29 set 10
tricô e crochê
Acabei! Echarpe de tricô lace
por Andrea

IMG_3196

Eu prometi pra mim mesma que iria terminar esta echarpe até o fim do Inverno. Virou uma questão de honra tricoteira. Depois de procastinar muito e quase deixar o projeto virar um UFO eterno eu  posso dizer de boca cheia: acabei ! E o timming for perfeito. Tenho usado direto faz algumas semanas, é o complemento ideal para este clima meio estranho, de início de primavera. O ponto lace deixou a echarpe leve, ela aquece na medida certa sem deixar aquele volumão típico dos cachecóis. Aprovei !

IMG_3256

A receita original é do Knitty, a pedidos, traduzi a receita para o português.

Lace Ribbon Scarf, receita da Veronik Avery

TAMANHO FINAL:
25 cm de largura e 200 cm de comprimento

MATERIAIS:
Classic Elite Yarns Alpaca Sox [60% alpaca / 20% merino / 20% nylon]; na cor Sky; 2 novelos ( Substituí por 1 novelo e meio Merisock Solid cor 347, 95% merino 5% poliamida, da Punta Yarns)
Tamanho recomendado de agulha: Número 3

AMOSTRA : 21 pontos/34 carreiras = 10 cm em ponto jérsey, sem blocar

PONTOS USADOS:
2LD (Laçada dupla): Enrole o fio dua vezes em volta da agulha direita, traga o fio entre as agulhas para a frente da peça e depois por cima da agulha direita para trás da peça, em cada volta. Ao trabalhar pelo lado avesso as laçadas serão feitas em [tricô1, meia1] para cada 2 laçadas.

PPM (diminuição para a esquerda): Passe um ponto para a agulha direita, em seguida passe o outro. Insira a agulha esquerda pela frente dos dois pontos que você passou para a agulha direita e tricote os dois juntos nesta posição. Neste video eu mostro como é  que se faz.

PJM: Trabalhe os pontos juntos em meia

L: Laçada simples

Receita do ponto rendado ( Trabalhado em repetições de 9 + 8 pontos):

Carreiras ímpares 1-9 [Lado Direiro]: 2M, [PPM, 2L, 2PJM, 2PJM, 3M, 1L] até os últimos 6 pontos, PPM, 2LD, PMJ, 2M.

Carreiras pares 2-24 [Lado Avesso]: 2M, 2T, 1M, [8T, 1M] até os últimos 3 pontos, 1T, 2M.

Carreira 11 [Lado Direiro]: 2M, [PPM, 2LD, 2PJM, 5M] até os últimos 6 pontos, PPM, 2LD, 2PJM, 2M.

Carreiras ímpares 13-21 [Lado Direito]: 2M, [PPM, 2LD, 2PMJ, 1L, 3M, PPM] até os últimos 6 pontos, PPM, 2LD, 2PJM, 2M.

Carreira 23 [Lado direito]: Trabalhe como a carreira 11.

Repetir carreiras 1-24 para  fazer o padrão do lace.

COMO FAZER:
Monte 53 pontos na agulha, sem deixá-los muito apertados.
Trabalhe em ponto lace até que a echarpe meça 2m ou até o comprimento desajado, terminando com uma carreira de número 24.
Faça 2 carreiras em meia. Arremate todos os pontos.

DICAS DA ANDREA:
*Quem preferir seguir o gráfico, a receita original tem um.
*Recomendo imprimir a receita ou o gráfico num papel A4 e deixar sempre do lado, pra ir seguindo a receita. Depois de um tempo dá pra decorar.
* Ah, como é tricô lace acho últil usar um contador de carreiras  pra não se perder  no lace  ;).
* É fundamental ‘blocar’ o lace no final para dar um acabamento melhor. Como ? Depois de terminada, mergulhe a echarpe em água fria com um pouquinho de sabão para roupas delicadas. Enxagre bem sem torcer, apenas apertando numa tolha e deixe secar aberto e esticadinho em uma superfície plana. Uma alternativa é borrifar com água (use um frasco tipo spray) e deixe secar.

IMG_3270

Como é comprida pra enrolar no pesoço de várias maneiras diferentes. Eu tenho adotado este nó duplo que aprendi no blog da Oficina de Estilo.
Ah, e outro dia me perguntaram por email qual seria comprimento ideal pra echarpes e cachecóis de tricô.  Acho que varia mas eu pessoalmente eu gosto de fazer bem comprido, para dar várias voltas no pescoço. Este aí ficou com 2 m de ponta a ponta.

Ui, lace missão cumprida, estou orgulhosa.

Pra quem chegou agora no blog e não viu, fizemos o especial Tricô, sim ! para ajudar quem é iniciante. Os pontos básicos que eu usei para fazer o echarpe estão lá, em video. Vai lá !

