01 set 10
outras técnicasoutros bla bla blas
Diga aí: você fez bordado em talagarça?
por Claudia

Talagarça riscada

Se a palavra talagarça estava abandonada do meu vocabulário, o que dirá então da técnica propriamente dita. Não falava (e nem fazia) desde os meus oito anos. Foi a única vez que pratiquei, quando ganhei da minha avó um kit Tela Vera da Turma da Mônica. A gente comprou juntas (eu escolhi!) em um dos muitos armarinhos que existiam no bairro de Pinheiros, numa das travessas da Teodoro Sampaio. A alegria do presente não durou muito tempo – na época não tinha muita paciência e acabei largando sem completar o bordado até o final.

Como há poucos meses redescobri a talagarça, resolvi fazer uma breve enquete sobre o assunto. Além de votar, deixem seus comentários. Estou curiosa para saber se vocês também conhecem este tipo de bordado. Semana que vem eu conto mais detalhes e mostro o que eu andei fazendo.

Voce faz talagarça?
Putz, nem sei o que é isso. Como faz?
Fiz quando era criança, já nem lembrava mais…
Ainda faço, é uma terapia
Faria se achasse telas com desenhos mais legais
Está na minha lista de crafts a experimentar
Achei que isso nem existisse mais
pollcode.com free polls

Para quem ainda não entendeu do que estamos falando, talagarça é um tipo de bordado em tela, em geral feito com lã de tapeçaria. Usa-se uma agulha sem ponta para passar o fio pela trama. Na foto aí cima, algumas telas para criança que encontrei à venda em um armarinho em Santa Cecília. Além dos temas infantis, os desenhos em geral são de flores, paisagens ou abstratos.

Talagarça foi um hit  craft nos anos 70/80 mas que praticamente sumiu nos anos 90.  Hoje em dia, o assunto anda tão esquecido que até no Google não se acha muitos links.

100 ZigZags
  1. Lóderr disse:
    02 de setembro de 2010 às 04:00

    Desde que aprendi a bordar e costurar a muitos anos atras sempre achei isso interessante e “prático”, mas realmente os desenhos deles não me animam nem um pouco de fazer e eu como boa preguiçosa mesmo tendo boas ideias não monto os meus próprios desenhos >D

    Responder
  2. Marcia disse:
    02 de setembro de 2010 às 07:40

    Oi Claudia,
    Eu fiz sim e achei muito bacana… ainda esses dias estava pensando em talagarça e por que sumiu do mapa… será que encontro em algum armarinho do Tatuapé?
    Abraços,
    Marcia

    Responder
  3. Flávia disse:
    02 de setembro de 2010 às 08:23

    Claudia,
    compro a tela de talagarça para a minha pequena bordar e treinar a coordenação motora. Acho super bacana!
    Quando eu era pequena tinha uma talagarça com o risco da turma da Mônica. Era meu xodó!
    Beijo

    Responder
    • Sunset disse:
      02 de setembro de 2010 às 10:21

      Que bonitinho, Flávia!

      Responder
  4. ana matusita disse:
    02 de setembro de 2010 às 08:24

    Oi meninas!
    eu bordei com talagarça quando era criança, mas era uma trama mais aberta, pra desmanchar depois. E bordei com meus aluninhos waldorf, usando só cores e sem desenhos pré definidos.
    bjs,
    Ana

    Responder
    • Ivonete disse:
      13 de dezembro de 2010 às 18:26

      É isso que tb conheco por talagarça aquela que se conta os fios e depois desmancha usada para pt cruz . Ao outra eu conheço por tela .
      Beijocas!!!

      Responder
  5. July disse:
    02 de setembro de 2010 às 08:53

    em casa todo mundo já fez talagraça; praticamente uma tradição familiar rs
    minha mãe ainda deve ter umas 15 telas que estão guardadas p/ um dia serem bordadas e sem contar as que estão prontas e não foram colocadas na moldura.
    bj
    July

    Responder
  6. Ana R. disse:
    02 de setembro de 2010 às 08:55

    Olá Meninas!
    Quando li “talagarça” pensei: O que é mesmo isso? Lembrei do nome mas não lembrava o que era. Que legal! Adoro esses resgates da infância. Fiz muito isso com minha mãe quando era bem criança. Também chamamos de tapeçaria (não sei se é errado chamar assim). Recentemente comprei uma pra minha filha numa dessas lojas de brinquedos alternativos de madeira. Mas ela não teve muita paciência pra terminar. Por outro lado não consegui resolver alguns cantinhos da peça por não lembrar mais. Fica difícil explicar por aqui, acho que só pessoalmente mesmo. Mas vou aguardar o próximo post, quem sabe vc não dá justamente as dicas que preciso?
    Adorei! Obrigada!
    Beijo!

