07 jun 10
tricô e crochê
Especial Tricô, sim!: Ponto Meia
por Andrea

meia

Que bom ver tanta gente animada com o nosso especial de tricô ! Adorei os comentários que recebemos por aqui e pelo twitter desde sexta-feira, li todos e vou atualizar o post com algumas dicas que você mandaram, ok ?

Então, na empolgação, chegou a hora de mostrar aquele pontinho mega básico e indispensável na vida de qualquer tricoteira, o ponto meia. Junto com o ponto tricô, eles são tipo cara e coroa, direito e avesso, arroz e feijão, ying e yang. Já até ouvi dizer que o meia é o ponto é o legal e o tricô é o chato, hehe. Vou confessar que eu adoro quando estou tricotando e chega a vez de fazer ponto meia pois ele, como direi, simplesmente… flui. É um ponto que tem mojo, haha. Depois de pegar a prática dá pra fazer de olhos fechados.

Tenho mais alguma dicas pra quem está começando:

♥ Tente não deixar seus pontos muito apertados na agulha, fica feio e super dificulta o trabalho. Soltinho é melhor. A sua mão vai ficar durona no começo mas a medida que você vai ganhando confiança ela vai aprendendo a tensionar só nas horas certas.

Não esqueça de ir controlando a tensão do fio com a mão direita.

♥ Não desanime se o ponto sair todo deformado no começo. Insista que uma hora o pontinho feio vira cisne

♥ Eu faço o ponto tricô alimentando o fio com a mão direita. É o chamado método inglês de se tricotar, o que eu mais uso e acho mais fácil de ensinar. Mas não se limitem a ele, se quiserem se aprofudar na técnica vale a pena experimentar outros também.

Vou aproveitar o post pra deixar um link divino: esta tabela de termos de tricô em inglês, português, francês e espanhol. Eu mesma não sabia que o jersey era o nome em português do stockinette ( frente em meia e atrás em tricô). Foi a Solange que me mandou o link e eu já coloquei um bookmark eterno nele.

E aí ? Estão curtindo? E o mais importante, estão conseguindo fazer? Vão praticando e que logo logo eu publico o video do ponto tricô e aí já vai rolar pelo menos um cachecol, yeah !

***********

Também no Superziper: Perdeu o primeiro post com videos do Especial Tricô, sim ! ? Tá tudo aqui.

61 ZigZags
  1. 07 de junho de 2010 às 16:41

    Meninas, HELP!!Já que vocês são tão solícitas e perguntam o que gostaríamos de ver, quero saber se podem me ajudar.Procuro lembracinhas de casamento bacanas para fazer..o casamento vai ser rústico, pensei em algo temático, mas sou iniciante e não tenho muita habilidade. Pensei em mini-pesinhos para papel, talvez em formatos de galinhas…mas como faz o "recheio" dos pesos? e a galinha? Me ajudem!!Aceito sugestões!

    Responder
  2. Gabriela disse:
    07 de junho de 2010 às 16:52

    Estranhei quando vocês disseram sobre "alimentar o fio com a mão direita", porque eu o faço com a mão esquerda, mas depois vi a explicação mais embaixo.

    E eu já tõ na turma intermediária do tricô (ou seria avançada?), no aguardo do tricô circular, seja com aqueles joguinhos de agulhas, seja com as agulhas circulares mesmo.

    Abraços.

    Responder
  3. Fernanda disse:
    07 de junho de 2010 às 17:14

    Meninas,
    estou com uma dúvida super básica, depois de passar todos os pontos para a "agulha bege", esta continua na mão direita e os pontos devem ser passados para a "agulha rosa" na mão esquerda? Ou a "agulha bege" é trocada de mão e vai pra mão esquerda e repetimos o processo inicial?
    Super newbie!!
    Beijos

    Responder
  4. 07 de junho de 2010 às 17:55

    maaaaaaaaaiiiiiiiiiiis
    manda logo o otro video, to adorando!
    bjks
    Pri
    ehhehhehhe

    Responder
  5. Anonymous disse:
    07 de junho de 2010 às 18:09

    Gente! Que delícia. Amei. Nunca tinha feito o ponto meia no tricô. Achava que o tricô já era muito… chique demais eu ficarei. Agora me conta uma coisa? Dá pra ensinar o tal do direito e avesso? Pq eu troco a agulha de mão pra fazer os pontos sempre segurando com a esquerda e dando linha com a direita, entendeu? kkkkk
    Acho que ainda vai rolar isso nos videos. Vou aguardar e continuar treinando. Fabiana

