30 jun 10
tricô e crochê
Agulhas de tricô feitas por mim
por Andrea

IMG_2141

Vocês pediram, então vou contar como fiz minhas agulhas de tricô em casa.
A foto acima mostra três tipos de agulha, as retas, um jogo de agulhas de duas pontas e a circular. A reta foi comprada e as duas que estão na parte inferior foram feitas por mim :). Não vai ter PAP, pois estão prontas há anos, mas vou contar como fiz, ok ?
Eu resolvi fazê-las porque há alguns anos era praticamente impossível achar agulhas circulares na numeração maior que #5. Eu queria muito uma # 8 ou maior, pra usar com fio grosso e/ou fazer ponto aberto.
IMG_2146
A base foi uma agulha reta de madeira barata #8 (que comprei na Telanipo, acho!). Usar agulha de madeira é a melhor opção pois dá pra moldar e furar facilmente. A proporção é: uma agulha reta tamanho padrão cortada ao meio = duas agulhas pequenas.
O fio de náilon grosso eu cortei de uma agulha circular de metal (na 25 tem umas baratinhas). Fiz isso porque não achei náilon grosso pra comprar por rolo ou metro. Talvez até exista, mas eu não achei. Este fio tem 3 mm de espessura.
A agulha circular foi feita assim. Primeiro serrei a agulha reta ao meio.
Depois, fiz um furo com uma broca do Dremel, bem no meio da ponta que foi serrada.
IMG_2170 IMG_2172
Em seguinda, fui afinando a ponta, primeiro com um estilete e depois com uma lixa grossa. Fiz o acabamento final com lixa bem fina pra não ficar nenhuma rebarba na ponta (super importante, pra agulha não puxar nenhum fiozinho de lã). Encaixei o fio de náilon no furo. Por último, coloquei um pingo de cola de silicone pra tapar bem o buraco. Repeti a mesma coisa com a outra agulha: furei, lixei, encaixei a outra ponta do fio de náilon, colei e pronto! Deu um certo trabalho fazer, mas acho que valeu a pena. Uso bem estas agulhas até hoje.
Sei que não é todo mundo que tem Dremel em casa. Neste caso, tenta pedir para um marceneiro ou sapateiro do seu bairro furar pra você. Não vai comprar um Dremel só pra fazer isso, hehe.
Fazer agulha de duas pontas é bico. Basta serrar a agulha reta ao meio e apontar a madeira, dos dois lados. Um par de agulhas retas dá um jogo de 4 agulhas de duas pontas.
Eu fiz este post pra mostrar que pra conseguir tricotar, vale tudo, até improvisar as ferramentas. A Ana Sinhana tricotou com pega-palito e a Eliana já fez agulha de duas pontas com espeto de churrasco. E você, já fez suas próprias agulhas em casa ?
UPDATE: Encontramos mais gente que faz suas próprias agulhas :D
* A Flor de Iris fez agulhas de duas pontas e mostrou no seu blog.
* A Marilda disse :Há muuuitos anos, quando eu ainda estava na faculdade, tinha uma amiga que tricotava com agulhas feitas com raios de roda de bicicleta. Lembro que ela pedia ao bicicleteiro para afianar as pontas, e aí ficavam aquelas agulhas fininhas, de metal, de ótima qualidade. “
*************
Também no Superziper: Quer ver minhas agulhas circulares em ação ? Usei neste video do especial Tricô, Sim !
37 ZigZags
  1. 30 de junho de 2010 às 23:03

    Bem interessante fazer a agulha, sendo para quem não tem prática deve dar bastante trabalho.
    Gostei.

    Responder
  2. andrea disse:
    30 de junho de 2010 às 23:07

    Tamara
    Dá um certo trabalho sim mas na época não tinha outro jeito, não existia pra comprar aqui no Br. Ainda hoje é bem difícl achar agulha circular grossa, acho que só importando.

    Responder
  3. 01 de julho de 2010 às 00:09

    Tenho acompanhado os videos de tricot bem no início. Coincidiu com minha decisão de começar. Estou sofrendo um bocado! todos os meus pontos ficam saindo da agulha, é triste ): mas não desistirei!