    Responder
  7. 02 de setembro de 2010 às 09:07

    Aaaah, mas não tem a minha resposta no seu quiz!!!
    Eu fiz quando era criança, mas não terminei a tela… Esses dias joguei no lixo, porque era feia de doer!!! Huahauhaua
    E porque não ia terminar não…
    Mas eu achava super legal!
    Beijocas

    Responder
  8. Karen disse:
    02 de setembro de 2010 às 09:08

    Quando criança, tinha um painel destes na sala, era enorme e eu achava lindo! uma paisagem de cavalos correndo ao por do sol.
    Agora ele esta na casa da praia. Minha mãe disse que demorou uns 5 anos fazendo e tem as mãos das minhas tias que ajudaram um pouquinho. Por isso,ainda não tive coragem de tirar da lista de crafts a experimentar.
    beijos.

    Responder
  9. 02 de setembro de 2010 às 09:27

    Eu fiz um de uma igrejinha há uns vinte anos atrás. Depois, andei procurando telinhas para comprar e como não achei mais resolvi bordar ponto cruz no etamine utilizando graficos para compensar a vontade. Mas, achar os desenhinhos prontos, com as cores já pintadas era muito mais divertido.

    Responder
  10. Sunset disse:
    02 de setembro de 2010 às 10:28

    Sim, eu aprendi na escola a bordar em talagarça, na 4ª série. Lembro até que eu fui a única da classe a levar a talagarça sem desenho (era + barato) e as professoras transferiram um desenho de um gato de um papel de carta que eu adorava. Tive mais dificuldade, mas no final ficou um negócio legal.
    Pena que a professora não devolveu os trabalhos, rs.

    Naquele ano (1992) tive um cursinho batuta de artesanato que as mães da APM davam voluntariamente, junto com curso de horta e de redação, então aprendi MUITA coisa.

    Saudade disso, viu!

    Responder
  11. Lili disse:
    02 de setembro de 2010 às 11:22

    Eu comprei uma telinha dessa pra minha filha mas não sei como bordar… É em ponto cruz?

    Responder
  12. Sabrina Simons disse:
    02 de setembro de 2010 às 11:28

    Meu primeiro craft foi em talagarça. Tinha 12 anos e estava doente de cama e minha mãe me deu uma tela com um lindo por do sol para bordar em meio ponto… faz tempo que não usao a talagarça, mas nunca mais parei de craftar…

    Responder
  13. Oriana Harumi disse:
    02 de setembro de 2010 às 11:50

    Acho que todo mundo já fez isso quando criança
    era a nossa alma crafter se aflorando :)
    mas o que eu fazia, ao inves de ficar procurando imagens legais
    era pegar uma canetinha de criança e, eu mesma dessenhar a imagem q queria
    obviamente nao ficava perfeito, só pra imagens simples
    mas lembro até hj de uma cara de cachorro que eu fiz toda colorida, pq com 8 anos poucas pessoas compreendem que não existem cachorros cor de rosa :)

    fica aí a dica, parabéns meninas!

    Responder
  14. Adriana disse:
    02 de setembro de 2010 às 12:03

    Eu ainda faço de vez em quando, principalmente frases e desenhos geométricos, uma ou outra paisagem. Meu último foi um mantra com 120X50 cm, ficou bem bonito e está na parede de casa.

    Responder
  15. 02 de setembro de 2010 às 12:13

    Aprendi um monte de artes manuais quando estudei semi-interna num colégio de freiras, o Santa Marcelina, Foi lá que aprendi a bordar quando era pequena, fiz um monte de coisas, e como não tinha muito apego, dei quase tudo pra pessoas da família e amigos.

    Hoje o que sobra da época é uma almofada bordada em talagarça e outra em smirna feia pra dedéu, bem breguinha, mas tem valor sentimental :)

    Bjs Ju

    Responder
    • senircampos disse:
      18 de julho de 2011 às 17:36

      uliana vc tbm estudou no SANTA MARCELINA? EUTBM ESTUDEI LA LA,Foi la q aprendi muitos trabalhos,omelhor colegio do mundo , o sta marcelina de MURIAE E VC? estudei vc nen era nascida foi nadecada de 40. beijos afetuosos……………………senir…………..

      Responder
      • senir campos disse:
        28 de dezembro de 2011 às 23:32

        que cousaboa encontrar uma pessoa q morou na mesma cs…asa ,emq vivi os melhores tempos de minha vida.bjos

        Responder
  16. Penhaart disse:
    02 de setembro de 2010 às 12:36

    A minha filha (17 anos) adooooora fazer este trabalho e sempre presenteia alguém. Ela começou pequena… ela mesmo pediu pra comprar. Enquanto estava vendo lãs, lá vem ela com uma talargaça na mão…”compra mãe, compra” (rsrsrs), comprei e até hoje ela faz. O último que ela fez foi aplicado em uma almofada e deu pra sua avó.

    bjs, Penha

    Responder
  17. maricota disse:
    02 de setembro de 2010 às 13:14

    Eu fiz muito disso quando era criança mas não sabia que se chamava talagarça. Assim como a Ana R., eu também chamava de tapeçaria!
    Nem lembro mais como faz, mas me deu aquela saudade agora e as mãos já começaram a coçar pra querer fazer de novo. Memórias afetivas voltando à tona mais uma vez com a ajuda do Superziper ;D
    Bjs

