Amo o trabalho de vocês e sempre uso as dicas que fazem o maior sucesso. Sempre que posso, faço propaganda das prendadas do Superziper. Bjo

    Responder
  14. 20 de abril de 2010 às 20:40

    Ah…tive uma idéia, mas não sei como fazer….que tal uma base para um abajur, ou algo ligado a iluninação…num cantinho de uma sala?
    Beijos.
    Bete

    Responder
  15. Beca P. disse:
    20 de abril de 2010 às 21:55

    Eu fiz a mesma coisa outro dia, um vizinho resolveu tirar um pinheiro que tinha na casa dele e peguei um pedaço grande pra fazer exatamente um apoio que também enfeita a cozinha (tinha na casa que morei no intercâmbio, e fiquei com isso na cabeça). Agora não sei tratar hehehehehe, depois quero saber também.
    Mas já que o seu não é grande o suficiente, porque não usar como porta velas, daquelas de rechaud mesmo… faça quantos furos forem possíveis, na largura e profundidade que encaixe as velinhas…. fica lindo.
    bjos

    Responder
  16. 20 de abril de 2010 às 22:06

    Eu limparia, tiraria só a parte externa que estivesse deteriorada (fungo, podre etc), cavaria um buraco no meio, selaria e faria um mini jardim de suculentas.

    Eu tb já ouvi falar do óleo queimando, mas acho que se vc for numa loja se vende madeiras, vai achar algum produto que faça menos sujeira.

    Bjsss!

    Responder
  17. Cristiane disse:
    20 de abril de 2010 às 22:56

    Olá!!
    Não sei trabalahar com madeira, mas assim que o super maridão chegar vou pedir para ele(ele sabe sobre madeira)….também não tenho idéia até o momento para o seu pedaço de tronco….então o que eu vim fazer aqui?
    Risos
    Um tempo atrás lisobre o corte de árvores em Paris, e lembrei qdo li seu post, corri procurar onde li a respeito, dá uma olhadinha http://theblackcatwalk.blogspot.com/2010/04/cadeiras-em-troncos-como-manifesto.html

    Responder
  18. Anonymous disse:
    21 de abril de 2010 às 00:09

    Boa noite meninas arteiras. Fiquei pensando num socador de alho, cebola , ervas, etc. O do Jamie Oliver é de pedra bruta, não é? Bem que poderia ser de tronco. Então… bem rústico . Meio que mal feito , assim de propósito. Sabem? Eu bem que iria gostar de um destes gurias.
    Beijos da Tânia – De Pato Pra Ganso.

    Responder
  19. 21 de abril de 2010 às 03:41

    Estou adorando o Superziper. Cheio de dicas. Quanto ao tronco, depois de descascado, muito bem lavado e lixado nas superfícies planas (muito lixado, aliás, eu o enceraria e usaria ao natural, como peça decorativa, evidenciando os veios e o seu trabalho de resgate. Madeira bruta é sempre bonita por si só. Ou ainda, se você conseguir aplanar os dois lados, ele poderá servir como um porta-velas, com uma dessas velas grandes, clean, sem detalhes. Depois voce nos mostra o que fez dele?

    bjos e sucesso

    Responder
  20. Poneka disse:
    21 de abril de 2010 às 08:18

    Bom dia,
    Não sei se a ideia agrada mas vi à uns tempos uma coisa gira e que gostava de experimentar com esse tronco :)
    A ideia seria cavar um bocadinho do seu interior e nesse espaço fazer uma vela.
    Fica a sugestão :)

    Responder
  21. 21 de abril de 2010 às 10:34

    Eu tenho um pote feito com um tronco estilo esse ai. É o meu porta-farinha. É só vc tirar o miolo do tronco, dar um acabamento e pronto. O meu tem também uma tampa feita do próprio tronco, é lindo! bj. Mariangela

    Responder
  22. Anonymous disse:
    21 de abril de 2010 às 12:20

    Oi Mariangela Souza,

    A sua sugestão do pote de porta-farinha parece muito boa.