    Responder
  6. andrea disse:
    07 de junho de 2010 às 18:19

    Renata, manda um email pra gente por favor. Como não é o assunto deste post, melhor conversar por email ;) bjs

    Gabriela, tem muita gente querendo ver video de agulha circular, eu vou providenciar assim que acabar os capitulos de pontos básicos na agulha reta ok ? bj

    Fernanda, isso mesmo ! A agulha que está com os pontos fica sempre na sua mão esquerda e a que está sem pontos, na suamão direta. A cada carreira, as agulhas trocam de mão :)

    Fabiana, Este video é o do lado 'direito'. O do lado 'avesso' será o próximo, que eu vou fazer em ponto tricô. Aí as agulhas trocam de mão, mas a mão da direita sempre segura a agulha sem pontos. Bjs

    Responder
  7. 07 de junho de 2010 às 19:12

    Ai me animei! Vou começar a fazer uma gola agora em ponto meia e tricô. Valeu pelo vídeo, ficou bem mais fácil! Estou aguardando o próximo vídeo! Beijão,

    Responder
  8. 07 de junho de 2010 às 19:33

    Tô encantada com o site!! Moooito bom, cheio de coisa linda!! Encontrei por acaso e já to fã!!
    Parabéns!

    Responder
  9. Nádia disse:
    07 de junho de 2010 às 19:44

    Meninas eu estava procurando um colar no site da Monsoon aqui de Londres e achei esse colar e na hora lembrei de vcs!
    http://www.monsoon.co.uk/Necklaces/Bluebelle-Corsage-Necklace/invt/68267740
    Com aquelas flores que vcs ensinaram!
    Bjos

    Responder
  10. andrea disse:
    07 de junho de 2010 às 22:19

    Nádia, nossa me apaixonei por este colar, muito lindo! Tentarei fazer uma versão superziperiana ;) js

    Responder
  11. Milly Luck disse:
    07 de junho de 2010 às 22:57

    Que video perfeito!
    eu sei fazer uns 4 tipos de pontos,mas não consegui entender o meia! valeu meninas!

    Responder
  12. Alba disse:
    07 de junho de 2010 às 23:29

    Oba! Consegui e estou amando este curso, qdo vi no Twitter vim correndo com as agulhas em punho pois já a linha já estava na agulha da última aula! E mais uma vez agradeço seus videos p as pessoas q tem deficiencia está sendo 10… Bjs

    Responder
  13. Solange disse:
    07 de junho de 2010 às 23:45

    Meninas, parabéns pelo especial de tricô! Muito informativo!

    E sabem que, pra mim, o 'ponto legal' é tricô? E parece que quem tricota no estilo português (aquele com a lã enrolada no pescoço ou no alfinete) também prefere.

    Responder
  14. Etieneps disse:
    07 de junho de 2010 às 23:50

    Minha vó morava comigo, era deficiente visual e tricotava meias de lã para a família inteira. Antes de falecer ela tricotou uns 300 pares para distribuirmos para pessoas carentes. Eu sempre quis aprender pq sempre achei bonito o jeitinho dela, a delicadeza dela, a paciência dela. Ela até tentou me ensinar uma vez, mas não deu muito certo e eu desisti… crochê é minha outra vó que faz e eu tb não consegui aprender e tb desisti. Eu fico encantada com essa dança de agulhas, lembra a minha infância desenrolando os fios pra minha vó, catando a agulha do chão que ela derrubava e não conseguia achar, colocando o fio na agulha de costura prela. Me dá tanta saudades. Se ela estivesse aqui ainda tricotanto, com certeza iria acompanhar essas aulas e passar a tarde com ela me orgulhando. Mas acho que se hoje fosse tentar fazer ia me derreter em choradeira. haha ia sair um cachecol salgado d: quem sabe um dia sai direito.. :)

    desculpa o desabafo e mais uma vez parabéns pelos posts.

    Responder
  15. Mariana D. disse:
    08 de junho de 2010 às 00:54

    O ponto meia é bem mais bonito que o trico, hehe.
    Eu sei o básico do trico, e com certeza vou acompanhar seus videos.

