05 set 11
costura
Perdendo o medo da máquina: Socorro, viés
por Andrea

tela_video_costura_2-1

Chegou a hora de encarar o temido viés. Sei que muita gente estava esperando este post, então vamos direto ao que interessa. Quem nos ajuda a mostrar desta vez é a Eli que, junto com a Pat, ensina iniciantes a perderem o medo da máquina ao vivo e a cores no ateliê do Rainhas da Costura #vailá.

A colocação do viés é  basicamente feita em duas costuras, uma do lado avesso e uma do lado direito do tecido.

Desktop27-1

Primeiro, posicione  a fita de viés aberta a aproximadamente 0.5 com da borda, do lado avesso do tecido. Use alfinetes para segurar o viés no lugar, se achar necessário. Passe costura reta  na dobra do viés aberto, como mostra a foto acima. Não esqueça de dar alguns pontos de retrocesso no início e no final da costura.

Desktop28

Terminada a costura no lado avesso, vire a peça para o lado direito e dobre o viés de forma a cobrir a lateral e a linha de costura que foi feita na parte de trás.

Desktop29

Passe uma linha de costura reta agora pela frente, bem próxima à borda lateral do viés. Use o centro do pé calcador como guia para a sua costura sair bem reta e não desviar da borda. Vá devagar com o pé leve no pedal,  pois esta costura final é que  vai segurar o viés no lugar. Faça o retrocesso no final para segurar tudo no lugar. Corte a linha.

Se quiser uma forcinha extra  com o viés, aqui vai um video com a eli explicando passo-a-passo. Impossível não conseguir agora :).

vies_frente_verso

Espiem só o resultado, na frente e  no verso do tecido.

Este viés que usamos é industrializado,  mas é possível fazer  a sua própria fita de viés em casa, com o tecido que você quiser, cortado a 45 graus.  Mas este assunto  é mais complexo e vai ficar para um próximo post, ok ?

vies_final
Tcharã! É mais fácil que você pensava, não é mesmo?  Acho que o segredo é conseguir costurar bem retinho e próximo à borda do viés. A prática leva a perfeição, meninas!

Estão se aventurando melhor com suas máquinas de costura ou ainda sofrem uma taquicardiazinha básica ao pisar no pedal? Me contem se as dicas que rolaram por aqui  estão sendo úteis. Já mostramos como franzir tecido e como colocar lastex.   O que vocês sugerem para o próximo ?

E se as dicas empolgaram você quer ir além,  super indico uma visita ao site das  Rainhas, Pat e Eli. Eles têm aulas avulsas individuais e oficinas criativas  - para sair de lá com uma peça pronta numa tarde. Mostrando que costurar  não precisa ser  mais algo chato e nem demorado, ainda bem :)

 

86 ZigZags
  1. 05 de setembro de 2011 às 17:28

    Ameei esse post…sempre tive sérios problemas com viés!!
    =D

    Responder
  2. 05 de setembro de 2011 às 17:32

    Acho que agora aprendi.

    Responder
  3. Débora disse:
    05 de setembro de 2011 às 17:38

    Colocar viés é sempre um tormento euhehhuehuehuehue a costura de fora sai retinha, aí quando vira-se do avesso, sai tudo torto! Tentarei mais e mais, já que a prática leva a perfeição!
    Obrigada pelas dicaaaas!

    Responder
  4. gilmara disse:
    05 de setembro de 2011 às 17:47

    oi!!! já coloquei o lastex na manga da minha blusa… agora, que tal ensinar a fazer “a casa”, ou o caseado do botão? Dica: minha máquina é simples, sem pé ou recursos especificos: que tal ensinar para quem, como eu, tem a maquina basica? parabens!!!! amo o seu blog….

