18 ago 10
costuraoutros bla bla blas
Diga aí: máquinas de costura antigas
por Claudia

Singer Zig-Zag

No final de semana passado, a Andrea e eu fomos visitar uma loja muito especial no Bom Retiro. Eles vendem peças de reposição para máquinas de costura, mas como atrativo a parte há um mini-museu de máquinas antigas. Enquanto a gente edita o áudio e escolhe as fotos (será um videocast!), a gente quer saber de vocês o que acham deste tipo de equipamento. E aí, elas ainda têm seu valor ou estão destinadas a virar peça de museu? A enquete de hoje vai ser difícil responder – tem muita sobreposição entre as opções. Mas a intenção era essa mesma, queremos ver o que realmente importa neste assunto.

Como sempre, os comentários estão abertos para troca de ideias e mais conversas.

pollcode.com free polls
O que você acha de máquinas de costura antigas?
Pra mim é coisa de museu Uma antiga boa é melhor do que uma nova Adoro as pretinhas – aguentam qualquer trabalho pesado! São barulhentas pra caramba… Bom pra quem se contenta com costura reta – quando muito zigzag Herança de família, não vendo por nada! Boas pra decoração, no dia-a-dia uso uma mais moderna   

Veja também: o videocast está pronto! Um bom papo e muitas imagens legais, assista aqui!

55 ZigZags
  1. Rosana disse:
    18 de agosto de 2010 às 22:13

    Adorei esta pesquisa…e indiquei no meu blog.
    kisses
    Rosana

    Responder
    • Claudia disse:
      21 de agosto de 2010 às 14:09

      Opa, obrigada!

      Responder
      • Merces Braga Rosa disse:
        04 de março de 2013 às 09:35

        Adquiri uma maquina de costura 667, e ao passar agulha no tensor da linha pra sair na agulha, a linha arrebenta. Estou fazendo alguma coisa errada?

        Responder
  2. Susana Barbagelata disse:
    18 de agosto de 2010 às 22:26

    A minha é uma “Bobina Mágica” da Singer. Acho que é de 1975. Como sou iniciante, me atende bem. E me surpreende a qualidade, pois funciona perfeitamente até hoje…

    Responder
    • Adriana disse:
      16 de outubro de 2010 às 20:12

      Ola, ganhei uma singer bobina mágica flexiponto e estou precisando do manual, você tem o manual da sua? Poderia me passar? Grata!

      Responder
      • caroline disse:
        05 de dezembro de 2012 às 19:46

        Ola,tenho uma mas ainda nao conseguio manual e agora preciso da bobina que sumiu !!!
        vc sabe onde posso comprar???
        bjim

        Responder
  3. 18 de agosto de 2010 às 23:32

    Admito que deu vontade de responder várias dessas respostas… r***
    Eu tenho uma pretinha linda, pau pra toda obra e super forte.
    O ponto das máquinas antigas, pesadonas de ferro, é simplesmente desbunde! Sempre maravilhoso!

    Mas no dia a dia uso uma Facilita mais nova (agora está com 8 anos), e só dei a minha máq antiga (Flexiponto com mais de 40 anos) porque era muita máquina pra uma Liazinha só… ;-)
    E assim ela ajudaria mais do que ficando parada num cantinho de casa, né!!

    Responder
  4. Karina disse:
    18 de agosto de 2010 às 23:45

    Eu aprendi a costurar nessas maquinas mais novas, mas diz a minha mãe, costureira e teacher, que as máquinas antigas são melhores pois são mais fortes, as peças antigamente eram feitas de ferro mesmo pra durar uma vida inteira, as de hj em dia tem mtas peças de plástico que se desgastam com facilidade e necessitam de reposição rápida. Tudo tem seus prós e contras, mas no final costurando acho que já basta né? rs…
    Bjos Karina

    http://cheirinhoartesanal.blogspot.com

    Responder
  5. Claudia Bertolini disse:
    19 de agosto de 2010 às 07:43

    Cada máquina tem seu valor!!!! Eu tenho uma pretinha só para bordar com bastidor, um trabalho que aprendi com as freirinhas do Largo Santa Cruz em Campinas, que para executá-lo tive que tirar algumas peças. Tenho uma Singer portátil, acabamos de completar Bodas de Prata, ela está caindo aos pedaços, mas não consigo abandoná-la e agora comecei a namorar uma mais moderna e uma overlock portátil. Bjkas Cláudia

    Responder
  6. 19 de agosto de 2010 às 08:17

    Meninas, máquina de costura boa é aquela que a gente se acerta! rsrs. Por falta de uma, tenho 3: uma pretinha antiga, herança de minha avó, uma Singer de Gabinete (que não me acerto nem a pau!) e a minha que não troco por nada, Elgin, sem muita firula, com um zigue-zague bonitinho.

