19 mai 11
costura
Aula de costura para começar do zero
por Andrea

Desktop8

Recebo muitos emails de leitoras desesperadas para aprender a costurar à máquina mas que não sabem nem por onde começar. Apenas uma minoria sortuda tem mãe /avó/tia/amiga que as ensine. Querem aprender o básico sem ter de se matricular naqueles cursos caros e longos, de costureira profissional.

Tem saída? Tem sim!  Separei três aulas/oficinas de costura cujas aulas são práticas e ensinam o essencial das agulhas, olha que legal:

♥  Em São Paulo (Pinheiros): Aulas de Costura da Pat Casan. Aulas individuais com uma prof. moderna e fofa.  Muitas meninas que fizeram o curso de costura básica com a Pat amaram e  já estão  se aventurando a costurar as próprias peças.  Como as aulas são individuais, não são muitos os horários disponíveis mas vale a pena esperar  – em breve serão abertas as inscrições para as aulas de  Julho. Contato: auladecostura@gmail.com ou site Rainhas da Costura

♥  Em Porto Alegre (Auxiliadora): Aulas no Atelie Lu Gastal,  com várias modalidades de cursos, inclusive oficinas craft  avulsas para iniciantes aprenderem o be-a-bá da costura (usar a máquina, pontos, colocar zíper, etc). A Lu comanda os cursos e também convida outras costureiras  para dar oficinas temáticas de patchwork avançado. Contato: lugastal@lugastal.com.br ou  (51) 3333.2293

♥  No Rio (Ipanema): Aulas com a Guaíra  no Café Costura. Um lugar com um conceito muito bacana, que mistura loja de roupas com um estúdio para ensino de costura à máquina. Além das aulas normais elas têm  um evento muito bacana chamado “Roda De Costura” onde você pode ficar lá no café por 5h aprendendo o básico e se quiser até produzir uma peça de roupa à sua escolha.  Contato: cafecostura@gmail.com ou (21) 2513-1315

Que bom que as costureira mais experientes estão abrindo espaços para ensinar, não é ?

Eu acho que oficinas individuais são uma ótima pedida para  quem quer  ter um primeiro contato com a costura, fazer um ‘test drive’ para ver se gosta da coisa toda antes de investir na compra de uma máquina. Mas se você até  já sabe um pouquinho e quer aperfeiçoar a técnica, entre num curso básico e se joga nos projetos.

E vocês, conhecem ou já fizeram alguma oficina de costura básica?  O que acharam?  Foram alunas da Pat, da Lu ou participaram de alguma Roda de Costura? Deixem suas dicas e opiniões nos comentários :)

222 ZigZags
  1. Fernanda disse:
    19 de maio de 2011 às 22:18

    Meninas,
    ótimas dicas! Eu me inscrevi em um curso do Senac Lapa: “técnicas de costura e acabamentos”, que começa dia 6 e segue por 10 semanas, 3x por semana.
    É um pouco caro, mas aborda o corte e montagem de várias peças, incluindo zíperes, colarinhos, bolsos, etc…
    Depois volto aqui para contar pra vocês!
    beijos, e mais uma vez parabéns pelo blog.

    Responder
    • Adalto oliveira santos disse:
      06 de setembro de 2012 às 18:51

      Sou presidente de uma assoçiação de melhoramentos de bairro na Cidade de Praia Grande SP Para levantar fundos para os nossos projetos sociais compramos algumas maquinas industrial retas para costurar estopa de pano (tipo estopa para retificas e oficinas mecanicas POSTO DE GASOLINA ETC)So não sabemos como montar os retalhos e quantos são um em cima do outro que poder nos de a dica OBRIGADO pres:ADALTO OLIVEIRA SANTOS saite:ambjm2011.blogspot.com

      Responder
    • Adalto oliveira santos disse:
      06 de setembro de 2012 às 19:47

      Sou presidente de uma assoçiação de melhoramentos de bairro na Cidade de Praia Grande SP Para levantar fundos para os nossos projetos sociais compramos algumas maquinas industrial retas para costurar estopa de pano (tipo estopa para retificas e oficinas mecanicas POSTO DE GASOLINA ETC (GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS PRINCIPALMENTE DE QUANTO PESA CADA PEÇA JA PRONTA QUANTOS RETALHOS SÃO COLOCADOS UM EM SIMA DO OUTRO) como montar os retalhos quem souber nos de a dica OBRIGADO pres:ADALTO OLIVEIRA SANTOS saite:ambjm2011.blogspot.com e estopaplanetaverde.blogspot.com.br

      Responder
  2. Larissa disse:
    19 de maio de 2011 às 22:24

    Oi meninas! Tenho muita vontade de aprender a costurar tambem. Vcs sabem de algum curso em Curitiba pra indicar?
    Beijos, adoro o blog! ;)

    Responder
    • Andrea disse:
      19 de maio de 2011 às 22:53

      Não conheço mas vou atrás. Quem sabe alguém indica aqui nos comentários, vamos ficar de olho … bj

      Responder
      • Denise disse:
        26 de outubro de 2012 às 20:21

        Olá meninas. Fiz corte e costura, aqui em Curitiba, com uma professora ótima. Ela faz alta costura há anos e leciona muito bem. Amei. O atelie fica entre a Praça Rui Barbosa e a FAE, ou Colégio Bom Jesus (no centro). Faz parte da Igreja (entrada pela lateral ao lado do colégio). Professora Inaí. Não lembro o tel. Mas é bem fácil de achar. E é bem em conta.
        Abraços

        Responder
    • Pri disse:
      20 de maio de 2011 às 11:13

      eu ia perguntar a mesma coisa! :)
      cheguei a ver um curso na praça tiradentes, mas não me deu confiança…

      Responder
    • joyce disse:
      25 de janeiro de 2012 às 10:16

      oi! meu nome é joice tenho10 anos sei fazer calça , vestidos… de boneca somente com linha e algulha e quero muinto ser estilinta bjs !

      Responder
      • hadassa disse:
        25 de maio de 2013 às 15:41

        ola! eu sou Hadassa tenho 13 anos amo corte e custura meu maior sonho poder costurar mas eu não consigo achar uma aula que seja perto de casa mesmo que seja longe eu não acho gratuito eu não tenho dinheiro para pagar uma escola eu moro em Goiânia me ajude a conseguir uma aula por favor! bjssss!

        Responder
    • Michele disse:
      09 de maio de 2012 às 15:53

      O sesc senac tem esse curso para oferecer. O preço é baixo e o curso é ótimo. É necessário começar pelo curso de moldes e depois ir para o corte e costura. O curso é bom e totalmente prático.

      Responder
      • monica disse:
        29 de outubro de 2012 às 17:38

        Por favor me diz se tem esse curso no Rio de janeiro minha filha tem 12 anos e também quer ser estilista mais eu não encontro curso pra ela aqui, será que criança pode fazer o curso de costura, alguém pode me dizer se em Nova Iguaçu tem cursos de costura eu não tenho muito conhecimento sobre isso
        desde já muito obrigado aguardo respostas.

        Responder
        • Denise disse:
          11 de março de 2014 às 09:02

          aqui na escola de corte e costura Moda D, a Laura está disponível todas as terças e quintas. Ela é formada em indumentária e trabalha como assistente de figurino na globo. É uma fofa com uma paciência sem limites. Venha conhecer a nossa escola. bjs

          Responder
          • Fabiana disse:
            26 de março de 2014 às 16:06

            Denise, onde fica essa escola de costura moda d, tem o telefone de contato? queria fazer um curso aqui no RJ, não tenho noção nenhuma de costura, mas queria aprender a fazer roupa de criança, vestidos de tecido, rodados, acho tão lindo… pela internet, só encontrei a ESCA, mas achei muito caro pras minhas condições. Se alguém souber algum curso aqui no Rio mais em conta ou gratuito por favor, me indiquem. Muitíssimo obrigada.

          • rosi disse:
            20 de abril de 2014 às 16:29

            ola ! Denise eu gostaria muito de fazer o curso vc pode me enviar o endereço se for de facil acesso para mim fico grata .MEU EMAIL É ORIENTADORAROSI@GMAIL.COM MORO EM BANGU

      • 16 de março de 2013 às 10:39

        Olá meninas!
        vocês conhecem a ESCA – ESCOLA DE COSTURA E MODELAGEM?
        se vocês são moradoras da cidade do Rio de Janeiro, venham nos vistar no centro da cidade do Rio, e conheçam uma Escola de Moda que está a 15 anos no mercado e que realmente ensina!!!
        RUA: SETE DE SETEMBRO, 209/3º andar
        TEL: 3826-1847 / 2225-2184 / 2224-3731
        http://www.escarj.com.br

        Responder
        • 20 de janeiro de 2014 às 17:44

          Socorro tenho noção de costura, quero investir neste ramo mas não me sinto segura o suficiente . Preciso me atualizar e aprender novas técnicas. Pode me ajudar?

          Grata
          Marília Lucio
          OBS: preciso de um horário flexível pois trabalho fora.

          Responder
          • Andrea disse:
            21 de janeiro de 2014 às 10:04

            Olá Marília, Em qual cidade você está ? bjs

  3. 19 de maio de 2011 às 22:30

    Fui e sou e sempre serei aluna da Pat e super recomendo pq ela tem toda a paciência do mundo e é uma fofa querida magra!
    Adorei, comprei a máquina e levo bronquinhas dela numa boa!
    Vale a Pena se arriscar e de repente se apaixonar mesmo pelas linhas e agulhas (mesmo quando vc consegue quebrar a da máquina da professora…)
    Beijo!