    Responder
    • Sadamotto disse:
      07 de setembro de 2011 às 00:02

      fazer casas de botão não é tão complicado assim, geralmente a máquina vem com as opções 1 2/4 e 3, elas são para fazer casa de botão, lendo o manual da sua máquina você descobre exatamente qual a tensão da linha, distância dos pontos (bem apertado geralmente) etc.

      primeiro, vc deve calçar o pé próprio e medir o botão fora e dentro do pé, é bom também marcar com alfinetes e giz; logo que o tecido é colocado na máquina, selecione a opção 1, vc fará a lateral esquerda terminando com a agulha no lado esquerdo (dependendo da sua máquina – leia o manual); selecione a opção 2/4 e faça a costura horizontal, uns 5,6 pontos devem bastar, vc deve terminar do lado direito, selecione a opção n. 3 e faça o lado direito, terminando, selecione mais uma vez a opção 2/4 e termine sua casa.

      Terminando a costura, abra a casa com o cortador e desmanchador de costuras e corte o resto de linhas soltas.

      pra fazer a mão é muito mais difícil, aconselho a ler esse blog: http://saladecostura.blogspot.com/2009/09/casa-de-botao.html

      um abraço

      Responder
  5. Lia Domingues disse:
    05 de setembro de 2011 às 17:47

    Que ótimo ficou o post!
    Posso acrescentar uma dica??? :-D
    Então, pra costurar beeeeeeeeeeeeeeeeeem na pontinha, eu uso o pé de pesponto, um pézinho “manco” que é mágico nessa hora!
    A costura fica com aparência profissional, chique no último.
    Até iniciante consegue aplicar viés com perfeição com esse pézin… ;-D
    Vale procurar! Eu sei que vende em loja de máquina de costura (como a Sister e a Cadedo, lá no Bom Retiro, é onde costumo comprar). Custa menos de 5 pilas. E também tem na lodjinha Ateliê Virtual Brasil.
    Beijos!

    Responder
    • Andrea disse:
      05 de setembro de 2011 às 18:27

      Boa dica Lia ! Vou atrás deste pezinho mágico e farei um teste :) . bj

      Responder
      • Lia Domingues disse:
        05 de setembro de 2011 às 21:01

        Andrea, encontrei o link que mostra o pé de pesponto (chamado lá de pespontador) em ação!
        http://www.atelievirtualbr.com.br/patchstop/pzcalcdr.htm
        Outra opção interessante é usar o pé de zíper, que também permite controlar legal na hora de costurar bem na pontinha… :-D
        Me conta se não é show?

        Cá entre nós (todas), sou viciada em pezinho pra máquina de costura… rs***

        Responder
  6. Ângela disse:
    05 de setembro de 2011 às 18:02

    Como sempre: Perfeitas!! Adorei a demonstração. Aguardo ansiosa a próxima vez. Bjs garotas.

    Responder
  7. Flávia disse:
    05 de setembro de 2011 às 18:07

    Nossa…eu tinha era que perder o medo da máquina!!
    Adorei o filme.
    Bjos

    Responder
  8. LanSucci disse:
    05 de setembro de 2011 às 18:23

    Pergunta. Eu e minhas perguntas. Aliás estou esperando uma alma que tenha máquina igual à minha me dizer se conseguiu colocar lastex com ela(Singer Facilita Prática). Any way….
    Muito bom falar sobre viés. Gostaria de saber se para colocar viés em um trabalho que leve manta acrílica/quilt, pode-se aplicar como foi feito na demonstração do video, ou é preciso passar a costura para arrematar, no mesmo sentido que foi passada a primeira(início e fim). Para não ficar “enrugado”. Fiz-me entender? Agradeço a atenção. Bjo supermeninas.

    Responder
    • Lia Domingues disse:
      05 de setembro de 2011 às 21:07

      Olha, eu tenho a Facilita… Geralmente elas são bem parecidinhas.
      Vc já carregou o lastex na bobinha, bem apertadinho, e costurou?
      Experimenta. Eu só ouvi falar a respeito.
      Um lugar bom pra encontrar manhas como essa é o site da Burda. Tem em português (de Portugal, mas dá pra entender, muitas vezes os tutoriais são com fotos, então já viu).

