04 jun 10
tricô e crochê
Especial Tricô, sim!: Começando do zero
por Andrea

Agulhas de tricô

Promessa é divida então hoje vamos dar a largada para o nosso especial Tricô, sim !, aquele que a gente vinha prometendo desde o ano passado. Vontade não faltava, só tempo, hehe.

Este especial podia também se chamar “Perdendo o medo do tricô”. A ideia é mostrar PAPs em video de tricô básico, pra ajudar quem não sabe nada nadinha mas morre de vontade de aprender. Tentar desmistificar a coisa pra que todo mundo consiga ter o gostinho de pelo menos tricotar um cachecol e dizer pra todo mundo “ah, fui eu que fiz….”.

Neste primeiro video eu mostro 3 coisas:

1. Como dar um nozinho ajustável – o começo de tudo !
2. Como montar os pontos na agulha (minha maneira). É importante praticar a montagem sem deixar os pontos muito apertados na agulha.
3. Um macete pra saber como calcular quanto de lã deve ser deixado antes do nó (um ‘rabinho’).

Queria deixar claro que estas não são as únicas maneiras e sim as que eu mais uso e que achei mais simples de mostrar pra quem quer começar. Com a prática, cada um vai aprendendo outros jeitos (dica: procure no YouTube, tem muita coisa) e no final escolhe aquela que gosta e se adapta melhor, ok ?

UPDATE: Um macete legal que facilita na hora de tricotar a primeira carreira é montar os pontos numa agulha um pouco mais grossa e, a partir da primeira carreira, passar a usar a agulha indicada na receita. Dica da Gabriela :)

Como eu estava inspirada, aproveitei e gravei também outro video, mostrando os tipos diferentes de agulhas e acessórios. Super basicão, pra quem é marinheira de primeríssima viagem ficar mais segura na hora de comprar materiais. Achei legal falar sobre materiais pois muita gente me escreve e perguntando qual a diferença entre uma agulha de tricô e de crochê, é uma dúvida mais comum do que eu pensava.

O video ficou comprido e eu acabei nem falando de opções de lãs e linhas. Se vocês acharem necessário avisem que eu faço um outro video sobre isso. E enquanto isso este post aqui pode ser útil.

Semana que vem vou publicar videos sobre os pontos básicos – tricô, meia e arremate. Imagina só, já vai dar pra tricotar pelo menos um cachecol pro inverno que vem aí :)

Usem e abusem da caixa de comentários se quiserem perguntar, dar sugestões… vocês já sabem! Bom final de semana e um feliz tricô pra todos.

************

Também no Superziper: Fizemos uma enquete pra saber como as crafters brasileiras tricotam e o post teve vários comentários muito interessantes. Eu tricoto do jeito Inglês e vocês vão ver isso em ação no próximo video. Mas existem outras maneiras… O legal é tentar todas até achar uma que você se adapte melhor, e aí quem sabe até virar uma speed knitter :D

123 ZigZags
  1. Luciana disse:
    04 de junho de 2010 às 21:08

    ai que delicia sempre quis aprender e agora surgiu minha oportunidade vou ficar atenta a todas as dicas beijos

    Responder
  2. Alessandra disse:
    04 de junho de 2010 às 22:23

    Amei!
    Tricotava quando criança e o post me deu vontade de recomeçar.
    Obrigada,

    Bjus

    Responder
  3. 04 de junho de 2010 às 22:45

    Adorei as suas dicas!
    Eu já sei tricotar um pouquinho, e se você poder futuramente postar um vídeo ensinando a usar agulha circular seria muito bom!
    Eu sempre sigo o blog e adoro muito embora eu não comente muito.
    Obrigada
    Beijos

    Responder
  4. Karina disse:
    04 de junho de 2010 às 23:13

    Vocês parecem que advinharam! Eu aprendi a fazer tricô muito nova, e não me empolguei tanto com a arte. Daí agora, com o meu blog e demais coisas que venho inventando (como se eu não tivesse mais nada para fazer… he he), me vi namorando umas lãs e resolvi comprá-las com um par de agulhas. E então pintou a dúvida: será que ainda sei colocar as malhas na agulha? rs Ainda não vi o vídeo. Vou deixar para ver depois de tentar empunhar a agulha e lã depois de tatos anos. Beijos, Karina.

    Responder
  5. 04 de junho de 2010 às 23:42

    Poxa, que bom, eu faço do meu jeito também o tricô. Só sei o básico do básico (cachecol reto) e espero aprender mais um pouquinho com vocês.

    Responder
  6. Manuela disse:
    05 de junho de 2010 às 00:04

    POxa que bacana!
    Eu ja tricoto, á minha maneira q aprendi c minha vó, mas tricoto.
    As dicas que vc da sao otimas.
    Sabe que tenho me animado em fazer algo de trico nesse inverno!
    Bjs

    Responder
  7. 05 de junho de 2010 às 00:31

    Nossa! Que legal gente!!! Eu amo tricotar y fazer crochê!!! Vcs podem creer q eu aprendi MUITO MESMO com o Superziper? Cuando comecei só sabia fazer toalinha retangular… agora faço uns amigurumis q td o mundo elogia! eba :)

    Mais o q eu quero mesmo aprender e MORRO DE MEDO de fazer são peças con agulha circular, esa q "tá na moda", hehe. Amaria q vcs colocassem como aumentar, disminuir, quero poder ter meu gorro circular e uma blusa assim bem básica… quem sabe um dia chego nas tranças essas chiquérrimas como as suas… ai ai :)

    Responder
  8. 05 de junho de 2010 às 08:12

    adorei
    nao vejo a hora de começar a fezer meu primeiro cachecol… hahaha
    bjks
    Pri

    Responder
  9. Maria disse:
    05 de junho de 2010 às 08:31

    Menina! Que ótimo! Parabéns! Comprei lãs e agulhas bem básicas para tentar… Então, desanimei quando reparei que sem o precioso auxílio da minha mãe não estava dando. Aí chegam vocês com esse post incrível! Acho que agora vai…

    Agradeço!

