14 jan 11
tricô e crochê
Primeiro tricô do ano
por Andrea

debbie bliss
Ano novo, hora de colocar em prática aqueles projetos de tricô que você favoritou mas nunca fez.  Eu já  tenho uma lista enorme. E graças a Ana, que deixou em um comentário aqui no blog, descobri uma ótima loja de materiais de tricô.  Trata-se do Empório das Lãs – o link é da loja virtual mas se você mora em São Paulo eu super recomendo dar um pulinho pessoalmente. Eles estão numa casinha simpática no Campo Belo e têm um belo estoque de Noro (Silk Garden, Silk Garden Socks) e Debbie Bliss (praticamente todas, desde a chunkies até fios de seda e algodão) e Araucania (fio fininho, para meia ou lace). O diferencial é que só trabalham com fios naturais e  levam isso muito sério. Acrílicos não entram. Na parte de acessórios, agulhas Addi, Pony, Clover… Em todas as numerações e tamanhos. Tá bom pra vocês ?

Na minha visita eu comprei alguns novelos de Cashmerino Aran da Debbie Bliss especialmente para fazer esta gola laço. É um projeto simples mas que fica bem chique se  feito com uma lã especial. O Cashmerino da Debbie Bliss é um dos meus fios preferidos porque além de ter uma gama de cores imensa, é muito  macio e não solta fiapos. E tem um  preço amigo, no padrão fio importado.

rotulo debbie bliss

Quando vou dar uma peça de tricô de presente, sempre que possível tento incluir o rótulo da lã na peça. Assim, a presenteada fica sabendo sobre composição do fio e também sobre cuidados na lavagem – muito importante,  já que  fios naturais são delicados e devem ser lavados  à mão.

gola laço

Estas golinhas são uma receita antiga, já viraram um clássico do tricô mundial. Para quem quiser fazer, eu usei esta receita  de Bow Knot Scarf ( em inglês, gratuita) mas existem muitas variações.

contador carreiras
Para finalizar vou mostrar um ‘gadget’ bacana e funcional que eu achei lá no Empório.

Parece um cronômetro mas é um contador de carreiras de tricô para usar pendurado no pescoço. Facilita muito a vida  e não sei como consegui viver sem ele  estes anos todos. Tinha que ser da Clover, né?  Eles sempre tem os melhores acessórios para crafts. Sou fã.

Mas, voltando à questão fios importados, muitas de vocês vão perguntar se compensa comprar fios Noro e Debbie Blisss aqui no Brasil. Eu acho que depende da urgência e da economia que você espera fazer. Se compararmos o preço  nos Ebays e Etsys da vida,  comprar aqui ainda sai mais caro – praticamente o dobro. Mas incluindo o  frete, perigo de parar na alfândega e semanas (as vezes meses) de espera  preço fica praticamente igual.

Mas uma coisa que não se compara é a experiência de comprar lãs ao vivo. Eu gosto de poder olhar, apalpar (e até cheirar : P) as lãs. Isso (ainda) não dá para fazer pela Internet.

Aqui vai o endereço:

Empório das Lãs

Lãs importadas de fibras naturais e cursos de tricô

R João Alvares Soares 1520

Campo Belo – São Paulo

11 5531- 3086

E,  atendendo  pedidos, estou organizando um guia especial com uma lista de boas lojas de material de tricô e tecidos. Vale de rua e  loja online. Se quiser colaborar, deixe sua sugestão nos comentários com link e/ou endereço. Só valem lojas que você já comprou e gostou, ok ?

47 ZigZags
  1. Iris disse:
    14 de Janeiro de 2011 às 10:40

    Meninas,

    As fotos não estão aparecendo.

    Responder
  2. Ruh. disse:
    14 de Janeiro de 2011 às 10:59

    Eu descobri o site pelo vídeo do Youtube, como fazer pompons!
    ameeeei o vídeo (na verdade, eu mais ri do que aprendi, achei super fofo, principalmente quando começou a cortar e cortar, e eu achei que não ia mais parar…!), mas para fazer um pompom certinho e redondinho, bem fofo mesmo, tem que cortar bastante…o meu ainda fica todo torto!
    parabéns mesmo pelo site!! :D

    (mas eu não consegui ver as fotos, sorry**)

    Responder
    • Claudia disse:
      16 de Janeiro de 2011 às 23:33

      o vídeo do pompom realmente é engraçado, foi um dos primeiros que fizemos!

