31 mar 11
craft tour
Descobrindo um armarinho Boliviano
por Claudia

Bazar Mireya (Bolívia)

Para continuar a série de lugares craft que visitamos, o lugar que tenho para apresentar desta vez é o Bazar Mireya, um armarinho super completo e mega-recheado de produtos na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Apesar de ter feito uma rápida passagem pela cidade, não consegui deixar de procurar por este tipo lojinha. Aliás, em viagens, mercados/supermercados/armarinhos sempre estão na minha lista de lugares para xeretar. Antes que me critiquem, cada louco com sua mania, assumo que gosto mesmo.

Fui meio despreparada, não tive tempo de pesquisar na internet, ler guias ou pedir referências. Então saí procurando por conta própria mesmo. Ao chegar no centro da cidade, perto da praça principal (sempre tem uma!), comecei a perguntar para ambulantes e taxistas “donde puedo comprar lana y cosas de costura”. Indica daqui e indica dali, fui passeando por galerias, lojinhas, ruas estreitas e cheguei no famoso bazar, indicado por umas 4 das 5 pessoas com quem falei.

Era fim de dia (por isso as fotos escuras/esverdeadas), mas a loja ainda estava aberta e vi certo movimento de mulheres bolivianas a procura das mesmas coisas que nós brasileiras vamos atrás em armarinhos.

Apesar do ambiente familiar, encontrei algumas diferenças que vale comentar:

Bazar Mireya

. Notei uma certa paixão por cores fluorescente. Nas fotos que ilustram o post já dá para perceber, mas fica muito mais evidente nesta foto aqui que a Andrea postou no twitpic das lãs que eu trouxe para ela (100% naturais!). Não acho que esta queda pelo flúorseja uma questão de “tá na moda!”. Me pareceu bem mais uma influência cultural. Até porque gosto por cores fortes foi algo que eu reparei na cidade como um todo, e não apenas no armarinho.

. Poucos produtos feitos no país, a maioria dos itens era importado – hello globalização. De boliviano mesmo, acho que só as lãs. Tinha muita renda colombiana, linhas de costura do Peru, zíperes chineses, lãs argentinas e muita coisa do Brasil. A dona do bazar me contou que ela vem muito pra São Paulo, fazer compras na 25 de março hehe. Fora os contatos que ela tem com fabricantes de fitas e outros artigos, que entregam diretamente lá.

. As prateleiras, armários, gavetas e balcões eram todos de madeira escura. Pra quem se lembra, as lojas daqui um dia já foram assim.  Principalmente as milhões de gavetas para guardar botão. O ruim é ficar na dependência do vendedor para pegar as coisas, mas no final os achados compensam. Me lembra muito da época em que eu ia nos armarinhos perto da Teodoro Sampaio com a minha avó!

Bazar Mireya

. Fiquei impressionada com a quantidade de zíperes a venda na loja,  tinha uma enorme variedade de cores, tipos e tamanhos. No Flickr tem mais fotos, clique aqui para ver o álbum completo com prateleiras e mais prateleiras de zíperes.

. O que me levou a uma conclusão de que os produtos desse armarinho específico pareciam atender a pessoas que faziam as próprias roupas em casa. Aqui em São Paulo tem muita lojinha  para quem curte costura como hobby. Lá, era uma loja para costureias “heavy-users” bolivianas.

. Tinha praticamente TUDO na loja. Acho também que isso era até parte do comprometimento da dona em atender bem a clientela. Reparem nas fotos. Botões, fitas, elásticos, acessórios, lãs, zíperes… e até penas! Só faltou uma coisa, bastidores de bordado, de madeira, mas estavam em falta.

Bazar Mireya

No fim, bati um ótimo papo com a dona Ines Cortéz e acabei levando uns botões diferentes, que eram vendidos por dúzia ou grosa (12 dúzias = 144), uma agulhona específica para bordar em talagarça (aguja tejedora smirna original ) e as lãs naturais em cores flúor.  Para quem um dia passar por terras Bolivianas, deixo o endereço:

Bazar Mireya
calle Camiri # 154
Zona 7 Calles – Santa Cruz – Bolívia
Tel: 333-5054

25 mar 11
inspiração
Link Love da Semana
por Andrea

LINK

♥ Que receber  um kit de paninhos coloridos pelo correio todo mês ? Tá tudo explicadinho aqui ó : Clube do Pano, da Lu Gastal.