    Mas para todas nós ficarmos com inveja,rsrs,tira uma foto do pote.

    E quem sabe possamos fazer um pote igual.

    Obrigada,

    Responder
  23. Claudia disse:
    21 de abril de 2010 às 13:21

    Putz, bem mais ideias do que eu imaginava – obrigada aos que comentaram…

    Por enquanto estou tentada a cortar umas "rodelas" e usar de suporte de panelas. Depois nivelar e usar a grande parte como apoio de bolo (amei!), de vela ou de plantas.

    Vou guardar a ideia de cepa para facas para o próximo pedaço que conseguir!

    Continuo então esperando pelas dicas dos maridos de como tratar a madeira, se devo ou não tirar a casca solta, etc.

    Beijos e bom feriado!

    Claudia
    http://www.superziper.com

    Responder
    • Israel Simões disse:
      18 de outubro de 2011 às 20:12

      Moro na Serra da Cantareira em SP e outro dia encontrei um tronco com uns 80 cm de altura e uns 30 cm de largura cortado de arvores que caíram depois de uma tempestade.

      Deixei secar por uns dias, lavei e esperei cair a casca que também aproveitei como decoração de jardim.
      Lixei, e apliquei um produto para passar em deck; logo depois coloquei rodinhas e um tampo de vidro sobre a peça.

      Ficou Show de bola como mesinha de canto !!!!!

      No seu caso poderia fazer o mesmo e adaptar algumas pernas e compensar o desnivel colocando um tampo de vidro.

      Responder
  24. 21 de abril de 2010 às 14:11

    Hmm, não tenho muita experiência com troncos, mas dependendo do tipo de madeira, daria pra "cavar" um buraquinho no meio (deixar ele maio oco) e plantar uma florzinha (:

    Responder
  25. Alice disse:
    21 de abril de 2010 às 14:31

    Todas ideias ótimas.. mas eu ja vi um tronco escavado, naturalmente tratado por dentro com algum selante e por fora tb, furinhos e lindas flores plantadas nele… Lindo de morrer!

    Responder
  26. juliana disse:
    21 de abril de 2010 às 22:17

    olá !
    super parabéns pelo blog, eu sempre visito o Superziper, é um dos meus blogs preferidos !! :)

    minha singela idéia seria colocar um tampo de vidro ( pequeno, porque pelo visto o tronco nao é tão grande assim ) e fazer de mesinha de canto :)

    beijosss e meu parabéns pelo blog !

    Responder
  27. MadeirArte disse:
    21 de abril de 2010 às 22:21

    Olá!

    Sou formada em Tecnologia da Madeira, além trabalhaR com madeira, támbpem adoro artesanato em madeira. Ja trabalhei com restauração de móveis e ja dei aulas na disciplina de acabamentos em madeira.
    Primeiro passo, você devará deixar essa madeiras secar. E só depois dar andamento de um tratamnto preservante.
    Isso pode levar uns 30 dias. Pode ser um local bem areajdo.
    Depois disso você deve lixar para nivelar, use lixa para madeira de grão 100 e para acabamento a lixa 220. Se tiver lixaderia "treme-treme" melhor ainda!
    Acabamento: Depois de lixada a peça e bem lisinha, você pode dar o acabamento que quiser, independete do uso final. Ou seja, pode usar selador para fecehar os poros, pode aplicr verniz. O acabamento que ultimamente tenho usado é cera. Isso mesmo! Aquela boa e velha cera em pasta e incolor para assolhos. Passa 3 demãos, intercalando com a secagem. Depois da última demão lustra com um pedação de lã de aço e talco. Fica show!

