15 dez 10
fashionoutras técnicas
2x tingimento
por Claudia

Casaco tingido de azul marinho

Um dos posts que mais bomba por aqui via Google é aquele que escrevemos sobre experiências com tingimento. Até agora são 100 comentários (e continuamos contado) – todo  dia continua chegando gente nova procurando saber mais e querendo tirar dúvidas.

E tingir roupa está na moda. Recentemente as meninas da Oficina de Estilo escreveram um guia bem conpreensivo ensinando como tingir  em casa e o post serve de ótima introdução ao tema para quem quer colocar a mão na massa, ou melhor, na colher de pau ^__^

Os motivos de eu falar novamente sobre o assunto são dois:
. primeiro, queria mostrar como resultou minha experiência de tingimento duplo
. segundo, queria dicas para tingimento em casa em um estlo “mais ecológico”

Então vamos lá… O que aconteceu é que eu tinha uma jaquetinha de veludo bege (foto) que eu não queria doar. Usei ela tanto que a cor ficou até sem graça, bem desgastada. Resultado? Arranjei um corante amarelo e fui em frente. Achei que ficaria bem inusitado e diferente.

Tingindo em amarelo

O problema é que…….. eu não gostei! Até procurei looks no Polyvore com peça nessa cor para ver se eu me animava, mas o amarelo não rolou. Como eu continuava gostando do modelo da jaqueta, insisti mais uma vez no tingimento, mas dessa vez optei por um azul-marinho, uma cor que adoro.

E aqui vocês podem comparar as 3 peças: o antes, o durante e o depois!

Etapas do tingimento

Uma coisa que a gente sempre fala é para tomar cuidado com as costuras. A linha nem sempre é da mesma composição do tecido – ou seja, se você tingir uma peça de algodão com tingidor de algodão, beleza. Mas se a linha usada era sintética, pode acontecer isso que aconteceu com o meu casaco. A cor não “pega” na linha e fica assim diferente. No meu caso, não me incomodou muito porque a linha amarelada deu um aspecto de costura de jeans. Daí que nem troquei os botões, deixei no original mesmo para contrastar.

Detalhe das costuras

Como muita gente passa por aqui – e temos experts em várias as áreas lendo o site – queria aproveitar para fazer um pedido. Sempre me incomoda demais a quantidade de água que precisa ser usada na lavagem após o tingimento. Assim, queria saber quais são as melhores práticas para se adotar quando a gente fizer um tingimento doméstico. Quero continuar tingindo minhas peças em casa, mas queria minimizar o impacto no ambiente. Quem poderia nos ajudar? Acredito que essa minha dúvida deve ser a mesma de outras pessoas. Qualquer ajuda é bem-vinda. Eu estaria feliz se conseguisse pelo menos reduzir a quantidade de água em 30 ou 40% – será que é possível?

Ainda nessa linha, uma outra dica… Tente acumular peças *pequenas* para tingir tudo de uma vez – ao invés de tingir cada peça individualmente. Reparem que eu falei em peças pequenas – dois casacos de uma vez não rolaria, já duas ou três regatinhas pode até ser possível! Vale até juntar com as peças das amigas… E se você não sabe que peça “secundária” tingir, dou uma ideia super legal: meia-calça degradê (foi inspirada no desfile de primavera 2008 do Christian Lacroix, aqui tem uma foto de passarela). Como a meia é finíssima, bastam 5 minutos para a cor pegar!