    Beijo,

    Maria

    Responder
  10. Maria disse:
    05 de junho de 2010 às 08:33

    Ah! Só para constar. Os vídeos não aparecem no Firefox… Estou usando o computador do meu marido, porque no meu não tenho o IE.

    Responder
  11. Margaret disse:
    05 de junho de 2010 às 09:21

    Obrigada por finalmente estar divulgando como fazer trico, apesar de sempre ter vontade de aprender nunca tive interesse, mas agora com essas aulas já vou providenciar a agulha e lãs, quem sabe agora vai..rsrsr…acho tão dificil um monte de agulha para segurar, sei não se consigo….vou ficar atenta as aulas.

    Beijos
    Margaret

    Responder
  12. telma disse:
    05 de junho de 2010 às 09:47

    os vídeos ficaram perfeitos, hein?

    vou acompanhar tudo. quem sabe eu volte a tricotar, né?
    beijinhos!

    Responder
  13. Lia disse:
    05 de junho de 2010 às 11:07

    Oba!! Muito legal!!
    Eu sugiro mostrar pras meninas como fazer o magic loop. Ninguém merece ter que lutar contra 5 agulhas com cara de porco espinho pra fazer um tricozin circular… ;-)
    Beijos, queridas!

    Responder
  14. sindy disse:
    05 de junho de 2010 às 11:50

    eu tricotocomo minha vo me ensinou e como ela aprendeu, nao se tem nome ou tecnica, mas nao sou muito boa nisso, vou rever meus conceitos e aprender novamente!!

    Responder
  15. Gabriela disse:
    05 de junho de 2010 às 13:30

    Um truque pros pontos não ficarem apertados quando vc coloca na agulha: use as duas agulhas juntas. É o que eu faço.

    Responder
  16. EveLyn disse:
    05 de junho de 2010 às 13:35

    Amei os vídeos!!!! Aprendi várias dicas!!
    Tô vendo que vou ficar expert no tricô! tomara!
    bjs!

    Obrigada!

    Responder
  17. Milla Cri disse:
    05 de junho de 2010 às 14:19

    Amei, aprendi a fazer crochê meio que sozinha, mas nunca consegui fazer nada em tricô. Com certeza vou acompanhar o especial!!
    Beijinhos..

    Responder
  18. 05 de junho de 2010 às 15:56

    I love your blog! Ive been wanting to try this and Im glad I came across your site.Looking forward to reading more of your posts. Please do visit us over at Foodista

    Responder
  19. Rita disse:
    05 de junho de 2010 às 16:39

    Muitíssimo obrigada pela iniciativa.
    bjs

    Responder
  20. Karina disse:
    05 de junho de 2010 às 17:40

    Meninas, eu consegui colocar as malhas na agulha! Olha que beleza! Cheguei à conclusão que fazer tricô pode ser como andar de bicicleta: não se esquece nunca. Até perguntei para minha mãe quando foi mesmo que ela me ensinou, e daí me lembrei: eu deveria ter uns 5, 6 anos. Pode ser por isso que ainda lembre… Bjs, Karina.

    Responder
  21. Socorrinha disse:
    05 de junho de 2010 às 21:25

    Andrea, vou correr para comprar o material necessário p aprender contigo tricotar.
    bjs

    Responder
  22. Jane Mary disse:
    05 de junho de 2010 às 21:41

    Adorei o video!sempre tive vontade de fazer tricô ou crochê,chegou a hora.
    bj

    Responder
  23. Anonymous disse:
    05 de junho de 2010 às 22:08

    Estarei esprando tb todas as aulinhas sei muito pouco e tenho muitas duvidas ainda , cachecol, ponto trico ou meia sai mas dai o resto affffffffff meu sonho de consumo fazer meias , gorro tapa orelhas pra adulto , e agulhar circular . Acredite vou ser uma aluna dedicada .
    Bjosssss e infinitas bençãos a esta equipe de professoras
    Susucapri

    Responder
  24. 05 de junho de 2010 às 22:41

    Maravilhosa essa sua idéia de ensinar o passo a passo do tricô!! Com mais ou menos uns 15 anos quis muito aprender tricô( que eu amo de paixão) e felizmente tive um anjo que me ensinou tudo, passo a passo, e nunca mais esqueci!!!
    Seu blog é um mimo!!Se quiser ver um pouquinho da minha arte: reginadecoupage.blogspot.com
    Beijo!!!

