09 jul 10
tricô e crochê
Especial Tricô, Sim!: Usando agulhas de duas pontas
por Andrea

duaspontas

Vou continuar mostrando maneiras de fazer tricô tubular, sem costura.  O video  de hoje  complementa o anterior, das agulhas circulares. Muita gente que viu o video perguntou #comofaz para tricotar peças tubulares com o diâmetro menor que o das agulhas circulares. Uma das opções é usar um jogo agulhas de duas pontas. Se a peça tiver um diâmetro pequeno use  4 agulhas. Se tiver um diâmetro maior, melhor usar 5. No video ai em cima eu te mostro como, usando 4 agulhas.

Eu li  num livro que tricotar agulha de duas pontas é igual a lutar com um polvo!  Realmente, trabalhar com 4/5 agulhas ao mesmo tempo é um exercício de coordenação motora.  Com a prática vocês consegue domar o polvo. Acreditem, eu consegui!

Se você não curtiu este método, tudo bem.  Uma outro jeito de fazer peças tubulares de diâmetro pequeno é usar a técnica do magic loop, usando agulha circular bem comprida. Se vou mostrar ? Claro, aguardem os próximos capítulos do especial.

42 ZigZags
  1. Suzi disse:
    09 de julho de 2010 às 10:19

    Adorei!
    Se houve muito falar das tais agulhas. Até já comprei pra mim.
    Mas nada como ver de fato como usá-las.
    Obrigada pela aula.
    Grata
    Suzi Musse

    Responder
  2. Ivie Scopel disse:
    09 de julho de 2010 às 10:43

    Gente, que coisa complexa! rs..
    Vo juntar coragem pra tentar.
    Vcs estao de parabens!
    AMO esses videos! E a musiquinha? ADORO!!!
    Bjos bjos

    Responder
  3. Ana disse:
    09 de julho de 2010 às 19:15

    Não é especial se vocês fazem post sobre o mesmo assunto todo santo dia…

    Responder
  4. Drica disse:
    09 de julho de 2010 às 23:37

    Olá!!!
    Estou adorando esse vídeos de tricô e aprendendo muito.
    Bjks

    Responder
  5. 10 de julho de 2010 às 10:22

    Parabéns pelo projeto Tricô Sim! , todos os blogs deveriam se inspirar a produzir coisas de forma didática e gratuita, um grande presente para todos. Continuem assim, só merecem colher bons frutos ;0)

    Responder
  6. lara disse:
    10 de julho de 2010 às 11:37

    Olá vc poderia encinar a fazer casaquinho de bebe?

    Responder
    • Andrea disse:
      11 de julho de 2010 às 14:05

      lara, eu não costumo fazer roupa pra bebês, bj

      Responder
  7. Gabi Martins disse:
    11 de julho de 2010 às 14:36

    Fiquei bem feliz com esse vídeo. Tava aprendendo a tricotar em agulhas de duas pontas “na marra”, e ver alguém fazendo é esclarecedor.

    Só tinha uma dúvida que eu não consegui tirar: eu fiz uma boina pra blythe usando 3 agulhas (4 na verdade, porque uma era a guia), e nos locais onde as agulhas emendavam, ficou um buraco bem maior que os outros. Bloquei, pra ver se os buracos assentavam, mas não deu certo.

    Eu achava q tinha algum segredo pra essas emendas, alguma técnica, mas pelo jeito é só a tensão da agulha + linha mesmo, não é?!

    Beijos

    Responder
    • Andrea disse:
      11 de julho de 2010 às 17:06

      Oi Gabi, que eu saiba é só uma questão de tensão sim, você tem que dar uma puxada no fio para garantir que não dique este buraco entre as agulhas. bj

      Responder
      • 16 de maio de 2011 às 22:49

        Tem também uma outra manha…
        Bem, os pontos são todos de um fio só, certo?
        Vc pode pegar uma agulha de crochê ou agulha normais mais grossinha e “ajeitar” o fio, carregando a linha que está no ponto maior para o ponto menor ao lado, vai ajeitando até sumir o buraco.

        Só adianto que isso dá um trampo…
        O melhor mesmo é apertar um pouco enquanto estiver tricotando.
        O pessoal chama esse problema de “escadinha”.