28 set 10
fashioninspiraçãooutras técnicas
Fecho improvisado para corrente
por Claudia

Era um fecho de brinco

Mais uma das minhas maluquices. Quando a Andrea ensinou a fazer o colar de correntes com toque flúor, a gente foi  juntas antes na 25 de Março pra comprar os materiais. Também fiz a minha, mas sei lá porque esqueci de comprar o fecho e não finalizei. Ou seja, já estava virando um WIP (work in progress) quase eterno. Acabei de checar a data, foi em MARÇO – ficou praticamente seis meses parado na gaveta.

Materiais para fecho Cuidado com a ponta!

A gente não percebe, mas o cérebro trabalha em silêncio. Esses dias estava mexendo na minha caixinha de costura e achei um fecho de brinco perdido, desses de gancho. E lá veio o momento ‘como-não-pensei-nisso-antes’. Resolvi usar o gancho pra conectar as duas pontas do meu colar WIP e servir de fecho. Na mesma caixinha, achei duas argolas douradas que poderiam fazer bem o papel de ponta. E não é que deu certo?

Dobrando a ponta Fecho improvisado

A única coisa ruim é na prática a ponta do gancho ficava cutucando meu pescoço – claro, né? Fecho de brinco não foi feito pra isso, hehehe. Mas foi fácil de resolver. Peguei um alicate e enrolei a ponta, ficou mais curta e mais segura.

Gostaram? Alguém já fez algo parecido? Contem suas adaptações e invenções. Adoro descobrir novos usos para as coisas.

26 set 10
tricô e crochê
Tricô no parque e video do ponto argola
por Andrea

trico_parque

Olha a foto da gente tricotando no Ibirapuera no PicKnit que aconteceu aqui em São Paulo no sábado. Foi bem bacana, conseguimos rever amigas tricoteiras ‘das antigas’ e conhecer muitas novas. Até São Pedro ajudou e nem choveu enquanto estávamos por lá.
As tricoteiras acostumadas a tricotar no parque foram preparadas e cada uma levou até a sua própria cadeira dobrável ! Sorte que eu tinha a minha grama de tricô que serviu como tapete  para eu conseguir sentar no chão, hehehe. E aproveitei a ocasião para gravar o video do ponto argola do tapete de grama. Vocês tanto pediram e aí está. Espero que agora fique claro e que você consigam fazer seus tapetes.

E não reparem na lã rosa que eu usei no  tapete do video – a minha lã verde acabou, usei tudo que tinha no meu primeiro tapete.

A Cláudia reaprendeu a usar o ‘gadget de cogumelo’ para rabo de gato e logo logo vamos subir um post sobre isso por aqui.

Tricotar  no meio do mato é muito bom, a gente adorou a experiência e super recomenda. Vamos aproveitar a ideia do PicKnit  e promover mais eventos de tricô outdoors nas nossas cidades ?

24 set 10
inspiração
Link Love da Semana
por Andrea

custom com renda

*Sabe aquela sua regata que tá meio borocoxô ? Coloca um aplique de renda Guipur nela! A gente testou e taí o resultado. As nossa rendas vieram do Bom Retiro, da ABC Aviamentos e foram pregadas à mão mesmo. O local mais óbvio para aplicar é no decote mas na barra também fica bacana. Dá um up e tanto numa regata básica como num colete de malha (esta blusa preta é um colete folgado, embora não pareça). O endereço da loja é Rua Júlio Conceição, 457/463 – tel (11) 3222.1677 abcaviamentos@hotmail.com Ahhhhh, e o colar de pérolas da foto ? A gente ensinou a fazer aqui.

* Primavera craft #1: PAP de flores de tecido (sintético) queimado. Alguém já tentou fazer algo parecido ?

* Primavera craft #2: Flores decorativas feitas com coador de café. Não tem que diga.

* Uma luminária decorada com forminhas de papel. Dica: Quem está em São Paulo acha fácil este tipo de luminária de papel arroz lá na Liberdade.

* Fez cachecol de tricô lindão e não sabe como usá-lo? As Oficinas ensinam a dar um nó duplo muito bacana, que sai do jeito tradicional. Desde que aprendi com elas eu só uso o meu cachecol assim.

* Um site que gera receita de meia de tricô automaticamente e de acordo com o tamanho do seu pé. Bom pra quem, como eu, gosta de fazer meia a partir da ponta. Em Inglês, tá ?

* A Lu Gastal abriu uma loja/ateliê  de patchowrk em Porto Alegre e está contando um pouco da sua experiência em gestão de negócios crafts em seu blog. Se você está no mesmo barco vale a pena dar uma espiada nos posts e compartilhar experiências com ela.

E alguns updates finais :)

*Muitíssimo obrigada à todo mundo que nos apoiou comprando o nosso lambe-lambe lá na Tanlup. We<3 you. Já estamos pensando na edição de 2011, com papel mais grosso e em tamanho menor. Se vocês tiverem mais sugestões  para o próximo cartaz queremos ouví-las.

*A todas que comentaram no post da grama de tricô pedindo um video mostrando como se faz o famigerado ‘ponto argola’: Yes, vocês venceram ! Amanhã eu gravo e, se der tudo certo, no domingo eu subo aqui :)

Página 1 de 41234