    Responder
  25. 05 de junho de 2010 às 23:09

    oba,aprendi o croche com videos assim agora vou aprender trico super legal,obrigada

    Responder
  26. Edil Pontes disse:
    05 de junho de 2010 às 23:29

    Hummmmmmmmmmmmm delícia
    Passe no meu e deixe sua opinião
    Beijos
    edil Pontes

    Responder
  27. 06 de junho de 2010 às 11:25

    Uma tia uma vez tentou me ensinar a tricotar, mas n deu muito certo..rsrsrs..Vocês podiam criar tutoriais para modelagem…Eu tenho curiosidade de aprender modelagem pra fazer meus vestidos..rsrsrs..Tem a máquina da minha avó que eu posso usar, só falta eu aprender!
    =1

    Responder
  28. Ione disse:
    06 de junho de 2010 às 12:43

    Amei, do ângulo que filmaram ficou fácil entender, já coloquei a carreirinha na agulha, estou pronta pra próxima aulinha.
    Muito obrigada!
    Ione

    Responder
  29. Sunset disse:
    06 de junho de 2010 às 13:04

    SENSACIONAL!
    Eu tricoto desde os 10 anos, mas só os pontos básicos, e bem destrambelhada, porque não sei o nome de nada, vou tricotando por instinto, rs. Vou acompanhar mais por aqui.

    E achei muito feroz a latinha de Altoids ali no vídeo das agulhas, haha, eu usava uma como carteira.

    Bjos!

    Responder
  30. Silvana disse:
    06 de junho de 2010 às 14:15

    Adorei o vídeo.Já sei o básico do trico mas é muito bom ver um vídeo tão bem explicado.
    Espero que realmente sirva de inspiração pra todas nós produzirmos peças básicas para incrementar nosso inverno.
    Postei lá no meu blog o link de vcs.
    Beijos!!
    http://artesdasilvanaesuazigzag.blogspot.com/

    Responder
  31. Eliane disse:
    06 de junho de 2010 às 18:25

    Em primeiro lugar gostaria de dizer-lhes que os vídeos ficaram com a qualidade ótima, a didática é simples e clara, em suma tudo perfeito. Em segundo lugar, que estou adorando a série, faço tricô desde muito nova, mas sem muita teoria, por exemplo, esta dica da quantidade de lã para determinado número de pontos não sabia, e adorei o macete. Vocês são demais, estou anciosa pelos próximos vídeos.
    Obrigada, beijos.

    Responder
  32. 06 de junho de 2010 às 19:43

    Que vídeos ótimos!
    Já sei fazer tricô, mas, com esses vídeos, aprendi a como calcular quanto de lã deve ser deixado antes do nó e conheci ferramentas que nunca tinha visto.
    Parabéns!
    Aguardo os próximos.
    Beijos,
    Vanessa

    Responder
  33. andrea disse:
    06 de junho de 2010 às 20:57

    Oi pessoal, muito obrigada pelos comentários. Que bom saber que animei vocês a começarem/ voltarem a tricotar, assim até esqueço o trabalhão que dá pra fazer estes videos, hehe :D

    Anotei a sugestão de mostrar um video sobre tricô com agulha circular, acho mesmo uma boa pois muita gente tem dúvida. Assim que terminar de mostrar os pontos básicos na agulha reta, vou providenciar, ok ? Espero que continuem acompanhando o especial…. vem bastante coisa ainda por aí . Bjs

    Responder
  34. Taís disse:
    06 de junho de 2010 às 21:01

    visito este blog há mto tempo, adoro, mas acho que nunca comentei… só que hj não deu pra deixar passar: Parabéns pela inciativa! aula de tricô, uau! tô dentro…
    Aproveitando, deixo uma dica sobre modelagem para a Alice Désirée, que pode servir pra mais gente.
    É um site de modelagem muito legal, chama-se MIB – Modelagem Industrial Brasileira. É de uma professora de modelagem aqui do Rio, Sonia Duarte. Pra quem quer aprender mesmo, recomendo muito o livro dela de mesmo nome, pois começa desde a proposição de exercícios com as bases até coisas complexas (e tem um segundo livro só de saias!). No Blog ela explica muitas modelagens diferentes, sempre respondendo a perguntas. http://modelagemmib.blogspot.com/

    é ótimo. Me recomendaram e eu virei frenquentadora assídua, assim como do Superzíper.
    beijo!

    Responder
  35. 07 de junho de 2010 às 00:50

    SEU SITE É SIMPLESMENTE D+…
    COSTURO E FAÇO CROCHÊ MAS NUNCA TIVE PACIêNCIA PARA TRICÔ, QUEM SABE DESSA VEZ ME ANIMO!!!

    QUANDO TIVER UM TEMPINHO, TE ESPERO PARA UM CAFEZIM BEM QUENTIM LÁ EM CASA!!!

    BJKS

    http://barbirezende.blogspot.com

    Responder
  36. 07 de junho de 2010 às 08:41

    Oi meninas, citei voces la no blog!!! Beijos
    Patty

    Responder
  37. 08 de junho de 2010 às 01:58

    que show esse método de botar os pontos na agulha! eu aprendi com a minha mãe a botar os pontos usando a outra agulha, dai dispensa o cálculo da ponta da lã. Mas assim é muito mais rápido!
    assim q eu terminar meu cachecol, volto aqui pra aprender desse jeito

    Responder
  38. 08 de junho de 2010 às 14:03

    Gentem……vcs são maravilhosas! Acredito que agora conseguirei me emaranhar no tricot que acho tão lindo.
    Mais uma vez obrigada pela paciência e gentileza de vocês
    Regina Nazaré

    Responder
  39. Dehb Lee disse:
    11 de junho de 2010 às 00:24

    Nossa eu tava pensando justamente em pedir umas dicas de tricô pra fazer meus cachecois desse ano. Obrigada por se adiantarem ehhehe e parabéns pelo blog que é ótimo!!!!