81 ZigZags
  1. Carol M disse:
    15 de dezembro de 2010 às 22:24

    fiquei curiosa com uma coisa: você precisou fazer algo entre o tingimento do casaco já amarelo pra cor azul?? Porque sempre imaginei que ia ficar com uma tonalidade meio estranha, por exemplo, de que o azul não pegasse muito bem e acabasse ficando com um tom mais esverdeado que azul de fato o.o

    também acho que gasta MUITA água… é muito chato, passa-se mais tempo lavando do que tingindo mesmo x)

    Responder
  2. Flavia disse:
    16 de dezembro de 2010 às 00:55

    Meninas eu queria uma dica para tinturar uma blusa branca que minha secretaria manchou de rosa e ficou rosada, ela tem uma gola de renda linda e pensei em tinturar ela de bege, pra ficar meio nude, vc sabe como faz?
    Quanto ao desperdicio de agua realmente é triste né !!!!

    Responder
    • raquel t disse:
      20 de fevereiro de 2014 às 10:43

      para deixar com cor off white basta fazer um chá preto (ribeira por exemplo), bem grosso, quase uma calda. Se a camisa for tamanho M, use uma caixa do chá para 3l água. Ferva o chá, coloque a blusa na água fervente, sempre mexendo para a tintura ser uniforme e deixe por 5 minutos, apague o fogo e acrescente 1 kg de sal fino para fixar a cor. Faça de preferência com a blusa já limpa, pois usar sabão de imediato desbota e mancha a peça.passe no amaciante se preferir e deixe secar normalmente. Espero que te ajude. Uma cor bacana também é feita com casca de cebola, mas vai muita casca. Fica um amarelinho pastel bem delicado, parecendo de roupa de bebê. Escreva contando o resultado e se possível poste foto. bjs

      Responder
  3. 16 de dezembro de 2010 às 00:59

    Ola!
    Minha mãe é expert em tingir roupas , e a tecnica dela é colocar sal na agua desde a primeira lavagem para fixar a cor, ja que minha mãe morava no sertão na Bahia e lá a agua é escassa, era a formula para reduzir os enxagues…espero ter ajudado.
    Abraço
    http://belezajoiaanarezende.blogspot.com

    Responder
  4. 16 de dezembro de 2010 às 01:06

    Minha mãe é expert em tingimento, e a tecnica dela é colocar sal na agua desde o primeiro enxague, assim a cor se fixa desde o inicio,minha mãe morava no sertão da Bahia onde a agua era escassa e assimela economizava na agua do poço…espero ter ajudado…
    Abraço

    Responder
  5. 16 de dezembro de 2010 às 07:46

    Eu tenho coceira pra tingir tudo, bolsa, roupa e até tenho planos de tingir um sapato inspirada num post que vi por aqui… Tb queria tingir um vestido mexicano cor cru que tenho, porque tá amareladinho, mas tenho medo que afete o bordado porque a linha não parece tão sintética assim, será???
    Adoro esses posts de vcs! beijo

    Responder
  6. hidemi disse:
    16 de dezembro de 2010 às 08:05

    a dica do sal na agua eu soube por um vendedor ambulante, quando comprei uma rede amarela, me avisou pra lavar a peca separada e com sal a primeira vez, assim alem de nao perder a cor, nao macharia outras pecas nas proximas lavagens

    Responder
  7. Daiane disse:
    16 de dezembro de 2010 às 09:17

    Oi! Acho que o maior impacto no ambiente está na água de descarte, com a tinta. Não sei qual é a composição dessas tintas para tingimento em casa (nesse caso não é suco de pozinho, né?) e acho que a poluição é pior do que o grande gasto de água tratada.

    Responder
    • Andreia Zago disse:
      17 de novembro de 2014 às 22:10

      Vc tem razão o pior é a água do descarte, num site (mundo tye dye) eles deram a dica para guardarmos a água do tingimento p/ fazer outras peças… tipo misturar cores etc… achei bem legal…

      Responder
  8. Paulinha disse:
    16 de dezembro de 2010 às 09:41

    Essa do sal eu já conhecia tb… minha mãe que me ensinou. Desde moleca quando eu lavava as cangas na volta da praia ela me mandava colocar um tantão de sal.