    Responder
  18. 02 de setembro de 2010 às 13:41

    Minha mãe estava bordando uma quando faleceu em 91, ainda está guardada, não tive tempo/coragem, mas ainda pretendo terminar…
    Já fiz muitas, sempre gostei. :-)

    Responder
  19. Cintia disse:
    02 de setembro de 2010 às 13:58

    Eu sempre fiz essas telas, e acho muito legal! Essas telas me fazem lembrar muito da minha vó, porque ela também bordava essas telas (além de várias outras atitudes crafts), e ela tinha na sala da casa dela, que ela tinha bordado com a ajuda de uma das minhas primas (porque era muito grande), uma tela da Santa Ceia, com mais de 1m de comprimento… Era muito bonito…

    Responder
  20. Lia disse:
    02 de setembro de 2010 às 16:06

    Sou daquelas que já bordou sim!! Os últimos devem fazer uns 15 anos!
    Na verdade devo ter ainda guardados dois bordados, um pronto e outro inacabado. E vejam só qual era o objetivo de um deles: tapetinho para o telefone!!! Acredite!!!
    O maior problema da técnica era o material muito duro. Lembro que machucava os dedos!!

    bjs
    Lia

    Responder
  21. FraN disse:
    02 de setembro de 2010 às 16:14

    nossa… quando eu era criança, ganhei um kit, que vinha com umas 4 telinhas e moldura de plastico pra colocar depois e pendurar na parede
    super viciei, é tao gostoso de fazer ne?
    bateu uma saudade agora.
    ahhh se eu tivesse mais tempo livre…. x)

    Responder
  22. 02 de setembro de 2010 às 17:13

    Eu fiz uma tela quando estava grávida da minha filha, hoje com 29 anos.Ela ainda está na parede. Foi a única que fiz e tenho um carinho especial com ela.
    Beijos

    Responder
    • Claudia disse:
      03 de setembro de 2010 às 02:45

      que legal :)

      Responder
  23. Simonis Uzum disse:
    02 de setembro de 2010 às 20:50

    Fala sério! Faço bordadao em talagarça desde sempre, e continuo.
    Agora o nome é tapeçaria. Faz-se em talagarça ou juta.
    Encontram-se telas lindíssimas para bordar. A coisa ao contrário do pensamento de alguns evoluiu.
    No meu modesto site http://www.simonisuzum.multiply.com
    clique na pasta tapeçaria e tá lá…
    Beijocas Simonis

    Responder
    • Tania Helena Bocchi disse:
      09 de julho de 2012 às 16:14

      Estou justamente procurando alguma tela para minha filha de 5 anos bordar pela primeira vez… saberia me dizer onde encontro essas telas mais modernas? Obrigada!

      Responder
  24. Luciana Honorato disse:
    02 de setembro de 2010 às 21:10

    Sim. É fácil. Na entidade em que trabalho voltada para as pessoas com deficiência intelectual é um dos trabalhos manuais executados pelas nossas atendidas. O último bordado que fiz foi um tucano. Tenho muitas lãs de todas as cores em casa e pretendo confeccionar algo abstrato. Quando bordo lembro-me de uma amiga de Brasília, chamada Maria Ines. Ela me ensinou a técnica quando eu tinha 18 anos. Hoje tenho 50.Saudades dela que nem sei por onde anda. Beijos.

    Responder
  25. Nara disse:
    02 de setembro de 2010 às 21:41

    … Mas, hoje, justamente hoje, minha mãe me mostrou alguns recortes muito antigos de uma revista Claudia e a bendita talagarça estava lá, no tapete, na bolsa e no banquinho, toda linda em motivos hexagonais supercoloridos!

    Responder
  26. Mom disse:
    02 de setembro de 2010 às 22:05

    A minha resposta não está na lista. Já fiz quando criança e quando adulta. Demorei 6 meses fazendo um tapete que uma faxineira doida meteu ma máquina de lavar e o destruiu! Traumatizei…

    Responder
  27. Heloisa disse:
    02 de setembro de 2010 às 22:16

    Uso a talagarça para bordar tapetes em ponto cruz duplo, fica lindo! Bordo os tapetes seguindo graficos de revistas. Bjs

    Responder
  28. 02 de setembro de 2010 às 22:43

    Nunca fiz, mas minha irmã fazia. Nem que fim levou os trabalhos dela.
    Eu ficava olhando e morrendo de vontade de aprender. Sempre dizia que me ensinaria e estou esperando até hoje. rss