    Responder
  16. leticia disse:
    08 de junho de 2010 às 02:47

    nossa eu amo seu blog!! venho todos os dias por aqui de verdade … só está faltando algumas coisinhas para o dia dos namorados!!! preciso da ajudinha de vcs não faço ideia oq dar p o meu namordado .. enfim obg por manterem um blog tão atualizade …. amo de paixão tudo oque vcs postam bjs

    Responder
  17. luly popy disse:
    08 de junho de 2010 às 06:27

    Meninas,
    Meu dia só começa depois da visita diaria aki e esse especial tricô me deixou doidinha, pois estou começando agora e estou AMANDO.
    Tks
    Bjokas

    Responder
  18. Maria disse:
    08 de junho de 2010 às 08:27

    Andrea,

    eu já sabia colocar os pontos e até fazer os dois básicos, tricô e meia. Mas não conseguia apreender se quem é quem. Acho que agora ficará mais fácil. Estou acompanhando aula por aula. Mais jà frente você ensinará aquele ponto muito utilizado para cachecóis, que são 3 ou 4 carr de tricô e umas laçadas soltas? Desculpe-me, não sei o nome do ponto e nem sei se consegui me fazer entender.

    De todas as formas, obrigadíssima pelos vídeos!

    Responder
  19. 08 de junho de 2010 às 08:58

    Que ótimo, quem sabe eu não aprendo finalmente!!!

    Responder
  20. 08 de junho de 2010 às 09:56

    Vi os videos, e fiquei com uma sensação estranha, uma sensação de : puxa será que agora vou conseguir???? hahahhaa, gente rolou até briga com minha mãe pq ela tentava me ensinar e eu não conseguia entender, ja estava achando q eu tinha um problema com agulhas sem furos.
    Com ctz comprarei um par de agulhas e um novelinho para treinar!!!!
    Estou aguardando ansiosa o proximo video, Obrigaaada!

    Responder
  21. 08 de junho de 2010 às 11:19

    Ois! Vi as agulhas de duas pontas do outro post, vcs compraram aqui no Brasil? É que esses tempos eu saí atrás de um joguinho e n achei em lugar nenhum…. acabou q comprei um par normal e eu mesma cortei elas no meio e fiz pontas a mais… foi meio difícil pq elas são revestidas de plástico mas dentro tem um arame, usei uma vela pra derreter o plástico e fazer a outra pontinha. rs valia até um PAP se eu tivesse blog =P

    Enfim… tudo isso pra perguntar se existe fabricação delas no BR, acho q o pessoal usa mais agulha circular por aqui. (dei risada c a Andrea no melhor estilo Rose de Riveter!) bjs!

    Responder
  22. andrea disse:
    08 de junho de 2010 às 12:18

    Solange, que bom que gostou ! Você sempre me ajudando mega com suas dicas. Amei os sapatinhos que você fez, acho que vou fazer uns também, tem muito bebê nascendo, hehe. Ete negócio de ponto chato/legal é meio relativo mesmo. bjs

    Etieneps, que que história bonita :). Sério, me comovi aqui lendo o que você escreveu. Você tricota um pouquinho ? Porque não tenta? Acho que esta ligação emocional pode te ajudar. Se rolar umas lágrimas enxuga e bora lá ! bjs

    Damaris, os meus joguinhos de agulhas duas pontas eu comprei direto na Telanipo mas já faz alguns anos. Agora tem no bazar Horizonte http://www.bazarhorizonte.com.br/octopus/?sid=56&m=B&-croche-e-trico-cm1-4&-agulhas-cm2-22&mi=DTL&-agulha-para-meia—kit-com-5-cg-4777

    Se for fazer em casa é mais fácil usar as madeira que as de plástico, é só cortar uma agulha de madeira barata e lixar pra fazer as ponta. Eu fiz uma agulha circular # 8 assim e ficou ótima ! bjs

    Responder
  23. 08 de junho de 2010 às 13:15

    Pronto, comprei minhas agulhas agora na hr do meu almoço + um novelinho de lã pra treinar… Já avancei, consigo colocar na agulha , masssss não consigo passar para a outra, kkkkkkkkkk vou ir tentando, afinal, quem acredita alcança!!!