      Agora, pra colocar viés em quilt, eu não uso essa técnica que as meninas mostraram não. O ideal é cortar a tira (o melhor é em viés) com uns 5,5 cm de largura. Depois dobra e tem um jeitinho especial pra costurar.
      Se vc estiver em SP, procura a Mônica Hering, ela ensina direitinho. No Rio, a Hila e a Vanessa ensinam (aprendi com elas, aliás). É meio complicadinho, melhor ver pessoalmente e em uma aula de patchwork vc aprende…
      Bjs!

      Responder
      • Lia Domingues disse:
        05 de setembro de 2011 às 21:16

        Só complementando, o site da Burda…
        http://www.burdastyle.pt/

        Responder
        • LanSucci disse:
          06 de setembro de 2011 às 15:27

          Muito obrigada, Lia. Experimentarei assim. Valeu pelo link tb.bj

          Responder
    • adriana saboia disse:
      08 de setembro de 2011 às 17:51

      olá!

      tenho uma singer facilita e já fiz alguns vestidinhos com lastex (aliás os únicos que sei fazer porque não tem modelagem :P). não sei se faço certo porque nunca fui ensinada verdadeiramente. sobrevivo de dicas. mas aumento a tensão pra quase o máximo e vou fazendo a costura reta com o lastex na bobina. o tecido vai franzindo e dá certo. uso meus vestido e até já dei de presente um e nunca desmanchou. boa sorte nas suas tentativas!

      abraço, adriana

      Responder
      • LanSucci disse:
        09 de setembro de 2011 às 14:22

        Obrigada, Adriana ;)

        Responder
    • Barbara disse:
      07 de novembro de 2011 às 22:36

      Olá LanSucci,eu aprendi a colocar lastex através desse site e a minha máquina é uma singer fashion, acho que até mais simples do que a sua. Deu super certo. A dica é não colocar o lastex só meio esticado, não totalmente.
      Abraços!

      Responder
  9. 05 de setembro de 2011 às 18:42

    Bom saber que não sou a única que tenho (ou tinha:) dificuldades com o viés! Vou treinar com essas dicas.

    Responder
  10. Aretha disse:
    05 de setembro de 2011 às 19:12

    ótimo post meninas! realmente tô gostando dessa série pra perder o medo da máquina!

    queria sugerir um post sobre como tirar medidas pra fazer roupa e como utilizar moldes (bem basicão, mas né, tô começando agora).

    beijocas

    Responder
  11. Elisangela disse:
    05 de setembro de 2011 às 19:59

    Adorei o post, me fez perder o medo de usar o víes, já deixei vários projetos na gaveta por ver o viés como “monstro” mas agora posso lidar bem com ele.
    Parabéns!
    Bjks,
    Elisangela

    Responder
  12. Patricia Leão disse:
    05 de setembro de 2011 às 20:28

    Meninas!
    adoro as vossas dicas!
    E de tanto lê-las “tive” que comprar uma máquina prá matar a saudade de costurar. E o primeiro projeto está sendo umas capas prás cadeiras aqui da sala e umas almofadas. Estou naquela fase apaixonada, sabe: só penso em costurar! Se estou na rua quero logo ir prá casa costurar! Ainda bem que sei que não sou a única assim, vocês tb devem sofrer do mesmo “mal”.
    Isso tudo prá sugerir que façam mais posts como esse, sobre acabamentos. Resolvi dar um acabamento mais profiça e inventei de pôr um rolotê nas arestas, tipo um debrum… claro que tive que catar na net como pôr aquilo, né. Mas sabem que estou me surpreendendo comigo mesma!?
    Até cheguei a pensar pôr um viés e se fosse adiante com a idéia, ía querer comprar um pé da máquina que faz isso. Googlem “bias binder”. Tá na minha lista já!
    Bjinhos!

    Responder
  13. Marina disse:
    05 de setembro de 2011 às 20:50

    Uau, eu já costurei viés mas não sabia que era assim, agora vai ficar muito mais fácil costurar!
    Obrigada!