    Responder
  40. Camila disse:
    12 de junho de 2010 às 13:59

    Oba!!!! Acabei de voltar de SP, onde comprei lã 100% natural. Eu ia pedir para alguém tricotar pra mim, mas agora vou comprar umas agulhas e tentar fazer um cachecol!

    Responder
  41. Camila disse:
    12 de junho de 2010 às 14:04

    Andrea, qual a diferença entre as agulhar de plástico, metal e madeira? Qual a melhor, que escorrega menos?

    Responder
  42. Zaíra disse:
    19 de junho de 2010 às 03:35

    Comecei a acompanhar o blog ha pouco tempo e amei os tutoriais. Sempre quis aprender tricô, mas nunca consegui.

    Obrigada e parabéns pelo blog!

    zá ^-^

    Responder
  43. 23 de junho de 2010 às 21:19

    Olha que tentaram me ensinar!
    E aprendi aqui!

    Bjs

    http://casadefazdeconta.blogspot.com

    Responder
  44. blackkitty disse:
    28 de junho de 2010 às 17:26

    oi uma dica : monte os pontos em duas agulhas de calibre menor do que a que vão usar. Depois de montar é só tirar uma das agulhas e tecer. Muito mais fácil e fica um acabamento ótimo …. Outra dica : usem as agulhas de bambu (na Aslan tem). Delííííícia ….

    Responder
  45. Lidia Freitas disse:
    15 de agosto de 2010 às 03:32

    Olá,

    Meu nome é Lidia Maria. Eu recomecei a fazer ticô quando a minha mäe veio me visitar recentemente aqui na Austrália. Eu já sabia o ponto tricô e a minha mäe me ensinou o ponto meia. Mas näo deu tempo paraa minha mäe me ensinar como desmanchar estes pontos, caso eu erre. Vocês poderiam postar um video ensinando isso?
    Enquanto vocês näo respondem este post, eu irei desmanchar o meu talvez primeiro cachecol a mäo.
    Eu gostei muito do site de vocês!
    Eu irei consultá-lo direto!!

    Abraços,

    Lídia Maria Teixeira de Freitas

    Responder
  46. Didio Souza disse:
    17 de fevereiro de 2011 às 04:39

    Gta, lembrei da minha mãe montando os pontos. MUITO BOM!!!!

    Responder
  47. Danielle disse:
    20 de fevereiro de 2011 às 23:26

    Ameeeeeeei!
    Eu morria de medooo!
    Agora, não vejo a hora de começar!!!!!!!!!

    Responder
  48. Marita Veiga disse:
    06 de abril de 2011 às 22:18

    De tanto ver tricõ aqui, fiquei com os “dedinhos” nervosos…Quando minhas filhas eram mais novas andei passeando pelo tricô..(claro com a professora do lado.) Depois o pto. cruz encheu meu coração de alegria. Ainda mais quando se borda para “fazer uma criança com graves problemas de saude sorrir” – http://www.lovequiltsbrasil.org -
    Mas descobri voces lindas mocinhas arteiras, e voltei ao tricô ( mas não abandonei o bordado). Comecei um pulover para minha filha, e um par de meias para um monge amigo que está num convento em Campo do Tenente/PR. Viva o SuperZiper!

    Responder
    • Andrea disse:
      06 de abril de 2011 às 22:22

      Muito legal este site do Lovequilts, que ótimo projeto ! Também não abandonei o tricô, faço tudo ao mesmo tempo agora, bordado, tricô, crochê, etc e tal. E assim como você gosto muito de presentar com peças de tricô. bjs !

      Responder
  49. Sara Chelegão disse:
    29 de abril de 2011 às 23:48

    Adorei este site, pois sempre quis fazer trico e td vez tentava e nunca conseguia faço muito bem Crochê, tenho um blog mais tenho que atualiza-lo e colocar minhas feitas só que até agora não tive tempo(rsrs)obrigado por dar esta oportunidade a tdas nos…irei continuar a aprender com vc….abraços..Sara!!!!

    Responder
  50. cleyde ricarte disse:
    15 de maio de 2011 às 20:12

    oi estou a procura de um gorrinho bem facil para adulto,estou fazendo quimoterapia e os meus cabelinhos cairam(bua )estou cheia de usar lenços,não sou muito craque na arte de tricô ,mas tenho algumas noções.Outra coisa como se faz diminuição em croche(estava fazendo um gorrinho em croche que dizia assim pegar a carreira 17 18,a proxima 17 16 e ai parei porque não acertei nada ,que peninha.agradeço de coração caso seja atendida,beijão

    Responder
    • Andrea disse:
      17 de maio de 2011 às 22:24

      oi cleyde. vou testar umas receitas de gorro, se ficarem boa publico aqui. enquanto isso tenta entrar no site das tricoteiras http://www.tricoteiras.com/, pode ser que elas tenham algo. sobre diminuição é só voce pegar 2 pontos juntos na agulha na carreira que pedir diminuição. se pedir por mais de 1 ponto diminuído geralmente se distribui em intervalos iguais na carreira. bj

      Responder
  51. Nairédith Figuerêdo disse:
    19 de maio de 2011 às 16:47

    Adorei!
    Comecei a aprender a tricotar agora e já estava desesperada, sem entender nada. Estava quase desistindo Esse vídeo foi uma luz no fim do túnel.
    Que maravilha!!!!!!

    Responder
  52. Eledir de Fatima Fernandes disse:
    31 de maio de 2011 às 17:32

    Obrigada,sabe o que eu gostaria de fazer,minhas blusasdelãsão fechadas,claro todas são,mas eu não gosto,sinto sufocada,então resolvi abri-las,e fazer um tricozinho na abertura como se fossem boto~es me entende?Então o que eu quero saber é,como eu faço trico em uma blusa que ja é de trico!?