      Responder
  3. 14 de Janeiro de 2011 às 12:33

    Adorei a gola.
    Linda.

    Ah, vocês já leram um livro chamado: “Um bom tricô” ?
    Eu lembrei muito de vocês.
    Queria tanto saber onde tem uma loja que dê aulas de tricô aqui no Rio. Ai, ai.

    Bjs

    Responder
    • Andrea disse:
      15 de Janeiro de 2011 às 00:22

      Não conheço o livro mas vou atrás, obrigada :)

      Responder
    • Icha disse:
      11 de Fevereiro de 2012 às 11:25

      disse:Meninas, mraavilhosas essa matérias internacionais, começo a sonhar com tours e roteiros turísticos crafts. Parabéns, vcs capricham muito e são sempre surpreendentes!

      Responder
  4. Danielle disse:
    14 de Janeiro de 2011 às 14:12

    Eu tenho um preto, lindo!
    Igualzinho!
    :)

    :*
    Amo este blog!

    Responder
  5. Éri disse:
    14 de Janeiro de 2011 às 16:39

    Não consigo ver as fotos =/

    Responder
  6. Tatiana disse:
    14 de Janeiro de 2011 às 20:08

    Ai, Andrea, eu ainda sou tricoteira iniciante, e nunca usei essas lãs maravilhosas e caríssimas. Por dois motivos: não acho pra comprar aqui em Brasília e ainda não tenho coragem de comprar lãs tão caras. Acho que, como ainda tou no início (já arrisco pontos misturadinhos, tipo arroz, arroz duplo etc, mas até hoje só fiz coisas retas – cachecóis, xales, echarpes, casacos sem cavas), tenho dó de eventualmente desperdiçar uma lã dessas com meu tricô “marromeno”. Um dia chego lá.
    Agora, uma coisa que quero MESMO, pra logo, é esse contador de carreiras! Já tinha ficado doida por um daqueles normais, que também nunca vi pra comprar por aqui. Mas este aí de pôr no pescoço é ainda mais atraente! Adorei a dica!

    Responder
    • Andrea disse:
      15 de Janeiro de 2011 às 00:22

      Eu também pratiquei muito com lãs baratinhas. É por aí mesmo, quando se sentir mais segura aí você se arrisca numa lã mais cara. O contador é muito últil mesmo, vale a pena o investimento. bjs

      Responder
  7. Lan Succi disse:
    14 de Janeiro de 2011 às 20:52

    Vale no interior?
    Compro tecidos lindos na Casa Real, Calçadão da Marechal, Araçatuba-SP, é a loja que tem a maior variedade de tecidos da cidade.
    Ficou linda a gola. Me lembro da D.Dina Ghirardelo que fazia tricôs, crochês, bordados em saco que ficavam chiquérrimos.

    Responder
  8. Thays Travassos disse:
    14 de Janeiro de 2011 às 22:47

    Só ideia maravilhosa!!! lindas!!!
    Passa no meu blog e vê se vc gosta dos posts!!
    http://thaystravassos.blogspot.com/

    Responder
  9. Dani disse:
    14 de Janeiro de 2011 às 23:49

    por favor, por favor, listinha de lojas correndo, pra ontem!
    gracias!

    Responder
  10. Sunset disse:
    15 de Janeiro de 2011 às 00:09

    Que linda essa ideia do guia. Vai ser guia impresso?
    Se for, caso precise de alguma ajuda pra produção gráfica, pode contar comigo, ok? Trabalho nessa área, e amo, então vai ser um prazer ajudar.