    Qualquer coisa gritem
    Bjos
    Ju

    Responder
    • Patricia disse:
      29 de agosto de 2010 às 19:44

      Pessoal,

      Estou com três pedaços de tronco em casa, exatamente do mesmo jeito. A casca ainda está bem presa, e não me parece que estejam com algum tipo de problema (cupins ou outra praga qualquer).
      Lendo a explicação quanto ao tratamento, fiquem em dúvida: como tratar as laterais?
      Se for deixar a casca, devo passar algum cupinicida?
      Se for utilizar para plantar bromélias ou orquídeas, o tratamento deverá ser feito, ou devo mantê-la como está, para que a planta não entre em contato com os produtos químicos (seladora, cera etc)?

      Abraços a todos

      Patricia

      Responder
    • Rafael disse:
      17 de junho de 2011 às 18:21

      Ju, esses dias caiu um cedro bem antigo no meu terreno após uma ventania, gostaria de saber como devo proceder para não perder a Madeira, devo tirar a casca? Meu email e rafanoleto.vet@gmail.com. Abraços. Rafael Fajardo Noleto.

      Responder
    • Pedro disse:
      04 de janeiro de 2012 às 23:08

      Ju, caiu um Pé de ficus no meu terreno e o desenho do tronco é muito bonito que pensei e fazer um pé de mesa de jantar, como me aconselha a fazer o tratamento desta madeira?

      desde já obrigado pela ajuda

      abs
      Pedro

      Responder
  28. 21 de abril de 2010 às 23:21
  29. Alesha disse:
    22 de abril de 2010 às 11:07

    Hmmm, esse post da Carola me deu a ideia de fazer uma decoupage com guardanapo, para ficar meio transparente mesmo, no meio de cada fatia da madeira, fazendo um conjunto de quadrinhos.

    Fotra isso, tinha gostado daquela ideia de transformar num vaso para suculentas. Pedaços de tronco também são ótimos para orquideas. Beijinhos.

    Responder
  30. 22 de abril de 2010 às 18:09

    Olá!!

    Lá vai minha ideia!

    cavoque um buraco e depois passe verniz incolor com brilho e coloque uma linda planta!!

    Bjokas
    Carol

    Responder
  31. Anonymous disse:
    22 de abril de 2010 às 19:06

    Oi, primeira vez comentando. O pedaço da madeira me pareceu infectado na parte externa (cupim ou broca). O ideal seria você entrar em contato com biológo ou alguém que trabalhe com restauro aí e te dê uma consultoria (não sei se a casa do restaurador faz esse tipo de trabalho, se não eles podem te indicar). É necessário muito cuidado ao levar madeira não tratada pra dentro de casa porque ela geralmente está infectada por fungos ou cupins e uma vez que eles entrem na sua casa vai ser um horror pra exterminar. Espero ter ajudado. Adoro o blog!

    Responder
  32. Evellin disse:
    23 de abril de 2010 às 09:47

    hey tratar a madeira vou ficar devendo e muito, não sei como trata-la também, más, eu vi que o Ricardo Amado postou o trabalho do Bryan Nash Gill,
    por que você não tenta, tirar a impressão da arvore para uma camiseta?

    Responder
  33. Sunset disse:
    23 de abril de 2010 às 11:42

    Oi, voltei

    Perguntei pro marceneiro e ele disse exatamente o que a Ju (MadeirArte) explicou, só que não tão bem detalhado qto ela, rs – ele só disse lixa e passa cera, ou seladora. Bah…

    CUrti as idéias do pessoal tb!

    Bjs,

    Responder
  34. 23 de abril de 2010 às 17:09

    É muito triste quando isso acontece. Cortar uma árvore só porque atraem pássaros. Surreal!

    Mas já que isso aconteceu, faça o seguinte: mande cortar em três fatias. Isso se chama "Madeira de Topo". Depois elas servirão de matrizes para três lindas xilogravuras!

    Beijos!

    Responder
  35. Crafeteria disse:
    23 de abril de 2010 às 19:45

    Acho que o mais lindo das madeiras são os nós.
    Eu tentaria usar para colocar uma bromélia…

    Responder
  36. Elisa disse:
    24 de abril de 2010 às 13:27

    Cláudia, tem um cara no etsy que fez uns carregadores de ipod e mp3 com base em troncos de madeira… se não me engano tem até pap de como fazer a parte elétrica, ficam lindos!!!