    Responder
  29. Laura disse:
    02 de setembro de 2010 às 23:58

    Eu nunca fiz, mas lembro disso de quando era criança. Minha mãe fez algumas, tinha até uma almofadas em casa na época com esse tipo de trabalho.
    Se não me engano, o nome que se usa hoje é tapeçaria, pq talagarça, acho que é o nome da tela e acabou virando o da técnica tb na época. Outro dia comprei um pedaço desse tipo de tela e veio na NF o nome de talagarça. Mas não foi para bordar, foi para fazer uma embalagem.
    Mas ver a foto dessas telinhas é um revival…:)
    Bjs

    Responder
  30. Mariana disse:
    03 de setembro de 2010 às 01:01

    Eu nunca fiz, mas minha mãe é fã. Ela chama de arraiolo (acho que é o nome do ponto) e usa (ou usava, faz muito tempo que ela não faz nenhum)Paratapet para bordar

    Responder
  31. Amanda disse:
    03 de setembro de 2010 às 07:55

    Meninas isso é a mesma coisa que ponto cruz?Bjs Lindo blog!!!

    Responder
  32. deise disse:
    03 de setembro de 2010 às 08:03

    Fiz na adolecencia, tenho até hoje em forma de quadro, pois tenho 52 anos, uma linda paisagem de um campo de tulipas com um moinho ao fundo,fiz outros menores mas sem grande significado. Uma otima terapia. bjs.

    Responder
  33. 03 de setembro de 2010 às 08:05

    Aprendi na escola de frieras e adorei! Já ensinei pra minha filha… tem um gosto bom o da saudade… tão simples e de resultado rápido e belo!

    Responder
  34. Cristiane Pedrosa disse:
    03 de setembro de 2010 às 08:36

    SIM! SIM !!! Ainda tenho 2 guardados sem colocar molduras, um de um cãzinho cinza e branco (se não me engano o nome dele é Banzé) e outro do Amar é. Minhas filhas vivem pegando p/ brincar de casinha. Outro dia comprei da lisa a metro para fazer tapetes com retalhos de malha, e ensinar minha filha. Ainda não deu tempo. Beijos.

    Responder
  35. Ana disse:
    03 de setembro de 2010 às 09:14

    Hice algunos cuando era chica, creo que es una costumbre que se ha ido perdiendo. Todavía conservo un almohoadón que hice con uno de ellos :)

    Responder
  36. Angélica disse:
    03 de setembro de 2010 às 11:04

    Claudia, que alegria quando recebi o email, finalmente alguém retomou esse craft, que é a minha maior paixão. A tapeçaria foi a minha primeira experiência craft (depois dos bonecos de massinha!) aos 17 anos, fiz um quadro de ursinho que decorou por muito tempo o quarto do meu primeiro sobrinho. Quando estava grávida da minha primeira filha tentei um tapete maior para o quarto dela (eu mesma risquei o desenho), mas não consegui terminar a tempo e virou UFO. Hoje, no meu armarinho, voltei a exercer a atividade! Estou dando aula de tapeçaria para um advogado como terapia(\o/), já terminei alguns tapetes começados de clientes, fiz acabamento em outros e agora estou bordando três almofadas por encomenda, acho que a moda está voltando. Dê uma olhada no meu blog http://atelierangelsdream.blogspot.com, tem mais informações lá, inclusive tenho telas riscadas à venda e telas lisas para quem não curte os desenhos prontos e gosta de usar a criatividade!

    Obrigada pelo post!

    Beijos, Angélica.

    Responder
  37. Lurdes M Sá disse:
    03 de setembro de 2010 às 20:48

    Obrigada por relembrar o início do gosto pelo artesanato. Eu como a maioria pensei que não existia mais esta tela. A última que eu fiz ainda enfeita o meu corredor. É uma paisagem de cavalos. Agora deu vontade de voltar a fazer.
    bjs.
    Lurdinha

    Responder
  38. Tamara disse:
    03 de setembro de 2010 às 23:47

    ahhh eu fiz mto quando era criança, e mais enjoava e minha mãe continuava do que seei lá o que. E outra, tinha muitos desenhos feios, a minha mãe desenhava um mais bonitinho em cima da tela pra mim… tenho um ursinho até hoje que é uma graça!
    leio sempre o blog meninas!
    beijoos!

    Responder
  39. 04 de setembro de 2010 às 20:36

    ola amiga ,eu faço tapete arriolo o que nao e a mesma coisa ,eu sou doida para aprender dizem que este tipo de bordado e com o meio ponto de tapeçaria e eu nao sei ,iria adorar aprender ,vc vai nos ajudar eu ia adorar que DEUS te abençoe sempre bjs ..
    zilda regina mineira de BH
    oliveiraalvespinto53@gmail.com

    Responder
  40. 09 de setembro de 2010 às 02:09

    Olá meninas, adorei a pesquisa sobre o tema talagarça, já que aprendi a fazer este tipo de craft com minha vó, de 89 anos, (que ainda está na ativa dos crafts)e hoje ensino minha filha de 6 (que já está no seu segundo quadro). Aqui em campinas temos lojas especializadas neste tipo de artesanato, com telas e tapetes lindíssimos (posso fotografar pra vcs), com temas variados (estou fazendo um de natal) e também há escolas que incluem o bordado na grade de ensino para aprimorar a coordenação motora das crianças em fase de alfabetização. Talagarça também é cultura!!