    =*

    Responder
    • Andrea disse:
      15 de Janeiro de 2011 às 00:19

      não é impresso, é um post aqui no blog mesmo, para referência das leitoras :). bjs

      Responder
  11. Bia disse:
    15 de Janeiro de 2011 às 09:36

    Oi Andrea,
    Sou seguidora do blog do Empório das Lãs, e lá fiquei sabendo do seu blog. Adorei! Sou aluna do curso de tricô do Empório desde que a loja abriu e durante todo este tempo, em minhas andanças por NY, Chicago e Cidade do México, o mais estranho é que as lojas que eu conferi ofereciam uma grande variedade de fios, porém a maioria eram de fios sintéticos. Além do mais quando eu encontrava Debbie Bliss e Noro, eles não tinham todas as cores. Mas o mais importante é a quantidade que em uma viagem a gente nunca sabe quanto vai precisar, e lá na Empório quando eu compro lã, se sobra algum novelo, a gente pode trocar. Isto faz com a economia vai pro espaço, acaba que a conta final fica elas por elas, e concordo com você em gênero, número e grau, comprar ao vivo, ver as cores e sentir as lãs com as mãos, é simplesmente indescrítivel!!!
    Beijo e adorei o seu blog. Vcs me conquistaram!
    Bia

    Responder
    • Andrea disse:
      15 de Janeiro de 2011 às 17:31

      Oi Bia, obrigada pela visita :)
      Pois é, eu já visitei lojas de tricô no Japão e na Inglaterra e só no Empório achei a linha linha inteira da Debbie Bliss ! Isso que você comentou de poder trocar os novelos é super bacana, são poucas lojas que permitem e isso faz uma mega diferença , principalmente se a gente está investindo em fios caros :)

      Beijão

      Responder
  12. Elaine Masciarelli disse:
    15 de Janeiro de 2011 às 22:31

    Olá,compro tambem alem do Emporio das las na Pintar e Bordar que vendem fios importados da Alemanha, o pessoal é bastante atencioso,ja comprei virtual tambem, e o atendimento é maravilhoso http://www.pintarebordar.com.br
    Parabens pelo s/blogo, sou fã de voces.

    Responder
  13. Vanessa Mariano disse:
    16 de Janeiro de 2011 às 02:26

    Estou ansiosíssima por esse post!…rs

    Beijo!

    Responder
  14. Gabrielle disse:
    16 de Janeiro de 2011 às 10:30

    Ameii o blog…
    Td lindo!
    Sou blogueira iniciante, to fazendo meu blog ainda…mas já coloquei um link de vcs lá!

    Parabéns pelo lindo trabalho!

    Responder
  15. Ana Rosa disse:
    16 de Janeiro de 2011 às 11:43

    Oi Andrea, sou a Ana Rosa (Nami Chow, Pick Knit, amiga da Sandra Jay), bem recomendo a você dar uma passadinha nas lojas virtuais abaixo, tem coisas bem legais lá e com um precinho mais acessível.
    bjs
    ANA ROSA
    http://www.pintarebordar.com.br – tem também loja física
    http://www.novelonarede.com.br
    http://www.bazarhorizonte.com.br – tem produtos nacionais e importados e loja física
    http://www.mariaortiz-acessorios.com.br – a Rúbia tem fios difernciados como o borrete de seda crú ou já tingido por ela mesma
    http://www.caixadagua.com
    E também a Valesca do Tricoteiras.com vende alguns fios bem legais.

    Responder
    • Andrea disse:
      16 de Janeiro de 2011 às 17:31

      Oi Ana ! Você vou que o Nami fechou :( ? Que pena, né ? Super obrigada pelas dicas, vou incluí-las no guia . BJs

      Responder
  16. Marina disse:
    16 de Janeiro de 2011 às 22:57

    Olá!
    Eu sou cliente assídua do Empório das lãs e já tive muitas experiências de comprar fios importados pela internet. Se vc vai viajar, separe um espaço na mala para as suas lãs, mas se não vai viajar… bem, eu já comprei fio importado que parou an alfândega e para tirar a mercadoria do correio tive que pagar 60% de imposto. Não vale a pena comprar pela internet e mandar entregar, no final acabei pagando a mesma coisa. Além disso, no empório e outras lojas sérias de tricô, a variedade de fios e de cores é incrível, além das dicas que você tem na loja. Eu já fui em lojas de lãs em vários lugares do mundo e poucas têm a variedade de fios e acessórios do Empório. Sou fã numero um!