    Realmente, faz muuuuiiita diferença. Não sei quantos por cento, mas faz sim.
    http://www.rodasdenotape.blogspot.com/

    Responder
  9. Sunset disse:
    16 de dezembro de 2010 às 10:41

    Ficou demais o casaco!

    A dica do sal costuma vir na própria embalagem, mas ainda assim é preciso usar muita água na primeira lavagem.
    Infelizmente eu não conheço uma forme de minimizar esse impacto, mas vou acompanhar os comentários torcendo pra que alguém apareça com alguma alternativa (e tambeem cou perguntar pra minha mãe, hehe).

    Bjs, meninas

    Responder
  10. Luciana disse:
    16 de dezembro de 2010 às 10:59

    oi! sei da dica de lavar com vinagre depois de tingir para fixar a cor. alguem sabe se tem algum segredo para tingir com corantes naturais? tipo chá preto, café, beterraba, etc…

    Responder
  11. 16 de dezembro de 2010 às 13:45

    Nossa, morro de preguiça de tingir. Passem lá no meu blog, tem um DIY muito fácil e bonitinho de chaveiro de coração com paetês!
    Beijo

    http://botoescoloridos.blogspot.com/

    Responder
  12. Sara Pereira disse:
    16 de dezembro de 2010 às 14:28

    Oh, em azul ficou bonito… mas eu adorei o amarelo! Bem inusitado mesmo, e nem tão “berrante” como a do site que você postou.

    Responder
  13. 16 de dezembro de 2010 às 21:49

    Adorei a cor azul marinho do fim..
    bjs

    Responder
  14. Silvia Maria disse:
    16 de dezembro de 2010 às 21:59

    Parabéns pela idéia nunca imaginei tingir veludo, vou tentar também , e adorei as meias.

    Responder
  15. Alexandra disse:
    16 de dezembro de 2010 às 22:00

    O tingimendo depende muito to material.
    Uma fez tingir um corte de renda branco com preto e ficou azul marinho , então me falaram em tingir a frio com tinta para pintar tecido ( nunca fiz) . Achei em uma loja em Porto Alegre um pó para tingir a frio .
    Vocês ja viram este produto ?
    Xanda

    Responder
    • Vanessa disse:
      07 de janeiro de 2011 às 17:44

      Oi!!
      Você disse que achou um pó para tingir a frio, sabe o nome do produto? Lembra o nome da loja??? Moro em Porto Alegre e estou mesmo precisando!
      Obrigada!!!

      Responder
      • Alexandra disse:
        12 de janeiro de 2011 às 19:34

        o nome , não sembro não , mas vi na Linea da Senhor dos Passos

        Responder
        • Dani disse:
          28 de janeiro de 2016 às 14:04

          Esse corante para tingir a frio é a Aquarela Silk, da Acrilex. é um líquido, bem facil de ser usado.
          basta umedecer o tecido desejado com 50% de alcool e 50% de agua, e por a tinta da cor que deseja.

          Responder
  16. 17 de dezembro de 2010 às 19:20

    Nossa! Adorei a dica! Tinha umas roupas minhas que eu queria tingir. Será que fica a mesma regra pra blusas estampadas? Acho que não, né? E se for uma roupa meio que florida mas no próprio tercido?
    =1

    Responder
  17. Paula Yuri disse:
    17 de dezembro de 2010 às 20:39

    Acompanho sempre o site de vcs, e o tema tingimento em casa acho ótimo. Gostei do casaco amarelo, mas ele azul marinho fica mais fácil de combinar com outras peças de roupa.

    Realmente não se gasta tanta água para tingir, o maior problema o enxague. A minha idéia é aproveitar para tingir nos dias em que temos roupas pra lavar, e utilizar a água do enxague da máquina para lavar a peça tingida.

    Pelo menos foi o que fiz com um vestido de algodão, só que ainda não consegui chegar na tonalidade de azul royal que eu quero mais clarinho. Decidi radicalizar e tascar um azul royal vibrante!!! Por outro lado uma blusinha que eu comprei num bazar, que tinha uns bordados marrons manchou qdo eu lavei, daí tingi de amarelão. Ficou bão!!