    Responder
  4. Carol Pellegrini disse:
    19 de maio de 2011 às 23:03

    Olá meninas!!!
    Adorei o post!!! Minha mãe costura desde pequena, começou fazendo roupinhas para suas bonecas. Ela nunca fez um curso e sabe fazer mil coisas. Inclusive já fez vários vestidos, calças, blusas, bolsas, brinquedos…. pra mim e para os meus irmãos, mas nunca havia me interessado por costura, agora, sou uma aficcionada por trico e ja estou começando a ficar mega curiosa por costura… se ela tiver paciência de me ensinar conto pra vcs como foi!!!
    Parabéns pelo site!! Adoro vcs!!! Sempre com idéias mega, super, hiper, blaster interessantes!!!
    Beijosss….

    Responder
  5. 19 de maio de 2011 às 23:46

    Uau, amei o post ! Meninas, aqui no atelier tbm temos oficinas criativas (a primeira foi a necessaire e a segunda será uma ecobag que vira carteira), e tbm damos assessoria em modelagem =) A Eli, que trabalha aqui comigo manja até de sapatos =) BJs, amei o post!

    Responder
  6. Laís Praxedes disse:
    20 de maio de 2011 às 00:13

    fui descendo o post na esperança de aparecer SALVADOR/BA e nada (hunf). se alguém souber, me diz?
    beijos no cora <3

    Responder
    • Sara disse:
      24 de janeiro de 2013 às 15:11

      Gostaria de uma boa indicação tambem!

      Responder
  7. Ana Bondioli disse:
    20 de maio de 2011 às 08:11

    Tem toda razão Andrea!
    Comecei um curso com a Pat semana passada e estou simplesmente amando!!!!
    Super recomendo a todo mundo que quer se aventurar no mundo lindo e colorido das costuras!!!
    beijocas

    Responder
  8. Anna Sebba disse:
    20 de maio de 2011 às 09:42

    Oi meninas!! Aqui no meu ateliê tb tê curso pra todos os gostos e todos os bolsos… meu ateliê fica em Água Boa-MT… aposto que a maioria aqui nem sabe onde fica!kkkkk bem em Brasília-DF tem um ótimo chamado Trapo art´s que fica na Galeria São Francisco, na 102 Sul, a professora lá também se chama Ana, foi lá que aprendi técnicas de patchwork, já que só sabia por tentativa e erro… alias foi assim que eu aprendi… tive que aprender na pressão… deixa eu explicar: eu sou formada em moda e no final do curso tínhaos que produzir um desfile com peças nossas… fiz os desenhos e procurei um modelista e ua pilotista, mas depois de três bancas sem serem aprovadas minhas peças por erros de acabamento senti eu na máquina e não levantei até conseguir fazer, tive um anjo chamada Niclair que me deu uma super mão… desde então eu não larguei mais a máquina… claro que ainda não quero fazer roupas kkkkkkk afinal foi muito traumatizante kkkkk… mas eu sei!!
    Beijinhosssss
    espero ter dado alguma dica boa.

    Responder
    • sara disse:
      11 de janeiro de 2012 às 11:47

      ola que nao sabe custura e fazo so faze curso e muito bom custura

      Responder
      • sara disse:
        11 de janeiro de 2012 às 11:48

        vc tem que compra um maquina

        Responder
  9. 20 de maio de 2011 às 10:21

    Bom eu não tive a sorte de ter alguém para me ensinar e como também não tinha tempo para participar destas oficinas começei a aprender sozinha mesmo. Teste de pontos, junção de tecidos, meu maior problema sem dúvida foi colocar zíper, mas daí uns vídeos na internet me ajudaram. Consigo fazer, blusas, vestidos, saias; só ainda não me atrevi a fazer calças, mas já estou me preparando psicologicamente para isso, hahahahahahaha

    Agora que só estou estudando e me sobra um tempo relativamente bom para testar costuras e outras técnicas de artesanato estou pensando em aprender patch e quilt (não sei se não são a mesma coisa???).

    Costurar é fascinante. E a loja da Lu é encantadoramente inspiradora.

    adorei o post. beijocas

    Responder
  10. Sonia disse:
    20 de maio de 2011 às 10:35

    Primeiro quero dizer que adoro o site de vocês.
    Já peguei muitas dicas aqui e aprendi coisas muito legais.

    Enfim, sigo o SZ no Facebook e meu coração deu pulinhos quando li o título do post no mural…
    Pensei que vocês fariam alguns vídeos básicos de modelagem! RSSSS

    Estou me aventurando na costura sozinha tbm, costumo fazer umas peças básicas. Aprendi algumas coisas na net, principalmente no Cortando e Costurando (www.cortandoecosturando.com) que ensina um pouco de modelagem.

    Ousei peças mais complexas, como camisas e calças, mas meus maiores problemas são: cortar a volta da manga direitinho (sem sobrar nem faltar tecido, geralmente sobra) e fazer o gancho da calça (tbm sempre sobra algo).

    Mas é! Quando sobrar um money eu procuro algum curso legal. Já valeu a dica.

    Super beijos!!!

    Responder
    • 16 de março de 2013 às 10:44

      Olá meninas!
      vocês conhecem a ESCA – ESCOLA DE COSTURA E MODELAGEM?
      se vocês são moradoras da cidade do Rio de Janeiro, venham nos vistar no centro da cidade do Rio, e conheçam uma Escola de Moda que está a 15 anos no mercado e que realmente ensina!!!
      RUA: SETE DE SETEMBRO, 209/3º andar
      TEL: 3826-1847 / 2225-2184 / 2224-3731
      http://www.escarj.com.br

      Responder
  11. 20 de maio de 2011 às 10:46

    Aulas de costura em Pinheiros é palavrinha mágica pra mim… to mandando e-mail djá!! =)
    Bjuss

    Responder
  12. Cintia disse:
    20 de maio de 2011 às 10:47

    Bom dia, meninas!

    Graças à recomendação de vocês, comecei a fazer o curso com a Pat Casan, aqui em SP. Estou felicíssima! A Pat e a Eli são mega fofas, explicam tudo na maior paciência e dão um super apoio!

    Beijos!

    Responder
    • Eliane disse:
      28 de maio de 2011 às 00:55

      A Cintia é mega inteligente e caprichosa na costura. Nossas tardes são divertidas. Tricotamos de tudo, até de costura!

      Responder
  13. Lili disse:
    20 de maio de 2011 às 10:59

    Amei as dicas!!!! Obrigada ♥

    Responder
  14. 20 de maio de 2011 às 11:17

    Muito bom este post.
    Eu dou aulas de costura em meu ateliê no Sudoeste (Brasília) para crianças a partir dos 8 anos. Foi uma continuação das aulas de bordado que também ministro. Elas bordam, cortam e costuram bolsinhas, pregam zíperes, fazem costura de mão (acabamento), fazem almofadas, tudo com um objetivo principal: diversão! É claro que o empreendedorismo vai tomando forma… algumas já pensam em ganhar um dindim vendendo pras amigas.
    Super beijos também!
    DaAna

    Responder
    • Fernanda Lobato disse:
      23 de maio de 2011 às 16:44

      Ana; Estou interessa num curso de costura. Algo básico mesmo, sabes de algo no plano piloto?

      Tenho uma máquina de costura há três anos, mas piloto ela como um cortador de grama…

      Responder
    • Daniela disse:
      01 de maio de 2012 às 09:54

      Oi Ana, estou interessada em um curso básico de costura. Onde fica seu ateliê? Como faço pra entrar em contato com voce?

      Responder
    • renata disse:
      19 de fevereiro de 2013 às 20:33

      Olá Ana! Vc ainda dá aulas? Como faço pra entrar em contato com vc?
      Beijos

      Responder
    • conceiao disse:
      20 de março de 2013 às 00:59

      a senhoar nao dar aulas para adultos. gostaria de frequentar aulas de corte e costura noro em brasilia no nucleo banderante

      Responder
  15. 20 de maio de 2011 às 11:35

    Comprei a minha máquina de costura em abril, portanto tem um mês que estou me aventurando nas artes da costura à máquina! Posso dizer que além de um curso para o básico (que não fiz, kkk) a gente tem de ter coragem pra tentar, pra fuçar, e se possível, comprar uma máquina que venha com dvd explicativo (a minha veio), pois assim dá pra começar a criar sem destruir a máquina! Mais ou menos como morrer de medo de pular de paraquedas, mas ainda assim, saber o básico do equipamento pra não despencar lá de cima! Abs,e obrigada pelas dicas do superzíper que me ajudam a acertar mais do que errar ao pilotar meu novo brinquedinho!

    Responder
  16. Ana Paula Araujo disse:
    20 de maio de 2011 às 11:54

    Se alguém souber de aulas em Balneário Camboriú-SC avisem =D
    Beijinhos!!

    Responder
  17. Isis disse:
    20 de maio de 2011 às 12:15

    OIIII

    Tô precisando muito de um curso de corte e costura e preciso de opções em Salvador-Ba se alguem souber avisaaa.

    Grata.

    Responder
  18. 20 de maio de 2011 às 12:33

    Oi eu moro em Santos SP e gostaria de saber se alguem sabe de alguem que de curso de corte e costura por aqui, já fiz uma vez um curso com uma senhora que dava aula na casa dela, mas parei e agora to querendo retomar essa atividade, se alguem souber vou ficar feliz se me passar o contato, obrigada.