♥ O Prato Fundo explica como se faz um fundo para tirar foto de comida, fácil, fácil. Pode muito bem ser usado para melhorar suas fotos de crafts.

♥ Uma fronha bordada, herança de família, vira uma cúpula de abajur.

♥ Um PAP de lipbalm caseiro, da Fe Oliveira. Ela adaptou a nossa receita ao gosto dela e usou latinhas como embalagem.

♥ Tuto ensinando a fazer gravata borboleta com tira ajustável. Em tecido xadrez ‘picnic’ então….Linda demais!

♥ PAP de sacola para carregar garrafinha de água.

♥ Wallpapers lindos com fotos do projeto A Collection a Day para embelezar o seu micro.  Eu já baixei o meu :)

♥ E já que falamos de ovos pintados, descobrimos via Colacorelinha que lá na Alemanha existe uma tinta própria para tingir ovos. E pra chutar o pau da barraca no quesito ovo enfeitado, apareceram também  estes ovos ponto cruz! Quem arrisca?

♥ Dá pra fazer festas divertidas mesmo com a grana curta: a gente curtiu este  zigzag de papéis coloridos e canudos com adornos floral-psicodélico.

24 mar 11
fashionreciclagem
Customização: o casaco dos 16 botões
por Claudia

O casaco dos 16 botões

Agora que o outono chegou e começou a dar uma esfriadinha, tirei uns casacos do armário. Tem roupas que acabo guardando por motivos sentimentais ou por algum outra razão. No caso desse casaquinho é porque gosto bastante do material que ele é feito. Tem algodão, mas tem também alguma mistura de fio sintético. Mas sei lá qual a combinação fizeram, que resultou em um toque muito macio, um caimento meio pesado que  nunca amassa, resumindo, é uma delícia de usar. Apesar do modelo não ser o mais moderno, acabei guardando… nem que fosse em cima do pijama em uma noite fria.

Resolvi que ele merecia uma reciclagem-express. Vi em alguma revista essa ideia de multi-botões e resolvi aplicar. Como estou sem balancim em casa, levei o casaco em uma oficina de peças-piloto do Bom Retiro, em SP (KG Atelier da Moda, Rua Lubavitch, 259 Bom Retiro tel. 11 3222-658 email kgsjanio@ig.com.br), e fiz meu pedido de customização express :-) .

Prático, não?

Antes e depois
(a diferença de cor foi porque uma foto foi tirada ao ar livre e outra a noite, dentro de casa)

Originalmente, o casaco tinha uns seis botões normais, de casinha. Eu pedi pra aplicar os novos botões exatamente em cima por cima dos originais e ainda encaixar mais três entre os espaços de um e outro. Ao todo, couberam 16 botões! O custo ? Um real por botão aplicado, já com a mão de obra incluída

Botões abertos

A cor ouro-velho dos botões deu uma carinha mais atual, assim como essa nova disposição, meio over. Tirou a cara de blusa de vovozinha.

Botões novos

Dá para usar todo aberto, todo fechado e também com cintinho fino marcando a cintura. Bem versátil.

Fiquei com vontade de fazer o mesmo em um casaquinho mais fino, desses de algodão, aplicando botões menorzinhos, mais delicados.

Falando em customização de casaquinhos, a Andrea já ensinou a transformar um suéter em um cardigã. Esse acabamento vai muito bem com esse modelo.

 

21 mar 11
blogueira convidadanhacoutras técnicas
Bunneggs de Páscoa
por Andrea

IMG_5829

Quando começamos a pensar um projetos DIY para a Páscoa resolvemos chamar a Livia da Coelhoshow, a maior expert do mundo quando o assunto é criatividade com o tema coelhos. No ano passado fomos ao ateliê dela (uma das lojas favoritas da Galeria Ouro Fino, diga-se de passagem) e entre mil e uma criações encontramos um ovo com coelho numa caixinha desenhada. Pedimos para ela revisitasse o projeto para a Páscoa deste ano e o resultado é o PAP especial de hoje, exclusivo para o Superziper ^_,,_^

*****************

Todo mundo que é convidado para participar do Superziper começa o texto dizendo que é um prazer estar aqui. Para mim escrever aqui é mais que um prazer, é uma coisa assim que dá até bobeira, incluindo pulinhos e gritinhos infantis de alegria. É meu blog preferido, e mostar algo é simplesmente demais, uhuuuu! Bom, passada essa euforia toda vamos a minha sugestão de projeto da Páscoa: ovos de verdade decorados em forma de coelhinho,  recheados com quitutes gostosos. Eu dei a eles o nome de Bunneggs, ou seja, bunny + egg, sacou ?