    Responder
  4. Dudis disse:
    01 de julho de 2010 às 00:10

    Olá, eu achei a ideia optima e as agulhas estão muito bem feitas, aqui é fácil arranjar circular grossa, eu tenho vários tamanhos, mas de qualquer maneira essas são personalizadas, só faltou decorar e passar uma mão de verniz lol.
    Bjos doces

    Responder
  5. Dehb Lee disse:
    01 de julho de 2010 às 00:14

    Eu fiz as minhas com aqueles "palitos" pretos de plastico que vem em caixas de sapato, não sei se deu pra enteder eeheh

    Responder
  6. 01 de julho de 2010 às 00:21

    Andrea,
    um dia preciso mostrar as agulhas de bambu que fiz com meus ex-alunos waldorf. Cortamos os bambus, lixamos, lixamos e lixamos… maior trampo, mas valeu a pena!
    E prova que dá mesmo pra tricotar com o que tiver em mãos.
    bj
    ana

    Responder
    • no stress disse:
      30 de junho de 2011 às 00:28

      Olá, ana matusita!
      Eu tou começando no tricô agora, e tou desenvolvendo verdadeiro fascínio por essa arte. O problema é: Moro em Salvador-BA, terra famosa pelas estações quentes, e há pouquíssimas lojas e armarinhos que vendam satisfatoriamente artigos para tricô, como agulhas por exemplo.
      Vi este seu comentário e fiquem muito interessada na técnica que você usou para fazer agulhas de tricô com bambu, e caso possa disponibilizar eu irei ficar muito, mas muito grata mesmo.
      Abraço e fique com Deus.

      Responder
  7. adriana disse:
    01 de julho de 2010 às 00:23

    bacana a confecção das agulhas, logo vou entrar nessa tb!…
    e com cabo de vassoura, vc já tricotou? acho q seria uma boa pra fazer a circular, não?

    Responder
  8. Lia disse:
    01 de julho de 2010 às 01:06

    Oi, queridas…

    Bom, eu encontrei as agulhas circulares grossas de bambu lá na loja que tem na Rua da Graça, pertinho do Buraco de Sara (menos de uma quadra!).
    O galho é que tico e teco esqueceram o nome da loja, básico, mas sempre encontro quando vou lá.

    E na Aslan tem um bocado de agulha, eles agora estão importando da China umas maravilhosas de metal, vai até o tamanho 10 e tem com bastante opção de tamanho de fio. Eu gosto de trabalhar com 1 m ou 1,20 m, fica excelente pro magic loop.

    Beijo!

    Responder
  9. Iris disse:
    01 de julho de 2010 às 09:38

    Que engraçado, escrevi sobre isso no meu blog também, das agulhas confeccionadas por mim. Dá uma lida lá: http://flordeiris-acessorios.blogspot.com/.

    Beijos

    Responder
  10. Anonymous disse:
    01 de julho de 2010 às 10:10

    Esse blog pra mim é simplesmente um SHOW amoooo, de paixão sempre, sempre visito, parabéns. Eu não vejo a hora de ver vcs colocarem mais coisas sobre tricô, como aumento de ponto que pra mim é muito difícil, mate simple e duplo e outras coisas do tricô que é apaixonante.Beijos sua fã,Ester.

    Responder
  11. Cleide. disse:
    01 de julho de 2010 às 14:07

    Desde a primeira vez q conheci este blog me apaixonei. beijos

    Responder
  12. 01 de julho de 2010 às 14:09

    e olha que eu tava pensando em fazer a minha propria agulha circular, a que eu comprei na 25 quebrou antes mesmo de eu usar :(… queria saber como usa uma agulha de duas pontas

    Responder
  13. Eliana disse:
    01 de julho de 2010 às 14:27

    Eu AMO apetrechos de tricô! Principalmente quando tem que usar a criatividade para suprir uma necessidade. Sua agulha circular ficou perfeita!!!! Excelente dica, Andrea!
    Bjs.

    Responder
  14. 01 de julho de 2010 às 17:36

    Otima dica pra quem acha que da trabalho fazer as agulhas…. pede com muito dengo pro namorado fazer ahsuahsuahsa
    Meu namorado fez 2 pares de agulha de 2 pontas e um tear circular pra mim, ficou lindão.
    Bjocas

    Responder
  15. 01 de julho de 2010 às 20:59

    Tô adorando essa série sobre tricot… e fiquei doida com essas agulhas, quero muito ter uma e estou empolgada em fazer minhas próprias agulhas de duas pontas…
    valeu!