    Responder
    • 25 de fevereiro de 2012 às 23:40

      Olá meninas do SZ , sou estilista , modelista e ministro aulas de modelagem , corte e costura em Santos,São vicente ?SPaulo. São aulas individuais em turmas de até 4 pessoas . Do básico ao avançado . Visitem meu blog e venham fazer uma visita . Parabéns pelo site . eu adoro . Sucesso.
      Meu blog http://www.fhapinheiro.blogspot.com Bjusss

      Responder
      • 31 de janeiro de 2013 às 21:59

        Oi meninas sobre aulas de costura em São vicente .Sou a Prof Fhatima Pinheiro . Aulas particulares do básico (12 aulas ) e modelagem feminina .Aulas descoladas , mesmo que não saibam nada de costura .Aulas pra quem quer fazer modelagem e já tem noção de costura . Manhã, tarde, noite e sábados .
        Blog do curso http://www.fhapinheiro.blogspot.com ou digite no google o Blog da Fha Pinheiro .Tels 91523498 82043477.
        Parabéns meninas do Super Zíper . beijão

        Responder
  19. emy disse:
    20 de maio de 2011 às 13:48

    Gente, isso é ótimo! Qdo aprendi a costurar, ficava perdidinha! e as professoras que a gente geralmente encontra na praça são antiquadas e ensinam umas modelagens antigas. Muito bom ter gente jovem (de espírito principalmente), com pique e energia iniciando novas costureiras!

    Responder
    • 22 de maio de 2011 às 22:23

      Emy, eu passei um tempo nesses cursos antiquados e que não terminam nunca, foi sofrido. Jamais quero fazer isso com alguém, pq NG merece rs! bjs Pat

      Responder
      • Claudete disse:
        31 de outubro de 2011 às 11:58

        Olá, tenho 52 anos, e na mocidade tentei aprender o curso, mas tambem achei muito demorado e antiquado, como cansativo, tenho muita vontade de aprender, será que tem aqui em sorocaba. obrigada.

        Responder
  20. Val disse:
    20 de maio de 2011 às 15:22

    What a great idea! Around here, it’s mostly your mom, grandmother, aunt, etc. Sometimes a friend. That idea of the Sewing Wheel sounds wonderful.

    Responder
    • Andrea disse:
      23 de maio de 2011 às 21:52

      Here this is starting now, isn’t brilliant ? Young women teaching others to sew, so exciting :)

      Responder
  21. Yara disse:
    20 de maio de 2011 às 16:39

    Hohoho, quantas pessoas vocês conhecem que voltam da Disney com uma máquina de costura na mala?

    Pelo menos uma agora: eu :o) lá nos EUA é muito barato, comprei uma Brother básica com 20 opções de pontos por 69 dólares (aqui no Brasil a mesma sai por 500 reais, ô tristeza). Pesa só 7 kg e coube na mala numa boa, chegou inteirinha apesar da Delta tentar destruir minha mala. Comprei no Walmart e o corredor de crafs desse supermercado é maravilhoso!

    Ainda não testei a máquina porque voltei de férias e já fui trabalhar no dia seguinte, a pobrezinha ainda está na caixa esperando pelo fim de semana, mas tenho fé que o DVD que veio junto me ajude a pelo menos passar a linha e encher a bobina. Acho que vou precisar muito da Pat, hehehe.

    Beijos, obrigada pela dica :o)

    Responder
    • Andrea disse:
      23 de maio de 2011 às 21:50

      Oi Yara, saudades de você ! Eu também já fiquei tentada em trazer máquina de viagem mas o peso no final me impediu !
      Depois conta o que acho da sua Brother. O DVD ajuda bastante sim mas tem coisas que só ao vivo mesmo, eheheh. bjs

      Responder
    • Luciana disse:
      22 de agosto de 2011 às 17:33

      Oi Yara! E aí, você gostou da sua máquina?
      Estou indo para Orlando e estou tentada a trazer uma :-)
      A sua não precisa de mesa não né?
      Obrigada

      Responder
  22. Andréa disse:
    20 de maio de 2011 às 16:49

    Olá gente, me atrevo a fazer algumas coisinhas na máquina, mas gostaria muito de aprender direitinho e principalmente a cortar e modelar peças legais. Quem souber de algum curso por aqui, sou de Ribeirão Preto SP. Beijos

    Responder
  23. 20 de maio de 2011 às 18:45

    Oi Pessoal!
    Gostaria de aproveitar e divulgar meu espaço aqui em Belo Horizonte: LÚMEN – espaço criativo. Lá ministramos aulas de patchwork, costura criativa, bordado, tecelagem, cartonagem, encadernação, desenho e outras coisinhas…
    Estamos começando, mas nosso espaço está bem aconchegante!
    Inclusive deixo o convite para a turma craft de BH vir conhecer e tomar um chá conosco!!! É sempre um prazer receber visitas!!!
    Um grande abraço,
    Juliana

    http://espacolumen.blogspot.com

    Responder
    • Eveline disse:
      03 de junho de 2011 às 13:01

      Oba! Já tava choramingando porque não tinha BH na lista…

      Responder
    • Daniella disse:
      08 de julho de 2012 às 21:48

      Não consegui entrar no blog do Espaço Lumen. Vcs podem me convidar? Meu e-mail é dani.libanio@gmail.com

      Responder
    • Cristiane disse:
      22 de outubro de 2013 às 15:07

      Também não consegui acessar o link http://espacolumen.blogspot.com/ da Juliana Rosenthal
      Me mandem o convite por favor.

      Responder
    • Karina disse:
      12 de agosto de 2014 às 23:05

      O espaço anda funciona em BH? Gostaria de saber mais informações!

      Responder
  24. 20 de maio de 2011 às 19:20

    Olá pessoal!
    Gostaria de aproveitar a oportunidade para divulgar nosso atelier aqui em Belo Horizonte: LÚMEN – espaço criativo. Estamos começando mas o espaço está bem aconchegante, aqui, oferecemos oficinas e aulas de patchwork, costura criativa, desenho, cartonagem, bordado, tecelagem e muito mais!!!
    Bom, fica o convite para a turma craft de BH, para vir nos visitar e conhecer o espaço! Estamos abertos em fazer parcerias e ampliar possibilidades!!!
    Um abraço aguardo a todas(os) para um chá! =D

    Responder
    • elivane maria disse:
      11 de fevereiro de 2012 às 14:20

      gostaria de saber que agulha era aquela que apareceu no gragrama do dotan que faz um rombinho no tecido e dei9xa uma costura linda… alguen pode me informá por favor.

      Responder
  25. Ana Rosa disse:
    21 de maio de 2011 às 11:49

    Meninas, amei o post e ví que a iniciativa ja gerou frutos, muitas professoras estão se disponibilizando e divulgando seus cursos. Pois bem, sou do ABC paulista e também quero aprender, portanto se alguém souber de algum lugar ou professora que dê aulas eu quero aprender, rs. Sei que a Prefeitura de São Bernardo tem várias oficinas, mas são voltadas a profissionalização de pessoas necessitas, o que no meu caso seria roubar a oportunidade de alguém que realmente precisa quando eu quero aprender por hobby, e mesmo assim, as aulas são durante o dia o que para mim é bem difícil.
    bjs
    ANA ROSA

    Responder
  26. Mariana disse:
    21 de maio de 2011 às 14:15

    Adorei o post ….
    Acabei de reformar uma maquina de costura, q era da minha avó, passou p minha mãe, e agora eu sou a nova proprietária, marca singer, modelo …( ?? ) …. ainda não usei, mas projeto não vão faltar ….

    bjim

    Responder
    • Camila Novaes disse:
      19 de março de 2012 às 01:38

      Oi Mariana!
      Também tenho uma máquina que era da minha avó, mas que está parada aqui em casa há um bom tempo.
      Aonde você mandou reformar a sua? Já procurei, não achei nada e acabei desistindo…
      Beijos

      Responder
  27. Aline disse:
    21 de maio de 2011 às 19:01

    Olá…Meninas estou super animada com o curso que estou fazendo aqui na cidade que moro Sorocaba.
    Costurar é tudo de bom, o ateliê que estou fazendo minhas aulas é otimo a professora é super atenciosa e dá dicas importantes sobre costura.
    Eu já fiz algumas peças e cada peça finalizada eu olho e penso..nossa foi eu que fiz..é muito satisfatório!!!
    Bjos

    Responder
    • Débora disse:
      10 de junho de 2011 às 08:02

      Olá Aline… estou procurando um curso de corte e costura aqui em Sorocaba e não encontro… vc pode me indicar onde vc está fazendo?

      Responder
      • ANA disse:
        04 de janeiro de 2012 às 18:17

        Curso corte costura e artesanato em tecido SOROCABA

        Responder
        • FABIANA disse:
          07 de março de 2012 às 23:57

          OLA Ana e PARTICIPANTES DESTE SITE, EU TENHO UMA ESCOLA DE CORTE E COSTURA EM SOROCABA, AGORA EM NOVO ENDEREÇO, RUA SANTA CLARA, 304 CENTRO VENHA CONHECER MINHA ESCOLA, DAMOS AULA DE MOLETOM, LINGERIE, SOCIAL BASICO, MODELAGEM INDUSTRIAL, ESPECIALIZAÇAO DE COSTURA E ALFAIATARIA, FICAREMOS HONRRANDOS COM SUA VIZITA.FONE -15-32319212 OU 15-88145752.FABIANA VIEIRA.

          Responder
      • Fabi disse:
        30 de janeiro de 2012 às 10:34

        Débora eu conheço uma pessoa que dá cursos de corte e costura aqui em Sorocaba, se desejar procure no guiamais.com.br. É a senhora Edméia, muito bom o curso dela, pode acreditar. Espero q tenh ajudado.

