31 jan 11
blogueira convidadacasa craftinspiração
DIY: Jantar romântico (Parte 1)
por Andrea

Aqui estou eu, Ma Stump ou Ma Cola, com flores recém compradas em um domingo de sol, prontinha para meu primeiro post no SZ  Eu que em todas as noites, colacorelinho em meu blog pessoal, cheia de vontade de fazer novas amigas e descobertas, fui convidada a postar dicas e ideias por aqui também. Se me permitem, devo compartilhar que fiquei eufórica ao receber o convite,  já que bato muita perna por aqui. Com sorrisinho que ultrapassava as orelhas, topei!

A Ma Cola não costura à máquina (ainda!), ama uma linha na mão e pedacinhos pequenos de tecido, decoração de todos os jeitos, morre de amores por papéis, por tudo que é romântico e retrô e  tem uma grande fixação por guardar embalagens e afins. Tudo me parece tão, mas tão útil para ser jogado fora… Pois então, vocês já podem imaginar projetinhos simples, com muitas cores, reutilização e  fitas.

Vamos agora falar de jantar romântico que você mesma pode fazer. Aquele tipo “fiz especialmente pra você” , todo craft e feito em casa? Qualquer comemoração pode ficar mais especial com flores, fita, tecido e papel. Aproveita que o Valentines Day está chegando, pode ser um bom pretexto.

Vou mostrar aqui a partir desta semana serão ideias para decorar um café da manhã, petisquinho ou jantar. Eu cuido da decoração e os comes e bebes ficam por conta de cada uma de vocês.

Como primeira ideia, vou usar garrafinhas  de vidro com tecido + flor + fita. Um trio que não tem erro.

Depois de deixar a garrafinha de molho, tirar bem o rótulo chatinho de sair e fazê-la ficar brilhando com detergente, a gente corre para escolher um tecido fofo. A ideia é recortar detalhes de estampas. Como a vontade é criar um clima romântico, apostei nos tons claros e flores. Mas você bem pode se animar a cortar qualquer outro detalhe bonitinho.

Depois de cada desenho recortado, não tem segredo: passar cola bastão e grudar bem no vidro.

Aí, é escolher uma fita combinante e aquelas suas flores mais queridas. O jantar romântico já ganhou uma cara mais especial.

Tudo isso foi fotografado a luz do dia e ao ar livre, mas prometo mostrar como cada enfeite ficou no meu jantar da vida real. As garrafas devem ganhar a companhia de rendas, velas e…  Mas vamos  deixar isso para o próximo post.

Agradeço a atenção e espero que tenham gostado! Até mais e boas criações!

Má Stump, do Colacorelinha

27 jan 11
nhac
PAP: Palitinhos de chocolate
por Claudia

Palitinho de chocolate

Engraçado como a tecnologia ajuda o cérebro de vez em quando. Gosto muito de favoritar fotos no Flickr, adicionar sites favoritos no próprio browser ou ainda usar um site tipo Delicious para organizar e arquivar páginas da web. Enquanto eu não chego a um consenso do que é melhor e mais prático fazer, eu vou guardando um pouquinho em cada lugar. E um dia, quando a gente tem mais tempo pra pôr a mão na massa, lembra de uma coisa, lembra de outra, mistura tudo, junta com as próprias referências e no fim nasce uma coisa parecida mas ao mesmo tempo diferente. Foi o que aconteceu com esse projeto.

Vi no flickr uma foto de bombonzinhos de chocolate rosa (uma graça!) presos em palito de salgadinho – ao invés de palito descartável. E vi também no Flagrante Delícia, um blog de gastronomia que gosto muito, uns snacks com pedacinhos de chocolate amargo e de sal – ótima combinação!

Disso, surgiram estes palitos banhados em chocolate (o clássico Stiksy da Elma Chips) recobertos com chocolate e enfeitados com confeitos de coração.

Optei por usar produtos de prateleira e só fazer a montagem. Para os mais empolgados, achamos uma receita (em inglês) para quem quiser fazer os próprios palitinhos.

Para repetir em casa, recomendo que convidem alguém para ajudar. Sozinho até rola, mas é bem mais cansativo… A Andrea me ajudou na cozinha e nas fotografias. Acompanhe.

Palitinho de chocolate Palitinho de chocolate

Você vai precisar de:
. 1 barra de chocolate meio amargo (usei Hershey’s 40%, talvez o único de supermercado que não leva gordura vegetal)
. 1 pacote de salgadinho Stiksy
. confeitos
. bandeja de isopor

Palitinho de chocolate Palitinho de chocolate

1. Comece derretendo o chocolate em banho maria ou no microondas. Passe o chocolate para um copo fundo, assim você poderá ‘mergulhar’ o palitinho com facilidade.

