30 nov 10
fashion
Como esconder uma marca?
por Claudia

Marca a mostra

Isso já aconteceu com vocês? Comprar uma roupa e detestar muito um detalhe pequeno. Comigo acontece muito – e o pior é que quem me acompanha não entende a minha encanação. Mas como sou adepta das customizações, na maioria das vezes eu levo a roupa já pensando em como eliminar, esconder ou fazer modificações naquele “pequeno” mas chamativo detalhe.

Vejam por exemplo esta camiseta cinza. Eu estava doida atrás de uma camiseta dessa cor, com esse tipo de algodão. Quando achei fiquei realizada. O problema é que tinha esse mini-logo estampado no peito – apesar de que teoricamente era super discreto. E quando eu provei a blusa tinha a impressão que todo mundo iria reparar nele. Mas como estava difícil de achar, eu levei mesmo assim. Sabia que em casa eu daria um jeito.

Apliques 4 opções

Abri minha super caixinha de costura a procura de bordados, fitas e outros detalhes que poderiam servir de aplique para esconder o desenho. Vejam como ficaram as minhas simulações. Eu testei:
. uma renda de lycra em formato de coração; cortei os excessos e só deixei o “miolo”
. uma flor de renda de algodão; deixei só a flor – tirei o “pingente”
. um rebite com pedrinhas, de frente
. o mesmo rebite, mas virado no verso

Achei que a ideia do coração era boa, mas o acabamento deixaria a desejar. A flor ficou chamativa demais, então acabei ficando com a pecinha de metal. O que vocês acham?

Camiseta cinza, final!

DETALHE: costurei o aplique com uma linha de seda, bem fininha, quase invisível, para que ficasse bem discreto. Alguém sabe se esse tipo de linha ainda existe para vender? Esse daí veio de brinde em uma latinha de costura que eu arrematei em uma feira de antiguidades.

O legal dessa ideia é que ela também serve para esconder manchinhas indesejáveis (gordura, caneta, cândida, etc.) e furinhos ou pequenos defeitos.

Queremos saber o que vocês fazem nesses casos. Mais alguém com mania de customização aguda?

47 ZigZags
  1. C.Shida disse:
    30 de novembro de 2010 às 01:38

    Que bacana que ficou a camiseta!
    Já “camuflei” um buraquinho que a Lelê fez numa blusinha (não sei como) pregando um botãozinho de coração ♥

    Responder
  2. 30 de novembro de 2010 às 09:02

    Minha mania de customização é com camisetas básicas. Tenho algumas pretas, lisas, da Hering, que eu fiz decote / cola, manda bufantinha, acinturado, etc. Fica muito diferente e legal de usar, parecendo uma blusinha estruturada.
    Bjs,

    Responder
    • Claudia disse:
      01 de dezembro de 2010 às 00:32

      fazer manga bufante e’ uma boa, preciso aprender!!

      Responder
  3. Ashen Lady disse:
    30 de novembro de 2010 às 09:02

    Recentemente apliquei renda nas laterais de uma blusa onde apareceram uns buraquinhos. Ficou na moda e ganhou mais algum tempo de vida.

    Responder
    • flavio andrade disse:
      05 de março de 2012 às 21:28

      vc poderia colocar fotos para a jentever

      Responder
  4. 30 de novembro de 2010 às 09:33

    Adorei! Hehehe
    Boa idéia!

    Responder
  5. marta alves disse:
    30 de novembro de 2010 às 09:37

    Sou maníaca total! Acho que não tenho uma peça que não tenha um detalhe pessoal.Como trabalho com tinta sempre acabo manchando minhas roupas, então dá-lhe renda, flor, croche, carimbo etç….
    Adoro!!

    Responder
  6. Gizel disse:
    30 de novembro de 2010 às 11:09

    Ai, eu sempre fui assim e tambem era incompreendida :( minha mae perguntava “por que comprou entao”? hihi Continuo com essa coisa de mudar comprimento, tirar gola etc ate hoje mas agora se chama customizar ne? Eh mais in.

    Responder
    • Claudia disse:
      01 de dezembro de 2010 às 00:31

      esse “porque comprou entao?!” ja’ virou um classico, rs

      Responder
  7. Nara disse:
    30 de novembro de 2010 às 11:34

    Eu já cobri pequenas marcas de loja com botões, apliques termocolantes. também reduzi alguns decotes fazendo uma preguinha bem na frente.
    Sobre a linha, eu tenho a Invisível da Costuratex. Seria esta?
    http://flic.kr/p/8XmuXW
    bjs!