    Amo o Super…
    bjins

    Responder
  16. Marilda disse:
    02 de julho de 2010 às 10:01

    Há muuuitos anos, quando eu ainda estava na faculdade, tinha uma amiga que tricotava com agulhas feitas com raios de roda de bicicleta. Lembro que ela pedia ao bicicleteiro para afianar as pontas, e aí ficavam aquelas agulhas fininhas, de metal, de ótima qualidade. Fica aí a sugestão!
    Beijos a todas

    Responder
  17. Iris disse:
    03 de julho de 2010 às 09:25

    Fiquei doidinha por essas agulhas de aro de bicicleta, hein???

    Responder
  18. Tatiana disse:
    05 de julho de 2010 às 21:35

    Cada vez o SuperZiper me surpreendem mais, e sempre positivamente. Eu ainda sou meio iniciante no tricô, porque, embora saiba o basicão desde menina, só no ano passado resolvi perder o medo e aprender de vez. Mas, apesar de ter muita dificuldade de encontrar agulhas circulares no tamanho que quero, especialmente o comprimento do fio, nunca tinha pensado em fazê-las! Que ideia fantástica! Parabéns e obrigada!

    Responder
  19. Rezinha disse:
    07 de julho de 2010 às 16:18

    Minha mãe já tricotou um par de polainas para minhas Blythes usando palito de dente. =D

    Responder
  20. Adriana Maria disse:
    07 de julho de 2010 às 19:51

    Olá, Andréa!
    Seu blog é lindo e vc é muito criativa !!!
    Me ajude por favor. Minha irmã mandou uma agulha dessa circular pra minha mãe. Ela faz o básico do tricot, e não sabe usa-la. Ela é utilizada pra fazer oq?
    Muito obrigada se puder me dar um help…kkk

    Beijão
    ;)

    Responder
  21. Roberta disse:
    07 de julho de 2010 às 21:35

    Adorei este post! Minha primeira tentativa com o tricô foi usando palitinhos do china in box!! :-) Isto porque eu não queria comprar e depois descobrir que não ia seguir adiante e ficar com as agulhas lá no canto do armário, olhando pra mim! hehee É claro que não funcionou, pois são mto irregulares e de ponta mto grossa.. Isso só serviu pra aguçar minha persistência :-) Hoje tenho 3 agulhas e já usei todas elas :-)
    Abs.. Roberta :-)

    Responder
  22. Simone disse:
    08 de julho de 2010 às 15:28

    ai ensina a usar agulha de duas pontas, a fazer trança (com e sem agulha auxiliar para tranças)… queria uma receita de gorro, touca, ou boina… enfim!!! beijo sou iniciante mas amo tricô! *—*

    Responder
  23. Hilda disse:
    08 de julho de 2010 às 21:08

    Imagina que eu comprei três pares de agulhas de madeira n°8 pra fazer as minhas né? “Vamo” ver no que vai dar essa loucura. Beijão.

    Responder
  24. Vera disse:
    13 de agosto de 2010 às 19:59

    Gosto muito de ver a criatividade de vocês, tudo é muito útil, essa de “fabricar” as agulhas é o máximo, vou aderir. Bjs.

    Responder
  25. Ritinha disse:
    13 de agosto de 2010 às 20:37

    Olá a todas e todos!
    Sou iniciante no tricô (tenho umas 3 semanas) e desde que conheci este site, há mais ou menos 2 semanas, achei o MÁXIMO e não deixo mais de dar uma passadinha aqui sempre que posso! Parabéns!

    Bem, também quero contribuir com informações sobre “improvisar agulhas de ponta dupla”… hoje eu usei dois palitos de laranjeira, daqueles que usamos para retirar o excesso de esmalte das cutículas, para fazer um I-cord (rabo de gato)… acho que correspondiam a uma agulha de crochê n° 7. Com um jeitinho, o rabinho de gato até que está saindo bonitinho!

    Beijos a todos e ótimo fim de semana!
    Rita. :-D

    Responder
  26. lucia disse:
    31 de janeiro de 2011 às 22:55

    gostei da sua pagina amei tudo vc sxplica bem e das boas dicas pois nunca trabalhei com agulhas de duas pontas s e as circulares ja tentei so nas mangas sue vidios são maravilhososbjs para vcs obrig.