    Como não sou nenhuma Quilter, para mim tá de bom tamanho.

    Como sempre, adoro vcs!

    Beijão

    Responder
  7. Michele disse:
    19 de agosto de 2010 às 09:16

    Legal! Aminha sobra tem essa multiponto da foto do post. Ela é otima pra costurar várias camadas de tecido.

    Responder
  8. Eliza Mania disse:
    19 de agosto de 2010 às 10:16

    Afê, minha máquina é a multiponto dessa da foto ai de cima. Ganhei da minha avó quando eu 20 anos. Ela usou a máquina durantes anos e anos. E agora estou usando mais um tantão. E olha que a bichinha funiciona que é uma beleza!!! Não troco por nada!

    Responder
  9. Ciça disse:
    19 de agosto de 2010 às 10:24

    Pôxa, foi difícil mesmo escolher uma só resposta. Quando criança a minha mãe tinha uma pretinha da singer (de pedal), mas lembro dela se modernizar, e por uma questão de espaço em casa, comprar uma portátil. Eu, tinha uma azul e laranja da estrela (até postei sobre isso recentemente http://vai.la/VtY ), mas nessa época o que eu menos tinha era paciência pra costura e por isso sobrava pra minha mãe terminar meus vestidinhos de boneca. Hoje meu saudosismo se resume a adimirá-las estiticamente, porque não tenho a memória afetiva de usar uma máquina antiga, fora a de brinquedo, mas acho que essa não conta! rs. Adorei a pesquisa e como sempre, vocês estão de parabéns!

    Responder
  10. judite disse:
    19 de agosto de 2010 às 11:24

    Olha meninas, costuro meus artesanatos numa máquina Olympia (alemã), que era da minha mãe, ela tem mais de 60 anos, de pedal, costura que é uma beleza, forte!! Só tem ponto reto, mas não me importo, chuleio faço a mão.
    Enquanto costuro faço exercício para as pernas, não é uma boa?
    Acho que não me acostumaria com estas máquinas de hoje, eletrônicas e cheias de botões e regulagens…
    Admiro muito o site de voces. Parabens!!!
    Me visitem no jud-artes.Bjs
    Judite Martins
    Bjs

    Responder
  11. Sunset disse:
    19 de agosto de 2010 às 14:04

    Que pena não poder responder a este questionário. A única máquina de costura que tive foi uma Singer de Gabinete, também herança da avó. Brincava muito com ela quando criança, mas minha mãe doou.
    =(

    Mas estou acompanhando e adorando os comentários, pretendo ter uma máquina um dia.

    Bjos

    Responder
  12. Lan Succi disse:
    19 de agosto de 2010 às 16:53

    Muito legal a pesquisa, meninas.
    A máquina da esquerda é igualzinha da minha mãe. Foi nela que aprendi a mexer com uma máquina. Sim, porque, costurar é outra coisa! O pouco que sei aprendi nela, claro. Minha mãe a tem até hoje e é uma ajuda no ganha pão dela. Eu ganhei uma do meu marido quando casei, mas é Facilita Prática, portátil, com muitos pontos decorativos, aliás, queria dizer às colegas que precisarem de manual, que no site da Singer vocês podem fazer download de vários manuais. Muito legal.
    Bjo

    Responder
  13. Luisa disse:
    19 de agosto de 2010 às 17:15

    Falando em zig zag, eu achei uma dessas aqui em casa, levei pra consertar etc… tá boazinha, mas eu não encontro o manual, vocês sabem algum site que tenha o manual desse modelo? (o que eu encontro no google não é SÓ zig zag… Tem um nome a mais)

    Responder
  14. Ione Melim disse:
    19 de agosto de 2010 às 21:08

    Oi!!!

    Já votei!!! mais dá vontde de votar em várias opções,ehehehehe
    Eu tenho um singer antiga, que compei usada, qdo casei, pois quria fazer algumas coisinas, mais ainda não sabia nada, nem colocar a linha na esma,ehehehehehe, meu marido que colocava, neto de alfaiate… a minha é uma zig zag, mais é uma maravilha, principalmente para costura pesada. Tenho uma nova com setenta pontos, mais a gente vê que são frágeis, cuidado meninas…só costurinhas leves!!!!Ah!!! hoje já faço muitas costurinhas, faço patchwork!!