    Beijinhos

    Responder
    • 21 de dezembro de 2010 às 02:27

      Boa solução, usar a agua da maquina!

      Responder
  18. Laura disse:
    18 de dezembro de 2010 às 13:34

    Adorei o tom de azul !
    E vcs me deram uma super idéia. No inverno procurei um casaco de veludo verde, mas só achei uns verdes muito “desmaiados”.
    Mas achei muitos bege. Vou ver se acho um casaco bege e vou tentar tingir. :)
    Bjs !

    Responder
  19. Nanna disse:
    18 de dezembro de 2010 às 22:40

    Olá, adorei a dica de tingimento, como vc solicitou aqui vai uma dica de como economizar na água para lavar e não soltar muita tinta. É só colocar um pouco de sal na água antes do enxague, trabalhei um tempo em uma casa de aluguel de roupas e aprendi isso lá. Não sei se funcionará bem, mas não custa tentar, com certeza o sal não mancha a roupa pode ficar tranquila.

    Responder
  20. Ila disse:
    19 de dezembro de 2010 às 18:10

    Boa tarde, amiguinha
    Gostei muito dessa matéria, pois sempre invento de trocar cores de algumas peças minhas. Eu uso uma quantidade de água que cubra a roupa a ser pintada. Sempre dá certo. Depois de fervida, deixo esfriar na forma de escorrer e enxaguo várias vezes até a água sair clara. Deixo secar na sombra e pronto. A sua jaqueta ficou 10. Parabéns

    Responder
  21. terrina disse:
    20 de dezembro de 2010 às 00:28

    Como já foi dito anteriormente o vinagre é eficaz a fixar a cor, pela minha experiência mais eficaz do que o sal (: acho que pode ajudar a reduzir um pouco a quantidade de água gasta *sorriso*

    Responder
  22. Lidiane disse:
    21 de dezembro de 2010 às 18:16

    Oi meninas, olha só, nessa semana, por coincidência fui tingir uma leg preta. Tinha experiência de fazer isso com meias, que é bem mais fácil. Eu sempre punha o sal diluído na água. No domingo resolvi espalhar o sal direto na leg, na primeira lavagem fixou tudo e n gastei quase nada de água…

    Experimentem, comigo deu super certo

    Responder
  23. Amanda disse:
    21 de dezembro de 2010 às 19:15

    Gente, minha mae havia manchado uma polo com agua sanitaria. O que ela fez para contornar? Bom, a antiga polo azul marinho ficou linda na cor marrom! Isso foi feito com o mesmo corante do post.
    Muito legal nossa experiencia, pois o incidente resultou em recliclagem do guarda-roupa!

    Responder
  24. 29 de dezembro de 2010 às 06:29

    Oi meninas, olha só, nessa semana, por coincidência fui tingir uma leg preta. Tinha experiência de fazer isso com meias, que é bem mais fácil. Eu sempre punha o sal diluído na água. No domingo resolvi espalhar o sal direto na leg, na primeira lavagem fixou tudo e n gastei quase nada de água… Experimentem, comigo deu super certo

    Responder
  25. Alexandra disse:
    13 de janeiro de 2011 às 21:00

    Meninas :
    Oi achei o nome do produto evolution color , sai por volta de R$10,00.
    http://www.bazarhorizonte.com.br/octopus/?sid=56&mi=DTL&cg=13400

    Responder
    • Julia disse:
      10 de janeiro de 2012 às 22:01

      Gente, toma um pouco de cuidado com esse Color evolution. Tingi um vestido branco 100% algodão com o corante preto e o vestido ficou marinho.