    Responder
    • Claudia disse:
      01 de dezembro de 2010 às 00:30

      oi nara nao conhecia essa linha. mas ela parece ser “dura” – ou ela e’ bem flexivel? a vantagem da de seda e’ que e’ muito macia, parece um algodaozinho desfiado… bj

      Responder
      • Nara disse:
        03 de dezembro de 2010 às 00:03

        Oi Claudia, ela é parecida com uma linha de pesca, só que bem fininha. É leve, flexível, mas não é macia. Acho mesmo que é um pouco difícil trabalhar com ela, mas eu não conhecia outra alternativa. Até agora. ;) bj

        Responder
  8. Regina disse:
    30 de novembro de 2010 às 11:53

    oi linda vim deixar meu carinho a vc como eu sou mas do q sua seguidora aqui estou te convido a dar uma passadinha no meu catinho que postei as coisinhas fofas `q fiz ao meu bebezinho o Lucas te deixo um beijao ta

    Responder
  9. Priscila disse:
    30 de novembro de 2010 às 13:10

    Myto bacana…
    To com um problema assim pra resolver… afinal é uma super mancha numa blusa que é deliciosa de usar e agora tô afim de usar ela pra trabahar… pensei em pintar… costurar alguma coisa…. mas enfim… tenho que pesquisar.

    Responder
    • Tassi disse:
      30 de novembro de 2010 às 21:55

      Olá! dia desses consertei uma blusa manchada com agua sanitaria com a propria autora da mancha, amarrei a blusa com barbante e deixei por uns minutinhos de molho na agua sanitaria deluida em um pouco de agua, ficou otima, estilo Tay Day, e ninguem diz que é uma blusa que estava condenada…

      Responder
  10. Carol M disse:
    30 de novembro de 2010 às 13:24

    Cara, finalmente alguém que me entende :D
    Lá em casa eu e minha mãe sempre fomos relutantes em jogar roupa fora. Então quando alguma delas furava ou acontecia algo pequeno, a gente fazia bordado para disfarçar. Como a gente adoooora bordado, acabava achando mais bonito depois do que antes (geralmente escolhíamos flores e faziamos com linha de bordado e crochê).
    Manchas e coisas do gênero eu prefiro tingir a blusa. Amo tie-dye e acho que uma blusa manchada é uma desculpa perfeita para colocar novas idéias de nós em prática.

    Já no caso dessa blusa ai, eu tentaria de início desmanchar o bordado… Não sei se conseguiria, mas seria minha idéia inicial :)

    bjs!!

    Responder
    • Claudia disse:
      01 de dezembro de 2010 às 00:28

      eba, mais uma do time! e entao… o problema dessa blusa e’ que a marca nao era um bordado, mas uma estampa – so cobrindo por cima mesmo ;-)

      Responder
  11. 30 de novembro de 2010 às 13:57

    Curti!
    Mas ó, no Carrefour vende camiseta da Hannes e tem alguns modelos de baby look. :)

    Responder
  12. Janaina disse:
    30 de novembro de 2010 às 16:57

    Precisava disso, um tempo atrás…

    òtima ideia!

    Beijão

    Responder
  13. 30 de novembro de 2010 às 20:27

    Adoreeeeei.

    Tbm detesto essas marquinhas :S

    Responder
  14. Meiry Marinho disse:
    30 de novembro de 2010 às 21:54

    A camiseta ficou ótima. Ah, e como eu amo esse blog, rs. Acho que quase todos os dias passo por aqui. Quanto a linha invisível existe uma que se chama linha mágica, eu usei muito quando bordava camisetas, ela fica bem transparente, é de retrós, igual linha de costura. Espero ter ajudado. Beijos.

    Responder
    • Claudia disse:
      01 de dezembro de 2010 às 00:27

      nao conheco, mas vou procurar na proxima visita ao armarinho. obrigada pela dica!

      Responder
  15. Raquel disse:
    30 de novembro de 2010 às 22:57

    Olha, eu cresci vendo minha mãe consertar manchas e furinhos com materias assim! Acho que o pior foi um sobretudo de lã, que foi furado por um cigarro alheio… Mas colocamos a etiqueta do casaco por cima (era discretinha) e hoje super parece que ele foi feito assim…

    Responder
    • Claudia disse:
      01 de dezembro de 2010 às 00:26

      furo de cigarro alheio ninguem merece…..