Este é um projeto que é diversão certa tanto para adultos como para a criançada, então junta todo mundo pra fazer Bunnegs !

IMG_5705
Você vai precisar de:

– Ovos brancos
– Anilina nas cores preferidas
– Vinagre
– Balinhas pequenas e coloridas como m&ms, jujubas.
– Uma agulha grossa de costura e uma tesoura de ponta fina
– Palitos de churrasco e uma caneca cheia de areia ou arroz, para servir de apoio
– Pinceis (um fino e um grosso)
– Cartolina (para as orelhas)
– Tinta acrilica ( para desenhar o rosto)
– Super Bonder ou alguma outra cola para materiais porosos

IMG_5707 IMG_5711
1. Em primeiro lugar lave bem os ovos com água e sabão.

2. Para tirar o conteúdo do ovo  sem estragar a casca, faça um furo com a agulha grossa na parte superior e um buraco pequeno com a tesoura na base . O segredo para não quebrar tudo é ser gentil porém firme, usando apenas a ponta da tesoura (foto3). E olha a Tesourinha de Garça fazendo uma aparição especial no post.

IMG_5723 IMG_5719
4.Assopre no furinho que fez com a agulha, o conteúdo do ovo deve sair facilmente pelo buraco de baixo. Não jogue fora as gemas e claras, use-as para fazer estas panquecas ou uma bela omelete.

5. Lave os ovos novamente, dessa vez enchendo de água com um pouco de  detergente para tirar os resíduos. Esvazie assoprando novamente.

IMG_5731
6 . Monte um apoio usando a caneca cheia de areia/arroz e os palitos de churrasco. Encaixe os ovos no palito pelos furos e deixe-os secando por pelo menos duas horas. A gente acelerou o processo com um secador, vale usar este truque se estiver com pressa.

Enquanto isso, podemos preparar a tinta. Fiquei um tempão quebrando a cabeça pensando em como colorir ovos sem usar uma tinta agressiva, afinal vamos rechear com comidinhas e não queremos cheiro forte e nelas. Primeiro tentei deixar  os ovos de molho na anilina mas a cor ficou desbotada,sem graça. Então me lembrei que na faculdade de Artes fazíamos têmpera, uma tinta à base de gema de ovo – a mesma usada nas pinturas renascentistas. Perfeita para colorir os ovos ! Ela é bem fácil de preparar.

IMG_5738 IMG_5747
7.Use uma gema de ovo para cada cor de anilina. Lembre-se de peneirar a gema para tirar a pele, que tem cheiro forte. Adicione uma colher de chá de vinagre para conservar e depois, vá colocando  anilina à vontade até ficar uma cor bacana. Misture bem.

8. Misture um tiquinho de água se quiser a tinta mais mole. Na minha eu não misturei e achei que ficou um pouco grossa, talvez por isso meu ovo ficou com algumas manchinhas.

IMG_5760
9. Hora de pintar os ovos! Como eu queria uma cor forte, dei três mãos de tinta nos meus, esperando meia hora entre uma e outra. Usei o pincel, maior de cerdas macias.

IMG_5761 IMG_5771
10.Faça orelhinhas de cartolina, pinte, recorte e reserve.

11. Com o ovo completamente seco, desenhe rostos com várias expressões. Vale ovo meiguinho, bravo, zumbi, burlesco…. o Bunnegg é seu e você faz o que quiser ;) . Para esta parte eu usei tinta acrílica de artesanato e um pincel bem fininho. Chame os amigos, o marido e as crianças, rende várias risadas.

IMG_5791 IMG_5821
12.Recheie os ovos com gostosuras (também vale colocar pequenos brinquedinhos de plástico). Sele a abertura com um pedacinho de fita crepe pintada na cor do ovo.

13. Por último cole as orelhas no ovo com uma gotinha de Super Bonder ou cola quente.

IMG_5836
A parte mais divertida é ver quem ganhou um Bunneg quebrá-lo para descobrir o segredo que está dentro.

C  r A C K …….

IMG_5835
…  Su R p R e S a !

Se até nós adultos adoramos esta parte a criançada vai delirar.

Feliz Páscoa e um ótimo Ano do Coelho para todos.

(Lívia é mente criativa por trás da Coelhoshow e fez os Bunnegs especialmente o Superziper )

Página 1 de 3123