29 jul 10
tricô e crochê
O que está na minha agulha? Eliana, do Meggstar
por Andrea

little birds

Gente, hoje é dia de mostrar o que está na agulha de outras tricoteiras do meu Brasil-sil. Há várias semanas atrás pedi pra Eliana, da Meggstar mandar fotos do seu UFO. Como eu sou enrolada  e demorei pra postar, a esta alturas do campeonato ela já acabou o projeto.  Não é mais um UFO , é um FO ! Mea culpaaaaa.  Mas o que importa é que ela acabou e ficou demais, espia aqui. Eu vou tomar a liberdade e chamá-lo de ‘casaquinho de tweeters’, posso Eliana ?

* UFO ( que agora já é FO): Casaquinho Little Birds ( é uma receita paga, você compra diretamente da designer por 7 dólares)

* Porquê: Paixão recolhida pelo Fair Isle Knitting! Resolvi me render ao apelo dos lindos desenhos coloridos…

* Agulhas: 1 circular Addi turbo de 2.5 mm com 80 cm; 1 circular Addi turbo de 3.25 mm com 80 cm.

* Lã: Jamiesons’s Shetland Spindrift 7 novelos na cor 105 – Eesit2 novelos na cor 168 – Clyde1 novelo na cor 259 – Leprechaun

* Progresso: 70%

“Este método de fazer desenhos no tricô é o Fair Isle, ou o nosso velho conhecido jacquard. Vocês pode conhecer um pouco mais sobre ele aqui. As agulhas circulares são importantíssimas para este tipo de trabalho. É mais fácil fazer os desenhos tricotando tubularmente, pois não precisamos trabalhar o avesso. Mas  vocês podem perguntar:  o que fazer quando é um casaco aberto? Simples, fazemos alguns pontos de borda chamados steeks que são pontos cortados com tesoura  após o término do trabalho. Mágica ? Não, é apenas uma técnica, espia só aqui e aqui. “


E o  meu UFO,  ainda é UFO ((((( abafa)))))) !  Ou melhor, podem cobrar,assim  quem sabe eu acabo mais rápido ;).

28 jul 10
inspiração
Isto não é um saquinho de limão
por Andrea

IMG_2780

Não, não é……É um porta novelo ! Brincadeiras a parte, a dica de hoje é simples. Use saquinhos de limão para segurar o novelo enquanto você tricota ! Como a rede se ajusta bem ao tamanho do novelo, o fio vai saindo sem embaraçar. É só ir puxando por dentro. Eu já testei, funciona que é uma beleza.

A ideia veio de um produto gringo chamado yarn sleeve. Diz aí se não é igual ao nosso saquinho de limão, só que um pouco mais grosso ?

trico

Se não costuma comprar limão na feira  ( eu não compro) também dá pra achá-los em algumas lojas de embalagem e ou papelarias. Achei um maço com uma duzia de saquinhos por R$ 2,00 numa loja aqui do centro de São Paulo. Comprei logo em várias cores.

Não sei se este uso dos saquinho é novidade pra muita gente, mas pra mim foi um super descoberta. Achei que merecia entrar correndo na categoria ideias PQNPNA ( por que não pensei nisso antes?). E vocês, já tinham visto ?

Moral da história. Se a vida te dá limões, aproveite o saquinho pra fazer tricô :).

27 jul 10
costurafashion
Gola com perfume de Miu Miu
por Andrea

IMG_2608

Diz aí se não é o máximo poder  fazer em casa a sua  própria versão de peças que são objeto de desejo fashion mundo afora ? A gente adora. Mas desta vez, a ideia nem foi nossa. Chamamos a Danny pra contribuir conosco e mostrar um projeto diferente de craft fashion.  E ela  se empolgou e,  ao invés de um fez logo dois, eba !

Hoje mostramos a primeira ideia dela, esta golinha avulsa, estilo Miu Miu.  Provavelmente vocês já viram na web as fotos das  golas originais, aquelas com estampa de gatinho e andorinha, que arrasaram no desfile da coleção de Primavera Verão da marca.  É lógico que logo  em seguida pipocaram PAPs mostrando como se faz a gola igualzinha, incluido as estampa de gatinho pra imprimir no tecido. A Cláudia até fotografou tecido com estampa original quando esteve em Paris.