    Bjusss

    Responder
  15. Eveline disse:
    20 de agosto de 2010 às 14:14

    A minha acho que é mais antiga ainda do que essa da propaganda… o zig zag dela é um troço enorme que tem que acoplar na máquina!
    Enquanto ela tiver funcionando, pra mim tá suficiente… :)

    Responder
  16. 21 de agosto de 2010 às 22:40

    A minha querida companheira de costura é uma singer livrematic 290 era da minha mãe, estava na bolsa que veio e tudo, novinha em folha, costura uma maravilha e tem 10 tipos de bordados. Eu tinha uma singer que era acoplada num móvel antigo lindo, herança da minha avó, mas infelizmente quando me mudei, tive que deixar algumas coisas na casa de uma tia que DEU a máquina… tudo bem, quase tive um treco, mas já passou.. hehehe. No futuro quem sabe, compro uma mais nova e potente :)
    Adorei a pesquisa e o vídeo!!!
    Bjs Ju

    Responder
  17. emy disse:
    22 de agosto de 2010 às 17:25

    Tenho 2 máqs da década de 50 q vieram do Japão junto com as minhas avós. Uma é da Juki e a outra é da marca Happy. Elas estão inteirinhas, com a mesa original. Coloquei motores da Singer nelas para não precisar fazê-las funcionar no pé. São muito superiores às máqs modernas cujos componentes são de plástico. As coisas de antigamente eram mais honestas, né! Tenho muito apego às máqs pois conheço a história delas e como foram importantes para a minha família =)

    Responder
    • Claudia disse:
      24 de agosto de 2010 às 00:45

      quantos mares elas cruzaram ate chegar no Brasil, que legal… se um dia publicar no seu blog as fotos, me avisa – quero ver!

      Responder
  18. Rosa disse:
    23 de agosto de 2010 às 22:13

    tenho uma zig -zag-247 que não troco por nada e tenho uma preat porter muito boa mao minhas velhinhas.

    Responder
  19. Esther disse:
    01 de setembro de 2010 às 10:05

    Ai que fofooooo! Minha mãe tem até hoje uma Singer Multiponto. Funciona como nova, é uma delícia de usar. Adoroooo!

    Bjks

    Responder
  20. Adriana Maria disse:
    04 de setembro de 2010 às 02:47

    Oi meninas!!
    Adorei a pesquisa! Como estou na casa do 40, sou mais saudosista. Amo as máquinas vintages! Tenho uma 242 inteirassa que ganhei de uma amiga q “perdeu” a paciência de costurar…me dei bem! E uma pret-a-porter 11 que minha mãe enjoou. Me sinto sortuda com 2 relíquias perfeitas.
    Adoro vcs.
    Beijão!!

    Responder
    • maria cecilia disse:
      10 de novembro de 2011 às 15:22

      oi adriana eu tenho uma pret a porter 5
      nao estou conseguindo comprar a caixa da bobina ! ja faz 6 ou 7 anos que esta guardada tenha pena de chogar fora!!
      ela era tao boa .custurei muito as roupas dos fihos a caixa da bobina e tao barata e eu nao consigo comprar o modelo nunca da certo e uma( pret a porter 5 )
      se tiver uma dica responda

      Responder
    • aurea disse:
      14 de março de 2013 às 14:42

      comprei uma elgin genius como não consigo regular o ponto peguei a singer zig zag 242 da minha mãe, voce tem o manual dela? Ou sabe aonde posso conseguir?

      Responder
      • Claudia disse:
        15 de março de 2013 às 09:59

        Tenta ver com o SAC da Singer o que eles recomendam!

        Responder
    • 03 de setembro de 2014 às 14:07

      Olá. Também ganhei uma máquina Pret a Porter 11, mas a minha anterior era zig zag comum. Adoro costurar por lazer, coisas de casa e para a família. Gostei da máquina nova mas,não estou sabendo como usá-la. Você teria um manual que pudesse copiar. Não estou encontrando. Glorinha.