    Responder
  24. 08 de junho de 2010 às 17:05

    Claudia e Andrea, parabéns mais uma vez, o especial de tricô está demais, super didático! Eu aprendi a fazer tricô com uma daquelas revistas ilustradas tipo manual e mesmo sem muita referência acabei por achar o meu jeito, que acho que é o alemão. Tensiono o fio com a mão esquerda e também monto os pontos de outro jeito, mas no final dá tudo certo, o importante é fazer craft! Estou fazendo a minha primeira blusa. Ainda estou nas costas (he he he)e vou contar com a ajuda de uma professora para fazer as cavas, golas, etc. Vou aguardar os vídeos de agulha circular para fazer a luvinha sem dedos que vocês postaram e eu adorei!

    Mil beijos e obrigada! Angélica.

    Responder
  25. Rita disse:
    08 de junho de 2010 às 17:36

    Extremamente agradecida pela iniciativa de vcs.
    bjussssssss

    Responder
  26. 08 de junho de 2010 às 19:13

    Os videos estão bem legais, super explicadinhos.
    Eu sou da turma da mão direita, nunca tinha visto o metodo da mão esquerda, vou tentar e depois volto pra contar.
    E tbém sou da turma que acha o ponto meia mais legal, o meu tricô não fica lá essa coisas.. rs

    Bjs….

    Responder
  27. 08 de junho de 2010 às 20:28

    Oi, meninas! Tudo bem?
    Sempre acompanho o blog, mas acho que nunca comentei por aqui. Mas com o frio chegando e com as lições de tricô bombando aqui no blog, eu gostaria de perguntar se vocês sabem alguma receita de roupa de tricô para cachorro. Os meus já estão sentindo o frio, mas as roupinhas que eu acho pra comprar são tão sem graça e tão caras. Tomara que vocês possam me ajudar.
    Um beijo,
    Laura.

    Responder
  28. Paula disse:
    08 de junho de 2010 às 20:58

    Demaissssss, estou aprendendo também, fiz umas coisinhas basicas, mas quero tentar fazer a luvinha de vcs!!!

    Quando der faz uma visitinha no meu, postei algumas coisinhas que fiz…

    http://nopomar.blogspot.com/

    Responder
  29. Drianis disse:
    09 de junho de 2010 às 00:57

    Estou AMANDO o especial tricô! Vcs vão ensinar a aumentar e diminuir pontos? Quero fazer uma receitinha super simples mas não sei logo isso…

    Mto obrigada por compartilharem com a "galera da geral" toda essa sabedoria crafter de um jeito tão interessante e atual! ^^

    Responder
  30. Nádia disse:
    09 de junho de 2010 às 09:43

    Sabia que vc ia gostar!
    Estou esperando a versao!
    Bjos

    Responder
  31. Sinhazinha disse:
    09 de junho de 2010 às 14:12

    Meninas, quando criança tentei aprender e foi uma frustração. Talvez por eu ser canhota, e minha mãe – a professora – ser destra.
    Apesar de ter várias habilidades craft, nunca consegui tricotar.
    Mas vendo o post de vocês me deu uma vontade tremenda de tentar de novo…
    Bjksss !

    Responder
  32. Althea disse:
    09 de junho de 2010 às 14:29

    Meninas! Vi um broche agora no flickr e foi impossível não lembrar de vocês:
    http://www.flickr.com/photos/andi-b-goode/4684082433/

    Achei muito fofo!!!!
    Beijos

    Responder
  33. 09 de junho de 2010 às 14:58

    Consegui, consegui, Superziperianasssss estou tricotandooooooooooooooooo!!!!!!!!!!

    \o/

    não to acreditando nisso aindaaaaaa!

    Responder
  34. 10 de junho de 2010 às 16:15

    Olá….visitei seu blog e achei o máximo, fiz um recentemente, porque, este ano estou vendendo muito meus trabalhos, e tem muita gente me pedindo para postar meus trabalhos num blog, e assim o fiz…Se quiser dar uma passadinha por lá, fique a vontade, viu?!? (cissa2010@blogspot.com)… Té +…bjusssssss….

    Responder
  35. Etieneps disse:
    10 de junho de 2010 às 18:45

    Eu tou me coçando pra começar a tentar, mas eu já comprei tanto tecido, feltro, papéis e coisarada pra "tentar" que se eu aparecer com lã aqui acho que me expulsam de casa, haha. vou esperar mais um pouco.. :)

    Responder
  36. Marina! disse:
    18 de junho de 2010 às 22:41

    Muito bommmmmmm!!!!!!
    são as melhores vídeo aulas que já vi, e olha que já tentei várias viu.. minha saga na tentativa do tricot está finalmente dando resultados.. estou ansiosa pelos próximos post! Valeu meninas!!! o blog ta lindo!

