30 jun 10
tricô e crochê
Agulhas de tricô feitas por mim
por Andrea

IMG_2141

Vocês pediram, então vou contar como fiz minhas agulhas de tricô em casa.
A foto acima mostra três tipos de agulha, as retas, um jogo de agulhas de duas pontas e a circular. A reta foi comprada e as duas que estão na parte inferior foram feitas por mim :). Não vai ter PAP, pois estão prontas há anos, mas vou contar como fiz, ok ?
Eu resolvi fazê-las porque há alguns anos era praticamente impossível achar agulhas circulares na numeração maior que #5. Eu queria muito uma # 8 ou maior, pra usar com fio grosso e/ou fazer ponto aberto.
IMG_2146
A base foi uma agulha reta de madeira barata #8 (que comprei na Telanipo, acho!). Usar agulha de madeira é a melhor opção pois dá pra moldar e furar facilmente. A proporção é: uma agulha reta tamanho padrão cortada ao meio = duas agulhas pequenas.
O fio de náilon grosso eu cortei de uma agulha circular de metal (na 25 tem umas baratinhas). Fiz isso porque não achei náilon grosso pra comprar por rolo ou metro. Talvez até exista, mas eu não achei. Este fio tem 3 mm de espessura.
A agulha circular foi feita assim. Primeiro serrei a agulha reta ao meio.
Depois, fiz um furo com uma broca do Dremel, bem no meio da ponta que foi serrada.
IMG_2170 IMG_2172
Em seguinda, fui afinando a ponta, primeiro com um estilete e depois com uma lixa grossa. Fiz o acabamento final com lixa bem fina pra não ficar nenhuma rebarba na ponta (super importante, pra agulha não puxar nenhum fiozinho de lã). Encaixei o fio de náilon no furo. Por último, coloquei um pingo de cola de silicone pra tapar bem o buraco. Repeti a mesma coisa com a outra agulha: furei, lixei, encaixei a outra ponta do fio de náilon, colei e pronto! Deu um certo trabalho fazer, mas acho que valeu a pena. Uso bem estas agulhas até hoje.
Sei que não é todo mundo que tem Dremel em casa. Neste caso, tenta pedir para um marceneiro ou sapateiro do seu bairro furar pra você. Não vai comprar um Dremel só pra fazer isso, hehe.
Fazer agulha de duas pontas é bico. Basta serrar a agulha reta ao meio e apontar a madeira, dos dois lados. Um par de agulhas retas dá um jogo de 4 agulhas de duas pontas.
Eu fiz este post pra mostrar que pra conseguir tricotar, vale tudo, até improvisar as ferramentas. A Ana Sinhana tricotou com pega-palito e a Eliana já fez agulha de duas pontas com espeto de churrasco. E você, já fez suas próprias agulhas em casa ?
UPDATE: Encontramos mais gente que faz suas próprias agulhas :D
* A Flor de Iris fez agulhas de duas pontas e mostrou no seu blog.
* A Marilda disse :Há muuuitos anos, quando eu ainda estava na faculdade, tinha uma amiga que tricotava com agulhas feitas com raios de roda de bicicleta. Lembro que ela pedia ao bicicleteiro para afianar as pontas, e aí ficavam aquelas agulhas fininhas, de metal, de ótima qualidade. “
*************
Também no Superziper: Quer ver minhas agulhas circulares em ação ? Usei neste video do especial Tricô, Sim !
29 jun 10
outros bla bla blas
Mega encontrinho no sábado ?
por Andrea

mega encontrinho ?