        Responder
      • FABIANA disse:
        15 de fevereiro de 2012 às 23:48

        ola ana estava na internt, e vi que vc nao sabe quem da aulas de corte e costura, eu tenho um escola aqui em sorocaba, no centro , entra em contato comigo para vc vim conhecer minha escola de costura. RUA SANTA CLARA 304, CENTRO , SOROCABA. 15-88145752 COM FABIANA VIEIRA.

        Responder
    • Ana Claudia disse:
      19 de setembro de 2011 às 13:50

      Olá Aline, acabei de me mudar aqui para Sorocaba e gostaria de fazer um curso de corte e costura..gostaria de saber onde é o atelie que voce faz o curso..Obrigado..

      Responder
    • Barbara disse:
      27 de março de 2012 às 12:23

      Oi Aline….nossa quero fazer um curso de corte e costura onde vc esta fazendo em Sorocaba??? Bjinhos

      Responder
    • arminda disse:
      01 de novembro de 2013 às 12:55

      Por gentileza,
      me passa o contato da sua professoar esotu procurando um curso há meses em Sorocaba e nada.
      Abç

      Responder
  28. Helena disse:
    21 de maio de 2011 às 20:28

    Aqui em Brasília eu recomendo o Ateliê Sandra Gomes. Quando comecei já fazia costurinhas e já sabia mexer com a máquina, mas tem gente que começa do zero.

    Responder
    • conceiao disse:
      20 de março de 2013 às 01:17

      helena deixa o endereço do atelier da Sandra gomes.quem souber de urso de coste e costura em brasilia por favor me informe tô louca para fazer. Agradeço. conceiçao. detalhe moro em Brasilia no nucleo bandeirante.

      Responder
  29. 21 de maio de 2011 às 23:11

    Meninas, peguei a dica da Pat num outro post de vocês, já fiz duas aulas e estou amando! A Pat e a Eli são umas graças, a gente fica super à vontade, bate muito papo, tudo de bom! Já tenho mil projetos (além dos tricôs agora a costura…) e recomendo!
    Beijos, Angélica.

    Responder
    • Eliane disse:
      01 de junho de 2011 às 23:43

      Que graça ficou seu projeto Angélica!
      Além de bom gosto tem muito talento com trabalhos manuais.
      Vai longe essa menina.

      Responder
  30. Camila disse:
    22 de maio de 2011 às 08:44

    Meninas de Brasília,

    esse é um excelente curso na nossa cidade: http://www.amilonga.com.br/2011/05/corte-e-costura-em-brasilia.html

    Adoro!

    Responder
  31. Mariangela disse:
    22 de maio de 2011 às 15:48

    Leitoras de MG,

    quem souber e quiser dividir cursos em BH e no interior poderiam colocar aqui. Eu sou auto didata em costura, mas ainda tenho muito para aprender, ainda estou iniciando. Aprendi olhando peças costuradas e lendo o GRANDE LIVRO DA COSTURA. Por enquanto ainda estou na China, mas já já me mudo pra BH de novo.

    Meninas do Super Zíper, o blog de vcs é incrível, parabéns!!!

    Beijos,

    Mariângela

    Responder
    • Daniella disse:
      08 de julho de 2012 às 21:49

      Mariangela, vc já esta em Bh?

      Responder
  32. Martha Yam disse:
    22 de maio de 2011 às 16:45

    Eu fui e serei eternamente aluna da Pat Casan (Pinheiros/SP). Sabe muito essa “menina”!! Super recomendo. Aprendi a costurar sozinha e travei quando cheguei na parte de modelagem e acabamentos. Não sei o que seria de mim se nossas vidas não tivessem se cruzado!! rss.. Amo!!

    Responder
    • 22 de maio de 2011 às 22:25

      Ai Martha, que linda vc! rs
      sucesso total!
      bjs
      Pat

      Responder
      • Luiza Guimaraes disse:
        05 de janeiro de 2012 às 16:54

        Pat, ja te mandei emails para começar as aulas com voces!
        Aguardo seu retorno.
        Abs!
        Lu Guimaraes

        Responder
  33. Eliane disse:
    22 de maio de 2011 às 23:43

    Estou amando dar aulas de costura junto com a Pat.
    Uma aluna disse que pretende fazer um vestido de noiva com o que aprendeu. Essas meninas são um barato!

    Responder
  34. Janaina Marcelino disse:
    23 de maio de 2011 às 09:33

    Oi meninas,

    Sou uma iniciante no mundo da costura, e ontem ganhei da minha mãe uma máquina de costura que ela tinha “encostado” fiquei toda faceira, ela disse que parecia uma criança com um brinquedo novo.
    Sou de Curitiba também e também espero uma indicação de algum lugar que possa fazer um curso.
    Mas queria saber mesmo se vocês não conhecem alguem que ensine por videos no youtube como costurar?
    Beijos!

    Responder
  35. Ísis disse:
    23 de maio de 2011 às 09:38

    Em CAMPINAS, eu faço aulas com a Ana Maria.
    Ela usa um único gabarito que serve para todas as peças: infantis, femininas e masculinas.
    Estou lá a 4 meses e tô adorando. Já fiz mtas peças. É bem livre, ela vai ajudando individualmente cada aluna em uma turma de 5 ou 6.
    Fica pertinho do Campo do Guarani.
    (19) 3251 2595

    Responder
    • Nilva Oliveira disse:
      31 de agosto de 2013 às 21:32

      Moro em Campinas e tenho um desejo enorme de aprender a costuras minhas próprias roupas porem não sei nada ,possuo maquinas ,agradeço as informações.Só tenho disponibilidade aos sabados

      Responder
  36. Luciana disse:
    23 de maio de 2011 às 10:25

    Oi, adoro trabalhos manuais, cheguei a me aventurar um pouco na costura quando fiz patchwork, mas confesso que não tenho muita prática. Pra quem quiser aulas no Rio, tenho uma grande amiga que dá aulas, o nome é Cynara. Ela dá aulas de costura, modelagem, bolsas, etc. Meu e-mail é lucianalourenco@hotmail.com. Me procurem que eu passo os contatos dela. Beijo.

    Responder
  37. Maria Rita disse:
    23 de maio de 2011 às 12:03

    Andrea, tão querida!
    Sempre quis aprender a costurar e agora você, tão gentilmente nos localizou aulas individuais. Mas sou moradora de São Bernardo do Campo (Grande ABC da Capital Paulista). Será que sabes de alguém que dá aulas individuais?
    Essa seria uma grande ideia para nós que moramos fora da Capital….
    Agradeço imensamente e se puder me responda….
    MARIA RITA

    Responder
    • Andrea disse:
      23 de maio de 2011 às 21:43

      No ABC não conheço mas vou ficar de olho, ok ? bjs!

      Responder
  38. Mariane disse:
    23 de maio de 2011 às 17:07

    Olá meninas!
    Adoro o superziper, sempre que vejo me animo em fazer alguma coisa! =)
    Mas agora tenho uma sugestão a fazer:
    Fazer um cursinho básico de costura, como foram os posts “Tricô, sim!”.
    Sei costurar (um pouquinho), mas ainda me perco nos detalhes, acredito que isso aconteça com algumas de nós! Seria uma forma de estimular quem está criando coragem para começar!
    Obeigada e sucesso pra vocês!
    Beijos

    Responder
    • Andrea disse:
      23 de maio de 2011 às 21:42

      Vamos pensar, quem sabe , né ? :D bjs

      Responder
  39. 23 de maio de 2011 às 19:56

    Fui aluna da Guaíra por quase 2 anos e AMO as aulas dela!!! Não sabia nem segurar num alfinete, muito menos costurar. Fiz zilhões de peças nas aulas dela e inclusive o meu vestido de noiva!!!
    Quero muito voltar, mas atualmente me falta tempo, mas é maravilhoso e terapeutico. :D

    Beijos a todas!

    Responder
    • 24 de maio de 2011 às 15:09

      Oi Carol! Obrigada pelas palavras tão lindinhas! Apareça quando puser! E pessoal do Superziper, adoramos o post ! Bjs Guaira e Giselle

      Responder
  40. 24 de maio de 2011 às 10:40

    Bom dia!
    Gostaria de saber de cursos em Campinas, sumaré ou hortolândia.
    Eu amo trabalhos manuais, mas ainda tenho medo da maquina de costura.
    É q eu tenho uma profissional, ou semi… q faz só costura reta, e é super rápida. É horrivel!
    E eu tbm não sei qual comprar…que seja melhor…que de pra fazer de tudo um pouco….

    Responder
    • arminda disse:
      01 de novembro de 2013 às 12:58

      tem uma excelente pessoa em Barão Geraldo, se chama Luci. Vou pegar o telefone ( deve ser 32895188), mas vou confirmar e lhe passo.
      Abçs

      Responder
  41. 24 de maio de 2011 às 13:35

    Meninas, este e-mail da Lu Gastal está errado. Escrevi e voltou. O correto tem BR. Valeu a dica!

    Responder
  42. graca ribeiro disse:
    24 de maio de 2011 às 13:41

    Oh, nossa! Nessa minha terrinha nunca tem nada disso. Que coisa. Só porque sou nordestina, aqui na nossa região nao tem essas oficinas, nao tem nada.

    Responder
  43. Luciana disse:
    24 de maio de 2011 às 14:07

    Tb adoro o site de vocês!
    Morro de vontade de saber costurar. Ainda não tenho uma máquina porque gostaria de aprender primeiro. Tentei fazer um curso no Sesc aqui em Belo Horizonte mas sai pois era muita gente na turma- umas 12 pessoas- e o aproveitamento era muito baixo no tempo para quem não sabe nada.. Espero ainda encontrar uma outra opção..
    Bjos e tudo de bom pra vcs!