    Responder
  53. Marita Veiga disse:
    01 de junho de 2011 às 10:23

    Minha filha está indo passar uns dias no Chile e perguntou se eu quero lãs. Claro que eu quero…mas não sei o que eu quero ;0( pq não conheço as lãs de lá…nem as daqui direito…
    O que eu devo pedir? Vale a pena pedir, ou vou jogar dinheiro fora?
    Não gosto de lã fina..demora muito, e meu tempo é curto. mas ela está empolgada pq estou fazendo um pulover para ela viajar.
    Abços, Marita

    Responder
    • Andrea disse:
      01 de junho de 2011 às 10:50

      As lãs chilenas costumam ser muito boas, com fibras naturais. Fala para ela procurar por lana ou merino na composição. alpaca também é legal mas as vezes pinica. Infelizmente não sei te recomendar marcas chilenas pois não conheço. Para um pullover de adulto você vai precisar de uma quantidade razoável de lã, a pessoa da loja poderia informar melhor. bjs

      Responder
  54. Marita Veiga disse:
    01 de junho de 2011 às 11:22

    Oba! Voce já respondeu!!! Obrigada!

    Estava lendo sobre a “composição dos fios” Muito boas informações! E descobri que minha filha, (a q vai para o Chile) vai usar um pulover de acrílico x poliamida
    Ou seja não vai aquecer…nem vai ser confortável… usando a Pérola da Pinguim. Uma “lã” cheia de “ondinhas”.

    mas quero saber o seguinte, voce sabe aqui no Rio ( mesmo voce morando em SP, onde encontro lãs importadas? Algo mais …verdadeiro? Vale a pena comprar pela internet? Abços!

    Responder
    • Andrea disse:
      01 de junho de 2011 às 11:25

      Realmente as fibras sinteticas são ok aqui no Brasil onde o clima é bem ameno mas num lugar frio as fibras naturais aquecem bem mais. Aqui em São Paulo e compro importadas pessoalmente no Empório das Lãs eles vendem e eles também vendem pela Internet. Também tem fios naturais nacionais e importados no Bazar Horizonte . O preço é salgadinho mas é um investimento na peça que voce vai fazer, com os cuidados na hora de lavar vai durar bastante e aquecer bem. bj

      Responder
  55. Carla cristina disse:
    04 de junho de 2011 às 14:48

    Obrigada Super Zíper!!!

    Quando olhei aquela golona de tricô me apaixonei… agora vou seguir seus vídeos, comprar os materiais e tentar fazer sozinha, pois não tenho nimguém para me ensinar… adoro o site de vcs tem coisas super fofas… vou tentar fazer meu primeiro cachecol espero que de certo!

    Beijos*****

    Responder
  56. 05 de junho de 2011 às 19:55

    Amanhã mesmo vou comprar o fio Ponto Alto, para tentar minha primeira peça de tricô, com as dicas de vcs! O site é super, aprendo muuuitas coisas com vcs duas! Parabéns pela segunda edição da revista Make!

    Responder
  57. Marita Veiga disse:
    08 de junho de 2011 às 09:47

    Oi Andréa! Bom dia!
    Já que aqui encontro, e informações preciosas,dicas, etc pergunto: neste blog, tem modelos e sugestões práticas para uma blusa que será usada no verão de 40°C do Rio?
    Como aqui voces descomplicam a vida, e os trabalhos em tricô também…quem sabe?
    Sugestões de linhas? Será que tem? Bj

    Responder
  58. Simone disse:
    14 de junho de 2011 às 10:48

    Olá, querida, adorei suas dicas. Gostaria que voce me mandasse se possivel, como tricotar uma meia em agulha circular, nunca fiz mas queria aprender, para fazer pro meu pai pois ele sente muito frio nos pés. Ele me pediu sem costura. Só sei fazer cachicol. Me ajuda. Obriga. Beijos

    Responder
  59. Marita Veiga disse:
    15 de junho de 2011 às 10:03

    Bom Dia, Andrea! Como fazer para saber se a peça que está na receita da revista é o meu manequim? Existe uma “fórmula” para ter certeza que as malhas que vou colocar na agulha, vão ficar de acordo com meu manequim? Bjo e obrigada!

    Responder
  60. Graciele disse:
    17 de junho de 2011 às 19:35

    Boa noite, estou efeuando pesquisa para aprender a fazer tricot e quero com um cachecol, esses passos do video servem para começar? obrigada

    Responder
    • Andrea disse:
      19 de junho de 2011 às 23:23

      É este o objetivo ! bjs

      Responder
  61. cida morais disse:
    21 de junho de 2011 às 14:18

    adorei as agulhas de trico circular e os marcadores, mais aqui na minha cidade não encotrei!gostaria que vc me endica-se um site,aonde eu possa compra!!!muito obrigada

    Responder
  62. Graciele disse:
    21 de junho de 2011 às 17:07

    OI…
    Andrea como faço para baixar o seu video pois a minha internet eu pago por mega e tenho que carregar todas as vezes que tenho duvidas, tentei copiar a url do video para baixar mais nao carrega.
    obrigada se puder me ajudar.
    Bjus

    Responder
  63. Marita Veiga disse:
    22 de junho de 2011 às 17:23

    Oi Andréa! Vi seu vídeo que ensina aumento de malhas na agulha. Logo abaixo voce deixou um recadinho dizendo que faria um vídeo onde ensina a “catar” malha perdida. Voce já fez este vídeo? Onde posso encontrá-lo?

