31 ago 10
tricô e crochê
Imortalizando o primeiro tricô
por Claudia

Postal de tricô

Então… não tem pais que guardam o primeiro chumaço de cabelo do bebê, depois o primeiro sapatinho e até o primeiro dentinho? Então porquê nós crafters não haveríamos de fazer o mesmo? Oras, quem aprende a tricotar tem todo o direito de imortalizar o primeiro pedaço feito com muita concentração e suor.

O ponto é como fazer isso. Que tal uma forma prática, mas também romântica e criativa? Apresento a vocês meu cartão postal tricotado :)

Viés costurado a mão Verso do cartão postal

Brincadeiras a parte, fazer uma peça de tricô no tamanho de um postal é um ótimo projeto para iniciantes. Bem mais rápido que um cachecol, concordam? Chuto alto que mesmo as menos experientes (como eu) terminam em menos de uma hora. E ainda tem a vantagem de poder usar qualquer restinho de lã, nem precisa fazer uma visita especial ao armarinho mais próximo. Depois é só prender o cartão e mandar. No meu caso, como as bordas estavam meio trotas, usei viés para esconder. Mandei pra Andrea agradecendo os ensinamentos aprendidos aqui através do Tricô Sim!

Lacinho Caixa de correio

Mas você pode mandar pra quem quiser: uma amiga, um paquerinha, surpresa pro marido, alguém da família ou até você mesmo. Eu estava receosa de que o correio pudesse barrar este tipo de carta, mas no fim deu tudo certo! Coloquei dois selos (um a mais para compensar o peso e a “extravagância”) e chegou direitinho pra Andrea. Olhem a foto aí embaixo. E se não chegar pro algum problema, tudo bem. Com a prática você faz outro rapidinho, não é?

Postal recebido!

27 ago 10
inspiração
Link Love da semana
por Andrea

sewingbird

* Duvido você não soltar um “uóooooooin” ao ver este passarinho mandando ver na  Singer ‘Pretinha’. Quem fez foi a ilustradora mexicana Geninne. Corram pra espiar o Flickr dela, ela adora desenhar pássaros e tem um estúdio lindo onde desenha, costura e crafta‘. Multi-talentosa.

* E já que desde a semana passada a gente tá meio obcecada por máquinas antigas, olha só que ideia genial: transformaram uma mesa de costura antigas em um apoio de pia para lavabo. Desejei.

* PDFs para fazer mini marcadores de livros com folha de ímã. Eu faria pra dar junto com um livro-presente.

* Achamos (mais) uma ótima ideia pra usar as suas Decotapes. Um PAP sobre como transformar envelopes brancos em saquinhos decorados.

* Um jeito legal de modificar as suas Havaianas. Acho que dá um certo trabalho mas fiquei a fim de tentar, pra usar no Verão. Estou pensando em tiras de estampa floral tipo Liberty.

* Olha que bacana esta echarpe de malha franzida. Super dá pra quem é iniciante na costura fazer em casa. O ‘pulo do gato’ é saber usar lastex na máquina (enchendo a bobina). Estou pensando em fazer um PAP mostrando isso, o que acham ?

* PAP de fitinha de feltro pra cabelo. Pra fazer à mão, rapidíssimo, já que o feltro requer acabamento mínimo. Eu usaria como gravata borboleta :).

Aaaahh, hoje não deu pra fazer video novo de tricô, fica pra próxima sexta, ok ? Estou pensando em  mostrar como se faz tranças, já que muita gente pediu.

Aproveitem o final de semana pra fazer muitos crafts. Eu vou !

25 ago 10
fashion
PAP: Pulseira trançada, estilo navy
por Andrea

IMG_3140

Aposto que vocês já leram por aí que o estilo marinheiro (navy, marinière…) vai voltar a ser tendência de verão. Eu me animei quando soube, azul marinho e vermelho são minhas cores favoritas. E listras também, sou do time listras forever! Pensando nesta volta do marinheiro, nisso bolei esta pulseira, um acessório bacana pra fazer rapidinho e gastando quase nada. Melhor ainda se você conseguir aproveitar um cordão  que tiver dando sopa em casa. Eu vasculhei gavetas e achei este elástico vermelho, então, perfeito.

Trança reta, de rapunzel,  todo mundo sabe fazer né ? Mas o truque desta aqui é fazer uma  trança em círculo, sem abertura. Li na web que este tipo de técnica se chama nó turco. Alguém confirma ?  Quer fazer ? Separa um fio grosso e bem comprido, um objeto cilíndrico mais grosso que o seu pulso e clica PLAY:

Uma outra ideia que tive é usar esta técnica pra fazer um aro bem largo de tecido (tipo uns 3 metros), para usar como faixa de cabelo. Será que fica bom ?

Pra compor um look, joga uma blusinha listrada e pronto, tá marinheira.

IMG_3133

24 ago 10
outras técnicas
PAP: Cogumelos na lapela
por Claudia

Broche de graveto e cogumelos

Uma coisa que os ingleses mantém até hoje é o hábito de usar chapéu. Quando eu morava lá na Inglaterra, achava isso o máximo. Tudo bem que as meninas e as mulheres não usam esse acessório diariamente, mas em casamentos e ocasiões sociais eu diria que até era comum. Acho que se aqui no Brasil alguém aparecer de chapéu, desses cheios de frufrus, as pessoas olham meio torto. Enfim, não faz parte da nossa cultura. E como consequência desse estilo de vida, nos armarinhos e lojinhas de suprimentos para artesanato, você podia encontrar flores, frutas e outros itens bem delicados para fazer enfeite de chapéu. Eu sempre ficava babando…. acho esses penduricalhos o máximo! Uma vez comprei um raminho de cogumelos vermelhos e ele ficou num cantinho aqui em casa. Mas hoje resolvi usá-lo e fiz este broche da foto aí de cima.

Esse tipo de coisa não deve ser fácil de achar por aqui. Talvez naquelas lojas de enfeites de aniversário? Ali[as, algu[em sabe se a Palácio dos Enfeites ainda existe? Com a proliferação de buffets infantis, talvez sejam poucas as mães que tenham tempo para montar a festa das crianças sozinhas. Ir nessa loja era um dos meus passeios favoritos quando era criança, hehe.

Enfim, vou mostrar como fiz meu brochinho – fica de inspiração criativa mesmo para quem não achar os cogumelos. Experimentem com florzinhas ou outras coisas. Particularmente eu gostei bastante de usar um pedaço de graveto como base – e isso dá para repetir facilmente!

Materiais para broche Como enrolar o arame

Como os cogumelos vieram presos no arame e eu não quis cortar, enrolei na ponta de um lápis para usar como base na hora de colar no verso do graveto.

Serrote para nivelar Base para fecho

Isso aqui é importante. Eu serrei um pedaço do graveto no verso para ficar melhor de colar o fecho de broche. Se ficasse arredondado, ficaria mais difícil de colar. Usei um serrote desses comuns mesmo, e fui tirando lasquinhas aos poucos. Depois dei uma lixada e pronto! Olha como o encaixe fica melhor ^___^

Cola quente Verso

E por último usei cola quente mesmo para colar tudo. Ainda bem que o verso não aparece, hehe.

Broche de cogumelos

Que tal? Gostaram? Fiquem a vontade para copiar, se inspirar e repetir!

Página 1 de 41234