    Responder
  37. 23 de junho de 2010 às 21:12

    Suuuuuuper didático, fácil!
    Adorei muito. E agora que já tem o ponto tricot em outro post, esse é o mais facinho!

    Bjs

    http://casadefazdeconta.blogspot.com

    Responder
  38. 27 de junho de 2010 às 22:32

    Perguntinha básica…dá pra fazer frente e verso com ponto meia? Não consegui…já tentei tentei mas só sai com cara de tricô…. :(

    Responder
  39. Kadyja disse:
    20 de setembro de 2010 às 16:53

    Minha tia me falou que esta aprendendo a fazer uma meia de tricor.Fiquei curiosa em aprender.Entrei neste site achei
    mto interresante.Como faço para saber que material usar e fazer a minha meia.Me ajude gostaria muito de aprender
    essa proeza bjos.

    Responder
  40. Verônica disse:
    05 de outubro de 2010 às 17:21

    Oi, tem projeto para nos ensinar o ponto laçada?

    Responder
  41. 27 de janeiro de 2011 às 13:32

    voce está de parabens.beijos

    Responder
  42. jane disse:
    30 de março de 2011 às 15:38

    Boa tarde amigas.
    Gostari de aprende um ponto diferente para fazer uma manta ,quais as cores de inverno. Obrigada.

    Responder
  43. Marina disse:
    18 de abril de 2011 às 18:36

    Estou adorando aprender tricô. Pelo menos estou apanhando menos do que quando eu estava ( doce ilusão,ainda estou ) aprendendo crochê.

    Responder
  44. Georgia disse:
    22 de junho de 2011 às 12:52

    Por favor, me ajudem. Quero fazer um cachecol em ponto meia dos dois lados e nao sei. O ponto meia comum enrola. Aguardo noticias.
    Obrigada
    Georgia

    Responder
  45. Graciele disse:
    25 de junho de 2011 às 12:19

    Boa tarde ,
    Estou com uma duvida que esta me impedindo de prosseguir com as aulas.Apo´s eu fazer a aula 2 colocando os pontos na agulha tentei fazer o ponto meia em seguida e não consegui, cada ponto ficou como se fosse dois pontos e seguindo a aula dois o lado do novelo de linha fica para tras na minha agulha não entendi como começo o ponto meia, me ajuda por favor?
    Obrigadda
    Bjinhus

    Responder
    • Andrea disse:
      25 de junho de 2011 às 12:36

      No ponto meia a linha deve sempre ficar atrás e no ponto trico deve sempre ficar na frente. Ajudou ? bj

      Responder
  46. arlete disse:
    28 de junho de 2011 às 00:26

    preciso de sua ajuda.Estou fazendo um cachecol para criança com ponto meia em tricô,mas enrola demais nas laterais.Não aperto o ponto,procuro deixá-lo soltinho,mas não da certo,já desmanchei ele uma trocentas vezes.Por favor me ajude!obrigada.

    Responder
    • Andrea disse:
      28 de junho de 2011 às 10:05

      o jérsei enrola mesmo. para evitar isso é melhor fazer o cachecol todo em um ponto como o arroz ou o barra, ou então reservar os dois últimos e os dois primeiros pontos sempre em meia ( tanto do lado do lado direito e do esquerdo) e fazer os pontos do ´meio´em jérsei. bjs

      Responder
  47. Tania disse:
    18 de agosto de 2011 às 20:47

    Oi Andrea
    Souu inciante no trico mais resolvi fazer uma blusa para o meu marido. Acontece que quando chegou nas cavas não consigo entender como se faz. A receita diz a cada 2 carreira diminuir 3 pontos, 2 pontos (2 vezes). Para mim isso é grego. Por favor me explica.