    Obrigada! Abços. Marita

    Responder
  64. heni inacio ladeirah disse:
    03 de julho de 2011 às 11:39

    gostaria de saber como se tira o trabalho de trico como se arremata e quantos pontos de usa para se fazer um cachecol por favor me responda por email porque eu ja começei um tarablho

    Responder
  65. Eleonora disse:
    03 de julho de 2011 às 16:25

    OOI!!
    queria te agradecer muito pela ajuda, foi muito util para eu começar meu trabalho!!!
    tive que procurar vários sites, mas nenhum foi tão instrutivo como o seu… Obrigada!
    bjss

    Responder
  66. 05 de julho de 2011 às 11:13

    oi querida,estava na net tantando aprende como diminur
    e aumentar o trico. porque eu só sei o basico.
    vc pode me dar dicas faces.bjss
    há eu tava tentando mandar e-mail pra vc mais não conceguia.

    Responder
  67. Marita Veiga disse:
    11 de julho de 2011 às 11:43

    Bom dia Andréa! Quando a receita pede uma laçada, como faço? Aqui neste vídeos super explicativos tem este assunto?

    Ab. Obrigada. Marita

    Responder
    • Andrea disse:
      11 de julho de 2011 às 14:05

      Para fazer a laçada voce simplesmente ´laça’ o fio por cima da agulha, sem trabalhar como num ponto. por exemplo, se estiver fazendo o ponto meia é so trazer o fio que fica atrás para a frente. bj

      Responder
  68. Regiane disse:
    14 de julho de 2011 às 00:02

    Ameiiiiiiiiiiiiii seu site e suas aulas que pra são tudo de bom ,pois estou aprendendo os pontos basico de trico e ainda não conhecia os acessorios e estou querendo fazer uma blusa para minhha sobrinha …. vc me ajudou muito mesmo obrigada e sucesso..
    bjos

    Responder
  69. Patricia Zavaneli disse:
    15 de julho de 2011 às 23:47

    Adorei!!! Já adicionei nos meus favoritos…
    Você pode me dizer como faço pra voltar os pontos? Errei o ponto mas não sei voltar…
    Abração

    Responder
  70. Helena disse:
    18 de julho de 2011 às 07:05

    Ola Andrea
    bom dia!!!
    Olha sempre venho tirar duvidas por aki
    vc e sua amiga sao muito legais
    eu fico aki observando como montar ptos
    na agulha circular olho e olho ainda vou
    aprender eu tenho tantas duvidas na hora
    de seguir nao sei pra onde vou eita como sou
    lenta rsrssrs
    Vc é muito bonita simpatica
    daqui agente sente
    Um abraço
    tudo de bom pra vc e sua amiga
    Helena sua fã

    PS: Eu acho ke eu nao sei
    muita tecnica do trico
    pois moro em uma regiao super quente
    é muito dificil vc ver alguem tricotar
    eu aprendi o basico era uma jovem
    hoje corro atras pra aperfeiçoar
    pois qdo vierem os netinhos
    quero fazer um montao rsrss

    Responder
  71. Muriel disse:
    04 de setembro de 2011 às 18:49

    Estou procurando uma receita simples que dê o passo a passo de como fazer um xale… Não achei em nenhum lugar. Se vc puder mandar para o meu e-mail eu ficaria grata. Tenho 66 anos e uso o trico para me distrair uma vez que sou sozinha.

    Amei seu blog pois mostra o passo a passo de como começar um trico etc
    Aprendi a fazer trico olhando as pessoas fazerem. Com sua explicação entendi para que serve: a agulha circular, as agulhas sem ponta, os marcadores. Só não entendi como usar aquela agulha que vc fala que parece bigode, mas vou ficar de olho para ver se vc mostra.
    Abraços

    Responder
  72. Bet disse:
    13 de setembro de 2011 às 20:39

    Eu simplesmente amei…

    Responder
  73. Agnes disse:
    15 de outubro de 2011 às 13:52

    Oiie adorei o site mais ainda no seem rumo eu nao sei fazer nada nem oe pontos basico e eu estou gravida e quero aprender fazer sapatinho mee ajuda poor favor’

    Responder
  74. Carina disse:
    02 de novembro de 2011 às 22:59

    Olá!
    Adorei o vosso blog! Que qualidade e os vídeos são um máximo!

    Já hà cerca de 4 dias que ando obcecada por aprender a tricotar, sempre quis mas agora tenho uma fome de tricot imparável!! Sendo assim, tenho andado a navegar na net para encontrar um site que ensinasse esta arte até que deparei-me com o vosso blog…eureka!!!!

    Estou impaciente para começar a seguir os vossos vídeos, exercitar as agulhas e quem sabe se eu conseguir fazer umas meias para o meu filhote de 2 meses!

    Nota:Ainda bem que existe a internet porque assim posso aprender com pessoas que vivem do outro lado do oceano (Eu moro em Portugal.