      Responder
  26. 20 de janeiro de 2011 às 21:52

    Olá!!!
    Duas dicas num único comentário pode?
    Seguinte:
    – Tingimento natural – casca de cebola roxa ou cebola comum dão cores próximas de bege; chás dão cores variadas; café faz um tingimento lindo e envelhecido… e ainda deixa um cheirinho boooooooom…; vc ainda pode usar água de cozimento de legumes e verduras como beterraba e brócolis.
    – Economia de água – eu enxáguo a roupa depois de fria com água e uma colher de sopa de sal. E depois lavo com roupas da mesma cor na máquina mesmo. E nunca desbotei roupa nenhuma minha…
    Faz o teste e me conta?
    Beijos

    Responder
    • Andrea disse:
      20 de janeiro de 2011 às 22:17

      Bacana vou testar a cabola e o café, o chá preto já tentei e ficou beeem clarinho. bjs

      Responder
  27. Marina disse:
    24 de março de 2011 às 14:29

    Olá, menias conheci o superzip a alguns dias e estou vendo “tudo”.. gostei dessa matéria, pois tenho 2 casaquinhos destes um vinho e um verde. e eles perdem a cor memso com MUITA facilidade. estva cm receio de pintar em casa, mas vou testar e ver como fica depois eu conto… Obrigada

    Responder
  28. Sirlei disse:
    02 de novembro de 2011 às 20:34

    Olá, gostaria de saber se vc usou alguma tinta especial para o casaquinho de veludo, pois tenho um azul marinho, que amo e estou pensando em tingi-lo da mesma cor pois esta desbotado.

    Responder
    • Laís disse:
      14 de janeiro de 2013 às 17:30

      Olá, tenho a mesma dúvida…gostaria de tingir uma calça de veludo mas não sei se poderia usar o corante Guarany (método fervura) por exemplo. Vocês usaram alguma tinta/método especial?
      Por favor, me respondam o mais breve possível. Desde já, obrigada!

      Responder
  29. Nathália disse:
    28 de julho de 2012 às 14:17

    Olá.
    Não conhecia o blog, e achei super legal!

    Mandei uma calça para tingir e me falaram que o tom da costura não mudaria; gostaria de tingir outra calça, mas também queria tingir a costura. Tem como?

    Bjus

    Responder
    • Andrea disse:
      29 de julho de 2012 às 20:52

      A costura só vai tingir se for 100% algodão. É dificil saber se vai ficar da cor que você tingir pois a composição da linha nunca vem definida na peça :/. abs

      Responder
  30. Tatiana disse:
    10 de agosto de 2012 às 00:40

    Gente,

    Preciso de ajuda!
    Comprei um vestido de renda de algodão e queria tingir com chá, mas me falaram que poderia manchar.
    Pensei em tingir numa tinturaria e recebi a informação que poderia encolher.
    O vestido é 100% algodão.
    Alguém sabe o que fazer? Ou não tem o que fazer?
    Queria usar este vestido num casamento mas ele é nude..

    Obrigada!
    Bjs

    Responder
  31. Angela disse:
    08 de janeiro de 2013 às 14:51

    Boa tarde,

    A quem possa me ajudar, tenho uma bata de uniforme na cor bege fui até nossa copa, e não vi que tinha agua sanitaria e encostei e por fim manchou minha bata, preciso tingir a bonitinha alguém tem alguma sugestão

    Responder
  32. Regina Costa disse:
    12 de março de 2013 às 08:56

    preciso de uma ajuda, a empregada da minha filha manchou de cândida uma jaqueta 100% poliéster na cor bege, onde manchou ficou amarelo, e não acho quem queira tingir pois dizem que o tecido enruga tudo, podem me dar alguma sugestão?

    Obrigada

    Responder
    • Marcia Lindgren disse:
      11 de agosto de 2013 às 17:17

      Aconteceu isto com a blusa de uma amiga, coloque a roupa inteira na água sanitária até ficar descolrida por igual. Lave bem com sabão neutro e depois tinja com o Vivacor da Guarany. A blusa q fiz isto ficou ótima.