        Responder
  8. nanci disse:
    11 de julho de 2010 às 20:34

    vcs são demais, não sei se consigo, mas vou providenciar as agulhas, adoro desafios, bj

    Responder
  9. cinthia disse:
    11 de julho de 2010 às 21:57

    Oi Andrea

    Há algum tempo venho procurando sites que ensine trico, pq quero muito aprender a fazer blusas e casacos. Simplesmente ameeei o blog de vcs!!! Mal posso esperar pelos próximos videos!!! Tudo com linguagem simples, fácil de entender… Vou providenciar as agulhas e as lãs o mais breve possivel.
    Ah! Fica aqui uma sugestão e ao mesmo tempo um pedido: fui no site que vc indicou, o ravelry, e vi esse colete lindo, a cara destes que estamos usando agora no inverno, só que em trico, logico!! Será que dá pra ensinar aqui pra gente? Ou pelo menos, dar uma dica de quais pontos usar,…

    http://www.ravelry.com/patterns/library/cloud-chaser

    Beijos

    Responder
  10. Rachel disse:
    12 de julho de 2010 às 19:36

    oi Andrea =D, realmente tricotar com essas agulhas de 2 pontas é difícel.. mas digo não é impossível.. na primeira vez que tricotei com elas, foi uma luta, me faltava mãos e dedos.. uahuahauha.. mas depois da terceira tricotada, já estava craque… hj faço qualquer coisa com elas… e sou apaixonada por essas agulhas de 2 pontas… , mas meu desejo por aprender a tricotar com elas, foi por querer tricotar meias, Mas infelizmente, só encontro receita em inglês nadinha de receita traduzida.. e as receitas gringas são gregas pra mim, sinto muita dificuldade, não consigo entender como faz o calcanhar e nem a ponta… e como já vi que vc consegiu tricotar meias.. será que poderia montar um passo-a-passo de como tricotar meia com essas agulhas.. e um vídeo de como fazer a ponta e o calcanhar?
    beijãooo de uma fã do superziper..

    Responder
    • Andrea disse:
      13 de julho de 2010 às 22:27

      Oi Rachel, meia é um ‘exercício’ mesmo porque não é um projeto complicado mas requer que você use várias técnicas juntas num só projeto. Eu mesma quando tricoto meia vivo consultado livros e o Youtube porque só de cabeça não rola não. A ideia dos nossos videos é mostrar primeiro o básico e meia já é um projeto intermediário/ avançado. Não consigo prometer nada agora mas se der depois tiver mais gente interessada eu faço um video sobre meia sim. bjs

      Responder
  11. 12 de julho de 2010 às 21:51

    Olha, vc vai rir de mim, mas eu tenho medo dessas agulhas..rsrsrsrs…Elas não me deixam tricotar! Oo Eu já tentei de todas as formas possíveis mas não dá, não consigo! kkkkkkkkk…
    =1

    Responder
  12. Sunset disse:
    13 de julho de 2010 às 16:18

    Caramba, que doido isso!
    Vou tentar.

    bjos

    Responder
  13. Gabi Martins disse:
    14 de julho de 2010 às 22:35

    Andrea, pra deixar registrado então que eu também tenho interesse em um passo a passo de meia – ou pelo menos uma receita. Pessoalmente eu prefiro com fotos e instruções a vídeos.

    Peguei umas receitas na net, tanto gringas quanto brasileiras, mas ainda não me arrisquei porque estava esperando as férias.

    Abração

    Responder
    • Andrea disse:
      14 de julho de 2010 às 23:37

      Oi Gabi, anotado ! No caso do tricô eu acho mais produtivo mostrar os movimentos em video, principalmente dos projetos mais complexos. Mas vou pensar na sua sugestão. Bjs

      Responder
  14. Silvia disse:
    02 de agosto de 2010 às 16:32

    Andrea, adoreiiiii esse projeto…. eu sempre tive vontade de usar essas agulhas, mas confesso que tinha medooooo…..rsrsrs, ai vendo seu video, fui correndo comprar as minhas agulhas, e, acredite, depois de duas tentativas consegui fazer essa etapa….ufaaaa!!!!!
    Bjsssss