    Bjs

    Responder
  75. hugo gabriel disse:
    03 de dezembro de 2011 às 21:19

    EU Ñ TENHO COMPUDADOR. ESTE DO MEU FILHO, QUERIA E AGRADECER PELA SUA BONDADE DE NOS ENSINAR. AMO TRICO E CROCHE. CROCHE SEI FAZER, TRICO VOU APRENDER COM VC. MUITO OBRIGADA POR VC EZISTI. Deus te abençoe. bjsss da amiga Wania

    Responder
  76. @Ninde_Ringeril disse:
    09 de dezembro de 2011 às 05:34

    Poxa, eu tento, tento e tento fazer o tricô, e sempre da errado! Nao sei que bruxaria que eu faço que sempre ficam apertados os pontos, mesmo eu usando a técnica da vovó pra colocar os pontos nas duas agulhas e depois tirar uma. Depois da segunda carreira já estão todos apertados. Se eu dou um pouco mais de linha na laçada fica buracos na peça, qq eu to fazendo errado, socorro!!!

    Responder
  77. Denise disse:
    22 de fevereiro de 2012 às 16:28

    Uau! Achei demais! Hoje fiquei a maior parte do dia tentando achar algum vídeo para aprender a tricotar e nada… Até achar o Superziper! Parabéns!!

    Responder
  78. diana disse:
    26 de fevereiro de 2012 às 09:51

    ola.
    sou de Portugal.
    quero aprender fazer trico, mas nao tenho conhecimentos nenhuns para começar;)
    gostava que me dessem “aulas” de como iniciar, com os procedimentos completos, os pontos todos,etc…
    obrigada.

    Responder
  79. Sandra disse:
    27 de fevereiro de 2012 às 14:06

    Boa tarde,
    Adorei o seu site, sou de Juiz de Fora-MG, gostaria de perguntar para você, se para ensinar trico a lã tem que ser mais fina ou não faz diferença, eu posso ensinar com a lã e a agulha grossa.
    Agradeço,
    Sandra.

    Responder
  80. Hedinara disse:
    27 de março de 2012 às 13:52

    OLA, ADOREI SEUS VIDEOS. GOSTARIA DE PEDIR AJUDA SOBRE COMO COMEÇAR A TRICOTAR. OS PRIMEIROS PASSOS MESMO, E TODO MATERIAL QUE DEVO TER PARA INICIAR.
    AGUARDO ANSIOSAMENTE POR RESPOSTAS….
    ABRAÇOS.
    GRATA.
    HEDINARA

    Responder
  81. CRIS disse:
    31 de março de 2012 às 20:59

    OBA! Amei como estou de despregada no momento……. achei ótimo aprender algo novo.os videos estão bem explicadinhos. bjs valeu

    Responder
  82. vitinho disse:
    03 de maio de 2012 às 16:47

    onde esta a continuação ? poderia passar o link

    Responder
  83. Adélia Silv do Prado disse:
    19 de maio de 2012 às 10:31

    Adorei, muito bom, me ajudou bastante.

    Responder
  84. 19 de maio de 2012 às 10:32

    Muito obrigada, adorei, me ajudou bastante.

    Responder
  85. Patricia disse:
    20 de maio de 2012 às 08:58

    Olá,
    Gostaria de ter uma receita do Ponto casinha de abelha.
    Pois tudo que você ensina aqui é muito fácil de fazer, e simples na explicações!
    Agradeço muito,
    Patricia

    Responder
  86. Anne disse:
    07 de junho de 2012 às 22:05

    Nossa!!Adorei!!!inclusive tenho 12 anos e aprendi a fazer crochê com vocês!!!ameii.bjos.

    Responder
  87. Ana Clara Benazzato disse:
    15 de junho de 2012 às 08:13

    Que beleza. Voces explicaram direitinho como iniciar. Eu não sabia nem segurar as agulhas. Vou Começar e depois retorno contando o que consegui fazer com a ajuda de vocês. Parabéns.

    Responder
  88. ester disse:
    22 de junho de 2012 às 18:51

    eu gostei da explicacão, porém eu quero aprender o nome dos pontos e como é cada um deles.obrigado

    Responder
  89. Telma disse:
    28 de junho de 2012 às 18:08

    Olá Andrea, como é que se calcula a quantidade de lã que vou usar num casaquinho de bebê? Você pode me ajudar?
    abraços
    Telma

    Responder
  90. 12 de julho de 2012 às 22:27

    Gostai dos seus pequenos vídeos a ensinar a dar os primeiros passos para aprender Tricô. No entanto, gostaria de ver mais. Gostaria de aprender Tricô consigo. Os vídeos estão muito esplícitos. Obrigada e parabéns.

    Responder
  91. ARIENE disse:
    16 de julho de 2012 às 14:44

    Adorei a explicação sobre os tipos de agulhas, não sei fazer trico, mas vcs me despertaram o interesse em aprender, vou seguir as aulas e ver o que vai dar. bjssss..

    Responder
  92. Vi-vi disse:
    06 de setembro de 2012 às 14:41

    Oie!!
    Eu simplesmente a-do-rei esse site, quero muito aprender: bordado, tricô e crochê.Mas o ruim é q ñ tenho paciência e acabo fazendo tdo rápido e errado!
    Vc tem alguma dica pra mim?
    É q eu qro começar a confeccionar minhas próprias roupas, acessórios, etc.
    (E olha q só tenho 10 anos, hein?)
    Por isso, estou perguntando.
    Você pode me ajudar?
    Obrigada,

    Vi-vi.

    Responder
  93. Victoria disse:
    07 de setembro de 2012 às 10:20

    Só uma observação: a cor de lã escolhida ficou pouco contrastante com o fundo (ambos brancos) e dificultou para ver. Uma lã que contrastasse coma agulha e com o fundo facilitaria ainda mais.
    No mais, o vídeo ficou ótimo e adorei a dica do “rabinho”. Obrigada!