    Seria uma boa trazer o craft pra um lado mais nerd-make style?

    Sugestões, sugestões… Aposto que vc vai encontrar algo maravilhoso para fazer com esse pedaço de madeira.

    Beijos!
    Elisa.

    Responder
  37. Etieneps disse:
    24 de abril de 2010 às 15:48

    cortaram uma árvore velha aqui em casa e eu fiquei com uns pedaços gigantes e uns menores. se descobrir o que e como fazer, por favor poste aqui! agradeço tb.

    Responder
  38. La Brune disse:
    26 de abril de 2010 às 21:22

    Claudia,

    Inspirada pela sua atitude em salvar um pedaço do tronco fiz o mesmo quando cortaram uma árvore em frente a minha casa. Mas essa eu via desde criança…tinha uma ligação sentimental com ela já que era a primeira coisa que via qdo abria a janela do quarto. Fui mais "gulosa" e peguei um pedaço da bifurcação dos galhos e como ela estava com cupim, o miolo está escavado, pronto para colocar umas orquídeas. Estou curiosa para saber o que vc fez com o seu. Um beijo.

    Responder
  39. 27 de abril de 2010 às 11:35

    Meninas,
    Achei muuuuito legal a idéia de transformar o tronco em um vaso de flores. Acessei esse site outro dia e salvei a imagem, pois no dia que me aparecer um pedaço de tronco pela frente, farei isso!! Segue o link
    esse site: http://home-boxer.blogspot.com/2009/08/troncosgalhos-raizes-e-etc.html

    Espero ter ajudado e quero ver depois o resultado!!! Beijosss!!

    Responder
  40. Claudia disse:
    28 de abril de 2010 às 01:45

    oi pessoal,

    ouvi os conselhos do/a anonimo, que disse que o tronco parecia infectado (na hora comecou a me dar uma coceira doida, e' psicologico) entao joguei muito , muito, muito spray de inseto para dedetizar.

    e aproveitei as recomendacoes da MadeirArte, entao no momento o tronco descansa na varanda, um lugar arejado e ensolarado. ficara la por 30 dias :)

    depois volto para contar o que fiz!

    e agradeco as novas dicas e ideias que continuam chegando.

    bjs

    claudia
    http://www.superziper.com

    Responder
  41. 29 de abril de 2010 às 21:32
  42. 01 de maio de 2010 às 09:26
  43. Estela disse:
    02 de maio de 2010 às 23:06

    Coincidentemente há uns 3 meses estive num sitio de um amigo que havia cortado umas árvores, quando vi os troncos achei que havia resolvido um problema com meus vasinhos de plantas que estavam no chão.Catei uns 5 de 40 a 50 cm e coloquei os vasos, eu adorei a minha própria idéia, mas não as tratei, será necessário?Mesmo os que tomam chuva?Estou de olho nas sugestões.

    Responder
  44. Lidi disse:
    04 de maio de 2010 às 16:31

    Meninas!
    Achei uma idéia súper legal neste blog aqui: http://sooqueeugosto.blogspot.com/
    Fazer do tronco o próprio vaso para plantas.
    Não tem o PAP, mas é bem fácil de fazer.
    Qualquer coisa, me perguntem…

    Beijinhos…

    Responder
  45. ADORO SUA CRIATIVIDADE disse:
    07 de novembro de 2010 às 00:46

    VOCÊ PODE PEDIR UM MACENEIRO PARA FATIAR O TRONCO ,COM 5 OU 10 CM
    CADA UM E USAR PARA BASE PARA MESA DE CENTRO, FICA LINDA!

    Responder
  46. ALINE MANHÃES disse:
    07 de novembro de 2010 às 00:47

    ADORO SUA CRIATIVIDADE

    VOCÊ PODE PEDIR UM MACENEIRO PARA FATIAR O TRONCO ,COM 5 OU 10 CM
    CADA UM E USAR PARA BASE PARA MESA DE CENTRO, FICA LINDA!

