27 out 10
outras técnicas
Meu segundo bordado em talagarça
por Claudia

Esquilo de talagarça

Lembram que faz um tempinho a gente perguntou quem sabia o que era – e se já tinha feito – talagarça? Pois bem. Depois de milênios sem praticar (desculpem o exagero, mas hoje acordei com a sensação de que minha infância aconteceu há tudo isso mesmo), comprei uma tela de criança e resolvi experimentar este tipo de bordado mais uma vez. Que na verdade só tinha feito uma vez na vida e mesmo assim ficou incompleto – porque de criança eu não tinha paciência para essas coisas.

Mas esse esquilo me animou. Comprei o kit em um armarinho em Paris, numa lojinha muito legal (depois eu pego o nome e coloco aqui – queme stiver pensando em ir para lá vale a pena visitar!). A compra foi totalmente por impulso, afinal eu não *preciso* de uma tela de talagarça com desenho de esquilo. Mas na hora me deu um certo saudosismo, uma vontade de voltar a fazer e também achei raro ver um desenho tão bonitinho nesse tipo de tela. Pensando bem, até que foi uma compra racional – se não eu nem teria três bons argumentos para justificar. Na foto aí de baixo dá para ver o kit aberto – ele vem com tela, fios 100% lã, tudo nas cores e tamanhos certos e também uma agulha de plástico.

Esquilo em talagarça Esquilo em talagarça

Agora o mais genial de tudo foi essa agulha que veio junto com o kit! Primeiro, por ser de plástico e sem ponta afiada – bem adequada ao público-alvo do produto, as crianças. E segundo, pelo jeito que essa agulha funciona… Ela é dobrável: você “aperta” para alargar e facilitar a passagem do fio pelo buraco. Alguém já tinha visto algo parecido? Eu achei sensacional. Estou tomando muito cuidado para não perder e não quebrar.

A lã é do tipo “paratapet” e veio na medida e nas cores certas.

Como funciona a agulha

Agora deixem eu contar o mais engraçado. Comprei esse kit na véspera de voltar de viagem. Arrumando a mala para voltar, tive a ideia de carregar o kit na bolsa porque daí poderia bordar no aeroporto e no avião, para passar o tempo. Como a agulha ainda era de plástico, isso não seria nenhuma fonta de problemas com segurança, controle de bagagem de mão, etc.

Esquilo em talagarça Esquilo em talagarça

Com *muito* tempo de sobra, li as instruções para relembrar como fazer o ponto básico. Depois engatei e saí bordando e bordando, isso entre uma fila e outra e depois dentro do avião. E assim foi indo até que terminei o projeto antes de chegar em casa. Se eu tivesse mais uma tela, com certeza teria devorado também… Recomendo o passatempo!

Esquilo em talagarça Esquilo em talagarça

E ficou *quase* assim! No último minuto desisti fundo branco – achei que estava muito morto. Então desfiz toda a parte do fundo, em SP comprei uma nova lã azul e bordei novamente. Achei que um fundo conttrastante deu muito mais destaque ao esquilo. A moldura veio de um quadrinho pronto que comprei em promoção por 5 reais! Tirei a gravura que veio junto e enquadrei sozinha mesmo.

Esquilo em talagarça

Meu próximo plano nessa técnica é aprender a riscar tela. Já tive várias ideias, só preciso aprender a transpassar de um jeito que funcione bem – além de acertar a pintura na tela. Se eu me der bem, volto aqui para ensinar a vocês! Desejem-me sorte, hehe

51 ZigZags
  1. Daniela disse:
    27 de outubro de 2010 às 05:58

    Lindo! Adorei! Parabéns! E boa sorte, quero aprender tb! :)

    Responder
  2. Gih disse:
    27 de outubro de 2010 às 06:36

    Oiie, eu amei o post, o blog e tudo mais! Você esta de parabéns!
    Estou seguindo, pode me seguir?

    gehegih.blogspot.com

    Antes de entrar la no meu blog vou explicar um pouco do que falamos… Somos 4 amigas (Geh,Gih,Mel e Tah) e estavamos cansadas desses blogs que falam de uma coisa só. Entao criamos o “Garotas do Blog”, la a gente fala de tudo… moda,fofoca,dicas,garotos, series, filmes, etc… Esperamos que goste (:

    Beijinhos
    Giih

    Responder
  3. Cecília disse:
    27 de outubro de 2010 às 08:15

    Ficou uma graça, esse tipo de bordado lembra muito minha infância e as paredes da casa das tias mais prendadas!
    Pena que por aqui não se encontram agulhas de plástico, já procurei muito (acabei substituindo por uma agulha bem grossa para usar com as crianças). Vou acompanhar suas experiências para riscar a tela, já fiz algumas tentativas sem tanto sucesso… como faço oficinas e kits infantis, acabei propondo um kit “genérico” (com impressão em silk p&b em uma tela mais fina), a criançada curte. Boa sorte nos riscos!

