14 maio 10
fashion
Um floral pra chamar de Liberty
por Andrea

Captura de tela 2010-05-13 às 22.09.23

Eu adoro quando algo que eu gosto volta a ser moda. Por exemplo legging, sandália com meia, calça semibag #not….. hehe ! Este ano, pra minha felicidade, as estampinhas tipo Liberty voltaram com força total! Explicando, o que chamamos de Liberty é aquele floral colorido e miúdo, super feminino e gracinha. Lembra da estampas daqueles vestidinhos baby look que você usou nos anos 90, pra imitar o visual das garotas de Barrados no Baile :P? É por aí…
Tudo começou quando a Liberty of London começou a produzir tecidos de estampas exclusivas no começo do século 20. A loja cresceu e virou uma loja de departamento chiquetésima em plena Regent Street, vendendo muita grife de roupa, bolsas e até maquiagem.
Quer ver fotos de tecidos Liberty ‘na real’ ? Entra aqui .
liberty-1
A foto da fachada eu mesma tirei no ano passado. A loja é uma casa de madeira de três andares, toda restaurada. O highlight pra mim e pra toda crafter que visita a loja é sempre o terceiro andar. É a seção armarinho luxo, e é lá que ficam, além dos aviamentos, os tecidos exclusivos por metro. Cada estampa linda minha gente ! As coisas lá são relativamente caras pra nós brasileiros então é o tipo de loja mais ‘pra ver’ do que pra comprar’ ( mas eu não resisto sempre acabo comprando uma coisinha :P). O lenço rosa é da Cláudia, original de lá ! Captaram o estilo Liberty ? Miudeza floral, detalhes, frutinhas, risquinhos e cores, muitas cores.
Recentemente a marca licenciou as estampas para a rede de lojas americanas Target e assim foram fabricadas desde bicicletas, cadernos e até lingerie, tudo a um precinho mais amigo. Dizem que a coleção foi tão bafo que as roupas esgotaram em poucos dias! A Cláudia teve a sorte de arrematar algumas coisinhas pra casa como o edredon azul e o cachepô rosa aí em cima.
Como se não bastasse, a MAC também lançou uma linha de cosméticos Liberty. As embalagens e cores dos makes são realmente muito queridas. A linha não está a venda nas lojas daqui então pra conseguir tem que fazer uns esquemas (pedir pra amiga que vai viajar, ebay, etc…)
O site deles não vende para o Brasil mas é possivel comprar tecidos originais da Liberty por intermediários via ebay, Etsy e lojinhas gringas. Outra opção é ir atrás de estampas genéricas do estilo aqui no Brasil mesmo, e pagando bem mais barato, claro ! Tá cheio, gente, é só procurar com olhos de lince nas melhores casas do ramo. Na minha última visita a GJ, achei um algodão floral cashmere que já virou uma saia ( mostro amanhã, ok ?). Acho que passa bem por Libery, hehehe.
Captura de tela 2010-05-13 às 21.35.49
E olhem só ! Já lançaram até All Star floridinho, no ‘estilo’ Liberty. A borracha do modelo já vem sujinha assim mesmo. Daqui.
Camisas com estampas de florzinha Estampa de florzinhas miúdas
A Claúdia revirou o armário atrás de mais exemplos de tecido genérico florido. As camisas e vestidos vieram direto de Lond… ops, da Teodoro Sampaio.
Pra acabar. Andei lendo nos blogs das crafters gringas (e fãs antigas dos tecidos Liberty) uns comentários meio #tensos e/ou decepcionados sobre a estratégia da marca de diminuir a tradicional linha de tecidos por metro para investir fortemente em produtos licenciados. Realmente, quando visitei a loja no ano passado a parte dedicada aos tecidos por metro estava pobrinha, achei estranho ter tão pouca opção. Fiquei triste mas achei compreensível, afinal o hábito de costurar roupas em casa está em declínio (claro que isso não inclui gente como eu ! ). Por outro lado, também acho legal poder ter acesso produtos com estampas bonitas e por um preço mais acessível (uma camisa de algodão Liberty -Tana Lawn sai por R$ 230,00 enquanto um top da Liberty for Target em poliéster sai por R$ 90,00).
E vocês, o que acham ? Preferem ter acesso a uma fast fashion com estampa lindas ou manter a qualidade e o status de tecido de luxo ?
Independente da estratégia, continuarei sendo fã.
Beijos, Liberty.
17 ZigZags
  1. Ma Stump disse:
    14 de Maio de 2010 às 15:02

    Sempre foi meu estilo de estampa floral favorita, mas nunca soube que havia esta história e nome certo! Adorei, meninas! Lindo também o novo All Star!

    Um beijo!

    Responder
  2. 14 de Maio de 2010 às 17:06

    foi coincidencia, ou coloquei isso no twitter ontem ?

    beijjos!

    Responder
  3. c r i s disse:
    14 de Maio de 2010 às 19:04

    Adorei a volta dos tecidinhos florais!! Lindos demais!! Mas sou pela democratização de qualquer tipo de design, inclusive tecidinhos. Fica cada vez mais difícil manter isso elitizado num mundinho globalizado, né não?? Bjinho!!

    Responder
  4. Gostinho Carioca disse:
    14 de Maio de 2010 às 21:19

    Floral é tudo né?!
    Ainda mais quando são tão delicadinhos.
    LIndo post meninas.
    bjs, Jo

    Responder
  5. Lu disse:
    14 de Maio de 2010 às 23:54

    Adoro esse tipo de estampa. Ainda bem que voltaram com tudo!

    Responder
  6. 15 de Maio de 2010 às 19:20

    Essas mini florzinhas são apaixonantes. :)

    beijos meninas!

    Responder
  7. 16 de Maio de 2010 às 12:26

    Acho ótimo algo legal se tornar mais acessível, se não perder a qualidade pelo caminho.
    Usei muito vestido de estampa floral no início dos anos 90! A Rachel, do Friends, também usava muito disso. Era bastante feminino e confortável.
    abs
    Adriana

    Responder
  8. ligadona disse:
    17 de Maio de 2010 às 06:29

    Amo jogo de mesa e vestidinho florido!
    =1

    Responder
  9. Pil disse:
    17 de Maio de 2010 às 10:40

    Eu confesso que não conheço nada do assunto, mas gosto sim de umas florzinhas para chamar de minha hehehe.

    Coicidência ou não, as lojas Renner estão com uma coleção inspirada em Londres que tem muiiiiiiiiiita florzinha. Inclusive umas leggins bem bacaninhas.

    bjocas gurias.

    Responder
  10. andrea disse:
    17 de Maio de 2010 às 10:45

    Nina, adorei o link do lenço, dei no post da saia, obrigada :)

    Elissa, não foi coincidência ! Eu estava procurando mais imagens pra ilustrar este post, aí usei a tua dica ;) bjs

    Retromotoca, bem lembrado ! E as meninas do Melrose Place. A moda era usar com tênis Keds ou cotunro , lembra ? bjs

    Pil, ah legal, obrigada por avisar, vou lá ver se acho umas peças florais, eu adoro ! Bjs

    Responder
  11. Silmara disse:
    17 de Maio de 2010 às 18:41

    Democratizar sempre!!!
    E viva as flores fofíssimas!!!
    Beijos

    Responder
  12. 18 de Maio de 2010 às 11:54

    Na minha juventude usei muito vestidinho florido. Adoro estampa floral. Vou fazer camisete com um tecidinho floral que tenho aqui.

    Responder
  13. 20 de Maio de 2010 às 20:14

    Fofo,adoro essas estampas.
    E o seriado Barrados no Baile hein…nossa era tudo de bom!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»