2. Passe o palitinho no chocolate, cobrindo cerca de 2/3 da massa porque vai escorrer e você precisa deixar um pedaço ‘livre’.

Palitinho de chocolate Palitinho de chocolate

3. Faça furos na bandeja de isopor. Você vai usá-la de apoio para  o palito com chocolate endurecer.

5. Enfeite com os confeitos. A gente usou um hashi de bambu (feito pelo pai da Andrea) como pinça para colocar coração por coração. O ideal é esperar o chocolate endurecer um pouco para fixar melhor os enfeites senão escorrega tudo. Num dia quente, deixe na geladeira ou no freezer por alguns minutos, para endurecer.

Palitinho de chocolate

7. Acomode em uma embalagem bonitinha e sirva como snack ou como acompanhamento de café.

Dica gastronômica do Vitor, o Prato Fundo:
. quanto mais cacau no chocolate, mais difícil de acertar o ponto de endurecimento da cobertura
. o ideal é dar um choque térmico na geladeira ANTES de usar o chocolate e, de preferência, fazer a noite quando o tempo está mais fresco ou em ambiente com ar condicionado. Aqui nesse vídeo tem ótimas dicas!
. outra opção é usar um chocolate com gordura vegetal hidrogenada na fórmula, assim não precisa passar pela etapa do choque. É uma questão de gosto e praticidade. O nosso, com mais cacau, derretia facilmente, mas o sabor ficou ótimo.

24 jan 11
craft tourtricô e crochê
Guia de lojas de tricô e crochê na web
por Andrea

las

Dando continuidade ao nossos posts de guias de endereços especializados, chegou a vez das lojas de fios para tricô e crochê.

Vou focar nas lojas online porque eu sei que todo mundo já tem os seus armarinho de bairro preferidos. E como comprar pela Internet ainda é novidade para muita tricoteira/crocheteira, é sempre bom ter referências antes de sair gastando em material para aquele novo projeto. Então, vamos à lista ? Coloquei um (*) nas lojas que eu já comprei, as outras foram indicações das leitoras do blog:

LOJAS ONLINE NO BRASIL

*Empório das Lãs –  Minha mais nova favorita.  Só  trabalham com fios naturais importadas de altíssima qualidade como a Debbie Bliss, Noro, Mission Falls e Araucana. A loja é pequena mas o estoque é grande, com uma excelente seleção de cores, algumas que eu nunca vi em lojas lá fora. E trabalham com agulhas alemãs da Addi, em todos os modelos possíveis. Têm uma loja de rua no Campo Belo que também super vale a visita.

Pintar e Bordar – O destaque desta loja são os fios de composição  natural (alpaca, seda, mohair, merino..) das marcas alemãs Lang e Rico.  A loja de rua fica em Moema e os preços são bons para fios importados.

* Aslan – Trabalham com todos os fios das grandes marcas nacionas (a grande maioria sintéticos) e  com destaque para os fios da Aslan Trends que vêm da Argentina e têm misturas com um bom percentual de fibras naturais.

Bazar Horizonte – Grande variedade de fios nacionais e importados.  Têm Noro, Debbie Bliss, Aslan Trends e muitos fios fantasia/ sintéticos. Nunca comprei mas já ouvi muita tricoteira falar super bem desta loja, tanto sobre a de rua como a online.

* Novelo na rede – Destaque para as meadas de fios de fibras naturais Uruguaios e Argentinos – os fininhos são bons para fazer tricô lace. Comprei meadas  da Punta Yarn e a entrega foi bem rápida. Trabalham com agulhas gringas da Knit Pro.

ClickFios – Tem uma grande selecão de fios de todas as grandes marcas nacionais, aquelas famosas que a gente já conhece (Pingouin, Circulo, Cisne…) .

Da Fazenda – Fios artesanais do Rio Grande do Sul. Só  trabalham com lã  pura na espessura grossa  e com  tingimentos naturais.

LOJAS ONLINE NO EXTERIOR

* Ellan – Esta é uma mega loja canadense  que trabalha com fios da marca própria, em  inúmeras composições e cores. Comprei lã para  fazer meia por um preço ótimo mas o frete para o Brasil foi um tanto salgado. Como as lãs são baratas e comprei em quantidade, acabou compensando.

Little Knits – Loja com ótimo atendimento e promoções que valem a pena. Recomendação da Mon Tricot a gente assina em baixo!

P2tog – Especializada em fios fininhos para meia e muitos acessórios.