    Responder
  15. Paula disse:
    04 de agosto de 2010 às 15:08

    Olá!!! Graças ao Superziper, resovi me aventurar nesse “mundo maravilhoso do tricô”, estou perdendo o medo, até tentei tricotar com agulhas circulares, e hoje vou testar as agulhas de duas pontas, coisa que eu achava que era muito difícil, praticamente impossível para mim. Obrigada Andrea a Claudia por disponibilizarem essas informações e por ajudarem a “descomplicar” o tricô. Ainda não tive coragem de fazer tranças, mas ando sonhando com aquelas corujinhas… Bjs, Paula.

    Responder
  16. 18 de agosto de 2010 às 13:05

    Agradeço muito ao Superziper por estes vídeos de trico!
    Em especial este das agulhas duplas. Foi o melhor que encontrei, não só em português como noutras línguas!
    Simplesmente perfeito!
    Muito simples e com explicações desde o início, para iniciantes como eu.
    O Superziper tem sido uma ajuda preciosa nesta minha aventura de aprender a tricotar pela internet.
    Beijinhos de Portugal e muito obrigada!

    marlene

    Responder
  17. REGINA disse:
    18 de agosto de 2010 às 19:08

    adoro voces e suas aulas !!!

    beijinhos

    Responder
  18. 19 de agosto de 2010 às 18:56

    Olá!
    Voltei de novo! Para dizer que coloquei um link no meu último post sobre este vídeo para outras tricoteiras poderem visitar este blog. Espero que não seja problema. Mas se for, posso retirar o link.
    Obrigada e estou a adorar a experiência!

    Responder
  19. eliane disse:
    24 de outubro de 2010 às 20:20

    Oi Andrea !

    encontrei este vídeo que ensina a fazer tricô circular de diâmetros pequenos utilizando duas agulhas circulares da mesma grossura, é legal pq assim é mais difícil os pontos escaparem das agulhas! http://www.knittinghelp.com/apps/flash/video_player/play/3/1

    Responder
  20. Maria Teresa disse:
    31 de outubro de 2010 às 12:50

    Olá Andréia,

    Fiz um gorro com agulha circular e parei após a 1ª diminuição porque não sabia usar as agulhas de duas pontas. Mas assisti a seu vídeo e pude concluir o trabalho.

    Muito obrigada.

    Teresa

    Responder
  21. cris disse:
    18 de fevereiro de 2011 às 09:23

    Dá pra fazer aumentos usando agulhas 2 pontas em peças tubulares?

    Responder
  22. lucilene disse:
    26 de março de 2011 às 14:44

    Andreiaaaa…

    Adoro o super zipe…e estou aprendendo muito aqui…so q tenho uma duvida de iniciante a agulha de 2 pontas ela tem numeraçao (se ela tiver me indica uma intermediaria)…ahhh outra coisa a agulha circular tbem serve como 2 pontas????

    bjos por favor me responda…kkk

    Responder
    • Andrea disse:
      27 de março de 2011 às 22:55

      Sim, tem, uma intermediária seria a 5 ou a 5 1/2 . A circular é uma coisa a de 2 pontas é outra. Mas a agulha circular serve para fazer peças tubulares de diâmetro maior e fixo (dependendo do comprimento total da agulha), já a de duas pontas você tem mais flexibilidade quanto ao diâmetro da peça mas geralmente é para peças com diâmetro menor. bjs

      Responder
  23. Rose Junkes disse:
    15 de maio de 2011 às 13:40

    Oi Andrea!
    A bastante tempo estava procurando explicações de como se tricotava meias com agualhas de duas pontas. Agradeço suas explicações, foram ótimas. O complicado é que não encontrei agulhas, para vender na minha cidade e então tive que pegar palitos de churrasquinho, aqueles de babu, e fazer. Bem o resultado não ficou bom, mas mesmo assim estou trabalhando. Já fiz uma sapatilha e um par de meias.

    Muito Obrigada.