    Responder
  4. Lili disse:
    27 de outubro de 2010 às 08:18

    Ficou lindo! Adorei o quadrinho. O risco é muito fofo. Eu comprei uma tela pra minha filha mas não sei dar o ponto. Tentei fazer em ponto cruz mas ficou esquisito. Como é esse ponto? Essas telas que a gente compra mas não vem com nenhuma explicação… Bjs

    Responder
    • Angélica disse:
      27 de outubro de 2010 às 14:13

      Lili, acho que o ponto que a Claudia utilizou foi o meio ponto ou ponto meia (cada pessoa chama de um jeito) que é nada mais nada menos que meio ponto cruz. Ao invés de ir e voltar na mesma carreira como no ponto cruz, você só faz a metade do ponto, ou seja, só “vai” e quando terminar a carreira troca a agulha de posição para “voltar” pela carreira de cima ou de baixo e manter o ponto no mesmo sentido. Se precisar de mais alguma dica entre em contato (atelier.angelsdream@uol.com.br).
      Beijos, Angélica.

      Responder
  5. Márcia disse:
    27 de outubro de 2010 às 09:05

    Ficou uma graça esse quadrinho, bem vintage, me fez ficar com vontade de bordar talagarça, lembrança dos tempos de criança, será que existem riscos legais para bordar, se souberem me avisem, eu quero fazer. Tudo de bom!!!

    Responder
  6. 27 de outubro de 2010 às 09:26

    Ficou tão fofo!! Quando eu era menina eu bordava sempre nas férias! Nunca mais fiz, agora que vi, fiquei com vontade…Bjs!!

    Responder
  7. judite disse:
    27 de outubro de 2010 às 11:16

    LIndo, lindo, tambem me lembrou a infância.
    Bjs
    jud-artes

    Responder
  8. Neyva disse:
    27 de outubro de 2010 às 12:52

    Achei mto fofo esse bordado, relembrei uma tela que tinha na primeira casa que morei,eu ainda era pequena.
    Meninas no super ziper, gostaria de sugerir um post especial de natal, onde nós leitoras façamos o nosso enfeite de natal pra nossa casinha, e no final as imagens seriam publicadas aqui. que tal?!

    Responder
  9. Larissa disse:
    27 de outubro de 2010 às 13:23

    Primeiro morri de inveja pq tu estava em Paris, segundo achei muito lindo teu esquilo, com azul ficou bem melhor.

    Responder
  10. Li disse:
    27 de outubro de 2010 às 13:49

    Oi! Acabei de chegar no blog se vocês! Li sobre vocÊs em uma matéria sobre DIY na revista Galileu de novembro e corri pra procurar! Preciso dizer que amei tudo por aqui? Agora daqui ninguém me tira.Ha!

    Vocês inspiram!

    Parabéns e beijos!

    Responder
  11. Elis Rejane dos Passos disse:
    27 de outubro de 2010 às 13:56

    Ficou muito lindo *-*
    Uma amiga minha vai ter bebê na metade de novembro e estou pensando em fazer um quadrinho desses pra dar pra ela..
    Vi teu blog pela primeira vez ontem e estou encantada. Faço tricô, croche e bordado, mas tudo no amadorismo..hsuihsiu.. e adorei as tuas dicas. A propósito, peço perdão pelo ignorância, mas não posso deixar de perguntar. Assisti um video onde você ensina a fazer tricô em triangrulo.. para que seria exatamente?? Procurei na internet e não encontrei.
    Grande beijo e assim como a pessoa do comentário acima, morri de inveja porque tu estava em Paris.