      Responder
  21. June Maria disse:
    10 de outubro de 2010 às 15:21

    minha maquina é igual a da foto multiponto automática,gosto muito dela mas não tenho o catalogo e gostaria de ter.
    comecei a fazer o curso de corte costura e queria de explorar mais o que ela tem de melhor
    obrigada
    beijos

    Responder
    • Magali de Oliveira disse:
      01 de março de 2011 às 23:07

      Olá, June!
      Encomendei o manual da minha multiponto no site da feira das máquinas. Eles entregaram encadernado e paguei 25,00.
      ps.: Encontrei o site da feira das máquinas no site da Singer!
      Qualquer dúvida, pode me perguntar, ok!

      Responder
  22. josé da costa disse:
    19 de outubro de 2010 às 08:05

    Sou diretor do Museu Histórico de Goianésia Mário Augusto Alves – Goianéis, GO. Temos cinco máquinas em exposição e elas fazem o maor sucesso!

    Responder
  23. josé da costa disse:
    19 de outubro de 2010 às 08:07

    Correção maior e Goianésia

    Responder
  24. Magali de Oliveira disse:
    01 de março de 2011 às 23:03

    Adorei ter visto o cartaz que vocês publicaram aqui!
    A minha máquina é a Multiponto do anúncio. Está comigo a mais de 10 anos e está perfeita. Funciona direitinho mesmo.

    Responder
  25. Alexandre disse:
    21 de março de 2011 às 17:30

    Ola meninas!

    tenho uma singer zig zag 242, que erdei de minha avó, quando ela faleceu… mais nao tenho a menor ideia de como colocar a linha na parte debaixo. Alguma de vcs poderia mi ajudar? ja procurei enm alguns sites mais nada encontrei… Obrigado!!!

    Responder
  26. elaine fidelis disse:
    14 de outubro de 2011 às 12:30

    amei esse blog pois tenho paixão por máquinas de costurar tenho duas antigas mas funcionam maravilhosamente bem. mas eu estou tentando encontrar o manual de uma delas da singer zig zag 667 se alguém souber onde comprar……… obrigada.

    Responder
  27. maria clarice dos santos maldonado disse:
    05 de novembro de 2011 às 19:51

    b tarde!

    adoro as maquinas antigas, tenho uma muito antiga , e gostaria de costurar com ela, eu tenho uma siruba costura reta moderna,mais gosto mais destas antigas, so que ela esta faltando algumas pecas,e eu nao encontro, voces saberiam onde posso encontrar pecas de reposicao para maquinas antigas.
    a marca desta maquina que me mrefiro e PFAFF.
    se puderem me ajudar eum agradeco.

    um abraco

    clarice

    Responder
  28. Lucy disse:
    07 de novembro de 2011 às 03:01

    Olá !
    Adorei a pesquisa e se voces me permitem, gostaria de sugerir que busquem um patrocinador ligado ao assunto que com certeza “”vai dar pé “e assim terei a certeza que voces continuarào por aqui.
    O assunto e ótimo e confesso que maquinas antigas são melhores.
    Um exemplo: estou agora querendo comprar mais uma ( usada) Pret a Porter que é silenciosa e leve,.
    As maquinas atuais, estão frageis e ate o suporte para colocar o tubo de linha, ja não é mais aquela pecinha que antes, a gente comprava fãcilmente, em uma loja especializada…
    Agora ela vem como parte fixa da maquina e infelizmente, e isso infelizmente nos fez “refem da visita de um tecnico caso a pecinha quebre -se
    – Vivendo, observando e aprendendo a amar mais aquilo que é mais antigo !
    Um abraço,
    Lucy

    PS.: Alguem aqui poderia sugerir um lugar confiavel no Rio aonde eu possa comprar maquinas de costura usada?
    Agradeço a atenção que me for dispensada.
    Lucy

    Responder
  29. geraldine carvalho disse:
    20 de janeiro de 2012 às 19:27

    Queridas, vcs podem me indicar uma loja ou pessoa ai em Sp que conserte maquinas bem antigonas mesmo. Eu explico:
    sou maluca por maquinas de costura, tenho 6 da Pfaff 1930 a Overloque mais moderna. Mas a minha ultima aquisição é esta avosinha de manivela, sem pedal, que precisa de varios transplantes.Talves esta loja do Bom Retiro possa me ajudar.
    Ou alguem…. Quanto a pesquisa, todas deveriam ter uma pretinha basica em seu ateliê. Vai que… Abraços Geraldine

    Responder
  30. Melissa disse:
    26 de março de 2012 às 13:00

    Sera que vocês tbem poderiam me passar o endereço desta loja, estou atras de uma maquina de bordar ,para fazer aqueles bordados mais antigos!!!