    Responder
    • 23 de outubro de 2011 às 20:10

      Oi, vc conseguiu fazer o curso? Eu tb sou doida pra fazer um curso de modelagem infantil.

      ABÇS,

      Raquel

      Responder
  44. 24 de maio de 2011 às 16:53

    Oi, meninas
    Meu blog, o Costurar é viver (http://costurareviver.blogspot.com/), fala de ideias e projetos ligados ao mundo da costura. O Superziper é uma das minhas fontes de inspiração. Aliás, hoje eu dei a dica desse post sobre cursos que vocês publicaram! Também falei de vocês lá no meu primeiro post.

    Além de fazer o Costurar é viver, também dou aula de costura aqui na cidade onde eu moro (Botucatu). No semestre que vem vou abrir novas turmas!! As informações estão no blog Tudo a Mão (http://www.tudoamao.com/blog/).

    Beijos e muito sucesso!!

    Responder
  45. 24 de maio de 2011 às 17:27

    Alô fãs do Superziper! Já estamos com uma nova data para o oficina Roda de Costura, no ateliê Café Costura no Rio de Janeiro. Será dia 18 de junho, sábado, das 14h às 19h. Para saberem mais mandem um email para cafecostura@gmail.com ou visitem nosso blog http://cafe-costura.blogspot.com. Bjs

    Responder
  46. Letícia disse:
    24 de maio de 2011 às 17:33

    Eu já sabia costurar porque minha mãe me ensinou na máquina dela, mas certas manhas de acabamento e principalmente modelagem são mais difíceis. Eu fiz curso básico de corte e costura na ESCA, no Catete (Rio de Janeiro). Não sei como seria pra uma pessoa que nunca costurou antes, mas pra mim foi o suficiente pra aprender a fazer minhas próprias roupas. Com o básico da modelagem você faz quase tudo por cima, é só ter criatividade e principalmente paciência!

    http://www.brechosuperutil.blosgpot.com

    Responder
  47. lu gastal disse:
    24 de maio de 2011 às 20:02

    oi meninas! muito obrigada pela referência no superziper, realmente muito obrigada! lá no ateliê fazemos aulas (oficinas craft) avulsas, onde, em cada encontro, é produzida uma peça, ou, para alunas mais experientes, cursos mensais. apareçam prá conhecer o espaço e testar as habilidades! não precisa ter experiência no manejo da costura!

    beijão e boa semana prá todas!

    Responder
    • mercedes disse:
      02 de janeiro de 2012 às 11:57

      Gostaria de saber onde fica, pois moro no RJ. Obrigada

      Responder
      • Luis disse:
        02 de julho de 2013 às 10:30

        Meninas, uma outra opção no Rio de Janeiro, é o curso de Modelagem, Corte e Costura que é ministrado no próprio Atelier da modelista Simone Castilhos, no bairro Vila da Penha.

        As aulas ocorrem em turmas aos sábados das 14h às 17h, às segundas-feiras das 8h às 11h, das 14h às 17h e outra das 18h às 21h.

        O curso é baseado em um conteúdo programático de 28 lições que as alunas cumprem em, aproximadamente, seis meses, na qual você aprende a modelar, cortar e costurar, saias, blusas, vestidos, calças e macacões. Uma lição é pré-requisito da seguinte. Apesar do prazo citado, cada aluna dita o seu tempo de curso de acordo com o seu ritmo de aprendizado. Além das aulas serem em grupo reduzido, as aulas são individualizadas.

        Para as alunas com conhecimento mais avançado, existe a opção do curso de Modelagem, onde trabalha-se, apenas, a interpretação de modelos.

        Visite o perfil no Facebook e conheça, através dos vídeos e álbuns, o atelier e um pouco do trabalho de algumas alunas: http://www.facebook.com/ateliersimonecastilhos

        Contatos: (21) 3391-6525 ou (21) 9962-3492

        Responder
  48. 24 de maio de 2011 às 22:22

    Alguma previsão desse curso em Curitiba?
    Um beijo,
    Andrea Louise.

    Responder
  49. Lisi disse:
    25 de maio de 2011 às 09:42

    Oi Andrea seguido faço aulas com a Gigi lá na Lu e são maravilhosas,além de ter muitaaaa paciência ela é uma fofa e como a Lu mesmo diz a energia das auals são tudo,saimos de lá com peças lindas e com um astral renovado. Aprovo e recomendo!!

    bjs
    Lisi

    Responder
  50. Paula Castro disse:
    25 de maio de 2011 às 18:58

    Olá gurias!
    Simplesmente AMO fazer os cursos na Lu Gastal em Porto Alegre!
    Antes de fazer o curso de bolsa de mão com a profe. Gigi Serelepe achava que não seria capaz. Mas eu consegui!!! Tô muito feliz! bjão

    Responder
  51. Katia Linden disse:
    30 de maio de 2011 às 21:06

    Fiz as aulas da Pat e da Eli e amei!
    Minha mãe tem máquina e costura super bem, mas eu tinha pavooor de não saber lidar com a máquina! Mas já passou e estou amando costurar!
    Agora, mais espertinha, ganhei a Elgin de 1960 da mamãe!
    Ainda tenho mto o que treinar, mas assim mesmo estou preparando meu projeto craft e voltarei lá logo em breve!
    Beijos!

    Responder
  52. maria de lourdes nogueira disse:
    31 de maio de 2011 às 22:48

    sempre quis aprender a costurar , fui para o parana passear quando tinha 14anos vi a confecçao da minha tia e fiquei louca fazia barras em panos de prato lençoes etc, entao resolvi comprar a revista manequim e com a ajuda da dna lia aprendi a tirar os moldes eu so os aperfeisoava as minhas medidas assim sem fazer corte e costura ganhei varias clientes imaginem ja casada morando no pr eu costurava para minha irma de jundiai sp ela comprava a revista tambem escolhia o modelo e eu o fazia !!!! hoje nao costuro mais sinto falta, quem sabe volto a me dedicar beijos e tentem com esse metodo è excelente

    Responder
  53. 02 de junho de 2011 às 20:41

    Oi querida!
    Aqui no Vale do Ribeira, em Cananéia, estamos tendo aula de costura pela prefeitura, uma vez por semana, e em grupo, delícia! Essa semana aprendemos modelagem de saia!

    Responder
  54. fitas decorativas disse:
    03 de junho de 2011 às 16:49

    Esse post facilitou a vida de muitas,com certeza!

    Responder
  55. Alessandra disse:
    15 de junho de 2011 às 16:32

    O blog Aula de Costura parece ter sido removido do Blogspot.
    As meninas ainda estão ministrando aulas?

    Responder
  56. Milena disse:
    20 de julho de 2011 às 17:02

    Oi gostaria de saber se vcs conhecem algum lugar em Campinas q de essas aulas de costura com maquina( para aprender)
    Obrigada Adorei o site

    Responder
  57. Maria Lucia disse:
    09 de agosto de 2011 às 08:42

    Ola Meninas, pois e estou com 45 anos e uma vontade loucaaa de aprender a costurar não sei absolutamente nada podem me indicar um curso aqui em curitiba que não sejá muito caro adore conhecer todas a´s histórias vcs são muito legais fico no aguardo bjs….

    Responder
  58. angelica disse:
    10 de agosto de 2011 às 21:36

    ola tenho todo o material e ainda nao sei costura!manda uns cursos pra Campos dos Goytacazes ok.

    Responder
  59. telma disse:
    13 de agosto de 2011 às 21:21

    oi! sou de poa costuru um pouquinho mas tenho muitas duvidas, gostaria que indição p curso bom e barato em poa.

    Responder
  60. Helena disse:
    30 de agosto de 2011 às 22:31

    Meninas, sou super fã do SUPER porque já acrescentei muitos conhecimentos de costura através dele. Dou aula de costura para iniciante aqui em Belo Horizonte – aula individual. Se por acaso souber de alguém em BH que queira iniciar nas costuras, por favor, fale do meu curso. Tenho tudo no blog http://www.minhaprimeiracostura.blogspot.com
    Beijos e obrigadíssima,
    Helena Compagno – email: helenacompagno@hotmail.com

    Responder
  61. 31 de agosto de 2011 às 20:11

    Em Porto Alegre recomendo fazer um curso de costura básico na Eskola de Costura da Kátia Barea: http://www.eskoladecostura.com.br/
    Lá também tem cursos avançados de chapelaria, luvas, alfaiataria, espartilhos, etc!

    Responder
  62. Ana Cláudia disse:
    04 de setembro de 2011 às 00:47

    Gostaria de saber se tem esse curso para iniciantes em salvador.

    Responder
  63. Paula disse:
    22 de setembro de 2011 às 18:18

    Olá!!! Adorei todas as postagens dicas e tudo mais! Sou fotógrafa de profissão mais tenho paixão por tudo relacionado a arte e arrisquei fazer algumas coisas com o básico que sei. Gostaria inclusive de algum curso em São Paulo mais específico para bolsas de tecido, patchwork caso conheçam claro! Convido vocês a acessarem o meu blog para ver o que acham do que tenho feito. Bjs e mais uma vez parabéns!!

    Responder
  64. Luzia disse:
    24 de setembro de 2011 às 11:01

    Oi meu nome é Luzia gostaria de saber onde postar que dou aula de costura, croche, ponto cruz e ter de prego a domicilio estou precisando trabalhar e ja tenho 55 anos
    grata Luzia

    Responder
    • Rosana Vilela disse:
      11 de janeiro de 2012 às 15:55

      Luzia que estado vc está? divulgue o estado e um e mail para contato das interessadas.

      Responder
    • Gislaine disse:
      07 de fevereiro de 2012 às 19:39

      Ola, estou interessada em seu curso, se estiver em São Paulo.

