26 nov 10
craft tour
Direto do Japão: Yuzawaya
por Andrea

caixa

A ideia do post de hoje é mostrar como é por dentro de uma mega loja de materiais lá no Japão. A escolhida foi a Yuzawaya. É a melhor delas, na minha opinião. Eu já tive a felicidade de visitar esta loja no ano passado mas não consegui tirar fotos naquela ocasião. Este ano resolvi voltar lá com uma missão e munida da câmera.

Eu acho a Yuzawaya a melhor loja de crafts por dois motivos: variedade (eles têm tudo que vocês possam imaginar, tudo mesmo, e pra qualquer técnica) e uma super organização. Sim, porque já visitei outras lojas no Japão que vendiam praticamente as mesmas coisas mas não eram tão organizadas e isso, vocês sabem,  faz uma baita diferença na hora da compra. Aliás, há um ano atrás até a Yuzawaya era meio zoneada, mas para minha feliz surpresa este ano eles mudaram de endereço. Estão agora ocupando dois andares de uma loja de departamentos bem lindona  - no final do post dou as coordenadas sobre como chegar lá.

Bom, vou começar mostrando o logo da loja: uma ovelhinha tricotando. Fofa, né ? Mas é claro que o estoque da loja não se limita à material de tricô. Tem de tudo. Lembra do Charlie quando pisou na fábrica de chocolate ? Eu na Yuzawaya foi a mesma coisa, mas sem ompalompas.   Vem comigo ver:

fabrics-japan

Lá eles vendem absolutamente todo tipo de tecido imaginável. Sabe um lugar onde você vai e já encontra tudo ? A Yuzawaya  é este lugar.  Aqui no Brasil a gente fica percorrendo lojas e lojas porque uma é boa pra isso,  outra é boa pra aquilo e, nessa brincadeira já se foi a manhã toda. Lá é tudo ao mesmo tempo agora. O preço ? Acho bem justo. Mas não uma loja tipicamente baratinha e não tem ‘baciada’. Se estiver a fim de garimpar e achar pechinchas têxteis, recomendo ir pra Nippori, que já apareceu por aqui no ano passado.

O destaque  na Yuzawaya vai para os tecidos de fibras naturais – algodão bem macio, linho –  favoritos das japonesas que costuram em casa. Lá loja achei uma boa variedade de tecidos Nani Iro, um algodão tipo gaze dupla, com estampas exclusivas e chiques, que parecem uma aquarela. E com uma textura que faz toda diferença, dá um caimento ótimo, sem aquele aspecto de  roupa dura.  Eles também têm um estoque pequeno porém bacana, de tecido de algodão da Liberty. Com precinhos dignos de Liberty, diga-se de passagem.

maquina

Achei bacana isso de expor em manequins  com roupas feitas com os tecidos a venda. Ou seja, você compra o tecido e já sai com uma ideia do que fazer com ele. Eles vendem os moldes prontos também,  se quiser já dá para levar tudo mastigado.  Estes aí são vestidinhos infantis feito com tecido tipo  ’gaze dupla’. Reparem no corte do tecido que usaram para fazer o segundo vestido, ele é posicionado assim para valorizar a estampa.

cotton-japan

Vou bater na mesma tecla porque é uma tendência muito forte  por lá … muita fibra natural, não só em tecidos como também em linhas para tricô e crochê.  Aí você me diz que a também temos linha de algodão aqui, Cléa , Anne, Mercer… Claro que temos, mas a diferença está na variedade de expessuras, no toque macio e  extensa na gama de cores disponíveis. Também achei a venda sacos com fibra de algodão orgânico para enchimento de bonecos, achei bem luxo.

E por falar na valorização do algodão, a Oficina de Estilo fez um post bacana hoje,  baseado em matéria do New Your Times falando desta tendência no mundo moda –  ”Algodão é material de Luxo, sim”. Será que pega  também no mundo dos crafts ?

maquina

Gente, uma máquina amarela, é uma máquina amarela. Eu bati o olho nela, ela bateu o olho em mim e eu tive que fotografá-la. Sem maiores explicações, hehe. Ah, se vocês estiverem curiosas, o preço dela é mais ou menos 970 dólares. Façam as contas.

hamanaka-felt-japan

Feltragem com agulha é ‘big in japan’ ! Achei muitos destes kits que já vem com a quantidade certa de lã e agulhas para se fazer o projeto. Bacana pra quem quer experimentar a técnica e não quer investir em um monte de material logo de cara. Você compra um kit deste e experimenta fazer, vê se curte ou não. Se quiser se continuar compra mais lã para fazer outras coisas mas se não quiser, pelo menos voce terá um pingente de celular foto, feito por você.

A Yuzawaya também tem corredores e corredores de lã para tricô e crochê , material pra scrapbooking, kits de patchwork e toda a parafernália craft que a gente adora.  E tudo isso em muita quantidade, qualidade e variedade.  Sério gente, saí da loja meio zonza, afinal quem nunca comeu melado quando come se lambuza :P.