    Responder
  14. Vy disse:
    05 de setembro de 2011 às 21:25

    Olá meninas! Já sigo o zíper do meu outro blog: http://www.numpassedemagica.com e agora sigo também no novo blog que acabei de inaugurar, o Retalhinho Chic. Adoro seus posts, inteligentes, interativos, claros, tem resposta pra tudo! apesar de costurar muuuito e fazer mil crafts, meus problemas com o “zíper” vem de longa data, fazia qualquer negócio para fugir dele! Depois que encontrei um tutorial ensinando como colocar direitinho e sem neuras, fiquei bem mais feliz! Vocês são muito simpáticas, colocam aqui tudo aquilo que precisamos saber, porque sempre tem uma dúvida, ainda que pequena, né?
    Valeu! Qdo quiserem façam uma visitinha! Ficarei muito honrada!
    Vem cá! Esse papel de parede de botões está a venda? Ou a gente pode usar? Se entrar no meu blog vai entender por quê!! Beijo grande! Vy

    Responder
  15. tina disse:
    05 de setembro de 2011 às 21:44

    posso fazer o papel de chata hehehe, vcs vão fazer um post de como fazer a “curva” no viés?!!!!! pq costura reta esta MEGA entendido…….mas aí?!!!!! eu pensei…..hmmm mas e a ‘curva’??!!! =D (qd meus filhos eram bebês fiz toalhinhas de boca…….moças apanhei da ‘curva’ do viés rsrsrrsrs) bjin Ü

    ps: qd vi post de viés comemorei dando pulos kkkk meu marido ficou assim=> O.O kkkkkk

    Responder
    • Simone Araujo disse:
      06 de setembro de 2011 às 11:34

      Concordo com você Tina. Coloco viés “reto” de olhos fechados, mas as curvas….aqueles cantinhos “quadrados” ficam sempre estranhos.

      Responder
  16. 05 de setembro de 2011 às 22:04

    Adorei a dica sobre viés… e amei a página com os botões… Linda!!!!

    Responder
  17. Valeria disse:
    05 de setembro de 2011 às 22:23

    Olá meninas!!!!
    Amei esse post, sou seguidora de vcs a muito tempo, mas sempre tímida pra comentar..rsrsr
    Sempre tive duvidas de como colocar viés, mas agora vejo que era só medo mesmo, é bem fácil..
    gostaria (se não for pedir muito, é claro…rsrsr) que vcs fizessem um post de colocação de ziper, esse eu temo muito e evito de fazer coisas com ziper só pra não ter q encarar o dito cujo…
    bjksss querida e continuem assim, nos dando dicas óteeeemas!!
    Ah, já to indo visitar o blog das Rainhas…
    Valeria

    Responder
  18. Adriana Garcia disse:
    05 de setembro de 2011 às 22:32

    Muito bom o PAP, sou iniciante e este conhecimento novo irá me fazer dar novos voos no mundo da costura!

    Responder
  19. Dagy disse:
    06 de setembro de 2011 às 10:38

    Oiiii
    Essas dicas estão maravilhosas!
    Gostaria de sugerir como pregar zíper de diversas maneiras, embutido, zíper invisível,…
    Bjoks

    Responder
  20. lisane lucia kunzler disse:
    06 de setembro de 2011 às 11:10

    Olá, nossa, desenrolaram um nó agora,kkk, o que quero muito, muito,muito ver é encurtar a barra de calça jeans, recolocando a própria barra e outra, zíper, pelo amor de Deus, como se faz?????

    Responder
    • LanSucci disse:
      06 de setembro de 2011 às 19:09

      Me too: o que quero muito, muito,muito ver é encurtar a barra de calça jeans, recolocando a própria barra

      Responder
  21. Claudia Cedraz disse:
    06 de setembro de 2011 às 12:58

    Já que é pra pedir…
    A curvinha do viés seria ótimo.
    Ziper invisível, como coloca aquele troço?
    E tirar medidas e fazer o molde seria perfeito.
    Bjs.

    Responder
  22. keila disse:
    06 de setembro de 2011 às 13:46

    Anjas!!!! Tenho horror de viés, vcs até fizeram parecer fácil….vou tentar sem estressar….rsrsrsrrs…bjoooo

    Responder
  23. Val disse:
    06 de setembro de 2011 às 14:23

    Love it! I’ve been doing a lot of homemade bias tape lately. But not finishing it with the machine. I need to do more of that.