    Responder
    • Andrea disse:
      19 de agosto de 2011 às 09:58

      Significa que de 2 em 2 carreiras você deve fazer uma diminuição de 3 e 2 pontos . Só não entendi porque 3 e 2 pontos…. vai ver que é 3 em uma extremidade da carreira e 2 na outra. Geralmente a diminuição é feita próxima a cava do braço, tipo trabalhe 1 ou 2 pontos e aí faça a diminuição ( coloquei um video sobre diminuição no especial tricô sim. E sempre faça adiminuição na carreira da ‘frente’ da peça, em ponto meia, é bem mais fácil que fazer no verso. ajudou ?

      bj

      Responder
  48. Nika disse:
    24 de agosto de 2011 às 21:54

    Conheco o super ziper a muito tempo, mas nunca tinha me aventurado a nenhuma das ”brincadeiras”… Estou em casa repousando de uma cirurgia e pensei… vou fazer trico. rsrs Fazer e desfazer os meus tricores mal feitos eh uma diversao e tanto…mas devagar se vai ao longe…ja consegui fazer alguma coisa. Nos proximos videos, voces poderia mostrar como fazer a segunda fileirinha? Os meus estao saindo meio tortos :P
    Meu muito obrigada.
    Nika *^__^*

    Responder
  49. Akotirene disse:
    26 de dezembro de 2011 às 16:16

    Olá Andrea,nossa hj vejo o quanto a internet facilita a nossa vida! Se vc puder me ajudar, estou fazendo uma blusa e ainda nao conseguir entender essa parte da cava: Rem. de cada lado, cada 2 carr. 2p. e 1p.(3v.).Desde já agradeço, e parabenizo a iniciativa do site! Bj!

    Responder
  50. Luciana disse:
    31 de janeiro de 2012 às 17:26

    Amei o Blog/Site. Sou professora e meu hobbie é artesanato, principalmente os ligados à costura, bordados, linhas, etc. Parabéns, os posts, os vídeos são altamente didáticos; (re)aprendi a fazer tricô com os vídeos de vocês e já estou ensaiando um cachecol para minha filha. Quero mais! Vou explorar todas as publicações. Sucesso!

    Responder
  51. Karla Barbosa disse:
    13 de fevereiro de 2012 às 21:47

    Olá Andrea, sou observadora do Superziper já um bom tempo, e adoro tudo que vcs colocam por aqui, obrigada pela gentileza de nos ajudar sempre.
    Andrea, surge sempre uma dúvida danada sobre a nomenclatura que há nos novelos de linhas e tbm em algumas receitas, como por exemplo: “amostra feita c/ 10×10″, e tem alguns rótulos c/ de desenhos c/ números.
    Por acaso vc sabe o que quer dizer?
    Acho que poderia ajudar a saber qtos. novelos podemos comprar p/ algumas receitas não?
    Desde já, agradeço pela atenção.

    Que Deus continue iluminando o Superziper.

    Bjs

    Karla Barbos – karlabarbosa@globo.com

    Responder
  52. clara disse:
    29 de fevereiro de 2012 às 13:00

    eu adori eu so queria saber tricota sera que nao da pra encina

    Responder
  53. Lizza disse:
    24 de março de 2012 às 01:30

    Eu amei seu site, e os vídeos são super encorajadores. Estou iniciando agora, comecei um bolero bem simples. Obrigada por fazerem mais pessoas entenderem essa arte.

    Responder
  54. Terezinha disse:
    21 de abril de 2012 às 03:34

    Há muito tempo eu tento aprender tricô…não conseguia…agora consegui encher a agulha, (o tricô eu já sabia) e fazer o ponto meia!!!
    Perdi até o sono, de tão feliz que fiquei, depois de quase dar nó nos dedos e nos miolos…APRENDI!!!
    Obrigada!! Vcs são 10!! Os vídeos são muito fáceis de entender.

    Responder
  55. 19 de maio de 2012 às 10:37

    muito bom adorei.

    Responder
  56. Renan disse:
    26 de maio de 2012 às 23:07

    Olá!!! Há algum tempo eu decidi que iria aprender a fazer algo bem diferente, e agora olha eu aqui aprendendo a fazer tricô! Minha mãe, irmãs e namorada acharam super diferente eu querer aprender a tricotar.
    O aniversário da minha namorada está próximo, e como eu quero dar um presente especial para ela, espero que até lá eu já saiba fazer ao menos uma pequena meia de tricô!!!
    Muito obrigado pelos vídeos e pelas dicas!!! Sou viajante de primeiríssima viagem, mas com muita vontade de aprender!!!

    Responder
  57. Raquel Veloso disse:
    09 de julho de 2012 às 22:06

    oi, como começa o ponto? tô toda perdida. quero saber como começa na agulha, como faz?

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»