    Responder
  12. Angélica disse:
    27 de outubro de 2010 às 14:08

    Claudia, amei a agulha de plástico! Realmente é um achado, viajei no mês passado e não pude levar nada para fazer no avião, foi um tédio ficar só na palavra cruzada… Lá no meu atelier a talagarça continua de vento em popa! Tenho uma cliente de Natal – RN fidelíssima, acabei de despachar 5 telas de almofadas (52cm x 52cm) para ela pelo correio e estou finalizando uma encomenda de outras três almofadas na próxima semana. Se quiser dar uma olhadinha, verifique o meu blog na categoria tapeçaria http://atelierangelsdream.blogspot.com, tenho várias coisas legais por lá!
    Beijos e mais uma vez obrigada por divulgar a talagarça, um trabalho tão gostoso!
    Angélica.

    Responder
  13. Deise E V Garcia disse:
    27 de outubro de 2010 às 15:37

    Quanto a passar o desenho desejado para a tela, tenho uma sugestão: passe como se fosse bordar ponto cruz. Com a canetinha hidrocor, dando assim o colorido e a forma desejada.
    Com pequenos pontos, vá dando a forma do desenho. bjs,Deise

    Responder
  14. Lilian disse:
    27 de outubro de 2010 às 18:34

    Amei!
    Meus primeiros bordados foram em talagarça!
    Que saudades!!

    Responder
  15. Nadja G. disse:
    27 de outubro de 2010 às 19:04

    vocês mostram coisas lindas. Deviam fazer uma lojinha! Beijos

    Responder
  16. 27 de outubro de 2010 às 20:47

    Muit interessante essa agulha. Eu nunca tinha visto. Quanto ao seu trabalho, ficou muito fofo, eu adorei!
    Beijos
    Jussara

    Responder
  17. Tatiana disse:
    27 de outubro de 2010 às 22:27

    Também adoro passatempo desse tipo pra aeroporto e avião. Faz a viagem e, principalmente, as esperas ficarem bem menos longas. E, caramba, que agulha maneira, né? Nunca tinha visto igual. Por que não vendem delas avulsas, não? Ia ser demais!

    Responder
    • Claudia disse:
      01 de novembro de 2010 às 19:23

      Achei ótimo fazer isso na viagem, passou rapidinho! E a agulha…. nem me fale! Quero outra :-)

      Responder
  18. Jubs disse:
    27 de outubro de 2010 às 22:29

    Minha nossa,quando eu vi nem acreditei aprendir meus primeiros pontinhos através da talagarça:)
    ficou lindo esse quadro!!

    bjos

    Responder
  19. deborah disse:
    28 de outubro de 2010 às 02:00

    ahhhh! eu fazia isso quando era criança, mas minha vó chamava de quilinho.

    Responder
    • Claudia disse:
      01 de novembro de 2010 às 19:22

      Nunca ouvi esse nome. De que lugar é sua avó?

      Responder
  20. Anelise K. disse:
    28 de outubro de 2010 às 06:31

    Legal, talagarça é ótimo para passar o tempo e é terapêutico. Tenho uma irmã down e costumo preparar as telas para ela – é só pegar um kit de canetinhas e marcar com pontinhos nos lugares certos. às vezes quando quero um desenho diferente, sem gráfico, coloco o desenho feito a mão ou o próprio objeto (uma vez foi uma borboleta que apliquei num moleton) embaixo da tela e vou marcando. Muito fácil e relativamente rápido. sucesso!

    Responder
    • Claudia disse:
      01 de novembro de 2010 às 19:21

      Não tinha pensado em usar canetinhas, bem pensado! Quase fui comprar tintas nas cores das lãs…. E adorei a ideia de aplicar em moleton. Obrigada!!

      Responder
  21. 28 de outubro de 2010 às 07:49

    Lindoooooooooooooooooo!
    Se vc mostra isso antes de voltar, ia ter que pagar por bagagem extra, pois ia ter que trazer uns 50. Muito lindo mesmo. Parabéns!

    Responder
  22. judite disse:
    28 de outubro de 2010 às 17:03

    Olá Queridas,
    Como já comentei acima este tipo de bordado me lembra aqueles tempos que a gente não se preocupava com nada, tudo era festa!
    Já viram prendedores de roupa forrados com tecido?
    Espia lá no meu blog.
    Bjsss
    jud-artes

    Responder
    • Claudia disse:
      01 de novembro de 2010 às 19:18

      Oi Jud, vi seus prendedores!! Ficaram lindos lindos, deu vontade de fazer :-)

      Responder
  23. Helen Miranda disse:
    28 de outubro de 2010 às 20:25

    Que coincidência! Ontem eu estava na casa de uma prima e vi um quadrinho de cachorrinho… fui ver de perto e percebi que era um tipo de ponto… até pensei que fosse de ponto cruz, mas agora percebi que é talagraça. Não perguntei para ela porque acho que foi feito pela minha tia que é falecida e era crafteira de mão cheia.