    Responder
  24. Luma disse:
    06 de setembro de 2011 às 14:50

    Juro que na primeira vez li “prendendo o dedo na máquina” hahaha

    Responder
    • Nátali disse:
      08 de setembro de 2011 às 19:38

      isso é que é medo! aahuahau

      Responder
  25. 06 de setembro de 2011 às 15:33

    Oi, meninas!
    Essas dicas estão sendo preciosíssimas! Obrigada por compartilhá-las com a gente.
    Pra um próximo post engrosso a sugestão de colocação de zíper, mas também sugiro colocação de mangas!
    Bjs

    Responder
  26. FRan disse:
    06 de setembro de 2011 às 16:29

    Oi, adoro o blog de vcs meninas… Como a renda anda em alta vcs lindinhas podiam nos ensinar a costurar renda em blusinhas, dando uma reformulada básica nas peças. Beijus Fran

    Responder
  27. 06 de setembro de 2011 às 16:43

    Adorei a dica. Sempre que coloco viés é um problema, pois é muito dificil combinar as duas costuras sempre sai meio torta. rss
    Agora quero ver sair tudo torto. :D

    Responder
  28. 06 de setembro de 2011 às 18:55

    Meninas, e aqueles pés de colocar viés (que já dobram e fica somente com uma costura)? Será que facilitam a vida ou complicam? Parece que o acabamento fica bem legal, mas nunca usei pra saber.
    Mas vamos combinar que sem o pé também não é difícil.

    Obrigada pelas dicas!

    Responder
    • Cristiane disse:
      13 de setembro de 2011 às 09:11

      Eu tenho um pé de colocar viés, mas juro nada deu muito certo com ele ainda…..colocar viés retinho vai, mas a voltinha, ui que caláfrio so de pensar…….

      Responder
  29. 06 de setembro de 2011 às 19:40

    Estou amando essas super dicas e minha sugestão é para que vcs façam um post sobre como colocar zíper.
    Bjks

    Responder
  30. Tita disse:
    06 de setembro de 2011 às 20:25

    Adoro!!!Acabei de dizer ao meu marido que quero uma máquina de costura!!Pra minha surpresa,ele disse: tá bem ,vamos ver!!
    As dicas são super legais!!
    Parabéns!!
    TITA

    Responder
  31. Paola Garcia disse:
    06 de setembro de 2011 às 21:32

    Nem imaginava que existia essa costura do avesso, antes de dar o acabamento. Minha vida mudou!
    =)
    Engrosso o coro pedindo pelas curvas no viés.

    Beijo!

    Responder
  32. Sadamotto disse:
    06 de setembro de 2011 às 23:48

    Adorei o post, nunca me dei muito bem com costura.

    Responder
  33. maria disse:
    07 de setembro de 2011 às 10:50

    Muito boa a explicação, mas também tenho dúvidas em colocar viés em peças curvas e grandes (ex. avental,babador, etc)

    Responder
  34. Marcelle disse:
    07 de setembro de 2011 às 16:37

    E eu sempre sofri pra colocar viés, adorei a dica, obrigada!!
    Gostaria de ver um post sobre como costurar aquele plástico transparente, e qual é o pé indicado para isso.
    Beijão!
    Marcelle

    Responder
  35. Bethinha disse:
    07 de setembro de 2011 às 19:59

    Eu to sempre por aqui, adoro o SZ, já vi que tem bastante pedidos de como colocar zíper. Junto o meu pedido a estes. Parabéns meninas. Fui lá dar uma olhada no Rainhas da Costura e me apaixonei pelos projetos. Muito boa dica! Beijokas.
    Ah! Também fiz cadastro no Gravatar, achei legal isso!