    Responder
  94. vitória lima disse:
    11 de setembro de 2012 às 10:50

    Nossa esse site é tudo de bom!
    Sempre achei um maior charme, as roupas de tricô, comprei uma revista para tentar aprender, mas so sei fazer o ponto cordão tricô, então encontrei esse site e estou amando.
    tudo de bom pra vc… obrigado!

    Responder
  95. vitória lima disse:
    11 de setembro de 2012 às 14:09

    Eu gostaria de aprender o ponto fantasia, coloca um video ensinando pra mim.
    Esse site é maravilhoso, vcs são demais! bjos

    Responder
  96. dalva disse:
    19 de setembro de 2012 às 06:27

    Quanto comentário! Lá vai mais um: parabéns pelo vídeo, altamente instrutivo e bem feito. Boa imagem, boa música e a sua voz é bem agradável de se ouvir. Abraço!

    Responder
  97. amei,mas gostaria de grave disse:
    22 de setembro de 2012 às 01:38

    amei,mas falta uma opcao para gravar no computados,pois =e pratico

    Responder
  98. Kamila disse:
    24 de setembro de 2012 às 00:47

    Olá, quero agradecer a vocês por postarem esse especial sobre tricô. Era louca para aprender e sempre tive a impressão de que tricô era um bicho de sete cabeças, isso de usar a mão direita para dar a laçada ajuda muito!

    Muito obrigada mesmo, agora virei tricoteira também!

    Abraço!

    Responder
  99. Azuen disse:
    26 de setembro de 2012 às 22:41

    Ola!!Sou canhota e ja vi alguns videos para aprender..mas quando tento acompanhar olhando o video me enrolo toda pois pelo angulo que vejo com as maos do video nao acerto…o que fazer…Adorei suas aulas e estou louca para aprender…

    Responder
  100. Luísa disse:
    11 de janeiro de 2013 às 12:10

    adorei!! venho procurando vídeos que ensinassem esse iníco e esse foi o melhor deles!! parabéns!

    Responder
  101. jaqui disse:
    28 de fevereiro de 2013 às 13:32

    Eu amei… parabéns pela iniciativa!

    Responder
  102. Erica disse:
    03 de abril de 2013 às 02:22

    Amei este vídeo! Eu, que não sou auto-didata, consegui aprender!

    Responder
    • Andrea disse:
      04 de abril de 2013 às 11:32

      Ficamos muito felizes em saber . Bom tricô!

      Responder
  103. Betina Juchem disse:
    14 de junho de 2013 às 20:44

    Eu, que descendo de alemães, aprendi do jeito alemão. Foi o que minha tataravó “trouxe” com ela quando veio para o Brasil… minha família nem sabe o outro jeito, hehehe. Eu AMO, é muito fluído, rapidão!

    Responder
  104. Sônia Alcântara disse:
    26 de julho de 2013 às 11:25

    Olha que legal! Eu conheci vocês em outro site falando de máquinas de costuras, que tinham mandado arrumar e até ensinavam a chegar num local onde arrumava e vendia máquinas em São Paulo, São Paulo é ótimo neh? Pq tem tudo em todo canto, eu moro em Campo Grande/MS e as coisas são mais difíceis, acredita que eu moro num bairro onde não tem nada pra quem gosta de bordar e costurar? Em compensação a cidade é linda e não é muito grande…rsrsrsrs tudo tem seus pós e contra. Só sei de uma coisa que se eu as conhecesse seriamos muito amigas porque amamos as mesmas coisas. Beijinhos e parabéns a todas (inclusive as que visitam) pois temos bom gosto….kkkkkk

    Responder
  105. Eliedi Barbosa Silva disse:
    30 de julho de 2013 às 15:00

    Amei a sua iniciativa. Mal conheci este blog e já aprendi dicas. Gostaria de contar com sua ajuda. Estou querendo fazer um suéter para meu marido com lã pinguim, usando agulhas 5 1/2 e 6 1/2, todavia, não tenho a receita e gostaria de saber como calcular o número de pontos a colocar na agulha. Tentei a frente com 90 e, tendo em vista a grossura da agulha, 7, ficou muito larga e tive que desmanchar. Agradeço pela sua ajuda.

    Responder
  106. Biana disse:
    15 de agosto de 2013 às 18:58

    Estou adorando a vídeo aula! Sempre quis aprender tricô e sempre achei muito complicado em aulas anteriores!!
    Parabéns!

    Responder
  107. Beatriz Kath da Silva Ribeiro disse:
    21 de agosto de 2013 às 20:36

    Olá,eu tenho apenas 11 anos e desde os 9 sou completamente apaixonada por tricô.
    Eu aprendi a colocar os pontos na agulha e a executar o ponto tricô com minha falecida avó.Agora em 2013,minha mãe comprou para mim um par de agulhas e dois novelos de lã.Eu estou começando a fazer minha primeira peça,um cachecol,que será em homenagem à minha avó.O trabalho de vcs é incrivel!Estou aprendendo muitas coisas novas e interessantes.Continuem assim!!!

    Parabéns,beijos Beatriz.

    Responder
    • Andrea disse:
      21 de agosto de 2013 às 20:47

      Oi Beatriz, que legal saber da sua história, acho que você deve ser a nossa tricoteira mais nova. Boa sorte no cachecol e depois escreva contando como ficou! bjs e bom tricô

      Responder
  108. ana carolina disse:
    23 de julho de 2014 às 13:10

    Adorei eu já sabia!!!

    Mas paresse que aprendo ainda mais.coisaboa…
    Aprender de outra maneira

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»