      Responder
  33. CLEONICE MACIEL disse:
    23 de março de 2013 às 09:00

    preciso de ajuda urgente… sempre ganho uns trocadinhos tingindo roupas, e dessa ultima vez tingi um short rosa, só para ativar a cor e acabei esquecendo por uns minutos a colher de pau por cima do tecido(a colher de pau estava escura, pois tingia com ela roupas escuras, azul). Estou desesperada sem saber como retirar essa mancha azul do shorte rosa. Como faço pararetirá-la? Desde já agradeço pela atenção… Fiquem com DEUS!!!

    Responder
    • Claudia disse:
      23 de março de 2013 às 10:24

      Difícil dizer sem ver, mas pelo jeito manchou mesmo. Só tingindo tudo de azul, ou colocando um aplique em cima, algo assim. Ou tente levar em uma lavanderia ou tinturaria para ver o que eles dizem! Boa sorte…

      Responder
    • Marcia Lindgren disse:
      11 de agosto de 2013 às 17:20

      Use o Tiracor da Guarany na peça toda (deve ficar toda branca)e depois tinja na cor rosa maravilha.

      Responder
  34. nathalia disse:
    30 de março de 2013 às 01:10

    oi meninas.. preciso muito da ajuda de vcs..//!!

    Eu ganhei uma sandália Azul piscina de veludo ;;e queria tingir ela de preto., vocês sabem me dizer se tem como tingir ?

    Responder
    • Claudia disse:
      01 de abril de 2013 às 21:58

      tingimento em veludo e’ outro processo, sugiro conversar com um sapateiro para ver se ele tem o produto certo para vender ou indicar!

      Responder
  35. Tânia disse:
    07 de abril de 2013 às 00:05

    Tenho um macacão preto lindo é bem antigo, com manchas de tom avermelhado ele tem 97,5 de acetato e 2,5 de elastano me falarão que tenho que tingir a frio, isso procede? Onde devo levar para fazer esse tingimento.

    Responder
    • Claudia disse:
      08 de abril de 2013 às 00:40

      Sugiro levar na lavanderia de sua confiança. Se eles não fazem este tipo de serviço, talvez saibam indicar quem faça. Boa sorte!

      Responder
  36. 15 de abril de 2013 às 11:59

    Quero tingir uma capa de edredom, na máquina, com chá para obter um tom cru…alguem já experimentou desta forma? ajuda pls. Nilda

    Responder
  37. Katiani Fossi disse:
    12 de julho de 2013 às 12:33

    Olá…me chamo Katiani, tinha um casaquinho exatamente igual à este …azul marinho, mas ele desbotou…queria uma cor diferente nele…Tipo um casaco novo? hauahuahauahaua Será que é possível ? Beijoos

    Responder
  38. diana lins brotto disse:
    28 de julho de 2013 às 22:43

    Preciso de ajuda. Tenho um conjunto de calça e casaco de veludo sintético que gostaria de tingir pois é preto e essa cor vai ficando russa aos poucos. Como gosto muito do conjunto gostaria de tingi-lo da mesma cor. Entretanto, em todas as lavanderias que vou me dizem que o veludo sintético não pode ser tingido. Ai eu penso: como ele pegou a primeira cor preta?
    Gostaria de receber informaçõesde voc~es.
    Grata
    Diana Lins Brotto

    Responder
    • Andrea disse:
      29 de julho de 2013 às 18:01

      Oi Diana, acho que eles têm razão, sempre me disseram que os tecido sintéticos são mais difíceis de terem um bom resultado com o tingimento. bjs

      Responder
  39. Marcia Lindgren disse:
    11 de agosto de 2013 às 17:26

    Alguém já usou o tingimento a frio? Estou cansada de ficar “cozinhando” a peça a ser tingida.
    Tem um produto novo da Guarany chamado Color Evolution e vi tb uma sugestão de usar a tinta Acrilex diluída em água. Há tb corantes importados.