    Responder
  41. 09 de setembro de 2010 às 19:35

    Haha fiz muito quando criança. minha mãe e minha tia faziam muito. Ainda temos alguns quadros com esse tipo de bordado aqui em casa e na casa da minha vó.
    Mas não conhecia o nome, também chamávamos de tapeçaria heheh.

    Responder
  42. SolRibeiro disse:
    09 de setembro de 2010 às 20:58

    Fiz muita talagarça até meus 15 anos de idade (até 1980), depois debandei pra outro lado.

    Responder
  43. 10 de setembro de 2010 às 11:24

    Nunca tinha ouvido falar nesse nome, mas já vi muitas dessas telinhas. Minha mãe fazia nos anos 80, quando eu era criança. Ela fez um quadro imeeeeeenso com o desenho de uma jangada (acho que era isso) e um por do sol amarelado no fundo. Breeeeeega até não poder mais!!! Apesar disso, até hoje ela se orgulha do craft feioso (pelo menos na minha opinião). Está pendurado na sala da casa dela.

    Hoje eu costuro, bordo, faço patch e roupas pra mim. Ainda quero aprender tricô e ponto de cruz, mas desse troço aí quero distância!! Kitsch demais, meninas!!!

    Bjus!!!

    Responder
    • Andrea disse:
      10 de setembro de 2010 às 12:04

      Hehe, paisagens bordada eu também não curto ! Me lembra a casa da minha professora de piano, ela era doida por arraiolo! E hoje o que é kitsch pode amanhã virar cult :) bjs

      Responder
    • Luzia disse:
      13 de janeiro de 2014 às 16:57

      Brega ou chique, gosto não se discute. Já me hospedei em hotéis de inverno, lindíssimos, que tinham em suas paredes muitas telas de tapeçaria, belíssimas, retratando a paisagem local. O que determina o que é brega? E o que é chique? Penso que sempre será brega a falta de sensibilidade.

      Responder
  44. Deborah disse:
    12 de setembro de 2010 às 11:54

    Eu fiz meu projeto final do curso de moda com talagarça, um vestido!! :)
    Nunca bordei, mas minha mãe, avó, bisavó sim… hj não mais…

    E óh, aqui no Rio achei talagarça em Madureira e na papelaria Casa Cruz :)

    Responder
  45. Danielle Heuser Maia disse:
    20 de setembro de 2010 às 12:00

    Já bordei sim, muito…minha mãe borda até hoje. A última que fiz variei um pouco e bordei de 3 em 3 furos na vertical. O resultado ficou muito bonito, o desenho ficou tipo listrado…

    Responder
  46. 26 de setembro de 2010 às 09:36

    Putz, meninas!!! Lendo esse post minha memória foi láááááá atrás, fiz MUITO, estudei em colégio de freira em Arcoverde (interior de Pernambuco), isso +/- em 1980, aulas de artes eram técnicas de bordados, incluindo o talagarça, até embrulhar presentes as freirinhas ensinavam.

    Responder
    • Claudia disse:
      27 de setembro de 2010 às 00:03

      que legal, pena que esse tipo de aula nao existe mais nas escolas…

      Responder
      • Claudia Roza disse:
        11 de fevereiro de 2011 às 14:44

        quero saber como riscar em tela de talagarça

        Responder
        • Luzia disse:
          13 de janeiro de 2014 às 16:58

          Eu também! E gostaria de saber onde imprimir em talagarça uma imagem qualquer.

          Responder
  47. Olenka disse:
    28 de setembro de 2010 às 12:37

    Acabei meu primeiro trabalho em PONTO ESMIRNA, que nada mais é do que o famoso “amarradinho”, só que feito com lã de tapeçaria (paratapet) e agulha própria (custa menos do que 10 reais).
    Socorro!!! – Não sei como dar acabamento, como faço para que a talagarça (plástico) não estrague? (É um tapete REDONDO)
    Corto rente ou deixo furos de espaço?
    Passo pontos tipo caseado…?
    Por favor, quem souber me escreva, por favor: olenkamoura@hotmail.com, Assunto: talagarça (senão eu não abro).Obrigada. Bjs…

    Responder
  48. Mariadu disse:
    05 de outubro de 2010 às 18:10

    Conheço o que voces chamam de talagarça como tela. Talagarça que aprendi a bordar na escola era uma tela de 4 a 5 fios entrelaçados, parecido com o etamine.Usava-se para bordar toalhas de mesa. Hoje infelizmente não existe mais. Mas há alguns dias atrás ganhei de uma amiga um pedaço de mais ou menos 1,5 m. da verdadeira talagarça.se conseguir tirar uma foto, vou postar no flikcr. Abraço.

    Responder
    • Claudia disse:
      05 de outubro de 2010 às 22:15

      Fiquei curiosa para ver. Quando tirar a foto, passa aqui de novo e avisa a gente!!