    Responder
  24. 29 de outubro de 2010 às 18:27

    Me fez lembrar uns quadros que tinham na casa do meu pai…rsrs…Minha avó fazia isso..Achava tão fofinho e como era pequena eu queria brincar com os quadros..rsrs..
    =1

    Responder
    • Claudia disse:
      01 de novembro de 2010 às 19:15

      Tinha um de flores no corredor da casa da minha avó, eu também adorava!

      Responder
  25. 29 de outubro de 2010 às 22:41

    Claudia, quando estive na Itália vi vários kits craft para crianças. Vi kit de bordado, de costura, ponto de cruz. E o mais legal: tudo isso estava em loja de brinquedo, na parte das meninas!!!

    Meu marido me viu babando nas prateleiras e resolveu me presentear com um! O meu é um kit para fazer uma almofadinha com a cara da Hello Kitty (sim, licenciado pela Sanrio). Dentro veio uma agulhona de plástico, parecida com a sua. E os buraquinhos para costurar já estavam prontos para facilitar a passagem da agulhona e da lã, usada no lugar da linha tradicional.

    Infelizmente, não tive essa sua idéia bacana de levar meu kit para o avião, mas na próxima viagem já estarei mais esperta!

    Beijo,
    Viviane Basile
    http://www.ateliebasile.com

    Responder
    • Claudia disse:
      01 de novembro de 2010 às 19:14

      Almofadinha da HK é um luxo, hein? Alguém podia ter essa ideia e voltar a vender esses kits como brinquedos no Brasil.

      Responder
      • Cecília disse:
        01 de novembro de 2010 às 23:20

        Tenho um ateliê onde faço kits infantis/ brinquedos desse tipo e é muito interessante constatar a curiosidade das crianças em torno dos fazeres manuais pois é próprio da infância querer saber “como faz” e se lançar em atividades faça-vc-mesmo. Desde enfiar a linha na agulha até o arremate do ponto, tudo é descoberta para os iniciantes, um verdadeiro estímulo a iniciativa e autonomia.

        Responder
  26. paula disse:
    30 de outubro de 2010 às 20:44

    olá!
    que blog interessante recheado de ideias lindas!
    obrigada pela partilha.
    bjo

    Responder
  27. Dri disse:
    30 de outubro de 2010 às 21:01

    Amei o post!!!!
    Passa no meu blog depois:
    http://chatadescarpin.blogspot.com/
    Vou entrevistar a Isabella Fiorentino hoje!
    bjos

    Responder
  28. Adriana Sena disse:
    01 de novembro de 2010 às 19:10

    Fui no armarinho esse sábado aqui em Fortaleza e vi um monte de telas desse material. Tinha até uma versão “A última ceia” de Leonardo da Vinci! Comprei um quadrinho bem pequenininho de flor p/ tentar. A agulha q me venderam é sem ponta e mais grossinha. A vendedora disse que se usar linha de bordado ao invés de lã, dá até para fazer ponto cruz. :) Adorei o fundo azul do esquilinho!

    Responder
  29. adriana disse:
    04 de novembro de 2010 às 10:18

    olá tudo bom tenho 10 anos queria muito aprender vazer telinhas p/ meu quarto mais não entendo se o ponto cruz ou etec…são igual para fazer a telinha. bjos e muito obrigada pela sua comprienção

    Responder
  30. 23 de novembro de 2010 às 00:24

    ja fiz varios trabalhosen gobelin.amo depaixao ogobelin.aprendi com minha mae e no colegio sta marcelina em muriae onde estudei.como era bom.a IRMA JEZUINA UMA ITLIANA PRENDADISSIMA super carinhoza aquem eu mto devo.hoje ja com meus80 anos tento passar para minhas filhas…..gosto mto de paisagens,cisnes, passaros e flores……………JESUS LHE ABEÇOE ………………….