      Responder
  65. neuzania disse:
    12 de outubro de 2011 às 22:01

    ja sou costureira mais gostaria de aprender fazer vestidos de noivas pode me informar se tem alguma revista que ensina passo a passo principalmente os modelos de drapes das saias.

    Responder
  66. rafaela disse:
    04 de novembro de 2011 às 12:37

    Olá!! Acabei de conhecer o Super Ziper e amei!!! Também estou muuuito interassada em um curso básico de costura, já que não tenho nenhum conhecimento e nem quem me ensine. Mas moro em Joinville – Santa Catarina e não faço idéia de onde encontrar quem ensine o básico, por isso se alguém puder ajudar… eu agradeço muito mesmo! valeeeeuuuu!!! bjusss…

    Responder
    • ana disse:
      09 de janeiro de 2013 às 22:29

      eu sei que minha amiga fez o curso no circulo operario..

      Responder
  67. Fabiane Goncalves disse:
    04 de novembro de 2011 às 21:45

    Boa noite querida

    Gostaria de saber se vc conhece o curso de bolsas da Senac Rio?
    Estou matriculada neste curso, so que a turma nunca completa, e com isso o curso nunca comeca, se alguem puder me dar alguma referencia vou ficar muito grata.
    Beijos

    Responder
  68. Verônica disse:
    10 de dezembro de 2011 às 18:43

    Alguém sabe de um curso de costura em Fortaleza, no Ceará?

    Responder
  69. Leila Cris disse:
    21 de dezembro de 2011 às 17:06

    Acho muito legal tudo isso,e gostaria muito de aprender a costurar igual a vcs.Aqui em Brasília tem alguém ou lugar que ofereça este curso e que seja gratuito?

    Responder
  70. mercedes disse:
    02 de janeiro de 2012 às 12:09

    As meninas deviam dizer de que estado elas são, cidade, etcGostaria de aprender corte e costura através de CD. Sou do RJ

    Responder
  71. mercedes disse:
    02 de janeiro de 2012 às 12:11

    Gostaria de aprender muitas coisas de artesanato, principalmente cor e costura

    Responder
  72. Romana disse:
    03 de janeiro de 2012 às 14:03

    Olá pessoal,
    Adorei o post e o blog!
    Alguém sabe de algum ateliê em Salvador para aprender a costurar?
    Moro aqui e não consigo encontrar!

    Aguardo!
    Desde já, obrigada!

    Beijos

    Responder
  73. ELIANA CAMARGO disse:
    07 de janeiro de 2012 às 18:58

    OI
    AMEI SEU BLOG!
    SOU ARTESÃ DESDE CRIANÇA.
    COSTURA, APRENDI EM 2010. ACREDITEM OU NÃO, LENDO UM LIVRO E SEGUINDO AS DICAS RELIGIOSAMENTE. NÃO SEI SE POSSO MENCIONAR A EDITORA, MAS O NOME DO LIVRO É “A BÍBLIA DA COSTURA”.
    ABRAÇO.

    P.S.: VIREI FÃ DO BLOG!

    Responder
  74. larissa disse:
    09 de janeiro de 2012 às 00:55

    Oi,estava lendo seu site,sou de Curitiba,e sei de alguns lugares que dão aula.
    http://www.escolatecnicadecostura.com.br/quemsomos.htm
    http://www.ansacursos.com.br/
    E se procurar no google,tem mais uns 3-acho-lugares,que dão aulas,mas esses não tem site.

    Responder
    • Paula disse:
      26 de abril de 2013 às 12:30

      Obrigada Larissa! Vc já fez algum curso nesses lugares?

      Responder
  75. adriana disse:
    10 de janeiro de 2012 às 01:32

    oi querida . fiquei feliz em saber que posso começas do zero . tenho quase todos os tipos de maquinas de costura meu pai é mecanico e sempre sonhou em me ver costurando mas eu ñ sei nada . minha mãe costura mas eu nunca quiz aprender . mas mudei de idéia . trabalho na área da saúde sou tec em enfermagem . quero larga mudar radicalmente . preciso da ajuda de vcs.

    Responder
  76. Cami Lacerda disse:
    12 de janeiro de 2012 às 16:57

    Oi eu sou Camila e moro em Brasília, e nessas férias eu queria aprender a fazer roupas de Barbie. Tem alguém que possa me ensinar? Conhecem alguém??? Por favor se alguém souber algum lugar em que ensine me mandem um e mail: cami7cami@hotmail.com

    Responder
  77. karina disse:
    15 de janeiro de 2012 às 21:55

    oi, acabei de conprar uma maquina de costura e preciso fazer um curso para iniciantes. Alguem conhece um lugar em curitiba?
    obrigada

    Responder
  78. Paula disse:
    16 de janeiro de 2012 às 10:35

    Olá,
    meu nome é Paula e eu queria perguntar qual é o valor dos cursos, gosto muito eu moro em porto alegre, e tem um curso muito legal que uma menina pediu nos comentarios que ela pedia que recomendasee que é em forrtaleza, e barato.
    pesso que me respondam!

    Responder
  79. Alcione Moraes disse:
    16 de janeiro de 2012 às 21:28

    Preciso de um curso de corte e costura urgente. Gostaria de mais informaçoes. Aguardarei por resposta que ajude-me a entender melhor sobre o curso. Agradeço-lhe desde ja. Alcione, Belo horizonte 16/01/2012 MG

    Responder
  80. Viviane cristina disse:
    18 de janeiro de 2012 às 11:46

    Olá eu sou a viviane , sou de sorocaba e gostaria muito de saber sobre o curso de corte e custura e na onde eu posso emcontra um … Acho muito interresante ,pois faz parte do que eu quero fazer Olá eu sou a viviane , sou de sorocaba e gostaria muito de saber sobre o curso de corte e custura e na onde eu posso emcontra um … Acho muito interresante ,pois faz parte do que eu quero fazer bjsss obrigado

    Responder
    • Lucia disse:
      25 de janeiro de 2012 às 16:24

      Meninas prendadas do meu Brasil! Infelizmente não sei costurar mas está uma das coisas que pretendo aprender assim que sair do meu atual projeto. Cheguei a me matricular e não pude dar continuidade por conta de outros compromissos. A minha informação pode ser útil para muita gente, principalmente quem não pode pagar. No CETEP de Quintino (Rio de Janeiro) tem cursos para alfaiate, costureira, modelagem e lingerie – o site é http://www.faetec.rj.gov.br/ tem 2 links um para inscrição e o outro para consulta dos cursos disponiveis – a unidade que tem o cursos de costura é CETEP QUINTINO SEALA. Vale muito a pena e o melhor que é gratis – tem manhã – tarde e noite

      Responder
  81. Marisa disse:
    25 de janeiro de 2012 às 13:12

    Oi meninas,
    Estou procurando um curso de corte costura no bairro Recreio dos Bandeirantes RJ.
    Sabe me informar algum?

    No aguardo,

    Bjs.
    Marisa

    Responder
    • VERONICA AMORIM disse:
      16 de julho de 2014 às 14:47

      Encontrei um curso de costura no Recreio dos Bandeirantes.
      Atelie E’S’O – no terreirão
      Sra. Iracema — tel: (021) 3418-4601 e (021) 99867-4782

      Responder
      • robert disse:
        07 de setembro de 2014 às 16:00

        Oi gente… tb ndei procurndo sobre curso livre de costur… de preferenci no rec dos bndeirntes ou em st cruz…ms ind no encontrei endereco nenhum que tenh isso…quem pode me fzer esse fvor?

        Responder
  82. Gleison disse:
    28 de janeiro de 2012 às 21:58

    Olá à todos (as)!

    Pelo menos um homem pra quebrar o gelo! rsss…
    Tenho 31 anos, sou casado com uma mulher maravilhosa e moro em Belo Horizonte. Estudei vários cursos relacionados a informática, programação, etc. Começei um curso de eletrônica e vou deixálo de lado (penso,logo desisto… rsss…) para começar um curso de técnico em vestuário no Senai. Não me identifiquei com nada do que estudei ate hoje, por este motivo vou mudar radicalmente. Li todos os comentários deste blog e já aprendi um pouco mais. Tenho muito interesse em aprender a costurar (claro começando do zero) para chegar no meu objetivo que é o mercado de vestidos de noiva.
    Quaisquer dicas ou sugestões ficarei muito grato.
    Meu e-mail é: gleisonvive@yahoo.com.br

    Parabéns pelo blog! :-)
    Abraços!

    Responder
  83. leny valente disse:
    01 de fevereiro de 2012 às 10:24

    sou professora de corte e costura eu queria umas ideias novas.voces podem me dizer o que fazer?

    Responder
  84. Rosana disse:
    03 de fevereiro de 2012 às 13:22

    Quero aprender corte e costura, porém tem que ter muita paciência comigo, por enquanto ainda possuo dificuldades até mesmo em enfiar a linha na agulha…rs…mandei um e-mail para Pat Casan e aguardo retorno…Boa sorte a todos…

    Responder
  85. Mariene vaz disse:
    08 de fevereiro de 2012 às 13:44

    Ola,meu nome e Mariene,sou de Contagem/MG e gostaria de saber se existe um curso de costura aqui na minha cidade ou em Belo Horizonte ?Gosto muito das dicas do blog. Bjs.

    Responder
  86. Bianca disse:
    09 de fevereiro de 2012 às 14:16

    Oi meninas,achei um super charme o blog de vcs!
    Gostaria bastante de fazer um curso de custura ,vcs conhecem algum aqui na minha cidade e bairro?moro no Recreio dos bandeirantes -RJ.
    Já tenho uma noção boa,pois minha avó costurava bem e me deixava encarar a aventura de ajuda-la!
    bjs

    Responder
  87. Erica disse:
    14 de fevereiro de 2012 às 11:35

    Olá, Pelo amor de Deus alguém sabe de um curso de corte e costura em Santos ou São Vicente??