      Responder
  49. Natália disse:
    05 de outubro de 2010 às 18:42

    por acaso achei isso aqui e lembrei desse post, para aqueles que não gostão dos desenhos prontos porque não criar os proprios? http://fetherhd.deviantart.com/art/Feeling-Froggy-166976286?q=&qo=

    Responder
  50. Andrea disse:
    11 de outubro de 2010 às 21:02

    Olá, gostaria de saber onde podemos encontrar aqui em São Paulo as telas veras para bordarmos, alguém pode dar a dica? Minha maior dificuldade é encontrar telas diferentes ou quem as pinte…se puder me ajudar, agradeço…Andrea.

    Responder
    • Claudia disse:
      12 de outubro de 2010 às 13:06

      Pintada eu já vi no armarinho que fica perto do Metrô Santa Cecília. Mas ainda não conheci ninguém que pinte…

      Responder
      • Camila disse:
        24 de janeiro de 2011 às 11:40

        Olá meninas,

        Eu trabalho na Shop das Telas, e nós temos uma variedade de desenhos pintados, além disso vocês podem nos mandar uma sugestão de desenho que nós fazemos orçamento.
        Em nosso site vocês podem visualizar os motivos para bordar, todos pintados à mão:
        http://www.shopdastelas.com.br

        Entregamos em todo Brasil.
        sac@shopdastelas.com.br
        (41)3284-2998.

        Responder
        • M de Lourdes Q Feio disse:
          01 de março de 2012 às 18:03

          Camila foi ótimo ter lido o seu comentário!
          Aqui na minha cidade é bem trabalhoso para acharmos esses tipos de tela (talagarça já pintada).
          Já vou acessar o site!!!
          Obrigada pela dica e Abraços.

          Responder
  51. 27 de outubro de 2010 às 20:56

    Desde os 9 anos eu sempre fiz tapeçaria, já fiz muitos painies,tapetes, bolsas e mais um pouco.Só posso dizer, é delicioso.e riscar não é dificil,quem saber desemhar é mais facil ainda. com acrilex vc pode pintar o motivo e depois é só colocar o fio.

    Responder
  52. maria elizabeth lapenna riscalla disse:
    28 de outubro de 2010 às 21:42

    ola meninas, ja faz muito tempo que bordei em talagarça, na minha epoca de escola tinhamos aulas de artes e aprendi a fazer de tudo um pouco, bem diferente das escolas de hoje rsrsrs, e realmente e muito bom bordar, adoro fazer qualquer artesanato, vivo inventando moda, mas estão de parabens, bjs em seus corações

    Responder
  53. 22 de novembro de 2010 às 18:06

    @!!!!!!!!!!!!!!.angela, estou em estado de graça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!maravilha com seus trabalhos,emais ainda vc tem telas pra vender oq mto me interessa.vc tem o catalogo q possa me mandar para eu escolher?ficaria agradecida.eu comprava mto do rgds ……telasul, mas fechou. agora graças a deus encontrei outra,estou alegre , estou felis!!!!!!!!!!!!!!!!…………..deus lhe abençoe e lhe guarde para a alegria de todos nos…………….beijos …….senir………

    Responder
  54. marina disse:
    13 de dezembro de 2010 às 19:34

    minha mae é muito fã disso bj

    Responder
  55. Tânia Mariazia da Silva Pires Malav disse:
    16 de janeiro de 2011 às 20:10

    Aprendi a fazer tapeçaria na escola(faz tempo!!!!!!!!),hoje faço tapeçaria na talagarça lisa, tenho algumas revista, que é difícil de achar.Não gosto muito do arraiolo, faço mais os pontos rosinha, cruz duplo, cruz e kilim. Não faço para vender, faço para inha casa e de presente. Com as sobras, estou fazendo peso de porta.Tenho fotos das minhas telas, se queserem, posso mandar por e-mail.

    Responder
  56. angela disse:
    30 de janeiro de 2011 às 10:12

    Olá,faço tapeçaria e como moro no interior,CAXAMBU MG naõ tenho facilidade em encontrar telas pintadas para bordar. Estou procurando uma imagem de Saõ francisco de assis para uma cliente e naõ acho,gostaria tambem de paisagens,voces tem? É talagarça pintada para bordar.grata

    Responder
  57. steph disse:
    11 de fevereiro de 2011 às 12:00

    é bem mais facil usar a agulha propria http://3.bp.blogspot.com/_sXIFIuNXb08/SV4u0rUocKI/AAAAAAAAAJ4/hnRZSo65nnE/s1600-h/agulha+de+esmirna.gif do que a agulha sem ponta que foi mencionada no post… fikadika

    Responder
    • Claudia disse:
      12 de fevereiro de 2011 às 12:18

      que dica ótima! nunca tinha ouvido falar dessa agulha de esmirna, vou atrás! muito obrigada :-)

      Responder
  58. Elisabete disse:
    09 de março de 2011 às 21:15

    Gostaria de saber o endereço onde posso encontrar talagarça riscada para bordar com ponto rosinha e meio ponto. Fico no aguardo de uma resposta, e se possível para o meu e-mail. “bebete980@otmail.com”
    Um abraço.

