31 maio 10
inspiração
Link Love da Semana e update sobre a blogueira convidada
por Andrea

Carretéis antigos

O quê ?? Nosso link love em plena segunda-feira? Sim, hehe, era pra ter entrado na sexta passada mas acabou atrasando. Então lá vai:

* Eco: Uma shop bag feita com sacolinhas plásticas derretidas com ferro de passar. Queria muito fazer mas é dificil achar sacolinhas brancas e sem logotipo impresso aqui no Brasil, né ? As de supermercado vêm impressos dos dois lados.

* Para a turma do patch: Post com dicas boas pra comprar tecidinhos gringos pela Internet, da Farfalla Gialla.

* Casamento craft: Olhem que belo vestido de noiva feito com toalhinhas de crochê. Detalhe: a noiva crochetou ela mesma todas toalhinhas, durante três semanas e usou um vestido verde vintage como ‘base’. Isso sim é viver uma vida DIY.

* Fashion I: Transformação de uma t-shirt branca em blusinha de um ombro só.

* Fashion II: Uma versão diferente do colar franzido que eu fiz com pérolas e renda, desta vez usando tecido listrado.

* Fofura da semana: Morri com estes Ziplocs ilustrados ! Alguém tem alguma dica de caneta que não apague com o manuseio?

* Aceita um chá ? E que tal um cartão pintado com chá ? E também curti esta ideia de saquinho de chá customizado. Do blog Creature Conforts.

* PAP carimbos minimalistas: Estes são pra fazer com lápis de borrachinha na ponta. E ainda vem com a tag pra download!

*****************
Sobre a Blogueira Convidada: Ai gente, muito chato ter que dar uma notícia ruim na segunda-feira mas… é a vida. Infelizmente a Elisa do Ela Fala e Sai Andando desitiu e não vai mais a escrever a coluna da Blogueira Convidada. Sei que vocês devem estar muito decepcionadas… a gente também ficou.
Mas nem vai ter mimimi, porque que isso nem faz nosso estilo, vamos tocar nosso craft barco adiante com as bençãos da Nossa Senhora da Tesourinha de Garça. E muito obrigada Elisa, pelo post genial que marcou a sua colaboração por aqui.

Ah, e a vaga de Blogueira Convidada está novamente aberta. Quem vocês gostariam de ver escrevendo por aqui ? Aceitamos indicações e vale se auto-indicar, porque não ;P ?

29 maio 10
costurainspiraçãotricô e crochê
Mais um enfeite para sua máquina de costura
por Claudia

O que uma flor de crochê e uma máquina de costura tem em comum? Aparentemente nada, mas em um desses momentos de ócio criativo, eu espetei a flor no pino de porta-retrós da máquina de costura e quase gritei EUREKA!

Flor de crochê

Quando comprei essa máquina de costura, o dono da loja lembrou de me dar esses disquinhos de feltro, que servem para que o carretel de linha deslize mais facilmente. Desde então, nunca mais tinha mexido nele. Até que eu juntei A + B (ou melhor, encaixei) e achei que cheguei em uma boa ideia para quem gosta de “customizar” ou enfeitar sua máquina de costura.

Feltro para pino de porta-retrós Carretel que desliza

Já testei e funcinou direitinho. Só não pode ser uma flor muito “gordinha” senão desestabiliza o carretel.

Flor de crochê na máquina

Antes que perguntem, essa flor de crochê eu comprei pronta em um armarinho no Bom Retiro (SP). Shame on me… Eu sei que deveria ter feito sozinha, principalmente depois que nós mesmas colocamos várias aulas online de crochê aqui no Superziper. Mas ela estava tão bonitinha que não resisti e comprei. A próxima eu faço, prometo!

***********************
Também no Superziper: A mãe da Andrea, costureira experiente, passou essa dica de usar uma braçadeira na máquina de costura. Post antigo, mas que fez o maior sucesso. Vale a pena dar uma espiada, dica valiosa de mãe pra filha – e de filha para leitores do Superziper.

27 maio 10
outras técnicas
E o furoshiki voltou! Agora para DVDs e livros
por Andrea

zellig

Muita gente nos escreve perguntado onde comprar furoshikis pela Internet aqui no Brasil. Se a pessoa quer o lenço importado e é de SP eu indicava as lojas da Liberdade pois já vi uns furoshikis importados na loja Tenmanyá ( mas eles não vendem pela Internet). E, é claro, outra opção é fazer em casa, afinal é um tecido quadrado com as barras feitas dos quatro lados (e sempre, sempre façam um acabamento na barra, furoshiki todo desfiado é um não-não). Se nada disso rolar, sempre vale a pena procurar por lenços usados em brechó, armário da mãe, etc e tal.