    Responder
  17. 17 de Janeiro de 2011 às 08:24

    não entendo de lãs, mas essa microfibra é natural?

    Responder
  18. Saletedm disse:
    17 de Janeiro de 2011 às 17:54

    Além do Bazar Horizonte, também indico a Aslan. Já comprei algumas vezes deles e super recomendo.O atendimento de ambos on line é muito bom e as entregas foram feitas no prazo. Eles tem loja física em SP, mas só conheço a da Aslan, na região da 25 de Março.O atendimento lá é mais demorado, não tem a variedade do site e por isso acho melhor, da Aslan, comprar na loja virtual. http://www.bazarhorizonte.com.br e http://www.aslan.com.br

    Responder
  19. priscila disse:
    21 de Janeiro de 2011 às 13:28

    o emporio é do lado da minha casa!
    é muito legal mesmo la….
    bjo bjo
    Pri

    Responder
  20. Verônica disse:
    24 de Janeiro de 2011 às 16:31

    Eu já comprei na click fios clickfios.com.br e gostei

    Responder
  21. Renata disse:
    26 de Janeiro de 2011 às 18:41

    Oi, queridas! Tem uma receita da golinha laço da Manequim que reproduzi no meu blog: http://renatabatata.wordpress.com/2009/07/10/pecas-faceis-e-rapidas-de-tricotar-golas/
    O lugar de origem (no site da Manequim) saiu do ar!
    Beijinhos mil!

    Responder
    • Andrea disse:
      26 de Janeiro de 2011 às 20:26

      Oi Renata ! Esta gola laço é um pouco diferente mas é bem bacana ! Vou linkar no post, bjs

      Responder
    • Andrea disse:
      26 de Janeiro de 2011 às 20:27

      Legal ! Mas cá entre nós esta foto não ajuda em nada a promover a gola, hehehe ;)

      Responder
  22. Glaucia disse:
    31 de Janeiro de 2011 às 19:17

    Andrea
    Olhando os posts de vcs, tomei coragem e comprei virtualmente na Novelo na Rede semana passada.
    Meus novelinhos chegaram ( acho que vou enviar a conta pra vc kkkkk)SIMPLESMENTE AMEI. comprei mericash e apesar de não poder tocar no monitor arrisquei e FIZ GOL.
    Agora olhando no bazar horizonte e novelo na rede eles tem agulhas intercambiaveis, você sabe se vale a pena?
    Tem alguma indicação? ADDi ou Knitpro?
    Bjs e um bom trico para nós.

    Responder
    • Andrea disse:
      01 de Fevereiro de 2011 às 09:12

      Glaucia, que bom que ficou satisfeita coma compra na Novelo na Rede. Sobre agulhas intercambiáveis, você quer dizer os estojos ? Acho que vale se você gosta de usar agulha circular e pretende fazer bastante trico lace com agulhas de tamanhos 3,5 a 8 – acho estas agulhas especialmente úteias para tricô lace. Eu particularmente ainda acho o preço destes kits bem salgados aqui no Brasil, estou pensando em encomendaro meu para alguém que vá viajar pra fora… Eu já manuseei as agulhas da Addi e ouvi dizer que são as melhores. Conheço as da Knit Pro apenas de nome, então fica difícil fazer uma comparação. bjs

      Responder
  23. Ana Claudia disse:
    04 de Março de 2011 às 11:07

    Adorei essa gola-cachecol-lenço (rsrsrs), mas não consigui fazer a tradução do inglês. Vcs teriam a receita em português?
    Em tempo, adoro vcs!!!! Desde que voltei a tricotar/crochetar passo por aqui diariamente. Sempre descubro coisas novas!!!
    Parabéns e beijinhos!!!

    Responder
  24. Ana Claudia disse:
    04 de Março de 2011 às 11:19

    Adorei essa gola-cachecol-lenço (rsrsrs), mas não consegui fazer a tradução do inglês. Vcs teriam a receita em português?
    Em tempo, adoro vcs!!!! Desde que voltei a tricotar/crochetar passo por aqui diariamente. Sempre descubro coisas novas!!!
    Parabéns e beijinhos!!!