    Responder
  59. Rosa Maria Nemecek disse:
    01 de junho de 2011 às 16:31

    Olá, depois de muitos anos resolvi fazer tapeçaria, já fiz 9 quadros. Aprendí na escola e achei que nunca iria ter tempo para essa pratica, minha mãe me colocou em uma escola com técnicas industriais pensando em me dar uma profissão mais tarde, agora depois de 40 anos estou aproveitando. É uma ótima terapia, recomendo!
    Abraços

    Responder
  60. SONIA REGINA disse:
    20 de junho de 2011 às 19:26

    Sempre bordei em talagarça,hoje tapeçaria, tenho quadros lindos fazem o maior sucesso,esta prevista uma exposiçao para agisto somente som minhas tela

    Responder
  61. Yêdda Francia Ayres disse:
    01 de novembro de 2011 às 21:16

    Boa-noite! Gosto muito de bordar, desde criança. Já fiz muitas ccoisas na talagarça e, aogara, depois de muitos anos, estou fazendo uma pala para vestidinho de criançã ou para camisola de dormir, que dou o nome de “ponto paraguaio”. É fácil e fica lindo.Depois de bordar o pano coma talagarça, essa é desfiada e a linha utilizada é “puxada”, até formar o desenho. Os pontos são retos ou verticais.

    Responder
  62. Luana Rmm disse:
    29 de novembro de 2011 às 22:00

    Olá,
    Amei o blog de vocês!!! Moro no Rio de Janeiro- RJ e estou procurando a muito tempo telas com desenhos para bordar em talagarça mas nunca acho!!! Vc poderia me dar dicas de onde achar isso!!
    Obrigada!

    Responder
  63. Sonia França disse:
    03 de janeiro de 2012 às 17:21

    Olá,meninas
    Adorei este blog e vou lhes contar
    um segredo..tenho pessoas na família
    que tem este tipo de bordado como principal
    fonte de renda.Agora mesmo eu estou fazendo
    uma pesquisa sobre material para mâo de obra,
    pois a minha sobrinha quer trabalhar por con-
    ta propria,no momento ela faz este bordados
    para um artesanato.Uma coisa é certa,nâo pensem
    que estáfora de moda,muito pelo contrario.Bjss

    Responder
  64. Sonia França disse:
    03 de janeiro de 2012 às 17:30

    Há,e existe também um site sobre
    este trabalho tão bonito,também chamado
    tapetes de arraiolo.O nome do site é
    casatapetesarraiolos.com/sp/indexsp.htm
    bjss!!

    Responder
  65. rhodhde disse:
    24 de janeiro de 2012 às 14:25

    boa tarde .sou louca pra aprender fazer esse bordado em telagarca é esse tb da pra fazer tapetes com ele por favor me resposta atraves do meu email se e este tb que da pra fazer tapete .obrigada

    Responder
  66. 26 de janeiro de 2012 às 09:46

    Bom dia!!
    Gosto muito desse tipo de trabalho, aprendi a fazer a 10 anos atrás, fiz vários trabalhos até pra presentear, (nem sabia que tinha esse nome rsrs…sempre pensei que fosse tapeçaria).
    Moro em Campinas, e só encontro essas telas em um bazar aqui, que foi onde aprendi.
    Hoje faço outros tipos de bordados mas tenho fotos deles no arquivo do meu blog.
    Bjus.
    Andréia

    Responder
  67. IONE disse:
    04 de fevereiro de 2012 às 09:38

    Meninas, achei o máximo voces resgatarem o bordado em talagarça.. sim, claro que me lembro disso.. era uma delícia , fiz muitos e muitos quadros em talagarça, me lembro de um principalmente com cenário de Ouro Preto, as ruas, as varandinhas, as flores, eu e minhas irmãs ficávamos horas a fio bordando… lembrando que naquela época nao havia netbook, celular, tv a cabo… internet… e além de fazer, colocava em moldura e ia para as paredes da casa toda, quando tambem dava para vender alguma telinha… mas me lembro que era muito, muito bom ver o resultado final.. abs…

    Responder
  68. Maria Benedita Vendinha disse:
    04 de fevereiro de 2012 às 14:20

    Olá meninas do SUPER.Claro que sei fazer o bordado em talagarça,mas gosto mais de fazer trabalhos em PONTO DE ARRAIOLOS,porque é mais bonito e muito mais PORTUGUES.
    Mas eu gosto de tudo que seja agulha e linha.
    Um abraço aqui da mais linda cidade da europa…Lisboa
    Da amiga
    Maria Benedita

    Responder
  69. Marale disse:
    17 de fevereiro de 2012 às 17:38

    Já bordei bastante em tela, e também pintava as minhas telas com moldes de ponto cruz. Bordava vários pontos não me lembro os nomes agora, sei do rosinha, kilin, cruz duplo e o que mais gostava de fazer não consigo lembrar o nome parece o ponto cruz só que com uma cruzada a mais. Fiz almofadinhas para porta, tapetes e tenho até hoje um quadro que pintei e bordei para a chegada da minha primeira filha, hoje com 12 anos. aqui tem muita poeria então mandei emoldurar com vidro, sei que não é o usual mas ficou joia.
    Acho ótimo esses resgates das artes manuais.
    Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.