 

Bom, já que faltava uma opção de furoshiki nacional, fiquei animada quando a Priscila da Zellig me escreveu contando que elas lançaram lenços quadrados, que poderiam servir para este tipo de embrulho. Ela me mandou dois esta semana, para usar e testar, êba.

 

Aproveitei para testar o lenço em mais um video, desta vez mostrando como se faz embrulho para dois DVDs ( serve também pra livros ou qualquer objeto retangular fino).

Os lenços que usei são da linha Cosmos e como são quadrados de tamanho médio servem bem pra fazer vários tipos de embrulhinhos básicos. Só pra bolsa e mochila de furoshiki eu não recomendo pois vão ficar pequenos. A textura também é boa, é um tecido denso(80% algodão) e de textura mais pra firme, mas que não fica super amassadão (20% poliéster).

 

zellig2

 

Gostei da estampa tipo era espacial, que serve tanto pra ‘menino’ como ‘menina’. Acho que pode ser uma opção bem fofa pra embrulhar o presente do Dia dos Namorados, pra dar aquela inovada na embalagem.

Se alguém tiver alguma dica de onde comprar outros lenços pra furoshiki nacionais, é só deixar um oi aqui nos comentários. Quanto mais opções disponíveis melhor, né ? É bom poder ter acesso a furoshiki nacional, importado, feito em casa…

*************************
Também no Superziper: O bichinho furoshikeiro te mordeu ? Tenta estes outros embrulhos usando lenços de tamanho pequeno e médio:

 

 

 

 

26 maio 10
tricô e crochê
Mini corujas de tricô
por Andrea

chaveiro

Fiz estas duas corujinhas (fãs de Harry Potter fiquem a vontade para chamá-las de Edwidges) usando sobrinhas do meu merino tingido com suco ! Dá pra ver que são corujas ? Se não estiver óbvio tudo bem, eu tenho simpatia por bichos não identificados.
Pra fazer estas corujinhas se gasta bem pouquinho material, então se joga e usa aquela sobrinha de lã chiquetosa e super premium. E o bonequinho vai ficar mais fofinho se for de lã pura, eu acho.
Eu, numa sentada só, fiz uma coruja para pendurar no chaveiro e outra mini, para virar pingente de celular:
fone
Para fazer as corujinhas, usei a receita gratuita Hoot, que traduzida para o português fica assim:
Coloque 8 pontos na agulha.
1a carreira: Trança de 4 pontos para trás, trança de 4 pontos para frente
2a , 4a, 6a, 8a carreiras: Todos os 8 pontos em tricô
3a, 5a, 7a carreiras : Todos os 8 pontos em meia
9a carreira: Trança de 4 pontos para trás, trança de 4 pontos para frente
10a, 12a, 14a carreiras: Todos os 8 pontos em tricô
11a, 13a : Todos os 8 pontos em meia
15a carreira: Trança de 4 pontos para trás, trança de 4 pontos para frente
16a carreira: Arremate os 8 pontos (ponto de arremate simples)
Não sabe fazer tranças? Achei um video que pode ajudar.
Basta mudar o tamanho da agulha e a espessura da lã para obter corujinhas de tamanhos diferentes:
Para uma coruja de 6,5 cm (pingente de chaveiro):
Faça duas corujas com agulha 4,5 e lã de espessura média.
Para uma coruja de 4,0 cm ( pingente de celular):
Faça duas corujas com agulha 3,5 e lã fininha (para meia)
Montagem:
Posicione as duas corujas face a face (como um sanduíche) e, com linha da mesma cor, costure pela lateral com pontos invisíveis. Deixe um buraco e coloque enchimento de fibra siliconada(para encher bonecos) até a coruja ficar ‘fofinha’. Costure fechando o buraco. Pregue os olhos de botão ou miçanga. Faça um ganchinho de linha bem no topo da cabeça da coruja e pendure no metal para chaveiro ou no pingente de celular.
Como vocês devem ter reparado, este desenho de coruja é igual ao que aparece na blusa que fiz no ano passado. É um tipo de trança decorativa bem comum no mundo do tricô. Com ajuda de olhos de botão dá pra ver uma coruja alí, certo? Dá pra inventar um monte de outras coisas com elas. A Ysolda ‘tirou’ uma coruja individual e fez um com ela um enfeite de cabelo. Também dá pra viajar e fazer broches, pingentes, corujas grandes… Usos para uma mini corujinha não vão faltar. Dizem por aí que coruja dá sorte. Mais um motivo pra fazer várias !
Ah, já que o asunto de hoje é tricô, aproveito pra compartilhar o Creative Yarn, um blog bem bacana que a @veiadateia twittou hoje. Ele tem várias receitas gratuitas de acessórios pra tricotar com sobras de/pouca lã. Estas luvas sem dedos com lace na diagonal já entraram pra minha lista de projetos a fazer.
***************
Também no Superziper: A blusa de corujas de Hogwarts. Onde a corujice começou.
Página 1 de 41234