    Já estou quase desistindo pois aqui é muito difícil

    Obrigada, bjss

    Responder
    • Paula Lima disse:
      08 de abril de 2012 às 23:04

      Oi Erica !! Se vc souber de algum curso aqui na baixada, me avise tbém !!!! Já pequisei na web, em sites como Senai e senac e nada … Bjkss

      Responder
  88. maria jose de lira disse:
    27 de fevereiro de 2012 às 22:28

    oi eu tenho muita vontade de aprender a custurar,

    mas quem sabe com ajuda de passoas maravilhosas como vcs
    eu possa mim realiza assina maria jose

    Responder
  89. claudiane disse:
    07 de março de 2012 às 02:07

    Oii meninas..
    Ja faz em bom tempo que quero aprender a costurarn pois o que sei é muito pouco, na verdade nem posso dizer mesmo que sei algo rsrs.
    Na minha casa tem uma singer que é da minha mãe, mas a mesma não quer me ensinar =/

    Gostaria de saber se conhecem outros lugares em SP-capital, porque pinheiros fica meio longe, mas se não tiver outras opições faço o sacrificio, pois vale a pena ;)

    Responder
    • Andrea disse:
      07 de março de 2012 às 09:58

      Um curso sob medida e voltado para iniciantes, só conheço o Rainhas. Se for um curso mais completo, para trabalhar no ramo, aí tem outros. bj

      Responder
      • Priscila Albuquerque disse:
        04 de junho de 2012 às 16:04

        Meninas, boa tarde.
        Também estou a procura de um local legal pra fazer um curso básico de corte e costura aqui em São Paulo, mas tá dificil.rs
        Preciso fazer o curso a noite, pois trabalho durante o dia, mas pior ainda é o horário, bom enfim espero encontar logo, logo…amei as dicas do blog e já estou conversando com a Paty quem sabe rola o curso agora em Julho nas minhas férias.
        Mas antes de ir, gostaria de indicar um lugar super, mega, ultra legal, é publico, de profissionais e ainda dá bolsa ajuda pra quem tá desempregado, mas é durante o dia.
        é a escola de Moda do fundo Social de SP, tb tem outros cursos que valem muito a pena fazer:segue o link, espero que ajude alguém, beiju a todas! :)
        http://www.fundosocial.sp.gov.br/portal.php/programas-projetos_escolademoda

        Responder
  90. 11 de março de 2012 às 09:06

    quero muito costurar

    Responder
  91. Cristina disse:
    13 de abril de 2012 às 17:16

    Aqui em São Paulo tem uma excelente professora de corte e costura, o ateliê fica em Diadema, o acesso é muito fácil, ela ensina também, tricot, crochet, tricot à máquina, patchwork, pintura em tecidos, bordados em ponto cruz e outros, tudo que quiser aprender. O ateliê é uma gracinha e a professora chama-se D. Iole, nasceu na Itália, veio durante a adolescencia para o Brasil, põe qualquer mocinha no bolso, tanto na disposição como na memória. Qualquer um que conhecê-la se apaixona.
    Quem quiser mais informações mande e-mail.

    Responder
    • cassia disse:
      09 de abril de 2014 às 11:30

      pode me passar o contato dessa professora em diadema?

      Responder
  92. Paola disse:
    20 de abril de 2012 às 12:09

    olá meninas será que alguém pode me indicar uma professora que venha em casa na regiao do itaim? obrigada abs

    Responder
  93. Luciana disse:
    21 de abril de 2012 às 20:38

    Oi meninas, sou filha de costureira e sempre gostei disso, mas nunca fiz o curso; uma vez até fiz uma blusa que ficou megalinda e geralmente eu pregava meus ziperes, fazia barra e pences mas nunca aprendi de verdade e agora quero fazer o curso de modelista do senai e eu queria perguntar p vcs que entendem mais do que eu se eu posso fazer o de modelista sem ter o de costureira, espero resposta ansiosérrima bjjj Luciana.

    Responder
  94. geilza santana oliveira disse:
    03 de maio de 2012 às 21:35

    sou CosturEira E gostaria dE sabEr sE ExistE alguma rEvista quE tEnha molds dE vEstidos dE noiva, pois gostaria dE osturar o vEstido da minha filha. gEilza sp.

    Responder
  95. Doralice disse:
    04 de maio de 2012 às 23:59

    Nunca costurei e gostaria muito de fazer um curso de costura, queria que você me indicasse algum aqui em Curitiba.
    um abraço

    Responder
  96. Thaiani disse:
    15 de maio de 2012 às 19:20

    Olá meninas! gostaria muito de aprender a costurar, estou querendo comprar ua máquina, gostaria de uma dica sobre marca e modelo! agradecida beijooos

    Responder
  97. maridalva disse:
    17 de maio de 2012 às 14:31

    Oi,
    Gostaria de saber se em Jundiaí vcs tem alguma filial ou uma referêncial de cursos básicos de corte costura?
    Obrigada…

    Responder
  98. mariana disse:
    25 de maio de 2012 às 17:32

    oi eu goos de suas ideias que mais pessoas fosem praticas como vc

    Responder
  99. viviana disse:
    25 de maio de 2012 às 20:43

    Ola…eu sou estrangera..desculpa minha ortografia!!!!.esta semana comecei a costurar,, não sabia nada…agora vou bem adiantada…eu gosto muito….e gostaria de trabalhar no ramo….mas…eu nao sei como posso ganhar dinhero com esta profissão…isso é posivel??…e dizer…quero me dedicar a isso eu adoro!!…obrigada pela ajuda..gostaria de orientaçao….
    bjs

    Responder
  100. antonia bueno gonçalves disse:
    26 de junho de 2012 às 16:58

    oi estou procurando um curso para aprender costurar moro em itapetininga a dois meses estou desempregada nao tenho como pagar um curso sera que vc nao sabe um curso a qui em itapetininga gratis que eu poso fazer tenho que fazer alguma coisa tenho duas neta para sustentar e nao posso ficar parada se alguem sober me fala estou esperando uma resposta

    Responder
  101. Letícia disse:
    02 de julho de 2012 às 22:30

    E em Curitiba?

    Responder
  102. rachel disse:
    08 de julho de 2012 às 12:27

    Em salvador nada, né meninas? Acompanhando aqui e procurando na net… Nada.Alguem pra dar uma luz?
    beijos

    Responder
  103. rosalva disse:
    17 de julho de 2012 às 10:21

    olá bom dia eu gostaria de saber se alguém sabe de algum curso no rio de janeiro,na aréa de campo grande,bangú,santa cruz,bom,que possa me indicar,obrigago

    Responder
    • Priscila disse:
      22 de julho de 2012 às 09:08

      Olá,também gostaria de saber de um curso para começar do zero, no Rio de janeiro (de preferência na zona oeste)…obrigada.

      Responder
  104. Angélica disse:
    22 de julho de 2012 às 15:16

    Olá meninas q gostam de costurar. Fiz curso de corte e costura em tres lugares diferentes, aprendi muitas coisas, mas em costura sempre tem coisa nova principalmente p quem gosta de mais informação. To aprendendo a modelar sozinha o q é fascinante e tbém a fazer peça piloto(piloteira).Meu nome é Angélica e moro em Brasília.

    Responder
  105. Valdinéia disse:
    27 de julho de 2012 às 15:45

    Olá meninas alguém indica curso em Curitiba … básico para quem é principiante mesmo rss…Com valor legal também porque os que eu liguei estão muito alto os valores !!!
    Beijos

    Responder
  106. Suellen Amaral disse:
    15 de agosto de 2012 às 19:35

    Olá ,
    Tenho um atelier em São Paulo. Acompanho costura desde que nasci e os meus primeiros passos foram dados nos bordados de pedrarias. Hoje meu público é feminino e estou adorando vestir outras pessoas.

    Responder
    • keila disse:
      21 de agosto de 2012 às 23:14

      adorei,eu pretendo vestir também as pessoas com um estilo totalmente diferente,nossa deve ser d+ ter seu próprio atelier.Um dia ainda vou comprar roupas com vc!kkkkkk

      Responder
  107. keila disse:
    21 de agosto de 2012 às 23:04

    oi gente,sou nova aqui mas fiquei muito curiosa com esse trabalho e pretendo seguir essa carreira.será que tem um curso para garotas da minha idade ( 15 anos) aqui no rio de janeiro.

    Responder
  108. gloria disse:
    19 de setembro de 2012 às 11:24

    Olá, Tenho uma filha com 12 ano, atualmente moramos e ipanema e gostaria de matriculá-la no curso de corte e costura para iniciante.
    Gostaria de mais informações: preços, local, horários, etc…
    Abraço
    Glória

    Responder
  109. Gislaine disse:
    22 de setembro de 2012 às 10:48

    Olá, bom dia! Estou querendo me aventurar nesse mundo maravilhoso de costura, cada dia que entro no blog fico mais encantada, porém não tenho noção nenhuma de costura, gostaria de um curso básico para iniciantes, porém estou tendo muita dificuldade para encontrar aqui no ABC. Sou de Santo André, por acaso alguma de vocês poderiam me indicar alguma professora? Um suber beijo e obrigada

    Responder
  110. elivaldo lima disse:
    01 de novembro de 2012 às 20:21

    por gentileza necessito de uma professora para oficina de corte e costura em projeto social com URGENCIA.