Estampa de gatinhos (Miu Miu)

A Danny, ao invés de reproduzir a peça da Miu Miu ipsis literis,  usou a ideia da gola solta  como base e  fez apliques ao gosto dela. Eu achei que  o resultado ficou adorável.

O bacana é que este é um projeto que  dá pra fazer facilmente em casa, cortando uma camisa velha do  namorado.  Ou garimpe  num brechó por um preço amigo, como ela fez.

Ela fotografou  o processo e deixou dicas pra quem quiser tentar fazer. Bora ver  como foi ?

gola_1 gola_2

1. Comprei uma camisa masculina básica ( porque a gola é mais durinha, mais armada) por R$ 3, em um brechó. Escolhi a cinza só porque não tinha nenhuma estampada interessante.

gola_3 gola_4

3. Cortei  a gola com uma tesoura afiada  bem rente ao ‘pé’ de gola. Passei a ferro pra ficar tudo no lugar.
4. Pra decorar escolhi uma  tira de laise preta. Acho que renda ou passamanarias também ficariam legais.

gola_5 gola_9

5. A laise  foi costurada à máquina, pelo lado interno da gola. Para dar um bom acabamento, dobrei a ponta da laise com mais ou menos 0,5 cm e costurei sobre a costura da ponta gola.

6. Para cobrir os dois caseados  da minha gola ( golas masculinas têm caseado pra botão na ponta), resolvi fazer uma “ponteira fake”  aplicando paetês pretos costurados à mão. Miçangas, lantejoulas e até botões teambém seriam bem-vindos!

Para fechar a minha gola, substituí o botão  por uma bolinha  tipo “chinesa”.  Daria também para apenas trocar o botão original por um botão bonito e com mais ‘bossa’.

Dica: Se a sua máquina de costura não agüentar muitas camadas de tecido, é bom  ir com calma nas costuras. As golas de camisa masculina têm uma entretela “durinha” que pode dificultar um pouco a costura à máquina.  Pregar a mão também é uma opção pra quem  não tem máquina em casa.

E aí, gostaram  da gola com perfume de Miu Miu ?  Usariam ?  Como fariam ?

Na semana que vem  mostraremos a segunda ideia de craft fashion da Danny. Aguardem :).

26 jul 10
tricô e crochê
Maxi gola de tricô
por Andrea

Gola de tricô

Mais uma receita de maxi gola.   Quem acompanhou as aulas em video já tem conhecimento suficiente para tentar fazer. É nada mais nada menos que um tubo bem largo, que você enrola no pescoço dando duas voltas.  Eu vou confessar que gosto de tricotar com agulha e linha fina, fazer ponto lace e tal…mas usar agulhas grossas de vez em quando é um alívio. Dá pra montar um look rapidinho. Esta gola eu consegui terminar em dois dias, em duas ‘sentadas’ de uma hora.

Usei o fio Los Andes, que eu aadoro, tanto no quesito cores como na maciez e ‘não pinicância’. O segredo para o máximo efeito de uma maxi gola  é escolher uma lã com textura macia e cores interessantes, já que os pontos e a construção são bem simples.

IMG_7959

Vou dar as coordenadas de como fiz a minha gola. Adaptem a vontade. Já até linkei para os videos, é só clicar :).

Agulha: #8  reta ou circular de 60 cm de comprimento. Prefiro a última pois não precisa costurar as laterais.
Lã: 02 novelos de Los Andes, da Aslan Trends cor # 1323 ( 85% lã e 15% poliamida).

1. Coloque 190 pontos na agulha ( você ouviu bem, 190 pontos ! )
( Se estiver usando agulha circular una as duas pontas formando um círculo, já mostrei como se faz aqui. Cuidado pra não torcer)
2. Tricote uma carreira em ponto barra (um meia, um tricô e repita até o final da carreira).
3. Repita por mais 23 carreiras.
4. Se estiver usando agulha circular , arremate.
5. Se estiver usando agulha reta normal, arremate e com agulha de tapeçaria costure em ziguezague unindo as duas pontas formando um tubo largo.

Use a gola dando duas voltas pelo pescoço. No dia que saí pra tirar a foto estava fazendo muito calor. Tricoteira transpira muito mas se diverte.

Página 1 de 512345