    Responder
  25. Viviane disse:
    17 de Março de 2011 às 15:03

    Vim fazer a mesma pergunta da nossa amiga aqui de cima. Vocês não teriam a receita traduzida?? Fiquei louca pra fazer a gola.

    Beijos e parabéns pelo site!!!

    Responder
  26. Regina disse:
    15 de Abril de 2011 às 16:09

    oi amiga sabe o meu bebezinho logo fara seu primeiro aninho de vida e como eu sou apaixonada como vc em croche queria saber se vc me ensina ou me envia o grafico de como fazer esse casaquinho lindo vc tem a receita? ai amiga to pesquisando para fazer lembrancinhas de croche sendo de aniversario do meu anjinho, vc me ajuda? Eu adoro seu cantinho e por ser sua seguidora assidua sempre estarei aqui pq vc nos ensina muito nessa area te deixo um bjao Re

    Responder
  27. CEIÇA MELO disse:
    30 de Abril de 2011 às 21:39

    GOSTARIA DE APRENDERA FAZER ESSE CACHECOL LINDO POR DEMAIS MANDE UMA RESPOSTA GOSTARIA EM VIDEO

    Responder
  28. Elisabeth Toyama disse:
    24 de Maio de 2011 às 17:07

    Por favor gostaria da receita da gola laço, vc diz que está no blog, mas não sei ver , como faço pra entrar no blog?
    Adorei a gola e gostaria muito de tentar fazer uma .
    Desde já agradeço.
    Beth

    Responder
  29. luzia disse:
    26 de Maio de 2011 às 21:26

    gostaria da receita da gola laço

    Responder
  30. IVONE TANAKA disse:
    24 de junho de 2011 às 23:19

    ANDREA

    SEUS TRABALHOS SÃO LINDOS. AMEI A GOLINHA QUE VC DIZ SER O PRIMEIRO TRABALHO DO ANO. VISITEI O SITE BOW KNOT SCARF MAS, MESMO TRADUZIDO NÃO ENDENTÍ QUASE NADA. PODERIA ME ENVIAR A RECEITA? GOSTARIA DE FAZER A GOLINHA PARA MINHA MÃE QUE VAI FAZER 80 ANOS. DESDE JÁ AGRADEÇO. IVONE

    Responder
  31. IVONE TANAKA disse:
    24 de junho de 2011 às 23:34

    ANDREA

    SEUS TRBALHOS SÃO LINDOS. AMEI A GOLINHA QUE VC DIZ SEU O PRIMEIRO TRABALHO DO ANO. VISITEI O SITE, MAS MESMO TRADUZIDO NÃO ENTENDÍ QUASE NADA, PODERIA ENVIAR A RECEITA? IVONE

    Responder
  32. Regina disse:
    25 de junho de 2011 às 01:04

    São lindos os seus trabalhos. Como tricoteira iniciante procuro sempre que posso entrar no site para ter novas idéias. PARABÉNS.

    Responder
  33. simone disse:
    21 de agosto de 2011 às 21:11

    sou muito crocheteira adoro tudo de crocher beijos adorei

    Responder
  34. jonice disse:
    04 de setembro de 2011 às 19:59

    Adorei os seus trabalhos. Fiquei curiosa onde encontrar o contador de carreiras de trico.
    Bjs Jonice

    Responder
  35. Betina Juchem disse:
    26 de junho de 2013 às 19:48

    Eu sinceramente me pergunto qual é o grande problema com acrílicos. Parece coisa de elitista, cruzes credo viu! Eu pessoalmente não vejo grandes problemas… e para lavar é uma beleza.

    Responder
  36. Andrea disse:
    21 de julho de 2013 às 15:09

    Olha meninas, adoro acompanhar o site de vocês. Já fiz a maxi gola de trico e meu filho fez a carteira com silver tape. Gostaria de fazer esta golinha linda mas não consegui traduzir algumas partes importantes da receita, poderiam me mandar?
    Obrigada.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»