Coloquei algumas fotos extras aqui, pra quem se interessar em ver mais.

yuzawaya-metro-japan

E agora, para quem estiver ou for a Tóquio e quiser ir visitar a  Yuzawaya. Andar em Tóquio não é a coisa mais fácil do mundo, especialmente para quem não fala  japonês. Deu trabalho para eu conseguir achar a loja. Explico. Eles mudaram de endereço recentemente. Continuam no mesmo bairro, mas em outro lugar. E eu, que desci na estação de trem com o endereço antigo em mãos, dei com a cara na porta. Rodei, rodei e nada de achar . Resolvi perguntar para um funcionário do metrô, que me indicou a saída mais próxima e mandou seguir em frente até achar a loja Marui. Fiz o indicado até que cheguei numa loja gigante, de vários andares chamada OIOI. Gente, deduzi que OIOI  = Marui  (O = maru  + I X2). Meu japonês não é bom, mas deduzi isso.

Então vamos lá, para chegar na Yuzawaya: tome o trem JR  (Linha Chuo ou Sobu) e desca na estação Kichijoji. Na saída da estação, vire à direira e logo em seguida vire a esquerda, entrando numa rua pedestrianizada. Você logo vai ver o prédio enorme da Marui, com o letreiro OIOI. Chegou!  A Yuzawaya fica no 7o e 8o andar.

Ah, a Marui e a Yuzawaya só abrem as 10h30, mas em compensação, abrem aos domingos. Se programa e vai, vale muito a pena.

Depois das compras, explore a área e  passe pelo Parque Inokashira,  que é lindo e fica pertinho. E, super dica, na bem frente da Marui tem uma padaria que vende doces ótimos e com precinhos bem amigos. Para repor as energias pós compras!

16 ZigZags
  1. Taina disse:
    26 de novembro de 2010 às 23:01

    Já morei no Japão, Yuzawaya é o paraíso!!!!

    Responder
  2. Ma Stump disse:
    26 de novembro de 2010 às 23:39

    Ai, que delícia de passeio, Andrea! Muito legal caminhar pela loja com você! Adoraria fazer essa viagem um dia! =) Ficaria perdidinha!

    Responder
  3. Luana M. disse:
    27 de novembro de 2010 às 00:14

    Ai, que maravilha. Nem sonho com isso porque acho que jamais irei ao Japão.

    Adorei o post! Hum, que vontade.

    Beijo!

    Responder
  4. ana disse:
    27 de novembro de 2010 às 08:23

    aaffffeeee! suei frio só de ler… eu quero muito ir nessa loja! :)

    Responder
  5. Priscila disse:
    27 de novembro de 2010 às 08:58

    Acho que eu surtaria numa loja dessas ! Gente, quanta coisa liiiinda…fico sempre babando nos sites japoneses que visito com coisinhas de patch. eles tem uns tecidos inimagináveis por aqui e tem um trabalho fora do comum…..

    Responder
  6. ana disse:
    27 de novembro de 2010 às 11:10

    Morro de vontade de ir para Tóquio !! E me perder durante uma semaninha numa loja dessas….BJs

    Responder
  7. Camila disse:
    27 de novembro de 2010 às 11:58

    Usaria tranquilamente os vestidinhos infantis :P

    Responder
  8. Camila disse:
    27 de novembro de 2010 às 12:00

    Vcs sabem onde tem coisinhas pra bento lá?

    Responder
    • Andrea disse:
      28 de novembro de 2010 às 00:22

      tem sim… mas também se encontra bastante coisa de bento em loja de 100 yen ( equivalente a lojinha de 1 real) . bj

      Responder
  9. Lan Succi disse:
    28 de novembro de 2010 às 00:01

    Que máximo! Foi um passeio muito mais divertido que a um parque de diversões, hein Andrea?
    Muito legal o post. Quem sabe um dia eu tbém vou conhecer de perto. Será?
    Bom findi p vcs duas.Bjinho

    Responder
  10. Lúcia disse:
    28 de novembro de 2010 às 00:51

    Oi
    Um sonha essa loja.
    Que coisa linda os tecidos
    é de babar.
    Beijos…
    Lúcia

    Responder
  11. Cleide Santos disse:
    28 de novembro de 2010 às 13:55

    eu quer ser o chaveirinho da sua bolsa para ver tudinho de perto…rs tudo lindo.

    Responder
  12. Nina disse:
    28 de novembro de 2010 às 22:57

    e vai ter algum mini figure em feltro pra sorteio aqui no site? hiohiohioh. é a gente aqui morrendo de inveja de ver essas coisas lindas. x)
    beijo gurias ;*

    Responder
  13. Adriana disse:
    03 de dezembro de 2010 às 12:48

    Olá meninas!

    Visito todo dia o site Superziper a procura de idéias criativas.
    Andréia, como vc e a Claudia entendem muito de compras crafts, gostaria de suas opiniões sobre se seria uma boa idéia eu abrir uma loja de importados de itens para a criação de produtos crafts. Já tinha em mente num negócio deste ramo, mas vendo uma loja toda especializada da Yuzawaya fiquei com mais vontade de empreender neste ramo.

    Agradeço se puderem opinar sobre minha idéia.
    Bjs.
    Adriana

    Responder
  14. Rita disse:
    06 de julho de 2011 às 12:44

    Que sonho de lugar! :)

    Responder
  15. sueli disse:
    12 de maio de 2013 às 09:55

    Oi, moro no Japão,e queria muito saber se teria condiçoes de fazer pedidos desses tecidos pela internet.Se tivesse o endereço virtual dessa loja,seria o máximo pra mim.No meu caso seria tecidos para trabalhos de patchwork.Se vc puder me ajudar,ficarei muito grata.Abraços.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»