    Responder
  27. marcela disse:
    03 de março de 2011 às 08:23

    Olá,adorei a agulha circular.Para fazer com um fio de 3mm,quantos centimetros de fio precisa e o tamonho da agulha cortado e quanto?Abraços………….

    Responder
  28. Marta Funchal disse:
    14 de março de 2011 às 20:23

    Ótima idéia fazer agulhas a partir de outras!!! Faz tempo que quero comprar essas agulhas e não encontro, agora, vou fazer…. Sabe, comentando aqui em casa sobre essa idéia, minha filha me mostrou o palito de unha, e sabe o que eu vi? agulhas de duas pontas prontinhas!!!! e num diâmetro médio, entre 5 e 5e meio!!! Já comprei 5 iguais, vou polir e pronto!! já tenho as agulhas!!! Muito obrigada, se não fosse vcs, acho que não teria enxergado outra utilidade para aqueles palitos!!!

    Responder
  29. Joice Angelita disse:
    08 de agosto de 2011 às 20:55

    Amadas do Super Ziper, adoro o blog e vcs!!!! Está nos meus favoritos, visito pelo menos uma vez por semana.
    Então, hj cismei que faria uma gola com agulha circular grossa (pelo menos 12). Claro que não encontrei a bendita do tamanho que queria. Lembrei que no blog tinha uma “receita” de como fazer sua própria agulha circular!!! Super dá certo, embora meus dedinhos estejam ardendo, e começar a gola só amanhã, pq hj já foi a energia, hehehe…
    Super beijos, sou ainda mais fã!

    Responder
  30. 26 de setembro de 2011 às 11:57

    Oi, meninas do Superzíper! Muito boa a dica de como fazer suas próprias agulhas circulares! Só preciso tirar uma dúvida quanto ao fio que vocês usaram, pois tenho uma dessas agulhas compradas, mas o fio de nylon é muito rígido e fica entortando todo o trabalho. Podem me ajudar? Selma

    Responder
    • Andrea disse:
      27 de setembro de 2011 às 01:53

      Me disseram que se o fio for muito rigido, colocar o fio na agua quente da uma amolecida, ja tentou ? bj

      Responder
  31. Darcih disse:
    21 de dezembro de 2011 às 01:27

    Olá Meninas!

    Encontrei uma pequena agulha circular ótima para meias, mas
    a dona do blog (link abaixo) sumiu, e ninguém conhece esta
    agulha no mercado; parece que foi feita á mão, o que vocês
    acham??
    http://agulhasmagicas.blogspot.com/2006/06/meia-circular.html

    Uma informação: o fio de nylon pode ser encontrado em casas de
    pesca; peçam por fio de nylon para cortador de grama; é barato e vem em rolinhos de diversas espessuras e longa metragem, a escolher.

    Excelente 2012 a todas!
    Namastê
    Darcih

    Responder
  32. Carol - Olinda PE disse:
    18 de maio de 2012 às 15:36

    Fiz minhas agulhas de duas pontas com palito de limpar unhas.

    Responder
  33. VERA LIMA disse:
    21 de maio de 2012 às 22:44

    Eu aprendi a tricotar muito jovem, mas não foi meu forte. Minha mãe também fazia as proprias agulhas. uma coisa que não esqueci foi como ela fazia qndo o fio ia acabando, ela não dava nóe coloca o novo fio por cima das agulhas e em seguida usava ele junto com o outro pedaço, depois o deixava de lado e continuava o trabalho, depois de algumas carreiras a cima ela cortava o primeiro fio bem rente a trama e pronto. td perfeito

    Responder
  34. neide disse:
    11 de julho de 2012 às 13:10

    Olá meninas estou a pouco tempo aprendendo tricô, e amei conhecer o Super Ziper . fazer as minhas próprias agulhas então, nem se fala !!!que DEUS continue capacitando vocês sempre pra ajudarem outras pessoas um abraço suas mais nova amiga NEIDE.

    Responder
  35. Valéria disse:
    11 de março de 2014 às 13:10

    Adorei … sua idéia … fiz a minha com 1.50m com fio de naylon de 2mm, achei numa loja de artigos para pesca … conprei o rolinho com 10 m por 4,50 … Agora vou espererar secar (fiz com Durepox) … lixar e passar cera de abelha para acabamento liso … Obrigada!!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»