    Elivaldo Lima

    Responder
  111. elivaldo lima disse:
    01 de novembro de 2012 às 20:23

    alguem sabe me informar onde encontro uma maquina reta por exatos 839,99? Obrigado

    Elivaldo Lima

    Responder
  112. Edivalda disse:
    11 de dezembro de 2012 às 21:32

    Boa noite meninas,gostaria muito de fazer essa aula,como faço para me inscrever?

    Responder
  113. Luciane Gomes disse:
    14 de dezembro de 2012 às 08:10

    Tenho muita vontade de aprender a costurar e montar uma oficina em minha casa, por favor sabe me informar se tem algum curso como esse pra quem precisa começar do zero em Atibaia- SP. Desde já muito obrigada.

    Responder
  114. edlene disse:
    11 de janeiro de 2013 às 11:02

    Gostaria de aprender a cortar e costura com urgência,tenha noção de costura,minha mãe e costureira mas já trabalhou para ganho de sustento e hoje aos 79 anos não tem paciência de ensinar,mas quero montar um atelier para fornecer camisas,shorts,enfim peças básicas.Onde encontro esse cursos espeíifico.ja tem duas maquinas uma singer e outra das antigas que já colo ecler,faço pequenas costura pra dentro de casa.
    n
    ão sei cortar de forma nenhuma.Venho de uma família que as meninas tinha que fazer crochê,trícor,pé de galinha,bainha,arematar enfim….Gostaria de resposta urgente

    Responder
  115. ines campos araujo disse:
    13 de fevereiro de 2013 às 12:44

    oi eu comprei um maquina de costura e não sei por onde começar,gostaria muito de aprender costurar o que faço?

    Responder
    • dirce disse:
      14 de abril de 2013 às 22:02

      vc ainda não sabe? podemos começar,!costuro desde 6 anos, hoje façõ( dia dia noivas),etc. meu email é dircealvesdelima@yahoo.com.br. estou te aguardando, preciso passar tdo o que deus me deude talento,naõ vai adiantar nada levar comigo, dizem q sou auto di didata,acho que isso é bom pois tiro meu sustento do meu talento e não tenho patroa.

      Responder
  116. Nanda disse:
    14 de março de 2013 às 10:18

    Olá,
    Gostaria de saber se tem algum curso que voces indicam na cidade de Caxias do Sul -RS para iniciantes, pois não estou encontrando.

    Obrigada

    Responder
  117. Vitória disse:
    21 de março de 2013 às 16:35

    Oi meninas! Tenho muita vontade de aprender a costurar também , mas não tenho nenhuma noção de costura nunca fiz isso na minha vida , mais sei lá do nada me bateu uma vontade enorme de aprender . Vocês sabem de algum curso no RJ pra indicar?
    Beijos, ameei o blog! ;)

    Responder
  118. Caroline Evelins disse:
    26 de março de 2013 às 14:35

    Ahh que chato, só tem para esses estados, achei que daria aula na internet por que na minha cidade esta esgotado os cursos :(
    Você não sabe de nenhuma aula virtual de costura?

    Responder
    • dirce disse:
      14 de abril de 2013 às 21:55

      olá caroline evelin, de onde vc é?

      Responder
  119. Simone Souza disse:
    30 de março de 2013 às 15:08

    Gostaria de saber onde tem cursos de costura em Sorocaba, alguém pode me ajudar?!

    Responder
  120. dirce disse:
    14 de abril de 2013 às 21:48

    olá meninas, tenho uma oficina de costura,varias clientes querem costurar como eu, resolví dar aulas ,sou de campinas sp em barão geraldo se alguem se interessar cont;19-3387-0042,ah! já dou aulas particular nas casas, agora vou abrir minha oficina p/ ensinar tudo p/ começar escolha do tecido,medidas , risco, modelagem,corte e montagem, ou somente o básdico, também posso ensinar só consertos, ok

    Responder
  121. Angélica disse:
    23 de maio de 2013 às 14:22

    Olá meninas de brasília q querem aprender o básico de costura. Dou aula particular no plano piloto, cruzeiro, sudoeste e octogonal. contato p/ 8176 7389.

    Responder
  122. Frances disse:
    05 de junho de 2013 às 10:27

    Boa tarde eu gostaria de aprender. O curso de costura ,eu nao sei nem por onde comecar!!!muito obrigada

    Responder
    • Dirce disse:
      06 de junho de 2013 às 23:21

      Olá Frances, se vc for de Campinas/SP, dou aulas de corte e costura em barão geraldo. fone !9-33870042, cel;93353071.

      Responder
  123. marina disse:
    15 de julho de 2013 às 10:13

    Queria algum curso em Recife :-(

    Responder
  124. MARCIA MARIA disse:
    27 de julho de 2013 às 21:19

    OLA UMA BOA NOITE EU GOSTARIA MUITO DE A PRENTDER CORTE E COSTURA EU MORO NO RIO DE JANEIRO EM DUQUE DE CAXIAS AQUI TEM CURSO EU ESTOL LOCA PRA APRENDER MAIS NEM SEI PORONDE COMEÇA ME AJUDEM POR FAVOR

    Responder
  125. Paula Eduarda disse:
    01 de agosto de 2013 às 02:25

    Gostaria de saber se tem em Santos – sp aulas de custura para iniciantes pois não achei.

    Responder
  126. jaqueline souza dos santos disse:
    12 de agosto de 2013 às 18:27

    sou jaqueline acho enteressate acustura pretendo trabalha com voces gosto muito dessa profissao

    Responder
  127. Lêda Maria Soares Véras disse:
    16 de agosto de 2013 às 20:01

    Eu dou curso para iniciante, método sob medidas. Em Salvador Ba. tel o71 3344-3723. Falar com Lêda.

    Responder
  128. Thaís disse:
    18 de agosto de 2013 às 21:55

    Encontrei por acaso esse curso:http://www.lull.com.br/curso-costura-para-iniciantes/

    Fica em Salvador e o preço é super convidativo (se comparado aos praticados em SP).

    Abraço!

    Responder
  129. Amanda disse:
    25 de setembro de 2013 às 21:40

    Por favor, alguém sabe de algum lugar aqui na Praia grande que ensine corte e costura? Grata!

    Responder
  130. 27 de setembro de 2013 às 10:06

    No meu site tem algumas dicas para quem gosta de corte e costura, tem alguns moldes para baixar em tamanho natural e tem também alguns vídeos com dicas de interpretação de modelo.
    O site é: http://www.cortandoecosturando.com
    Abraços

    Lúcia

    Responder
  131. Dâmaris disse:
    27 de setembro de 2013 às 18:15

    oi meu nome e Dâmaris tenho 12 anos moro em Ribeirão das neves na br 040 quero ser uma estilista ,mais não sei costurar na minha casa tem 2 maquinas de costura mais não tem aulas aqui perto de minha casa alguem poderia me informar onde encontro mais proximo de minha casa bjjos :]

    Responder
  132. Glaucia Elene de Oliveira disse:
    02 de outubro de 2013 às 15:39

    Olá,
    Acabei o meu curso de Costura em Curitiba na FEP (Federação Espirita do Paraná)
    Curso ótimo!

    Vale a pena!

    Responder
  133. Eveline S Jacob disse:
    06 de outubro de 2013 às 09:43

    Quero fazer um curso de corte e costura. Não sei costurar, cortar nada. Começar do zero mesmo. Moro em João Pessoa. Sabe se aqui tem algum curso assim?

    Responder
  134. amparito valdivieso disse:
    13 de outubro de 2013 às 15:48

    Eu gostaria umas aulas de costura, para fazer bainas de vestidos, sajas, calcas e confeccionar bluzas mais tem q ser na barra obrigado

    Responder
  135. Elemice de s sigari disse:
    18 de novembro de 2013 às 00:29

    Gostaria de informacoes sobre o curso. grata.
    Abracos

    Responder
  136. Érica disse:
    27 de novembro de 2013 às 23:39

    Alguem sabe de curso em Santos?

    Responder
  137. Silvana disse:
    09 de dezembro de 2013 às 00:00

    Alguém sabe de curso corte e costura aqui em Botucatu??

    Responder
  138. Cristiane disse:
    15 de janeiro de 2014 às 09:43

    Faço aula de modelagem e costura semanal no Atelier Simone Castilhos no Rio. Recomendo. Tive meu primeiro contato com a máquina lá. E sou apaixonada por costura e moda.

    Responder
  139. Fha Pinheiro disse:
    01 de fevereiro de 2014 às 17:32

    Dou aulas de corte costura roupas sob medida artesanato Estou em São Vicente baixada santista
    meu blog
    http://www.fhapinheiro.blogspot.com
    visitem o blog Andreia divulga por favor bijus

    Responder
  140. Fha Pinheiro disse:
    01 de fevereiro de 2014 às 17:37

    Prof Fha Pinheiro curso de corte costura em São Vicente, tenho várias alunas de Santos e Praia Grande

    e mail Pinheiro.fatima@gmail.com
    blog http://www.fhapinheiro.blogspot.com
    aulas particulares

    Responder
    • Gisele disse:
      02 de março de 2014 às 02:24

      Por favor, gostaria de saber se dá aulas em domicílio em Santos – Ponta da Praia. Favor entrar em contato (giprado@gmail.com)

      Responder
  141. karina disse:
    23 de abril de 2014 às 20:10

    Ola! a todos, gostaria de saber se alguém teria a apostila do curso de moletom infantil do Sesi, eu comecei esse curso em 97 mas não pude terminar eu tenho os gabaritos para riscar mas não tenho as apostilas com instruções se alguém tiver e puder me passar ficarei grata ,me ajudem por favor!!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»