    Responder
  36. luciana disse:
    08 de setembro de 2011 às 16:22

    Preciso de um pap para colocação de elástico em cós. Sei que é fácil, mas preciso de uma força.
    beijinhos.
    Luciana

    Responder
  37. adriana saboia disse:
    08 de setembro de 2011 às 17:45

    olá.

    adorei a dica do viés e fiquei curiosa pelo viés feito do próprio tecido. mas adoraria MUITO aprender a colocar zíper. fica a dica.

    abraços

    Responder
  38. Nátali disse:
    08 de setembro de 2011 às 19:41

    como sempre, post lindo, claro, direto e funcional!
    e sempre com convidadas fofas!
    Obrigada por mais essa!

    Eu preciso entrar para o coro:
    CURVAS, CURVAS, CURVAS COM VIÉ-ÉS!

    hehe.

    vaaaleu! ^^

    Responder
  39. 08 de setembro de 2011 às 22:31

    Gente, preciso de uma aula de colo fazer a colocação do viés na curva do tecido. Vai lá no meu Blog ver o desastre qdo tentei fazer um avental. Se bem que não tive coragem de fotografar as curvas … muito muito feio que ficou. HELP!!!!!!

    Responder
  40. Cissa Bolandim disse:
    09 de setembro de 2011 às 09:38

    Bom dia, superzipers.
    Vocês são altamente inspiradoras. Comecei nas costuras de forma autodidata e acompanhando as dicas de vocês posso dizer, sem dó, que estou me saindo bem.
    Para colocar viés eu comprei um pézinho que vai preso na máquina… o bichinho é mágico. Depois de duas semanas de debut, já não tenho medo dele!!! :)
    Agora preciso de socorro para desvendar os grandes mistérios do zíper (#peloamordeDEUS).
    Um enorme e carinhoso baijo para vocês.
    Obrigada por compartilharem o conhecimento, é uma virtude nobre.

    Responder
  41. Caty Lopez disse:
    10 de setembro de 2011 às 17:39

    Ótimo post, meninas! Adoramos! =)

    O viés em si é fácil de costurar, acho que o segredo mesmo é a prática, é ela que vai dar habilidade e perfeição. No meu caso, ainda estou a caminho, mas chego lá, rs.

    Bjão =**

    Responder
  42. Edina disse:
    10 de setembro de 2011 às 18:16

    Oi meninas, gostei muito do post como sempre, faz um tempinho que estou querendo fazer uma toalha para bebe mas nunca coloquei vies, deu bem para eu aprender aqui, o melhor desta serie pra min sao os videos que complementa muito bem todas as explicacoes escrita, obrigada, se posivel seria muito bom saber como colocar o vies ao redor/cantos da toalha, e a minha sujestao para o proximo post nesta serie, tambem como colocar ziper e fazer casa para botao. Otimo final de semana pra voces,bjs.

    Responder
  43. Mônica Daris disse:
    10 de setembro de 2011 às 19:15

    Olá meninas, tudo bem?
    Resolvi perder o medo da máquina . Tenho uma emprestada da minha sogra e quando fui mexer nela hoje à tarde, percebi que os pontos estão esquisitos. Vocês conhecem alguém que faça manutenção em domicílio? Já procurei online e até encontrei, mas trazer desconhecidos aqui em casa não é lá uma boa ideia. Se puderem me ajudar com alguma indicação, eu agradecerei muitíssimo.
    Tudo de bom!
    Mônica

    Responder
  44. Gisele disse:
    10 de setembro de 2011 às 22:40

    Legal o post de vocês, vocês conhecem aquela ferramenta para passar viés? Eu acho super legal descobri em uma loja de costura em Taguatinga, Brasília. Ela é de alumínio batido é fixada na máquina naquele furo que fica no meio da base da máquina como esse que aparece na foto. Fixa o viés de um lado da sanfona para não precisar segurar e passa por dentro do cano que após fixado fica próximo ao pé calcador, permitindo que o tecido já saia dobrado. Mas só serve para aquelas máquinas mas antiguinhas que não são de resina e com furo no meio para fixar. Aqui o exemplo para vocês entenderem. http://www.youtube.com/watch?v=it9xrSW5uy4&feature=related Eu achei bem prático e custa em média entre 30 e 35 reais e podem ser encontrados em vários tamanhos, para diferentes espessuras de viés.