    Responder
  47. Daniel disse:
    12 de novembro de 2010 às 02:26

    Ola,pena que os passaros estao desalojados;Bem em quanto ao toco,o bom e secar bem pois a umidade da madeira podem atrair insetos,brocas e cupins,eles gostao de escuro umido e quente a casca tambem e atrativo pois sao doces,esiste boas formas de tratar comu colocar dentro de um saco de lixo com veneno pra matar cup e broca amarre o saco e deiche ums 15dias ta feito.agora sela com boas camadas de vernis.e faça aparador de prato de panela etc.etc….boa sorte a nao esquessa de luvas e mascaras.

    Responder
  48. Maína disse:
    03 de janeiro de 2011 às 22:40

    Minha mãe sempre gostou de plantas, quando cortam a árvore em frente da minha casa, ela pega um pedaço do tronco e passa de um lado parafina para não mofar e do outro lado ela põe na água.
    Depois de um tempo, ele começa a brotar!
    fica lindo!
    parabéns pelo blog!\
    estou adorando!!!!
    bjus

    Responder
  49. Ines disse:
    12 de julho de 2011 às 15:55

    Eu tenho um tronco que ganhei pelo mesmo processo seu. Alguém mandou cortar uma arvore e eu pedi um pedaço do tronco e levei para casa. Mas pedi para o moço da serra elétrica deixar plano nos dois lados.
    Coloquei o tronco no jardim e amarrei muitas orquídeas nele.
    Isso já faz um tempo. Cada ano que passa fica mais bonito. As orquídeas vão crescendo e no final do ano ficam cheia de flores. É lindo!

    Responder
  50. Nete disse:
    15 de abril de 2012 às 12:14

    Estou na mesma dúvida que você, tem um tronco de 60cm e outro também com 60cm, só que com 3 galhos bem grossos saindo dele.Vou fazer um mesa de centro com vidro e 2 banquetas, vai ficar lindo depois posto as fotos.

    Responder
  51. sulei disse:
    27 de maio de 2012 às 19:00

    Amiga tenho troncos de ímbuia e outra madeira que foi desmanchado um galpão antigo na época deve ter valido uma fortuna,agora compramos o local meu marido mandou cortar em pedaços pequeno, quadrados , como estão velhos fica mais fácil vou cavar com uma espátula fazer burracos e montar vasos para colocar em murros enfeitar o quinta fica um paisagismo lindo ja vi em alguns lugares , no seu caso um vaso dentro de casa .
    Tem que ter paciencia para cavar o tronco pois é novo verde mas dificil. bjs

    Responder
  52. Bianca disse:
    13 de junho de 2012 às 11:59

    Dá pra mimmmmmmmmmmmmm, to louca por um pra fazer uma mesinha de canto pra varanda! É uma ótima idéia!

    Responder
    • zete santos disse:
      17 de novembro de 2013 às 16:49

      ganhei um quando estava indo para são roque a uma semana atrás

      Responder
  53. Carla disse:
    06 de setembro de 2012 às 10:31

    Vou construir e tirar uma arvorè de romã, porém não quero perde-la, visto que tenho nesta arvoré orquideas em todo o tronco dela, como faço para conservar o tronco e as orquideas

    Responder
  54. marcia disse:
    17 de fevereiro de 2013 às 10:37

    minha vizinha cortou uma arvore e qdo o jardineiro ia jogar 2 troncos fora, pedi,coloquei um no jardim da frente e outro no do fundo da casa coloquei casinhas de passarinhos pintadas e passadas verniz maritimo,e algumas plantas e coloquei orquideas.achei lindo!se quiserem aproveitar minha ideia,fiquem a vontade.

    Responder
  55. brando disse:
    27 de fevereiro de 2014 às 10:32

    Oi, tambem tenho um tronco, gostaria de plantar bromelias, mas não sei o que fazer, trato ele, deixo como esta, alguem pode me dar uma dica?

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»