    Responder
  40. evandro disse:
    01 de setembro de 2013 às 23:15

    Como faço pra timgir uma calça de veludo, eu nao estou conseguindo timgila.

    Responder
  41. nilsa disse:
    04 de setembro de 2013 às 18:48

    Tenho um casaco verde, gostaria de tingir a frio, gostaria de cor escura , como azul marinho, pode ser até vermelho, só que vermelho com verde ,será que dá marrom, não sei , gostaria de alguma dica. Obrigada.

    Responder
  42. ROSI NANUCHA disse:
    28 de setembro de 2013 às 13:13

    Boa tarde gostei das dicas tenho um sobre tudo preto e estou querendo tingir vou ver na loja Linea que alguém indicou queria mandar numa tinturaria mas com certeza vão me cobrar um preço elevado mas a dica do sal também sempre soube por minha mãe como é um casaco que vou lavar pouco acho que não preciso enxaguar muito, obrigada e um abençoado final de semana fiquem com Deus…

    Responder
  43. Liliane disse:
    06 de outubro de 2013 às 22:29

    Olá, meninas e parabéns pelo blog. Acabei de tingir um casaquinho de sarja que detestava, bege. Foi assim que cheguei no blog. A cor ficou excelente, preto e maravilhoso…mas a costura, já que quase sempre é feita de linha 100% POLIÉSTER ficou bege. Pesquisei em vários locais, mas não vou desistir. Assim que encontrar uma solução para minha peça “nova” posto a experiência e se alguém tiver alguma dica de como faço para pintar as costuras, agradeço imensamente.

    Responder
  44. Marcia Bona Lindgren disse:
    23 de outubro de 2013 às 12:33

    Pra resolver o problema da costura ficar de cor diferente, ao tingir use junto o corante para sintéticos da mesma cor.
    Com o q já esta tingido tente usar a tinta para Aquarela Silk da Acrilex com um pincel fino passe sobre a costura.

    Responder
    • Claudia disse:
      23 de outubro de 2013 às 15:36

      Isso mesmo, ótima dica :)

      Responder
    • Adriana Ferreira disse:
      20 de janeiro de 2017 às 17:59

      Marcia, eu chequei com fornecedor da tinta e eles me falaram que não tinge fibras sintéticas.
      Vc ja testou em costuras onde a linha é 100% poliester? Tingi minha calça de preto mas as costuras estão branco alvo! Gostaria que a peca ficasse preta.

      Responder
  45. Giovanna disse:
    25 de outubro de 2013 às 23:50

    Olá, quero tingir uma camiseta 50% algodão 50% poliester. Posso usar a tinta (em pó) normal ou tem que ser uma específica?

    Responder
  46. cristiane disse:
    28 de outubro de 2013 às 14:17

    tem sim!! eu conheço com cha preto e cebola roxa.

    Responder
  47. Márcio disse:
    08 de novembro de 2013 às 10:48

    Quero tingir uma capa de sofá de alugado cru, como é muito grande, nao posso ferver em uma panela.. A única possibilidade seria dentro To tanque. Tem alguma técnica de tingimento a frio para esse caso? Obrigado

    Responder
  48. poliana gonçalves disse:
    03 de dezembro de 2013 às 10:54

    entao eu deixei a tinta da caneta da cor preta cair em um vestido rosa novinho. o que eu faço para remover essa tinta conto com sua resposta obrigada??

    Responder
  49. 03 de maio de 2014 às 03:01

    OI gostaria de saber eu tingi uma jaqueta branca mas ela ficou manchada eu tingir de rosa que devo fazer

    Responder
  50. Márcia disse:
    28 de agosto de 2014 às 10:55

    Olá! Tenho um vestido preto com bordados em lantejoula dourada e prata. Gostaria de escurecer os bordados, diminuindo o contraste com o fundo preto do vestido. Pensei em tinir tudo de preto para “apagar” um pouco o tom da lantejoula. Como devo fazer? Que tipo de tinta vocês indicam? Obrigada.