    ATT

    Melissa

    Responder
  31. Melissa disse:
    26 de março de 2012 às 13:00

    Sera que vocês tbem poderiam me passar o endereço desta loja, estou atras de uma maquina de bordar ,para fazer aqueles bordados mais antigos!!!

    ATT

    Melissa

    Responder
  32. 19 de abril de 2012 às 22:32

    tenho uma maquina pfaff 30 31 e nao sei como passar linha nela por favor me ajudem

    Responder
  33. Carol disse:
    10 de maio de 2012 às 17:11

    Tenho uma Singer 15C. Não sei se alguém já ouviu falar ou conhece… É a melhor máquina para alfaiataria que a Singer já criou…modéstia à parte… Costura muuuuuuuiiiitoooo bem…

    Responder
  34. Michele disse:
    12 de julho de 2012 às 09:23

    Bom dia! Estou iniciando agora neste mundo maravilhoso da costura. GAnhei uma singer 249 e preciso do manual. Alguém possui? Na página da singer não tem!

    Responder
  35. waldir disse:
    04 de novembro de 2012 às 12:54

    Tenho uma (PRETINHA) Singer que era da minha mãe deve ter mais se 65 anos ,depois comprei uma Elgin zig zag usada que também tenho ainda. Agora comprei uma Janome 4120 e usu só para malhas e pontos decorativos ,mas para costura reta nenhuma bate a Pretinha funciona redondinha ate hoje e tem o valor sentimental que era da minha falecida Mãe

    Responder
  36. maria ines da silva disse:
    15 de novembro de 2012 às 19:03

    tenho uma zig zag 667 e gostaria de saber como ou onde encontrar o maual de intruçoes dela.

    se alguem souber, agradeço

    Responder
  37. Ricardo disse:
    28 de dezembro de 2012 às 21:27

    Tenho uma Willcox & Gibbs de 1877 funcionando perfeitamente! Como não entendo quase nada de custura limito-me a usá-la para pequenos reparos. Estava procurando sites relacionados a costura para encontrar um motor para ela e me deparei com esse post sobre máquinas antigas e aproveitando para responder a enquete, nâo troco ela por nenhuma outra máquina, pois além de ser útil também é uma bela peça de decoração.

    Abraços

    Responder
  38. Reginaldo de Souza disse:
    10 de janeiro de 2014 às 14:14

    Estou a procura de maquina bem antiga , de preferencia aquelas ainda com manivela.
    Se souberem onde posso encontrar ficaria muito grato.

    Responder
  39. marcia disse:
    28 de fevereiro de 2014 às 20:56

    oi amigas minha mãe tem uma singer 667, ela esta procurando o manual, alguém teria? bjos

    Responder
  40. Ana Rita disse:
    13 de junho de 2014 às 00:09

    Tenho uma vigoreli robot, que ganhei de presente de casamento da minha vó, e foi com ela que comecei de fato a costurar, e amo muito! Comprei também a poucos dias numa loja de moveis usados, uma singer mega conservada, de 1924, pretinha com decalques dourados, de pedal, lindaaaa e com pontos perfeitos! Estou amando costurar nela de madrugada, pois como não tem motor, não incomoda os vizinhos..rsrs..mas tenho também um singer industrial reta, que é tudo de bom, pau pra toda obra, aguenta tudo! Amo tudo isso!

    Responder
  41. Andréa disse:
    26 de agosto de 2014 às 19:01

    Minha mãe tem uma singer daquelas pretinha e uma ponto de ouro. Eu gostaria, se alguém pudesse, me responder se eles possuem zig-zag. Adoro essas máquinas antigas, mas eu tenho também uma máquina bem simples mais atual, uma singer promisse 1408, que também me dou muito bem com ela, e pelo que estou percebendo, logo, logo, ela estará na lista de velhinhas. Obrigada e tudo de bom, foi ótimo ler e saber um pouco mais sobre essas velhinhas lindas.

    Responder
  42. mirian disse:
    31 de agosto de 2014 às 20:20

    Tenho máquina que borda e costura normal ; ganhei uma bem antiga manual, só para decoração; será que encontro uma antiga, à manivela que costure? Não consegui encontrar em lugar algum; eu queria comprar uma.

    Responder
  43. silvane disse:
    26 de setembro de 2014 às 13:14

    Preciso do manual da singer zigzag 247.Se alguém tiver mande por E-mail ,silvanecardoso2011@hotmail.com.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»