      Responder
  16. Tânia-De Pato Pra Ganso disse:
    01 de dezembro de 2010 às 09:29

    Olá gurias. Sou gordinha, então minhas camisetas furam sempre na frente; aí faço aquela aplicação de flor por trás da malha, recorto na frente, onde estão os furos e arremato com ponto de alinhavo miudinho. Fica bem bonitinha.
    Bjks

    Responder
  17. Val disse:
    01 de dezembro de 2010 às 13:38

    Olá meninas!
    EU tbm curto customizar, ainda mais agora que estou no curso de design de moda. Aff! a cabeça já fervilhava sendo artesã, agora futura designer, ninguém me segura. Semana passada fiz sabe o quê??? FIz uma limpa no meu guarda-roupas, e antes quando eu fazia o limpa, ia tudo ou pro lixo ou eu doava, agoraaaa eu penso antes de me desfazer daquela peça de roupa que as x até ainda tem a etiqueta da loja e penso o que eu poderia fazer com ela? porque eu ainda não usei? Talvez se eu cortar aqui um pouquinho fique melhor. Se colocar uma sianinha ou uma renda fique mais bonitinha…sei lá….fiz isso com dois vestidos na semana passada, e ainda levei mais 6 peças para a costureira apertar ou diminuir o tamanho, mas só porque eram costuras mais elaboradas que eu ainda não me intrometo a fazer. Eu acho isso muito legal, estou indo viajar semana que vem, deixei um monte de roupas na casa de Lisboa, já tava pensando em me desfazer delas todas, porque afinal a gente vai mudando o estilo naturalmente e aprendendo coisas que combinam melhor, etc. Já vou fazer o limpa por lá tbm e ver o que posso aproveitar. Os tecidos de lá são super gostosos e muito bons, algumas x melhores que os daqui. Seria burrice não customizar alguma coisa.
    Enfim, me prolonguei demais. Tens mais uma customizadora no teu clube das customizantes imcompreendidas! =)
    Beijo!

    Responder
  18. Maria de Fatima disse:
    01 de dezembro de 2010 às 18:14

    Ja costumizei varias coisas,mas a mais legal foi uma meia preta que tinha costura ,iguais aquelas antigas tipo anos 50.Acho que era fabricada pela Dantelle( acho eu).Eu usava com o uniforme da companhia aerea que eu trabalhava.Todo mundo achava o maximo a meia, charmosa.Um dia, um furo bem no tornozelo do lado que todo mundo iria olhar.Pensei ,pensei, fui num armarinho e achei uma borboletinha preta de renda tipo antiga.Costurei no lugar e simplesmente foi um sucesso.Bjs ,Maria de fatima

    Responder
  19. Etieneps disse:
    01 de dezembro de 2010 às 20:24

    Aconteceu uma coisa engraçadinha e lembrei de vcs, haha.
    Minha prima de 9 anos ligou pra minha tia/avó – que mora numa chácara retirada da cidade aqui em campo largo e é a rainha do artesanato na família. Ela queria que a tia a ensinasse costurar roupinhas pra Barbie dela. Minha tia perguntou se ela podia TRAZER A FAZENDA. E minha prima não entendeu nada “Ué!? Fazenda?” HAAHHAHA Aí tá a família toda se perguntando porque tecido era chamado de “fazenda” antigamente..

    :)

    Responder
  20. Lu Yoko disse:
    02 de dezembro de 2010 às 12:08

    Olha, gostei da customização da sua camiseta, ficou bem melhor que do que com aquele mini-logo no peito. Eu fiz isso muitas vezes quando morava no Japão. Como eu trabalhava em fábrica, eu comprava várias camisetas básicas, sem estampas para usar sob o uniforme. E prá não ficarem todas iguais e pensarem que eu não trocava de roupa, eu customizava as minhas com uns bordadinhos ou crochezinho com miçanguinhas no decote, um aplique comprado pronto nas lojas de 100 yenes e ficavam lindinhas! Até fiz algumas para umas amigas.
    Gostei e não larguei mais. Continuo fazendo agora que voltei pro Brasil. Não tem camisetas com furinhos ou manchinhas que eu descarte. Aproveito tudo! Bjo!

    Responder
  21. Bia disse:
    02 de dezembro de 2010 às 18:39

    Exelente ideia.

    Eu tambem detesto usar marcas, já comprei tenis de marca e pintei ele todo de preto para nao mostrar.

    Responder
  22. luisa disse:
    05 de dezembro de 2010 às 00:33

    já quase joguei uma blusa fora por causa de uma mancha de gordura. Mas aí eu pesquisei e descobri o truque: coloca talco em cima da mancha, cobre com papel toalha e passa a ferro por cima do papel. Sai no mesmo instante, dá até para usar na hora, se tirar o talco todo.

    eu só customizo roupas em última instância. Normalmente compro exatamente o que eu quero ou não compro, mas eu te entendo!

    Responder
  23. 05 de dezembro de 2010 às 10:13

    Olá meninas!!!!!!
    Adooooro o blog e por isso o indiquei ao “Prêmio Dardos”.