Etsy – Acho que a graça aqui é comprar lãs de produtoras independentes que fiam e tingem suas próprias meadas. Dê uma busca por yarn na categoria supplies que você consegue ver o que está disponível.

Ebay – Tem de tudo no ebay, inclusive  lã  de todas as marcas gringas famosas (geralmente em pacotes ou mix de novelos de várias cores). Recomendo para quem quer economizar, não se importa de pagar uma graninha com frete e esperar o prazo de correio internacional. Nunca comprei lã mas já comprei várias agulhas  por lá e chegou tudo bem direitinho. E  lembre-se do mantra do ebay ” não esqueça de verificar a reputação do vendedor antes de comprar “.

*************

Eu sempre recomendo se possível ir até a loja na hora de comprar, especialmente se a lã for cara é sempre bom fazer um tête-à-tête com o novelo para não errar na escolha. Além de que as fotos dos sites nunca fazem jus aos fios em termos de cor e textura. Mas claro que comprar online é super indicado para quem mora longe ou simplesmente prefere a conveniência do tricô delivery :).

Para comprar fios acrílicos nacionais baratos em São Paulo eu continuo indo pessoalmente até a R 25 de Março. Por lá os meus favoritos são o Ambar e a Aslan (atacado, mas a filial do Bom Retiro vende no varejo), sem contar que andando dá para garimpar bastante nos outros armarinhos da região.

Colaboraram neste post as leitoras Solange Cristiny, Carolina Gulinck, Veronica , Ana Paula, Edna e Solange. E se você também quiser colaborar é só deixar a sua dica de loja nos comentários!

20 jan 11
blogueira convidadacasa craftoutras técnicas
Para mães descoladas: Varal de mini telinhas
por Andrea

Olá, leitores do SuperZiper! Estou super contente de estar aqui para ensinar um projeto para vocês! Mas antes, deixem eu me apresentar: Eu sou a Natália Rosin, vivo com um marido que me faz uma caneca de café todos os dias e com uma filha de 1 ano e 3 meses que na verdade é uma Cerejinha. Eu tenho um blog, sou co-criadora do Tanlup e não consigo viver sem fazer arte (e até criei uma lojinha por isso).

Quando as meninas do SuperZiper me chamaram para mostrar um projeto craft para as mamães descoladas, eu só conseguia pensar em  decoração de quarto de criança. Como o quarto da Cecília é um dos lugares que eu mais gosto da casa, estou sempre tentando deixar ele cada vez mais fofo e aconchegante.

Então eu quero ensinar pra vocês como fazer um Varal de Mini Telinhas com pintura e bordado em ponto cruz para decorar a parede do quarto do seu bebê. Vamos lá?

Bom, separe o material que vai precisar: telas de pintura (as que eu usei tem 9 x 12 cm), tinta acrílica, pincéis, linhas, agulha, feltro (não está na foto), cola e ah, uma furadeira.

Primeiro, faça um furinho pequeno com a furadeira nas laterais de cada tela, o suficiente para passar a linha onde as telas vão ficar penduradas.

Agora você vai pintar as telas (a parte mais divertida!). Use um pincel mais grosso pra fazer o fundo e um fino para os desenhos. Eu escolhi fazer esses patterns que você vê na foto, mas você pode pintar o que quiser, deixe a criatividade fluir!

Depois de esperar a tinta secar, você vai fazer a marcação de onde vai o bordado em ponto cruz. Eu desenhei um coração (que você pode baixar aqui pra usar também) de cerca de 6cm, porque não esqueça, você precisa descontar as laterais da tela, onde fica a madeira.

Para marcar, fixe o papel com o gráfico sobre a tela e fure as pontinhas de cada X com a agulha. Depois de feito isso, é só começar a bordar o coração. Eu preferi usar uma linha grossa, das que uso pra fazer crochet, para esse detalhe ganhar mais destaque e não ficar tão “delicado”.

Pra quem não sabe ponto cruz, pode aprender o básico aqui ou, se você é uma pessoa de vídeos, assistir esses daqui. Nesse caso, o bordado é bem básico mesmo, então é fácil até pra quem nunca fez. E não precisa se preocupar com o verso, porque não vai aparecer mesmo.

Depois do bordado pronto, recorte faixas de feltro e cole na parte superior das telas. Quando estiver tudo bem seco, passe uma linha grossa pelos furos que você fez nas laterais das telas e pronto! Você já pode pendurar onde quiser.

O varal de telas da Cecília já está lá decorando o quartinho dela, e pra prender eu usei essas fitas adesivas de tecido que eu fiz uma outra vez.

Espero que tenham gostado dessa ideia de decoração para um quarto infantil. Se tiverem dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

Um beijo, Natz

Página 1 de 41234