    Responder
    • Cintia disse:
      26 de março de 2013 às 17:09

      Oi Gisele, qual o nome e o endereço da loja de costura que vc achou em taguatinga. Estou procurando esse calçador aqui no plano piloto mas não tenho encontrado.
      Obrigada!

      Responder
  45. Eloyza disse:
    10 de setembro de 2011 às 23:56

    Lendo o que vcs escrevem me dá um gosto costurar.
    beijos e parabéns!!!

    Responder
  46. Fernanda disse:
    11 de setembro de 2011 às 12:57

    Gente, existe no mercado viés industrializado de um tecido mais macio não? tipo tricoline?

    Responder
  47. christiane disse:
    11 de setembro de 2011 às 18:05

    Gostei do post sobre o viés. Até um bom tempo atrás procurei no google sobre colocar o viés e não achei. Foi bom, meninas, vocês falarem sobre o nosso terror! Eu não costurava isso com perfeição, mas acho que agora vai! Valeuuuu

    Responder
  48. 11 de setembro de 2011 às 20:10

    Ótimas dicas, Bjss queridas e apareçam, minhas portas estão sempre abertas para vcs.

    Responder
  49. Amanda disse:
    12 de setembro de 2011 às 12:38

    Ficou ótimo! Adorei, super bem explicado, agora vou tentar fazer! PAP para iniciantes tem que ser assim ms, bem explicado e nos mííínimos detalhes!

    Bjs

    Responder
  50. Josiane disse:
    12 de setembro de 2011 às 14:05

    Oi meninas, adorei esta dica de colocação do viés.
    Sempre pensei que a colocação era feita de uma só vez, fazendo um sanduíche com o tecido.

    Responder
  51. Djeine disse:
    13 de setembro de 2011 às 11:17

    Eu queria aprender a casear. :D

    Responder
  52. Damaris disse:
    14 de setembro de 2011 às 14:11

    bem legal! mas a costura no verso não deveria ficar mais em cima do viés?

    Responder
  53. 14 de setembro de 2011 às 21:40

    A intenção é ótima…mas o viés está mal passado… o avesso não deveria ficar assim…deveria sim ficar em cima do viés.

    Responder
  54. tatah disse:
    18 de setembro de 2011 às 08:24

    Oi Meninas,
    adorei a dica do vies, testei e fica muito legal – falta um pouco de pratica da costureira, mas um dia eu chego la – hehehehe – enfim, tenho uma duvida quanto ao acabamento, isso me deixa louca….. como vcs fazem o acabamento do vies? por exemplo, um quadrado, como fica os cantinhos? alguem tem um super segredo pra compartilhar?

    Responder
  55. 19 de setembro de 2011 às 13:14

    Olá meninas!
    Como muitas tbm tinha medo do viés, mas com essa explicação tão detalhada até tomei coragem pra tentar. Obrigado pela explicação.

    Responder
  56. 21 de setembro de 2011 às 14:17

    Muy buenas explicaciones, incluido el video. Felicidades por el blog, hacía mucho tiempo que no pasaba y me ha gustado el cambio que le habeis dado. Saludos.

    Responder
  57. Naka disse:
    28 de setembro de 2011 às 01:15

    Hum, esse post veio bem à calhar!
    Estava passeando por aqui despretenciosamente e que surpresa boa! Estou com umas bolsinhas para dar acabamento, só faltava colocar o viés. Já tive essa aula, mas como não coloquei em prática, esqueci completamente a maneira correta de fazer.
    Agradeço demais à vocês pela super aula, amanhã mesmo já vou finalizar todas (que já estavam paradas há 2semanas). ÊÊÊbaaaaa!!!

    Responder
  58. Silvinha disse:
    04 de outubro de 2011 às 07:28

    Adorei!!!!!!!!!
    E já que….. aproveitando e não abusando……. gostaria de aprender a pregar zíper, pois sempre me atrapalho… as vezes faço logo quando o pano está cortado para não dar dor de cabeça, mas se puder me ajudar ficarei feliz…..