    Dá uma passadinha lá e confira.

    Bjs
    Mariana :)
    artefeitacomlinha.blogspot.com

    Responder
  24. Alessandra disse:
    05 de dezembro de 2010 às 17:34

    Ah ficou uma graça! Gosto também de customizar, acho que dá mais nossa carinha á roupa que usamos.
    No momento estou tentando criar algo pra tapar um rasgo na altura do joelho de minha calça jeans.

    Levei um tropeção feio, meu joelho machucou e já cicatrizou, mas meu jeans que gosto tanto, ainda está com o joelho rasgado.

    Não sei o que posso fazer, talvez tenha que fazer uma bermuda mesmo… Beijos

    Responder
  25. hidemi disse:
    07 de dezembro de 2010 às 05:16

    adorei!
    essa semana descobri que minha blusa furou, esse post me inspirou, minha blusa eh preta, entao fica facil dar jeito…
    depois eu posto o resultado no meu blog
    bjos

    Responder
  26. 21 de dezembro de 2010 às 20:15

    adorei! essa semana descobri que minha blusa furou, esse post me inspirou, minha blusa eh preta, entao fica facil dar jeito… depois eu posto o resultado no meu blog bjos

    Responder
  27. 24 de dezembro de 2010 às 08:51

    Ah ficou uma graça! Gosto também de customizar, acho que dá mais nossa carinha á roupa que usamos. No momento estou tentando criar algo pra tapar um rasgo na altura do joelho de minha calça jeans. Levei um tropeção feio, meu joelho machucou e já cicatrizou, mas meu jeans que gosto tanto, ainda está com o joelho rasgado. Não sei o que posso fazer, talvez tenha que fazer uma bermuda mesmo… Beijos

    Responder
  28. Silvania disse:
    29 de dezembro de 2010 às 17:07

    Eu furei uma túnica de shantung com cigarro. Como ela é toda bordada de miçangas, eu fiz um remendo com sobras da costura da túnica e bordei miçangas iguais por cima. Ninguém nota!

    Responder
  29. ISA disse:
    22 de dezembro de 2011 às 18:50

    Ola,minha mãe jogou água sanitária em uma blusa linha que eu amo de paixão, agoa to desesperada porque não sei o que fazer. Pensei em customizar com um bordado ou uma renda de cima em baixo rodiando ela, mas estou com medo de ficar muito carregado pois ela é estampada no ombro e no colo, não sei o que fazer se puder me dar uma dica.
    Agradeço desde já.

    Responder
  30. Adriana disse:
    18 de fevereiro de 2012 às 10:35

    Adoro isso! Só é um pouco mais difícil quando a mancha ou furinho é num lugar “nada a ver” da roupa. aconteceu comigo com uma blusa branca (adoro blusas brancas!) muito querida de um tecido lindo. ela rasgou na frente e embaixo. a solução foi um aplique que eu mesma fiz com um raminho de flor de um tecido colado na entretela. ficou bem bonitinho e agora uso de novo minha blusa!

    abraços

    Responder
  31. adoro fazer remendos em roupas quem tiver alguma novidades e remendos e malha disse:
    05 de março de 2012 às 21:07
  32. flavio andrade disse:
    05 de março de 2012 às 21:10

    adoro fazer remendos em roupas,o meuproblema e que nao encontrei uma maneira bacana para tanpar pequenos buracos em malha se alguem tiver alguma sugestao ficarei agradesido. meu msn e fabinhofb@yahoo.com.br

    Responder
  33. flavio andrade disse:
    05 de março de 2012 às 21:35

    tenho varias camizas com ums pequenos furos estou querendo umas i deis se alquem poder me ajudar serei grato meu msn e fabinhofb@yahoo.com.br

    Responder
  34. Raquel disse:
    09 de fevereiro de 2013 às 12:20

    Ola
    Tenho uma camisa novinha que adoru e ela esta com um pequeno furo bem no meio porem, quanto mais lavo mais estica esse furinho, como faço, sera que existe algum tipo de entretela que cola?

    Responder
  35. Mara disse:
    12 de abril de 2013 às 18:57

    me ajude
    minha empregada lavou um vestido cereja, e ficou todo machado de branco. ( desbotado, riscos ). parece que foi mancha de sabão em po´. que ela jurou que não. que lavou na mão etc.
    Enfim é um vestido esportivo, da Folic. Fui a uma lavanderia que tinge roupas que se recusou o serviço pelo tecido naõ ser puro algodão.
    o que vc me sugere, pensei em fazer umas manchinhas com tinta de tecido, sobre tom, não iria cobrir as manchas brancas, mas para dar um disfarce.

    aguardo resposta, se possivel por email

    abraços

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»