    Responder
  70. TERESINHA ALALDIO DO MONTE disse:
    08 de julho de 2012 às 12:52

    Oi pessoal, que bom encontrar pessoas que conhecem e bordam quadros, desde os ano 70 que eu bordo quadros, já vendi vários, presenteei e, continuo bordando, afinal de contas QUEM NÃO PINTA, BORDA!tenho uns sete prontos só faltando colocar molduras.
    Se vocês me visitarem no meu facebook terão a oportunidade de conhecer meus quadros meu face: Teresinha Monte.
    Adorei esse cantinho, pois nunca tive com quem compartilhar essa minha ARTE….
    Beijos…… me procurem…. tô esperando…..

    Responder
  71. fabiana disse:
    02 de agosto de 2012 às 12:59

    gostaria de saber o endereço da loja da penha

    Responder
  72. fabiana disse:
    02 de agosto de 2012 às 14:28

    gostaria do endereço da loja Penha, telefone

    Responder
  73. Rosa disse:
    08 de maio de 2013 às 11:38

    Olá pessoal, poderia me informar onde compro tela de talagarça pintada em São Paulo?

    Abraço,

    Responder
    • Claudia disse:
      10 de maio de 2013 às 00:00

      Tem um armarinho na rua das Palmeiras, perto do metrô Santa Cecília, que vende!

      Responder
  74. Gláucia disse:
    21 de maio de 2013 às 10:49

    Olá sou artesã e bordo em tela de talagarça é muito lindo,tenho muitas peças e inclusive tenho fotos no meu facebook qualquer coisa que se interesse me mande um e-mail que concerteza te responderei.Há e não deixe de ver meus bordados em talagarça são lindodooo

    Responder
  75. Barbara disse:
    15 de agosto de 2013 às 18:42

    Ola, num mundo eletrônico infantil, queria dar de lembrancinha uma talagarça riscada para as crianças bordarem. Porem só acho kits caros e para comprar em quantidade não dá. Vocês teriam uma dica de onde comprar no atacado? (Bras, Bom retiro, 25 de março)? Aguardo uma dica pois a festa está chegando…. obrigada!

    Responder
    • Claudia disse:
      22 de agosto de 2013 às 18:36

      Bárbara, por atacado não sei. O armarinho que fica na Rua das Palmeiras perto do metrô Santa Cecília vende a um bom preço!

      Responder
      • Barbara disse:
        10 de setembro de 2013 às 15:38

        Obrigada.
        Você lembra o nome do armarinho ou referencia de numero ou outra referencia? Vou tentar ir ate lá…

        Responder
  76. Claudia Dantas disse:
    24 de dezembro de 2013 às 01:30

    Nossa, fiz sim quando era criança, uns oito ou nove anos de idade! Me trouxe uma boa lembrança de quando tudo era tão simples e a gente se divertia com tão pouco! Delícia! Beijos!

    Responder
  77. Maria Aparecida Custódio Matta disse:
    18 de setembro de 2014 às 17:01

    Oi, achei super legal o assunto sobre talagarça, porque há alguns anos havia bordado vários tapetes pra minha filha, em arraiolo. Depois passou-se um tempo e não peguei mais, só agora resolvi bordar novamente, pois é uma terapia que me faz muito bem, só que tenho encontrado dificuldade em achar as telas de talagarça já pintadas para bordar, se vc tiver alguma indicação ficarei agradecida. Atenciosamente. cidinhamatta@gmail.com

    Responder
  78. FREDMARA DA SILVA TORRES disse:
    16 de dezembro de 2014 às 20:47

    EU AMO BORDAR TAPEÇARIA REALMENTE É UMA TERAPIA., INFELIZMENTE EM JEQUIÉ, BA CIDADE ONDE MORO ATUALMENTE EU NÃO ENCONTRO TALAGARÇA JÁ PINTADA PARA BORDAR NEM REVISTAS COM GRÁFICOS PARA TAPEÇARIA. ONDE POSSO ADQUIRIR ESTAS TALAGARSAS JÁ PINTADAS OU MESMO REVISTAS COM ESTES GRÁFICOS? ESTOU QUERENDO FAZER UM QUADRO PARA MINHA SALA, MAS NÃO TENHO SUGESTÃO ALGUMA PORQUE AS REVISTAS QUE POSSUO NÃO TEM QUADROS A NÃO SER PARA QUARTO DE CRIANÇA.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»