    Responder
  51. Ana Karla disse:
    25 de setembro de 2014 às 21:53

    Oi, adorei as dicas, achei super bacana. Parabens!!!
    Mas queria tirar uma dúvida tenho uma vestido de malha florido e gostaria de tingir ele, mas tenho medo de encolher, a malha e bem grossa e ele bem colorido, queria tingir para colocar perlas nele. Você acha que da certo??? Obrigada!!!

    Responder
  52. Renan disse:
    21 de outubro de 2014 às 23:28

    gente, o sal além de fixador ele é um condutor de eletricidade, portanto é recomendável que todos os tingimentos sejam feitos com sal, o vinagre nada mais é que o ácido acético, da um pouco mais de vida para a cor

    Responder
  53. Roberta disse:
    09 de abril de 2015 às 12:00

    Olá, Tenho um blazer boy branco de um tecido tipo jeans fino, nunca usei e queria tingir de outra cor viva, tipo azul… vermelho. Mas meu medo são as costuras ficarem brancas. O que faço?

    Responder
    • Claudia disse:
      09 de abril de 2015 às 19:01

      Pode acontecer sim das costuras ficarem brancas, depende da composição do fio. É um risco mesmo. Ou vai com coragem, ou mantem ele branco!

      Responder
  54. Karine Cutinhola disse:
    16 de julho de 2015 às 17:17

    Tenho um shorts de stretch vermelho queria tingir ele de azul marinho, sera que vai dar certo?
    alguém tem alguma dica ?

    Responder
  55. Beatriz Souza disse:
    02 de dezembro de 2015 às 20:06

    Qual o melhor corante e a melhor técnica para tingir poliéster?

    Responder
  56. Ana disse:
    24 de janeiro de 2016 às 22:36

    Olá, tenho um casaco de fazenda roxo e gostava de mudar de cor, sem estragar, o que sugerem? Gostava que ficasse mais claro, mas com a lixivia tenho receio que não fique uniforme. tem alguma sugestão? obrigada

    Responder
  57. andreia siilva disse:
    21 de abril de 2016 às 21:44

    Olá, há uns anos atrás eu aqui sobre tingimento e fiz com minhas roupas, mas aconteceu o seguinte: quando coloco pra secar ( NÃO É NO SOL DIRETO, é debaixo de uma cobertura de telhas transparente – a popular “secadora de pobre”), elas mudam de cor, queimam… e fica horrivel pq a cor de baixo não queima e a exposta sim… eu tenho que sempre lembrar de secar essas peças a sombra, porem as vezes o marido resolve lavar tb, resultado: perdi todas as peças (mas tb bem pq eram velhas e eu usava em casa, foi só um teste). Agora quero tingir um blazer de sarja branco que eu gosto mas tá amarelado…. O que vcs me sugerem? o que eu fiz de errado? eu fixei a cor com sal e lavei no vinagre pra amaciar a fibra…

    Responder
  58. camila disse:
    15 de junho de 2016 às 13:49

    Bom olha isso nao foi útil para mim eu queria saber se voces nao sabem como fica se eu colocar o veludo na agua sanitaria alguem pfv respondeee!

    Responder
  59. Alberto Luiz Terra disse:
    27 de agosto de 2016 às 13:37

    Olha no principio vc até tocou no ponto aonde estou curioso em saber, depois de tingir a linha da costura fica branca e é terrível, eu acredito que isso não tem solução mas se tiver e alguém puder me ajudar ficarei agradecido

    Responder
  60. Glória maria disse:
    21 de março de 2017 às 11:48

    Em como tingir dois shorts de uma só vez ,e quando de água eu coloco.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»