    Responder
  31. Susana Delvan disse:
    25 de novembro de 2010 às 11:00

    Nossa ficou muito fofo!!! Tinha pensado nessa possibilidade de usar canetinhas também, dá pra inventar muita coisa legal!!!
    Bjs
    http://www.susanacroche.blogspot.com

    Responder
  32. Flor disse:
    14 de junho de 2011 às 13:10

    Oi, adorei o bordado, e amei a agulha, vc poderia me dizer a marca do kit? Brigada

    Responder
  33. Cecília disse:
    30 de agosto de 2011 às 18:35

    Oi eu gostaria de aprender a bordar em talagarça será que alguém pode me ensinar?

    Gosto muito desse site tem muitas coisa interessantes.

    Obrigada
    Cecília

    Responder
  34. Cecília disse:
    30 de agosto de 2011 às 18:38

    Se alguém puder me explicar alguma coisa de bordados em talagarça mei email é:

    mceclia_martins@yahoo.com.br

    Responder
  35. Eliane disse:
    26 de outubro de 2011 às 15:25

    também gosto muito de bordado em talagarça. mas assim como vc gostaria de aprender a desenhar o motivo na talagar;ca e depois bordar. Voce tem alguma dica?

    Responder
  36. Luana Rmm disse:
    30 de novembro de 2011 às 16:28

    Olá!!
    Moro no Rio de Janeiro – RJ e tenho 11 anos.
    Recentemente lembrei das tais talagarças quando estava procurando por bordados na internet e vi o blog de vocês. Achei muito interessante tudo o que está aqui!!! Desde os textos super bem- desenvolvidos ao papel de parede do jogo que eu amava jogar quando era menor!
    Estou de férias e vejo que eu não tenho muitas opções de lazer por aqui no Rio em que possa estar em casa com meus parentes, então resolvi pegar o dinheiro que junto desde o começo do ano em meu cofrinho e comprar com ele algumas talagarças bonitas!!!
    Mas mesmo procurando avidamente e revirando o Rio de cabeça para baixo, eu e minha mãe não encontramos nada! Então queria fazer uma pergunta: Sabem aonde posso encontrar armarinhos, lojinhas ou sites que tenham empresas aqui no Rio??
    Agradeço pela atenção!
    Obrigada.
    Aguardo resposta.

    Responder
  37. elane ribeiro disse:
    20 de março de 2012 às 17:35

    eu moro em belo horizonte e não stou encontrado pra comprar a tela em talagarça e não stou encontrado pra comprar vc pode me ajudar.

    Responder
  38. Patrícia Barros Margarido disse:
    14 de abril de 2012 às 00:31

    oi, Claudia
    Por favor, você teria um catálogo das suas telas de talagarça para eu encomendar ?
    Gostaria saber se vc pinta escudos de times de futebol (Flamengo (eca) para o meu marido), São Paulo (para mim) e da Portuguesa (para presente)…
    Obrigada pela atenção e por resgatar uma técnica de artesanato tão prazerosa e infelizmente, esquecida e desprestigiada …

    Responder
  39. Edna disse:
    25 de abril de 2012 às 17:17

    Ola…estou eu aqui….tentando bordar…amei seu trabalho…perfeito…parabéns.
    gde abraço

    Responder
  40. Zélia disse:
    26 de julho de 2012 às 18:08

    Adoro!!
    Estou tentando aprender!
    Difícil por aqui é encontrar o material!!

    Responder
  41. Angélica disse:
    07 de maio de 2013 às 10:57

    Claudia, por favor, vou a Paris em julho e gostaria da sua dica de armarinho para o meu dia de compras craft! Será que você ainda tem o nome da loja que comprou a telinha de esquilo? Outra pergunta, não teve problema com a agulha durante o vôo? É permitido levar objeto pontudo, ainda que de plástico? Obrigada, um beijo!

    Responder
  42. MARIA DE FATIMA MORAES disse:
    05 de março de 2014 às 21:43

    gostaria de saber onde compro em Sao Paulo – capital, material de fazer TAPEÇARIA, LINHA PARATAPET, AGULHA MÁGICA. ETC. FICAREI GRATA POR UMA RESPOSTA.

    Responder
  43. 08 de março de 2014 às 00:26

    Adorei o motivo do tapete, não sei se é um castor ou um esquilo mas está bonito, legal e simpático. Preferiria que o motivo estivesse desenhado num papel com quadradinhos do que olhar ele pronto na tela, mas mesmo assim consegui bordar e ficou igual. Parabéns a este site e a esta página. Meu nome é Alexandre Dias de Macedo Torres, Caçapava do Sul-RS. alexandretorres76@hotmail.com. Data: 08/03/2014, Horário: 00:26.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»