    Rose

    Responder
    • Andrea disse:
      17 de maio de 2011 às 22:27

      Palitinho de bambu funciona sim, eu também já fiz isso anos atrás. Teve uma amiga que usou palitinhos daquele jogo de caça vareta. Vale a pena improvisar ! bjs

      Responder
  24. valdirene disse:
    24 de maio de 2011 às 04:25

    Olá…sou iniciante e estou com dúvidas para entender uma receita de cachecol, e gostaria da ajuda de vcs.
    na montagem dos pontos ele pede 40p.em cordão de tricô, em carr.encurtadas da seguinte maneira: 1ºcarr:8t., vire 2ºcarr:8t. 3ºcarr:16t., vire 4ºcarr:16t. 5ºcarr:24t.,vire 6ºcarr:24t. 7ºcarr40t. 8ºcarr:8t, vire 9ºcarr 8t. 10ºcarr:16t.,vire e assim por diante.
    no aguardo do vosso retorno, e desde já eu agradeço.
    bjssssss

    Responder
  25. Carol disse:
    15 de junho de 2011 às 09:05

    Ola
    eu adorei seu trabalho com agulhas de 2 pontas,mas na minha cidade não achei para comprar, eu queria muito comprar agulhas com 2 pontas tamanho 6 mm, você tem dica de loja que eu possa encontrar !???
    obrigada!
    Carol

    Responder
  26. anna maria kuster ferreira anna disse:
    15 de julho de 2011 às 19:32

    menina voce e fantastica estou adorando os videos obrigada sempre bjos anna

    Responder
  27. maria jose salvador disse:
    20 de julho de 2011 às 08:10

    Como sempre ,aprendo muito com voces meninas.
    Obrigada.

    Responder
  28. 08 de outubro de 2011 às 00:13

    Oi gurias,adorei o video como tricotar com agulhas de duas pontas,só que aqui em Porto Alegre/RS,não encontro
    poderias me indicar a compra por algum site?Aguardo sua resposta.Um grande abração,Vcs.são D++++++.Bjkas.
    Sonia Rücker.

    Responder
    • Betina Juchem disse:
      29 de junho de 2013 às 00:13

      Sério que em POA não tem? Sou de Novo Hamburgo e ia dar uma passada aí para procurar… Que coisa, nem na nossa capital, haha. Mas dá pra comprar pela internet também, tem aqui ó! : http://www.novelonarede.com.br/

      Abraço :)

      Responder
  29. 22 de outubro de 2011 às 19:26

    Oi meninas, amei seu blog, vcs estão de parabéns!xero.

    Responder
  30. Marcia disse:
    09 de maio de 2012 às 10:19

    Parabéns adorei este site, vcs são nota 1.000,
    dividindo com a gente o que sabem obrigada bjs

    Responder
  31. 04 de julho de 2012 às 15:16

    Parabéns pelo site, parabéns pelos tutoriais.

    Vejo muita gente reclamando que não acha as agulhas para comprar. Convido a todos a escrever para a Circulo, para a Corrente, etc e cobrando os armarinhos. O produto existe mas como não cobramos os armarinhos eles não compram do fabricante alegando que não vende; claro, não vende porque não tem para vender e só terá para venda se cobrarmos sempre. Não só esse produto mas marcadores de pontos, contadores de carreiras, e tudo aquilo que faz o trabalho da tricoteira ser cada vez mais um prazer.

    Beijo

    Responder
  32. angela disse:
    15 de maio de 2013 às 10:23

    parabens pela melhor didatica que ja vi para ensinar o uso de quatro agulhas sem pontas. Estou fazendo um cachecol circular, sugerido numa revista importada. Quero aprender fazerpara fazer toalhas redondas e tap[etes em trico redondo .Muito obrigada,

    Responder
    • Andrea disse:
      15 de maio de 2013 às 15:28

      Oi Angela, que bom que gostou! Bom tricô! bjs

      Responder
  33. franceia disse:
    22 de junho de 2013 às 17:42

    Por favor me responda estou precisando do jogo de agulhas duas pontas nos tamanhos maiores no Brasil sótem até 3,5mm ,onde posso comprar,adoro essas agulhas mas aqui ta dificil achar se souberem me avise e se tem algum site estrangeiro tambem.
    Um abraço obrigado desde já
    Franceia

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»