Pessoal, todo mundo tá lembrando que esta semana começa a Mega Artesanal aqui em São Paulo? A gente visitou a feira pela primeira vez no ano passado e foi muito bacana, quem quiser conferir o post, tá aqui.
Este ano queremos repetir a dose e vamos estar por lá no Sábado. Como o local é muito enorme e abarrotado de gente fica difícil as pessoas conseguirem se encontrar confiando apenas no “vejo você por lá”. Por isso gostaríamos de propor um encontrinho de leitoras do Superziper lá na feira com local e hora marcado, que tal ? Anota aí:
Quando: Sábado, 03/07 pontualmente as 12h.
Pensamos em marcar na frente da Casa do Pão de Queijo mas vai que este ano não tem pão de quejio, só coxinha ;). Pelo menos o ponto de encontro está confirmado no mapa.
Então, nos vemos no sábado ? Espero que sim :)
29 jun 10
inspiração
Minuto-craft: Capa para tesoura
por Claudia
Capinha de couro para tesoura

Essa ideia surgiu quando eu estava em um dos deliciosos armarinhos que visitei em Paris. Infelizmente não tirei foto do meu objeto de inspiração porque lá eles eram muito restritivos e não deixavam fotografar dentro das lojas. Mas desenhei no meu caderninho pra não me esquecer e fiz esta capinha de couro para tesoura hoje de manhã!

Alça comprida de bolsa Corte um pedaço

Eu queria fazer uma proteção de couro para a minha tesoura. Até tenho uns retalhos guardados, mas empaquei na parte da costura. Teria que ser a mão porque nem toda máquina tem potência para isso. Mas me lembrei de uma bolsa que eu tinha, que veio com uma alça extra como opção, pra usar a tira-colo, mais comprida. Eu nunca usei, mas deixei guardadinha. E não é que serviu? Eu cortei um pedaço da ponta, do tamanho das lâminas da tesoura e pronto! Mais prático impossível!

Descole o couro Capa de couro para tesoura

Só precisei descolar uma tira da outra desmanchando a cola antiga com um palito! E pra dar um toque final colei um enfeite pra tapar o buraco da fivela. Prontinho!

Como a alça é grande, dá para brincar mais. Quem sabe todas as tesouras de casa vão ganhar capas, hehe.

*****************
Também no Superziper: Olha o nosso guia com 10 mitos e verdades sobre tesouras. Se você costura ou faz qualquer outro tipo de craft, com certeza precisa cuidar deste instrumento direitinho.

25 jun 10
tricô e crochê
Especial Tricô, Sim!: Usando a agulha circular
por Andrea

circu

Lembram que no último video eu disse que o capítulo 6 seria uma surpresa ?Então, resolvi gravar um video atendendo aos pedidos para mostrar como usar a famosa agulha circular. Eu pessoalmente adoro minhas circulares e as uso tanto pra fazer tricô tubular como pra tricô plano. Também acho o tipo ideal de agulha pra levar na bolsa e sair por aí, pois é menor que a reta e como são grudadas uma na outra você não corre o risco de uma delas se desgarrar ;).

Neste video eu mostro a maneira convencional de usá-las, tricontando uma peça tubular de diâmetro igual ou maior que o comprimento total da agulha. Mas não é o único jeito não. Existem a técnica do magic loop, que requer uma circular bem comprida, e o método que usa um par de circulares (quatro agulhas). Vou deixar pra mostrar estes dois mais adiante, pra não confundir a cabeça de ninguém, ok ? Sempre melhor começar pelo simples e básico :)

Como as as agulhas circulares mais grossas são difíceis de achar pra comprar eu mesma fiz as minhas em casa. Sei que vocês já devem estar se perguntando como. É fácil, na semana que vem eu mostro. A lã que eu uso no vídeo é o merino tingido com suco. Ainda tem cheirinho de morango, mas é bem leve, heheh.

Quero aproveitar o finalzinho de post pra agradecer a Aslan Trends que agora é patrocinadora oficial dos videos do especial Tricô, Sim ! Obrigada por acreditar no alcance do Superziper e nos ajudar a espalhar o tricô power pela web :D

***********

Também no Superziper: Chegou só agora e perdeu os videos anteriores ( já estamos no sexto!) ? Desesperar jamais, amiga crafter ! Os outros cinco videos do especial estão aqui.

Página 1 de 41234