    Responder
    • Jaci Moraes disse:
      17 de outubro de 2011 às 20:38

      Fantástica sua explicação,muito obrigada.Fico mo maior estress para pregar viés,com esse post com certeza será bem melhor>Beijossss

      Responder
  59. Eliane disse:
    19 de outubro de 2011 às 14:14

    Oi,também vim pedir para explicarem curvas e “quinas” também, como seria o acabamento? Obrigada

    Responder
  60. Cristina disse:
    28 de novembro de 2011 às 10:31

    Adorei as dicas,sempre tive problemas na colocaçao do viés.Agora ficou facil mas ainda tenho uma dificuldade. Como fazer curvas??? Os cantinhos ficam terrivelmente feios. Por favor mande uma dica.
    Obrigada

    Responder
  61. Renata disse:
    05 de dezembro de 2011 às 12:33

    Olá, meninas,

    eu vi que existe um pé para pôr viés? É verdade?
    Beijos!

    Responder
  62. Rachel disse:
    11 de dezembro de 2011 às 02:35

    Aqui vai mais uma ideia.
    http://www.flickr.com/photos/elescorial/6490388783/in/set-72157628366917529/
    Pra mim, foi a única que fez o viés sair da categoria PESADELO!
    Nada como usar a criatividade…
    Espero que gostem.
    Bjs

    Responder
  63. sirléia disse:
    21 de fevereiro de 2012 às 14:46

    Nossa que explicação ótima, estou finalizando uma costura(não fiz curso)e vou pegando dicas em blogs maravilhosos como este, peguei o pap no site da singer uma capa para notebook, adaptei e a costura saiu, então chegou a hora de finalizar com o viés então pensei ai meu Deus e agora, fiz umas pesquisas e cheguei aqui agora tenho certeza que conseguirei.
    Obrigado
    Abraços

    Responder
  64. Bella disse:
    22 de fevereiro de 2012 às 16:50

    Finalmente um passo a passo bem explicadinho sobre o temido viés! Vou tentar mais uma vez antes de perder a esperança rsrs
    Obrigada meninas!

    E sugestão de post: viés em curvas externas, por exemplo em uma máscara de dormir ;)

    Responder
  65. 28 de fevereiro de 2012 às 20:01

    adorei a dica do vies.mas continuo com uma duvida :
    como fazer emendas sem ficar feio?
    Entende ,faz os cantinhos e termina onde começou .como
    fazer esta arte?
    beijao obrigada.

    Responder
  66. Katia disse:
    18 de abril de 2012 às 11:28

    Olá Andrea, adorei suas dicas, mas gostaria de apreder a fazer paninho de boca com a barrinha com costura embutida, (daquelas que se faz um rolinho deixando apenas uma abertura para retirar a costura por essa fenda) vi certa vez mas não me lembro onde, agora estou querendo fazer com esse acabamento e não recordo onde vi. Você poderia me ajudar?
    Beijos, obrigada

    Responder
  67. Helena disse:
    26 de junho de 2012 às 15:33

    quem sabe agora eu consigo.Muito obrigado mais uma vez por dicas tao boas.

    Responder
  68. Nina disse:
    05 de outubro de 2012 às 19:03

    Muito bom!!!! Obrigada pelas dicas.

    Responder
  69. neuzeli disse:
    04 de setembro de 2013 às 10:45

    Gostaria que me ensinassem como fazer o arremate com renda no canto do guardanapo de tecido.

    Responder
  70. Agra Priscilla disse:
    05 de outubro de 2013 às 20:19

    aaa ensina como faz o cantinho com ele ou o oval ou o canto reto por favor os meus ficam todosss embolados … assim na hora de fazer fica perfeito mas basta lavar uma vez que parece que torci todo o viés!!!

    Responder
  71. 05 de dezembro de 2013 às 16:40

    Adorei o post, mas minha maior duvida é sobre colocar viés em decotes em “U” porque sempre o viés fica enrugado e com aperência de frouxo. O que eu faço?

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»